Renan Puerta caralho irmão, você usou um exemplo tao simples é tão foda que pqp. Parabéns mano, só de ver essas merdas de trote já da pra se ter uma noção de como um grupo com certo "poder" sobre o outro pode fazer merdas. É outra, os calouros qundo viram veteranos não vêem a hora de fazer pior com os novos calouros. Revanchismo assustador.
Renan Puerta na faculdade que entrei o pessoal já estavam tentando abolir isso mas óbvio que não deu muito certo. Porém, no meu curso pelo menos, a regra era simples: participava quem queria mas quem não participou não tinha o direito de aplicar o trote futuramente. Eu (e mais alguns) acabei não participando pq nem sequer lembrava desse detalhe até entrar na faculdade, mas tem gente que entra já pensando em se divertir no trote como uma espécie de férias e outros que acham que é um processo natural. O que tem que ficar claro, é que o trote deve ser algo voluntário e para a "integração" (como os coordenadores do meu curso chamavam) dos jovens que mal completaram 18 anos de idade e procuram algo aleatório pra descontrair.
Acho que é um pouco diferente. Trotes de faculdade não tem uma autoridade mandando alguém fazer algo cruel, humilhante e/ou degradante com uma vítima. É como se o experimento do choque não tivesse o pesquisador como autoridade. Além disso, as vítimas acho que se submetem a isso para não serem excluídos socialmente.
Bem acredito friamente que eu não me encaixo nesse quadro de perceguicao racial. Sou de horigem Italiana dos dois Pai e Mãe mas temo muito pela gerações futuras tô fora do holocausto. Mas penso nos meus netos pra frente é bravo. Viu.
Acho que muita gente se pegou sendo conformista social todo dia. Confesso que me senti mal vendo este vídeo, pois me peguei em várias situações assim, obedecendo apenas, quase nunca questionando. Efeito Lúcifer.
Muito bom o vídeo... um questionamento que tenho há muitos anos... será que se estivéssemos "naquela época", "naquela situação" agiríamos da mesma forma? Para pensar...
Átila, percebo que você lê pra caramba, e eu, particularmente invejo e admiro essa virtude. Tem algo que a ciência diz sobre motivos e consequências das pessoas que leem muito? Pesquisas envolvendo o hábito de ler, quando ele se desenvolve e seus efeitos no cérebro ou sucesso? Parece um assunto interessante, de repente rola um episódio sobre isso. Abraço!
Acho que seria uma grande adição ao video comentar do livro “Eichmann em Jerusalém” no qual Hannah Arendt aprofunda o conceito de banalidade do mal. É muito bom recomendo
Essa referência a Maus no começo doeu no fundo da minha alma. Recomendo a todos que leiam a obra de Art Spiegelman, acho que é uma das que mais aproxima o leitor do que foi a experiência de um sobrevivente do Holocausto.
Acompanho o Nerdologia desde o início, mas sempre volto nesse episódio e no "Como as Marcas te Manipulam" para reinterpretar os comportamentos que vejo todos os dias.
Eu sei que vocês já fizeram um vídeo sobre memória, mas acho q um episódio sobre o Shereshevsky seria muito interessante. Sobre essas "habilidades" que são anomalias humanas.
Uma crítica, que espero que considerem como construtiva: A propaganda da nerdstore imediatamente após a conclusão do vídeo foi um corta clima foda. Em especial nesse vídeo porque o tema foi denso e pesado. Eu Acho que seria de bom tom deixar pro final mesmo, após os agradecimentos ao André e as leituras dos comentários. Tornaria a transição menos brusca.
É phoda, mas são business. Propaganda no meio força mais o cara a continuar assistindo do que no início ou no fim. Eles não são caridade. Eles precisam faturar.
Atila há um documentário de 1968 chamado "olhos azuis " (“The Eye of the Storm”) ,na qual uma professora um "exercício de discriminação" em sala de aula é demonstra o poder da autoridade e como algumas ações podem influenciar a consciência coletiva.
5:30 isso me lembrou um jogo do rpg maker lá de 2010 e a capa do jogo era essa do cara arrastando o outro. o nome do jogo era Beatuful Escape: Dungoner. Ele é bem pesado.
Theodor Adorno reflete sobre essa questão tecendo preciosas considerações a respeito da adesão cegas das massas e a consciência danificada. Até hoje devemos lutar para que a barbarie não volte a acontecer.
Infelizmente manda quem pode, obedece quem tem juizo. Quantos empregados não concordam com o que os patrões fazem mas fazem por falta de oportunidade em outra empresa.
fantástico Átila! Algo muito importante, com certeza quando uma pessoa se encontrar nessa situação vai pensar duas vezes, ou pelo vai passar em sua mente o que está fazendo.
Pessoal, estou com uma dúvida sobre Auschwitz, alguém poderia me responder?? Eu pesquisei no Google e descobri q lá morreram em torno de 1,3 milhão a 3 milhões de pessoas, quando peguei o menor valor de 1,3 milhão e dividi pelos 6 anos de guerra, deu 216.666 mil pessoas mortas por ano, quando dividi por 365 dos dias do ano, deu 593 pessoas mortas por dia, e eu imaginei q fossem todas super magras pesando em torno de 20 kilos, e mesmo assim deu o peso de 11.872 toneladas, aí eu fiquei confuso, como q os nazistas administravam tantas mortes diariamente por tantos anos e também o transporte de tanto peso em corpos mortos enquanto guerreavam de todos os lados na pior guerra da história sendo o inimigo principal das maiores potências mundiais da época?
O Senhor das Moscas / _Lord of the Flies_ foi publicado em 1954, e o experimento de Stanford foi em 1971, 17 anos depois. Eu imagino se isso foi uma das inspirações
Aproveitando a onda dos nerdologias de comportamento, faz um sobre o armamento, liberar realmente diminui a violência? E sobre a biologia sintética, vi uma palestra na campus party de Brasília sobre um núcleo de pesquisa da CRISPR e foi mto foda, eles precisam de dinheiro pra ir mostrar o projeto no MIT e abriram um crowndfunding divulga ae Atila
No experimento do choque, o argumento de que as pessoas sabiam que era só um experimento e ninguém ia se machucar de verdade faz todo o sentido, até mais porque caso não ocorresse isto seria crime, e os pesquisadores poderiam até ir presos, isso da uma certeza do indivíduo de que não vai fazer nada de ruim, enquanto no caso de um genocídio, a pessoa sabe que está prejudicando alguém. Acho que só isto invalida um pouco do pressuposto, pois as pessoas sabem que este tipo de experimento que pode matar a vítima é algo que não é mais feito, e a maioria deveria saber que na certa a cobaia não ia morrer ou ser gravemente ferida.
Talvez também alguns indentificassem que o dentro da sala é um ator... Mas talvez fosse muito difícil, afinal, seria um profissional nisso provávelmente.
Sugestões de nerdologia: -Ki, cosmos, chackra, energia espiritual, nen ou mana? -Psicopatia -Extinção do Homo Sapiens -Matéria escura e energia escura -Por que existe matéria? -Onde colocamos todo o carbono? -Hipótese de Riemann -Como derrotar as bactérias? -Para onde vamos após a morte? -Teoria-M -O que há no fundo do oceano? -Pontes de Einstein-Rosen
São Campos de Reeducação para terroristas salafistas que atacavam o povo uighur, kazar e han(chinês) com ataques terroristas. Não esqueça que o Afeganistão e o Talibã fazem fronteira com a China.
não é por questão de obediência a autoridade não. Isso é do ser humano. Esses estudos mostram justamente isso. A questão aí é poder fazer o que quiser com a outra pessoa sabendo que não haverá consequências. Somos animais. No fundo, tanto os soldados nazistas, americanos, e tantos outros sentiram prazer em fazer o que fizeram.
Só ficou faltando responder a pergunta que dá o título ao episódio. Mas, como dizem, "pra bom entendendor, meia palavra bas". Ótimo vídeo. PARABÉNS Átila e equipe.
faz um vídeo sobre "call of the void" pra quem não sabe oque é, é tipo aqueles pensamentos caóticos que temos do nada e nunca comentamos sobre ele. (tipo quando estamos em lugares altos e sentimos uma conta estranha de empurrar alguém ou pular, ou até mesmo quando pensamos como séria pegar uma faca e sair matando todo mundo)
Julio Cesar Prava Lula forçando milhoes de pessoas a darem todas suas propriedades pro estado e talvez até exigindo que pessoas deixem suas religiões. Se Lula ganhar em 2018 não vejo nd alem de desgraça, como aconteceu em toda ditadura socialista
@@efeitosbrasil Acho que não é esse não. É bem antiga. Aqui no RUclips tem. A história é fiel ao experimento real. O filme alemão é uma adaptação ao contexto alemão.
Quando a midia mostrar como vivem os palestinos, talvez a opnião mundial mude. Até lá, essa tragedia sera usada como justificativa para roubar um país de um povo, que vivia lá, fazia mais de 5 mil anos. Após a diaspora, 2 mil anos de judeus convertidos ao islamismo, moravam la, junto com os mulçumanos, turco e arabes. Ou seja, os judeus da biblia estão na palestina, excluidos de seus direitos civis e torturados diariamente por israel, como num estado de sitio. Estranho eu ter que dizer isso.
Em tempos de desespero e terror tudo é possível. Lembrem não apenas do holocausto, mas tbm dos campos de prisioneiro da gulav na Rússia, a própria inquisição espanhola, roma antiga, o período de terror na frança durante o final do séc XVIII (rev francesa), China comunista, entre outros. Uma coisa que se aprende estudando história, é que ela sempre se repete ao longo dos séculos, seja na política, na economia, ou na cultura.
Lembrou-me de outra frase "Só acredita nisso só até a sua filha chegar grávida em casa e falar que está gravida de um anjo/ espírito/ entidade sobrenatural [etc]" rsrs
Porque só aconteceu uma vez. Foi um milagre pra acontecer um nascimento encarnado de Jesus o filho de Deus. Todo mundo ( com exceção da Maria, que não está mais viva em carne e osso ) que disser que engravidou sem ter feito sexo, ou o fez por inseminação artificial, ou está mentindo.
Átila, gosto muito do nerdologia e toda quinta assisto ao programa em casa, depois do trabalho, na smartv, enquanto descanso. Hoje aconteceu um fato curioso. Quando começou a vinheta, minha esposa pediu para abaixar o volume. Abaixei. Mas quando você começou a falar, pediu para aumentar! Kkkkkkk É bobice, mas rimos uma hora disso!
Átila, Aqui é o Christian de Oliveira, tenho 20 anos e eu sei que isso não é pertinente ao assunto deste vídeo, porém eu gostaria de te agradecer MUITO, graças a você e seu maravilhoso episódio sobre como produzir um supersoldado eu encontrei, não só o tema do meu TCC (e possivel tese de mestrado) como encontrei um interesse imenso na área da microbiologia e manipulação genética. Agradeço imensamente, e quem sabe por sua causa, o Primeiro Vingador não seja o Capitão Brasil. Abraço e sucesso
Acho que isso também explica o apoio a ditadura militar brasileira e o quanto as pessoas da época diziam que era bom, além daquilo que você ensinou sobre a memória.
Incrível não ter citado "Eichmann em Jerusalém", da Hannah Arendt. É o maior clássico sobre o assunto, e é onde ela elabora o conceito da banalidade do mal.
Atila assista o filme "The wave" ou no português A onda, ele é baseado em um experimento que ocorreu na Califórnia,e por mas que não seja idêntico ao experimento real, o resultado é surpreendente
Deixo aqui uma dica de filme que trata muito bem isso: "A onda". Um filme alemão que mostra um experimento social feito por um professor de escola. Vale dar uma olhada.
Ei, Átila, estranhei um pouco pelo que estou acostumado com aquela parte em que sugere a nós mesmos o que deveríamos estar pensando sobre a porcentagem de pessoas que aceitaram continuar o experimento ("10%? 20%?")
"É mais fácil mudar a natureza do plutônio do que mudar a natureza maldosa do homem" ~ Albert Einstein
Quando se falar em maldade do homem, coloca os alemães... foram eles que mataram mais 6 milhões de judeus inocente.
@@eternofadeanarutonaruto1976 mas eles não são as únicas peças podres, meu amigo. A história do mundo nos mostra isso.
@@eternofadeanarutonaruto1976 foi mais de 12 cara
@@eternofadeanarutonaruto1976 eles ñ foram os únicos babaca da história
@@eternofadeanarutonaruto1976 Nazistas mano, não alemães.
“Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.” (Edmund Burke)
Nem precisa simular prisão não, é só dar uma passada nos trotes de faculdade
Renan Puerta caralho irmão, você usou um exemplo tao simples é tão foda que pqp. Parabéns mano, só de ver essas merdas de trote já da pra se ter uma noção de como um grupo com certo "poder" sobre o outro pode fazer merdas. É outra, os calouros qundo viram veteranos não vêem a hora de fazer pior com os novos calouros. Revanchismo assustador.
Renan Puerta na faculdade que entrei o pessoal já estavam tentando abolir isso mas óbvio que não deu muito certo. Porém, no meu curso pelo menos, a regra era simples: participava quem queria mas quem não participou não tinha o direito de aplicar o trote futuramente. Eu (e mais alguns) acabei não participando pq nem sequer lembrava desse detalhe até entrar na faculdade, mas tem gente que entra já pensando em se divertir no trote como uma espécie de férias e outros que acham que é um processo natural. O que tem que ficar claro, é que o trote deve ser algo voluntário e para a "integração" (como os coordenadores do meu curso chamavam) dos jovens que mal completaram 18 anos de idade e procuram algo aleatório pra descontrair.
vdd cara
Acho que é um pouco diferente.
Trotes de faculdade não tem uma autoridade mandando alguém fazer algo cruel, humilhante e/ou degradante com uma vítima. É como se o experimento do choque não tivesse o pesquisador como autoridade.
Além disso, as vítimas acho que se submetem a isso para não serem excluídos socialmente.
Rodrigo Appendino Acabou de confirmar o vídeo, é conformidade social, ninguém quer ser excluído do grupo, por isso cometem abusos e aceitam abusos.
não duvide da capacidade da humanidade de fazer merda
Bem acredito friamente que eu não me encaixo nesse quadro de perceguicao racial. Sou de horigem Italiana dos dois Pai e Mãe mas temo muito pela gerações futuras tô fora do holocausto. Mas penso nos meus netos pra frente é bravo. Viu.
EXCALIBUR!
Saber-kun,tu por aqui?
Eu faria
@@celiagrigoletto6977 cai fora italianos
Acho que muita gente se pegou sendo conformista social todo dia.
Confesso que me senti mal vendo este vídeo, pois me peguei em várias situações assim, obedecendo apenas, quase nunca questionando.
Efeito Lúcifer.
É aquela máxima de "as piores coisas já feitas foram feitas por gente apenas obedecendo ordens". Sair do conformismo é matar vários leões por dia
Muito bom o vídeo... um questionamento que tenho há muitos anos... será que se estivéssemos "naquela época", "naquela situação" agiríamos da mesma forma? Para pensar...
Isso se reflete até mesmo no trabalho , quando o "líder" humilha funcionários e persegue para agradar o seu patrão .
Cara, foi de longe o mais importante vídeo que você fez! Me tocou profundamente! Obrigado!
Verdade!!! também senti a mesma coisa.
A
Muito bom a referência ao "Maus"do Spiegelman nas primeiras imagens. Um ótimo HQ!
Tudo a ver esse vídeo. Como dizia Renato Russo ''É preciso amar todas as pessoas como se não houvesse o amanhã''
Esse comportamento é facilmente visto em brigas de torcidas.
Átila, percebo que você lê pra caramba, e eu, particularmente invejo e admiro essa virtude. Tem algo que a ciência diz sobre motivos e consequências das pessoas que leem muito? Pesquisas envolvendo o hábito de ler, quando ele se desenvolve e seus efeitos no cérebro ou sucesso? Parece um assunto interessante, de repente rola um episódio sobre isso. Abraço!
Boa sugestão! =)
Audiobook! :D
henriquebeira Não causa o mesmo efeito no cérebro.
Ok, mas é o que ele usa, não sempre, mas usa, ele mesmo disse. :-)
Atila: holocausto é possível novamente
Neonazis de 14 anos: Não me de esperança
Kkkkk
oloko kkkk
kkkkkkj
Se o proximo olocausto for com comunista por mim eu topo kkk
@Luh H so ser for da tua city...aqui em sc n vejo essas doencas nao kkk
Acho que seria uma grande adição ao video comentar do livro “Eichmann em Jerusalém” no qual Hannah Arendt aprofunda o conceito de banalidade do mal. É muito bom recomendo
Essa referência a Maus no começo doeu no fundo da minha alma.
Recomendo a todos que leiam a obra de Art Spiegelman, acho que é uma das que mais aproxima o leitor do que foi a experiência de um sobrevivente do Holocausto.
e eu procurando alguma coisa interessante nos comentários...
kkkkkkkkkkkkkk
Somos 2 iludidos.
kkkkkkkk só comentários aleatórios, vou esperar, amanhã sim vai estar bom
assunto mó polêmico e tal e galera falando firsrrshsrrst
não SEI, ACHO QUE NÃO VAI TER BONS COMENTÁRIOS, pelo menos comentários interessantes
Um dos melhores Nerdologia já feito, parabéns Atila e equipe!
nerdologia: porque choramos ?
AAAAAAAAAAAAAAAAAHHH!!! Quero muito!!!!
Up
up
up
Porque sorrimos??
Acompanho o Nerdologia desde o início, mas sempre volto nesse episódio e no "Como as Marcas te Manipulam" para reinterpretar os comportamentos que vejo todos os dias.
Eu sei que vocês já fizeram um vídeo sobre memória, mas acho q um episódio sobre o Shereshevsky seria muito interessante. Sobre essas "habilidades" que são anomalias humanas.
Dê poder a um homem e verá a sua verdadeira face.
Não sei quem falou isso mas, era um génio.
Olha só a merda q está hj
Nicolau Maquiavel - O Príncipe
Isso serve para explicar pq as pessoas infringem tanto as leis de transito e poem a culpa na "industria da multa".
Uma crítica, que espero que considerem como construtiva: A propaganda da nerdstore imediatamente após a conclusão do vídeo foi um corta clima foda. Em especial nesse vídeo porque o tema foi denso e pesado. Eu Acho que seria de bom tom deixar pro final mesmo, após os agradecimentos ao André e as leituras dos comentários. Tornaria a transição menos brusca.
Concordo foi desconfortante essa transição.
Eldon Oliveira provavelmente é pq se vc colocar a propaganda no final, sem nada para colocar depois q prenda a atenção, bem menos gente veria
É phoda, mas são business. Propaganda no meio força mais o cara a continuar assistindo do que no início ou no fim. Eles não são caridade. Eles precisam faturar.
Também achei cara.
Eu gostei do episódio, muito, mas fiquei com a mesma impressão.
Cada vídeo novo é um tapa na cara!
Parabéns, Atila e toda a equipe envolvida.
A cada dia o canal fica melhor!!!
Atila há um documentário de 1968 chamado "olhos azuis " (“The Eye of the Storm”) ,na qual uma professora um "exercício de discriminação" em sala de aula é demonstra o poder da autoridade e como algumas ações podem influenciar a consciência coletiva.
Em tempos em que pessoas pensam que Brilhante Ustra foi um herói, seu vídeo é essencial!
E realmente foi! Deveria ser herói nacional, tenho fé que isso será reconhecido.
Wentz provavelmente não assistiu ou não é capaz de interpretar a mensagem do vídeo pra continuar considerando um TORTURADOR herói
WENTZ GRETZ doente.
Vocês que tem, escória.
@@wentzgretz4470 Fogo nos FACISTAS !
ótimo vídeo!
“As pessoas são tão boas quanto o mundo permite” coringa.
ou quanto seus egos permitem
5:30 isso me lembrou um jogo do rpg maker lá de 2010 e a capa do jogo era essa do cara arrastando o outro. o nome do jogo era Beatuful Escape: Dungoner. Ele é bem pesado.
Theodor Adorno reflete sobre essa questão tecendo preciosas considerações a respeito da adesão cegas das massas e a consciência danificada. Até hoje devemos lutar para que a barbarie não volte a acontecer.
Acho que todo mundo tem um lado meio sadico.... por isso que deve se tratar as pessoas com amor e respeito, assim esse lado não entra em ação ❤
@GABRIEL mas ser mal com uma pessoa má seria DIFÍCIL que essa pessoa má mudasse,
@@renatogomeskratos432 Olha que fofinho kkkkkk
faltou apenas citar o filme "A ONDA"
Aos 2:52 do vídeo.: se esse experimento fosse realizado aqui no Brasil, esse índice dos 450 Volts chegaria nos 80% fácil fácil. Vai vendo.....
As chances de alguém ajudar uma pessoa em perigo(por ex. alguém afogando) diminui quando estão em grupo, sempre esperando o próximo tomar uma atitude
8:16 o poder do habito alii.. gente eu já li super recomendo é um livro que o mundo inteiro deveria ler
_"O holocausto aconteceria de novo?"_ Está acontecendo. Em Gaza.
Parabéns, ótimo vídeo de novo.
Nerdologia Teoria das Cordas.
UP!
Eu sou o Átila, biólogo, pesquisador e eu acho que você deveria aumentar o volume para ver este episódio.
Pensei: FUDEU, lá vem o gemidão do ZAP.
João Pinho talvez o gemidao não seria tão deprimente
Quando eu vi o nível XXX eu pensei nisso. O ator do experimento ia soltar um gemidao
Podia ter comentado do filme, já q provavelmente foi a inspiração para a pesquisa pro vídeo. Admiro muito o trabalho de vcs, parabéns!
Infelizmente manda quem pode, obedece quem tem juizo. Quantos empregados não concordam com o que os patrões fazem mas fazem por falta de oportunidade em outra empresa.
Já acontece, basta ver os campos de concentrações em países como a Coreia do Norte, a maldade humana é algo assustador
Faz um vídeo sobre a luta de independência de Timor-Leste, o primeiro país do século XXI. 🇹🇱
Faz um Nerdologia sobre o massacre de albinos na Tanzânia entre outras atrocidades que ainda ocorrem em pleno século 21
Aham sei!!!
fantástico Átila! Algo muito importante, com certeza quando uma pessoa se encontrar nessa situação vai pensar duas vezes, ou pelo vai passar em sua mente o que está fazendo.
Pensar por nós mesmo é a melhor coisa que podemos fazer, obediência cega sempre leva a ruína.
Procurem saber sobre o universo 25 (experimento dos ratos) e tirem suas conclusões
O experimento de milgram é um conhecimento sobre a natureza humana que me dá medo.
Esse experimento de choque me faz lembrar black mirror
Aii que lindo esse "selo" do nerdologia em #45 dos vídeos em alta, todos deveriam ver isso, ótimo como sempre
Os anjos bons da nossa natureza é uma análise fantástica da violência. Sempre estou recomendando esta leitura.
Pessoal, estou com uma dúvida sobre Auschwitz, alguém poderia me responder?? Eu pesquisei no Google e descobri q lá morreram em torno de 1,3 milhão a 3 milhões de pessoas, quando peguei o menor valor de 1,3 milhão e dividi pelos 6 anos de guerra, deu 216.666 mil pessoas mortas por ano, quando dividi por 365 dos dias do ano, deu 593 pessoas mortas por dia, e eu imaginei q fossem todas super magras pesando em torno de 20 kilos, e mesmo assim deu o peso de 11.872 toneladas, aí eu fiquei confuso, como q os nazistas administravam tantas mortes diariamente por tantos anos e também o transporte de tanto peso em corpos mortos enquanto guerreavam de todos os lados na pior guerra da história sendo o inimigo principal das maiores potências mundiais da época?
Os corpos eram incinerados. As cinzas podiam até ser usadas em fertilizantes.
Nerdologia - Depressão.
Nerdologia - Doenças neurológicas.
já tem um nerdcast sobre doença neurológicas, mas tem tanto tempo que ouvi que não lembro bem qual foi o foco da discussão haha
Nerdologia - Doenças Psicossomáticas***.
Esse seria um ÓTIMO tema msm colega. Bem pensado .
Nerdologia - como funciona os poderes do Luke Cage
O Senhor das Moscas / _Lord of the Flies_ foi publicado em 1954, e o experimento de Stanford foi em 1971, 17 anos depois. Eu imagino se isso foi uma das inspirações
Faz um nerdologia sobre sniper, como é a física em um tiro de longa distância
Respondendo a pergunta do título: "A onda" e "escritores da liberdade"
Aproveitando a onda dos nerdologias de comportamento, faz um sobre o armamento, liberar realmente diminui a violência? E sobre a biologia sintética, vi uma palestra na campus party de Brasília sobre um núcleo de pesquisa da CRISPR e foi mto foda, eles precisam de dinheiro pra ir mostrar o projeto no MIT e abriram um crowndfunding divulga ae Atila
No experimento do choque, o argumento de que as pessoas sabiam que era só um experimento e ninguém ia se machucar de verdade faz todo o sentido, até mais porque caso não ocorresse isto seria crime, e os pesquisadores poderiam até ir presos, isso da uma certeza do indivíduo de que não vai fazer nada de ruim, enquanto no caso de um genocídio, a pessoa sabe que está prejudicando alguém.
Acho que só isto invalida um pouco do pressuposto, pois as pessoas sabem que este tipo de experimento que pode matar a vítima é algo que não é mais feito, e a maioria deveria saber que na certa a cobaia não ia morrer ou ser gravemente ferida.
Talvez também alguns indentificassem que o dentro da sala é um ator... Mas talvez fosse muito difícil, afinal, seria um profissional nisso provávelmente.
Sugestões de nerdologia:
-Ki, cosmos, chackra, energia espiritual, nen ou mana?
-Psicopatia
-Extinção do Homo Sapiens
-Matéria escura e energia escura
-Por que existe matéria?
-Onde colocamos todo o carbono?
-Hipótese de Riemann
-Como derrotar as bactérias?
-Para onde vamos após a morte?
-Teoria-M
-O que há no fundo do oceano?
-Pontes de Einstein-Rosen
Pô Atila, esqueceu de citar a Hannah Arendt e seu termo "A banalização do mal". cairia como uma luva pra esse episódio.
Vídeo:3 anos atrás
2020:Descobrimento de campos de concentração de minorias islãmicas na China
Atrás*
São Campos de Reeducação para terroristas salafistas que atacavam o povo uighur, kazar e han(chinês) com ataques terroristas.
Não esqueça que o Afeganistão e o Talibã fazem fronteira com a China.
@@gabrielcosta8712 Claro assim como nada aconteçeu em 1989, o grande salto adiante foi um sucesso e todos são contentes na China...
"Só nomes gigantes da literatura" CADE O BLUEHAND
não é por questão de obediência a autoridade não. Isso é do ser humano. Esses estudos mostram justamente isso. A questão aí é poder fazer o que quiser com a outra pessoa sabendo que não haverá consequências. Somos animais. No fundo, tanto os soldados nazistas, americanos, e tantos outros sentiram prazer em fazer o que fizeram.
Só ficou faltando responder a pergunta que dá o título ao episódio. Mas, como dizem, "pra bom entendendor, meia palavra bas".
Ótimo vídeo. PARABÉNS Átila e equipe.
Vontade não falta por parte da humanidade, mas com a evolução científica atual isso seria quase impossível.
0:29 MAUS de Art Spielgeman
Meu livro favorito
Vim do futuro pra dizer que, no Brasil, há um presidente que está dizendo a população que a morte dos idosos é algo que não tem relevância 😔
desde que se possa tornar os idosos imortais a tendência é de que em algum momento eles irão morrer, não é sem relevância, é algo inevitável
@@luismuller357 Bom saber que você pensa assim, Luís Fernando Müller.
@@luismuller357 já vi esse mesmo pensamento em um outro contexto e em uma outra época..
@@pedroguilherme9254 qual ?
A pergunta que nao quer calar: Por que ele que deveriamos aumentar o volume nesse ep?
Percebi que áudio tava normal e não tinha porquê aumentar kkk
to com medo de ser enrolada :(
Ana, provavelmente você já foi, vide foto do perfil.
Muito bom. A quem quiser, o canal Minutos Psiquicos também realizou um vídeo: "Por que as pessoas fazem coisas ruins"
faz um vídeo sobre "call of the void" pra quem não sabe oque é, é tipo aqueles pensamentos caóticos que temos do nada e nunca comentamos sobre ele. (tipo quando estamos em lugares altos e sentimos uma conta estranha de empurrar alguém ou pular, ou até mesmo quando pensamos como séria pegar uma faca e sair matando todo mundo)
Resposta rápida: Sim, se o povo maniqueísta der poder para um extremista.
Julio Cesar Prava tipo o Putin na Russia
Gabriel Santos Tipo o Fidel
Julio Cesar Prava Lula forçando milhoes de pessoas a darem todas suas propriedades pro estado e talvez até exigindo que pessoas deixem suas religiões. Se Lula ganhar em 2018 não vejo nd alem de desgraça, como aconteceu em toda ditadura socialista
Tipo o Nicolás Maduro
Aham tipo roubar sua previdência social seu energúmeno kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
sugiro o filme "A Onda" (Die Welle - 2008)
a versão americana, uma minissérie pra TV é melhor, pq é mais fiel à história real.
@@satanasatomico se for a que está no Netflix... É muito ruim...
@@efeitosbrasil Acho que não é esse não. É bem antiga. Aqui no RUclips tem. A história é fiel ao experimento real. O filme alemão é uma adaptação ao contexto alemão.
@@satanasatomico vou dar uma procurada... Obrigado
Outubro de 2018 - esse vídeo começa a tomar outro significado
Quando a midia mostrar como vivem os palestinos, talvez a opnião mundial mude. Até lá, essa tragedia sera usada como justificativa para roubar um país de um povo, que vivia lá, fazia mais de 5 mil anos. Após a diaspora, 2 mil anos de judeus convertidos ao islamismo, moravam la, junto com os mulçumanos, turco e arabes.
Ou seja, os judeus da biblia estão na palestina, excluidos de seus direitos civis e torturados diariamente por israel, como num estado de sitio. Estranho eu ter que dizer isso.
@@rafaelvilas4230 verdade esse Israel moderno de biblico não tem nada
" A história não se repete, mas muitas vezes rima "
Se alguém tinha alguma dúvida a 3 anos atrás, agora tenho certeza que não resta mais nenhuma.
Até o jabá desse canal é maravilhoso! rsss...
Faz um vídeo sobre Holodomor!
nerdologia: integralistas x aliancistas
Podia ser feito um episódio de história sobre os genocídios que já aconteceram
Em tempos de desespero e terror tudo é possível. Lembrem não apenas do holocausto, mas tbm dos campos de prisioneiro da gulav na Rússia, a própria inquisição espanhola, roma antiga, o período de terror na frança durante o final do séc XVIII (rev francesa), China comunista, entre outros. Uma coisa que se aprende estudando história, é que ela sempre se repete ao longo dos séculos, seja na política, na economia, ou na cultura.
Nerdologia - 4 dimensão
Amigo. fala sobre a guerra civil do Líbano. Grande abraço.
Esse seria um ótimo tema pro Filipe.
Nenhum ser humano, individualmente, acredita que virgem possa ter filhos. Coletivamente é comum.
??
Lembrou-me de outra frase "Só acredita nisso só até a sua filha chegar grávida em casa e falar que está gravida de um anjo/ espírito/ entidade sobrenatural [etc]" rsrs
Porque só aconteceu uma vez. Foi um milagre pra acontecer um nascimento encarnado de Jesus o filho de Deus. Todo mundo ( com exceção da Maria, que não está mais viva em carne e osso ) que disser que engravidou sem ter feito sexo, ou o fez por inseminação artificial, ou está mentindo.
@@DrHanChad José era corno...
@@freehugs_ corno de quem? De Deus?
Átila, gosto muito do nerdologia e toda quinta assisto ao programa em casa, depois do trabalho, na smartv, enquanto descanso. Hoje aconteceu um fato curioso. Quando começou a vinheta, minha esposa pediu para abaixar o volume. Abaixei. Mas quando você começou a falar, pediu para aumentar! Kkkkkkk
É bobice, mas rimos uma hora disso!
Átila, Aqui é o Christian de Oliveira, tenho 20 anos e eu sei que isso não é pertinente ao assunto deste vídeo, porém eu gostaria de te agradecer MUITO, graças a você e seu maravilhoso episódio sobre como produzir um supersoldado eu encontrei, não só o tema do meu TCC (e possivel tese de mestrado) como encontrei um interesse imenso na área da microbiologia e manipulação genética. Agradeço imensamente, e quem sabe por sua causa, o Primeiro Vingador não seja o Capitão Brasil. Abraço e sucesso
Nerdologia - Partido dos Panteras Negras
APOIADO
A única coisa boa que os panteras negras fizeram foi revoltar o David Horowitz.
Tem que pedir direto pro cara do @XadrezVerbal no twitter, era uma boa
Up
Nem Direita Nem Esquerda
kkkkkkk temos um piadista aqui
Acho que isso também explica o apoio a ditadura militar brasileira e o quanto as pessoas da época diziam que era bom, além daquilo que você ensinou sobre a memória.
Militares q lutavam contra militantes q ate.msm se. matavam entre si
2018 . É real .
Oq?
A foto 0:26 é de um soldado francês nas revoltas dá década de 40 no norte dá Africa. Massacre de Setif, em 1945.
Incrível não ter citado "Eichmann em Jerusalém", da Hannah Arendt. É o maior clássico sobre o assunto, e é onde ela elabora o conceito da banalidade do mal.
Átila explicou o perigo do coletivismo
Na China está acontecendo.
BOLSONARO É A PROVA VIVA DE QUE SIM!
@Carlos Gurgel precisa mesmo? Mas vc vai escutar, refletir e aceitar os paralelos ou vai só defender o mito?
Kzar Montagens vc ainda vai continuar sendo um alienado imbecil q acha q ele é Hitler?
As vezes eu queria q isso fosse vdd pra pessoas como vc sumirem :)
Atila assista o filme "The wave" ou no português A onda, ele é baseado em um experimento que ocorreu na Califórnia,e por mas que não seja idêntico ao experimento real, o resultado é surpreendente
Deixo aqui uma dica de filme que trata muito bem isso: "A onda". Um filme alemão que mostra um experimento social feito por um professor de escola. Vale dar uma olhada.
Nerdologia: JetPack
Holocaustos, será que poderíamos citar o Holodomor e a Venezuela ?
não
E o holocausto aconteceu?
Simm
Ei, Átila, estranhei um pouco pelo que estou acostumado com aquela parte em que sugere a nós mesmos o que deveríamos estar pensando sobre a porcentagem de pessoas que aceitaram continuar o experimento ("10%? 20%?")
Um texto que explica isso de maneira filosófica, mas bastante clara é "O que é o esclarecimento?" do Kant.