Márcia Tiburi no

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • O Sempre Um Papo recebeu a filósofa e escritora Marcia Tiburi em Belo Horizonte para lançar seu mais novo livro, “Com os sapatos aniquilados, Helena avança na neve” (Editora Nós). Depois da conversa, que conta com a mediação do jornalista Afonso Borges, a autora autografa seus livros para o público presente. O evento tem entrada gratuita e aconteceu no dia 5 de setembro, terça-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.
    “Com os sapatos aniquilados, Helena avança na neve” é um romance em que Marcia Tiburi aborda, de forma corajosa e impactante, temas como estupro e feminicídio. A trama acompanha a história de Helena, uma brasileira misteriosa e silenciosa, que passa a viver em Paris, no apartamento de Chloé, uma mulher solitária, mas combativa, que tem um doloroso passado do qual não pode se livrar ou esquecer.
    Aos poucos, o passado de Helena também vai se desvelando, e evidencia um traço comum entre elas. Depois de passarem por inúmeras violências e opressões machistas, Helena e Chloé se voltam contra a barbárie do feminicídio alimentadas por um forte desejo de vingança. Dessa forma, Tiburi alegoriza, na obra, o turbilhão de violências vivido pelas mulheres de todas as épocas e lugares, lançando um olhar impiedoso para o patriarcado e seu truculento projeto de poder. Compre aqui o livro no site da editora.
    Marcia Tiburi é graduada em Filosofia e Artes, mestre e doutora em Filosofia e pós-doutora em Artes pela Unicamp. Sua área de investigação situa-se entre a Estética e a Política. Atualmente, é pesquisadora associada e professora convidada da Universidade de Paris 8. Autora de sete romances e finalista do Prêmio Jabuti e do Oceanos, Márcia terá toda a sua obra ficcional publicada pela Editora Nós, que já publicou o volume de contos “Quatro passos sobre o vazio” (2019), a peça “Um fascista no divã” (2021). Além de “O contrário da solidão” (2021), pela Nós Portugal, e S”ous mes pieds, mon corps” (2022), pela Nossa Éditions.

Комментарии •