DESORDEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (DPAC)
HTML-код
- Опубликовано: 26 ноя 2024
- O processamento auditivo central avalia uma sequência de operações, uma sequência de fenômentos cognitivos, que fazem com que o indivíduo seja capaz de analisar a informação auditiva recebida e dar sentido à informação. A desordem do processamento auditivo central (DPAC) é quando esses fenômenos, todos eles ou parte deles, não funcionam de forma adequada.
O vídeo acima esclarece simples e didaticamente o assunto, ou seja, o que é e como ocorre a desordem do processamento auditivo central
Confira!.
Minha filha tem 7 anos, sempre achei que havia algo errado, mas achei que a falta de atenção era pela idade e como não convivo com outras crianças, não tinha como comparar, outra coisa é que ela nunca teve problema de fala ou escrita e nem de aprendizagem. O alerta veio da professora, pois é exatamente assim, dificuldade em escutar em ambientes com ruídos. A otorrino pediu vários exames e só o PAC deu alterado. Começou a Fono e provavelmente vai fazer a terapia em cabine. Fiquei aliviada com sua explicação, pois quero muito que minha filha tenha uma vida normal e que não tenha dificuldades na escola e nem em suas interações! Tenho fé que o tratamento será eficaz! Obrigada pela ótima explicação!
A melhor explicação que encontrei, e me deixou tranquila pq não percebi antes , foi exatamente no tempo que ele citou , oito anos de idade , terceiro ano a alfabetização está difícil
O meu filho tbm😢
Passei por isso com minha filha, fez a terapia específica para DPAC com a fono e aulas particulares com alfabetizadora q trabalhou consciência fonológica. Deu certo, não desistam, existem ótimas profissionais.
Sensacional
Excelente explicação. Clara e fácil de compreender!
Muito bom. Obrigada por compartilhar mais conhecimento
Muito inteligente para explicar 👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom seu video. Obrigada
Muito obrigada pela explicação clara e completa!
Hoje fiz a minha terceira avaliação do processamento auditivo central e para ser sincero foi a mais tranquila de todas.
Eu fiz uma, e deu várias alterações. Foi muito ruim. Mas quero fazer mais duas em diferentes clínicas para ter certeza.
Estou em investigação de uma paciente onde além, do tdah, dislexia e discalculia, suspeito de Tpac. 12 anos, não sabe ler nem escrever nada. Tem imensa dificuldade em aprender qualquer coisa. É uma luta diária para a família e para a própria criança.
Não poderia ser uma DI?
Gostaria muito que falasse mais no canal, minha filha tem e não tem muita coisa para eu entender.
Dr exatamente o que aconteceu com minha filha já fiz inúmeros exames.mas ela não consegue corresponder bem.
quem tem esse problema, precisa usar aquele aparelho?
Vixi tenho 43 anos e fiz esse exame deu alterado, e agora como corrigir isso? Aí aí ai
Terapia fonodiologa
Tenho muitas dificuldades tambem em concentrar e principalmente quando tiver ansiosa ou em ambientes com ruido e me perco fácil 😢
Em média quanto tempo de tratamento com fono o paciente apresenta melhoras?
Dr Paulo quando a criança é pequena, 2 anos, como costuma ser a percepção dos familiares?
pois então aos 44 anos fui diagnosticada com tpac/ dpac, ainda ha esperança pra uma melhora?
Eu buscaria tratamento, acho que a terapia em cabine deve te ajudar
Doutor e no caso do adulto que descobre consegui tratar no mei caso tenho tdah e descobri com 38 anos e agora com 39 desxobrir essa dessordem processamento auditivo o que fazer
Sou adulta, e só agora descobri esse problema, como sempre fui uma boa aluna , só agora fiz o exame P300 e PAC.O que pode ser feito?
Fez tratamento?
@@Rafael-ow9wm não me orientaram a respeito
Sempre fui lenta no aprendizado especialmente matemática. Tenho 30 anos 😢
Dr. Paulo como posso receber informações sobre o curso? Como consigo me inscrever?
Adorei o video, mas fiquei na dúvida se sempre há cura do dpac com o tratamento adequado... pergunto isso porque minha filha faz tratamento com fonoaudiologo desde os 8 anos e hoje com 12 anos ainda tem o déficit... houve melhora mas não a cura
Eu tenho dpac, faço acompanhamento toda semana com a fono, ela me disse que tem como automatizar, mas n tem cura
Bom dia Dr Paulo, PAC pode ser confundido com autismo nível 1?
Sim, pode.
acredito que sómente para o leigo, pois para o medico diagnosticar o autismo ha outros prejuizos alem do dpac e como tem autista que não tera o dpac, mas acho que a grande maioria tem
@@cleoribeiro5745exatamente isso que o doutor Paulo liberando e Thiago Castro falou na live hoje .
E pra quem desenvolveu essa desordem depois de adulto?
É mais complicado.
Quem trm dpac fala errado?mas é pq n ouviu o que falou exatamente
Meu filho falava que nem o Cebolinha, quando descobrimos e começamos a tratar o TPAC ele começou a falar normalmente
Não necessariamente, acabei de descobrir que minha filha de 7 anos tem DPAC e nunca teve problema de fala e escrita e nem de aprendizagem, por isso demorei para buscar ajuda médica, quem me alertou foi a professora dela.
Não necessariamente, acabei de descobrir que minha filha de 7 anos tem DPAC e nunca teve problema de fala e escrita e nem de aprendizagem, por isso demorei para buscar ajuda médica, quem me alertou foi a professora dela.
Doutor Paulo meu filho é autista nível 1 mais tem muita dificuldade na interpretação de texto fiz esse exame PAC e deu uma alteração será que tem cura ele vai fazer 13 anos
Não tem cura eu tbm tenho dpac tea suporte 1 dislexia discalculia tdah mais têm uma melhorar
não tem cura mas ele pode fazer sessões de treinamento auditivo com fono e também adaptar o plano de estudo dele
Adulto sofre muito com isso. Eu me sinto um alienígena perto das pessoas num ambiente com algumas pessoas falando
Eu desenvolvi isso depois de adulto, esta fazendo tratamento?
O que vc sente?
Não se chama mais Desordem e sim transtorno!!
Causa atraso na fala?
com certeza
Não necessariamente, minha filha começou a falar com 9 meses, hoje com 7 anos, não troca letras nem na fala e nem na escrita e nenhum problema de aprendizagem. Acabamos de descobrir que ela tem DPAC porque a professora alertou das dificuldades dela em sala de aula com relação a atenção e audição.
Tenho 27 anos e não consigo gravar nenhuma letra de música. Nao consigo processar informações auditiva, os pensamentos nao deixam.
Igual aqui, mas desenvolvi depois de adulto.
Fizeram tratamento algo do tipo?
Tenho 32 anos e TPAC (Ou DPAC, é a mesmo coisa), adquiri esse transtorno aos 28 anos após um problema de saúde que eu tive.
Quero conscientizar as pessoas que TPAC é um espectro: Algumas pessoas tem um pouco de dificuldade de compreender sons e fala, outros como eu são surdos funcionais e dependem de leitura labial. Hoje no Brasil, nós adultos não temos nenhum direito à acessibilidade, há diversas limitações de empregos, mas não podemos ocupar vagas pra pcd e levamos uma vida muito difícil e incerta, enquanto que em outros países lá fora, como EUA e Inglaterra por exemplo, TPAC é reconhecido como deficiência auditiva e existe um amparo da lei pra garantir que a gente possa trabalhar e estudar. Ainda tem muita luta para nós, especialmente aqueles cujo tratamento de PAC não teve grande impacto. Mães, se informem e comprem essa briga pelos seus filhos, não queiram que eles venham a depender da boa vontade alheia no futuro, as pessoas não compreendem e nem sabe que existe esse transtorno, incluindo muitos médicos.
Verdade, tenho um filho que foi diagnosticado com 8 anos hoje ele tem 17 anos e a nossa jornada continua buscando alternativas pra que ele tenha resultados, mas o difícil é falta de conhecimento dos profissionais da medicina e da educação. 😢😢
Esse transtorno já foi suficientemente descrito e se chama TDAH. Não precisamos de mais um diagnóstico, doutor
Afff q vc tá fazendo aqui, vc e médico?? Quem tem TDH provavelmente tem esse transtorno tbm
Vc é neuro?
Ola! Dpac pode estar associado ao TDAH mas nao sao transtornos iguais. Sou fonoaudióloga.
Bruno... o tratamento pra dpac é um treinamento feito com fonoaudióloga especializada onde a criança treina como focar melhor no que ouvir. Minha filha tem 10 anos e está em tratamento desde fevereiro. Temos notado melhoras... embora não haja milagres.
O tratamento pra tdah com ritalina em nada ajuda a corrigir o dpac.
São condições que se confundem e que algumas vezes ocorrem ao mesmo tempo.
Minha filha não fecha de modo algum tdah. Ela sabe onde está cada sapatinho de boneca. Nunca perdeu um lápis de cor. Não toma decisões precipitadas. Ela "parece" tdah quando falam com ela na sala de aula, ou com outro barulho ao mesmo tempo. Volta pra casa e não faz ideia do que falaram na aula porque não teve como distinguir no meio da escola.
@@priscila1145 oi, pode estar associada ao TEA tbm?