Os clássicos buscavam conhecer as coisas, não relativizar. Buscavam um conhecimento real, objetivo, não apenas opiniões (doxa) e gostos pessoas tanto na questão da arte como em outros campos. Buscavam saber o que é a verdade, a moral, a justiça, o belo, o fim de cada coisa (teleologia), a origem de cada coisa etc. Estudavam sobre a flora, fauna, economia, política, tudo. Buscavam se diferenciar dos sofistas que apenas queriam ganhar dinheiro e poder através da retórica, de argumentos que servem para convencer mas não necessariamente buscam a verdade. Por isso se classificavam os diversos tipos de falácias dos sofistas. O conhecimento não era arbitrário, havia a dialética, os debates para chegarem a verdade ou proximo dela. Grosso modo, a doxa é a opinião da pessoa comum, do comum do povo, do cidadão ou cidadã sem consideração de sua formação ou especialidade; epistemé é a opinião que deriva de uma racionalidade objetiva, a partir de um conjunto sistematizado de análises e informações
Que maravilhoso esse encontro. Vídeos curtos. Não cansa. Objetivo é delicioso de aprender com você. Lembrando que opiniões são muitas mas a verdade sempre será única.
Se antes tínhamos que obedecer um rei e não votávamos, hoje as pessoas escolhem os candidatos que os super ricos apoiam ou que a máquina pública apoia. Essa ideia de que somos livres e controlamos a política é bastante ilusória.
As universidades medievais eram muito mais democráticas no quesito - exposição de ideias - do que hoje. Existiam muitos debates publicos, e sim se questionava a existencia de Deus. A educação antigamente era privada ou regida pela Igreja. As pessoas trabalhavam na área rural e não era dada tanta importancia ao estudo como hoje que é obrigatório. As primeiras escolas medievais se instalavam e eram regidas pelas igrejas e mosteiros, a partir do século XII, houve uma conscientização acerca da educação, pois a formação se fazia importante no comércio, que utilizava a escrita e o cálculo, e nesse mesmo período surgiram escolas fora da igreja. As universidades da Idade Média permitiam dentro de suas dependências o livre pensamento e ideologias, nesta época existia faculdade de artes, medicina, direito e teologia, todas as aulas eram ministradas em latim assim como grande parte das obras escritas.
massa! importante lembrar que o espírito anticlássico é tão ou quase tão antigo quanto o clássico. estava por exemplo na arte helenística e no maneirismo, em boa parte simultâneo ao renascimento. é verdade que esse espírito floresce em épocas de crise e transformação veloz, como é o caso do séc. XX
@@Narratologia perguntei se você poderia indicar há roteiristas com obras essenciais para serem lidas/estudadas/ assistidas à roteiristas iniciantes. Desculpe não ter sido claro :)
micro correção, quando você citou chernobyl no vídeo apareceu a capa da série e o ano de 2012, mas a série é de 2019....nada que atrapalhe o vídeo, só um detalhe .
Então quer dizer que a arte é relativa, não há um conceito definitivo para a arte, qualquer coisa é arte, já que é o individuo que enxergar beleza? se tudo pode ser arte logo nada é, eu sinceramente não vejo muita beleza no cubismo!
Por que filmes precisam sempre representar "o certo"? E quem decide o que é "certo"? Muitas pessoas hipócritas criticam atitudes ruins de certos personagens, sendo que qualquer ser humano pode fazer. Um exemplo disso é o Jack Torrance. Quem nunca tratou mal a família e se arrependeu depois? Aí criticam o Jack como se o estresse dele fosse algo de outro mundo. Atenção: eu NÃO estou justificando os crimes que ele cometeu. Estou falando sobre aspectos específicos da personalidade dele. Pelo menos no livro, ele não é só o alcoólatra estressado que trata mal a família, ele na verdade é amoroso e frequentemente questiona seus atos. Outro exemplo é a personagem Dani de Midsommar. O final critica como religiões alienam pessoas. E a protagonista é extremamente manipulável. Não há evolução, ela fica cada vez pior. Mas o diretor endeusa o que ela passou a fim de provocar questionamentos mais profundos. São situações que representam a complexidade das relações humanas.
E a bea faz mais que o meu professor de literatura 😂
#beaparadoxal
Eu não canso de assistir esse vídeo para revisar esses conceitos importantes e suas origens. Pra mim essa aula é um presente.
A didática dessa mulher é coisa de outro mundo.
Monalisa um poema divino
Um sorriso como o seu muito agradável de se olhar ,um sorriso prestes a se abrir pro seu amado roupas como as suas
Esse canal é maravilhoso demais
eu nunca me interessei por temas assim, mas o jeito que vc fala é tão 10 que eu assisto videos sobre isso do nada!
Esse canal é um dos melhores canais que já vi.Parabéns pelo seu conteúdo único.😍👏🏻
Muito obrigada!
@@Narratologia Obrigada você pelo conteúdo.Por mais canais como o seu no youtube🙂.
Os clássicos buscavam conhecer as coisas, não relativizar.
Buscavam um conhecimento real, objetivo, não apenas opiniões (doxa) e gostos pessoas tanto na questão da arte como em outros campos.
Buscavam saber o que é a verdade, a moral, a justiça, o belo, o fim de cada coisa (teleologia), a origem de cada coisa etc. Estudavam sobre a flora, fauna, economia, política, tudo.
Buscavam se diferenciar dos sofistas que apenas queriam ganhar dinheiro e poder através da retórica, de argumentos que servem para convencer mas não necessariamente buscam a verdade.
Por isso se classificavam os diversos tipos de falácias dos sofistas.
O conhecimento não era arbitrário, havia a dialética, os debates para chegarem a verdade ou proximo dela.
Grosso modo, a doxa é a opinião da pessoa comum, do comum do povo, do cidadão ou cidadã sem consideração de sua formação ou especialidade; epistemé é a opinião que deriva de uma racionalidade objetiva, a partir de um conjunto sistematizado de análises e informações
Que maravilhoso esse encontro. Vídeos curtos. Não cansa. Objetivo é delicioso de aprender com você.
Lembrando que opiniões são muitas mas a verdade sempre será única.
Se antes tínhamos que obedecer um rei e não votávamos, hoje as pessoas escolhem os candidatos que os super ricos apoiam ou que a máquina pública apoia.
Essa ideia de que somos livres e controlamos a política é bastante ilusória.
Gostei muito
Série maravilhosa, e a análise nesse vídeo também
As universidades medievais eram muito mais democráticas no quesito - exposição de ideias - do que hoje. Existiam muitos debates publicos, e sim se questionava a existencia de Deus.
A educação antigamente era privada ou regida pela Igreja. As pessoas trabalhavam na área rural e não era dada tanta importancia ao estudo como hoje que é obrigatório.
As primeiras escolas medievais se instalavam e eram regidas pelas igrejas e mosteiros, a partir do século XII, houve uma conscientização acerca da educação, pois a formação se fazia importante no comércio, que utilizava a escrita e o cálculo, e nesse mesmo período surgiram escolas fora da igreja.
As universidades da Idade Média permitiam dentro de suas dependências o livre pensamento e ideologias, nesta época existia faculdade de artes, medicina, direito e teologia, todas as aulas eram ministradas em latim assim como grande parte das obras escritas.
esse Vídeo foi inspirador ,eu achei que ia ser complexo e tals mas no fim entendi tudo ,vc é uma boa narradora
Que coisa linda! Obrigada!
Meu cinema é você minha obra de arte é seu sorriso Monalisa
Vc é ótima.
Simplifica sem tornar simplório.
Assistindo pela segunda vez e aprendendo mais e mais!! Parabéns Bea. Maratonando o canal e aprendendo muito!
Que canal maravilhoso 😍😍
seus videos são muito bem explicados! o melhor canal pra aprender ! espero poder em breve fazer o curso!
A Bea é mesmo maravilhosamente didática. #Beaparadoxal
Vídeo bem didático e informativo, como sempre 💖💕
Mulher, você é fantástica!
Vídeo ótimo mais uma vez, canal perfeito que chama ne???
Que aula, amei, parabéns.
Perfeito, parabéns!
Menina. Vc é incrível.
NARRATOLOGIA ❤
massa! importante lembrar que o espírito anticlássico é tão ou quase tão antigo quanto o clássico. estava por exemplo na arte helenística e no maneirismo, em boa parte simultâneo ao renascimento. é verdade que esse espírito floresce em épocas de crise e transformação veloz, como é o caso do séc. XX
Como posso ter acesso ao curso online
Seu canal é perfeito
Obrigado de verdade
VOCÊ É ÓTIMA BEA!!!
Bea, na sua opinião, qual os roteiristas essenciais (clássicos e modernos) para quem é aspirante a roteirista ?
Não entendi muito bem sua pergunta!
@@Narratologia perguntei se você poderia indicar há roteiristas com obras essenciais para serem lidas/estudadas/ assistidas à roteiristas iniciantes. Desculpe não ter sido claro :)
Que canal amigos, que canal
top
#BeaParadoxal
Cuidado pra não ser cancelada.
#beaparadoxal
micro correção, quando você citou chernobyl no vídeo apareceu a capa da série e o ano de 2012, mas a série é de 2019....nada que atrapalhe o vídeo, só um detalhe .
Boa! Passou despercebido!
#BEAPARADOXAL
Eu AMO uma mulher
#BeaParadoxal
Gente... que mulher...
💙💚💛❤🧡💜🖤
🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙🤙
Então quer dizer que a arte é relativa, não há um conceito definitivo para a arte, qualquer coisa é arte, já que é o individuo que enxergar beleza? se tudo pode ser arte logo nada é, eu sinceramente não vejo muita beleza no cubismo!
Arte tosca, eu mesmo posso ser um cubista!
Recomendo o livro “isso é arte?” Do Will Gompertz
Desculpa, mas o vídeo não condiz com o título. Você explicou de forma clara, por outro lado, fugiu completamente do assunto.
Não.
Eu tenho minha própria opinião: Acho que o progressismo pós moderno está "comendo" a mente dos roteiristas.
Por quê?
Por que filmes precisam sempre representar "o certo"? E quem decide o que é "certo"? Muitas pessoas hipócritas criticam atitudes ruins de certos personagens, sendo que qualquer ser humano pode fazer. Um exemplo disso é o Jack Torrance. Quem nunca tratou mal a família e se arrependeu depois? Aí criticam o Jack como se o estresse dele fosse algo de outro mundo. Atenção: eu NÃO estou justificando os crimes que ele cometeu. Estou falando sobre aspectos específicos da personalidade dele. Pelo menos no livro, ele não é só o alcoólatra estressado que trata mal a família, ele na verdade é amoroso e frequentemente questiona seus atos. Outro exemplo é a personagem Dani de Midsommar. O final critica como religiões alienam pessoas. E a protagonista é extremamente manipulável. Não há evolução, ela fica cada vez pior. Mas o diretor endeusa o que ela passou a fim de provocar questionamentos mais profundos. São situações que representam a complexidade das relações humanas.
#beaparadoxal
#BeaParadoxal
#BeaParadoxal
#beaparadoxal
#beaparadoxal
#beaparadoxal
#beaparadoxal
#beaparadoxal
#beaparadoxal
#beaparadoxal
#beaparadoxal
#beaparadoxal