Explicando a Letra: Esquilador - Telmo de Lima Freitas - Linha Campeira #59

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 сен 2024
  • A música Esquilador é do ano de 1979, concorreu e ganhou a 9ª Califórnia da Canção Gaúcha. É uma mazurca de autoria do Telmo de Lima Freitas, mas no disco dessa Califórnia o intérprete está como Edson Otto e Os Cantores dos 7 Povos.
    E esse grupo era formado por Edson Otto, José Antônio Hahn, José Carlos Dacal e Fernando Dacal e Telmo de Lima Freitas.
    A titulo de conhecimento, o Telmo tinha participado com músicas em edições anteriores da Califórnia não tinha levado nenhuma Calhandra. Sua primeira foi justamente com o Esquilador.
    E não foi só a Calhandra que Os Cantores dos 7 Povos ganharam nesta edição. Ganharam também de melhor caracterização, pois estavam todos vestidos com trajes de esquilador.
    Dá só uma mirada nos trajes nessa foto que coloquei lá instagram do Linha Campeira. Avental de estopa, faixa na cintura. Também o detalhe do lenço amarrado a cabeça pra segurar o suor, as faixas pra não abrir os pulsos. As botas meio-pé, amarradas.
    E essa música ela é meio que um marco divisor na história dos festivais, pois deu entrada a essa linha mais campeira de cantar. Falando sobre as coisas da lida, do serviço diário da peonada desses pagos.
    Então ela utiliza os termos do serviço da tosquia pra falar também dos problemas sociais. Pois em 1979 o tal o êxodo rural já era uma realidade. Mas então agora bamo pros detalhes da letra.
    Quando é tempo de tosquia já clareia o dia com outro sabor.
    Aqui a peonada já sabe que nessa época de tosquia, a lida é pegada e o dia todo, de sol a sol.
    As tesouras cortam em um só compasso enrijecendo o braço do esquilador
    As tesouras são as tesouras de tosquia, que cortam em um só compasso, porque no abrir e fechar da tesoura se faz o barulho. E por ser um trabalho manual, enrijece braço de quem faz. Esquilador é a profissão de quem faz a esquila ou seja, a tosquia dos ovinos.
    Um descascarreia, o outro já maneia e vai levantando para o tosador
    Aqui mostra que a esquila é uma orquestra e os trabalhos tem que ocorrer de forma organizada.
    Descascarrear é o ato de remover as sujeiras que estão presas a lã. Manear é amarrar as patas para facilitar o serviço de quem irá fazer a esquila. E aqui ele usa um sinônimo pro esquilador que é tosador.
    Avental de estopa, faixa na cintura e um gole de pura pra espantar o calor
    Era utilizado um avental de estopa pra não sujar as roupas, a faixa enrolada a cintura, ajudava na sustentação das costas, senão era uma hora de lida e o esquilador já tava com os quarto rendido.
    E o gole de pura, de canha, pra espantar o calor. Porque a tosquia geralmente é feita no verão, entre novembro e janeiro.
    Alma branca igual ao velo, tosando a martelo quase envelheceu
    Hoje perguntando para a própria vida pr'onde foi a lida que ele conheceu
    Alma branca igual ao velo, representa a pureza, a simplicidade do esquilador. Velo é a parte mais limpa e branca da lã.
    Martelo é um sinônimo pra tesoura de tosquia que também é chamada de tosa a martelo.
    Esses versos representam o peão já velho, vivendo no campo há muito tempo. E que as coisas estão mudando e ele está sentindo na pele essas mudanças.
    Quase um pesadelo, arrepia o pelo do couro curtido do esquilador
    Ao cambiar de sorte levou cimbronaço ouvindo o compasso tocado a motor
    Arrepiar o pelo é assustar, deixar tenso. Couro curtido é pra mostrar que o esquilador já é um peão de idade, experiente.
    Agora mostra que o esquilador tentou “cambiar a sorte” ou seja trocar de vida, largou as esquilas e quando voltou levou um cimbronaço, que é um tombo, no sentido de um grande susto quando ouvir o compasso, que antes era braçal das tesouras agora ser tocado a motor, com as máquinas elétricas.
    A vida disfarça lembrando a comparsa quando alinhavava o seu próprio chão
    Comparsa é o serviço num todo, com o grupo dos esquiladores, que ele ficava lembrando daqueles tempos enquanto se ajeitava de novo na vida.
    Envidou os pagos numa só parada, 33 de espada, mas perdeu de mão
    Mas como que isso acontece? 33 de espada e perdeu, mesmo sendo mão? Pra quem joga truco, sabe que isso é impossível. Não tem como perder o envido ou nesse caso o ‘falta envido’ com 33 pontos sendo mão.
    Mas segundo o próprio Telmo, isso é uma metáfora de que no jogo da vida, mesmo com tudo a teu favor ainda assim tu pode perder tudo
    Nesta vida guapa vivendo de inhapa, vai voltar aos pagos para remoçar
    Inhapa é trocado, brinde, gorjetas… pra mostrar que o que ele estava ganhando era muito pouco mesmo. E como a vida estava ruim, volta ao interior para remoçar, lembrar os tempos de jovem.
    Quem vendeu tesouras na ilusão povoeira, volte pra fronteira para se encontrar.
    Como a vida não deu certo na cidade, ele precisa voltar a fronteira, ao interior para se encontrar. É um retrato das questões referentes ao êxodo rural. Os gauchos de campo viviam com pouco no interior e foram pra cidade na ilusão povoeira, mas não conseguiam se sustentar e se sentiam perdidos. Assim, precisavam voltar pro interior pra remoçar e se encontrar.

Комментарии • 154

  • @viniciussantos862
    @viniciussantos862 4 года назад +44

    Sou capixaba de Vitória, capital do estado do Espírito Santo.
    Gosto da cultura gaúcha e das músicas.
    E sempre vejo esse canal e as histórias da músicas do cancioneiro gaudério.
    Abraço.

  • @vagnerotero
    @vagnerotero 4 года назад +16

    Barbaridade... com os vídeos do Linha Campeira tô sabendo mais que meu sogro que é Gaúcho... lembra que perguntei das pilchas e eu sendo paulista? Então, estou em Porto Alegre sai um dia pilchado e barbaridade, ninguém sabia que eu sou paulista e acharam que eu era um gaúcho tradicionalista... percebi que quando vier de vez pro Sul vou querer morar no campo... o viventes aqui são muito estranhos.

  • @xiruabagualado
    @xiruabagualado 3 года назад +6

    Dedão garantido do amigo xiru abagualado.

  • @emersonmucke
    @emersonmucke 3 месяца назад +1

    Um fato curioso sobre esta música. Na faculdade, lá em 2005. O professor ensinou metodologia científica utilizando este belo poema. Foi fantástico. E até hoje lembro dos passos da metodologia científica, da música, mas não lembro é o nome deste mestre professor. Parabéns pelo canal e por este baita e belo serviço que tu presta para o mundo. Elucidando a genialidade dos poetas.

  • @clainersouzadesouzasouza7878
    @clainersouzadesouzasouza7878 Год назад

    excelente elucidaçao sobre esses versos que contam uma parte do nosso imenso RGS, precisamos de musicas e versos que falem de historia real e edificante em nossos dias tao pobre de historias fortes e contumas.

  • @volmirsoares6894
    @volmirsoares6894 6 месяцев назад

    A música gaúcha era muito rica!!!!! Bha!!!

  • @antoniomaurici6095
    @antoniomaurici6095 Год назад

    Complicado mais muito interessante música muito bonita representando as origens do Sul parabéns pela sua explicação e bom saber o significado das palavras .Deus te abençoe sempre e sua família abraço

  • @ckrodrigues
    @ckrodrigues 8 месяцев назад +1

    A música é linda,em verso conta uma história,que passa um filme na minha cabeça,mas o verso mais lindo pra mim é "enviou os pagos numa só parada,33 de espada mas perdeu de mao"

  • @geniodaalegria_desafie_se
    @geniodaalegria_desafie_se 4 года назад +9

    Eu cresci interpretando descascarrear como tirar a sujeira dos cascos, mas estudando essa música a uma tempo atrás o Marcello Caminha explicou que se trata do ato de tirar as cascarras que seriam mais especificamente as bostas secas na bunda do animal. (Não deixa de ser limpar a sujeira lã, mas é mais específico).
    Na parte onde as tesouras cortam em um só compasso. Eu sempre imaginei vários esquiladores juntos cortando e entrando em um compasso uníssono do corte das tesouras, como uma sinergia no serviço.

  • @debrida1981
    @debrida1981 9 месяцев назад

    Muito bom os teus vídeos guri. Soude Soledade, não sou do interior , mas ia muito para o interior de Soledade, pescar e caçar nas fazendas , e vi e aprendi muito, ajudava a tratar as ovelhas na hora do vermífugo, da tosquia , fazia o trabalho de peão de graça, só para poder andar de a cavalo, pescar nos açudes e caçar umas perdizes e umas lebres.

  • @celsososa6324
    @celsososa6324 4 года назад +5

    Meu Pai foi tropeiro, alambrador e esquilador...
    Tenho muito orgulho desse grande herói...
    Criou e educou eu e meus três irmãos nessa vida guapa...
    Saudade da minha infância em que tive a oportunidade de acompanhar meu Pai nas comparsas...
    Um forte quebra costelas tchê !

  • @aberonilfaustinoaleixo3989
    @aberonilfaustinoaleixo3989 4 года назад +30

    Buenas Lucas, quando for possível faz um vídeo sobre o porca veia que nos deixou recentemente e já deixa saudades, ou sobre alguma música dele. Na minha modesta opinião ele tem um lugar de destaque na cultura da música rio-grandense. Abraço.

  • @Rafael-vw1bx
    @Rafael-vw1bx 3 года назад +3

    Barbaridade, competiu com "tropa de osso" essa Califórnia foi pesada!!

  • @jorgeduarteteixeira4985
    @jorgeduarteteixeira4985 Год назад

    Eu tinha 14 anos, 1974 quando sai com meu pai pelas estâncias , exercendo a profissão de Esquilador.
    Acompanhei ele até os meus 40 anos de idade, mas pela idade dele, e os rebanhos foram diminuindo, não valeu mais a pena esquilar, ainda mais com a chegada das máquinas eletricas.
    Jorge Duarte Teixeira. Banhado do Colégio, Camaquã RS.

  • @paulozarainayala1983
    @paulozarainayala1983 4 года назад +3

    Debaixo de chuva ou sol, Linha Campeira é o que não pode faltar, hehehe. Um abraço do tamanho do nosso Rio grande

  • @marcusrodrigues7198
    @marcusrodrigues7198 4 года назад +1

    Esse tio Telmo é o melhor!

  • @carlosmoura1681
    @carlosmoura1681 4 года назад +8

    Uma poesia sem igual... narra uma parte de nossa tradição...a mais bela tradição de um pais de muitas outras.... com Telmo ou com Edson Otto e Os Cantores dos 7 Povos, interpretando, sai das letras de um papel para a harmonia de uma das mais belas canções de meu rincão... de minha pátria.... de meu pais.... Guri, Veterano, Obrigado, patrão velho, Céu, Sol, Sul, terra e cor,... são exemplos de outras composições que mostram a nossa simplicidade e nosso orgulho de ser quem somos.

    • @gustavolorenzatto8030
      @gustavolorenzatto8030 4 года назад +1

      Desculpa. Mas interpretaste mal o 33 de espada.
      Ele realmente apostou tudo pois tinha 33 pontos. No entanto perdeu pro seu mão, que por supuesto tambem tinha 33 pontos. Independente de qual naipe for.
      Gostei do teu trabalho. Parabéns

  • @aljmartins
    @aljmartins 4 года назад +2

    Muito bom tudo, Lucas Negri, és um comunicador genial! A música é linda, no seu contexto. Tal contexto era tal qual o descrito, de pouco serviço e pouco pelechar na vida...Hoje em dia, as coisas estão mudando, para melhor. O Uruguai pegou uma oportunidade: dominou o método Talli-hy, originado na Nova Zelândia. Como chegou o "paisito" a isso? Cursos grátis, distribuídos no país. Assim, neste ano tivemos a bela imagem em Montevidéu do Ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Chanceler Ernesto Talvi, junto a tosquiadores uruguaios rumo a Espanha. Os próprios espanhóis tramitaram a vinda deles, em plena pandemia, "porque son los mejores"; esse grupo que ocupou um avião fretado é responsável por 95% das ovelhas tosquiadas na Espanha. E tudo isso em plena pandemia, o que simboliza que para a gente da campanha nunca existiu nem existirá "tempo ruim"; "al mal tiempo buena cara" como diz a música "Estamos Acostumbrados" de Pablo Estramín (cantor que faleceu em 2007 aos 47). Cada tosquiador recebe entre US$ 0,76 e U$ 0,95 dólar por ovelha no velho continente, e a safra não coincide com a do Uruguai. Cada tosquiador tosquia entre 10.000 e 15.000 ovelhas na safra espanhola. O principal, "meter pa´adelante", "soy toro en mi rodeo y torazo en rodeo ajeno". "Vinimos a salvar a España" comentou um tosquiador uruguaio em uma canal espanhol; de fato as ovelhas estavam passando do tempo de tosquiar, e isso traz graves consequências para elas. Uma outra notícia veiculou um record de 510 ovelhas no jornal El Observador. Helder Canto, do departamento de Artigas (vizinho do Rio Grande do Sul), tosquiou 510 ovelhas em um dia só; considero sua frase célebre do sentir gaúcho da campanha, no final desse dia, "estoy un poco cansado, pero muy contento". Tomara que isso seja um sinal de novos tempos, associado à tecnologia e volta do valor agregado à origem desse valor, a campanha; assim, as pessoas poderão ter renda, tecnologia, boa casa, e acesso a informação, bebendo um chimarrão no belo horizonte da campanha. Um êxodo reverso. Ante isso, qual é a oposição? o "voto aglomerado nas grandes cidades", que por exemplo, no RS, criou 03 pistas na free-way muito antes de iniciar a duplicação da BR116 rumo à campanha e ao porto de Rio Grande.

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  4 года назад +1

      Mas que tal! Mil gracias pela parceria e grande contribuição.

    • @aljmartins
      @aljmartins 4 года назад

      @@LinhaCampeira Eu que agradeço todo o que aprendo com vocês. Força!

  • @ezequielmesquitanunes2851
    @ezequielmesquitanunes2851 4 года назад +7

    Sim é verdade fiz parte desse tempo fui levantador e fixeiro tempos bons mt fartura 💪💪mt alegria a noite um truco por fixas 😂

  • @vagnervargas7880
    @vagnervargas7880 4 года назад +1

    ai... que saudade do meu pago

  • @gallogrigo
    @gallogrigo 4 года назад +1

    A p sentido da letra eu já conhecia e está contada de forma correta no vídeo. Mas as histórias da Califórnia de 1979, ainda não. Parabéns tornena. Ganhou positivo na mão youtube!

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  4 года назад

      Gracias, dom Bianco. Se tiver mais causos da California, compartilhe aí com a gente! Baita abraço.

  • @leandrohister5096
    @leandrohister5096 4 года назад +17

    Baita música, é quase um hino .

  • @pablorodriguezcamus6467
    @pablorodriguezcamus6467 4 года назад +1

    Esa hermosa y descriptiva letra la canta Larbanois Carrero!!

  • @joaomalaquias2013
    @joaomalaquias2013 4 года назад +2

    Música muito baguala tchê, rodo sempre nos meus programas de rádio, é do meu conterrâneo, missioneiro de verdade...

  • @loranmenegon6393
    @loranmenegon6393 2 года назад +1

    mais um conterrâneo de São Borja/RS.

  • @ecmor282
    @ecmor282 3 года назад +3

    Bela tradução deste clássico da música campeira, parabéns!

  • @diegoschmidtRS
    @diegoschmidtRS 4 года назад +3

    Mais um grande trabalho do Sr Telmo de Lima Freitas um dos grandes compositores do RS loco de especial Lucas N. Forte quebra costela

  • @jeffersonseibert1620
    @jeffersonseibert1620 3 года назад +2

    Infelizmente ontem perdemos esse ícone da música gaúcha!

  • @Feltes2012
    @Feltes2012 4 года назад +12

    Cultura e experiência, essência e pilar de vida. E essa nossa, galdéria, oriunda de nossos Índios e forjada com os que à ela se uniram, somada com almas europeias, vem se mantendo firme. Parabéns à você Lucas por auxiliar a mantê- lá viva. Talvez nossas escolas repensem tal importância na construção de um cidadão, e incluam o estudo e aprendizado pleno da rotina desta xiruzada maravilhosa, como matéria de escola desde o jardim da infância. Abraço a todos gaúchos e gaúchas deste nosso rincão planetário.

  • @omiltomachado3620
    @omiltomachado3620 4 года назад +1

    Bah, isso é uma aula c gosto de pago. Parabéns guri pelo belo trabalho. Omilto de Brasilia

  • @igorjardinello5888
    @igorjardinello5888 4 года назад +3

    Provavelmente uma das melhores canções gaúchas.

  • @daniellgaucho2023
    @daniellgaucho2023 4 года назад +2

    Gostei muito da explicacao.
    Vc poderia fazer um video de. Alguma cancao de
    César Passsarinho.

  • @paulozarainayala1983
    @paulozarainayala1983 4 года назад +1

    Como sugestão faz um vídeo contando as letras da música do José Claudio Machado "Amada". Um abraço do tamanho do nosso Rio grande 👍

  • @joaopedrozimmermannflores1946
    @joaopedrozimmermannflores1946 4 года назад +3

    Ainda me lembro quando eu ouvi esquilador pela primeira vez me apaixonei por essa música

  • @renanjung5273
    @renanjung5273 3 года назад

    Essa música é um hino

  • @ok-jo3il
    @ok-jo3il 3 года назад +1

    Ótimo, obrigado

  • @julioclaudiobombardelli7830
    @julioclaudiobombardelli7830 3 года назад +3

    Adoro esta música, e entendendo a letra, ficou muito mais bonita!

  • @gelsonpuerari1107
    @gelsonpuerari1107 4 года назад +6

    Muito bom teu trabalho . Agora é que a cultura se espalha pelo Brasil a fora .

  • @thepoolbiker
    @thepoolbiker 4 года назад +1

    Sou novo aqui, achei legal o sistema das explicações da música, e eu no sou gaúcho,, tem uma música que se chama De chão batido, que tbm seria legal a explicação

  • @victordalolmo5058
    @victordalolmo5058 4 года назад +2

    Faz um sobre Coplas de um Viramundo,do Porca Véia

  • @antoniocarlosmirandapriett6268

    Eu fui esquilador, alambrador, lenhador, agricultor e peão de Estância, saudades desse tempo, ganhava pouco, trabalhava muito, mas era um tempo bom da juventude.

  • @LucianoHaverroth
    @LucianoHaverroth 4 года назад +2

    Palavras do professor Marcello Caminha: Cascarra não é qualquer sujeira que está presa à lã como ele diz ali e sim o acúmulo de fezes que se cria na anca do animal ao redor do tronco da cola. A cascarra se forma porque a esquila, geralmente feita, no mês de novembro, é a época de forte brotação do pasto e o pasto contém muita água, tornando as fezes mais líquidas, que vão se acumular na bunda da ovelha formando a cascarra. Na comparsa tradicional existe o descascarreador, uma função específica só pra retirar a cascarra, a qual não deve ser misturada com a lã boa.

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  4 года назад +1

      Gracias pela contribuição. Mas a gente acaba simplificando pra todo mundo entender.

  • @rodrigogazdzicki9114
    @rodrigogazdzicki9114 4 года назад +4

    Já ouvia essa música direito ágora vou ouvir mais ainda, abraço tchê.

  • @leoaraujo3770
    @leoaraujo3770 4 года назад +1

    Excelente explicação! Obrigado. Show de bola!

  • @roquedepaula4448
    @roquedepaula4448 4 года назад +4

    Quero ver um vídeo contando a história de vida do Porca Véia

  • @nun3sfc
    @nun3sfc 4 года назад +1

    Bah tche, trocou em miúdos e esclareceu as idéias. Agradecido.

  • @daniellgaucho2023
    @daniellgaucho2023 4 года назад +2

    Dae tche
    Eu tinha o cd do galpao croiulo com essa linda música
    Grupo Renascer do sul
    Forte abraco

  • @Lopes9173
    @Lopes9173 3 года назад +3

    Tchê ! Matou a pau com essa tua explicação ! Parabéns por esse resgate da cultura popular Gaúcha.

  • @giovanideabreu8435
    @giovanideabreu8435 4 года назад +1

    Faz da música Castração a pealo!!! Baita música

  • @PereiraVini
    @PereiraVini 4 года назад +2

    Baita música!

  • @willianhack7279
    @willianhack7279 4 года назад +6

    Cenário bonito

  • @edcar3042
    @edcar3042 4 года назад +3

    Tem musica que é uma maquina do tempo, é só tocar que automaticamente nos leva ao passado. Essa é uma delas.

  • @sandrovonmullerdasilva7930
    @sandrovonmullerdasilva7930 4 года назад +2

    Que bom que eu já tenho meu lugarzinho no campo quero envelhecer lá o campo é vida !

  • @rafarcari
    @rafarcari 4 года назад +5

    É que rica chuva de fundo tchê!

  • @paulovillar3253
    @paulovillar3253 2 года назад

    Mas esse dia que tu escolheu para gravar e com essa vista, é perfeito, que vontade de estar num lugar assim com um dia assim.

  • @pauloricardosoaresribeiro5749
    @pauloricardosoaresribeiro5749 4 года назад +2

    Caramba.. q música..É d arrepiar

  • @jaurogaiteiro
    @jaurogaiteiro 4 года назад +1

    Muito bom, che! Parabéns!

  • @vilmarcesarpedrosodearaujo8786
    @vilmarcesarpedrosodearaujo8786 4 года назад +7

    Chê!
    Analisates muito bem essa letra do ESQUILADOR, uma obra prima do grande Telmo de Lima Freitas, digo sem medo de errar, não conheço nenhuma composição do Telmo que não seja "boa".Eu tive o privilégio de estar presente lá no cine pampa em 1979 aplaudindo a Nona Califórnia da Canção Nativa do RS.Tenho saudade daquele tempo.Um abraço.

  • @ecelsozanato5603
    @ecelsozanato5603 10 месяцев назад

    Bagual barbaridade!

  • @willianhack7279
    @willianhack7279 4 года назад +1

    Top

  • @wolneyvictoretti5425
    @wolneyvictoretti5425 6 месяцев назад

    Muito bem explicado . Eu tb vivenciei essa lida qdo piá

  • @edsonsiebel5063
    @edsonsiebel5063 4 года назад +4

    Cara, sou muito teu fã, adoro tuas interpretações das músicas explicando o significado de cada verso, parabéns por esse trabalho... muito cooperativo para a cultura gaúcha... gde abraço...

  • @gabrielbeck2007
    @gabrielbeck2007 3 года назад +1

    Bah essa tesoura dá uma faca que é uma barbaridade.

  • @marciophillips3306
    @marciophillips3306 4 года назад +2

    Esta música é uma obra prima. Muito obrigado pela explicação.

  • @andreluizbreier9745
    @andreluizbreier9745 4 года назад +2

    Estás tesouras de tosquia dão uma baita faca

  • @didimenezes1463
    @didimenezes1463 3 года назад +1

    Boas explicações, embora eu seja gaúcha das Missões, alguns termos eu desconhecia!

  • @andreschaeffer
    @andreschaeffer 2 года назад +2

    Olá. Sobre o verso "Avental de estopa, faixa na cintura e um gole de pura pra espantar o calor." acredito que há um pouco de sarcasmo por parte do autor já que, espantar o calor, é justamente o que a cachaça não faz. :) Soa obviamente como uma desculpa para aliviar o peso da lida com uns goles, ainda que "esquente" um pouco mais. :) Parabéns pelo canal.

  • @luizdanielmussolini189
    @luizdanielmussolini189 3 года назад +2

    Parabéns Lucas! Muito bem explicado, tem muitas pessoas que talvez não compreendam o linguajar xucro da letra. Aplausos...

  • @luxtempestas
    @luxtempestas 4 года назад +2

    Óia gaúcho, tu cantando não ficou muito bom mas explicando é de tirar o chapéu, haha! Ótimo vídeo, essa música é uma das minhas favoritas e muitas coisas ditas nela eu não entendia... até agora! Só fez foi me fazer gostar mais da letra.

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  4 года назад +1

      Hahahah mas é que se a gente colocar a musica original, levamos strike do youtube por causa dos direito autoral.

  • @gramocharles
    @gramocharles Год назад +1

    Essa é minha preferida entre todas da cultura do Sul.
    Busquei o significado de diversas palavras desconhecidas por mim que me criei na Capital.
    Muito bom um vídeo trazer pra linguagem urbana a mensagem dessa lindíssima composição.

  • @pixaiacado9954
    @pixaiacado9954 3 года назад +1

    Mas que aula de esquila, gracias e um saludo deste Catarinense do extremo oeste frontera com a Argentina, mas de alma e costume Gaúcho.

  • @stegame21
    @stegame21 5 месяцев назад

    Esse vídeo é um presente. Obrigado!!

  • @gboliveira
    @gboliveira 4 года назад +2

    Espetáculo de música e que belo trabalho esse de explicar os conteúdos. Nossa música é subvalorizada porque é pouco conhecida.

  • @confrariaFabio
    @confrariaFabio 4 года назад +2

    Parabéns muito bom tchê ...

  • @robsonmoraeslbs
    @robsonmoraeslbs 4 года назад +2

    Bom, chik este canal

  • @evertondeabreudasilva3881
    @evertondeabreudasilva3881 4 года назад +2

    É umas obras dessas que tornam imortalum poeta👏👏👏👏

  • @adrianosouza7958
    @adrianosouza7958 4 года назад +3

    Baita vídeo tchê muito Bueno parabéns

  • @joaolucaslucas7126
    @joaolucaslucas7126 4 года назад +1

    Parabéns muito bom o vídeo!!!

  • @rodrigo0075
    @rodrigo0075 4 года назад +1

    Taura bagual,faz da música carreta dos serranos .E chiquita dos farrapos.obrigado

  • @Elmariachi871
    @Elmariachi871 4 года назад +1

    Muito bom. Parabéns! O amigo poderia falar sobre " Era assim naquele tempo " Cantada por Cesar Oliveira e Rogério Mello ??

  • @brayanmusicas85
    @brayanmusicas85 4 года назад +2

    Muito bom Parabéns!
    Programa de procedência, uma dica, quando a história envolve música gaúcha com certeza, você poderia falar o ritmo que é tal música, no caso está ai é uma Mazurca.

  • @marlommachado7538
    @marlommachado7538 2 года назад

    Bah, espetacular!!!!

  • @danielferrazzo6580
    @danielferrazzo6580 4 года назад +2

    Boenas Lucas, muito bonito

  • @diegoschmidtRS
    @diegoschmidtRS 3 года назад +1

    Hoje revendo mais uma vez esse vídeo amigo Lucas N relembramos o Sr Telmo de Lima Freitas e essa baita obra que nos deixou com certeza está la ao lado do patrão maior cultivando a tradição na eternidade

  • @GasparThomazdaCruz
    @GasparThomazdaCruz 4 года назад +5

    *Baita vídeo!*
    *Faz um contando a história do grupo Os Serranos.*

  • @leandrocollares839
    @leandrocollares839 2 года назад +1

    Assistindo hoje 29/10/2021. Muito bom o canal, faltam mais canais que recordem mais da nossa música gaúcha e a história destas lendas.

  • @joaopedrozimmermannflores1946
    @joaopedrozimmermannflores1946 4 года назад +1

    Muito bom o vídeo

  • @Barp404
    @Barp404 4 года назад +5

    Bagual como sempre.Parabens e continue esse trabalho sensacional.
    Tem uma música gaúcha que escolhi pra tocarem quando eu partir dessa vida.A música é "O Vento".Se achares interessante, podes fazer um vídeo sobre ela.Forte abraço.

  • @mauriciosantosdaluz7794
    @mauriciosantosdaluz7794 4 года назад +2

    Muito boa a iniciativa de apresentar essas explicações a respeito das músicas gaúchas. Sou professor de sociologia, moro em Palmas - Tocantins, e todo ano realizo um trabalho com meus estudantes pra falar sobre as várias formas de trabalho que existem em nossa sociedade e como elas foram retratadas pela cultura do povo brasileiro. A intenção é, além de estudar co conteúdo relacionado ao conceito de trabalho, fazer com que os estudantes entrem em contato com a riqueza cultural de nosso país.
    Entre as músicas que seleciono sempre coloco esta música. É muito legal ver os estudantes se esforçando para decifrar o que a letra está dizendo. Este teu vídeo vai ajudar muito eles, vou passar a indicar como referência de pesquisa para meus estudantes.
    Tem outra música que sempre coloco também, Bugio da Campanha, salvo engano do Oswaldir e Carlos Magrão. Se aceita sugestão de próximas músicas a serem explicadas sugiro essa.
    Também tem uma que eu gosto bastante, Toada de Mango, não lembro o compositor, fica como sugestão também.
    Novamente parabéns por esse trabalho de preservação da cultura brasileira.

    • @LinhaCampeira
      @LinhaCampeira  4 года назад

      Gracias pela parceria, Mauricio. Vou colocar na lista essas marcas que tu sugeriu. Toada de Mango é do Elton Saldanha e do Mauro Ferreira. Ficou imortalizada na voz do Rui Biriva.

  • @marilenesitta7888
    @marilenesitta7888 2 года назад

    Parabéns e muito obrigada pela explicação adorei vou te seguir Deus te abençoe

  • @MrMatheusT
    @MrMatheusT 11 месяцев назад

    Nao sei como fui conhecer o canal somente em 2023
    Sou nascido e criado em Uruguaiana, berço da California
    Muita gente ate hoje nao conhece varias expressoes gauchas citadas nos versos
    Ótimo conteudo, parabens!

  • @solanocampos9382
    @solanocampos9382 4 года назад +2

    Baita vídeo, continua assim que tu vai longe tchê!

  • @fernandogruber8331
    @fernandogruber8331 4 года назад +2

    Muito bom o video 👍 mas voces podiam explicar a musica: cadela baia

  • @modesto832
    @modesto832 4 года назад +2

    Baita vídeo ,faz um da música filosofia de andejo, parabéns pra ti pelo conteúdo.

  • @Mk-rk7gw
    @Mk-rk7gw 4 года назад +1

    Luiz Marenco (silêncio das janelas do povoado)

  • @daniellgaucho2023
    @daniellgaucho2023 4 года назад +2

    César passarinho
    Também foi campeao de festivais.

  • @cristianoreinaldorodrigues7121
    @cristianoreinaldorodrigues7121 4 года назад +2

    Parabéns índio véio, sempre fazendo um belo trabalho resgatando nossa cultura !!

  • @tonatal
    @tonatal Год назад

    Opa, vivente!
    Tchê te descobri no RUclips nessa sexta e tô maratona ndo teus vídeos até agora, só parei pra ver o jogo do Grêmio.
    Parabéns pelo teu trabalho!
    Moro em Natal /RN e tô curtindo essa saudade do sul.
    Gostaria de ver a música Colorada. Quando der dá essa canja aí.
    Um abraço!

  • @fernandakraemer3035
    @fernandakraemer3035 2 года назад

    Baita aula!

  • @edu.cojaque
    @edu.cojaque 4 года назад +2

    parabéns pelo trabalho!! essas explicações das letras aproximam mais as pessoas que não compreendem os termos mais do campo.
    Muito bom!