TOP ... estou ainda resfriando na pia com gelo (segunda brassagem !) ... rsrsr Após ver teu vídeo, decidi .. vou montar um chille por imersão de alumínio e seguir as dicas. Parabéns pelo canal.
Meu amigo, voltei aqui pra te contar, chegou meu chiller 40 placas , instalei na minha van motorhome para " esquentar" a água do banho , 5 minutos do Motor funcionando esquentou 25 lts de água 2 x mais que a temperatura de um banho, é muitooo eficiente! Tá no meu canal a montagem! Abraço, é bora tomar umas brejas kkkk😊
jose joaquim brito fiz os três. Atualmente voltei para o de placas em função do tamanho da minha nova panela (100l). Mas o imersão e o melhor na minha opinião.
Uso o de imersão com eficiência com o método que citou e já calculei. Início com água da torneira (20º), ela reduz a temperatura do mosto rapidamente até 45º, essa água junto em galões de 20 litros e lavo roupa na máquina com água morna. Depois passo para água gelada (gelo reciclável) recirculada num balde. Aí chego a 25 graus rapidamente.
Valeu cara. Depende do cervejeiro. Acho válida sua colocação. Vai da preferência Eu ainda prefiro a deixar lá dentro e mexer, mas como disse é preferência. Valeu
Mais um excelente vídeo, bastante didático, parabéns Robinho... Também já tive os 3 modelos e hoje estou no de contra-fluxo, justamente pela eficiência. Como tenho espaço em casa, isso acaba q não incomoda muito, e sempre passo água fervendo logo após o mosto, e deixo guardado com iodophor. Quanto ao de imersão, na época q eu utilizava conseguia uma eficiência e economia de água da seguinte maneira: após fervura fazia o whirlpool e deixava descansando tampado por uns 30min. Daí passava tudo para um balde fermentador grande (30L) e lá colocava o chiller de imersão. Ou seja, sem o trub. Então fazia o resfriamento normalmente porém mergulhando e tirando o chiller, para ter o máximo de contato possível com o mosto. Resfriava muito rápido, gastava pouquíssima água e a breja ficava limpinha e já oxigenada de tanto remelexo :-) Grande abraço.
Muito obrigado meu amigo! CF é bruto em eficiencia e como eu disse no video, tinha um de 7.5m (pequeno), é bruto kkkkkkkkk pelo remelexo, eu curti! =D uhahuhau valeu pelo seu comentário. Com certeza servirá para muitas pessoas. grande abraço.
Sinceramente eu acho mais difícil sanitizar com pac. Mas o objetivo é exatamente esse. Encontrarmos o que é melhor para nós. Tenho amigos que sanitizam com álcool, tem quem sanitize com água fervendo, tem quem faça com pac e iodo. Valeu.
Parabéns Robinho assunto muito bem abordado!! Eu uso conjugado dois de contra-fluxo de inox um de 12 m e outro de 6m e retorno a água quente do de 6m para uma panela para posterior lavagem do sistema.
Grande Robinho. Peguei dicas com a galera sobre o uso do de imersão mas ele imerso no gelo e a breja passando por dentro dele. Ja fez? O fogo é a sanitizacao neh! Mas a vantagem é q baixa mais temperatura q o de imersão normal e o whirpol n bagunça! Oq acha? Vlw
fala meu amigo. no meu caso o whirpool nunca baguncou cara, mas de fato vai descer mais rapido, porém vc entrará no mesmo problema que é a sanitizacao. O que eu faria no seu caso, é passar a água por um outro chiller dentro da agua gelada e depois mandar para o chiller de imersão. Quer dizer, inicialmente eu passaria somente agua corrente da rua para baixar para uns 50C e então passaria essa agua por um chiller dentro do gelo e então pelo imersão dentro. Mas se quiser tentar como vc disse, vai funcionar tb cara. Só que o mosto fervendo vai derreter todo o gelo rapidinho. Tem que ter uma quantidade bem grande cara. valeu
Valeu a dica de encher o chiller de imersão antes de fazer o whirpool, o meu chiller tem meio que metade do diâmetro da panela, você acha interessante aumentar esse diâmetro pra facilitar fazer o whirpool, ou isso pode reduzir a eficiência de resfriamento?
Quanto mais melhor. E como disse no vídeo um chiller de placas resfria um milhão de litros. Só e mais lento. Entendeu? Se tiver grana pra 40… vá de 40. O meu é de 30. Foi o que consegui rsss
Grande explicação Robinho! Uma dúvida, para o de contra fluxo, a melhor maneira de armazenar ele é com água dentro do tubo então? Ocorre algum risco de danificar com o tempo assim?
Danilo Alisson isso cara. Água dentro, de preferência sem cloro. Agora se vc tiver co2 em casa. Melhor ainda é retirar toda água com co2 e fechar as duas pontas com uma mangueira. Eu guardo assim minha chopeira de alumínio. Que segue a mesma ideia.
Decanta pouco menos. Na verdade, quando resfria já decanta. Mas não fica um cone. Quanto vc faz o whirlpool, faz o cone, mas algumas coisas ficam em suspensão. Pouca coisa. Mas fica
e o que fazer pra calibrar o tempo do lúpulo tendo em vista que o mosto dentro da panela ainda está a 100 graus ....(no caso do contra fluxo e chiller de placas...)
O imersão, pensando em sanitização, realmente é o melhor. Mas pensando em processo de Brassagem, é o que mais atrapalha. Vou construir o de contrafluxo pra resfriar 50 litros. Vou colocar ele dentro de um cano de PVC de 200. Mas eu tenho espaço pra guardar tudo. Sanitizar e sanitizar.
interessante sua explicação,eu estou com um problema,e apelo para seus conhecimentos no que tamge a bomba para este fim. O meu chirle de c.f. é de 3/8 inox com 15 metros e borracaha crista de 3/4 é bem espaçosa.O que esta acontecendo é que não estou conseguindo que a bomba faça a circulação,ela trabalha afogada ou seja sai da panela de f, 100c° e vai ,através de manobra de registro para a entrada da bomba,a distância da panela ate a bomba 60 a 80 cm ou seja , a panela em cima e a bomba em baixo.Ao retirar a borracha na saída da panela o líquido sai normalmente,coloco a borracha bomba ligada e nada,observo que a liquido não sai da panela.Fiz com água fria,antes, e funcionou,com água quente não.O que você acha que pode ser.sera que com água quente forma alguns gases que forma resistência a circulção? Sera que com água quente fica muito pesada para o líquido passar por 15 m. de cano? Bomba: magnética MP-recirculação artesanal de cerveja,cabeça de naylon 220 v. temperatura 120c° .Essa bomba e de cor azul o seu corpo, cabeça na cor branca do naylon.se não estou enganado parece com a sua que pude observar no vídeo.Obrigado,fici no aguardo .
Faaala meu amigo. Boa noite. Cara o que vejo aí e que a bomba está muito longe da torneira, porém esse não é o maior problema não. A outra extremidade onde está? A saída do chiller ela DEVE estar mais baixa que a bomba. Bem mais baixa. Isso até encher a bomba, depois que encher ok, pode subir para o fermentador. Outra coisa é a distância da bomba a panela de fervura. Quanto mais perto deixar a bomba da válvula, menos sofrerá. Mas faça esses testes. Bomba pertinho da válvula da panela de fervura e a saída do chiller beeeem abaixo da bomba até encher de mosto. Depois de cheia, ligue a bomba e aí sim, levante a mangueira.
Boa Robinho! Aqui coloco o chiller de imersão dentro do fermentador, o cone de trub fica perfeito e o mosto sai cristalino da panela. Mas tb excelente a dica de não deixar o chiller de imersão encostar no fundo. Cheers!
Opa blz Marco. Cara minha ideia era exatamente essa. Faço Biab 20lts. Estava pensando exatamente em assim que desligar o fogo, fazer o whirpool, esperar 15 minutos e mandar pela torneira o mosto quente ja para o balde dermentador onde o chiller de imersao já estara ligado. É isso que vc faz? Meu medo é ... existe risco de contaminação e oxidação dessa forma? Vlwwww. Oq acha Robinho??? Abraço!!!
Apesar de também querer adquirir um chiller de placas, no momento eu faço esse método de resfriar no balde. Após a fervura, faço o Whirlpool, espero uns 20 minutos e mando pro fermentador. O pulo do gato é o seguinte: colocar o chiller pra sanitizar normalmente no mosto, tirar o chiller com cuidado e deixar ele no balde esperando o mosto quente. Ligar a água assim que começar a cair o mosto. Resfria rápido e vc pode ficar mexendo o chiller no líquido para aumentar a área de contato. Comigo deu certo. Não tive problema com contaminação. Basta ter cuidado. 👍👍👍🍺
Muito bom. Só tem a questão de sanitização com produtos ácidos ou abrasivos. Então se vc usar água quente e iodo para limpeza e sanitização, vai embora.
Primeiramente, parabéns pelo conteúdo, não encontrei nada tão bem explicado, principalmente sobre o chiller de placas Queria te fazer uma pergunta Queria usar o chiller de placas pra na verdade esquentar água na troca de calor, pra esquentar invés de esfriar se aplica a mesma regra da quantidade de placas? Tipo que quanto mais placas mais rápido essa água vai esquentar?
Valeu cara. Tem mais detalhes sobre placas nesse vídeo ruclips.net/video/mlUT1RvwAvU/видео.html Sim cara. Mesma ideia... quanto mais, mais rápido esquenta. Valeu
Tenho um chiller de placas, esses dias dei um jato d'água com lavadora de alta pressão, saiu muita sujeira de dentro, assustador. Se eu fosse decidir hoje optaria por imersão.
passei por todos e voltei para o placas atualmente. Realmente o de imersão é o mais indicado na minha opinião tb, unico "defeito" é espaço para uma litragem gigante. Atualmente faço 60-70 litros e não ficou legal com imersão. Bati tb uma agua forte no meu e como vc, me assustei! rsssssssss Mesmo assim, nunca contaminei uma breja com ele, mas deu medo. abcs
também tenho piscina aqui. como vc retirou a agua da piscina pra passar pelo chiller e devolveu? retirou com balde e colocou numa panela msm? ou usou bomba?
Paulo Secundo eu liguei uma mangueira da bomba na piscina. O mais fundo possível, enchi o chiller de água e então liguei a bomba. A bomba não puxa água, se estiver seca. Mas se tiver com líquido, ela da conta.
Eu acho que o chiller de placas só é uma boa opção pra fazer acima de 40 Lts. Eu percebi que ele acumula resíduos muito fácil e só agua fervendo não limpa.
é cara. cada chiller tem um cenário perfeito, digamos. Eu concordo com sua visão. Eu curti demais o de imersão. ainda mais recirculando água como eu faço, resfria muito bem, muito bem mesmo. A limpeza do chiller de placas é um pouco mais delicada mesmo. O ideal é não deixar acumular.
Chiller de contra fluxo na minha opinião e na minha experiência é aquele perfeito pra poucas quantidades de mosto nas brassagens. Eu fiz um estudo prático e teórico com Aço Inox, alumínio e cobre fazendo o Chiller. Bem, de todos esses metais o aço inox é o melhor pra resfriar e também esquentar de forma mais rápida. Então o chiller de aço inox esfria mais rápido absorvendo com mais efetividade temperatura alta ou baixa e dissipa a temperatura mais rápido. Eu vou em uma loja amanhã comprar o tubo de aço inox usado em montagem de ar condicionado, pois ele é usado pra dutos de ar condicionado pela rápida e eficácia absorção de temperatura.
interessante. Sempre ouvi dizer que o aluminio era o melhor dos três para isso. Mas se já fez um teste, melhor ainda. eu nunca fiz esse teste. Manda bala cara. Depois de uma olhada no meu video sobre resfriamento. Vale a pena!
Surgiu uma ideia aki, que n sei se alguém já chegou a fazer ou se até msm é possível fazer ou pode trazer algum problema no caso do chiller de placas. A ideia é a seguinte: Colocar o chiller de placas imerso em um reservatório com água e gelo até o nível das placas, sem chegar no nível dos espigões e a partir daí começar a resfriar o mosto. Será q isso traria mais eficiência ao chiller de placas? Será q isso prejudicaria de alguma forma o chiller de pracas?
Boa Robinho...no caso do trub: se nos resfriarmos o mosto e depois retirar o chiller e fazer o whirpool e esperar uns 15 min, e passar para o balde ...Será que daria algum problema? ..Abrx mano
Maria Bonita Cerveja de Panela não. Dará de boa, mas dizem que o whirlpool a quente tem um resultado melhor. Tb tem o lance de cuidado com a contaminação. Contaminar a 97 com a colher cervejeira e mais difícil que contaminar a 20. Tirando isso. De boa. Abraços
Minhas brassagens com chiller de imersão eu fazia exatamente assim! Refriava o mosto fazendo uma circulação do mosto na panela para aumentar a eficiência da troca de calor, já que deixar o chiller parado, faz com que o mosto em volta do tubo de série e crie uma espécie de isolamento térmico. Se eu deixasse o líquido parado, a água começava a sair mais fria. Era aumentar a agitação do mosto, a água voltava a sair quente. Após resfriar o mosto, retirava o chiller, daí é que eu fazia o whirpool. Mas isso levava quase uma hora nessa brincadeira quando não levava mais tempo. Eu faço levas de aproximadamente 50 litros. Consegui diminuir o tempo de resfriamento usando um pré chiller, que eu deixava dentro de um balde com gelo, assim a água saia da torneira, passava pelo pré-chiller, que resfriava a água para na passagem pelo chiller imerso no mosto, dinamizasse a troca de calor. Agora que estou sozinho nessa empreitada, estou tentando dinamizar meu tempo e evitar esforço desnecessário, por isso adquiri um chiller de contra-fluxo.
E aí Robinho!!! Já fez o banquinho ??? Acabei de ver seu video sobre chillers . Eu já não estou querendo usar mais nada disso. Projetei uma cx fria de zero consumo de água . Não dar trabalho nenhum , e nem precisa se preocupar tanto com sanitização. Qdo ficar pronto te mando as fotos . Abs
paulo fontes grande Paulo. Ainda não. Rsssss. Continuo usando o tijolo. Kkkkkk. O banquinho e excelente, mas preciso pegar um dia para fazer. O banco que tenho em casa não cabe. Rssss Legal cara. Compartilhe conosco depois sim. Já sabe como fará na questão da lupulagem? Pra não ficar muito amarga? Ancs
Bom vídeo! Eu uso um de imersão e estava querendo migrar para contra fluxo ou um de 30 placas. Mas ponderei bem e vou adquirir um chiller de imersão duplo com 30m bitola de 1/2. Vou usar um pré chiller de 3/8 15m no gelo. Na minha análise foi além do melhor custo benefício, me traz muito mais praticidade, pq apesar de ganhar tempo com os outros, depois se perde tempo sanitizando, e sempre há risco de contaminação. Daí pensei em superdimensionar um imersão hahaha
Muito obrigado. Cara, tentei não influenciar na sua decisão, rssssssss, mas certeza de que vc terá um resultado melhor e com maior facilidade de limpeza e sanitização.Se fizer um pre chiller que caiba dentro do chiller principal, otimizará o espaço. Outra dica, é recircular água em temperatura ambiente pelo chiller, até mandar para 60 e depois usar esse seu método, certeza de que fará bem rápido e baixará muito valeu cara, abração
ezequiel avila não. Só lembre-se de sanitizar antes na fervura. Ok?! Quer dizer. A única desvantagem, seria na questão da oxigenação. Como vc fará? Chacoalhando?
uma das piores desvantagens do chiller de imersão é o fato de ter que ficar agitando o mosto para poder melhorar a troca de calor, deixando muito tempo a panela destampada, possibilitando a contaminação aérea. Estou saindo do chiller de imersão que veio no kit que comprei, para um de contrafluxo de 15 metros.
George Karoleski cara. Eu não chacoalho não. Rssss senão bagunça o trub tb. Eu uso um sistema de recirculacao de água. Já viu meu vídeo? Com esse não tem motivo para mexer. Um cf é excelente. Vc vai curtir Valeu por comentar. Abcs
@@Robinhobeer à noite vou dar uma olhada com calma. Mas o fato de não agitar o mosto vai fazer com que a troca de calor seja muito prejudicada, pois resfria o mosto em volta do tubo e, a partir disso, a eficiência cai drasticamente. Uma coisa que faço para não desperdiçar tanta água é utilizar a água quente que saí do chiller para amolecer as sujidades das garrafas que vou usar para o envase. Tenho uma caixa d'água pequena que coloco as garrafas dentro, deixo encher de água quente do resfriamento do mosto, depois adiciono um pouco de detergente, kiboa e desinfetante e deixo de molho de um dia para o outro. No dia seguinte término de lavar as garrafas e já guardo elas num suporte apropriado que deixa as garrafas com a boca para baixo (em gente que chama de árvore de Natal)
hoje fiz uma cerveja e na hora de resfriar mergulhei o chiller de imersão e simplesmente o chiller abriu varios furinhos, você já viu acontecer algo parecido ,pois eu tenho tambem um outo chiller menor e nunca aconteceu isso.,a temperatura estava uns 65 graus ,como foi furar?
Jose Carlos Portal caraca. Não. Nunca vi. Furos podem ocorrer se dobrar o tubo e tentar desdobrar. Ou corrosão interna. Só se for. Pela temperatura não. Um chiller aguenta muitos graus acima disso aí. Até uns 300 graus o alumínio ou inox nem sentem.
Robinho, já usei chiller de imersão de cobre e agora estou com um de placas, mas vou voltar para o de imersão, mas de inox. Pra mim, a principal vantagem do chiller de imersão é que ele é o que baixa a temperatura mais rápido abaixo dos 70 graus. Com ele dá iniciar o resfriamento enquanto faz o whirlpool, ganha tempo, eficiência e controle do amargor por causa do tempo para baixar dos 70°. O de placas e contra fluxo tem q esperar decantar o trub após o Whirlpool e só então começar a resfriar, e o resfriamento ocorre em porções, enquanto parte do mosto está resfriado no fermentador, outra parte está gerando amargor na panela. A não ser q faça o Whirlpool a frio, mas acho menos eficiente e aumenta a chance de contaminação.
Pedro Biazon exatamente meu caro. Acho que além dessas que vc disse. Tem a vantagem tb de se eu quiser adicionar lúpulo a 75c, eu consigo. Valeu pelas dicas. Abração
Comigo tb não, mas já li muitos relatos de entupimento em chiller de placas... é um risco né. Ah, se for vender suas panelas de inox, quero negociar heim...rs Valeu!
Mais um vídeo excelente! O chiller de placas entope muito? Uso de contra fluxo que é um trambolho e fica jogado pela casa e queria mudar para o de placas.
Muito obrigado meu amigo. Nunca entupiu comigo. Mas sempre user bombinha, nunca fiz por gravidade.Porém se fizer um whirpool bem feito e não levar sujeira para o fermentador, não há pq entupiir. Acho que as aletas são bem espaçosas por dentro, cara. Placas é animal. Não ocupa espaço algum. e funciona muito bem.
TOP ... estou ainda resfriando na pia com gelo (segunda brassagem !) ... rsrsr Após ver teu vídeo, decidi .. vou montar um chille por imersão de alumínio e seguir as dicas. Parabéns pelo canal.
muito obrigado
Estou para comprar um de placas de 40 , pra usar ao contrário, preciso esquentar agua para o banho num motorhome! Muitos usam, fica show!😊😊
Meu amigo, voltei aqui pra te contar, chegou meu chiller 40 placas , instalei na minha van motorhome para " esquentar" a água do banho , 5 minutos do Motor funcionando esquentou 25 lts de água 2 x mais que a temperatura de um banho, é muitooo eficiente! Tá no meu canal a montagem! Abraço, é bora tomar umas brejas kkkk😊
Gostei muito , vou fazer o de imersão , menos complicado .
jose joaquim brito fiz os três. Atualmente voltei para o de placas em função do tamanho da minha nova panela (100l). Mas o imersão e o melhor na minha opinião.
Uso o de imersão com eficiência com o método que citou e já calculei.
Início com água da torneira (20º), ela reduz a temperatura do mosto rapidamente até 45º, essa água junto em galões de 20 litros e lavo roupa na máquina com água morna.
Depois passo para água gelada (gelo reciclável) recirculada num balde. Aí chego a 25 graus rapidamente.
Show molecão. E exatamente assim que faço atualmente tb. Muito bom né??
Muito ! Eficiente , rápido e econômico. Só tenho dificuldade para fazer o whirlprool com a serpentina dentro...
Legal Rubinho vem explicado.
Mas não seria conveniente,
Erguer o chiller.
Fazer o tal redemoinho.
Retornar o chiller, lentamente, ?
Valeu cara.
Depende do cervejeiro. Acho válida sua colocação. Vai da preferência
Eu ainda prefiro a deixar lá dentro e mexer, mas como disse é preferência.
Valeu
Posso usar a bomba da panela elétrica chinesa de 50 l para passar o mosto por um Chiler de contrafluxo ?
Edvaldo Massariol Junior ruclips.net/video/HKvh18sJwXo/видео.html
Sim, faço isso nesse vídeo.
Video fenomenal, vou fazer essas curvas igual seu chiller para deixar ele suspenso na minha próxima brassagem, obrigado pela dica
Evaldo Bratti muito obrigado meu amigo. 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Mais um excelente vídeo, bastante didático, parabéns Robinho...
Também já tive os 3 modelos e hoje estou no de contra-fluxo, justamente pela eficiência. Como tenho espaço em casa, isso acaba q não incomoda muito, e sempre passo água fervendo logo após o mosto, e deixo guardado com iodophor.
Quanto ao de imersão, na época q eu utilizava conseguia uma eficiência e economia de água da seguinte maneira: após fervura fazia o whirlpool e deixava descansando tampado por uns 30min. Daí passava tudo para um balde fermentador grande (30L) e lá colocava o chiller de imersão. Ou seja, sem o trub. Então fazia o resfriamento normalmente porém mergulhando e tirando o chiller, para ter o máximo de contato possível com o mosto. Resfriava muito rápido, gastava pouquíssima água e a breja ficava limpinha e já oxigenada de tanto remelexo :-)
Grande abraço.
Muito obrigado meu amigo!
CF é bruto em eficiencia e como eu disse no video, tinha um de 7.5m (pequeno), é bruto
kkkkkkkkk pelo remelexo, eu curti! =D uhahuhau
valeu pelo seu comentário. Com certeza servirá para muitas pessoas.
grande abraço.
Ótimo vídeo, cara a bombinha 15R suporta os 100ºC por 15 min?
Facilmente. Vá sem medo
Melhor canal cervejeiro do país . 🚀🍺
Vaaaaaleu meu querido
Parabéns Robinho!!! Vc é 10 cara!!!
muito obrigado cara!!!!
Sobre a sanitização no de placas e contrafluxo não é mais fácil sanitizar com ácido peracético? É mais certo que agua quente
Sinceramente eu acho mais difícil sanitizar com pac. Mas o objetivo é exatamente esse. Encontrarmos o que é melhor para nós. Tenho amigos que sanitizam com álcool, tem quem sanitize com água fervendo, tem quem faça com pac e iodo.
Valeu.
Parabéns Robinho assunto muito bem abordado!! Eu uso conjugado dois de contra-fluxo de inox um de 12 m e outro de 6m e retorno a água quente do de 6m para uma panela para posterior lavagem do sistema.
Livio Marques Pinto show. Indiretamente vc tem um de 18m. Coisa pra caramba. Consegue mandar o mosto pra temperatura que quiser.
Grande Robinho. Peguei dicas com a galera sobre o uso do de imersão mas ele imerso no gelo e a breja passando por dentro dele. Ja fez? O fogo é a sanitizacao neh! Mas a vantagem é q baixa mais temperatura q o de imersão normal e o whirpol n bagunça! Oq acha? Vlw
fala meu amigo. no meu caso o whirpool nunca baguncou cara, mas de fato vai descer mais rapido, porém vc entrará no mesmo problema que é a sanitizacao.
O que eu faria no seu caso, é passar a água por um outro chiller dentro da agua gelada e depois mandar para o chiller de imersão. Quer dizer, inicialmente eu passaria somente agua corrente da rua para baixar para uns 50C e então passaria essa agua por um chiller dentro do gelo e então pelo imersão dentro.
Mas se quiser tentar como vc disse, vai funcionar tb cara. Só que o mosto fervendo vai derreter todo o gelo rapidinho. Tem que ter uma quantidade bem grande cara.
valeu
Valeu professor.... Ótimo video
Maxwell Soares valeu molecão. Obrigado
Valeu a dica de encher o chiller de imersão antes de fazer o whirpool, o meu chiller tem meio que metade do diâmetro da panela, você acha interessante aumentar esse diâmetro pra facilitar fazer o whirpool, ou isso pode reduzir a eficiência de resfriamento?
cara, não se preocupe tanto com isso. fazendo um whirpool já ajuda. vc pode usar tb uma furadeira para ajudar
Qual chiller de placas já é suficiente para uma produção de 40 litros? 20, 30 ou 40?
Quanto mais melhor. E como disse no vídeo um chiller de placas resfria um milhão de litros. Só e mais lento. Entendeu?
Se tiver grana pra 40… vá de 40. O meu é de 30. Foi o que consegui rsss
Grande explicação Robinho! Uma dúvida, para o de contra fluxo, a melhor maneira de armazenar ele é com água dentro do tubo então? Ocorre algum risco de danificar com o tempo assim?
Danilo Alisson isso cara. Água dentro, de preferência sem cloro. Agora se vc tiver co2 em casa. Melhor ainda é retirar toda água com co2 e fechar as duas pontas com uma mangueira. Eu guardo assim minha chopeira de alumínio. Que segue a mesma ideia.
Robinho beer excelente, muito obrigado!!
Usando o Chiller de Imersão, eu não posso primeiro resfriar o mosto, retirar o chiller e depois fazer o whirpool?
Pode sim, porém fica pouca coisa menos legal o resultado. Pouca coisa. Muita gente faz a frio.
@@Robinhobeer se fizer o whirpool a frio,o trub decanta menos?
Decanta pouco menos. Na verdade, quando resfria já decanta. Mas não fica um cone. Quanto vc faz o whirlpool, faz o cone, mas algumas coisas ficam em suspensão. Pouca coisa. Mas fica
@@Robinhobeer agradeço a atenção! Grato
Excelente abordagem sobre o assunto. Parabéns. Ganhou mais um inscrito!
valeu molecote. qquer sugestão ou duvida, só chamar que eu faço um vídeo
cara, eu ia comprar um chiller de placas, esse vídeo me fez desistir...vou ficar com meu tubo aqui ...obgd pela economia
Tr3ze não sou dono da razão, mas creio que tenha feito a melhor escolha. Para o nosso caso, é o melhor cenário.
@@Robinhobeer é pq se tratando de lupulagem eu sou muito chato....e ter que calcular os tempos td denovo...não ia ser legal kkkk
muito bom vou fazer essas dicas
valeu meu caro! abraços
e o que fazer pra calibrar o tempo do lúpulo tendo em vista que o mosto dentro da panela ainda está a 100 graus ....(no caso do contra fluxo e chiller de placas...)
O bs faz esse cálculo. Procure por algo chamado tempo de infusão ou contato do lúpulo. Ou tempo de resfriamento.
O imersão, pensando em sanitização, realmente é o melhor. Mas pensando em processo de Brassagem, é o que mais atrapalha. Vou construir o de contrafluxo pra resfriar 50 litros. Vou colocar ele dentro de um cano de PVC de 200. Mas eu tenho espaço pra guardar tudo. Sanitizar e sanitizar.
interessante sua explicação,eu estou com um problema,e apelo para seus conhecimentos no que tamge a bomba para este fim.
O meu chirle de c.f. é de 3/8 inox com 15 metros e borracaha crista de 3/4 é bem espaçosa.O que esta acontecendo é que
não estou conseguindo que a bomba faça a circulação,ela trabalha afogada ou seja sai da panela de f, 100c° e vai ,através de manobra de registro para a entrada da bomba,a distância da panela ate a bomba 60 a 80 cm ou seja , a panela em cima e a bomba em baixo.Ao retirar a borracha na saída da panela o líquido sai normalmente,coloco a borracha bomba ligada e nada,observo que a liquido não sai da panela.Fiz com água fria,antes, e funcionou,com água quente não.O que você acha que
pode ser.sera que com água quente forma alguns gases que forma resistência a circulção?
Sera que com água quente fica muito pesada para o líquido passar por 15 m. de cano?
Bomba: magnética MP-recirculação artesanal de cerveja,cabeça de naylon 220 v. temperatura 120c°
.Essa bomba e de cor azul o seu corpo, cabeça na cor branca do naylon.se não estou enganado parece com a sua que pude
observar no vídeo.Obrigado,fici no aguardo
.
Faaala meu amigo. Boa noite.
Cara o que vejo aí e que a bomba está muito longe da torneira, porém esse não é o maior problema não. A outra extremidade onde está? A saída do chiller ela DEVE estar mais baixa que a bomba. Bem mais baixa. Isso até encher a bomba, depois que encher ok, pode subir para o fermentador.
Outra coisa é a distância da bomba a panela de fervura. Quanto mais perto deixar a bomba da válvula, menos sofrerá.
Mas faça esses testes. Bomba pertinho da válvula da panela de fervura e a saída do chiller beeeem abaixo da bomba até encher de mosto. Depois de cheia, ligue a bomba e aí sim, levante a mangueira.
da pra fazer whirpool e já começar a resfriar o mosto com o chiller de imersão?
Faço isso
@@Robinhobeer eu abri o meu chiller, agora acho que funciona o whirpool
Robinho, pra fazer levas de 25lts, compro uma panela de quantos litros?
Pra vc trabalha tranquilo, no mínimo 35
@@Robinhobeer vlw meu caro....gosto muito do seu canal e bora fazer cerveja
Boa Robinho! Aqui coloco o chiller de imersão dentro do fermentador, o cone de trub fica perfeito e o mosto sai cristalino da panela. Mas tb
excelente a dica de não deixar o chiller de imersão encostar no fundo. Cheers!
Marco A. Garcia legal essa forma tb. Valeu por compartilhar. Muito obrigado e grande abraço.
Cheers.
Opa blz Marco. Cara minha ideia era exatamente essa. Faço Biab 20lts. Estava pensando exatamente em assim que desligar o fogo, fazer o whirpool, esperar 15 minutos e mandar pela torneira o mosto quente ja para o balde dermentador onde o chiller de imersao já estara ligado.
É isso que vc faz? Meu medo é ... existe risco de contaminação e oxidação dessa forma? Vlwwww. Oq acha Robinho??? Abraço!!!
Apesar de também querer adquirir um chiller de placas, no momento eu faço esse método de resfriar no balde. Após a fervura, faço o Whirlpool, espero uns 20 minutos e mando pro fermentador. O pulo do gato é o seguinte: colocar o chiller pra sanitizar normalmente no mosto, tirar o chiller com cuidado e deixar ele no balde esperando o mosto quente. Ligar a água assim que começar a cair o mosto. Resfria rápido e vc pode ficar mexendo o chiller no líquido para aumentar a área de contato.
Comigo deu certo. Não tive problema com contaminação. Basta ter cuidado.
👍👍👍🍺
Cara o que você pensa no de imersão de cobre.????
Muito bom. Só tem a questão de sanitização com produtos ácidos ou abrasivos. Então se vc usar água quente e iodo para limpeza e sanitização, vai embora.
Primeiramente, parabéns pelo conteúdo, não encontrei nada tão bem explicado, principalmente sobre o chiller de placas
Queria te fazer uma pergunta
Queria usar o chiller de placas pra na verdade esquentar água na troca de calor, pra esquentar invés de esfriar se aplica a mesma regra da quantidade de placas? Tipo que quanto mais placas mais rápido essa água vai esquentar?
Valeu cara. Tem mais detalhes sobre placas nesse vídeo
ruclips.net/video/mlUT1RvwAvU/видео.html
Sim cara. Mesma ideia... quanto mais, mais rápido esquenta. Valeu
@@Robinhobeer muito obrigada pela ajuda manuh
Robinho seria possível fazer um chiller de imersão com fluxo ao invés de colocar na panela fazer no formato de uma chopeira e trabalhar com gelo
Sim, completamente possível cara!!! é uma forma bem legal de resfriar inslusive.
Excelente vídeo! Muito legal seu canal! Parabéns
Muitíssimo obrigado meu amigo!!!!
Tenho um chiller de placas, esses dias dei um jato d'água com lavadora de alta pressão, saiu muita sujeira de dentro, assustador.
Se eu fosse decidir hoje optaria por imersão.
passei por todos e voltei para o placas atualmente. Realmente o de imersão é o mais indicado na minha opinião tb, unico "defeito" é espaço para uma litragem gigante. Atualmente faço 60-70 litros e não ficou legal com imersão.
Bati tb uma agua forte no meu e como vc, me assustei! rsssssssss Mesmo assim, nunca contaminei uma breja com ele, mas deu medo.
abcs
Robinho, boa noite! Este Chiller de imersão é de 3/8" ou de 1/2" de diâmetro? Dedé já agradeço.
fala meu amigo. esse é 3/8
abraços
Show, grande explicação, abs
valeu meu caro! =D
a parte chata do chiller de imersão é o whirpool...
Não vejo assim. Faço com o tubo. Da jogo bom
Posso guardar o chiller de placa cheio com alcool 70% resolveria?
Tenho um amigo que faz isso. Pode fazer tb. Não é crítico. Nunca tive uma leva contaminada com o chiller de placas.
também tenho piscina aqui. como vc retirou a agua da piscina pra passar pelo chiller e devolveu? retirou com balde e colocou numa panela msm? ou usou bomba?
Paulo Secundo eu liguei uma mangueira da bomba na piscina. O mais fundo possível, enchi o chiller de água e então liguei a bomba. A bomba não puxa água, se estiver seca. Mas se tiver com líquido, ela da conta.
Quantos metros tem seu chiller por imersão?
15 metros.
Eu acho que o chiller de placas só é uma boa opção pra fazer acima de 40 Lts. Eu percebi que ele acumula resíduos muito fácil e só agua fervendo não limpa.
é cara. cada chiller tem um cenário perfeito, digamos. Eu concordo com sua visão. Eu curti demais o de imersão. ainda mais recirculando água como eu faço, resfria muito bem, muito bem mesmo.
A limpeza do chiller de placas é um pouco mais delicada mesmo. O ideal é não deixar acumular.
Chiller de contra fluxo na minha opinião e na minha experiência é aquele perfeito pra poucas quantidades de mosto nas brassagens. Eu fiz um estudo prático e teórico com Aço Inox, alumínio e cobre fazendo o Chiller. Bem, de todos esses metais o aço inox é o melhor pra resfriar e também esquentar de forma mais rápida. Então o chiller de aço inox esfria mais rápido absorvendo com mais efetividade temperatura alta ou baixa e dissipa a temperatura mais rápido. Eu vou em uma loja amanhã comprar o tubo de aço inox usado em montagem de ar condicionado, pois ele é usado pra dutos de ar condicionado pela rápida e eficácia absorção de temperatura.
interessante. Sempre ouvi dizer que o aluminio era o melhor dos três para isso. Mas se já fez um teste, melhor ainda. eu nunca fiz esse teste. Manda bala cara. Depois de uma olhada no meu video sobre resfriamento. Vale a pena!
Pra mim o de placas é o campeão. Eficiente e prático. O meu nunca entupiu. 30 placas.
Surgiu uma ideia aki, que n sei se alguém já chegou a fazer ou se até msm é possível fazer ou pode trazer algum problema no caso do chiller de placas. A ideia é a seguinte:
Colocar o chiller de placas imerso em um reservatório com água e gelo até o nível das placas, sem chegar no nível dos espigões e a partir daí começar a resfriar o mosto. Será q isso traria mais eficiência ao chiller de placas? Será q isso prejudicaria de alguma forma o chiller de pracas?
sim! eu! rsssssssssss
ruclips.net/video/XRohnXjKKMg/видео.html
eu deixava o meu mergulhado na água e sim, com certeza ajuda sim, mas não muito
@@Robinhobeer kkkkkkkkkk Bacana o vídeo! Obrigado por tirar a dúvida da ideia q tive, mostrando na prática. rsrsr Skaal 🍻
Parece que o que perde de mosto acaba sendo parecido nos 3, o que perde nos que passar por dentro você perde no trub bagunçado no de imersão.
não cara. o imersão perde menos. Mesmo com a bagunca, ainda perde menos!
Pouca coisa, mas é menos.
abcs
Boa Robinho...no caso do trub: se nos resfriarmos o mosto e depois retirar o chiller e fazer o whirpool e esperar uns 15 min, e passar para o balde ...Será que daria algum problema? ..Abrx mano
Maria Bonita Cerveja de Panela não. Dará de boa, mas dizem que o whirlpool a quente tem um resultado melhor. Tb tem o lance de cuidado com a contaminação. Contaminar a 97 com a colher cervejeira e mais difícil que contaminar a 20. Tirando isso. De boa.
Abraços
Minhas brassagens com chiller de imersão eu fazia exatamente assim! Refriava o mosto fazendo uma circulação do mosto na panela para aumentar a eficiência da troca de calor, já que deixar o chiller parado, faz com que o mosto em volta do tubo de série e crie uma espécie de isolamento térmico. Se eu deixasse o líquido parado, a água começava a sair mais fria. Era aumentar a agitação do mosto, a água voltava a sair quente.
Após resfriar o mosto, retirava o chiller, daí é que eu fazia o whirpool.
Mas isso levava quase uma hora nessa brincadeira quando não levava mais tempo.
Eu faço levas de aproximadamente 50 litros.
Consegui diminuir o tempo de resfriamento usando um pré chiller, que eu deixava dentro de um balde com gelo, assim a água saia da torneira, passava pelo pré-chiller, que resfriava a água para na passagem pelo chiller imerso no mosto, dinamizasse a troca de calor.
Agora que estou sozinho nessa empreitada, estou tentando dinamizar meu tempo e evitar esforço desnecessário, por isso adquiri um chiller de contra-fluxo.
E aí Robinho!!! Já fez o banquinho ??? Acabei de ver seu video sobre chillers . Eu já não estou querendo usar mais nada disso. Projetei uma cx fria de zero consumo de água . Não dar trabalho nenhum , e nem precisa se preocupar tanto com sanitização. Qdo ficar pronto te mando as fotos . Abs
paulo fontes grande Paulo. Ainda não. Rsssss. Continuo usando o tijolo. Kkkkkk. O banquinho e excelente, mas preciso pegar um dia para fazer. O banco que tenho em casa não cabe. Rssss
Legal cara. Compartilhe conosco depois sim. Já sabe como fará na questão da lupulagem? Pra não ficar muito amarga? Ancs
A desvantagem do chiller de imersão e fazer o hipor.
Bom vídeo! Eu uso um de imersão e estava querendo migrar para contra fluxo ou um de 30 placas.
Mas ponderei bem e vou adquirir um chiller de imersão duplo com 30m bitola de 1/2. Vou usar um pré chiller de 3/8 15m no gelo.
Na minha análise foi além do melhor custo benefício, me traz muito mais praticidade, pq apesar de ganhar tempo com os outros, depois se perde tempo sanitizando, e sempre há risco de contaminação. Daí pensei em superdimensionar um imersão hahaha
Muito obrigado. Cara, tentei não influenciar na sua decisão, rssssssss, mas certeza de que vc terá um resultado melhor e com maior facilidade de limpeza e sanitização.Se fizer um pre chiller que caiba dentro do chiller principal, otimizará o espaço. Outra dica, é recircular água em temperatura ambiente pelo chiller, até mandar para 60 e depois usar esse seu método, certeza de que fará bem rápido e baixará muito
valeu cara, abração
Bom dia Robinho!!!
Logo chego lá...
Ainda vou engatinhar para depois chega no nível que vc está.
Um grande abraço!!!
Na família também ; )
bom dia meu amito,
imagina cara! vc tem grande potencial, Já já está lá.
grande abraco a todos vcs.
Boa noite.
Eu coloco o chiler no fermentador.
Alguma desvantagen nisso?
ezequiel avila não. Só lembre-se de sanitizar antes na fervura. Ok?! Quer dizer. A única desvantagem, seria na questão da oxigenação. Como vc fará? Chacoalhando?
uma das piores desvantagens do chiller de imersão é o fato de ter que ficar agitando o mosto para poder melhorar a troca de calor, deixando muito tempo a panela destampada, possibilitando a contaminação aérea. Estou saindo do chiller de imersão que veio no kit que comprei, para um de contrafluxo de 15 metros.
George Karoleski cara. Eu não chacoalho não. Rssss senão bagunça o trub tb.
Eu uso um sistema de recirculacao de água. Já viu meu vídeo? Com esse não tem motivo para mexer.
Um cf é excelente. Vc vai curtir
Valeu por comentar. Abcs
@@Robinhobeer à noite vou dar uma olhada com calma. Mas o fato de não agitar o mosto vai fazer com que a troca de calor seja muito prejudicada, pois resfria o mosto em volta do tubo e, a partir disso, a eficiência cai drasticamente.
Uma coisa que faço para não desperdiçar tanta água é utilizar a água quente que saí do chiller para amolecer as sujidades das garrafas que vou usar para o envase. Tenho uma caixa d'água pequena que coloco as garrafas dentro, deixo encher de água quente do resfriamento do mosto, depois adiciono um pouco de detergente, kiboa e desinfetante e deixo de molho de um dia para o outro. No dia seguinte término de lavar as garrafas e já guardo elas num suporte apropriado que deixa as garrafas com a boca para baixo (em gente que chama de árvore de Natal)
mais uma obra, ainda estou no de imersão, mas um dia chego nas placas
Muito obrigado Thiago. Pois veja que coisa engraçada. rssss eu estou no de imersão agora. Vendi meu de placas.
hoje fiz uma cerveja e na hora de resfriar mergulhei o chiller de imersão e simplesmente o chiller abriu varios furinhos, você já viu acontecer algo parecido ,pois eu tenho tambem um outo chiller menor e nunca aconteceu isso.,a temperatura estava uns 65 graus ,como foi furar?
Jose Carlos Portal caraca. Não. Nunca vi.
Furos podem ocorrer se dobrar o tubo e tentar desdobrar. Ou corrosão interna. Só se for.
Pela temperatura não. Um chiller aguenta muitos graus acima disso aí. Até uns 300 graus o alumínio ou inox nem sentem.
Legal meu amigo!! Eu só sei beber a bichinha😂
kkkkk muito bom tb
Robinho, já usei chiller de imersão de cobre e agora estou com um de placas, mas vou voltar para o de imersão, mas de inox. Pra mim, a principal vantagem do chiller de imersão é que ele é o que baixa a temperatura mais rápido abaixo dos 70 graus. Com ele dá iniciar o resfriamento enquanto faz o whirlpool, ganha tempo, eficiência e controle do amargor por causa do tempo para baixar dos 70°. O de placas e contra fluxo tem q esperar decantar o trub após o Whirlpool e só então começar a resfriar, e o resfriamento ocorre em porções, enquanto parte do mosto está resfriado no fermentador, outra parte está gerando amargor na panela. A não ser q faça o Whirlpool a frio, mas acho menos eficiente e aumenta a chance de contaminação.
Pedro Biazon exatamente meu caro. Acho que além dessas que vc disse. Tem a vantagem tb de se eu quiser adicionar lúpulo a 75c, eu consigo.
Valeu pelas dicas.
Abração
Exatamente, tem essa vantagem ainda ainda. E pode mandar 20g de lúpulo por litro a 0' e não corre risco de entupir.
Pedro Biazon mais essa vantagem rssss. Não entope. Se bem que. Nunca entupiu comigo. Nenhum deles.
Comigo tb não, mas já li muitos relatos de entupimento em chiller de placas... é um risco né.
Ah, se for vender suas panelas de inox, quero negociar heim...rs
Valeu!
cara. já vendi tudo! =s rssssssssssss... só me sobrou uma bomba marrom. o resto foi tudo. até a controladora que fiz, vendi.
Show! Excelente explicação! Tenho uma pergunta qto ao chiller de placas: Qto vc estima a eficiência dele na troca de calor? 30%
Muito obrigado cara.
Cara. Essa eu não sei não. Rsss mas a água sai quente demais do outro lado. Bate uns 50c. Então….
Mais um vídeo excelente!
O chiller de placas entope muito?
Uso de contra fluxo que é um trambolho e fica jogado pela casa e queria mudar para o de placas.
Muito obrigado meu amigo.
Nunca entupiu comigo. Mas sempre user bombinha, nunca fiz por gravidade.Porém se fizer um whirpool bem feito e não levar sujeira para o fermentador, não há pq entupiir. Acho que as aletas são bem espaçosas por dentro, cara.
Placas é animal. Não ocupa espaço algum. e funciona muito bem.
Seu conceito de chiller está equivocado!
Dá pra usar chiller de imersão com filtro biab?
imersão com filtro biab? não entendi sua pergunta. Mas enfim, o imersão da para usar com qualquer método que existe.
valeu