Existe um claro propósito de sucatear as escolas públicas. A falta de aprendizado da população serve aos propósitos para a precarização do trabalho, falta de mão de obra qualificada e por aí vai...
Você percebe o porquê tantas pessoas estão cada vez mais indo para Argentina ir estudar, pois é sacanagem uma pessoa ter que competir numa prova excludente chamada ENEM perder anos e anos estudando para ter uma nota, que alguém que estuda nesses colégios tira com extrema facilidade e já tem emprego garantido antes mesmo de completar seus 18 anos. Entram em faculdades federais e ainda tem que lidar com um claro recorte de classe, onde as pessoas em sua maioria são playboys que viajam toda semana para outros países, enquanto o pobretão tem que trabalhar, chegar na aula na hora, se não ouve que você não tem que estar ali, pois você não é lugar de quem trabalha e estuda ao mesmo, o que ocasiona em pessoas indo para faculdades particulares
Um propósito de manutenção do status quo burguês. Precariza, subinveste, desvaloriza o professor, só dissemina conhecimentos razos e história eurocentrica e foca em disciplinas que vão gerar um trabalhador especializado, barato e não questionador.
@@RabeloGabriel ...e as universidades particulares tem um só objetivo: vender diplomas, nem que isto acarrete num cidadão superficial e profissional de péssima qualidade.
O detalhe é que o milionário joga os boletos na mão de um advogado tributarista e abate tudo do IR que já não ia pagar mesmo! Resumindo: quem banca é o pobre!
Verdade. O milionário consegue escapar da máfia estatal, já o povo é refém e cada vez paga mais, pois a máfia cada vez nos exige mais para deixar os milionários, bilionários. E a tendência é piorar mais...
Qdo. Comecei a trabalhar e queria voltar a estudar, todos os chefes e a ideologia do banco era " Você Nasceu Pobre, então , só pôde Trabalhar e sem reclamar. Estudar é só para Rico'". Isso, na década de 80. E continua....😠😠😠
Agora eles tentam condicionar os pobres a acreditarem que o ensino superior são ruins e não estão com nada. E isso ocasiona em diversas pessoas simplesmente indo para outros países e países vizinhos estudar, pois alguns são bem mais acessíveis e valem mais a pena
Curioso. Nessa mesma época eu trabalhava em banco e foi a administração do banco que me deu o empurrão que eu precisava para crescer profissionalmente e conquistar meus sonhos. Encerrei minha carreira como executivo de uma grande empresa europeia e devo isso aos aprendizados e incentivos que recebi no banco naquela época.
Educação no Brasil é uma mina de ouro. Além do que há uma indústria muito lucrativa em torno de cursos preparatórios, que só fazem reproduzir a desigualdade.
Eu consegui 50% de bolsa de estudo numa escola particular, e me disseram que era o máximo de bolsa que eles davam. Mas esses 50% que faltava pra pagar, era o salario completo do meu pai. Conclusão: é sobre isso..
O investimento em escolas técnicas deveria ser mais investido na nossa educao pública Na minha opniao o estudo técnico foca mais na prática e exige mais dos alunos E garante ao aluno uma prática mais eficaz .deixando mais preparado para o mercado de trabalho
@@MarceloMendes-u4mque ainda que o aluno seja bastante esforçado e inteligente, ele não vao conseguir estudar na mesma escola que o playboy. Porque ainda conseguindo o máximo de bolsa, o aluno não consegue pagar.
Só ouvi verdades! Uma das falas mais impactantes do Edu. Essa é a base onde se constrói toda essa mentalidade preconceituosa onde se cria a percepção q uns seres humanos valem mais que outros.
PELA DEUSAAAA! Que vídeo!!! Vou lançar na primeira aula de todas as minhas turmas na rede pública em 2024!!! Esse é um DESENHO CLARO do eterno projeto de boicote à educação no Brasil. OBRIGADA, Edu.
Os professores dessas escolas ganham bem sim e por causa disso, resumidamente, os da escola pública ganham muito mal. Em média 120 reais a hora aula versus 20 h/a, respectivamente.
Mui belo ver e perceber o quanto Marx está fazendo bem ao Eduardo e ao ICL. Se cuida camarada! Suas palavras, sua força e sua coragem são importantíssimos pra nós todos! Tmj ❤
Meu pai era de 1930, Não estudou. No tempo dele incutiram em sua cabeça que estudo era pra rico. Pobre tinha que trabalhar no pesado, e ele aceitava isso como verdadiro e reproduzia e 17:46 ssa condição para os filhos. Não fosse minha mãe, mais 17:4617:46 sensata e que estudou um pouco, eu e meus irmãos seriamos analfabetos. Hoje, ainda temos situações semelhantes.
Minha mãe contava moedas pra comprar pão. Eu que ia comprar, eu ia comprar pão com 2 reais com todos aqueles doces e comida me chamando.... porque não posso pagar? Porque não herdei? A culpa é da minha mãe? Mas quem criou as leis? Quem são essas pessoas? O ser humano hoje é exatamente o que é. Un ser humano. O ser que criou a ideia sobre si mesmo, o ser que acredita nessa ideia e não questiona. Não acho que somos humanos. Humano existe nunca mundo de Deus. Estamos no Brasil, num mundo de países. A mente rasa impede a massa de ver a vida em sua complexidade. Coitados....... ah, hoje eu adulto me peguei contando moedas pra comprar pão. Eu que tenho noção, estou cansado e não quero perpetuar esse sistema ridículo. Minha mãe tbm foi ensinada que o trabalho dignifica o homem. Ela até tentou passar essa ideia pra mim. Mas não colou. Chega!!!!!!
Pra mim, esse é o maior empecilho da educação no Brasil. Muitos jogam toda a culpa nas escolas e no sistema de ensino, mas subestimam a influência do ambiente familiar, que muitas vezes não incentiva ou até mesmo desestimula o processo de aprendizagem, por isso tanto desinteresse por parte dos alunos.
Na Aveneus tem lista de espera de filhos milionários. Lá não bastar ter dinheiro, tem que ter perfil e ter inglês fluente, pois o português é segunda língua.
......nunca foi.....nunca será para libertar, por o sistema precisa manter os escrahvos trabalhando para o sistema.....a educação livre, é só a dessas escolas ai...pois são filhos de quem controla o sistema.
É isso companheiro. É uma das coisas que faço muitas críticas aos nossos governos, os de esquerda. Faltou a construção de formação dos nossos professores. Lula fez um esforço enorme para colocar nossos pobres nas escolas, nas universidades, para tanto alocou verbas para o FIES, que alimentou um tanto de faculdades particulares, cujos donos, são também os donos do capital, como seria portanto essa formação? Nem é necessário fazer a pergunta para quem essa formação fora feita, senão para servir ao capital. Foi um erro grasso, não houve uma preocupação com a formação dessa gente para ser a serviço da libertação do ser humano, para despertar consciência de pertencimento à classe, mas a serviço único do capital.
As escolas técnicas brasileiras, criadas por Getúlio, sempre foram de alta qualidade educacional. Permitiram a gerações ter uma formação profissional de primeira. O que precisa, hoje, é atualizar as matérias e os cursos, conforme as tecnologias atuais. Um chefe de setor na fábrica de nivel médio deveria ganhar um salário equivalente ao do engenheiro que ele encontra na fábrica. Como ocorre na França, entre um chefe de atelier e um engenheiro da Renault !
Concordo! Mas ainda assim é necessário trabalhar a parte humana, social e crítica, pq do contrário forma-se apertadores de botões especializados que são incapazes de lutar por seus direitos...
A escola pública já era. Os alunos são promovidos sem frequência minima e sem nota. O professor está entre a cruz e a espada. Muito triste o rumo que o pais está tomando.
A ordem no meu estado é passar, passar, passar. O aluno não tem condições nenhuma de prosseguir porque falta demais, com os pais cientes e não se importando, mas isso não importa.
@@marieguilhotinamelo4556 e se algum aluno, por dúvida mesmo ou por maldade, perguntar "De onde vêm os bebês?" Coitado(a) do(a) professor(a) que explicar! É demissão na certa! 😒
@@Jaquelinenascimento3176Eu já estudei numa escola particular, basicamente além de empurrarem para debaixo do tapete: assédio sexual, misoginia e até a própria indiferença com quem tem dificuldade de aprendizado e alguns com problemas mentais. Pais ameaçam de processo constantemente, a escola e se a escola não obedecer eles simplesmente processam toda a escola, sempre a escola cedia aos pais e acontece o mesmo nessas. Deixando claro, que eu não sou playboy, minha mãe trabalhava muito para pagar a mensalidade da mesma, e eu só fiquei até o 9° ano, pois eles começaram a cobrar quase 3 salários mínimos na mensalidade do ensino médio, eu fiquei no ensino médio inteiro em escola pública
@@judah1841 obrigada sanar minha curiosidade, então os professores ganham uma salário muito bom, auxiliar poderia melhorar mas tá melhor do que eu imaginaria. Os funcionários da limpeza, como moram longe e o serviço é pesado, deveriam ganhar mais.
Cara, só o Edu falando essas coisas e os gestores da escola pública todos adotando a induçao de burn out e o empreendedorismo. Obrigada por existirem ICL.
Imagino um mundo onde o valor pago para os Professores volte a ser um salário digno. Precisa de muito recurso (sempre precisou) para um Professor poder exercer seu trabalho, que muitas vezes é com mais de 50 alunos. Corrigir provas, trabalhos, ter contato com todos os papéis, os microrganismos são compartilhados com certeza, o que significa ter/estar em risco. No mundo real, os alunos melhores qualificados querem estudar para se tornarem Advogados, Médicos, Engenheiros, etc.. Apenas 0,002% quer se tornar um Professor de Ensino Fundamental ou Básico.
@@celsolouzada3189e esse “sistema” premia esforço e inteligência? Então todo pobre é preguiçoso e burro? Meu caro, meritocracia só existe onde as pessoas partem do mesmo ponto de partida. Se você acredita que existe meritocracia REAL nesse país, certamente não assistiu ao vídeo e não mora no Brasil.
@@celsolouzada3189não é discurso vitimista, desigualdade social é um problema, preconceito é um problema, miséria é um problema, e o estado tem que lidar com isso.
@@celsolouzada3189 não conheço esses dados, mas considerando que sejam verdadeiros, são pontos que precisam ser revistos e melhorados. O que não dá é para acabar com tudo.
Se existisse liberdade pra cada escola, ensinar o que achasse melhor, talvez fizesse sentido, mas existe as regras do MEC, que toda escola pública ou privada, tem que cumprir.
Eu fiz o colegial entre 2008-2010 no interior de SP, tinha dia que eu não tinha aula... chegava na escola não tinha água, não tinha professor, a escola era assaltada, chegaram a roubar comida dos freezers, papel hig... isso sim era um absurdo não o preço de algumas escolas particulares...
Eu tenho 39 anos e há 1 ano e meio tô estudando inglês. Eu estava no CNA que era um valor considerável, 280 fora material semestral... Mudei pra uma online mais barata, boa tbm. Eu to atrasado porque a educação que eu tive não me ensinou bem inglês, coisa que o rico tem desde criança. Tô correndo atrás pra tentar ganhar mais pq como Eduardo falou, o salário nas empresas não aumenta e os custos de vida só cresce. Eu já ficando meio desanimado pq o tempo tá passando e a fé na melhora cada vez mais diminui ...
Para se ter uma ideia, é possível pagar a anuidade de uma criança em Camarões através do programa Padrinho Educador por 600 reais por ANO. Lá não há escola pública infelizmente, então as crianças carentes só vão para a escola com apoio de padrinhos. Ou seja, manter uma criança numa dessas escolas de elite equivale a oferecer a oportunidade da vida para 240 crianças africanas.
Vc repara como a educação não é valorizada. Um candidato que tinha projeto de melhora da educação e experiência para isso não ficou entre os três melhores colocados.
Eu acho que a educação é valorizada sim, porém só é disponibilizada para uma parcela da população. Já estudei em escola públia e depois fui para particular, a diferença de ensino e gritante.
Nem quem quer se formar professor tem incentivo. Os cursos de exatas são ocupados pelos piores alunos. Destes, 70% desistem do curso. Estamos em constante degradação do ensino de exatas no Brasil.
Revoltante!.. Infelizmente educação nunca foi prioridade em qualquer governo desse país. Qualquer dinheiro aplicado em educação é sempre considerado "gasto", nunca um investimento na sociedade. Sem contar a má gestão! E quando há um investimento, o dinheiro é destinado para coisas que não traz valor a médio e longo prazo. É sempre olhando para as próximas eleições, a continuidade no poder, etc.
Tudo o que alcancei devo ao estudo. Estudei em escola pública nos anos 70. Tinha aula de literatura (estudávamos os clássicos brasileiros), música (história da música, orquestra sinfônica, leitura de partituras), francês e inglês, entre muitas outras matérias. Para não reprovar todas exigiam um desempenho igual ou superior a 70%. Minha esposa, vivendo no interior, teve exatamente a mesma experiência. E o orçamento da educação era inferior ao de hoje.
Antigamente as escolas públicas dos grandes centros urbanos eram melhores pois ainda eram "elitizadas", no sentido de que só a classe média pra cima tinha acesso, já que naquela época eram poucos que poderiam se dar ao luxo de frequentar a escola. No entanto, coincidentemente, só foi o pobre começar a frequentar mais as escolas que o ensino público começou a ser gradativamente sucateado.
Lembro-me de ter colegas de classe de famílias muito ricas. Isso criava uma pressão positiva sobre o sistema de ensino, que tinha usuários influentes e interessados na educação dos filhos. Com a ida desses alunos para as escolas particulares, o ensino público foi abandonado à sua própria sorte.@@bigerdino
PARABÉNS falou a verdade .👏👏👏👏👍👍👍👍Era pra ter escolas todas iguais e não ter essa diferença de classes sócias.O ensino era pra ser melhor pra todos e não ter essa desigualdade social.
Edu, leia a Escola Conservadora, de Pierre Bourdieu, e depois grave um programa. Ele não apenas explica como a escola não reequilibra as desigualdades que os jovens trazem de suas vidas familiares, como as agrava. E mais, não produzem esse efeito por incapacidade de produzir o contrário, mas o produzem porque são instituições feitas justamente para a manutenção e ampliação dessas desigualdades. As escolas particulares são feitas para manter os privilégios daqueles que podem estudar nelas.
@@jorgecordeiro1736 o estado não consegue nem manter funcionando os alunos atuais da escola pública metade da população nao tem saneamento básico e o comunista de condominio fala que não deveria existir escolas particularesk kkkk
É interessante como existe essa ala conservadora que não nega a realidade e que combate problemas reais como desigualdade e destruição do meio ambiente. Mas são incapazes de fazer frente ao conservadorismo mainstream que só propaga preconceito e manutenção de estruturas de opressão.
Exatamente. A primeira pergunta a ser feita, é: que tipo de escola você quer fazer? Para libertar ou escravizar? Então, claro que é importante que a educação seja libertadora, porque senão seremos sempre escravos do país.
Em primeiro lugar todo pai tem a obrigação de dar a melhor educação possível aos seus filhos. Os valores mencionados, apesar de muito caros para a maioria dos brasileiros, representam muito pouco para certas pessoas. Quanto à educação ter que ser libertadora, isso cabe ao educando. Eu sempre estudei em escolha pública, me dediquei ao máximo, e quando entrei no mercado de trabalho consegui me libertar, atingindo a estabilidade financeira. Muitos dos meus amigos eram de famílias ricas e foram para escolas particulares famosas. Nunca passou pela minha cabeça invejá-los, academicamente nunca fiquei atrás deles. Claro que o ensino público na década de 70 era mil vezes melhor que o atual. Hoje, com a internet, um estudante que queira evoluir tem milhares de opções à disposição, coisa que eu não tinha.
O interessante que quando uma família tem um filho com algum transtorno de aprendizagem, um PCD descobre que estas escolas não ir ao aceitá-lo, ainda que o irmão/irmã estuda naquela unidade escolar. Conheci um caso que aconteceu em uma das mais conhecidas e caras escolas da elite paulistana.
Vim de escola publica de toda a minha formação (ensino fundamental 2 até hj na universidade federal) e sempre ouvi dizer: "estude pra vc ser alguém", mas o q não diziam era: ser alguém, mas sem nenhum! 😂😂😂 Me sentia tão egoista e até usurário pq penso assim. Não entendo a passividade das pessoas trabalhadoras face ao demérito imposto a elas. Agradecido a vc EM por essa fala.
Vivi e assisti na própria vida as diferenças sociais ...na mesma família a falta de estímulo a uns e o apoio integral a outros....muitos deram o " tiro " no pé!
Eu já conheci alguns professores de escolas caras, e o pior é que nem ganham tão bem assim e são restritos pela diretoria em fornecer conteúdo que seja "reflexivo" de verdade. A maioria aí está mais preocupada com a grife do que de fato com o aprendizado dos filhos.
Espero que o Eduardo tenha uma longa vida e se ciude muito pq cada vez q eu escuto ele penso "esse cara deve correr muitos riscos por falar oq ele ta falando". São verdades muito duras e necessárias em poucos minutos, q seguramente incomodam muito a burguesía Parabéns! É tão bom q nem.parece ser de verdade Obrigado
Adorei Ed... É essa educação do 2 + 2 e , o Ivo viu a uva que está sendo fortemente ensinada nas escolas públicas ... Carros chefes: projetos integradores e Projeto de vida que viraram disciplina e retiram a carga horária de disciplinas disciplinas
Estou pensando em retornar ao Brasil (Curitiba) e fiquei assustado com o nivel das escolas e as suas grades...parecem umas minis escolas de Adm. Realmente foi um choque...Ainda estou ponderando esse retorno.
Eu não tenho nada contra a existência destas escolas, o que me revolta é que quem matricula o filho nelas paga menos impostos sobre a renda do que um assalariado
Se eu trabalhar o ano todo sem gastar 1 centavo,fico devendo 9 salários na matrícula. Kkkkk.Tenho que trabalhar 2 anos pra pagar a matrícula. Queria saber quem são os professores desta escola.Sera que um faxineiro lá ganha uns 5 mil reais por mês?
Isso me lembra um colega que eu tive na federal aqui em Porto Alegre. O cara era herdeiro (financeira, construção etc). Chega a na aula de bermuda e regata assinava a chamada e ia pro bar. Nisso tinha outros dois colegas de cidades da chamada grande Porto Alegre (não eram de Porto Alegre). Lá pelo quinto semestre o Herdeiro “cansou da federal” e foi pra uma faculdade privada cara que era reconhecida por ser mais empreendedora no curso (ADM). Os que ficaram tinham o filme queimado com o resto da turma por terem fama de vagabundos. Com isso ninguém queria fazer trabalho com os caras etc. Resultado: vc vê o face do herdeiro e está lá CEO de 3 empresas, ainda abriu uma de investimento. Os outros dois: infelizmente se deram mal pq além de não terem grana, não fizeram o capital social dentro da universidade com os demais colegas pq eram mal vistos e tb não tinham capital social pregresso. Eu conhecia o herdeiro por conta de meus pais terem se sacrificado e conseguido me colocar num colégio bem conceituado que fazia parte da lista dos colégios conceituados da cidade e que acaba gerando amizade só de falar que estudou num colégio desses com pessoas que tb estudaram em outras escolas de renome. Enfim é a vida.
querido Eduardo Moreira, o Grande Espírito invariavelmente continuará te abençoando, meu estimado irmão. Você é fundamental para a superação da nossa miséria coletiva. Amo a sua Vida meu brother. Que alívio que você existe. Desejo profundamente poder somar um dia
Na verdade os pais que colocam os filhos nestas escolas estão preocupados em conseguir novos contatos através dos "amiguinhos" dos filhos, esse pessoal não enxerga nada além de negócios e tudo tem que ser lucrativo às custas de quem quer que seja.
Sigo uma dessas escolas no Instagram. As aulas de campo para alunos do Ensino Médio são para lugares como a Amazônia. Eles também vão para a China, para Nova York, onde convivem com os estudantes das outras filiais da escola. Ou seja: tem que poder pagar essas atividades "cotidianas" e todo o resto do estilo de vida. Não é só a matrícula de 25 mil e as mensalidades de 10 mil
E é ótimo que exista escolas assim. Oque é ruim, é não ter escolas assim para todo mundo. Não sei porque criticar essas escolas. Tem que criticar é o Estado que faz escola pública horrível, que taxa os pobres deixando os mais pobres e não taxa os ricos. É bizarro como parece que querem que todo mundo seja pobre. Não se deve limitar riqueza, mas sim a pobreza. Diminuir a desigualdade, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a escolas como essa dai.
Me lembro vagamente que há na constituição algo sobre a finalidade da educação, se não me engano é "capacitar o cidadão para o trabalho", em outras palavras, somos educados a servir a classe rica. Não somos educados a pensar ou a questionar, mas a servir!
Quem se forma nessa escola, tem carta branca pra ir pra melhores faculdades do mundo. Eles não participam de ENEM, pra frequentar faculdade brasileira.
Morei na quebrada, vi muitas coisas bizarras mas os piores crimes e os piores criminosos estão nos ditos bairros "nobres", tem que ser muito hipócrita pra negar isso
Por que estão criticando essa escola? Deveriam criticar o governo por não oferecer a mesma qualidade de ensino. É melhor ter uma escola assim do que o moleque sair do Brasil. Pelo menos a escola aqui gera empregos para os próprios brasileiros. Parabéns a escola 👏🏼👏🏼
Boa noite, ICL! Quer dizer que se a escola é cara o professor é bom? Acredito que há muito poucas escolas, pra tanto professor bom...ganho pouco como professor, mas me considero ótimo professor! Eduardo, acredito que vc precisa visitar as escolas públicas, assim como visitou o MST, pra mudar sua visão da qualidade do trabalho do professor e dos seus desafios diários! Abraços!❤
Honestamente eu não entendo qual é o problema. Paga quem quer. A existência de um colégio particular caro não diz nada sobre a qualidade de colégios públicos (ou a falta dela). Eu não colocaria um filho meu num colégio desse porque, sendo no Brasil, duvido que entregue educação condizente com o QSJ que pedem.
A Escola Privada virou uma "Organização Educacional " com Gestão de Pessoas e de Negócios..., mas quais são os principios dessa Escola? Qual sua missão? Que seres humanos pretende formar? Que Valores Humanos embasam seus Conteúdos Educacionais,? Daí que é URGENTE fortalecer.o ENSINO PÚBLICO E GRATUITO!! Temos Paulo Freire a nos orientar gente!!!
A sobrinha "princesinha do interior" de uma colega de trabalho foi enviada para estudar no Ensino Médio em um colégio considerado uns dos melhores da capital para "estabelecer boas amizades, bons contatos" para, depois da universidade, retornar para a cidade da família, no interior, e continuar os negócios.
E ainda tem o futuro QI desses jovens que será "muito mais alto" do que os dos reles mortais. Tendem a contratar os coleguinhas do colégio e da faculdade.
Falou o cara que usa iPhone de última geração, tem plano de saúde pra família toda e os filhos estuda na melhor escola particular que ele pode pagar ! Vai chorar é ?
Existe um claro propósito de sucatear as escolas públicas. A falta de aprendizado da população serve aos propósitos para a precarização do trabalho, falta de mão de obra qualificada e por aí vai...
A escola pública está falida desde a década de 70 do século XX. Na minha opinião é um zumbi que se recusa a morrer.
Os grilhões do capital são mais fortes quando não se tem conhecimento libertador
Você percebe o porquê tantas pessoas estão cada vez mais indo para Argentina ir estudar, pois é sacanagem uma pessoa ter que competir numa prova excludente chamada ENEM perder anos e anos estudando para ter uma nota, que alguém que estuda nesses colégios tira com extrema facilidade e já tem emprego garantido antes mesmo de completar seus 18 anos. Entram em faculdades federais e ainda tem que lidar com um claro recorte de classe, onde as pessoas em sua maioria são playboys que viajam toda semana para outros países, enquanto o pobretão tem que trabalhar, chegar na aula na hora, se não ouve que você não tem que estar ali, pois você não é lugar de quem trabalha e estuda ao mesmo, o que ocasiona em pessoas indo para faculdades particulares
Um propósito de manutenção do status quo burguês. Precariza, subinveste, desvaloriza o professor, só dissemina conhecimentos razos e história eurocentrica e foca em disciplinas que vão gerar um trabalhador especializado, barato e não questionador.
@@RabeloGabriel ...e as universidades particulares tem um só objetivo: vender diplomas, nem que isto acarrete num cidadão superficial e profissional de péssima qualidade.
Essas aulas de Edu valem milhões de vezes as mensalidades das escolas em questão. Parabéns e obrigada, Edu!
O detalhe é que o milionário joga os boletos na mão de um advogado tributarista e abate tudo do IR que já não ia pagar mesmo! Resumindo: quem banca é o pobre!
Verdade. O milionário consegue escapar da máfia estatal, já o povo é refém e cada vez paga mais, pois a máfia cada vez nos exige mais para deixar os milionários, bilionários. E a tendência é piorar mais...
Qdo. Comecei a trabalhar e queria voltar a estudar, todos os chefes e a ideologia do banco era " Você Nasceu Pobre, então , só pôde Trabalhar e sem reclamar. Estudar é só para Rico'". Isso, na década de 80. E continua....😠😠😠
Agora eles tentam condicionar os pobres a acreditarem que o ensino superior são ruins e não estão com nada. E isso ocasiona em diversas pessoas simplesmente indo para outros países e países vizinhos estudar, pois alguns são bem mais acessíveis e valem mais a pena
Eu ouvi isso quando passei num vestibular o meu patrão na época né falou isso.
Eu ouvi isso a minha vida toda, dentro de casa mesmo.
É uma situação que marcou a vida de muitos de nós que lutamos por uma Vida melhor e o direito à Educação.🙏👏🙏
Curioso. Nessa mesma época eu trabalhava em banco e foi a administração do banco que me deu o empurrão que eu precisava para crescer profissionalmente e conquistar meus sonhos. Encerrei minha carreira como executivo de uma grande empresa europeia e devo isso aos aprendizados e incentivos que recebi no banco naquela época.
Educação no Brasil é uma mina de ouro.
Além do que há uma indústria muito lucrativa em torno de cursos preparatórios, que só fazem reproduzir a desigualdade.
Eu consegui 50% de bolsa de estudo numa escola particular, e me disseram que era o máximo de bolsa que eles davam. Mas esses 50% que faltava pra pagar, era o salario completo do meu pai. Conclusão: é sobre isso..
Tb garanto que os professores não devem ganhar 21 salarios mínimos. Numa escola dessas deve ganhar no máximo 10 k.
O investimento em escolas técnicas deveria ser mais investido na nossa educao pública
Na minha opniao o estudo técnico foca mais na prática e exige mais dos alunos
E garante ao aluno uma prática mais eficaz .deixando mais preparado para o mercado de trabalho
@@Alexamderln2pwnão vai adiantar, o problema não é esse, é tudo um projeto, tudo planejado pra ser exatamente assim, sucateado.
É sobre isso o quê? Sua conclusão foi vazia.
@@MarceloMendes-u4mque ainda que o aluno seja bastante esforçado e inteligente, ele não vao conseguir estudar na mesma escola que o playboy. Porque ainda conseguindo o máximo de bolsa, o aluno não consegue pagar.
Só ouvi verdades! Uma das falas mais impactantes do Edu. Essa é a base onde se constrói toda essa mentalidade preconceituosa onde se cria a percepção q uns seres humanos valem mais que outros.
PELA DEUSAAAA! Que vídeo!!! Vou lançar na primeira aula de todas as minhas turmas na rede pública em 2024!!! Esse é um DESENHO CLARO do eterno projeto de boicote à educação no Brasil. OBRIGADA, Edu.
Farei o mesmo.
😂😂😂😂 no outro dia não terão nenhum aluno na sala
É que os professores dessas escolas devem ganhar muito bem para aguentar os insuportáveis filhos de milionários que as frequentam.
Insurportável são filhos de pobre.
Duvido
Generalizando tbm, os professores das escolas públicas devem ganhar muito mal para apanharem dos insuportáveis filhos dos pobres
Os professores dessas escolas ganham bem sim e por causa disso, resumidamente, os da escola pública ganham muito mal. Em média 120 reais a hora aula versus 20 h/a, respectivamente.
😂
Mui belo ver e perceber o quanto Marx está fazendo bem ao Eduardo e ao ICL. Se cuida camarada! Suas palavras, sua força e sua coragem são importantíssimos pra nós todos! Tmj ❤
Meu pai era de 1930, Não estudou. No tempo dele incutiram em sua cabeça que estudo era pra rico. Pobre tinha que trabalhar no pesado, e ele aceitava isso como verdadiro e reproduzia e 17:46 ssa condição para os filhos. Não fosse minha mãe, mais 17:46 17:46 sensata e que estudou um pouco, eu e meus irmãos seriamos analfabetos. Hoje, ainda temos situações semelhantes.
Parabéns à sua mãe. No Brasil o pobre é ensinado a ser inferiorizado
Minha mãe contava moedas pra comprar pão. Eu que ia comprar, eu ia comprar pão com 2 reais com todos aqueles doces e comida me chamando.... porque não posso pagar? Porque não herdei? A culpa é da minha mãe? Mas quem criou as leis? Quem são essas pessoas? O ser humano hoje é exatamente o que é. Un ser humano. O ser que criou a ideia sobre si mesmo, o ser que acredita nessa ideia e não questiona. Não acho que somos humanos. Humano existe nunca mundo de Deus. Estamos no Brasil, num mundo de países. A mente rasa impede a massa de ver a vida em sua complexidade. Coitados....... ah, hoje eu adulto me peguei contando moedas pra comprar pão. Eu que tenho noção, estou cansado e não quero perpetuar esse sistema ridículo. Minha mãe tbm foi ensinada que o trabalho dignifica o homem. Ela até tentou passar essa ideia pra mim. Mas não colou. Chega!!!!!!
Pra mim, esse é o maior empecilho da educação no Brasil. Muitos jogam toda a culpa nas escolas e no sistema de ensino, mas subestimam a influência do ambiente familiar, que muitas vezes não incentiva ou até mesmo desestimula o processo de aprendizagem, por isso tanto desinteresse por parte dos alunos.
@@bigerdino pais e adultos esses educados, por essa mesma escola e ideologia.
um trabalhador assalariado (1 salário mínimo) teria que trabalhar quase 2 anos e, não gastar 1 centavo sequer, para pagar a MATRÍCULA!
Na Aveneus tem lista de espera de filhos milionários. Lá não bastar ter dinheiro, tem que ter perfil e ter inglês fluente, pois o português é segunda língua.
Tamo chutando a mesma uva faz tempo... as crianças das periferias não estão alcançando nem a leitura, quem dirá se questionar sobre condição social.
Enquanto a educação for pautada no liberalismo, nunca será libertadora.
......nunca foi.....nunca será para libertar, por o sistema precisa manter os escrahvos trabalhando para o sistema.....a educação livre, é só a dessas escolas ai...pois são filhos de quem controla o sistema.
@@celsolouzada3189tudo a ver
É isso companheiro. É uma das coisas que faço muitas críticas aos nossos governos, os de esquerda. Faltou a construção de formação dos nossos professores. Lula fez um esforço enorme para colocar nossos pobres nas escolas, nas universidades, para tanto alocou verbas para o FIES, que alimentou um tanto de faculdades particulares, cujos donos, são também os donos do capital, como seria portanto essa formação? Nem é necessário fazer a pergunta para quem essa formação fora feita, senão para servir ao capital. Foi um erro grasso, não houve uma preocupação com a formação dessa gente para ser a serviço da libertação do ser humano, para despertar consciência de pertencimento à classe, mas a serviço único do capital.
Surreal uma matrícula custar 30k! Isso é muito fora da minha realidade, seloko!!
As escolas técnicas brasileiras, criadas por Getúlio, sempre foram de alta qualidade educacional. Permitiram a gerações ter uma formação profissional de primeira. O que precisa, hoje, é atualizar as matérias e os cursos, conforme as tecnologias atuais. Um chefe de setor na fábrica de nivel médio deveria ganhar um salário equivalente ao do engenheiro que ele encontra na fábrica. Como ocorre na França, entre um chefe de atelier e um engenheiro da Renault !
Concordo! Mas ainda assim é necessário trabalhar a parte humana, social e crítica, pq do contrário forma-se apertadores de botões especializados que são incapazes de lutar por seus direitos...
@@flaviapereira716Isso é balela... Qualquer pessoa que vem do técnico quando jovem, também tem senso critico...
Bravooooooo!!!!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
A consciência de classe no Brasil deveria ser matéria obrigatória em todas as famílias.
A escola pública já era. Os alunos são promovidos sem frequência minima e sem nota. O professor está entre a cruz e a espada. Muito triste o rumo que o pais está tomando.
A ordem no meu estado é passar, passar, passar. O aluno não tem condições nenhuma de prosseguir porque falta demais, com os pais cientes e não se importando, mas isso não importa.
@@AlineSouza-yg6mh os pais não colaboram. Quando o filho reprova eles vão lá brigar com o professor.
Parabens 'a toda equipe do ICL pela excelente reportagem
É a comercialização da educação; gostaria de saber qual é o salário dos professores dessas escolas.
bem baixo e são muito mal tratados pelos alunos e pais arrogantes é um povo muiiiiitoooo brega barango demodé demodé demodé
@@marieguilhotinamelo4556 e se algum aluno, por dúvida mesmo ou por maldade, perguntar "De onde vêm os bebês?" Coitado(a) do(a) professor(a) que explicar! É demissão na certa! 😒
@@Jaquelinenascimento3176Eu já estudei numa escola particular, basicamente além de empurrarem para debaixo do tapete: assédio sexual, misoginia e até a própria indiferença com quem tem dificuldade de aprendizado e alguns com problemas mentais. Pais ameaçam de processo constantemente, a escola e se a escola não obedecer eles simplesmente processam toda a escola, sempre a escola cedia aos pais e acontece o mesmo nessas. Deixando claro, que eu não sou playboy, minha mãe trabalhava muito para pagar a mensalidade da mesma, e eu só fiquei até o 9° ano, pois eles começaram a cobrar quase 3 salários mínimos na mensalidade do ensino médio, eu fiquei no ensino médio inteiro em escola pública
@@marieguilhotinamelo4556essas escolas de alto padrão pagam bem sim, em média 120 reais a hora aula, hein...
@@monicacardoso4636mas a cobrança sobre o Professor é absurda. Fora os assédios Morais.
Parabéns Eduardo e toda equipe do IC L por nos abrir a mente! Por nortear nossos caminhos!
Fico muito curiosa em saber quanto uma escola dessas paga aos professores e mais curiosa ainda em quanto paga aos auxiliares de limpeza.
@@judah1841 obrigada sanar minha curiosidade, então os professores ganham uma salário muito bom, auxiliar poderia melhorar mas tá melhor do que eu imaginaria. Os funcionários da limpeza, como moram longe e o serviço é pesado, deveriam ganhar mais.
"Solução para o Brasil é a educação"
Bem, essa matéria demonstra que a galera que ganha (muitíssimo) bem reconhece essa verdade.
Que eloquência, parabéns! precisamos de mais pessoas assim expondo o jeito que o sistema funciona
Cara, só o Edu falando essas coisas e os gestores da escola pública todos adotando a induçao de burn out e o empreendedorismo. Obrigada por existirem ICL.
Imagino um mundo onde o valor pago para os Professores volte a ser um salário digno. Precisa de muito recurso (sempre precisou) para um Professor poder exercer seu trabalho, que muitas vezes é com mais de 50 alunos. Corrigir provas, trabalhos, ter contato com todos os papéis, os microrganismos são compartilhados com certeza, o que significa ter/estar em risco. No mundo real, os alunos melhores qualificados querem estudar para se tornarem Advogados, Médicos, Engenheiros, etc.. Apenas 0,002% quer se tornar um Professor de Ensino Fundamental ou Básico.
😅
Eu proponho comprar menos fuzil pra policial e pagar mais nossos professores
@@gnsoares_aí o crime organizado vai expandir, porque policial nenhum é besta de enfrentar um fuzil com uma pistola
Caí pra trás, depois dessa. Só no ICL pra ficarmos sabendo de tal absurdo, parece que vivemos em um mundo distópico.
A maior marca desse mundo é mesmo a gigantesca desigualdade. E da-lhe meritocracia.
@@celsolouzada3189e esse “sistema” premia esforço e inteligência? Então todo pobre é preguiçoso e burro?
Meu caro, meritocracia só existe onde as pessoas partem do mesmo ponto de partida. Se você acredita que existe meritocracia REAL nesse país, certamente não assistiu ao vídeo e não mora no Brasil.
@@celsolouzada3189não é discurso vitimista, desigualdade social é um problema, preconceito é um problema, miséria é um problema, e o estado tem que lidar com isso.
@@celsolouzada3189 não conheço esses dados, mas considerando que sejam verdadeiros, são pontos que precisam ser revistos e melhorados. O que não dá é para acabar com tudo.
Parabéns Eduardo!! É essa consciência que o povo precisa ter! Aí sim, seremos uma potência.
No Paraná é assim: escola cívico militar pro pobre, mas o filho do governador estuda no colégio suíço-brasileiro
Vc falou tudo que os políticos não quer. EDUCAÇÃO.
Se existisse liberdade pra cada escola, ensinar o que achasse melhor, talvez fizesse sentido, mas existe as regras do MEC, que toda escola pública ou privada, tem que cumprir.
Se escola pública seguisse as regras do MEC o Brasil era primeiro mundo.
@@pablohpn piada. Agora ri
E triste saber que tem pessoas que mesmo não sendo endinheiradas, vão quebrar tudo na praça dos Três Poderes pra defender ISSO.
Esse cara não entendeu que mesmo que essa escola cobre 52 reais por mês, não tem vaga pra todo mundo.
E cadê nossa maravilhosa educação pública ?
Eu fiz o colegial entre 2008-2010 no interior de SP, tinha dia que eu não tinha aula... chegava na escola não tinha água, não tinha professor, a escola era assaltada, chegaram a roubar comida dos freezers, papel hig... isso sim era um absurdo não o preço de algumas escolas particulares...
As duas coisas sao absurdas.
Eu tenho 39 anos e há 1 ano e meio tô estudando inglês. Eu estava no CNA que era um valor considerável, 280 fora material semestral... Mudei pra uma online mais barata, boa tbm. Eu to atrasado porque a educação que eu tive não me ensinou bem inglês, coisa que o rico tem desde criança. Tô correndo atrás pra tentar ganhar mais pq como Eduardo falou, o salário nas empresas não aumenta e os custos de vida só cresce. Eu já ficando meio desanimado pq o tempo tá passando e a fé na melhora cada vez mais diminui ...
Isso é inacreditável, uma afronta contra o povo brasileiro.
Para se ter uma ideia, é possível pagar a anuidade de uma criança em Camarões através do programa Padrinho Educador por 600 reais por ANO. Lá não há escola pública infelizmente, então as crianças carentes só vão para a escola com apoio de padrinhos.
Ou seja, manter uma criança numa dessas escolas de elite equivale a oferecer a oportunidade da vida para 240 crianças africanas.
Tá aí una boa ideia para ser implementada no Brasil, principalmente para ensino profissionalizante/técnico. Será que tem alguma ONG aqui pra isso?
Vc repara como a educação não é valorizada.
Um candidato que tinha projeto de melhora da educação e experiência para isso não ficou entre os três melhores colocados.
Eu acho que a educação é valorizada sim, porém só é disponibilizada para uma parcela da população. Já estudei em escola públia e depois fui para particular, a diferença de ensino e gritante.
@@jorshuanoliveira292 não concordo inteiramente com isso. Não vejo essa preocupação materializada.
maioria de pessoas que conheço saíram de escolas particulares....e sao todos bolsominions...entao, nao sei nao@@jorshuanoliveira292
Nem quem quer se formar professor tem incentivo. Os cursos de exatas são ocupados pelos piores alunos. Destes, 70% desistem do curso. Estamos em constante degradação do ensino de exatas no Brasil.
Revoltante!.. Infelizmente educação nunca foi prioridade em qualquer governo desse país. Qualquer dinheiro aplicado em educação é sempre considerado "gasto", nunca um investimento na sociedade. Sem contar a má gestão! E quando há um investimento, o dinheiro é destinado para coisas que não traz valor a médio e longo prazo. É sempre olhando para as próximas eleições, a continuidade no poder, etc.
Tudo o que alcancei devo ao estudo. Estudei em escola pública nos anos 70. Tinha aula de literatura (estudávamos os clássicos brasileiros), música (história da música, orquestra sinfônica, leitura de partituras), francês e inglês, entre muitas outras matérias. Para não reprovar todas exigiam um desempenho igual ou superior a 70%. Minha esposa, vivendo no interior, teve exatamente a mesma experiência. E o orçamento da educação era inferior ao de hoje.
Antigamente as escolas públicas dos grandes centros urbanos eram melhores pois ainda eram "elitizadas", no sentido de que só a classe média pra cima tinha acesso, já que naquela época eram poucos que poderiam se dar ao luxo de frequentar a escola. No entanto, coincidentemente, só foi o pobre começar a frequentar mais as escolas que o ensino público começou a ser gradativamente sucateado.
Lembro-me de ter colegas de classe de famílias muito ricas. Isso criava uma pressão positiva sobre o sistema de ensino, que tinha usuários influentes e interessados na educação dos filhos. Com a ida desses alunos para as escolas particulares, o ensino público foi abandonado à sua própria sorte.@@bigerdino
PARABÉNS falou a verdade .👏👏👏👏👍👍👍👍Era pra ter escolas todas iguais e não ter essa diferença de classes sócias.O ensino era pra ser melhor pra todos e não ter essa desigualdade social.
Quando é explicado de uma maneira didática , tudo fica tão claro .
Os ricos fazem tudo pelos pobres, menos descer de suas costas. Leon Tolstoi
Edu, leia a Escola Conservadora, de Pierre Bourdieu, e depois grave um programa.
Ele não apenas explica como a escola não reequilibra as desigualdades que os jovens trazem de suas vidas familiares, como as agrava. E mais, não produzem esse efeito por incapacidade de produzir o contrário, mas o produzem porque são instituições feitas justamente para a manutenção e ampliação dessas desigualdades.
As escolas particulares são feitas para manter os privilégios daqueles que podem estudar nelas.
Exatamente !
Digo frequentemente: Escolas particulares não eram nem para existir.
@@jorgecordeiro1736 o estado não consegue nem manter funcionando os alunos atuais da escola pública metade da população nao tem saneamento básico e o comunista de condominio fala que não deveria existir escolas particularesk kkkk
É interessante como existe essa ala conservadora que não nega a realidade e que combate problemas reais como desigualdade e destruição do meio ambiente. Mas são incapazes de fazer frente ao conservadorismo mainstream que só propaga preconceito e manutenção de estruturas de opressão.
Que aula fantástica!
Exatamente. A primeira pergunta a ser feita, é: que tipo de escola você quer fazer? Para libertar ou escravizar? Então, claro que é importante que a educação seja libertadora, porque senão seremos sempre escravos do país.
e os filhos dos Ricos quê vão estudar nos estudos unidos prá ficar no lugar dos pais nas empresas escravizando os filhos dos pobres isto é pura vdd
Em primeiro lugar todo pai tem a obrigação de dar a melhor educação possível aos seus filhos. Os valores mencionados, apesar de muito caros para a maioria dos brasileiros, representam muito pouco para certas pessoas. Quanto à educação ter que ser libertadora, isso cabe ao educando. Eu sempre estudei em escolha pública, me dediquei ao máximo, e quando entrei no mercado de trabalho consegui me libertar, atingindo a estabilidade financeira. Muitos dos meus amigos eram de famílias ricas e foram para escolas particulares famosas. Nunca passou pela minha cabeça invejá-los, academicamente nunca fiquei atrás deles. Claro que o ensino público na década de 70 era mil vezes melhor que o atual. Hoje, com a internet, um estudante que queira evoluir tem milhares de opções à disposição, coisa que eu não tinha.
O interessante que quando uma família tem um filho com algum transtorno de aprendizagem, um PCD descobre que estas escolas não ir ao aceitá-lo, ainda que o irmão/irmã estuda naquela unidade escolar. Conheci um caso que aconteceu em uma das mais conhecidas e caras escolas da elite paulistana.
O pior de tudo, amigos é que a competição para se entrar na faculdade pública é a mesma
Essa galerinha que estuda nesses colegios nem coloca os pés nas publicas daqui. Esse pessoal vai tudo para os EUA, França...
galera acha q essa turma estuda na fflch KKKKKKKKKKKKKKKK @@Suipinha
Esse pessoal no máximo estudam numa USP aqui e olhe lá. Eles geralmente vão estudar no exterior
o pior de tudo é que tem quem paga
vc aí militando e os ricos estudando na Austria tranquilissimos kkkkkkk se liga cara@@carlosmink
Tá pensando que essas escolas estão seguindo o novo ensino médio? Não mesmo. Os privilegiados têm aulas normais. Todas as matérias.
Vim de escola publica de toda a minha formação (ensino fundamental 2 até hj na universidade federal) e sempre ouvi dizer: "estude pra vc ser alguém", mas o q não diziam era: ser alguém, mas sem nenhum! 😂😂😂
Me sentia tão egoista e até usurário pq penso assim. Não entendo a passividade das pessoas trabalhadoras face ao demérito imposto a elas. Agradecido a vc EM por essa fala.
Vivi e assisti na própria vida as diferenças sociais ...na mesma família a falta de estímulo a uns e o apoio integral a outros....muitos deram o " tiro " no pé!
Eu já conheci alguns professores de escolas caras, e o pior é que nem ganham tão bem assim e são restritos pela diretoria em fornecer conteúdo que seja "reflexivo" de verdade. A maioria aí está mais preocupada com a grife do que de fato com o aprendizado dos filhos.
É só para marcar território, se cham superiores e não admitem se igualar jamais ao restante da sociedade.
E estas escolas caríssimas ainda é questionável o nível do ensino: ensinam muito da parte técnica, mas zero na parte humana!
Espero que o Eduardo tenha uma longa vida e se ciude muito pq cada vez q eu escuto ele penso "esse cara deve correr muitos riscos por falar oq ele ta falando". São verdades muito duras e necessárias em poucos minutos, q seguramente incomodam muito a burguesía Parabéns! É tão bom q nem.parece ser de verdade Obrigado
Adorei Ed... É essa educação do 2 + 2 e , o Ivo viu a uva que está sendo fortemente ensinada nas escolas públicas ... Carros chefes: projetos integradores e Projeto de vida que viraram disciplina e retiram a carga horária de disciplinas disciplinas
Já vi processo seletivo para essa escola da matéria aqui no Rio. Spoiler: não pagava bem e o feedback do ex funcionários era horrível. 😬
Estou pensando em retornar ao Brasil (Curitiba) e fiquei assustado com o nivel das escolas e as suas grades...parecem umas minis escolas de Adm. Realmente foi um choque...Ainda estou ponderando esse retorno.
Eu não tenho nada contra a existência destas escolas, o que me revolta é que quem matricula o filho nelas paga menos impostos sobre a renda do que um assalariado
eu sou contra a educação privada de forma geral. Mas essas escolas de super ricos são uma aberração, igual aos super ricos.
Sempre espetacular!
Parabéns
Se eu trabalhar o ano todo sem gastar 1 centavo,fico devendo 9 salários na matrícula. Kkkkk.Tenho que trabalhar 2 anos pra pagar a matrícula. Queria saber quem são os professores desta escola.Sera que um faxineiro lá ganha uns 5 mil reais por mês?
Parabéns Eduardo. Que explicação brilhante.
Isso me lembra um colega que eu tive na federal aqui em Porto Alegre. O cara era herdeiro (financeira, construção etc). Chega a na aula de bermuda e regata assinava a chamada e ia pro bar. Nisso tinha outros dois colegas de cidades da chamada grande Porto Alegre (não eram de Porto Alegre). Lá pelo quinto semestre o Herdeiro “cansou da federal” e foi pra uma faculdade privada cara que era reconhecida por ser mais empreendedora no curso (ADM). Os que ficaram tinham o filme queimado com o resto da turma por terem fama de vagabundos. Com isso ninguém queria fazer trabalho com os caras etc. Resultado: vc vê o face do herdeiro e está lá CEO de 3 empresas, ainda abriu uma de investimento. Os outros dois: infelizmente se deram mal pq além de não terem grana, não fizeram o capital social dentro da universidade com os demais colegas pq eram mal vistos e tb não tinham capital social pregresso. Eu conhecia o herdeiro por conta de meus pais terem se sacrificado e conseguido me colocar num colégio bem conceituado que fazia parte da lista dos colégios conceituados da cidade e que acaba gerando amizade só de falar que estudou num colégio desses com pessoas que tb estudaram em outras escolas de renome. Enfim é a vida.
Vamos transformar está escola, em escola cívico militar também 👍👍👍
Educação é para libertar a consciência coletiva com principalmente muita filosofia, que nos faz pensar e pensar é quase tudo.
O trabalhador é chicoteado e ainda gosta do chicote.
querido Eduardo Moreira, o Grande Espírito invariavelmente continuará te abençoando, meu estimado irmão. Você é fundamental para a superação da nossa miséria coletiva. Amo a sua Vida meu brother. Que alívio que você existe. Desejo profundamente poder somar um dia
Na verdade os pais que colocam os filhos nestas escolas estão preocupados em conseguir novos contatos através dos "amiguinhos" dos filhos, esse pessoal não enxerga nada além de negócios e tudo tem que ser lucrativo às custas de quem quer que seja.
Me lembrei do filme Perfume de Mulher, que queriam prejudicar o menino bolsista.
Sigo uma dessas escolas no Instagram. As aulas de campo para alunos do Ensino Médio são para lugares como a Amazônia. Eles também vão para a China, para Nova York, onde convivem com os estudantes das outras filiais da escola. Ou seja: tem que poder pagar essas atividades "cotidianas" e todo o resto do estilo de vida. Não é só a matrícula de 25 mil e as mensalidades de 10 mil
E é ótimo que exista escolas assim.
Oque é ruim, é não ter escolas assim para todo mundo.
Não sei porque criticar essas escolas. Tem que criticar é o Estado que faz escola pública horrível, que taxa os pobres deixando os mais pobres e não taxa os ricos.
É bizarro como parece que querem que todo mundo seja pobre. Não se deve limitar riqueza, mas sim a pobreza. Diminuir a desigualdade, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a escolas como essa dai.
Educação e alimentação!!!! Completamente fora da realidade dos nossos bolsos!
É por isso que o governo tem que melhorar muito a educação criando escolas,ambientes nas praças como bibliotecas públicas com wayfai grátis etc..
Bom dia. Reflexão maravilhosa.❤
Racismo Estrutural, do Silvio Almeida, relata exatamente isso, a educação escolar como forma da manutenção do racismo. Tá foda🙃
Sempre existiu um plano pra sucatear a educação no Brasil, agora eu pergunto pq será??
Me lembro vagamente que há na constituição algo sobre a finalidade da educação, se não me engano é "capacitar o cidadão para o trabalho", em outras palavras, somos educados a servir a classe rica. Não somos educados a pensar ou a questionar, mas a servir!
BOA TARDE POVO DO BEM! 🪷
O que é um negócio jamais se constituirá como um direito.
Mas, aquí na América Latina, a melhor universidade é pública.
Mesmo sucateada, a melhor ainda é a USP
Quem se forma nessa escola, tem carta branca pra ir pra melhores faculdades do mundo. Eles não participam de ENEM, pra frequentar faculdade brasileira.
@@vinicius9424 Exato nenhum quer ficar aqui, tanto que maioria está em Haward
Morei na quebrada, vi muitas coisas bizarras mas os piores crimes e os piores criminosos estão nos ditos bairros "nobres", tem que ser muito hipócrita pra negar isso
Eduardo Moreira EXCELENTE!!!!
Eduardo Moreira, excelente!
Por que estão criticando essa escola? Deveriam criticar o governo por não oferecer a mesma qualidade de ensino. É melhor ter uma escola assim do que o moleque sair do Brasil. Pelo menos a escola aqui gera empregos para os próprios brasileiros. Parabéns a escola 👏🏼👏🏼
Se você acha que ele está criticando a escola, você está pensando errado
Boa noite, ICL!
Quer dizer que se a escola é cara o professor é bom?
Acredito que há muito poucas escolas, pra tanto professor bom...ganho pouco como professor, mas me considero ótimo professor!
Eduardo, acredito que vc precisa visitar as escolas públicas, assim como visitou o MST, pra mudar sua visão da qualidade do trabalho do professor e dos seus desafios diários! Abraços!❤
Eduardo sempre sempre maravilhoso.
Deus te proteja e te preserve com saude.
Honestamente eu não entendo qual é o problema. Paga quem quer. A existência de um colégio particular caro não diz nada sobre a qualidade de colégios públicos (ou a falta dela). Eu não colocaria um filho meu num colégio desse porque, sendo no Brasil, duvido que entregue educação condizente com o QSJ que pedem.
Além de várias coisas ditas, chama atenção "o clube", oportunidade de relações entre "o clube"; A meritocracia forjada.
Um absurdo 😮😮😮😮
Gostaria que o Eduardo trouxesse quanto ele paga de escola pros filhos dele .... hehehe
A Escola Privada virou uma "Organização Educacional " com Gestão de Pessoas e de Negócios..., mas quais são os principios dessa Escola? Qual sua missão? Que seres humanos pretende formar? Que Valores Humanos embasam seus Conteúdos Educacionais,? Daí que é URGENTE fortalecer.o ENSINO PÚBLICO E GRATUITO!! Temos Paulo Freire a nos orientar gente!!!
AGR imagina o preço dos materiais, dos lanches que vendem nessa escola, do transporte e do uniforme? É MT mais que a mensalidade
A sobrinha "princesinha do interior" de uma colega de trabalho foi enviada para estudar no Ensino Médio em um colégio considerado uns dos melhores da capital para "estabelecer boas amizades, bons contatos" para, depois da universidade, retornar para a cidade da família, no interior, e continuar os negócios.
O mundo está cada vez mais dividido entre quem tem tudo e quem não pode nada. Ate uma hora em que os que não têm nada serão eliminados.
Muito bom esse icl
Amei!
E ainda tem o futuro QI desses jovens que será "muito mais alto" do que os dos reles mortais. Tendem a contratar os coleguinhas do colégio e da faculdade.
O que prejudica o ensino básico gratuito do Brasil não são escolas como essa, mas sim comentários absurdos como deste apresentador.
Falou o cara que usa iPhone de última geração, tem plano de saúde pra família toda e os filhos estuda na melhor escola particular que ele pode pagar !
Vai chorar é ?
Bom, tá aí uma crítica.
Salve camaradas ! Fogo na burguesia