Show!!! Mas surgiu uma dúvida. O pessoal da Enel (energia da enel aqui em Goiás é péssima, principalmente em horários de Picos), me sugeriu aumentar as bitolas da minha instalação (eu não vejo necessidade visto que o problema é em horários específicos, de manhãzinha, hora do almoço, 6 até 9 da noite)! Mas a dúvida é a seguinte: SE EU AUMENTAR A BITOLA DOS FIOS, e ficar com um sistema SUPERDIMENSIONADO, este sistema poderá consumir mais energia!?? Ou seja, se meus equipamentos não consumirem toda a capacidade da bitola, terei perda de energia???
Acredito que este mito surgiu de casas com instalações antigas, que usavam cabos de 6mm por ex, e após muito tempo houve aumento na carga de consumo ( ar condicionado, freezer, TVs, Marina de lavar, chuveiro etc) , logo, o cabo de 6mm passou a não suportar mais a nova carga, passando a aquecer e gastar mais, lógico. Aí alguém foi lá, fez os cálculos e concluiu colocar um cabo mais grosso pra na reforma/revisão da rede elétrica, e com isso baixou o consumo da residência. Um leigo de fora do serviço, ou "aprendiz", viu aquilo e achou que simplesmente um cabo mais grosso faz economizar energia. Realmente faz, mas em casos específicos onde já se tem um sistema mal dimensionado/obsoleto necessitando ser atualizado. Parabéns pelos vídeos! Gosto d+ do canal!
Que resposta fabulosa. 👍 Pode se juntar essa resposta e todas as outras aqui para completar o vídeo que está fantástico. Parabéns a todos os comentários e também a ótima explicação do vídeo. 👍 👏 👏 👏 👏 👏 Sou fascinado por eletricidade e muito apaixonado por tudo que se resulta em eletricidade. 👍 Amo aprender sempre mais sobre eletro. 👍 Valeu galera. 👍
@@Alekinhomadruga amigo uma dúvida se ela é resistente a passagem de corrente elétrica ela logo esquenta e é perdida na resistência? ou seja seria vc cortar um fio de resistência e ligar as duas pontas na entrada da lâmpada, vc liga a lâmpada mas esquenta junto a resistência que consome por calor. será isso?
@@Alekinhomadruga se o fio condutor estiver mal dimensionado, por exemplo de bitola menor que a necessária, o fio deixa de ser um mero condutor e vira também um consumidor de energia gerando aquecimento do fio condutor já que ele está causando uma resistência à passagem dos elétrons. Esse aquecimento do fio é energia que está sendo desperdiçada.
@@Alekinhomadruga o que determina a espessura do cabo é a corrente e a distância em que se encontra a carga, todo condutor oferece resistência à passagem de corrente independente da espessura.
Eu acredito que o André deveria ter dito assim: "Cabo grosso não economiza energia, o que economiza energia é utilizar cabos bem dimensionados." Afinal, se vc tem cabos subdimensionados, aí sim vc tem um consumo a mais do que realmente deveria demandar pelas perdas por efeito joule, e a troca deles por uns mais adequados traria seu consumo aos valores corretos, e com isso daria essa falsa impressão de que sempre a solução é aumentar a bitola arbitrariamente.
Me ajudou bastante !!!!minha cliente me ligou falando que viu o seu vídeo e me desqualificou ao máximo por exatamente eu ter falado que ela iria economizar na luz . Pois a rede elétrica da casa dela vindo do poste usava 4mm sólido ok chuveiro 5500 w microondas e as tomadas Falei pra ela comprar fio 10mm e ela comprou fiz toda a instalação com um quadro de distribuição tudo dimensionado e comentei com ela que sim economizaria na conta um pouco pois os cabo 4 mm estavam derretendo já Aí ela ficou louca por que pagou quase 500reais num rolo de 10mm se 4mm poderia servir . To aguentando ela até hoje ok Vai explicar como? Para ela agora Que sim no caso dela ela economiza sim um pouco e tem mas segurança Mas não entra na cabecinha dela depois que ela viu seu video
A explicação dele apesar de bem intencionada acho que mais atrapalhou que ajudou pois as pessoas comuns não vai conseguir entender essa diferença do dimensionamento correto.
O André deveria deixar claro essa questão do dimensionamento, confunde as pessoas que não são da área, infelizmente você vai ficar mal falado por essa "ex-cliente" pelo resto da sua vida cara.
Nas minhas tomadas foi trocadas as fiações de 2,5 mm para 4mm em todas tomadas . Há 5 anos ñ tive mais problemas de consumo alto em energia. Fato Comprovado !!! 1 minhas escalações elétricas estavam já muito antigo com mais de 30 anos .. foi substituído fios rígidos por flexíveis. Nunca mais paguei contas absurda. Meu consumo caiu uns 48% .
Tá usando uma maquina de solda em cada comodo da casa? eu moro em uma regiaão onde o padrão é 240v, já fis instalação de varios "kitnet's" com a rede geral de 4mm, e tomadas de 2,5mm e nunca, deram problema, ou "alto consumo". Vai ver eu dei sorte
Se os cabos estão subdimensionados eles fazem gastar mais energia pelo calor exalado, efeito joule, então aumentar a bitola do fio, para a dimensão correta, sim faz economizar energia
Exatamente, resumindo, fio mais grosso não economiza, mas fio mais fino desperdiça. Agora se o sistema é bem dimensionado não há necessidade de alterações.
não somente nessa hipótese, tudo que tem resistência esquenta, quanto maior o "caminho" menos o efeito joule pois os elétrons batem menos nas paredes do metal, assim esquentando muito. Porem se já tem espaço suficiente ai não há economia.
Galera, sou um pouco leigo no assunto, mas conheço um pouco de eletrodinâmica do ensino médio. Segundo a 2° lei de ohm: R = p L / A R = Resistência p = Coeficiente do fio L = Comprimento do fio A = Área do fio Se eu aumentar a área não estaria diminuindo a resistência? No caso do exemplo do vídeo essa diminuição seria desprezível, assim não vale a pena?
Se os clientes levassem em consideração os profissionais qualificados eles teriam tanta economia e nós profissionais seríamos melhor remunerados Parabéns André aula show pra variar!
Já ouvi isso e muito . Eu sempre falo só se for no caso do cabo estiver abaixo da capacidade que gera aquecimento aí sim é viável a troca do cabo por uma dimensão maior. Creio que é daí que eles tiraram essa ilusão kkk
Vídeo excelente , sinto vergonha alheia quando vou as lojas de material aqui da minha cidade,que está cheio desses sabichões , mas prefiro ficar na minha e deixo eles pensarem que estão me ensinando alguma coisa,quem sou eu pra discutir deixo meu técnico e engenharia debaixo do braço.
Maluco mesmo ... Essa história ... Já tive um pedreiro mané que fazia o possível pra quebrar o lacre do poste energia pra ligar as máquinas ...furadeira ,betoneiras , Esmerilhadeira...etc alegando que a energia é mais limpa se pega antes do relógio ... Que absurdo !
Boa noite! Eu vou usar trifásico, como do relógio ao quadrado de distribuição tem equivalente 25 metros de distância. Então já comprei 16mm da marca cobrecon. Hoje estou opinando pelos eletrodomésticos 220.
Me lembro de um absurdo que alguns faziam antes. Era o de por garrafas com água em cima das caixas de medidoras de energia elétrica para economizar. Na verdade, contam que uma pessoa fazia isso para dar um toque para a outra pessoa amante, dando sinal que o conjuge não estava. Quando perguntaram porque se fazia isso, foi dito que era para economizar energia!
Concordo plenamente prof ... Mas me deixou uma dúvida. Um cabo com uma bitola maior não irá influenciar no gasto de energia... Mas, uma bitola menor irá ?😮 Parabéns pelas aulas estou aprendendo muito e estou pensando 🤔 seriamente em enveredar pela engenharia eletrônica pois sou técnico em informática, agradeço sua atenção e continue nesse excelente trabalho de ensinar!
bom dia sou vendedor de materiais eletricos a 2 anos e sempre ouço isso eu particularmente tambem nao sabia, mas agora vou buscar mais conhecimento obrigado.
Sim o que mais escuto é isso mas não dou nem bola tive um professor muito bom em elétrica graças a Deus Mas muitas coisas vc tem complementado vc é 10 muito obrigado pelas dicas são excepcionais parabéns
6 лет назад+5
Muito Simples a Explicação Até Cliente Leigo Vai Entender que tem que contratar um Profissional Capacitado Ótima Explicação
Parabéns pelas informações, estou virando seu fã, gosto das suas explicações, meu eletricista havia falado que quanto mais grosso o fio menos seria meu consumo, agora vc tirou está dúvida, sempre achava estranho, este tipo de comentário kkkk Abraços!!!!
Podia demonstrar na prática, testando as bitolas de fios e o consumo em cada um. Inclusive se fio mais fino consome realmente mais energia. O canal Eletricity fez esse teste e fios mais finos não gastam mais. É até uma surpresa o resultado.
@@InstrutorDaniel O efeito Joule ocorre em qualquer condutor elétrico real, mas você levantou um bom ponto, pois tal efeito pode ser desprezível a partir de determinadas dimensões da bitola
Você de certa forma deu razão para o eletricista, ao dizer que fios mais finos consomem mais. Eu particularmente prefiro gastar 200 a mais do arriscar um mal dimensionamento.
Aí depende de cada situação, por exemplo: recentemente eu dimensionei um cabo de 35mm² para uma casa de alto padrão, mas fiquei na dúvida se aumentaria para o cabo de 50mm² por precaução afinal, estava quase chegando no limite da corrente que o cabo de 35mm² suporta, mas se eu colocasse o cabo de 50mm², faria uma diferença enorme no custo do cabo, fora que ainda por cima teria a necessidade de alterar o padrão de entrada que seria de medição indireta. Por causa disso, preferi manter o cabo de 35mm², eu não ia gastar só $200 seria mais que vinte vezes esse valor.
O correto é aprender a dimensionar o cabo de forma correta, pra quem não sabe tem uma tabela pra isso, não se dimensiona cabos pelo "eu acho que esse dá então vou colocar esse" e sim calculando a capacidade de cada um conforme as tabelas fornecidas pela norma.
Olá André concordo em partes d claro que o super dimensionamento não é adequado mas trabalha no limite da carga da instalação tbm não é. Porém julgo que para garantia da segurança e consumo. E eventualmente caso liguem algo a mais ter 30% a 40% de folga e bem vindo para longevidade da instalação
Ele tem toda razão, porem se um dia ele resolver trazer a filha que separou para morar junto dele com uma geladeira, maquina de lavar, chuveiro, etc. dependendo da situação vai ter que mexer na fiação toda e isso acontece com frequência ultimamente porem ele esta certíssimo.
Na teoria até diminui o gasto. Fio mais grosso = menos resistência por unidade de comprimento = menos perdas por efeito Joule. Na prática é insignificante se o dimensionamento está correto
Exato. A tabela da ABNT é pra corrente no fio à 70graus. Isso com a corrente fictícia Ib' conforme sugere a ABNT. Considerar também bitola mínima para o tipo de circuito e critério da queda de tensão. Utilizar a maior das três bitolas resultantes. E quanto menor a resistencia, melhor a passagem de corrente, se é significativo ou não precisa calcular pra constatar.
pior que não pois a vida útil do cabo é de 30 anos e existe inflação então se usa o chamado calculo de seção econômica. Maioria dos engenheiros não fazem pois não conhecem o calculo de valor presente, a maioria do aprende quando cai na área contábil do negocio.
@@geovanicarvalho794 dentro de uma matéria (conservação de energia elétrica) na minha graduação em engenharia elétrica vi um estudo de caso, com cálculo de pay back utilizando bitolas maiores do que o critério técnico mas era pra motores que ficam em um regime longo (maior que 8h dia ligado) não lembro pra quantos CVs era a potência do motor, mas para empresas de grande porte com máquinas que raramente são desligadas as perdas térmicas utilizando o critério técnico de dimensionamento (mais usual) pode não ser o mais econômico a longo prazo, resumindo com uma bitola maior (calculada para isso) pode em alguns anos se pagar e implicar numa redução do custo de energia elétrica.
@@fellipemz100 Bem interessante. Uma abordagem que uso é posicionar o quadro de distribuicao perto dos pontos de maior consumo, e tambem por aproveitamento de fios/cabos. Consigo privilegiar um ponto e outro que justamente é utilizado por mais horas. Mas conseguir relacionar valor do cobre com tarifa de energia é um nível melhor de projeto realmente.
E isso mesmo meu irmão bem explicado parabéns,,, Ta bem sou eletricista no meu estudo todo tipo de instalação e fazer levantamento de carga primeiro,,,
Acredito q seja bom caso aja um aumento do consumo no futuro, por exemplo aqui em casa n tinha ar agora tem e tá dando sobrecarga, se quando tivesse feito a instalação colocasse um fio um pouco maior teria resolvido 🤔
Bom eu uso sempre cabos super dimensionados justamente para evitar o efeito Joule principalmente quando se usa motores eletricos como geladeiras, maquinas de lavar e outros. Estes motores tem um pico de corrente elevada durante a partida em que se os cabos da rede forem muito finos tornam a partida menos eficiente e por tanto com um tempo maior ja que haverá perda em forma de calor nos cabos
Quem fala para colocar um cabo de bitola maior provavelmente se refere ao REdimensionamento de uma fiação já existe e que não está mais adequada, não a uma instalação nova feita do zero. Mas concordo plenamente que o certo é calcular a bitola adequada.
Kikas, imagine que você dimensionou seu quadro para um determinado consumo 30 anos atrás. Porém com o tempo você foi adquirindo bens que você não possuía antes. Máquina de lavar com aquecimento, secadora de roupas, lava-louças, micro-ondas, forno elétrico, cooktop por indução, um freezer além da geladeira, ar condicionado em todos os quartos, aquecedor elétrico, secador de cabelo no quarto da filha, chapinha de alisar cabelo, chuveiro elétrico mais potente com uns de 7500W, etc. Ainda que ao adquirir todos esses itens você tenha feito um circuito próprio para cada equipamento, você há de concordar que o consumo geral da casa já não é mais o mesmo de quando o quadro de distribuição foi planejado, 30 anos atrás. Numa situação dessas, o cabo de força que sai do relógio da rua e chega até seu quadro de distribuição pode já não atender mais o consumo quando muitos destes aparelhos estão ligados simultaneamente, havendo a necessidade de se refazer o planejamento de consumo da casa.
@@kikaspereira33 no Brasil, tomadas de uso geral não podem ultrapassar 10 amper (A), sendo assim: 1270 watts (W) para 127 volts (V) e 2200 watts (W) para 220 volts (V).
André! Talvez o profissional que encontrou você na loja estava com um projeto mal dimensionado ( ou seja bitola menor do que o projeto exige ) e por sorte acertou trocando o cabeamento por uma bitola maior e ficou com esta ideia de que aumentando a bitola economiza na conta de luz; só pode ter acontecido isso.
André esse assunto foi muito comentado na semana passada (Um chuveiro 5500W/220V é ligado em uma rede elétrica de 127V.Qual será a corrente e potência máxima dissipada pelo mesmo circuito nesta nova condição?) Obrigado e parabéns pelo excelente material postado!
@@perocavalcante2403 correto! É o mesmo efeito que ligar no 127V uma lâmpada incandescente fabricada para tensão 220V ,ela acenderá com menos da metade do brilho.
Nessa situação acontece algo interessante. A resistência primeiro irá lhe cortar muito da corrente por causa da sua fabricação original. ( Que é 220) nesse caso só aí já perdeu muito da potência vc. Ex: vamos fazer um exemplo. Digamos que a corrente seja 25A no modo inverno que usa toda a resistência e o consumo será os 5500W. Nessa situação visto que U=R x I então R=8,8Ohms. Saca só agora o que acontece quando você liga esse chuveiro em 127V. U=R x I logo I= 127 : 8,8= 14,4A. Entendeu? ? ? Pra essa resistência dá a sua potência máxima de 5500 precisa de 25A. Em 127V ela só dará 14A. Nesse caso 127 x 14= 1778W o que é quase frio. Espero ter ajudado.
Se aumentar não economiza, mas diminuir a bitola gasta mais, existe sim a possibilidade de gastar menos aumentando a bitola do fio, o próprio vídeo se contradiz...
Pode parecer estranho, mas existe empressas estrangeiras situadas aqui no Brasil (sendo mais preciso aqui no Estado de Minas Gerais) que usa o próximo cabo de sessão maior em relação ao resultado do cálculo feito por nossas tabelas da NBR. Alegam maior vida útil para a instalação.
Olá André, já escutei isso várias vezes de outros eletricista e também de clientes, sabe aqueles clientes que querem saber mas que a gente que é profissional. Um abraço, ótimo vídeo.
Sim. Ja ouvi muitos eletricistas falerem sobre essa atitude errônea de colocar cabos mais grosso em instalações; os princias são os que usào uniforme de cortador de luz.
@@isacscjr mas o vídeo pede para medir a fiação de acordo com a carga atual da edificação, para evitar gastos desnecessários. E se no futuro vc tiver mais demanda de energia, terá que trocar a fiação!
@@1buteno segue vc e depois sua família aumenta, e vc paga a nova fiação. Muitas residências antigas seguiram as normas com fiação 4mm e hoje? Preciso responder?
O vídeo poderia trazer informações mais aprofundadas. Faltou dividir por raiz de 3 para calcular a corrente a partir da tensão de linha. Outra questão é que aumentar a espessura do cabo pode sim trazer economia, perdas=RxI^2. O que precisa ser explicado é que quando está subdimensionado essa economia vale a pena, mas quando bem dimensionado o valor a economizar não pagará o custo do cabo mais espesso.
Concordo plenamente, ele fez analogia mas não explicou os fundamentos, e ainda se esqueceu de dizer que existe a resistência dos fios (impedância) que acaba diminuindo o fluxo de energia quanto mais grosso e mais comprido maior a resistência
@@MarcosPereira-gk7dy A impedância é inversamente proporcional ao diâmetro do condutor. Um cabo mais grosso tem impedância menor que um mais fino. Mas no quesito da distância, corretíssimo.
Para bom entendedor meia palavra basta. Ele só quis mostra a desnecessidade de aumentar bitola de cabo quando a carga já está corretamente dimensionada.
Em uma casa se o consumo de energia for alto e se fiação tiver um bitola fina vai ocasionar o aquecimento da fiação podendo ocorrer um consumo a mais do necessario.
Isso pq estaria mal dimensionado. Estando bem dimensionado não tem pq aumentar bitola de cabo. Tem que saber dimensionar. Para isso que existem fórmulas, tabelas...
@@Alekinhomadruga Sinceramente também não consigo entender perfeitamente isso, aliás nao acho que consome mais,porém vc vai ter perdas no cabo,o que te fará ter prejuízos em relação a eficiência, por exemplo,seu chuveiro vai aquecer menos,as lâmpadas iluminará menos,mais pela minha visão o consumo só almenta se por causa disso vc acabar usando um chuveiro mais forte,ou lâmpadas mais fortes justamente pq não tá te dando toda as eficiência por causa da queda de tensão.
O pior que é mais fácil o cliente acreditar neles do que em nós profissionais... Quantas vezes o cliente já falou comigo que o suposto eletricista disse que se mudar tudo para 220 ele economizaria na conta de energia! Para o " cliente" entender que ele paga potência consumida, foi uma via cruz.😰
Se o fio estiver subdimensionado a ponto de aquecer em 127 V ele irá economizar sim pois a corrente irá diminuir para a mesma potência e efeito joule é em função da corrente... Esse calor é dinheiro jogado fora...
Existe uma pequena economia de energia em equipamentos eletrônicos que usam fontes com seletor de tensão (manual ou automático) 127/220V, pois essas fontes utilizam um circuito dobrador de tensão quando ligadas em 127V, pois elas operam internamente em 220V e nesse aumento da tensão ocorre perda de energia. (claro que isso não vai fazer diferença significativa na conta de energia). Nos equipamentos que usam fontes full range (100-240V, 80-240V, etc...), isso não acontece, pois essas fontes funcionam em qualquer tensão dentro da faixa (ou até mais, eu já usei meu PC desktop de boas um dia que a tensão da rede caiu de 215 para 55 Volts).
André muito bom o seu vídeo, mais me diga o mau dimensionamento dos cabos para bitola menor provoca aquecimento e dai você sobrecarrega o circuito e perde eficiencia por efeito joule certo? Isso nao gera um consumo a mais o aquecimento do condutor?
Então Gabriel a explicação do André foi muito boa,o eletricista poderia ser humilde e ter pedido mais informações a respeito, mas entendi o ponto de vista do eletricista, penso que ele queria passar a mensagem que provavelmente o condutor estava aquecendo, mais não tinha o conhecimento necessário para tal explicação.
@@gabrielrefrigeracaoeeletri6319 .Então os cálculos de dimensionamento visa a um limiar necessario para que o cabo não consuma uma potência significativa? Serve pra não desperdiçar dinheiro comprando cabos grosso e caro se os cálculo me diz que pode fazer com 1mm2, p.e?
Tem uma idéia simples. Mangueira d'água. Quanto mais longe, mais grossa a mangueira pra suportar a carga . Mais perto mais fino pra diminuir a pressão da água.
Uma coisa é a lógica é a Outra é a prática, aprendi nesses anos com construção: se uma obra as tubulações tipo de esgoto o normail o normal e 75 coloque um coloca um de 150. A mesma coisa eu fiz na casa do meu pai toda a parte eletrica tirando as lâmpadas e feita com 6mm para lampadas foram usado os de 2,5mm. Há 20 anos nunca houve problemas relacionados a energia ou sobrecarga.
@@funfun2093 mais ao normalizar vc estará economizando, ja que estava mau dimensionado, e é dai que vem o tal "mito" de economia, a pessoa estava com a casa mau dimensionada ai chega um eletricista e fala vamos trocar o fio que vai ate diminuir o consumo de energia, e no mes seguinte ele ve realmente essa "diminuição" na conta, ( resumindo quando ele concertou o problema de dimensionamento de fio, tudo se normalizou ) E confuso mais e + ou - isso ai asuhjsauhsauas
A Dilma me disse que se o fio mais fino gasta mais então o mais grosso gasta menos mas o mais grosso que o que já é grosso não vai gastar menos que o mais fino que já é grosso.
Não entendo isso, a pessoa não conhecer o assunto e criar mitos pra sustentar uma afirmação ao invés de procurar a informação correta. Quanto ao consumo total, na conta de luz trás uma estimativa? Vlw, belo trabalho.
André, certa vez assisti uma palestra que falava sobre este assunto. O pessoal estava se baseando na norma nbr 15920/2011 onde é abordado o dimensionamento econômico dos cabos. Você poderia fazer um vídeo sobre essa norma?
Olá, ainda sou leigo no assunto, na verdade só conheço um pouco da eletrodinâmica do ensino médio. R = p L / A A = Área do fio R = Resistência p = Coeficiente do fio L = Comprimento do fio Se eu aumentar a área do fio não estaria diminuindo a resistência? Ou nesse caso essa diminuição seria desprezível, valendo apenas para fios de 6mm?
Na minha casa eu fiz a instalação e não sou eletricista com fio 6mm rígido e flex tem mais de 20 anos e até hoje tá batendo certo a energia vem normal e logo tudo que preciso na rede mais a dica e boa
Emendas mal feitas geram resistência à passagem de energia que gera aquecimento, causando dissipação de energia através de calor,o que resulta em aumento no consumo e até risco de incêndio dependendo do caso
⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ eletr.co/comentario?MM6bty3T7QY
------
✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ engehall.com.br/links
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Show!!! Mas surgiu uma dúvida. O pessoal da Enel (energia da enel aqui em Goiás é péssima, principalmente em horários de Picos), me sugeriu aumentar as bitolas da minha instalação (eu não vejo necessidade visto que o problema é em horários específicos, de manhãzinha, hora do almoço, 6 até 9 da noite)! Mas a dúvida é a seguinte: SE EU AUMENTAR A BITOLA DOS FIOS, e ficar com um sistema SUPERDIMENSIONADO, este sistema poderá consumir mais energia!?? Ou seja, se meus equipamentos não consumirem toda a capacidade da bitola, terei perda de energia???
No caso reduz si o fio estalado for fino e ser necessário engroça A bitola do fio ?
Descobri um método muito eficaz para economizar energia, desligar todos eletrodoméstico e as lâmpadas , e maravilhoso economiza muito
Acredito que este mito surgiu de casas com instalações antigas, que usavam cabos de 6mm por ex, e após muito tempo houve aumento na carga de consumo ( ar condicionado, freezer, TVs, Marina de lavar, chuveiro etc) , logo, o cabo de 6mm passou a não suportar mais a nova carga, passando a aquecer e gastar mais, lógico.
Aí alguém foi lá, fez os cálculos e concluiu colocar um cabo mais grosso pra na reforma/revisão da rede elétrica, e com isso baixou o consumo da residência.
Um leigo de fora do serviço, ou "aprendiz", viu aquilo e achou que simplesmente um cabo mais grosso faz economizar energia.
Realmente faz, mas em casos específicos onde já se tem um sistema mal dimensionado/obsoleto necessitando ser atualizado.
Parabéns pelos vídeos! Gosto d+ do canal!
Como que irá gastar mais de a resistência é maior no cabo mais "fino"???
Que resposta fabulosa. 👍 Pode se juntar essa resposta e todas as outras aqui para completar o vídeo que está fantástico. Parabéns a todos os comentários e também a ótima explicação do vídeo.
👍 👏 👏 👏 👏 👏 Sou fascinado por eletricidade e muito apaixonado por tudo que se resulta em eletricidade. 👍 Amo aprender sempre mais sobre eletro. 👍 Valeu galera. 👍
@@Alekinhomadruga amigo uma dúvida se ela é resistente a passagem de corrente elétrica ela logo esquenta e é perdida na resistência? ou seja seria vc cortar um fio de resistência e ligar as duas pontas na entrada da lâmpada, vc liga a lâmpada mas esquenta junto a resistência que consome por calor. será isso?
@@Alekinhomadruga se o fio condutor estiver mal dimensionado, por exemplo de bitola menor que a necessária, o fio deixa de ser um mero condutor e vira também um consumidor de energia gerando aquecimento do fio condutor já que ele está causando uma resistência à passagem dos elétrons. Esse aquecimento do fio é energia que está sendo desperdiçada.
@@Alekinhomadruga o que determina a espessura do cabo é a corrente e a distância em que se encontra a carga, todo condutor oferece resistência à passagem de corrente independente da espessura.
Eu acredito que o André deveria ter dito assim: "Cabo grosso não economiza energia, o que economiza energia é utilizar cabos bem dimensionados." Afinal, se vc tem cabos subdimensionados, aí sim vc tem um consumo a mais do que realmente deveria demandar pelas perdas por efeito joule, e a troca deles por uns mais adequados traria seu consumo aos valores corretos, e com isso daria essa falsa impressão de que sempre a solução é aumentar a bitola arbitrariamente.
Essa foi a resposta mais sensata que eu li hoje, parabéns.
Isso mesmo, já vi casas 'populares' com este problema.
Nem
Isso na vdd. Depende do tipo de carga. Se carga for só resisti va você pode até aumentar o consumo com cabos mais grossos.
Cargas indutivas e eletrônicas que mantém a potência constante mesmo quando a tensão cai. Aí sim há aumento da potência total consumida.
@@PowerandControlUFU pra isso se calcula o fator de potência na hora do dimensionamento.
O que economiza energia é vc ligar sua energia sem passar pelo medidor. Fato 🙅🏽♂️
Isso e que chamo gato
@@freefire-be3bm 🐈🐈🐈 miaaaaauuuuuuu.
O miserável e um genio 🤣🤣🤣🤣
🐈
Heheheheh
Todo circuito elétrico tem que ser dimensionado com uma tolerância acima ! Entre 5% a 10% para não ter problemas!
Me ajudou bastante !!!!minha cliente me ligou falando que viu o seu vídeo e me desqualificou ao máximo por exatamente eu ter falado que ela iria economizar na luz . Pois a rede elétrica da casa dela vindo do poste usava 4mm sólido ok chuveiro 5500 w microondas e as tomadas
Falei pra ela comprar fio 10mm e ela comprou fiz toda a instalação com um quadro de distribuição tudo dimensionado e comentei com ela que sim economizaria na conta um pouco pois os cabo 4 mm estavam derretendo já
Aí ela ficou louca por que pagou quase 500reais num rolo de 10mm se 4mm poderia servir . To aguentando ela até hoje ok
Vai explicar como? Para ela agora
Que sim no caso dela ela economiza sim um pouco e tem mas segurança
Mas não entra na cabecinha dela depois que ela viu seu video
A explicação dele apesar de bem intencionada acho que mais atrapalhou que ajudou pois as pessoas comuns não vai conseguir entender essa diferença do dimensionamento correto.
@@leonardoulian764 vdd
O André deveria deixar claro essa questão do dimensionamento, confunde as pessoas que não são da área, infelizmente você vai ficar mal falado por essa "ex-cliente" pelo resto da sua vida cara.
Nas minhas tomadas foi trocadas as fiações de 2,5 mm para 4mm em todas tomadas . Há 5 anos ñ tive mais problemas de consumo alto em energia. Fato Comprovado !!! 1 minhas escalações elétricas estavam já muito antigo com mais de 30 anos .. foi substituído fios rígidos por flexíveis. Nunca mais paguei contas absurda. Meu consumo caiu uns 48% .
Tá usando uma maquina de solda em cada comodo da casa? eu moro em uma regiaão onde o padrão é 240v, já fis instalação de varios "kitnet's" com a rede geral de 4mm, e tomadas de 2,5mm e nunca, deram problema, ou "alto consumo". Vai ver eu dei sorte
Se os cabos estão subdimensionados eles fazem gastar mais energia pelo calor exalado, efeito joule, então aumentar a bitola do fio, para a dimensão correta, sim faz economizar energia
CADA ELETRICISTA FALA UMA COISA, E AÍ ISSO CONFUNDI O CLIENTE,GOSTEI DA EXPLICAÇÃO TÉCNICA ABRAÇO.
Parabéns....
Primeira postagem q assisto e não ouço bobagens...
Tudo depende de dimensionamento...
Não só a elétrica , mas tbm a mecânica....
Ótima dica sim André. E outra ideia dos z.faisca da vida é quando o cara pede um disjuntor de maior amperagem para evitar que desarme.
Se o fio estiver mais fino que o necessário faz sentido aumentar a bitola... Só nesta hipótese. Ótimo vídeo mestre!
Isso mesmo, acontece muito em casa com 20 anos ou mais, naquela época haviam muito menos dispositivos elétricos/eletrônicos espalhados pela casa.
Já ia faar iso
Exatamente, resumindo, fio mais grosso não economiza, mas fio mais fino desperdiça. Agora se o sistema é bem dimensionado não há necessidade de alterações.
não somente nessa hipótese, tudo que tem resistência esquenta, quanto maior o "caminho" menos o efeito joule pois os elétrons batem menos nas paredes do metal, assim esquentando muito. Porem se já tem espaço suficiente ai não há economia.
Galera, sou um pouco leigo no assunto, mas conheço um pouco de eletrodinâmica do ensino médio. Segundo a 2° lei de ohm:
R = p L / A
R = Resistência
p = Coeficiente do fio
L = Comprimento do fio
A = Área do fio
Se eu aumentar a área não estaria diminuindo a resistência? No caso do exemplo do vídeo essa diminuição seria desprezível, assim não vale a pena?
Se os clientes levassem em consideração os profissionais qualificados eles teriam tanta economia e nós profissionais seríamos melhor remunerados
Parabéns André aula show pra variar!
Camarada gosto muinto dos seus comentários sempre bom e construtivo você tem ajudado muinto
Verdade. Quanto mais espessura nos cabos mais energia passa. Tudo tem que ser na medida certa
Tem razão. Em canos mais grossos passa mais água. Nos canos mais finos, aumentando a pressão, passa mais água. Os Bombeiros, não me deixam mentir.
Já ouvi isso e muito .
Eu sempre falo só se for no caso do cabo estiver abaixo da capacidade que gera aquecimento aí sim é viável a troca do cabo por uma dimensão maior. Creio que é daí que eles tiraram essa ilusão kkk
Legal mandou muito bem 👏👏👏
Vídeo excelente , sinto vergonha alheia quando vou as lojas de material aqui da minha cidade,que está cheio desses sabichões , mas prefiro ficar na minha e deixo eles pensarem que estão me ensinando alguma coisa,quem sou eu pra discutir deixo meu técnico e engenharia debaixo do braço.
Bsm didático. Nós q somos leigos na área agradecemos
O melhor canal sobre elétrica!!!👍
Dica muito boa!
Obrigado!
E com isso, a única coisa que eu posso fazer é dar o like e isso não pode faltar!
Maluco mesmo ... Essa história ... Já tive um pedreiro mané que fazia o possível pra quebrar o lacre do poste energia pra ligar as máquinas ...furadeira ,betoneiras , Esmerilhadeira...etc alegando que a energia é mais limpa se pega antes do relógio ... Que absurdo !
Kkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk "energia mais limpa" 😂
Gostei do jeito que você fez o vídeo sendo bastante enfático nas suas colocações e de forma explicada. Parabéns.
Boa noite! Eu vou usar trifásico, como do relógio ao quadrado de distribuição tem equivalente 25 metros de distância. Então já comprei 16mm da marca cobrecon. Hoje estou opinando pelos eletrodomésticos 220.
é isso ai meu amigo quem é profissional é abençoado e molhou a camisa lá traz,parabéns.
Me lembro de um absurdo que alguns faziam antes.
Era o de por garrafas com água em cima das caixas de medidoras de energia elétrica para economizar.
Na verdade, contam que uma pessoa fazia isso para dar um toque para a outra pessoa amante, dando sinal que o conjuge não estava.
Quando perguntaram porque se fazia isso, foi dito que era para economizar energia!
Concordo plenamente prof ... Mas me deixou uma dúvida. Um cabo com uma bitola maior não irá influenciar no gasto de energia... Mas, uma bitola menor irá ?😮
Parabéns pelas aulas estou aprendendo muito e estou pensando 🤔 seriamente em enveredar pela engenharia eletrônica pois sou técnico em informática, agradeço sua atenção e continue nesse excelente trabalho de ensinar!
Exatamente, ele mesmo se contradiz...mas entendi que trabalhar com segurança é sempre a melhor opção 😉
Dimensionamento é tão simples e fácil de fazer
bom dia sou vendedor de materiais eletricos a 2 anos e sempre ouço isso eu particularmente tambem nao sabia, mas agora vou buscar mais conhecimento obrigado.
Sim o que mais escuto é isso mas não dou nem bola tive um professor muito bom em elétrica graças a Deus Mas muitas coisas vc tem complementado vc é 10 muito obrigado pelas dicas são excepcionais parabéns
Muito Simples a Explicação Até Cliente Leigo Vai Entender que tem que contratar um Profissional Capacitado Ótima Explicação
Parabéns pelas informações, estou virando seu fã, gosto das suas explicações, meu eletricista havia falado que quanto mais grosso o fio menos seria meu consumo, agora vc tirou está dúvida, sempre achava estranho, este tipo de comentário kkkk
Abraços!!!!
Podia demonstrar na prática, testando as bitolas de fios e o consumo em cada um. Inclusive se fio mais fino consome realmente mais energia. O canal Eletricity fez esse teste e fios mais finos não gastam mais. É até uma surpresa o resultado.
GOSTEI NUNCA TINHA PENSADO NESSA ANALOGIA
Obrigado amigo pelo video
Mas aumentando a bitola do cabo, não haveria menor perda de energia por efeito Joule?
Mas o efeito Joule ocorre justamente em fios mais finos, não é? Pelo fato do mal dimensionamento aumentar a resistencia para corrente passar.
@@InstrutorDaniel O efeito Joule ocorre em qualquer condutor elétrico real, mas você levantou um bom ponto, pois tal efeito pode ser desprezível a partir de determinadas dimensões da bitola
Você de certa forma deu razão para o eletricista, ao dizer que fios mais finos consomem mais. Eu particularmente prefiro gastar 200 a mais do arriscar um mal dimensionamento.
Fios mais finos que o padrão pra cada tipo de uso
Tem razão amigo. Se esse cidadão colocar um cabo de 1,5MM em chuveiro elétrico, ele vai fundir, o que não acontecera com o de 4MM.
@@marcosantonioalvesdesasa7746 o cabo do chuveiro deve ser 6 mm²!
Aí depende de cada situação, por exemplo: recentemente eu dimensionei um cabo de 35mm² para uma casa de alto padrão, mas fiquei na dúvida se aumentaria para o cabo de 50mm² por precaução afinal, estava quase chegando no limite da corrente que o cabo de 35mm² suporta, mas se eu colocasse o cabo de 50mm², faria uma diferença enorme no custo do cabo, fora que ainda por cima teria a necessidade de alterar o padrão de entrada que seria de medição indireta. Por causa disso, preferi manter o cabo de 35mm², eu não ia gastar só $200 seria mais que vinte vezes esse valor.
O correto é aprender a dimensionar o cabo de forma correta, pra quem não sabe tem uma tabela pra isso, não se dimensiona cabos pelo "eu acho que esse dá então vou colocar esse" e sim calculando a capacidade de cada um conforme as tabelas fornecidas pela norma.
Parabéns você que passa essas informação verdadeira para nós, Deus te abençoe.
Olá André concordo em partes d claro que o super dimensionamento não é adequado mas trabalha no limite da carga da instalação tbm não é. Porém julgo que para garantia da segurança e consumo. E eventualmente caso liguem algo a mais ter 30% a 40% de folga e bem vindo para longevidade da instalação
Sua aula é um espetáculo!Parabéns!
Ele tem toda razão, porem se um dia ele resolver trazer a filha que separou para morar junto dele com uma geladeira, maquina de lavar, chuveiro, etc. dependendo da situação vai ter que mexer na fiação toda e isso acontece com frequência ultimamente porem ele esta certíssimo.
Na teoria até diminui o gasto. Fio mais grosso = menos resistência por unidade de comprimento = menos perdas por efeito Joule. Na prática é insignificante se o dimensionamento está correto
Exato. A tabela da ABNT é pra corrente no fio à 70graus. Isso com a corrente fictícia Ib' conforme sugere a ABNT. Considerar também bitola mínima para o tipo de circuito e critério da queda de tensão. Utilizar a maior das três bitolas resultantes.
E quanto menor a resistencia, melhor a passagem de corrente, se é significativo ou não precisa calcular pra constatar.
pior que não pois a vida útil do cabo é de 30 anos e existe inflação então se usa o chamado calculo de seção econômica. Maioria dos engenheiros não fazem pois não conhecem o calculo de valor presente, a maioria do aprende quando cai na área contábil do negocio.
O lado bom é que se houver aumento de consumo, vc não precisa trocar a fiação.
@@geovanicarvalho794 dentro de uma matéria (conservação de energia elétrica) na minha graduação em engenharia elétrica vi um estudo de caso, com cálculo de pay back utilizando bitolas maiores do que o critério técnico mas era pra motores que ficam em um regime longo (maior que 8h dia ligado) não lembro pra quantos CVs era a potência do motor, mas para empresas de grande porte com máquinas que raramente são desligadas as perdas térmicas utilizando o critério técnico de dimensionamento (mais usual) pode não ser o mais econômico a longo prazo, resumindo com uma bitola maior (calculada para isso) pode em alguns anos se pagar e implicar numa redução do custo de energia elétrica.
@@fellipemz100 Bem interessante. Uma abordagem que uso é posicionar o quadro de distribuicao perto dos pontos de maior consumo, e tambem por aproveitamento de fios/cabos. Consigo privilegiar um ponto e outro que justamente é utilizado por mais horas. Mas conseguir relacionar valor do cobre com tarifa de energia é um nível melhor de projeto realmente.
E isso mesmo meu irmão bem explicado parabéns,,,
Ta bem sou eletricista no meu estudo todo tipo de instalação e fazer levantamento de carga primeiro,,,
UM dia já mim conversarão que Cabo grosso consumia menos, cara muito obrigado por esse vídeo, DEUS te abençoe sempre 🙏🙏🙏
Eu acho que ele se expressou errado.
Ele queria dizer fazer instalação com fios errado gera mais consumo??!!!$$ aí sim gera entende.
Acredito q seja bom caso aja um aumento do consumo no futuro, por exemplo aqui em casa n tinha ar agora tem e tá dando sobrecarga, se quando tivesse feito a instalação colocasse um fio um pouco maior teria resolvido 🤔
Bom eu uso sempre cabos super dimensionados justamente para evitar o efeito Joule principalmente quando se usa motores eletricos como geladeiras, maquinas de lavar e outros. Estes motores tem um pico de corrente elevada durante a partida em que se os cabos da rede forem muito finos tornam a partida menos eficiente e por tanto com um tempo maior ja que haverá perda em forma de calor nos cabos
Q Deus continue abençoando vc e a sua família
Falou tudo parabéns 👏👏👏
Isso aí André teoria tambem é importante, show.
Beleza André, no meu caso que a minha rede estava subdimensionada a troca dos fios deu resultado então acho que cada caso é um caso.
Show os seus vídeos.
Parabéns
Eu já ouvi falar. Verdade mesmo .parabéns pelo trabalho
Parabéns pelos vídeos esclarecedores. Tem ajudado bastante nas minhas aulas.
Não sou eletricista. Mas era um desses que pensava assim, depois desse vídeo vou revisar meus conceitos 😂😂😂😂. Obrigado pela aula.
Quem fala para colocar um cabo de bitola maior provavelmente se refere ao REdimensionamento de uma fiação já existe e que não está mais adequada, não a uma instalação nova feita do zero. Mas concordo plenamente que o certo é calcular a bitola adequada.
Kikas, imagine que você dimensionou seu quadro para um determinado consumo 30 anos atrás. Porém com o tempo você foi adquirindo bens que você não possuía antes. Máquina de lavar com aquecimento, secadora de roupas, lava-louças, micro-ondas, forno elétrico, cooktop por indução, um freezer além da geladeira, ar condicionado em todos os quartos, aquecedor elétrico, secador de cabelo no quarto da filha, chapinha de alisar cabelo, chuveiro elétrico mais potente com uns de 7500W, etc. Ainda que ao adquirir todos esses itens você tenha feito um circuito próprio para cada equipamento, você há de concordar que o consumo geral da casa já não é mais o mesmo de quando o quadro de distribuição foi planejado, 30 anos atrás. Numa situação dessas, o cabo de força que sai do relógio da rua e chega até seu quadro de distribuição pode já não atender mais o consumo quando muitos destes aparelhos estão ligados simultaneamente, havendo a necessidade de se refazer o planejamento de consumo da casa.
@@kikaspereira33 no Brasil, tomadas de uso geral não podem ultrapassar 10 amper (A), sendo assim: 1270 watts (W) para 127 volts (V) e 2200 watts (W) para 220 volts (V).
André! Talvez o profissional que encontrou você na loja estava com um projeto mal dimensionado ( ou seja bitola menor do que o projeto exige ) e por sorte acertou trocando o cabeamento por uma bitola maior e ficou com esta ideia de que aumentando a bitola economiza na conta de luz; só pode ter acontecido isso.
Grato ! !
Simples e direto! Quinem a pedrada na cabeça! 😅😨😆
André esse assunto foi muito comentado na semana passada (Um chuveiro 5500W/220V é ligado em uma rede elétrica de 127V.Qual será a corrente e potência máxima dissipada pelo mesmo circuito nesta nova condição?) Obrigado e parabéns pelo excelente material postado!
@Vórtice Marxista correto.
@@perocavalcante2403 correto! É o mesmo efeito que ligar no 127V uma lâmpada incandescente fabricada para tensão 220V ,ela acenderá com menos da metade do brilho.
Nessa situação acontece algo interessante. A resistência primeiro irá lhe cortar muito da corrente por causa da sua fabricação original. ( Que é 220) nesse caso só aí já perdeu muito da potência vc. Ex: vamos fazer um exemplo. Digamos que a corrente seja 25A no modo inverno que usa toda a resistência e o consumo será os 5500W. Nessa situação visto que U=R x I então R=8,8Ohms. Saca só agora o que acontece quando você liga esse chuveiro em 127V.
U=R x I logo I= 127 : 8,8= 14,4A.
Entendeu? ? ?
Pra essa resistência dá a sua potência máxima de 5500 precisa de 25A. Em 127V ela só dará 14A. Nesse caso 127 x 14= 1778W o que é quase frio. Espero ter ajudado.
@@mimo2807 ajudou sim , só faltou um pequeno detalhe , vc não mencionou a rebinbela da parafuseta 👍👍
Se aumentar não economiza, mas diminuir a bitola gasta mais, existe sim a possibilidade de gastar menos aumentando a bitola do fio, o próprio vídeo se contradiz...
Pode parecer estranho, mas existe empressas estrangeiras situadas aqui no Brasil (sendo mais preciso aqui no Estado de Minas Gerais) que usa o próximo cabo de sessão maior em relação ao resultado do cálculo feito por nossas tabelas da NBR.
Alegam maior vida útil para a instalação.
Isso se aplica para grandes cargas e um longo período de tempo. O tema se chama " Dimensionamento econômico de condutores elétricos"
Olá André, já escutei isso várias vezes de outros eletricista e também de clientes, sabe aqueles clientes que querem saber mas que a gente que é profissional.
Um abraço, ótimo vídeo.
Sim. Ja ouvi muitos eletricistas falerem sobre essa atitude errônea de colocar cabos mais grosso em instalações; os princias são os que usào uniforme de cortador de luz.
Já presenciei isso tbm, cliente falou q fio 2.5mm na iluminação reduz a conta de luz , ae falei q não , mas... Nem discuti né 🙄
Eu acho melhor a sobra de bitola, pois se vc tiver um aumento de carga, evitará outra troca de fiação.
A bitola do fio da tem que ser dimensionada para esse aumento de carga segundo a própria 5410 amiginho
@@isacscjr mas o vídeo pede para medir a fiação de acordo com a carga atual da edificação, para evitar gastos desnecessários. E se no futuro vc tiver mais demanda de energia, terá que trocar a fiação!
Segue as normas po
@@1buteno segue vc e depois sua família aumenta, e vc paga a nova fiação. Muitas residências antigas seguiram as normas com fiação 4mm e hoje? Preciso responder?
@@claudiocesarbecker562 Aumenta o número de circuitos? kkkkkk
Faltou citar a distância do poste padrão até a residência, dependendo da distância pode ser necessário aumentar a bitola do fio.
Bom dia obrigado
Muito Boa explicação como sempre está de parabéns vou espalhar o vídeo por aqui tem muita gente teimosa que precisa ouvir....
A nota é "1000" André. Vcs são show de bola mesmo. Este "eletricista" que vc encontrou, deveria ser preso ou internado! Kkkkkkkkkk
Nossa cara .. se deve carrega esse cara nas costas.. se você ver ele nee 😂😂😂
O vídeo poderia trazer informações mais aprofundadas. Faltou dividir por raiz de 3 para calcular a corrente a partir da tensão de linha. Outra questão é que aumentar a espessura do cabo pode sim trazer economia, perdas=RxI^2. O que precisa ser explicado é que quando está subdimensionado essa economia vale a pena, mas quando bem dimensionado o valor a economizar não pagará o custo do cabo mais espesso.
Concordo plenamente, ele fez analogia mas não explicou os fundamentos, e ainda se esqueceu de dizer que existe a resistência dos fios (impedância) que acaba diminuindo o fluxo de energia quanto mais grosso e mais comprido maior a resistência
@@MarcosPereira-gk7dy A impedância é inversamente proporcional ao diâmetro do condutor. Um cabo mais grosso tem impedância menor que um mais fino. Mas no quesito da distância, corretíssimo.
Para bom entendedor meia palavra basta. Ele só quis mostra a desnecessidade de aumentar bitola de cabo quando a carga já está corretamente dimensionada.
Silvan Flávio Concordo.
Boa, ia comentar o mesmo!
Em uma casa se o consumo de energia for alto e se fiação tiver um bitola fina vai ocasionar o aquecimento da fiação podendo ocorrer um consumo a mais do necessario.
Isso. E consequentemente o consumo que estava alto vai diminuir quando aumentar a bitola dos cabos . Kkkk
Isso pq estaria mal dimensionado. Estando bem dimensionado não tem pq aumentar bitola de cabo. Tem que saber dimensionar. Para isso que existem fórmulas, tabelas...
Por isso ele disse que tem que ser dimensionado da forma correta... 👍
Porquê vai consumir mais se a resistência do cabo" fino" é maior???
@@Alekinhomadruga Sinceramente também não consigo entender perfeitamente isso, aliás nao acho que consome mais,porém vc vai ter perdas no cabo,o que te fará ter prejuízos em relação a eficiência, por exemplo,seu chuveiro vai aquecer menos,as lâmpadas iluminará menos,mais pela minha visão o consumo só almenta se por causa disso vc acabar usando um chuveiro mais forte,ou lâmpadas mais fortes justamente pq não tá te dando toda as eficiência por causa da queda de tensão.
Muito boa a explicação
Valeu meu amigo vc é fera, obrigado pela dica um grande abraço.
Na maioria das vezes muitos eletricistas que não sabem calcular fazem isso.
Já ouvi muito essa história kkkk
O pior que é mais fácil o cliente acreditar neles do que em nós profissionais... Quantas vezes o cliente já falou comigo que o suposto eletricista disse que se mudar tudo para 220 ele economizaria na conta de energia! Para o " cliente" entender que ele paga potência consumida, foi uma via cruz.😰
Infelizmente maioria das pessoas não sabe o que é potência e corrente elétrica.
@@claudioantoniosuzukideoliv594 só conhecem "vatis" e amperagem. Kkkkkkk
@@campellomilton , acho que nem isso. Pelo menos a maioria das pessoas que eu conheço não tem noção nenhuma de eletricidade. É até perigoso. 😉😉😉
Se o fio estiver subdimensionado a ponto de aquecer em 127 V ele irá economizar sim pois a corrente irá diminuir para a mesma potência e efeito joule é em função da corrente... Esse calor é dinheiro jogado fora...
Existe uma pequena economia de energia em equipamentos eletrônicos que usam fontes com seletor de tensão (manual ou automático) 127/220V, pois essas fontes utilizam um circuito dobrador de tensão quando ligadas em 127V, pois elas operam internamente em 220V e nesse aumento da tensão ocorre perda de energia. (claro que isso não vai fazer diferença significativa na conta de energia). Nos equipamentos que usam fontes full range (100-240V, 80-240V, etc...), isso não acontece, pois essas fontes funcionam em qualquer tensão dentro da faixa (ou até mais, eu já usei meu PC desktop de boas um dia que a tensão da rede caiu de 215 para 55 Volts).
parabéns parabéns você falou tudo nesse vídeo aí foi o vídeo curto mas muito bem explicado
Já escutei.
Concordo com você.
André muito bom o seu vídeo, mais me diga o mau dimensionamento dos cabos para bitola menor provoca aquecimento e dai você sobrecarrega o circuito e perde eficiencia por efeito joule certo? Isso nao gera um consumo a mais o aquecimento do condutor?
Então Gabriel a explicação do André foi muito boa,o eletricista poderia ser humilde e ter pedido mais informações a respeito, mas entendi o ponto de vista do eletricista, penso que ele queria passar a mensagem que provavelmente o condutor estava aquecendo, mais não tinha o conhecimento necessário para tal explicação.
@@gabrielrefrigeracaoeeletri6319 .Então os cálculos de dimensionamento visa a um limiar necessario para que o cabo não consuma uma potência significativa? Serve pra não desperdiçar dinheiro comprando cabos grosso e caro se os cálculo me diz que pode fazer com 1mm2, p.e?
Tem uma idéia simples. Mangueira d'água. Quanto mais longe, mais grossa a mangueira pra suportar a carga . Mais perto mais fino pra diminuir a pressão da água.
Gostaria de saber como que aumentando a resistência por conta de uma fiação mais "fina" diminuindo a potência o consumo aumentaria???
"Instalei um chuveiro 220 ,com fio 1.5, tá esquentando muito !Não a água é os fios kkkk
Nas etiquetas dos chuveiros elétricos eles recomendam a bitola do fio, geralmente é de 4,00mm pra cima.
acho que o cara colocou um fio com a bitola menor e estava aquecendo, depois mudou pra uma correta e a energia começou a vir mais barata, stonks
Uma coisa é a lógica é a Outra é a prática, aprendi nesses anos com construção: se uma obra as tubulações tipo de esgoto o normail o normal e 75 coloque um coloca um de 150. A mesma coisa eu fiz na casa do meu pai toda a parte eletrica tirando as lâmpadas e feita com 6mm para lampadas foram usado os de 2,5mm. Há 20 anos nunca houve problemas relacionados a energia ou sobrecarga.
Ele esqueceu de de falar que o fio mas Grosso faz toda diferença na hora de liga uma máquina de souda elétrica se usa fio fino não presta
Escutei duas vezes hoje 😂😂😂😂
O aumento de bitola só economizará se o dimensionamento foi mal feito, assim quando aumentar ficará correto kkkkk
@@funfun2093 mais ao normalizar vc estará economizando, ja que estava mau dimensionado, e é dai que vem o tal "mito" de economia, a pessoa estava com a casa mau dimensionada ai chega um eletricista e fala vamos trocar o fio que vai ate diminuir o consumo de energia, e no mes seguinte ele ve realmente essa "diminuição" na conta, ( resumindo quando ele concertou o problema de dimensionamento de fio, tudo se normalizou ) E confuso mais e + ou - isso ai asuhjsauhsauas
A Dilma me disse que se o fio mais fino gasta mais então o mais grosso gasta menos mas o mais grosso que o que já é grosso não vai gastar menos que o mais fino que já é grosso.
Não entendo isso, a pessoa não conhecer o assunto e criar mitos pra sustentar uma afirmação ao invés de procurar a informação correta. Quanto ao consumo total, na conta de luz trás uma estimativa? Vlw, belo trabalho.
Isso que dá acreditar em mitos
Você é o melhor 👏👏👏
Parabéns pela explicação Deus abençoe sempre 🙏
André, certa vez assisti uma palestra que falava sobre este assunto. O pessoal estava se baseando na norma nbr 15920/2011 onde é abordado o dimensionamento econômico dos cabos. Você poderia fazer um vídeo sobre essa norma?
Mano esse editor é o melhor em, rindo até 2020 kkkkkkkkk
Eu rindo em 2020
O correto seria dizer: dimencionar corretamente o cabo tras economia.
Valeu pela Dica Paulo Dias de Brasília
kkkkkkkkkkkkkkkk Não é fácil não! vc está completamente certo.Obrigado pela aula.
Será que aumentando a calça diminui a barriga? Kkkkkk.
Grande pergunta kkkk
Fio fino aumenta
E aquela fecha a boca pra emagrecer não vai ter a que compra calça nova mais vai explica povo vai na onda kkk
Eu fiz um emendado aumenta a conta de luz, falaram para mim que sim...
F emendado acaba gastando mais energia falaram para mim que sim
Olá, ainda sou leigo no assunto, na verdade só conheço um pouco da eletrodinâmica do ensino médio.
R = p L / A
A = Área do fio
R = Resistência
p = Coeficiente do fio
L = Comprimento do fio
Se eu aumentar a área do fio não estaria diminuindo a resistência? Ou nesse caso essa diminuição seria desprezível, valendo apenas para fios de 6mm?
tava procurando essa fórmula! e fica desprezível se pensar fio com milímetros e comprimento em metros
Show de informação, obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos.. Grande abraço
Na minha casa eu fiz a instalação e não sou eletricista com fio 6mm rígido e flex tem mais de 20 anos e até hoje tá batendo certo a energia vem normal e logo tudo que preciso na rede mais a dica e boa
André uma curiosidade que me chama muito atenção sobre conta de luz, é VERDADE que quanto mais imenda , mais gasta ??
Se for emendas mal feitas que aquecem, sim! Sempre fazer emendas bem feitas ou usar conectores.
Emendas mal feitas geram resistência à passagem de energia que gera aquecimento, causando dissipação de energia através de calor,o que resulta em aumento no consumo e até risco de incêndio dependendo do caso
DE PREFERÊNCIA SOLDA!
Melhor emendar com conector de pressão e isolar bem para não entrar umidade e oxidar.
Mais também não proíbe!