Cecília Coimbra, Guardiães da Ordem: uma viagem pelas práticas psi no Brasil do “milagre”

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024
  • Cecília Maria Bouças Coimbra é psicóloga, historiadora e professora adjunta aposentada do Programa de Pós-Graduação de Estudos da Subjetividade da Universidade Federal Fluminense.
    Foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), tendo sido presa pelo DOI-CODI/RJ em 1970 e torturada inúmeras vezes.
    Em abril de 1985, junto a outras(os) ex-presas(os) políticas(os) e por familiares de mortas(os) pelo regime ditatorial, funda o Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro (GTNM/RJ), do qual é a atual 1ª vice-presidente. O grupo se destaca em sua luta pela memória do período da ditadura civil-militar, contra a tortura e em defesa dos direitos humanos.
    Foi a primeira coordenadora da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, em 1997, e conselheira do Conselho Regional de Psicologia no Rio de Janeiro entre 2004 e 2008.
    Em 2021, aos 80 anos, lançou o livro Fragmentos de memórias malditas - invenção de si e de mundos, no qual relembra as dores dos anos de chumbo, honrando as memórias dos que lutaram e propuseram outras formas de existir no mundo. Mesmo narrando o “inferno” - como se refere aos porões do DOI-CODI - Cecília revela a insistência da vida e da solidariedade humana.
    Na abertura do IV Ciclo, teremos o privilégio de receber Cecília nesta que será uma aula-homenagem. Para este encontro, destacamos sua obra Gurdiães da Ordem: uma viagem pelas práticas psi no Brasil do “milagre”, publicada pela Editora Oficina do Autor em 1995, como resultado de sua pesquisa de doutorado, concluída em 1992 pela Universidade de São Paulo (USP). Nele, a autora revela como a psicologia se aliava à ditadura civil-militar, respaldando práticas de tortura e desumanização.
    Link para inscrição no curso:
    doity.com.br/i...
    Link para a pasta do curso:
    drive.google.c...
    Link para a lista de presença:
    forms.gle/ZqF1...
    Novo livro de Cecília Coimbra
    FRAGMENTOS DE MEMÓRIAS MALDITAS. INVENÇÃO DE SI E DE MUNDOS
    www.n-1edicoes...

Комментарии • 6

  • @mariaaline4804
    @mariaaline4804 6 месяцев назад

    Assistindo quase dois anos depois. Li Cecília Coimbra na minha graduação há quase 20 anos. Muitissimo provocada e fortalecida com esse debate, mais uma vez. Agradeço ao projeto Psicologia e Ladinidades!

  • @rosangelacastro6329
    @rosangelacastro6329 11 месяцев назад

    Sem palavras...

  • @robertossouza1
    @robertossouza1 Год назад

    Saudade de minha professora querida. Me tirou da ignorância de uma visão pobre da política. Até hoje lembro-me de muitas de suas aulas no ICHF.

  • @Dimie11235
    @Dimie11235 Год назад +1

    Alguém explica pq o conteúdo dela não é matéria obrigatória nos cursos de psicologia?

  • @xitemorz
    @xitemorz 2 года назад +1

    Excelente fala da professora. Saudades dela. Muita potência envolvida

  • @flaviooliveirasilva6178
    @flaviooliveirasilva6178 Год назад

    Foi minha Professora na Escola Estadual Republica do Peru, no Meier, RJ. 1979