Como explicar a função Bargraph e oq ela representa/mostra?
8 месяцев назад
Olá @Stediniz Bargraph é uma barra gráfica para visualização do valor correspondente a medição. A partir da sua configuração, atribuindo o valor mínimo e máximo de pH, é possível verificar rapidamente o valor da medição apresentado durante a leitura. Nos medidores Digimed, a configuração é realizada no menu “Setagem”
2 года назад+1
Sobre soluções padrão, para análise de água de caldeira que normalmente o pH de trabalho é 10,5 a 11,0 para fazer calibração do aparelho eu uso 3 ponto com solução padrão 4,01 - 7,00 - 10,0 já para tirar o pH do levedo tratado que em média o pH trabalho é 1,8 - 3,0 eu uso solução padrão 2,01 - 4,01 - 7,00 eu ouvir dizer assim é mais correto porque eu estou calibrando o aparelho com solução padrão próximo da leitura de trabalho Eu queria saber eu estou correto ou isso não tem nada a ver
2 года назад+1
Sim, está correta a maneira que você tem feito, para minimizar o desvio e obter medições mais precisas. Como sugestão, poderia utilizar o mesmo pHmetro para calibrar com 3 pontos, no caso as soluções padrão 2,01 - 7,0 (ou 6,86) - 10, para não ser necessário realizar duas calibrações. Desta forma, você atenderia a toda faixa de medição.
O orifício do eletrodo aquele furo tem eletrodo para colocar a solução tem ficar fechado ou aberto, O Becker igual vc mostrou no vídeo pode ser de vidro para tirar o pH não vai dá interferência no resultado
4 года назад
Boa tarde! O orifício de recarga do eletrodo deve permanecer aberto, com o nível de eletrólito acima do nível da amostra. Neste tipo de eletrodo (de escoamento), o eletrólito precisa escoar pela cerâmica pontual para que ele entre em contato com a amostra a ser analisada. No momento 2:06, a proteção de silicone está abaixada e a borracha aberta, deixando livre o orifício de recarga. Referente ao béquer, o vidro é o material recomendado para recipientes de análises de pH, a menos que a amostra a ser analisada contenha íons fluoreto. Caso haja a presença de fluoreto, o recipiente deve ser de plástico.
4 года назад
@ obrigado pela resposta. Outra dúvida temos um aparelho de medir cloro na água mas a única calibração que fazemos é com prova em branco antes de medir a amostra nos usa água destilada depois passa a água no deionizador água Mas eu vi uma configuração no aparelho para calibração qual solução que usa para calibração
4 года назад
@ O padrão de cloro deve ser feito e medido por titulação no momento da calibração. Esse padrão pode ser uma solução de hipoclorito de sódio encontrada em água sanitária. Algo importante é que o padrão fabricado deve estar próximo à faixa de trabalho do usuário. Por exemplo: se a sua faixa de trabalho é de 1,5 ppm, produzir padrões de 1,0 ppm e 2,0 ppm para melhorar a sua precisão. Para medir a concentração de seu padrão recém fabricado, é necessário fazer uma titulação com FAS (Sulfato ferroso Amoniacal - DM-S8L), solução DPD (DM-S10A5), o tampão (DM-S10B5) caso esteja interessado em medir cloro livre ou o tampão com KI (DM-S10B5-KI) caso queira medir cloro total. Para saber mais detalhes da titulação, consulte nosso manual do DM-CL! O número obtido em mL de FAS consumido é exatamente igual à concentração de cloro em seu padrão! Caso o valor seja próximo à sua faixa de trabalho, descarte o material analisado e utilize o restante do padrão preparado para calibrar o seu equipamento! Esse padrão só pode ser utilizado no momento em que foi criado, pois o cloro é volátil e sua concentração diminui com o tempo. Caso queira usá-lo em outros dias, é obrigatório realizar outra titulação para atualizar o valor de seu padrão ou utilizar uma amostra totalmente nova e repetir todos os passos descritos acima Para mais dúvidas, temos um whatsapp para o nosso suporte técnico! (11) 93440-6564. Entre em contato para falarmos mais por lá!
Qual a diferença entre a Sensibilidade e o ISO, sendo que o valor de sensibilidade surge ao final da calibração e se mantem no topo do display. E o de ISO aparece quando fazemos o check.
2 года назад+1
Olá Rubem! O ISO potencial do eletrodo é o primeiro ponto quando se realiza a calibração ou o check do sensor e deverá medir um potencial próximo de 0 mV. Já a sensibilidade é o resultado da calibração ou do check do sensor em que é mostrado o real estado do eletrodo, ou seja, o quanto o eletrodo desvia-se do valor ideal. A partir dessa informação, sabemos se o sensor está em boas condições para o uso ou não. O valor se mantém no topo como referência permanente desse resultado, até que uma próxima calibração seja realizada e tenhamos um novo valor. Quando é feita a calibração, o medidor salva o valor calculado da sensibilidade e quando é realizado o check, não é salvo, pois trata-se apenas de uma verificação. Aproveitando, no dia 26/05/22 teremos o webinar “Eletrodos de pH: Cuidados e manuseio”, participação totalmente gratuita e você está convidado! Inscreva-se www.digimed.ind.br/br/suporte/eventos
Ótimo vídeo, se possível postem um video da calibração do analisador AI-CL2I-HP.
Olá @tarsiobarbosadesouza7511, muito obrigada pela indicação 😄
Essa calibragem precisa ser feita diariamente em um laboratório que realiza analise em diversos horários do dia?
Ok 🙏
Como explicar a função Bargraph e oq ela representa/mostra?
Olá @Stediniz
Bargraph é uma barra gráfica para visualização do valor correspondente a medição. A partir da sua configuração, atribuindo o valor mínimo e máximo de pH, é possível verificar rapidamente o valor da medição apresentado durante a leitura. Nos medidores Digimed, a configuração é realizada no menu “Setagem”
Sobre soluções padrão, para análise de água de caldeira que normalmente o pH de trabalho é 10,5 a 11,0 para fazer calibração do aparelho eu uso 3 ponto com solução padrão 4,01 - 7,00 - 10,0 já para tirar o pH do levedo tratado que em média o pH trabalho é 1,8 - 3,0 eu uso solução padrão 2,01 - 4,01 - 7,00 eu ouvir dizer assim é mais correto porque eu estou calibrando o aparelho com solução padrão próximo da leitura de trabalho
Eu queria saber eu estou correto ou isso não tem nada a ver
Sim, está correta a maneira que você tem feito, para minimizar o desvio e obter medições mais precisas. Como sugestão, poderia utilizar o mesmo pHmetro para calibrar com 3 pontos, no caso as soluções padrão 2,01 - 7,0 (ou 6,86) - 10, para não ser necessário realizar duas calibrações. Desta forma, você atenderia a toda faixa de medição.
muito bom
O orifício do eletrodo aquele furo tem eletrodo para colocar a solução tem ficar fechado ou aberto,
O Becker igual vc mostrou no vídeo pode ser de vidro para tirar o pH não vai dá interferência no resultado
Boa tarde! O orifício de recarga do eletrodo deve permanecer aberto, com o nível
de eletrólito acima do nível da amostra. Neste tipo de eletrodo (de escoamento), o eletrólito precisa escoar pela cerâmica pontual para que ele entre em contato com a amostra a ser analisada. No momento 2:06, a proteção de silicone está
abaixada e a borracha aberta, deixando livre o orifício de recarga. Referente ao béquer, o vidro é o material recomendado para recipientes de análises de pH, a menos que a amostra a ser analisada contenha íons fluoreto. Caso haja a presença de fluoreto, o recipiente deve ser de plástico.
@ obrigado pela resposta.
Outra dúvida temos um aparelho de medir cloro na água mas a única calibração que fazemos é com prova em branco antes de medir a amostra nos usa água destilada depois passa a água no deionizador água
Mas eu vi uma configuração no aparelho para calibração qual solução que usa para calibração
@ O padrão de cloro deve ser feito e medido por titulação no momento da
calibração. Esse padrão pode ser uma solução de hipoclorito de sódio encontrada em água sanitária. Algo importante é que o padrão fabricado deve estar próximo à faixa de trabalho do usuário. Por exemplo: se a sua faixa de trabalho é de 1,5 ppm, produzir padrões de 1,0 ppm e 2,0 ppm para melhorar a sua precisão.
Para medir a concentração de seu padrão recém fabricado, é necessário fazer uma
titulação com FAS (Sulfato ferroso Amoniacal - DM-S8L), solução DPD (DM-S10A5), o tampão (DM-S10B5) caso esteja interessado em medir cloro livre ou o tampão com KI (DM-S10B5-KI) caso queira medir cloro total. Para saber mais detalhes da titulação, consulte nosso manual do DM-CL!
O número obtido em mL de FAS consumido é exatamente igual à concentração de cloro em seu padrão! Caso o valor seja próximo à sua faixa de trabalho, descarte o material analisado e utilize o restante do padrão preparado para calibrar o seu equipamento! Esse padrão só pode ser utilizado no momento em que foi criado, pois o cloro é volátil e sua concentração diminui com o tempo. Caso queira usá-lo em outros dias, é obrigatório realizar outra titulação para atualizar o valor de seu padrão ou utilizar uma amostra totalmente nova e repetir todos os passos descritos acima
Para mais dúvidas, temos um whatsapp para o nosso suporte técnico! (11)
93440-6564. Entre em contato para falarmos mais por lá!
Qual a diferença entre a Sensibilidade e o ISO, sendo que o valor de sensibilidade surge ao final da calibração e se mantem no topo do display. E o de ISO aparece quando fazemos o check.
Olá Rubem!
O ISO potencial do eletrodo é o primeiro ponto quando se realiza a calibração ou o check do sensor e deverá medir um potencial próximo de 0 mV. Já a sensibilidade é o resultado da calibração ou do check do sensor em que é mostrado o real estado do eletrodo, ou seja, o quanto o eletrodo desvia-se do valor ideal. A partir dessa informação, sabemos se o sensor está em boas condições para o uso ou não. O valor se mantém no topo como referência permanente desse resultado, até que uma próxima calibração seja realizada e tenhamos um novo valor. Quando é feita a calibração, o medidor salva o valor calculado da sensibilidade e quando é realizado o check, não é salvo, pois trata-se apenas de uma verificação.
Aproveitando, no dia 26/05/22 teremos o webinar “Eletrodos de pH: Cuidados e manuseio”, participação totalmente gratuita e você está convidado! Inscreva-se www.digimed.ind.br/br/suporte/eventos