O AGRONEGÓCIO É CULPADO PELO DESMATAMENTO NO BRASIL?
HTML-код
- Опубликовано: 25 ноя 2024
- Entre para terceira turma do Viver de Renda Cripto, clique aqui para fazer sua matrícula r.vocemaisrico...
Faça agora sua pré-matrícula para a 17ª turma do Viver de Renda: bit.ly/ytos_vi...
LIVE DIA 18 DE ABRIL | A forma como você investe, nunca mais será a mesma: bit.ly/finday_...
Faça sua pré-matrícula e garanta essa oportunidade: bit.ly/ys_Vive...
TODOS que garantirem uma vaga no Viver de Renda Cripto até as 07:10 da manhã no dia 28/03, ganharão um NFT do CriptoSócios (o mínimo sendo negociado atualmente é de R$R$4.302,40)
🆓 Série gratuita da Finclass, BITCOIN, O OURO DIGITAL: bit.ly/3sEVQkw
Finclass - Aprenda a investir com os melhores do mundo: bit.ly/finclas...
EPISÓDIO COMPLETO: • AGRONEGÓCIO: HERÓI OU ...
Os produtores rurais costumam ser vistos como vilões no Brasil, pois supostamente seriam culpados por desmatar nossas florestas, destruir os recursos naturais, e poluir o meio ambiente com o uso desenfreado de agrotóxicos e emissões de gases do efeito estufa.
Por outro lado, o agronegócio foi o grande responsável por sustentar o PIB brasileiro nos últimos anos. Estima-se que ele representou 26,6% do PIB e 48% das nossas exportações em 2020, além de empregar mais de 30 milhões de brasileiros. Somos considerados o celeiro do mundo, ao produzirmos uma quantidade de alimentos que atende a mais de 800 milhões de pessoas.
Diante desse cenário antagônico, seria o agronegócio um herói ou vilão?
Para debater sobre este tema contaremos com a presença de Camila Telles, CEO da Farmcom e fundadora da Hortaria, no 42º episódio do podcast “Os Sócios”
Portanto, se você se interessa pelo tema, quer entender os pontos fortes e as maiores dificuldades do agronegócio no Brasil, e quais são os verdadeiros impactos ambientais causados por esse setor, não deixe de conferir o podcast desta semana.
Esse assunto é muito interessante, e deve ser abordado mais vezes porque ainda tem muita gente achando que a comida aparece nas prateleiras do supermercados por um passe de mágica.
Agro só produz soja, milho laranja e carne frutas, verduras, legumes, leite e etc vem da agricultura familiar.
@@marcosndc e agricultura familiar ñ é agro ô caceta?
@@marcosndc e outra, p vc dizer q tudo isso da agricultura familiar, só mostra o quão alienado você é, patético.
@@marcosndc poxa vc conhece mesmo de agricultura familiar kkkk
@@marcosndckkkkkkkk meu Deus coitado de você.
Uma dúvida: quer dizer que tirar floresta para criar pasto é sustentável? No vídeo a entrevistada comenta que o gás metano após 10 anos vira gás carbônico e o pasto absorve e que o avião emite poluentes no meio ambiente que duram centenas de anos? quem poluentes são esses? Monóxido de carbono e dióxido de carbono, por exemplo, correto? então, eles são absorvidos assim como o metano que vira C02 que a vaca emite. Outro ponto que ela não fala é que uma árvore adulta absorve mais carbono do que o pasto do gado, fora a questão de biodiversidade, onde a monocultura de um pasto que irá empobrecer o solo futuramente. Poderia tirar as minhas dúvidas Sócio Podcast? Me desculpem mas esses exemplos dela são enviesados demais
Vish lá vem o cara que acredita que peido de vaca causa aquecimento global
Sim o pastos absorve muito mais carbono que uma árvore adulta, isto se deve ao seu rápido crescimento, assim como a Soja o milho..... sobre as outras besteira que você fala nem vou comentar.
@@domingosneto1846 ate eu fiquei incredulo com oq ele falou sobre o avião...
Eu amo esse assunto. Eu sempre quis saber mais sobre o nosso Agro.. admiro mto os produtores rurais .
Muito boa a entrevista. Você falou que 90% dos produtores agem legalmente mas tenho uma questão: com relação à área já desmatada, qual a porcentagem feita legalmente e ilegalmente?
Esse tipo de pergunta me deixa muito irritado, "legalmente" é uma palavra ridícula, até pouco tempo atrás demorava uns 5/6 anos pra conseguir licença(aqui em Minas Gerais) e se você fosse gastar 100 mil pra desmatar e formar em pastagem só o inferno da licença ficava por uns 150 mil, a gente que mora na roça vai tirar esse dinheiro de onde? Do cu? Aí a gente trabalha feito escravo pra juntar um pouco pra depois ir no banco fazer financiamento colocando a terra como garantia pra tirar esse inferno desse dinheiro pra tirar licença. Solução? Todo mundo que queria desmatar fazia "ilegalmente" porque era quase impossível tirar licença e a multa quando os vizinhos denunciam era sempre menor do que o valor que custava pra tirar a licença.
Acho lindo esses merdinha de internet(não tô falando de você, tô falando daqueles bostinha que diz que tem que ter mais regulação)... A vida na roça é difícil pro produtor pequeno justamente porque o governo só faz atrapalhar, dai demonizão o agro porque tem desmatamento "ilegal", vai a merda esse povo.
@@silas_inacio16 É difícil para o pequeno! para o grande eles abrem as pernas e faz vista grossa.
Por mais vídeos falando sobre o agronegócio e trazendo a verdade que muitos escondem. Parabéns!
Muito rasa essa defesa, o problema é mais profundo. Tem muita sujeira envolvendo o agro que ela, ou ignora ou não sabe.
Acho que não é nem questão de "demonizar" o agronegócio, todos sabemos que a agricultura foi uma imensa revolução e que teve papel chave para a humanidade chegar aonde chegou.
Como foi citado, talvez os produtores que fazem tudo "certo" não se preocupem ou tenham feito um péssimo trabalho de marketing até o momento para tentar reverter essa visão da população, ou pior, não fazem "pressão" suficiente para os criminosos ambientais entrarem na linha ...
Mas acho que será algo bem difícil, pois também não sejamos inocente, no Brasil e em diversos lugares do mundo, produtores que possuem mais $$$ são aqueles que ditavam e ainda continuam ditando algumas regras.
No inicio era a expulsão e muitas vezes massacre de indígenas para aquisição(roubo) de terras, existiam leis permitindo tal prática na época, quantas cidades no Brasil hoje não passaram a existir como resultado dessa prática?
Depois, produtores maiores, expulsando na bala, os pequenos produtores e anexando mais terras as suas propriedades.
Péssimas condições de trabalho e salário para quem trabalhava e ainda trabalha em algumas fazendas, minha família era (avós e avôs) daquelas que moravam na propriedade e trabalhavam na colheita de café, principalmente no interior de São Paulo e Minas Gerais, e praticamente conseguiram apenas o sustento básico da família, não importando o quão pesado era o trabalho.
Então não vamos achar que o mundo começou agora e esquecer esse passado não está mais enraizado na memória da geração que aos poucos está deixando de existir ...
E tratar o "agro" como qualquer negócio também acho complicado, depois que você desmata uma área que demorou milhões de anos para se desenvolver, já era ... não tem volta, não é a mesma coisa de falar "quebrei, vou pegar um empréstimo no banco e recomeçar" ...
E outra, criticar as "criticas" de países europeus, também não ajuda em nada, a Europa foi habitada milhares de anos antes do Brasil e hoje os tempos são outros ... os caras cresceram em um momento onde tudo era desregulamentado e cada um fazia o que queria, e querer trazer esse mesmo ambiente para um 2021 com mais de 7 bilhões de habitantes complica ... o agro terá que usar de inovação, criatividade e disrupção, palavras em alta hoje em dia nos negócios, para continuar atuando de forma satisfatória de agora em diante ...
O assunto é complexo, a acho que nenhuma das partes, a favor ou contra o agro, deve fulanizar o debate ...
@@oliveira2227 Caso você não seja um analfabeto funcional, releia o que eu escrevi, uma hora você entende ...
Nossa muita coisa pra responder mas vou responder algumas coisas. Produtor rural não faz marketing pq ele planta não é marketeiro, essa má fama veio justamente da acusação de fora, que não fazíamos as coisas certas. Anos atrás, foi tudo regulamentado, tem área mínima de reserva legal, se vc tem nascentes, tem recuo mínimo pra preservar. Tem fiscalização da polícia ambiental, drones, o produtor correto faz a parte dele.
Pq não vão atrás dos que estão desmatando pra corte de árvores? Dos que estão nos rios poluindo para garimpo? Tem muitas coisas por trás que só quem vive do agro passa e sabe como é difícil... Os grandes latifundiários exploradores são minorias mas existem, ninguém realmente sabe onde é essa região que mais explora? Piada pra gente que caça funcionário e não acha um nem pra diária pq tá todo mundo ganhando auxílio...
Tem que ter um controle sim sobre o desmatamento mas não é o Agro que faz isso. E muitos estrangeiros se dizem "preocupados" com nossas florestas mas não se preocuparam com as deles, e o problema não é esse é o preço e a concorrência de nossos produtos.
@Frederico Hayek Você ou alguém da sua família já trabalhou ou trabalha de lavrador em alguma fazenda em local remoto do Brasil, principalmente entre os anos de 1900 e 1980?
Não vale fazendinha gourmet heim ...
Caso a resposta seja não, vá trocar a sua fralda e tomar o seu todinho ...
@@oliveira2227 Argumento não criança, essa é a realidade de quem viveu a parada ...
Cada uma ... já tomou seu todynho hoje?
Ninguém é contra empreendedor. Os termos estão sendo confundidos, não se pode confundir empreendedor que são donos de empresas pequenas e médias com a burguesia que são pessoas que não produzem nada e vivem apenas de dividendos, etc. Pra ficar mais claro, é só se perguntar, você consegue ficar vários anos sem trabalhar e sem depender de outras pessoas? Os burgueses conseguem. E isso é o que está errado. São pessoas que exploram outras pessoas.
A entrevistada com conhecimento técnico extraordinário e os entrevistadores que sem noção nenhuma se metendo e dando "opiniões" furadas PQP.
"Os países que desmataram quase tudo querem botar restrições", parece que o Bruno copiou a fala do Paulo Guedes. Na cabeça de quem usa essas frases prontas desmatamento e crescimento econômico são diretamente proporcionais. Essa ideia é como se estivéssemos na primeira revolução industrial. Ainda bem que acertaram na convidada: "A gente não precisa desmatar, a gente tem tecnologia pra produzir mais na mesma área". Tecnologia, isso. Não estamos mais na era do valor.
Eu acho o argumento válido pra caramba. A Europa está em desenvolvimento a muito mais tempo que o Brasil ou qualquer país das Américas, o que deveria ser esperado é pelo menos reconhecimento de erros, tentar corrigí-los para não serem hipócritas, e isso o Macron definitivamente não fez. E cara, sério, ñ percebeu que a frase foi usada apenas pra crítica? Isso é sla, o que as pessoas mais usam, pega uma linha de pensamento e joga ela contra a própria pessoa. Tá bem claro no podcast que o Bruno concorda com o pensamento da Camilla.
Podcast muito bom e sempre trás boas informações. Não entendo porque o agronegócio não é incisivo com o combate ao desmatamento. É um fato que são poucos os que fazem esse tipo de crime, mas a maioria (assim como os participantes do podcast) prefere relativizar o problema se colocando como vítima do que ajudar a combater o desmatamento. É óbvio que há hipocrisia do exterior, Macron, etc, em condenar da maneira que fazem a situação do Brasil, só que pensar ''vc fez, então posso fazer também'' acho q é um pensamento bem pequeno que não condiz com o tamanho do canal. Ademais, usam o péssimo argumento da esquerda radical para relativizar o problema. Essa questão deveria ser tratada com mais imparcialidade.
A necessidade de defensivos agrícolas não existe, senão na idéia dos grandes produtores que impõem isso ao mercado , pois sem isso não conseguem competir internacionalmente. Se essas »facilidades» em termos de alimentação fossem menos apoiadas ou mesmo subsidiadas pelos governos, teríamos uma população menos urbana e buscando mais qualidade de vida no campo e através de comunidades que cultivem a maior parte do que consomem. Com um pouco de terra e vontade, qualquer um pode minimizar essa dependência de produtos agrícolas "industrializados"
Pede para a Europa parar de comprar madeira viu, e parem de comer carne viu, aiiiiiiiiiiiiii resolve. Mas só que não .
Quanta mentira em poucos minutos, hein...
Logicamente o agro é importante sim, mas não pra alimentar o Brasil, já que mais de 70% do q vai pra mesa do brasileiro vem da agricultura familiar.
Segundo, se não precisa desmatar nada, então por que, conforme dados do INPE, houve aumento de mais de 20% do desmatamento na Amazônia, sendo mais 90% disso ser de responsabilidade de fazendeiros e sojeiros q estão se instalado na Amazônia?
Quase 90% dos financiamentos estatais são direcionados aos pouquíssimos e gigantescos conglomerados de EXPORTADORES de grãos e bois, que alimentam chineses e europeus enquanto os brasileiros têm q se contentar com ossadas, soro de leite e arroz quebrado, pois no país "celeiro do mundo" mais de 33 milhões passam fome.
O agro não é popporcari4 nenhuma, se trata de a máfia, em que seus participantes são políticos tradicionais e oligarcas que faz leis que liberam tóxicos que envevenam nosso solo, água e ar, ganham colossais quantias em dólares explorando nossos mais preciosos recursos, estruturas modais estatais, geram pouquíssimos empregos, visto q automatizam suas produções e ainda parasitam a opinião pública com patrocínios de programas, redes de TV (globo) e propagandas sem honestidade nenhuma.
Se há algo nesse contexto que merece destaque e palmas, se chama agricultura familiar.
Você sabia que agricultura familiar é englobada pela definição de agronegócio?
Gustavo não é desse agro que estamos falando
O fechamento do vídeo foi pavoroso! É mentira que o orgânico demanda mais espaço que a monocultura.
@@fcvf100 sob qual ponto de vista você discorda dessa afirmação? Imagino que seja uma visão mais ampla, que leva em consideração a mudança nos hábitos alimentares e no modelo de comercialização de alimentos, investimento em pesquisas para aumentar a produtividade dos orgânicos, substituição das áreas de soja e milho por cultivos alimentícios de consumo interno (feijão, arroz, hortaliças, mandioca, etc) entre outras alternativas. Do ponto de vista puramente produtivo, no entanto, infelizmente a realidade atual ainda indica que a quantidade de quilos de alimento produzidos por hectare é menor nos orgânicos, quando comparado à produção convencional, independente do cultivo (feijão, arroz, hortaliças, trigo, batata, mandioca, etc.). A produção de arroz orgânico no RS é um exemplo, porque produz ~45% menos que no modelo convencional (5000 x 9000 kg/ha). Logo, seria necessário plantar uma área significativamente maior que os 900 mil ha atuais para produzir a mesma quantidade de arroz. Será necessário fazer uma mudança estrutural para torná-la realidade.
Primeiro!
Sousa-PB
Ninguém mandou o Brasil ser uma fazendona.
Muito interessante trazer esse tema tão polêmico! Tentem por favor fazer contato com a Preta Terra. Eles tem um trabalho maravilhoso de Agrofloresta pelo Brasil e pelo mundo! Seria interessante o público de vocês também entender outras formas de se plantar e colher. E de saber que sim, podemos fazer diferente, e que outras formas de plantar e de criar gados são possíveis alimentando de forma sustentável toda a população! Claro, tudo é um processo, tudo tem seu tempo! Sou fã do canal, gosto muito de vocês. Ouvi no outro vídeo sobre Agronegócio que vocês tentaram achar alguém para argumentar o outro lado. Então não sei se já tentaram falar com a Preta Terra, mas seria muito, muito bom se conseguissem!
A soja tem crescido muito aqui em Rondônia que faz parte da bacia amazônica, e é isso, é o futuro. Ngm nunca vai deixar de comprar comida
“Brasil não precisa desmatar” é a frase que expõem a ignorância do povo. Primeiro que Brasil é entidade fictícia, ele não precisa desmatar porque não existe e não é passível de possuir algo. Segundo, que as terras que uma pessoa compra são dela, se ela deseja usufruir desmatando ou de outra forma, o problema é único e exclusivo dela. Se acham q o mundo não tem meio ambiente e que vai acabar tudo, só não coloquem o estado pra cuidar disso, ele sempre cuidou de segurança saúde e educação, e é tudo uma merda, por que acreditam que com o meio ambiente seria diferente?
É porque pras pessoas a toa muito melhor dar a atribuição aos outros, com dinheiro dos outros, para interferir nas propriedades dos outros. O tipo que come, vira o cocho, reclama da comida e não paga nada.
A tua ignorância é incrivelmente repugnante.
Falou pouco mas falou merda.
orgânico precisa de um espaço maior? e ai sim teria desmatamento pra cacete? minha nossa
AGRO EH CRIME AGRO EH TUDO
Falou o morador de predinhos kkkkk
@@ferrnandodinizMG.5893 diz o morador da roca que nem foi pra escola kkkkkkk
@@otemiusto nem fui pra escola mesmo, más com esse seu português vc deve fazer parte da geração Dilma "pátria educadora" te garanto que minha vida é bem melhor que a sua kklkkk pega seu diploma coloca ele embaixo do braço pra ver se ele vai encher essa pança sua.
@@ferrnandodinizMG.5893 blz vida boa, vou pegar meu diploma por debaixo de um braço e no outro ponho minha pos... se a sua vida ta boa sem estudos.. imagina minha kkkkk
@@otemiusto vida boa depende do ponto de vista de cada um.. Eu não troco nada do que tenho pelo seus diplomas e creio que vc não troca seus diplomas por nada que eu tenho, só te digo uma coisa faça um bom aproveito com sua pós seja feliz com seus diplomas e eu fico feliz com a minha fazendinha e meu trabalho aqui no interior de Minas, se seus diplomas estão te trazendo bons resultados financeiro fico feliz por vc RS RS RS.
É culpa do agro sim, tem nem desculpa.
O som está defasado da imagem.
👏
A Amazônia o solo degrada fácil
Entendi que a resposta é sim, o agronegócio é responsável pelo desmatamento desproporcional que tá acontecendo sim, pois 10% de produtores são capazes de fazer tudo pela ganância, estes 10% não respeitam as regras contra a destruição radical das matas, desmatam mesmo sabendo que não é preciso desmatar mais nada, visto que já temos área e técnica suficiente para produzir concomitante com a floresta em pé e os biomas preservados em equilíbrio.
Essa moça esta falando besteira o agro nao tem nada haver com pequeno produtor agricultura familiar produz a comida do brasileiro , nao usam tantos agrotoxico e empregam mais mao de obra, diversificam suas lavouras já os produtores do agronegocio sao latifundiarios que produzem p exportaçao, consomem muito agrotoxico, empregam quase nada de mao de obra, fora que produzem monocultura em larga escala. Quem comanda o agro sao uns 15 produtores politicos de familias tradicionais que estao aqui desde Dom Pedro. E cultivam areas de 100 alqueires no minimo e sao eles que flexibilizam leis ambientais e desmatam esse papo de que preservam nao é verdade é só ver o Pantanal em 20 anos esta seco areas que antes eram alagadas nao tem mais esse ciclo, fora as queimadas que sao frequentes ou lugar é o Estado de SP estao acabando com tudo sem contar que o proprio agro impulsiona a especulaçao imobiliaria p chacramento de areas de preservaçao. Outro ponto muita gente do agro tbem explora locais com mineraçao eles nao sao nada sustentaveis. Mesmo que outros paises tenham desmatado suas areas o Brasil nao precisa se pautar nisso pois cientistas alertam que a Amazonia se for mais desmatada alem de acabar com a agua vamos liberam tantos virus e insetos que nós mesmo iremos nos fuder com isso já temos alguns exemplos de dengue, zica, chicungunha, etc
O agronegócio é o conjunto de atividades econômicas que envolvem a produção agrícola, o comércio de produtos agrícolas e a industrialização de matérias-primas agropecuárias. Engloba pequeno produtor SIM!
Hj consegue separar os grãos transgênico do não transgênico?
Não entendi sua pergunta.
Essa morena além de gata é uma das poucas que come a comida do produtor rural e não fala merda.
Macron deve ter maior popularidade no Brasil que na França kkk
Quer ver eu surtar de ódio e gente falando de empresário, mas não se move pra melhorar a vida.
Vídeo totalmente desinformativo
*Agronegócio é culpado por levar comida na mesa de Vocês*
chegar caro pra caramba obvio alguem ta levando por fora ......e as comida joga no lixo dos restaurante tem tbm a cultura do desmatamento que e forte nos portugueses ver mato como sugeira acredite nao presisa desmatar pra ter boia na nossa mesa com ate hoje o brasil e lider em produzir alimentos bem do agro entao ja ta bom nao presisa mais nao vai falta comida no mundo nao a nao ser que joguem fora ou eles estao ficando cada vez mais rico com isso e querem nossas matas mesmo o qie seria uma grande hipocresia deles