Sabe o que percebi esses tempos? Que sempre que ta acontecendo alguma tragédia devido as mudanças climáticas como as enchentes no RS ou as queimadas, as propagandas sobre o agro na globo desaparecem, ai quando a poeira baixa um pouco eles voltam a passar. É muito cinismo.
@@indigrigri exato!! A Globo, se falar mal do agro, perde anunciante. Perde dinheiro. Eles até criticam o agro, mas é um morde e assopra. Tipo, fala mal de coisas muito pontuais, mas elogia muito mais.
a globo pode até comentar e fazer críticas bem amenas as CONSEQUENCIAS causadas por esse modelo de agro negócio, mas no dia a dia recebe muita grana pra patrocinar os principais expoentes do agro negócio e ainda fazer uma propaganda bem bonitinha pra alimentar essa loucura
Pelo amor de Deus façam cortes curtos disso para o Instagram sei lá Eu fico vendo os papos de vocês e mto bom mto informativo mas precisamos também de mensagens rápidas para engajar essa nova geração
Rapaz....alguém avisa a Receita Federal pra devolver o imposto dos produtores que pagaram esse ano então kkkk....Pessoal, joguem no Google antes de replicar esse vídeo
@@jucimarandrebarbosa9537 "Grandes empresas e latifundiários pagam 50% a menos do que deveriam em impostos por conta de benefícios e brechas na lei." Era isso que tu queria que achasse no google?
Camaradas, como professor de ciência política de universidade federal recomendo fortemente a leitura dos textos do Josué de Castro, a Geografia da Fome e a Geopolítica da Fome. Aliás, entrem em contato com a USP que tem uma cátedra sobre este autor que realizou levatamento destes datos a mais de cinquenta anos atrás.
Quanta inocência. Talvez você não acredite no que você fala, só fale da boca pra fora, mas tem gente que realmente acredita no que você fala. Sou contra desmatamento, mas o boi da agricultura familiar é magro, pequeno, demora 6 anos para ir para o abate. O boi do agronegócio é grande, gordo, e demora só um ano e meio para ir para o abate.
@@CybelleAndradeo vídeo é muito bom, e toca em temas muito importantes, como a urgência de uma reforma agrária no Brasil. Mas tem uma gama de falácias q estão ali pra chocar e tbm n chegam na raiz do problema. Um deles é deixar de lado q o agronegócio brasileiro é s o mais produtivo no mundo, ngm sabe plantar e colher tantos dólares por m2 como o Brasil. Outro é q esses “30% improdutivo” não são improdutivos, pirula chega a comentar, mas são terras que precisam “descansar”, por um defeito, esse ss muito bem criticado, do modelo de mono cultura q a gente têm, q realmente incentiva o desmatamento, e q precisa ser duramente criticado e urgentemente mudado. Outro, é tvz o mais grave, é q o agronegocio n paga imposto, óbvio q paga e paga muito. Realmente foi uma indústria q cresceu a base de subsídios, tvz os únicos q deram retorno nesse país, e q agr precisam ser revistos e o gov Lula vai na contra mão dando mais subsídio por conta de pressão lobista, mas subsídio esses que muitas vezes os msm q criticam o agro são a favor, msm fracassando repetidas vezes, pra salvar a “indústria nacional”
@@jheimyssouza8733 Um país do tamanho de um continente, que concentra toda a riqueza no agronegócio, é absolutamente normal que seja mais produtivo. Me diz qual a outra grande indústria que tem no Brasil... Você não assistiu 1/3 do vídeo ou não entendeu nada, o problema é a concentração de grandes latifúndios nas mãos de poucas pessoas. E são essas mesmas pessoas que controlam os rumos da política brasileira. Muito capital = poder político. Nós precisamos de uma reforma agrária!
Eu coloco sempre pros meus filhos ouvirem e vou explicando, mas hoje o Pirula Full pistola foi necessário eu dizer "caaalma, Pirula!" Obrigada pela aula maravilhosa
00:42:12 parte da propaganda do agro é a música sertaneja atual. Eles injetam MILHÕES nessa indústria, fabricam "ídolos" que vendem e vangloriam esse estilo de vida/business. E funciona, visto que hoje o sertanejo é a música mais consumida no Brasil.
Um programa desses é simplesmente fantástico e super necessário!!! Pirula, meu querido, gostaria de coração, de coração , de te dar um abraço e falar o quão inspirador você é m principalmente a parte pistola! 😂😂
Eu sou gestor agricola e concordo com esse podcast; inclusive o Emílio deu informações muito boas sobre a concentração de terra e monocultura, devemos iniciar e expandir o modelo de consórcio de culturas e de agrofloresta.
Obrigado por fornecer todos esses dados importantes, vocês são os melhores, sou só mais um admirador do trabalho de vocês que é super necessário nesses tempos desregulados!
Acho que o principal ponto nessa situação, é que o agro não necessariamente "coloca comida na mesa do brasileiro", pq ninguém vive de soja. Quem realmente desempenha esse papel é a agricultura familiar.
não só particulares, porque esse modelo de agricultura é base em qualquer curso de agronomia, inclusive nas públicas. O modelo de educação tem como marco regulatório a ideologia colonialista de exploração do território. O fundamento da educação geral, inclusive nas universidades, é egóica, competitividade, não trata de coletitividade, mas no progresso desenvolvimentista, sucesso do indivíduo. E sucesso nesse modelo de educação significa quantos bens materiais o invíduo pode comprar com seu trabalho. O bem viver da sociedade como coletividade não está nesta equação.
O Brasil tem muito o que mudar, sem necessariamente chegarmos ao "comunismo", pode mudar quase tudo, e continuar sendo capitalista, mas com maior justiça, ORDEM, progresso e igualdade.
@@rubensazevedomusicaefogaoa825 maior justiça quer dizer que não é pra todos? Porque justiça é justiça, nem maior, nem menor. Justiça. Se não é pra todos, é bem assim que o capitalismo é, não atende à todos e ainda destrói a natureza.
Gosto muito de como tudo q vcs falam é baseado em estudo, com dados confiáveis. Queria q tivesse sido 1 episódio maior, esse assunto é de enorme importância e ninguém tem coragem de falar abertamente da forma q vcs fizeram. Estou orgulhosa de vcs
Muito boa a discussão e super necessária, obrigada!! Só queria pontuar duas questões, porque pode ter gerado confusão: 1. em 7:53 min o Emilio falou que 80%/90% da cobertura de plantio do estado de Goiás é soja, logo em seguida Ruas fala "90% de Goiás é monocultura?" e Emílio confirma. Na verdade ele quis dizer que entre os tipos de uso do solo (agricultura, pastagem,vegetação, urbano, etc.), considerando apenas a agricultura, 80%/90%? é soja, isso é bem diferente de todo o uso e cobertura do estado ser soja (e ainda sim, o impacto já é enorme); 2. Depois eles mostram dois mapas, o mapa da esquerda foi interpretado um pouco errado, em 9:51 Ruas pergunta se o mapa da esquerda é onde tem plantação de soja e respondem que sim, mas na verdade cada polígono desse é o município inteiro e dentro dele mostra a área plantada de soja, quanto mais verde, maior área plantada, isso não quer dizer que toda a área verde é só soja como pareceu, pode e tem área vegetada e outros usos ali também, mas não aparecem porque o tema do mapa não é esse. Se queriam mostrar onde tinham soja seria melhor usar o dado de uso da terra do Projeto Mapbiomas, que mostra os locais mesmo, sem limite municipal. Era isso, não é uma crítica ao tema e si, pois concordo com o que falaram, é mais para tomarem cuidado com a forma que mostram o dado. Um abraço!
@@Lazkera o pior é que de forma contraditória tem vídeo dele comprando comida orgânica e saudável, talvez ele viva muito ainda, adiando esse nosso momento de alegria.
Sobre o questionamento relacionado aos estudos: ainda há os casos de ameaças de morte aos professores e pesquisadores que trabalham nessas pesquisas. Excelente vídeo!
O Agro são lavouras ou pastos extensivos, com muito insumos, pouca mão de obra e latifúndios. A agricultura familiar, que realmente produz os alimentos, são de outra lógica de produção.
Tem algum estudo que apresente em números a importância da agricultura familiar para o mercado interno? Uma vez vi um estudo que a maioria dos alimentos do mercado interno são produzidos pelo Agro mesmo, a agricultura familiar se não me engano apenas tem maior peso no feijão,leite e hortaliças.
Também gera mais empregos: Segundo o levantamento, a agricultura familiar também emprega mais de 10 milhões de pessoas, o que representa 67% do total de pessoas ocupadas na agropecuária.
Muito legal a explicação. Nunca tinha visto nada assim. Ficava incomodado e não entendia essa crítica ao agro, que aqui no Sul é algo sagrado. Mas, de fato, as grandes fazendas daqui devem ser consideradas, no máximo, médias, perto desse contexto de fazendas do tamanho de países. Parabéns por esse trabalho.
Também vivo no Sul, RS, e aqui 707 propriedades tem mais de 2.500ha, e representam mais de 3 milhões de ha. Sendo também os pequenos financiados para a produção do modelo do agronegócio, a prática destrutiva se estende pelo estado, praticamente temos 15% de matas florestais, segundo o departamento de estatística do RS. Mesmo que a maioria seja pequeno e médio, o contexto de destruição se equipara ao restante do país, infelismente. Não só por queimadas, mas por desmatamento inclusive em áreas de nascentes, leitos de rios... burlam a lei, o que é bem fácil, e fica por isso mesmo. :(
Esse é um dos melhores vídeos que vocês já fizeram. Obrigado por explicar os motivos pelos quais é insustentável o Brasil continuar com esse modelo de super exploração da terra que no fim só gera lucro pra grandes latifundiários, zero imposto pro Estado, e zero melhoria na vida da população em geral. A reforma agrária e o reflorestamento de áreas improdutivas deixou de ser só necessária e passou a ser questão de sobrevivência, tanto pra população em geral, quanto pros ecossistemas do Brasil.
Parabéns pessoal, faz muito tempo que espero ver vídeo tão didático e direto desse assunto, sou biólogo e fico passando mal com o jeito da população defender aqueles que destroem a natureza e nosso mundo.
Parabéns! Vide o atlas dos agrotóxicos da Larissa Bombardi, mostrando também a relação agrotóxicos x doenças principalmente cancerígenas. Os mapas são similares. Brasil uma eterna colônia de capitanias hereditárias 😅
O fod@, é que quando o jornal vai lá filmar o impacto da seca do rio, não filma o latifundiário, filma o cara que planta com a família, que tem um trator velho pra arar a terra... E a gente acha q é "coisa da vida", e esquece que o culpado tem nome.
Esse foi um excelente vídeo, vocês estão de parabéns. Foi muito didático e esclarecedor. Torço muito para que esse vídeo viralize. Infelizmente muitos ainda tratam a reforma agrária com desprezo.
Precisamos muito divulgar esse tipo de conteúdo, conversar com as pessoas ao nosso redor, engajar pautas ambientais... Pq somos nós por nós mesmos, não temos a máquina pública ao nosso favor, não somos herdeiros e nem temos contatos poderosos. Ou seja, conscientização é a nossa maior arma. Obrigada pelo video, meninos ❤
A primeira vez que fui em Goiás, na decada de 90, eram kms de soja de um lado e outro de tdas as rodovias, secundarias ou n. E uma árvore perdida no meio. Achei ser obrigatório ter algumas áreas de preservação, principalmente ao longo dos rios-mata ciliar(poucos). Hj, é muito pior o cenário. O cerrado se foi.
Caralho! É por isso q eu amo e apoio cada um dos 3 elementos e toda divulgação científica BR! Dedo na ferida aberta! Que vídeo Sensacional, obrigado por tudo ❤
Esse vídeo é de GRANDE UTILIDADE PÚBLICA!!!!!! façam mais que o Brasil precisa MUITO!!!!! Chamem e façam debates sobre as INJUSTIÇAS E REGRESSIVIDADE TRIBUTÁRIA!!!!!
Isso NUNCA vai a debate sério em lugar nenhum do país, salvem esse vídeo e reproduzam de formas diferentes, em cortes, panfletos, apostilas sei lá, mas reproduzam isso e compartilhem o máximo possível, o brasileiro precisa ter acesso a esse conteúdo.
Queria começar a ver no RUclips os (todos) canais de ciências fazendo videos sobre as degradações ambientais (com a visão de suas respectivas areas) que vem acontecendo no nosso país igual ao que fizeram. Parabéns.
@@RhenanMartinsRepoementão. Deixa eu te explicar: eu moro no MT. Aqui a galera está difundindo a ideia de que o "projeto do Lula" é desapropriar as terras que queimaram pra punir o proprietário. Masssss o buraco e muito mais em cima. Quando a gente pesquisa em várias fontes de notícias ao invés de ficar passivamente recebendo "noticia" de grupo de tios do zap, descobre que na verdade a ideia é desapropriar terras de pessoas que forem condenadas por realizarem queimadas. Entende a diferença? Vão tomar as terras apenas de quem, comprovadamente ateou fogo em alguma terra ou fazenda e não as terras que queimarem. "Ah mas vão acabar condenando gente inocente de forma errada". Blz, mas não vejo ninguém reclamar quando o inocente é preto, pobre e foi acusado de tráfico de drogas. Muito pelo contrário. Desejam a morte do sujeito.
Gostei muito do vídeo, principalmente por falar a vdd q este modelo de agro é "muito predatório de várias maneiras" concordo plenamente! Só quem conhece esse modelo de negócio de perto, vai entender esta vdd. Parabéns a tds vcs pelo vídeo!!
Vídeo extremamente necessário! Deveria ser reproduzido na globo, em horário nobre, na íntegra, sem intervalos.
Sabe o que percebi esses tempos? Que sempre que ta acontecendo alguma tragédia devido as mudanças climáticas como as enchentes no RS ou as queimadas, as propagandas sobre o agro na globo desaparecem, ai quando a poeira baixa um pouco eles voltam a passar. É muito cinismo.
Se for piada, ok, mas vou falar mesmo assim, a globo é empresa privada, JAMAIS faria isso
@@indigrigri exato!! A Globo, se falar mal do agro, perde anunciante. Perde dinheiro. Eles até criticam o agro, mas é um morde e assopra. Tipo, fala mal de coisas muito pontuais, mas elogia muito mais.
a globo pode até comentar e fazer críticas bem amenas as CONSEQUENCIAS causadas por esse modelo de agro negócio, mas no dia a dia recebe muita grana pra patrocinar os principais expoentes do agro negócio e ainda fazer uma propaganda bem bonitinha pra alimentar essa loucura
Na Globo cúmplice?
Pelo amor de Deus façam cortes curtos disso para o Instagram sei lá
Eu fico vendo os papos de vocês e mto bom mto informativo mas precisamos também de mensagens rápidas para engajar essa nova geração
@@rafaeldesouzanascimento1296 já assinou o canal de cortes do 3 elementos? Tem conteúdo sempre
Cara, o que vc queria!
Tem o Pirula ai! Kkkkkk
Rapaz....alguém avisa a Receita Federal pra devolver o imposto dos produtores que pagaram esse ano então kkkk....Pessoal, joguem no Google antes de replicar esse vídeo
, qcmum@@jucimarandrebarbosa9537
@@jucimarandrebarbosa9537 "Grandes empresas e latifundiários pagam 50% a menos do que deveriam em impostos por conta de benefícios e brechas na lei." Era isso que tu queria que achasse no google?
O único defeito desse vídeo é que ele acaba. Pirulla pistola em todos os vídeos já!
Estamos presenciando a radicalização do Pirulla kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Camaradas, como professor de ciência política de universidade federal recomendo fortemente a leitura dos textos do Josué de Castro, a Geografia da Fome e a Geopolítica da Fome. Aliás, entrem em contato com a USP que tem uma cátedra sobre este autor que realizou levatamento destes datos a mais de cinquenta anos atrás.
O Josué, nunca vi tamanha desgraça, quanto mais miserê, mais urubu ameaça
Não é o agronegócio que carrega o Brasil nas costas: é o Brasil que carrega o agronegócio nas costas!
Quanta inocência. Talvez você não acredite no que você fala, só fale da boca pra fora, mas tem gente que realmente acredita no que você fala. Sou contra desmatamento, mas o boi da agricultura familiar é magro, pequeno, demora 6 anos para ir para o abate. O boi do agronegócio é grande, gordo, e demora só um ano e meio para ir para o abate.
@@pecuarianordestina5173criatura você não viu o vídeo... se vc tivesse visto saberia que eles estão criticando GRANDES LATIFUNDIÁRIOS.
@@CybelleAndradeo vídeo é muito bom, e toca em temas muito importantes, como a urgência de uma reforma agrária no Brasil. Mas tem uma gama de falácias q estão ali pra chocar e tbm n chegam na raiz do problema. Um deles é deixar de lado q o agronegócio brasileiro é s o mais produtivo no mundo, ngm sabe plantar e colher tantos dólares por m2 como o Brasil. Outro é q esses “30% improdutivo” não são improdutivos, pirula chega a comentar, mas são terras que precisam “descansar”, por um defeito, esse ss muito bem criticado, do modelo de mono cultura q a gente têm, q realmente incentiva o desmatamento, e q precisa ser duramente criticado e urgentemente mudado. Outro, é tvz o mais grave, é q o agronegocio n paga imposto, óbvio q paga e paga muito. Realmente foi uma indústria q cresceu a base de subsídios, tvz os únicos q deram retorno nesse país, e q agr precisam ser revistos e o gov Lula vai na contra mão dando mais subsídio por conta de pressão lobista, mas subsídio esses que muitas vezes os msm q criticam o agro são a favor, msm fracassando repetidas vezes, pra salvar a “indústria nacional”
@@pecuarianordestina5173 vai comer seu farelo de soja, pepa
@@jheimyssouza8733 Um país do tamanho de um continente, que concentra toda a riqueza no agronegócio, é absolutamente normal que seja mais produtivo. Me diz qual a outra grande indústria que tem no Brasil... Você não assistiu 1/3 do vídeo ou não entendeu nada, o problema é a concentração de grandes latifúndios nas mãos de poucas pessoas. E são essas mesmas pessoas que controlam os rumos da política brasileira. Muito capital = poder político. Nós precisamos de uma reforma agrária!
Eu coloco sempre pros meus filhos ouvirem e vou explicando, mas hoje o Pirula Full pistola foi necessário eu dizer "caaalma, Pirula!"
Obrigada pela aula maravilhosa
Provavelmente o melhor vídeo da história da Internet
ELEMENTOS ESSA LIVE É UMA DAS MELHORES QUE VOCÊS FIZERAM, PARABÉNS
00:42:12 parte da propaganda do agro é a música sertaneja atual. Eles injetam MILHÕES nessa indústria, fabricam "ídolos" que vendem e vangloriam esse estilo de vida/business. E funciona, visto que hoje o sertanejo é a música mais consumida no Brasil.
Isso. O canal Algoritmo da Imagem disse bem.
@@Andre-Sales não conheço! Vou dar uma olhada
Mano, hoje existe até "agroinfluencer"
Músicas e cantores sertanojos são os campeões infelizmente
pode ser uma hipótese de como ainda existe essa merda. serio, não fala nada a ninguém cara, não tem alma nenhuma
Todo brasileiro deveria ver esse vídeo
Todo brasileiro já devia saber disso há muitos anos.
Um programa desses é simplesmente fantástico e super necessário!!! Pirula, meu querido, gostaria de coração, de coração , de te dar um abraço e falar o quão inspirador você é m principalmente a parte pistola! 😂😂
Eu sou gestor agricola e concordo com esse podcast; inclusive o Emílio deu informações muito boas sobre a concentração de terra e monocultura, devemos iniciar e expandir o modelo de consórcio de culturas e de agrofloresta.
Obrigado por fornecer todos esses dados importantes, vocês são os melhores, sou só mais um admirador do trabalho de vocês que é super necessário nesses tempos desregulados!
Obrigado você pelo apoio!
Tô indo dormir triste, mas feliz de ver gente como vocês, como nós. Tamo junto!
Pelo amor de deus, precisamos de cortes desse vídeo. Extremamente necessario.
Tá saindoooo! ✂️✂️✂️
@@ostreselementos vcs são os melhores🥰🥰
Acho que o principal ponto nessa situação, é que o agro não necessariamente "coloca comida na mesa do brasileiro", pq ninguém vive de soja. Quem realmente desempenha esse papel é a agricultura familiar.
Agricultura familiar está dentro do agronegócio. Não há essa divisão.
Maravilhoso!!!! Engajamento pra esse vídeo chegar na sala de aula das faculdades de AGRONOMIA particulares!!!
não só particulares, porque esse modelo de agricultura é base em qualquer curso de agronomia, inclusive nas públicas. O modelo de educação tem como marco regulatório a ideologia colonialista de exploração do território. O fundamento da educação geral, inclusive nas universidades, é egóica, competitividade, não trata de coletitividade, mas no progresso desenvolvimentista, sucesso do indivíduo. E sucesso nesse modelo de educação significa quantos bens materiais o invíduo pode comprar com seu trabalho. O bem viver da sociedade como coletividade não está nesta equação.
O Brasil tem muito o que mudar, sem necessariamente chegarmos ao "comunismo", pode mudar quase tudo, e continuar sendo capitalista, mas com maior justiça, ORDEM, progresso e igualdade.
@@rubensazevedomusicaefogaoa825 maior justiça quer dizer que não é pra todos? Porque justiça é justiça, nem maior, nem menor. Justiça. Se não é pra todos, é bem assim que o capitalismo é, não atende à todos e ainda destrói a natureza.
Melhor programa de todos até agora. Parabéns pela aula.
Gosto muito de como tudo q vcs falam é baseado em estudo, com dados confiáveis. Queria q tivesse sido 1 episódio maior, esse assunto é de enorme importância e ninguém tem coragem de falar abertamente da forma q vcs fizeram. Estou orgulhosa de vcs
Com todo respeito aos convidados que ja passaram pelo três elementos, esse foi o melhor programa feito nesse canal. Só lenhada braba. 😂
Ouvi no Spotify e vim aqui dar like. Que aula!!!
Esse vídeo é tão importante.
O senso comum acha que as críticas são ao pequeno produtor.
Muito boa a discussão e super necessária, obrigada!! Só queria pontuar duas questões, porque pode ter gerado confusão:
1. em 7:53 min o Emilio falou que 80%/90% da cobertura de plantio do estado de Goiás é soja, logo em seguida Ruas fala "90% de Goiás é monocultura?" e Emílio confirma. Na verdade ele quis dizer que entre os tipos de uso do solo (agricultura, pastagem,vegetação, urbano, etc.), considerando apenas a agricultura, 80%/90%? é soja, isso é bem diferente de todo o uso e cobertura do estado ser soja (e ainda sim, o impacto já é enorme);
2. Depois eles mostram dois mapas, o mapa da esquerda foi interpretado um pouco errado, em 9:51 Ruas pergunta se o mapa da esquerda é onde tem plantação de soja e respondem que sim, mas na verdade cada polígono desse é o município inteiro e dentro dele mostra a área plantada de soja, quanto mais verde, maior área plantada, isso não quer dizer que toda a área verde é só soja como pareceu, pode e tem área vegetada e outros usos ali também, mas não aparecem porque o tema do mapa não é esse. Se queriam mostrar onde tinham soja seria melhor usar o dado de uso da terra do Projeto Mapbiomas, que mostra os locais mesmo, sem limite municipal.
Era isso, não é uma crítica ao tema e si, pois concordo com o que falaram, é mais para tomarem cuidado com a forma que mostram o dado. Um abraço!
O Sales é tão surreal que parece até vilão do capitão planeta
Salles está em uma lista de pessoas que me obrigarão a comprar rojão quando vierem a óbito.
@@Lazkera o pior é que de forma contraditória tem vídeo dele comprando comida orgânica e saudável, talvez ele viva muito ainda, adiando esse nosso momento de alegria.
@@tarcisio-fn3nb então a gente vai ter que fazer alguma coisa enquanto a isso, né
@@arthurdossantos6826 sim
O Salles, o Trump, etc... Esses vilões dos anos 90 que na época eu achava totalmente improváveis estão cada vez mais reais!!!
Sobre o questionamento relacionado aos estudos: ainda há os casos de ameaças de morte aos professores e pesquisadores que trabalham nessas pesquisas.
Excelente vídeo!
queria tanto conseguir fazer meu pai assistir esse vídeo inteiro!! diz tudo que esse povo brasileiro precisa escutar
Excelentes colocações. Viva Ruas e seu quadrinhos!
Esse é um daqueles vídeos obrigatórios de compartilhar
Agora só esperar os agronetes
Agora eles não aparecem, não sabem lidar com dados e fatos, são sensíveis demais
Esses caras não assistem esse tipo de vídeo, relaxa.
😂😂😂😂😂😂😂@@robsonflowers
A população está começando a enxergar a desgr4ç4 das bets. Agora temos que fazer todo mundo entender a desgr4ç4 do agro
Vocês são muito corajosos!! Obrigada por terem essa coragem e serem essa voz extremamente necessária! Orgulho de ser apoiadora de vocês!
O Agro são lavouras ou pastos extensivos, com muito insumos, pouca mão de obra e latifúndios.
A agricultura familiar, que realmente produz os alimentos, são de outra lógica de produção.
Tem algum estudo que apresente em números a importância da agricultura familiar para o mercado interno? Uma vez vi um estudo que a maioria dos alimentos do mercado interno são produzidos pelo Agro mesmo, a agricultura familiar se não me engano apenas tem maior peso no feijão,leite e hortaliças.
@@luizfelipedallazen7570 o grosso tipo carne, arroz e feijão é a agro mesmo. As famílias reinam na questão de frutas e leguminosas.
@@luizfelipedallazen7570 Tem o senso agropecuário do IBGE.
Também gera mais empregos: Segundo o levantamento, a agricultura familiar também emprega mais de 10 milhões de pessoas, o que representa 67% do total de pessoas ocupadas na agropecuária.
Agricultura familiar TAMBÉM É AGRO.
Muito legal a explicação. Nunca tinha visto nada assim. Ficava incomodado e não entendia essa crítica ao agro, que aqui no Sul é algo sagrado. Mas, de fato, as grandes fazendas daqui devem ser consideradas, no máximo, médias, perto desse contexto de fazendas do tamanho de países. Parabéns por esse trabalho.
Também vivo no Sul, RS, e aqui 707 propriedades tem mais de 2.500ha, e representam mais de 3 milhões de ha. Sendo também os pequenos financiados para a produção do modelo do agronegócio, a prática destrutiva se estende pelo estado, praticamente temos 15% de matas florestais, segundo o departamento de estatística do RS. Mesmo que a maioria seja pequeno e médio, o contexto de destruição se equipara ao restante do país, infelismente. Não só por queimadas, mas por desmatamento inclusive em áreas de nascentes, leitos de rios... burlam a lei, o que é bem fácil, e fica por isso mesmo. :(
1 hora e 8 minutos de conteúdo massivo, denso, chocante e extremamente necessário
Os três camaradas 👏👏🦈
Parabéns por falarem sobre isso.
Parabéns pelos 100K com um tema EXTREMAMENTE necessário! Aqui tem ciência!!!!
Caramba, que vídeo bom! Perfeitas colocações! Devia ser assistido uma mil vezes por todo brasileiro até memorizarem o conteúdo!! 👏👏👏👏❤❤❤❤
Povo, não esqueçam de compartilhar esse vídeo incrível!! Vamos mostrar pra todos e desmistificar essa coisa de o Agro é POP!!!
Esse vídeo deveria ser apresentado em sala de aula! Excelente! Parabéns!
Vou fazer isso
Sou professor e admiro a coragem de vocês ❤
O AGRO é TÓXICO!! Parabéns pela posição referencial contrária a esse modelo de exploração catastrófico para o planeta!!👏🏾👏🏾
Obrigado pelo apoio! 👍
Podiam ter 10h que eu com certeza assistiria as 10h, vídeo mais que necessário, deveria ser levado para as escolas para debater com os alunos
Esse é um dos melhores vídeos que vocês já fizeram. Obrigado por explicar os motivos pelos quais é insustentável o Brasil continuar com esse modelo de super exploração da terra que no fim só gera lucro pra grandes latifundiários, zero imposto pro Estado, e zero melhoria na vida da população em geral. A reforma agrária e o reflorestamento de áreas improdutivas deixou de ser só necessária e passou a ser questão de sobrevivência, tanto pra população em geral, quanto pros ecossistemas do Brasil.
Nunca vi uma explicação tão simples quanto essa no começo do vídeo, tão de parabéns
Obrigado pela coragem de vocês.
Parabéns pessoal, faz muito tempo que espero ver vídeo tão didático e direto desse assunto, sou biólogo e fico passando mal com o jeito da população defender aqueles que destroem a natureza e nosso mundo.
Parabéns! Vide o atlas dos agrotóxicos da Larissa Bombardi, mostrando também a relação agrotóxicos x doenças principalmente cancerígenas.
Os mapas são similares.
Brasil uma eterna colônia de capitanias hereditárias 😅
somos colônia pois fomos povoados por povos de fora. sistema feudal para exportação seria mais exato, sla ;p
tao importante que vou comentar 2 vezes pra ajudar no engajamento algoritmico
Esse talvez seja o vídeo mais importante que os Elementos já fizeram. Parabéns para toda a equipe!!!
O fod@, é que quando o jornal vai lá filmar o impacto da seca do rio, não filma o latifundiário, filma o cara que planta com a família, que tem um trator velho pra arar a terra...
E a gente acha q é "coisa da vida", e esquece que o culpado tem nome.
Vídeo de utilidade pública !
Muito esclarecedor. Isso que deveria ser ensinado nas escolas
Que show! Nem acredito que estou ouvindo isso! Assino embaixo. Parabéns pelo trabalho!😊
Esse foi um excelente vídeo, vocês estão de parabéns. Foi muito didático e esclarecedor.
Torço muito para que esse vídeo viralize. Infelizmente muitos ainda tratam a reforma agrária com desprezo.
É genial, como tudo que você faz!!!
Parabéns, parabéns e parabéns galera!!! 👏🏾👏🏾👏🏾 Meu deus, quão importante esse programa!!!
Cada dia admiro mais esses 4 elementos...
Bom demais! Essa conversa/explicação enquanto quebra pensamentos errados de senso comum de comentários reais. Façam mais!!!
Episódio excelente!!!! Gostaria de ver mais sobre esse tema nas mídias sociais da maneira como vocês abordaram: simples, direta e informativa.
Mais um episódio épico!
Deveria ser obrigatório em todas escolas públicas e privadas do Brasil.
Que live incrível e necessária. Deveria passar na tv em horário nobre. 👏🏻👏🏻👏🏻
Bom vídeo para lavar um pouco a alma.
Precisamos muito divulgar esse tipo de conteúdo, conversar com as pessoas ao nosso redor, engajar pautas ambientais... Pq somos nós por nós mesmos, não temos a máquina pública ao nosso favor, não somos herdeiros e nem temos contatos poderosos. Ou seja, conscientização é a nossa maior arma. Obrigada pelo video, meninos ❤
A primeira vez que fui em Goiás, na decada de 90, eram kms de soja de um lado e outro de tdas as rodovias, secundarias ou n. E uma árvore perdida no meio. Achei ser obrigatório ter algumas áreas de preservação, principalmente ao longo dos rios-mata ciliar(poucos). Hj, é muito pior o cenário. O cerrado se foi.
Pesquise sobre reserva legal
Desenhado, explicado, esmiuçado. Muito obrigada por esse vídeo ❤
Tirinha perfeita amei. Compartilhando esse vídeo necessário
Obrigado por repercutirem essa realidade tão cruel do Agro brasileiro.
Uma verdadeira aula
É esse tipo de material que tem que ser mais divulgado para o pessoal entender o que realmente acontece no Brasil. Parabéns, ótimo conteúdo.
Fico feliz que você achou o conteúdo importante! 💪
Achei bem bom! Eles em nenhum momento disseram bobagem! Poderia falar mais sim❤
E Pirula continua lindo!!
Um dos melhores vídeos desse canal! Conciso e rico!
Pura verdade !.... que muitos usam vendas para não ver !... o modelo precisa mudar com urgência, mas não creio que exista vontade política para isso.😮
Adorei, ouvi no Spotify e estou aqui para elogiar! ❤
Mto bom, espero que chegue nessas pessoas. Ja estou compartilhando pra alcancar mais gente
Caralho! É por isso q eu amo e apoio cada um dos 3 elementos e toda divulgação científica BR! Dedo na ferida aberta! Que vídeo Sensacional, obrigado por tudo ❤
Ps., parabéns pelos 100k inscritos bora pra próxima plaquinha ❤
Bliu com orgulho
Sensacionais reflexões! Parabéns por levantar este tema com coragem e com a verdade!
Espetacular! Muito obrigado pela aula incrível.
Esse vídeo é de GRANDE UTILIDADE PÚBLICA!!!!!! façam mais que o Brasil precisa MUITO!!!!! Chamem e façam debates sobre as INJUSTIÇAS E REGRESSIVIDADE TRIBUTÁRIA!!!!!
Vocês explicam tudo de uma forma tão simples e acessível. Sou professora e me inspiro em vocês.
Vocês foram magníficos!
UTILIDADE PÚBLICA esse vídeo, parabéns
Isso NUNCA vai a debate sério em lugar nenhum do país, salvem esse vídeo e reproduzam de formas diferentes, em cortes, panfletos, apostilas sei lá, mas reproduzam isso e compartilhem o máximo possível, o brasileiro precisa ter acesso a esse conteúdo.
Queria começar a ver no RUclips os (todos) canais de ciências fazendo videos sobre as degradações ambientais (com a visão de suas respectivas areas) que vem acontecendo no nosso país igual ao que fizeram. Parabéns.
Todo mundo precisa ver esse video
Impressionante como um vídeo desses não tem milhares de visualizações, triste….
sem sombra de dúvidas um dos melhores vídeos do ano
.
pontinho do engajamento, pq o vídeo ficou tão bom q me deixou sem palavras
Vídeo MARAVILHOSO!!!!! O BRASIL PRECISA MUITO OUVIR ISSO!!!! PARABÉNS!!!!!!!!
Esse vídeo é muito necessário.
Um dos melhores vídeos do youtube 👏👏
Concordo com vc ❤ tb acho
Parabéns, muito bem explicado
Por isso apoio a ideia da Marina Silva de desapropriar as terras queimadas, em vez de ceder para invasores.
Exatamente!
Aí eu coloco fogo na terra do meu vizinho concorrente e ele perde a terra? E a terra do próprio governo que pega fogo, pra quem vai?
Fiquei curioso com o q vc chama de invasores...
@@RhenanMartinsRepoemVai tudo pra um projeto de reflorestamento em massa. Coisa que o governo conciliador não tá nem cogitando.
@@RhenanMartinsRepoementão. Deixa eu te explicar: eu moro no MT. Aqui a galera está difundindo a ideia de que o "projeto do Lula" é desapropriar as terras que queimaram pra punir o proprietário. Masssss o buraco e muito mais em cima. Quando a gente pesquisa em várias fontes de notícias ao invés de ficar passivamente recebendo "noticia" de grupo de tios do zap, descobre que na verdade a ideia é desapropriar terras de pessoas que forem condenadas por realizarem queimadas. Entende a diferença? Vão tomar as terras apenas de quem, comprovadamente ateou fogo em alguma terra ou fazenda e não as terras que queimarem. "Ah mas vão acabar condenando gente inocente de forma errada". Blz, mas não vejo ninguém reclamar quando o inocente é preto, pobre e foi acusado de tráfico de drogas. Muito pelo contrário. Desejam a morte do sujeito.
Bastante elucidador este vídeo. Obrigado.
Que aula! Obrigada queridos.
Gostei muito do vídeo, principalmente por falar a vdd q este modelo de agro é "muito predatório de várias maneiras" concordo plenamente! Só quem conhece esse modelo de negócio de perto, vai entender esta vdd. Parabéns a tds vcs pelo vídeo!!
Que vídeo do caraleoooo!!! Desenhando pra ver se os adoradores dos latifundiários entendem
Mais pessoas precisam ver esse vídeo, muito informativo
Que vídeo necessário e bem feito. Ia dizer que só faltou desenhar, mas o Ruas já fez isso. Parabéns pelo trabalho