Eu acredito que tudo é sexual (no sentido amplo) pq a vida vem do sexo. Então vivemos em busca dessa Uniao de poder que nos gerou vida para sempre, mesmo q de maneira inconsciente
Olá, Dunker! Sou uma simpatizante da psicanálise e seu canal é "o canal" de acesso a informações mais palatáveis pros leigos como eu. Esse preâmbulo é pra alertar que talvez eu não saiba formular a pergunta que quero fazer :(... Vc poderia, se possível, abordar o não dito? Que mecanismo é esse que faz com que a criança capte a dinâmica da família e transforme o não verbalizado em sintoma? Talvez eu tenha perdido algum vídeo q já trate do tema. Se sim, poderiam me indicar qual? Grande abraço
Oi amigo, faz tempo a sua pergunta, 2 anos, mas caso ainda seja de ajuda: o Laplanche trata bem isso, sobre sua teoria das mensagens enigmáticas e tradução
Obrigado professor. Por favor, expliquei uma vez o conceito de sublimação utilizando o mesmo conceito dos estados físicos. Por favor assim que possível faça o vídeo sobre sublimação. Grato pela partilha.
Oi, Dunker! Você poderia comentar a frase que transita da internet “matar a culpa, salvar o desejo”, relacionando-a com conceitos psicanalíticos. Obrigada!!
Eu não sou psicanalista, mas vou deixar aqui como interpretei: Às vezes, para nos livrarmos de algo que nos causa muita culpa, tentamos matar o desejo. Um jovem homossexual, por exemplo, tem muita vergonha e culpa da sua sexualidade, e esse é um fardo tão pesado de se carregar que a pessoa tenta matar o seu desejo para não viver a dor da culpa. Daí a frase tenta separar a culpa do desejo, desconectar um do outro, pois é mais fácil lidar com eles em separado. De onde vem a sua culpa? Quão bom ou mal pode ser o seu desejo? Dessa forma, eliminando o que te tortura (A culpa) e te estimulando a abraçar aquilo que te faz bem e te reafirma como o indivíduo (O seu desejo). Outros exemplos podem ser a mulher que é mãe, deseja ter uma carreira mas se culpa por não pensar exclusivamente nos filhos. A pessoa que quer se divorciar, mas sente culpa por terminar uma história e desapontar alguém... E por aí vai.
Agradecida pelo seu conhecimento...foi o unico que encontrei que me fez preender a teoria de Freud... bem esclarecido. Que Deus lhe abenções. Sim porque Deus é Luz e Luz é vida....Beijinhos de lisboas.
obvio escapa pelas mãos. eu não entendi nada, mas sei que tá tudo muito bem explicado. eu que não consegui acompanhar. mas vou ver mais algumas vezes e tentar absorver. muito muito muito bom! gratidão prof.
Excelente vídeo, professor! Aprendo muito acompanhando seu canal. Um pedido: poderia fazer um "Desejo em cena" sobre o filme "Ataque dos Cães"? Obrigado.
Saudações psicanalíticas, caro professor Christian Dunker! Gostaria de parabenizá-lo por este producente, criativo.e esclarecedor canal RUclips. Gostaria, se fosse possível, que o Sr. falasse a respeito das aproximações entre os pensadores da Escola de Frankfurt e a Psicanálise, bem como as críticas do existencialismo e da fenomenologia àquela última e, de alguns estruturalistas, como Deleuze e Félix Guatarri. Um forte abraço!!!
estou aqui as voltas com as "Pulsões e suas vicissitudes/Recalque."...etcs e Freuds Me ajudou muitissíssímo as explicações do vídeo! Gratidão Imensa Tio Dunker! ; - P
Oi, Dunker! Você poderia explorar o tema da questão de classe nos relacionamentos amorosos? Penso que a complexidade dos possíveis dilemas aí presentes (ressentimentos, projeções, romantização etc.) dá molho!, e ainda assim, não tenho encontrado vídeos a este respeito na abordagem psicanalítica. Admiro profundamente o seu trabalho de popularização da psicanálise, que é especialmente importante nestes tempos tão medievais. Um abraço!
Professor, queria saber se o senhor pode abordar o tema da psicopedagogia e psicomotricidade com ênfase em psicanálise. Estou entrando na especialização nessa área e com dificuldade para saber como é atuação com a base teórica da psicanálise, além do uso dos instrumentos, visto que (ao que me parece) o campo foi tomado pelo olhar cognitivo/neuro. Queria indicação de profissionais, autores, obras, cursos complementares...Obrigado.
professor, poderia falar sobre faltas e atrasos dos pacientes nas sessões, sob a ótica da psicanálise? todas as faltas e atrasos devem ser analisados ou não? desde já, obrigada!
Não sou nem psicanalista e nem psicólogo, apenas um neurótico barra pesada tentando se curar (em tratamento com uma psicóloga nota 1000) e as vezes fuçando assuntos técnicos. Sua pergunta me fez fazer uma pergunta pra mim mesmo: O que dizer de um paciente (no caso eu) que reclama (críticas e reclamações cheias de raiva e argumentações diversas) dos psicólogos e da psicóloga atual, maaasss se recusa abandonar o tratamento (que dura 4 anos) e reconhece a competência da atual psicóloga, reconhece os progressos feitos até aqui e reconhece que precisa do tratamento que tanto mal diz (inclusive reconhece a importância de assuntos que resiste tratar no consultório) ??? Se quiser comentar, eu queria saber a opinião. Devo procurar um hospício??? kkkkkkkkkkk
Bom dia, Caríssimo Christian. Gostaria de propor uma aproximação conceitual, com vistas também à direção do curso das análises, entre as teorias da angústia, em Freud e Lacan, e as teorias produtivas de indeterminação. Agradeço demais porque o tema tem me ocupado.
Olá professor, grande e inusitado privilégio existir esse espaço de contato entre pessoas tão distantes. Para participar e usufruir desse privilégio eu te proponho o seguinte tema: a aproximação entre Bataille e Lacan acerca do outro inalcançável, das dung, o erotismo e o vazio. Muuuuito obrigado pela sua iniciativa.
Gosto muito, só nao entendo porque os videos nao sao maiores, pra explicar com mais calma, inclusive falando um pouquinho mais lento. As aulas que ele dá na Casa do Saber ele fala com mais calma. De qualquer forma, adoro
Achei o conteúdo muito interessante, a abordagem é clara e didática, facilita a compreensão. Parabéns, Dr Christian! Tenho apenas a questionar o por que desta música ao fundo... Ela fica roubando a cena, já que sou musicista e divide demais a minha atenção. Talvez eu devesse tomar sertralina😅, mas, não tomo. Se eu pudesse fazer um pedido, seria este, de ouví-lo tão somente, sem fundo musical algum.
Christian Dunker, poderia falar sobre como o afastamento de Jung se dá quando ele passa a ler a tradição metafísica ocidental moderna (nomeadamente Kant e Hegel, numa entrevista em vídeo com Jung afirmando insatisfação profunda com Freud não lê-los) e como Freud, por seguir próximo à literatura, escapa e resiste a essa tradição? Obrigado. (Qualquer Derrida inferido não é mera coincidência.)
Ola Christian! Admiro muito seu trabalho. Gostaria, se possível, que abordasse no seus vídeos algo sobre GAGUEIRA. Sou gago desde a infância e sempre fiz acompanhamento com fono, porem percebi melhoras grandes quando entrei no processo de análise. Sinto que não ha muito interesse sobre o tema, n tenho ctz, pela comunidade da psicanálise, o que é uma pena. Uma curiosidade é que apesar de haver mulheres gagas, é muito mais comum nos homes (algo constatado com pesquisas). Alem disso, como ator, sempre percebi que no palco a gagueira nunca apareceu, mesmo em cenas de puro improviso, sem texto decorado. Qual a leitura da psicanálise como uma linguagem, sobre o problema da gagueira. Obrigado.
Acredito muito que quando você canta, ou atua, você está pensando como falar. Não se deve falar sem pensar antes. Diminua a velocidade que você fala e pense mais antes de falar.
Querido Dunker, qual a diferença entre Tanatus e Eros e Princípio do Prazer e Princípio da Realidade? Imagino que quando surgiu a Psicanálise foi como se fosse uma revolução. A sociedade da época de Freud conseguiu aceitar bem um médico falando em sexualidade, sexualidade infantil, trabalho e sexualidade? Pertence a Freud a frase "uma pessoa saudável é aquela que consegue trabalhar e fazer sexo"?
Professor, vamos falar mais sobre a ligação de guattari com a psicanálise? Depois, que ele encontra deleuze, escreve o Anti-edipo e surgi ali uma prática clínica sendo a esquizoanálise! Todavia, depois do encontro com Deleuze, Guattari segue tecendo críticas severas a psicanálise, mas se intitula como psicanalista! Fico confusa! Ainda vejo que a esquizoanálise tem suas divergências com a psicanálise. Como c vê isso? Obrigada,
Boa tarde, parabéns pelo seu esclarecedor canal, com esse vídeo surgiu uma dúvida, deixarei ela aqui e se possível respondam. Obrigado desde já. Num momento vc fala, que o ponto principal da psicanálise é o conflito entre sexualidade e algo, ex: violência, ....isso não seria um não querer assumir que esse algo foi realmente o que haveria trazido prazer ?
Oi Prof. Dunker, apesar de não estar acompanhando com frequência o canal, peço desculpas de antemão se já falou sobre o tema. Gostaria de saber se já discutiu / esclareceu sobre esta nova normativa de inclusão de 13 "especialidades" pelo CFP. O que isto significa ? É democratização ou precarização "ordenada" ao mercado? Grata. Bjus
Olá Dunker e equipe, adoro seu canal, gostaria de adquirir os bonequinhos do Freud e Lacan como esses que estão aí no fundo… sabe onde consigo? Pela internet tem uns tão feinhos… queria assim como os seus ;) Obrigada
Professor, quando o ser é aberto e suscetível a todos os sentimentos, desejos e sexualidade que aparecem. Se houver um sujeito com características *masoquistas, sádicas, cleptomaníaca, etc* ela está passível de se submeter ou não ( dependendo da educação). O certo é educar r todas as pessoas ou tolerar is grupos que se isolam para não se misturarem com *tudo que existe*. Falta tolerância e sobra inveja e roubalheira no Brasil e no mundo. Da minha parte, pertencer a u. grupo exclusivo, como muitis podem, é o melhor a fazer e até pagar o preço por isto .
Sexo, pulsão, sublimação, libido, vontade de viver, desejo, tesão, eros, traços de satisfação, ternura, afeto, conflitos de prazer, gozo, chamem a vida como quiser.
Eu acredito que tudo é sexual (no sentido amplo) pq a vida vem do sexo. Então vivemos em busca dessa Uniao de poder que nos gerou vida para sempre, mesmo q de maneira inconsciente
é o que bixa? e esse misticismo?
oi dunker, saudações. reiterando o pedido pra falar sobre as transidentidades na psicanálise :)
upp
Olá, Dunker! Sou uma simpatizante da psicanálise e seu canal é "o canal" de acesso a informações mais palatáveis pros leigos como eu. Esse preâmbulo é pra alertar que talvez eu não saiba formular a pergunta que quero fazer :(... Vc poderia, se possível, abordar o não dito? Que mecanismo é esse que faz com que a criança capte a dinâmica da família e transforme o não verbalizado em sintoma? Talvez eu tenha perdido algum vídeo q já trate do tema. Se sim, poderiam me indicar qual? Grande abraço
Oi amigo, faz tempo a sua pergunta, 2 anos, mas caso ainda seja de ajuda: o Laplanche trata bem isso, sobre sua teoria das mensagens enigmáticas e tradução
Essa explicação é maravilhosa, clara e muuuuuito esclarecedora! Obrigado pela verdadeira aula desfazedora de mitologias mal contadas. Excelente.
Obrigado professor. Por favor, expliquei uma vez o conceito de sublimação utilizando o mesmo conceito dos estados físicos. Por favor assim que possível faça o vídeo sobre sublimação. Grato pela partilha.
Professor quero saber mais sobre a neurose obsessiva, manejo e leituras
ansioso pelo vídeo sobre sublimação, precisando mto
Exposição clara, objetiva e poética. Dunker é foda!
Excelente!!
Excellente Escolastico
Solta o Elastico
Tanta boa informação que terei de reassistir. Deu até ideias novas
Boa noite, Professor! Como sempre, excelente vídeo. Poderia rolar um vídeo sobre o filme "De olhos bem fechados"?
Siiiim! Seria ótimo!
Boaaaa
Esse filme é bom? Onde vejo?
@@adryanadryca , talvez você não goste. De primeira, ninguém gosta
Oi, Dunker! Você poderia comentar a frase que transita da internet “matar a culpa, salvar o desejo”, relacionando-a com conceitos psicanalíticos. Obrigada!!
nao se sinta culpada por comer doce, satisfaça seu desejo em comendo uma sobremesa.
Eu não sou psicanalista, mas vou deixar aqui como interpretei: Às vezes, para nos livrarmos de algo que nos causa muita culpa, tentamos matar o desejo. Um jovem homossexual, por exemplo, tem muita vergonha e culpa da sua sexualidade, e esse é um fardo tão pesado de se carregar que a pessoa tenta matar o seu desejo para não viver a dor da culpa.
Daí a frase tenta separar a culpa do desejo, desconectar um do outro, pois é mais fácil lidar com eles em separado. De onde vem a sua culpa? Quão bom ou mal pode ser o seu desejo? Dessa forma, eliminando o que te tortura (A culpa) e te estimulando a abraçar aquilo que te faz bem e te reafirma como o indivíduo (O seu desejo).
Outros exemplos podem ser a mulher que é mãe, deseja ter uma carreira mas se culpa por não pensar exclusivamente nos filhos. A pessoa que quer se divorciar, mas sente culpa por terminar uma história e desapontar alguém... E por aí vai.
Que condução dessa aula, esclarecedora e leve!
Agradecida pelo seu conhecimento...foi o unico que encontrei que me fez preender a teoria de Freud... bem esclarecido. Que Deus lhe abenções. Sim porque Deus é Luz e Luz é vida....Beijinhos de lisboas.
obvio escapa pelas mãos. eu não entendi nada, mas sei que tá tudo muito bem explicado. eu que não consegui acompanhar. mas vou ver mais algumas vezes e tentar absorver. muito muito muito bom! gratidão prof.
Boa noite professor! Gostaria muito de assistir no seu canal um vídeo sobre o ressentimento. Abraços!
Excelente vídeo, professor! Aprendo muito acompanhando seu canal.
Um pedido: poderia fazer um "Desejo em cena" sobre o filme "Ataque dos Cães"?
Obrigado.
Incrível
Saudações psicanalíticas, caro professor Christian Dunker! Gostaria de parabenizá-lo por este producente, criativo.e esclarecedor canal RUclips. Gostaria, se fosse possível, que o Sr. falasse a respeito das aproximações entre os pensadores da Escola de Frankfurt e a Psicanálise, bem como as críticas do existencialismo e da fenomenologia àquela última e, de alguns estruturalistas, como Deleuze e Félix Guatarri. Um forte abraço!!!
estou aqui as voltas com as "Pulsões e suas vicissitudes/Recalque."...etcs e Freuds
Me ajudou muitissíssímo as explicações do vídeo!
Gratidão Imensa Tio Dunker! ; - P
Aaee vc aqui. Vc as voltas com Freuds. Gostei... Bora estudar uns Freud juntxs.
@@luanapedron aí vi cunverhssa ein! Booóra!
É só colar. Preparando um conteúdo freudistico pro segundo semestre. Vai ser incrível. 🥰
...te chamo no pv ;-)
Parabéns, mais uma viagem racional e sofisticada às interpretações teóricas dos meandros e labirintos da psique humana
Faz um vídeo sobre sublimação. Queria entender melhor quais os benefícios e se é melhor que o prazer sexual em sí.
Veja a maioria das grandes obras de arte do mundo e verás algo que pode responder sua pergunta. :-)
@ entre a monalisa e transar eu prefiro transar. Se for com a monalisa melhor ainda.
@bandeira entendi nada kkkkk. Q?
@@juniverso3793 Acho que seu chiste mostra que não viu o que sugerir. Enfim.. transe e seja feliz então.
@ já vi, mas a grande maioria parecem carregadas de idealismo colonialista. Não me atraem nem satisfazem meu Id o suficiente.
Lacan ganhou um freud de amiguinho (ao fundo do video)
Grato Dunker e equipe! Sempre claro e pertinente!
Sempre mt informativo.
Oi, Dunker! Você poderia explorar o tema da questão de classe nos relacionamentos amorosos? Penso que a complexidade dos possíveis dilemas aí presentes (ressentimentos, projeções, romantização etc.) dá molho!, e ainda assim, não tenho encontrado vídeos a este respeito na abordagem psicanalítica.
Admiro profundamente o seu trabalho de popularização da psicanálise, que é especialmente importante nestes tempos tão medievais. Um abraço!
Esclarecedor professor! Obrigado.
Ótima explicação. Tenho escutado negações das teorias de Freud e não sei como argumentar. Vou rever.
Ótimo
Obrigada, mestre! Quanta didática nessa aula de ser humano.
Este canal é excelente
Perfeito!
Chris, voce elucidou o tema com perfeiçao! Entendi muito bem!! Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento!!
Nossa , agora entendi, o pq. Eu também tinha o hábito de dizer que pra Freud tudo é sexo. Que legal.
Fantástico professor
Obrigada pela explicação.
Eu acrescentaria além do sexo,o poder, ambos regem o mundo!
Todas as respostas chegam nisso
Professor, queria saber se o senhor pode abordar o tema da psicopedagogia e psicomotricidade com ênfase em psicanálise. Estou entrando na especialização nessa área e com dificuldade para saber como é atuação com a base teórica da psicanálise, além do uso dos instrumentos, visto que (ao que me parece) o campo foi tomado pelo olhar cognitivo/neuro. Queria indicação de profissionais, autores, obras, cursos complementares...Obrigado.
professor, poderia falar sobre faltas e atrasos dos pacientes nas sessões, sob a ótica da psicanálise? todas as faltas e atrasos devem ser analisados ou não? desde já, obrigada!
Não sou nem psicanalista e nem psicólogo, apenas um neurótico barra pesada tentando se curar (em tratamento com uma psicóloga nota 1000) e as vezes fuçando assuntos técnicos. Sua pergunta me fez fazer uma pergunta pra mim mesmo: O que dizer de um paciente (no caso eu) que reclama (críticas e reclamações cheias de raiva e argumentações diversas) dos psicólogos e da psicóloga atual, maaasss se recusa abandonar o tratamento (que dura 4 anos) e reconhece a competência da atual psicóloga, reconhece os progressos feitos até aqui e reconhece que precisa do tratamento que tanto mal diz (inclusive reconhece a importância de assuntos que resiste tratar no consultório) ??? Se quiser comentar, eu queria saber a opinião. Devo procurar um hospício??? kkkkkkkkkkk
Gostei muito da explicação, foi de clara compreensão.
Oi professor Dunker, poderia por favor falar sobre as tecnicas de intervenções em psicanalise. Obrigada e parabéns pelo seu trabalho incrível.
Muito bom. Tenho aprendido muito com você. Obrigado.
Amei! Agora quero o vídeo sobre a sublimação.
Boa noite!!!! Excelente tema!
Bom video, Dunker
Excelente como sempre.
Tem como voce falar sobre obsessao? Quando ficamos obsecados por uma pessoa.
UP!!!
Obrigado Professor. Esperando pelo vídeo sobre Sublimação. ❤👍🏼
Já estou aqui esperando 😃
Genial
prof agradeço pela aula. nunca tinha ouvido essa explicação e até agora eu não podia entender as ligações na teoria do Freud.
Adorei o senso de humor no final!!!👏👏👏👏👏
Bom dia, Caríssimo Christian. Gostaria de propor uma aproximação conceitual, com vistas também à direção do curso das análises, entre as teorias da angústia, em Freud e Lacan, e as teorias produtivas de indeterminação. Agradeço demais porque o tema tem me ocupado.
Christian tu é fantástico !!!
Olá professor, grande e inusitado privilégio existir esse espaço de contato entre pessoas tão distantes. Para participar e usufruir desse privilégio eu te proponho o seguinte tema: a aproximação entre Bataille e Lacan acerca do outro inalcançável, das dung, o erotismo e o vazio. Muuuuito obrigado pela sua iniciativa.
Sensacional 👏🏻
Esse vídeo foi tão bom que eu até assisti duas vezes!
Olá, professor! Tudo bom? O senhor poderia falar um cadim sobre a psicose ordinária? Um abraço e obrigada!! (:
Sim, também adoraria ouvir um pouco mais sobre esse assunto Professor. Amo psicanálise e amo seus vídeos
Simm, também tenho muito interesse!!
Obrigada pelo vídeo atual
Muito bom...
OLÁ Professor! Agradeço muito pelos vídeos. Gostaria de perguntar sobre o significante da indiferença para a psicanálise. Obrigada
Congonhas estava movimentado nesse vídeo, dá pra ouvir no fundo os aviões passando
Adorei professor!
Gosto muito, só nao entendo porque os videos nao sao maiores, pra explicar com mais calma, inclusive falando um pouquinho mais lento. As aulas que ele dá na Casa do Saber ele fala com mais calma. De qualquer forma, adoro
Muito bom
SUGESTÃO: vídeo sobre SUBLIMAÇÃO! Abraço e grata pela atenção
Olá Christian, super legal as suas aulas!!! Você poderia falar sobre sublimação, psicanálise e o sujeito trabalhador? Abração
Boa começou….
Muito bom, professor.
Prof., você poderia abordar a análise existencial trazida pelo Sartre? Principalmente falando sobre o método progressivo-regressivo.
Você poderia falar sobre psicossomática? Adoro seu conteúdo!
Excelente análise
Obrigado pelo vídeo professor. Ajuda a clarificar assuntos centrais no interior da teoria, e que comumente se costuma gerar muita confusão.
Achei o conteúdo muito interessante, a abordagem é clara e didática, facilita a compreensão. Parabéns, Dr Christian!
Tenho apenas a questionar o por que desta música ao fundo... Ela fica roubando a cena, já que sou musicista e divide demais a minha atenção.
Talvez eu devesse tomar sertralina😅, mas, não tomo.
Se eu pudesse fazer um pedido, seria este, de ouví-lo tão somente, sem fundo musical algum.
Christian Dunker, poderia falar sobre como o afastamento de Jung se dá quando ele passa a ler a tradição metafísica ocidental moderna (nomeadamente Kant e Hegel, numa entrevista em vídeo com Jung afirmando insatisfação profunda com Freud não lê-los) e como Freud, por seguir próximo à literatura, escapa e resiste a essa tradição? Obrigado. (Qualquer Derrida inferido não é mera coincidência.)
Sempre ótimo 😊
15:30- O que caracteriza a teoria froidiana é o CONFLITO...
Chegando agora parabéns pelo canal muito bom
Olá, queridíssimo professor Dunker!! Poderia falar sobre a crise de ansiedade coletiva em uma escola no PE? Adoro seu canal!!
O que é o significante para Lacan?
Ola Christian! Admiro muito seu trabalho. Gostaria, se possível, que abordasse no seus vídeos algo sobre GAGUEIRA. Sou gago desde a infância e sempre fiz acompanhamento com fono, porem percebi melhoras grandes quando entrei no processo de análise. Sinto que não ha muito interesse sobre o tema, n tenho ctz, pela comunidade da psicanálise, o que é uma pena. Uma curiosidade é que apesar de haver mulheres gagas, é muito mais comum nos homes (algo constatado com pesquisas). Alem disso, como ator, sempre percebi que no palco a gagueira nunca apareceu, mesmo em cenas de puro improviso, sem texto decorado. Qual a leitura da psicanálise como uma linguagem, sobre o problema da gagueira. Obrigado.
Acredito muito que quando você canta, ou atua, você está pensando como falar. Não se deve falar sem pensar antes. Diminua a velocidade que você fala e pense mais antes de falar.
Querido Dunker, qual a diferença entre Tanatus e Eros e Princípio do Prazer e Princípio da Realidade? Imagino que quando surgiu a Psicanálise foi como se fosse uma revolução. A sociedade da época de Freud conseguiu aceitar bem um médico falando em sexualidade, sexualidade infantil, trabalho e sexualidade? Pertence a Freud a frase "uma pessoa saudável é aquela que consegue trabalhar e fazer sexo"?
Poderia fazer uma análise do filme Lua de Fel (Bittermoon) baseada na psicanálise?
Professor, vamos falar mais sobre a ligação de guattari com a psicanálise? Depois, que ele encontra deleuze, escreve o Anti-edipo e surgi ali uma prática clínica sendo a esquizoanálise! Todavia, depois do encontro com Deleuze, Guattari segue tecendo críticas severas a psicanálise, mas se intitula como psicanalista! Fico confusa! Ainda vejo que a esquizoanálise tem suas divergências com a psicanálise. Como c vê isso? Obrigada,
Já tem esse vídeo
@@tadeuaguiar7079 tem, mas é bastante insuficiente
Pois é.... não é tão simples se contrapor a Freud.
Boa tarde, parabéns pelo seu esclarecedor canal, com esse vídeo surgiu uma dúvida, deixarei ela aqui e se possível respondam. Obrigado desde já.
Num momento vc fala, que o ponto principal da psicanálise é o conflito entre sexualidade e algo, ex: violência, ....isso não seria um não querer assumir que esse algo foi realmente o que haveria trazido prazer ?
E referência à Xuxa ao final para tratar desse assunto? Fantástico!
Oi Prof. Dunker, apesar de não estar acompanhando com frequência o canal, peço desculpas de antemão se já falou sobre o tema. Gostaria de saber se já discutiu / esclareceu sobre esta nova normativa de inclusão de 13 "especialidades" pelo CFP. O que isto significa ? É democratização ou precarização "ordenada" ao mercado? Grata. Bjus
Dunker boa noite , poderia falar um pouco sobre as críticas de Malinowski à psicanálise em sexo e repressão na sociedade selvagem .
Vc é perfeito Cristian falando da psicanálise....amo seu geito de falar....aprendo muito te ouvindo 👏👏👏👏
Salve professor, de onde vem o riso? ele acontece nas cócegas e também numa piada, é o mesmo riso?
Olá Dunker e equipe, adoro seu canal, gostaria de adquirir os bonequinhos do Freud e Lacan como esses que estão aí no fundo… sabe onde consigo? Pela internet tem uns tão feinhos… queria assim como os seus ;) Obrigada
Professor, quando o ser é aberto e suscetível a todos os sentimentos, desejos e sexualidade que aparecem. Se houver um sujeito com características *masoquistas, sádicas, cleptomaníaca, etc* ela está passível de se submeter ou não ( dependendo da educação). O certo é educar r todas as pessoas ou tolerar is grupos que se isolam para não se misturarem com *tudo que existe*.
Falta tolerância e sobra inveja e roubalheira no Brasil e no mundo.
Da minha parte, pertencer a u. grupo exclusivo, como muitis podem, é o melhor a fazer e até pagar o preço por isto .
sim
Ótimo trabalho professor. Só falta desenhar.
Sexo, pulsão, sublimação, libido, vontade de viver, desejo, tesão, eros, traços de satisfação, ternura, afeto, conflitos de prazer, gozo, chamem a vida como quiser.
Juro que esperei, no final, um "beijinho, beijinho, pau, pau!"
Hmmmm cuidado que tem bastante psicanalista aqui em rs
O pessoal tá confundindo Freud com o filósofo piton
A resposta das perguntas é: sim, mas não tão só isso. Hahahah.
Grande Dunker do açúcar azul
❤