Como que os porta-aviões japoneses em Midway afundaram com poucas bombas, enquanto o IJN Shokaku levou vários impactos diretos e não foi afundado? Os japoneses tinham instalado um radar no porta-aviões (apenas nele) e detectaram com antecedência o ataque americano, fazendo com que recolhessem e protegessem seus compartimentos de bombas. Quando os Dauntless acertaram o porta-aviões, não resultou em nenhuma outra explosão secundária.
Obrigado por essa informação! Confesso que já li muito sobre a Batalha de Midway e nunca tinha entendido como o Shokaku sobrevivera aos mesmos impactos que aniquilaram os demais porta aviões japoneses. Interessante saber que os nipônicos já possuíam tal equipamento àquela época. Eu mesmo achava que só tivessem introduzido radares de 1943 em diante. Parabéns pelo canal! Sds.
Em Midway, mesmo sem radar, se os aviões americanos tivessem chegadis 5 minutos mais cedo ou 5 minutos mais tarde, ou a troca de torpedo por bombas não teria sido ordenada ainda ou já teria sido completada. O que sacramentou os 03 porta-aviões japoneses em Midway foi o fato de uma única bomba detonar dezenas de bombas e torpedos que estavam sendo trocados no interior do navio naquele momento. O Hiriyu foi um caso a parte pq lutava sozinho contra dois porta-aviões, tendo lançado tudo o que tinha quando foi atacado. O que eu não entendo é pq os pilotos japoneses que ficaram sem combustível não tentaram aterrisar no Hiryu enquanto este ainda navegava? Teriam sido muito úteis na proteção do quarto porta-aviões japonês. Fora que os pilotos valiosos seriam poupados para futuras batalhas. Preferiram ficar rodeando os navios em chamas até o combustível acabar!
@@HamiltonFEA É uma boa pergunta e eu também não entendi muito bem isso, e seria possível já que o Hiryu não estava tão longe. No Mar de Coral e nas Ilhas Santa Cruz o Zuikaku teve que receber as aeronaves de todos os outros porta-aviões.
Da chamada Frota Combinada, _Kido Butai,_ perderam 4 dos 6 Porta-Aviões em Midway. Durante meses e meses foi mantido segredo - na medida do possível - ao povo Japonês das catastróficas perdas dessa batalha. Se lêem bem Inglês comprem o livro _Shattered Sword_ (não lembro o Autor; qq coisa Parshall) que fala da Batalha de Midway com a maior minúcia. O único defeito irritante do livro é o Autor insistir em usar demasiados termos Japoneses. O meu Japonês é do tipo _Sayonara._ De resto, só falta ele dizer o que foi o pequeno almoço do Almirante Nagumo nesse dia...
Falando em porta aviões, to lutando p lembrar em qual livro narra , o empréstimo d um porta aviões da Royal navy p a marinha americana após esses episódios, q os EUA perderam Boa parte d sua força d aviões nessas batalhas, já ouviu falar desse fato ???
Obrigado :) a parte mais difícil da edição é encontrar imagens que possam representar bem as batalhas, principalmente a respeito da pintura das aeronaves.
@@HistoriaPacificoeArmas agora q vi a resposta aqui, então eu li em uma edição em português , só preciso ver aqui em qual publicação foi, mas tenho quase certeza q foi em mundos volumes da editora renes sobre a guerra no Pacífico, tem até algumas imagens, como não domino .muito bem o inglês nunca parei p pesquisar em edições em outros idiomas. Mas me intrigou e ao.msm tempo deu aquela " adrenalina mental" em imaginar esse episódio já q eram os EUA quem forneciam equipamento na SGM e n o contrário, mas no início da guerra a situação era pra lá d crítica no pacifico. Assim q eu encontrar onde tá escrito comunico vc, mas q é uma edição antiga dos anos 60, 70 disso tenho certeza , c certeza em inglês vai se achar muito mais material sobre esse episódio
O arquipélago das Salomão tem um estreito chamado Ironbottom Sound (Estreito do Fundo de Ferro), tamanha a quantidade de navios de ambos os lados que se perdeu no local. O que tem de aço afundado ali, não está escrito.
Os EUA tiveram que lhe dar com um inimigo tenaz e decidido. O setor de Guadalcanal foi um ponto tão nevrálgico (muito estratégico) como Stalingrado na Eurásia e serviu de imã para ferozes batalhas aero navais. Ótimo video, narração e me agrada muito as pinturas de Shigeo Koike.
Realmente a capacidade americana de repor as pedas foi fantástica pois poucos dias para reparar os porta aviões enquanto os japoneses levaram meses e ademas logo depois is americanos lancaram a classe essex que bem que vc poderia falar nos proximos videos
É admirável a coragem e sacrifício desses homens. Decolar de um porta-aviões como atirador de um bombardeiro, voar uma hora e meia para chegar ao objetivo e acabar morrendo sem fazer nada. Ser piloto de torpedeiro e ser obrigado a voar em linha reta para atingir seu alvo, ficando exposto de todas as formas. Cada uma dessas vidas perdidas foram importantes nas batalhas.
Parabéns pela sua postagem vídeo informações sobre a Guerra no pacífico... Abraço pra todos aí Laurindo Teixeira de Belo Horizonte MG Brasil Agência de Cargas Bhmg e Loneiro Laurindo abraço.
Os japoneses eram muito muito agressivos principalmente no mar. Talvez isso fosse até um defeito, pois eles enfrentavam um inimigo bem mais poderoso, e ao invés de ficar fazendo uma jogada mais defensiva visando somente os porta aviões, e se recuando em alvos menos valiosos, eles colocavam pra f00der em tudo. Eles eram muito agressivos.
As perdas em aviões e tripulações aéreas em 1942 (nas três grandes batalhas) reduziram muito da capacidade ofensiva japonesa. O treinamento de pilotos e tripulações em geral era complexo, seletivo e lento. Em meados de 1944 (dois anos depois), os tripulantes eram de qualidade inferior aos especialistas de dois anos antes…
Krl, que canal bom da porra, história interessante, pontos históricos muito bem colocados, ótima línguagem e uma narração gostosa. Já tem meu like e inscrição
Pode deixar :) o IJN Zuikaku é meio sortudo, nas batalhas de porta-aviões que travou junto com seu irmão, ele ficava intacto e o Shokaku era sempre atingido kkkk.
Não foi uma vingança que mudaria o curso da guerra em favor do Japão, foi apenas uma batalha de porta-aviões que os japoneses venceram após usarem as amargas lições aprendidas na derrota em Midway :)
Teve 4 batalhas de porta-avião na segunda guerra, todas em 1942; uma vitória japonesa, um impasse e duas vitórias americanas Em 44 teve mais duas batalhas, mas foram praticamente uma ação suicida japonesa e não uma batalha equilibrada igual as de 42
Em 44, os japoneses já estavam naquela de "vamos acreditar, que da". No fundo, sabiam que não dava, mas se recusavam a reconhecer. No Mar das Filipinas, estavam em desvantagem de 2 para 1 em praticamente tudo, sem falar no pouco treinamento. Em dois dias, perderam quase toda a aviação embarcada e três porta-aviões. Na série de batalhas do Golfo de Leyte, colocaram navios de canhão contra aviões. Era tudo que podiam fazer, mas suicídio com certeza.
Está corretíssimo: até então os EUA haviam realmente perdido 04 porta-aviões: o Lexington em Mar de Coral, o Yorktown em Midway, o WASP torpedeado perto das Ilhas Salomão e o Langley que foi o primeiro porta-aviões dos EUA em fevereiro de 1942, e que muitos historiadores esquecem de contabilizar por ser um navio muito antigo. Perderiam o Hornet e com o Saratoga em reparos, somente haveria o Enterprise contra o Japão por meses.
Muito top meu amigo, você poderia falar sobre a batalha de Manila? Foi uma das mais sangrentas batalhas do pacífico, os japoneses mataram muitos civis, e foi a maior batalha urbana do pacifico
Os combates entre AMERICANOS e JAPONESES me impressiona com suas táticas e poder de fogo, como um povo que no final do século 19 ainda lutava com cavalos , lanças, arco e flechas se superaram em conhecimentos bélicos a ponto de lutar com potências com RÚSSIA ESTADOS UNIDOS, CHINA e tantos mais na ASIA e PACÍFICO, com Vitórias sobre essas nações, pena que igual aos seus aliados usaram tanto poder para o MAL !
O USS Lexington que seria afundado na Batalha do Mar de Coral. O Saratoga estava nos EUA para reparos (tinha sido danificado por um submarino em Janeiro de 1942)
John Basilone fez uma baguncinha em Guadalcanal. Muito bem pontuado, uma vitória estratégica, mas uma derrota tática... A disparidade de tempo no reparo dos porta aviões das duas nações mostra o quão monstruoso era a capacidade industrial americana.
Os porta aviões Japoneses lançavam poucos aviões quando comparados com os dos EUA. Além disso, a falta de blindagem os fizeram obsoletos cedo demais. O Val e o Kate eram extremamente vulneráveis ao fogo inimigo, vendo as imagens dá pra ver que as metralhadoras defensivas eram inadequadas. Nada técnico, só uma percepção minha sobre as forças japonesas. A falta de industrialização complicou para a padronização e substituição pelos DY4 "Judy" e B6N, fizeram alguma diferença.
@@williamberkowitz9388 Sim, os N1K eram superiores aos Hellcats, e os japoneses destacaram seus melhores pilotos para pilotá-los. Já os americanos tinham o rodízio de pilotos, portanto boa parte dos Hellcats continham pilotos recrutas e com pouca experiência. Era uma chacina, os N1K liquidavam os Hellcats, mas era um número de pilotos japoneses tão pequeno que dava pra contar nos dedos, insuficiente para fazer qualquer ação na guerra, mas em batalhas individuais derrotavam facilmente um Hellcat de um piloto inexperiente. No final da guerra, Kinsuke Muto em seu N1K chegou a abater sozinho quatro Hellcats de 12 que perseguiam ele, os restantes fugiram (história registrada na biografia de Saburo Sakai e no livro Zero de Masatake Okumiya).
@@HistoriaPacificoeArmas pois é, houve uma missão em que dez KawanishisN1K enfrentaram sete F6F Hellcats, derrubaram quatro deles e mataram dois pilotos, enquanto os japoneses não sofreram nenhuma perda. Se os N1K fossem construidos nos tempos áureos da Marinha e Aeronáutica Japonesa daquela época, provavelmente a historia teria sido outra
se vcs acham que os japoneses eram idiotas, enganam-se. os aviões eram "pseudo frágeis" porque tinham o objetivo principal do alcance. o resto era secundário. a guerra marítima foi novidade e os dois países estavam quebrando paradigmas. não subestimem os japoneses.
No fim as unidades de superfície japonesas como os encoraçados e cruzadores não serviram para nada, deveriam ter investido em contratorpedeiros rápidos e porta aviões. Escolhas erradas levam a grandes derrotas.O peso dos encoraçados ressoava na cabeça dos almirantes japoneses,acredito que devido ao sucesso de 1905 contra os russos,mas esta era outra guerra.
Boa noite meu amigo,entao, você sabe me dizer se o equipamento dos japoneses era melhor que o dos americanos nos conbates nas florestas? Ou se o rifle garand era o que fazia os americanos sempre vencerem os japoneses nas batalhas, que usavam armas mais antigas?
O M1 Garand sempre teve a vantagem da cadência de tiro, isso era muito importante nas batalhas, mas o fator decisivo nas lutas nem sempre são as armas, mas sim a forma de como utilizam elas. Os japoneses tiveram muitas derrotas em batalhas em terra, mas não por conta do armamento, mas sim pelas estratégias empregadas. Se os americanos venciam batalhas terrestres contra os japoneses, não era por causa de um rifle mais moderno, mas sim pelas estratégias, o apoio aeronaval, a capacidade de substituir perdas e a quantidade de soldados empregados na luta.
Eu não considero uma "vingança" pela derrota em Midway, porque foi uma vitória pírrica. Os japoneses venceram a batalha, mas as perdas foram tão grandes que não valeu a pena. Pois os americanos conseguiam repor facilmente as suas perdas de homens e material de guerra, enquanto os japoneses não! Por isso EU não considero uma vingança de verdade, pois não afetou tanto a capacidade de combate americana como os americanos afetaram a dos japoneses em Midway.
Na prática, a batalha das Ilhas Santa Cruz foi uma vitória tática de Pirro… Mesmo sem Porta Aviões, os americanos continuaram a abastecer suas forças em Gualdalcanal e os japoneses foram cedendo espaço por falta de recursos e ímpeto. Na batalha, foram perdidos mais aviadores (pilotos e tripulações aéreas) que em Midway. E não era fácil repô-los dentro do sistema formativo japonês. As perdas ao longo de 9 meses da campanha de Gualdalcanal consumiram recursos humanos da primeira frota aérea que fizeram muita falta nos anos seguintes. Nas Filipinas, em 1944, mais que a qualidade dos aviões, pesou contra os japoneses a baixa competência dos aviadores disponíveis - sobraram poucos dos que haviam começado a guerra e as reposições eram bem inferiores…
Realmente, seu conteúdo é admirável, porém a pronúncia dos sobrenomes japoneses está estranha. Ex: Nágumo, Yamámoto, Muratá entre outros. Espero estar te ajudando, para seu canal melhorar ainda mais. Abraços e sucesso
Está ajudando sim, obrigado pelo comentário, mas eu não pronuncio os nomes japoneses em português, a língua japonesa não possui sílaba tônica e todos os sons respeitam o alfabeto fonético.
"Vitória de Piro". Os Japoneses afundaram um porta aviões dos EUA, mas tiveram dois porta aviões danificados que tiveram que voltar ao Japão para reparos - ficando fora de ação por algum tempo; e foi a um grande custo na sua arma aérea: 99 aviões e 139 tripulações, sendo que na força de aviões torpedeiros as perdas foram de 49%, ao final desta batalha mais de 50% das tripulações que participaram do ataque a Pearl Harbor já haviam morrido. Os Japoneses falharam em explorar a vitória, o Zuikako, mesmo não tendo sido danificado na batalha foi ordenado a voltar para o Japão para receber novas tripulações, e só voltou para a área quando os Japoneses estavam evacuando Guadalcanal. Os EUA perderam 81 aviões, mas apenas 26 tripulações aéreas. O Almirante Nagumo declarou: _"Esta batalha foi uma vitória tática, mas uma perda estratégica devastadora para o Japão... Considerando a grande superioridade da capacidade industrial de nosso inimigo, devemos vencer todas as batalhas de forma esmagadora para vencer esta guerra. Esta última, embora uma vitória, infelizmente, não foi uma vitória esmagadora."_
Amigo gosto muito do seu canal Eu também tô pensando em lançar um canal da segunda guerra mundial mas só que de histórias alternativas e uma dessas histórias alternativa é uma em que o Japão invadiu a União Soviética junto com a Alemanha mas só que é difícil já tem informação sobre a campanha da Pacífico Você tem interesse em fazer uma parceria?
Então, um canal sobre histórias alternativas seria interessante, mas ao meu ver não teria nada de histórico. Existem muitas suposições, e se os japoneses tivessem vencido em Midway? Não se sabe o que poderia acontecer, e se Hitler não dividisse o 6º Exército, e se a Operação Valquíria tivesse sucesso, ou se Rommel tivesse seus reforços na África, não daria para prever quase nada sobre o que aconteceria, já que entraria em uma análise muito detalhada e que teria uma porcentagem real muito pequena. Você pode criar um conteúdo sobre WW2 muito interessante, e espero que cresça e não desista, mas um canal de suposições não é muito bem sustentado. O Japão não tinha objetivo da URSS e se voltaram para o Pacífico (apesar de algumas disputas entre o Exército e a Marinha), portanto este universo alternativo já estaria muito mal estruturado, o Exército Japonês avançaria, mas não teria o imprescindível apoio da Marinha. É apenas a minha visão, mas se você quiser criar um canal, não desista e vá com tudo :)
RAPAZ , ESSA EU NÃO SABIA . QUER DIZER QUE OS NORTE-AMERICANOS TOMARAM NA TARRAQUETA ? ELES SÓ FALAM DE SUAS VITÓRIAS , ESSA DAI E A GUEERA DO VIETINAN , ELES NEM NO ASSUNTO TOCAM .
A História é escrita pelos vencedores. Nos livros sobre Guadalcanal que tenho de autoria americana, dedicam páginas e páginas para falarem das batalhas que venceram, enquanto as Ilhas Savo, a Primeira Batalha de Matanikau e a Batalha das Ilhas Santa Cruz (vitórias japonesas em Guadalcanal) não tem quase nada. Se bem que esta batalha foi mais uma derrota estratégica japonesa, mas não dá para negar a sua vitória em inutilizar os dois porta-aviões americanos sem perder nenhum navio.
Cara, gosto muito dos seus vídeos, mas preciso fazer uma crítica que acho justa. Você usa uma pronúncia de "japonês para americano"... Sou neto de Japonês, moro numa cidade onde há uma colônia, frequentei o Nihon-go-gakko... essa pronúncia à lá americano-tentando-ler-japonês soa cacofônica. Não sei se ajuda, mas nesse vídeo de propaganda do exército imperial prá ter noção de pronúncia correta: ruclips.net/video/04W3BeYmQaE/видео.html No mais, parabéns e OBRIGADO por postar esses conteúdos...
Obrigado pela crítica, é sempre bem construtiva. Não sou fluente em japonês, mas conheço Hiragana, Katakana e o idioma, já que assisto programas em japonês faz uns anos e estudei dois meses. Minha língua não é das melhores e os nomes podem sair travados, mas pretendo pronunciá-los a partir do alfabeto fonético e não fica diferente do original. Sempre tem o que melhorar, e obrigado por sempre comentar em meus vídeos ;)
Cara eu fico pensando em uma coisa sobre a batalha de midway: E se os porta aviões americanos encontrassem a frota de couraçados japoneses(frota do Yamato, Nagato, Mutsu, Yamashiro, Fuso, Ise, etc.) oque aconteceria?
Provavelmente aconteceria o mesmo na Batalha das Ilhas Santa Cruz, as aeronaves americanas (com combustível no limite) atacariam a frota de couraçados. Não dá para prever os danos que poderiam causar, talvez fossem mínimos e tenho certeza que o Yamato não afundaria com algumas bombas e torpedos, mas a frota de porta-aviões estaria intacta. O resultado final poderia ter sido bem positivo para os japoneses.
Os japonrses perderam a guerra para,a indústria americana, muito superior à japonesa. Os EUA terminaram a Segunda Guerra com 22 porta-aviões, tendo perdido 4 na guerra. O Japão terminou a guerra com 2 porta-aviões, tendo perdido 11 durante a guerra. Em 1948, os EUA chegaram a ter 32 porta-aviões em serviço, com a entrega das últimas encomendas do período da guerra. O Japão nunca teve a menor chance de dominar o Pacífico.
Como os japoneses tiveram a sua vingança? Os americanos perderam um porta-aviões e um ficou avariado. Os japoneses tiveram dois porta-aviões danificados que ficaram longo período no estaleiro. Os japoneses não alcançaram o objetivo e perderam vários pilotos que não podiam ser substituídos. Vingança coisa nenhuma, foi só um dia difícil para a frota americana no Pacífico.
Pode não ser uma vingança para nós, que podemos estudar e analisar os fatos que aconteceu e de saber o resultado final da guerra, mas para eles foi. Eles aprenderam com os erros em Midway, utilizaram as táticas corretas e conseguiram vencer os EUA em uma batalha de porta-aviões, mesmo sendo uma vitória de pirro. Para eles não era uma questão de destruir a mesma quantidade de navios perdidas em Midway, mas sim derrotá-los em um duelo de porta-aviões, usando as estratégias que aprenderam com o fracasso em Midway. Mas obrigado pela sua contribuição. :)
"PERCA"? (0:18). Como pode vc ler todos esses livros-fonte e cometer um erro promário desses? Só por aí ja deduzo aquela famosa história da infância humilde e sem recursos para estudo, que acabou criando hábitos difíceis de superar.
PERCA??? "...perca de quatro porta-aviões..." Essa doeu no ouvido...Que palavra é essa "Perca"? O episódio é muito bom...mas essa palavra...depõe contra...
Vingaram coisa nenhuma. Depois de Midway a Marinha Imperial perdeu toda a capacidade ofensiva. As derrotadas americanas perto de Guadalcanal e nas Ilhas Salomão não tiveram qualquer relevância favorável ao Japão. A postagem é pífia. Não é esclarecedora.
Olá, eu não tenho Instagram, podemos entrar em contato via E-Mail. Eu poderia solicitar o seu E-Mail? De preferência um alternativo apenas para entrarmos em contato.
Como que os porta-aviões japoneses em Midway afundaram com poucas bombas, enquanto o IJN Shokaku levou vários impactos diretos e não foi afundado? Os japoneses tinham instalado um radar no porta-aviões (apenas nele) e detectaram com antecedência o ataque americano, fazendo com que recolhessem e protegessem seus compartimentos de bombas. Quando os Dauntless acertaram o porta-aviões, não resultou em nenhuma outra explosão secundária.
Obrigado por essa informação! Confesso que já li muito sobre a Batalha de Midway e nunca tinha entendido como o Shokaku sobrevivera aos mesmos impactos que aniquilaram os demais porta aviões japoneses. Interessante saber que os nipônicos já possuíam tal equipamento àquela época. Eu mesmo achava que só tivessem introduzido radares de 1943 em diante. Parabéns pelo canal! Sds.
Seu canal é fantástico!
Em Midway, mesmo sem radar, se os aviões americanos tivessem chegadis 5 minutos mais cedo ou 5 minutos mais tarde, ou a troca de torpedo por bombas não teria sido ordenada ainda ou já teria sido completada. O que sacramentou os 03 porta-aviões japoneses em Midway foi o fato de uma única bomba detonar dezenas de bombas e torpedos que estavam sendo trocados no interior do navio naquele momento. O Hiriyu foi um caso a parte pq lutava sozinho contra dois porta-aviões, tendo lançado tudo o que tinha quando foi atacado. O que eu não entendo é pq os pilotos japoneses que ficaram sem combustível não tentaram aterrisar no Hiryu enquanto este ainda navegava? Teriam sido muito úteis na proteção do quarto porta-aviões japonês. Fora que os pilotos valiosos seriam poupados para futuras batalhas. Preferiram ficar rodeando os navios em chamas até o combustível acabar!
@@HamiltonFEA É uma boa pergunta e eu também não entendi muito bem isso, e seria possível já que o Hiryu não estava tão longe. No Mar de Coral e nas Ilhas Santa Cruz o Zuikaku teve que receber as aeronaves de todos os outros porta-aviões.
😅😅😅
Valeu, Zander !
Sempre me impressiona a quantidade de aeronaves envolvidas e a proximidade dos combates aéreos.. aonde todos ainda tem que lidar com as antiaéreas !!!
Eu desconhecia por completo essa batalha, também achava que os japoneses haviam perdido todos seus Porta Aviões em Midway.
Da chamada Frota Combinada, _Kido Butai,_ perderam 4 dos 6 Porta-Aviões em Midway. Durante meses e meses foi mantido segredo - na medida do possível - ao povo Japonês das catastróficas perdas dessa batalha.
Se lêem bem Inglês comprem o livro _Shattered Sword_ (não lembro o Autor; qq coisa Parshall) que fala da Batalha de Midway com a maior minúcia. O único defeito irritante do livro é o Autor insistir em usar demasiados termos Japoneses. O meu Japonês é do tipo _Sayonara._ De resto, só falta ele dizer o que foi o pequeno almoço do Almirante Nagumo nesse dia...
Q Maravilha de vidro, essas ilustrações então são dmais, vi q vc usa como fontes os msms livros q tenho
Falando em porta aviões, to lutando p lembrar em qual livro narra , o empréstimo d um porta aviões da Royal navy p a marinha americana após esses episódios, q os EUA perderam Boa parte d sua força d aviões nessas batalhas, já ouviu falar desse fato ???
@@josadaquesantos5122 Eu não lembro de ler a respeito, sabe se foi de uma edição em português?
Obrigado :) a parte mais difícil da edição é encontrar imagens que possam representar bem as batalhas, principalmente a respeito da pintura das aeronaves.
@@HistoriaPacificoeArmas agora q vi a resposta aqui, então eu li em uma edição em português , só preciso ver aqui em qual publicação foi, mas tenho quase certeza q foi em mundos volumes da editora renes sobre a guerra no Pacífico, tem até algumas imagens, como não domino .muito bem o inglês nunca parei p pesquisar em edições em outros idiomas. Mas me intrigou e ao.msm tempo deu aquela " adrenalina mental" em imaginar esse episódio já q eram os EUA quem forneciam equipamento na SGM e n o contrário, mas no início da guerra a situação era pra lá d crítica no pacifico. Assim q eu encontrar onde tá escrito comunico vc, mas q é uma edição antiga dos anos 60, 70 disso tenho certeza , c certeza em inglês vai se achar muito mais material sobre esse episódio
Qualquer coisa chama no pv q da p falar mais sobre esse tema e até ajudar c alguma outra bibliografia,
A batalha das ilhas santa, cruz foi o inverso da batalha do mar de coral.
Excelente trabalho obrigado
Cheguei ao seu Canal
Por mais vídeo
Muito obrigado pela visão da batalha. Confesso que até agora muito pouco sabia sobre ela.
O arquipélago das Salomão tem um estreito chamado Ironbottom Sound (Estreito do Fundo de Ferro), tamanha a quantidade de navios de ambos os lados que se perdeu no local. O que tem de aço afundado ali, não está escrito.
Nunca tinha ouvido falar dessa batalha, muito bom!
Ótimo conteúdo, tenho alguns títulos dessa coleção que vc usa , piloto de stuka,iwo jime e outros .
A Editora Flamboyant é fascinante, mas não tenho nenhuma obra dela sobre o Teatro Europeu, embora eu conheça os outros livros.
@@HistoriaPacificoeArmas vou conseguindo na base do garimpo , essa e outras publicações.
Os EUA tiveram que lhe dar com um inimigo tenaz e decidido. O setor de Guadalcanal foi um ponto tão nevrálgico (muito estratégico) como Stalingrado na Eurásia e serviu de imã para ferozes batalhas aero navais. Ótimo video, narração e me agrada muito as pinturas de Shigeo Koike.
Obrigado :)
Muito bom, sua narrativa, as imagens e a montagem. Sua pesquisa foi detalhada.... Parabéns.......
Muito obrigado :)
Muito bom.
Não conhecia essa história.
Muito bom, excelente trabalho
Gostei do vídeo
Parabéns pelo vídeo. Excelente!
Realmente a capacidade americana de repor as pedas foi fantástica pois poucos dias para reparar os porta aviões enquanto os japoneses levaram meses e ademas logo depois is americanos lancaram a classe essex que bem que vc poderia falar nos proximos videos
excelente conteúdo
Muito bom, parabéns !
Que conteúdo ótimo, muito obrigado por compartilhar com a gente, vc fornece a fonte do conteúdo, bem legal , parabéns
Qualidade!
Faz vídeos das batalhas nas ilhas também muito top seus vídeos
Excelente vídeo! Me admiro dos homens de parte a parte presentes nestes momentos decisivos. A história foi escrita com a sua coragem e sacrifício.
É admirável a coragem e sacrifício desses homens. Decolar de um porta-aviões como atirador de um bombardeiro, voar uma hora e meia para chegar ao objetivo e acabar morrendo sem fazer nada. Ser piloto de torpedeiro e ser obrigado a voar em linha reta para atingir seu alvo, ficando exposto de todas as formas. Cada uma dessas vidas perdidas foram importantes nas batalhas.
Parabéns pela sua postagem vídeo informações sobre a Guerra no pacífico... Abraço pra todos aí Laurindo Teixeira de Belo Horizonte MG Brasil Agência de Cargas Bhmg e Loneiro Laurindo abraço.
Rapaz que canal fantástico, poderia fazer uns vídeos sobre outros teatros de ações.
Seu canal e MUITO BOM !
Obrigado :)
Os japoneses eram muito muito agressivos principalmente no mar. Talvez isso fosse até um defeito, pois eles enfrentavam um inimigo bem mais poderoso, e ao invés de ficar fazendo uma jogada mais defensiva visando somente os porta aviões, e se recuando em alvos menos valiosos, eles colocavam pra f00der em tudo. Eles eram muito agressivos.
Bem ilustrado. Como sempre
Parabéns pelo excelente trabalho!
As perdas em aviões e tripulações aéreas em 1942 (nas três grandes batalhas) reduziram muito da capacidade ofensiva japonesa. O treinamento de pilotos e tripulações em geral era complexo, seletivo e lento. Em meados de 1944 (dois anos depois), os tripulantes eram de qualidade inferior aos especialistas de dois anos antes…
São historias como essa que devem ser elucidadas ao público.
Fiz inscrição, dei like
Obrigado pelo seu apoio.
Krl, que canal bom da porra, história interessante, pontos históricos muito bem colocados, ótima línguagem e uma narração gostosa. Já tem meu like e inscrição
Fico feliz que tenha gostado do canal, obrigado pelo like e pela inscrição, me ajuda muito :)
Fala da batalha do Golfo de Leyte (o naufrágio do IJN Zuikaku gêmeo do Shōkaku)?
Pode deixar :) o IJN Zuikaku é meio sortudo, nas batalhas de porta-aviões que travou junto com seu irmão, ele ficava intacto e o Shokaku era sempre atingido kkkk.
@@HistoriaPacificoeArmasO porta avioes Mais sortudo que o Zuikaku So Enterprise
@@gabrieldimarola992 Sim kkkkk.
Vitorias sao alardeadas pelo vencedores mas perdas e derrotas sao mantidas em segredo...
Isso nao é vitória a no máximo é um gol o jogo acabou como ?
Parece mais uma seg unda derrota depois de Midway ,
Então não vingaram a derrota, mas sofreram perdas permanentes.
Não foi uma vingança que mudaria o curso da guerra em favor do Japão, foi apenas uma batalha de porta-aviões que os japoneses venceram após usarem as amargas lições aprendidas na derrota em Midway :)
@@HistoriaPacificoeArmas Outras "vitórias" como esta é o Japão teria sido derrotado bem antes de 1945
Teve 4 batalhas de porta-avião na segunda guerra, todas em 1942; uma vitória japonesa, um impasse e duas vitórias americanas
Em 44 teve mais duas batalhas, mas foram praticamente uma ação suicida japonesa e não uma batalha equilibrada igual as de 42
Foram cinco, a Batalha do Mar das Filipinas também conta, e foi a maior delas :)
@@HistoriaPacificoeArmas essa aí eu já considero uma batalha suicida hehe
Gostei do vídeo. Muito interessante as informações, com visão dos 2 lados oponentes. Parabéns
Em 44, os japoneses já estavam naquela de "vamos acreditar, que da". No fundo, sabiam que não dava, mas se recusavam a reconhecer. No Mar das Filipinas, estavam em desvantagem de 2 para 1 em praticamente tudo, sem falar no pouco treinamento. Em dois dias, perderam quase toda a aviação embarcada e três porta-aviões. Na série de batalhas do Golfo de Leyte, colocaram navios de canhão contra aviões. Era tudo que podiam fazer, mas suicídio com certeza.
Está corretíssimo: até então os EUA haviam realmente perdido 04 porta-aviões: o Lexington em Mar de Coral, o Yorktown em Midway, o WASP torpedeado perto das Ilhas Salomão e o Langley que foi o primeiro porta-aviões dos EUA em fevereiro de 1942, e que muitos historiadores esquecem de contabilizar por ser um navio muito antigo. Perderiam o Hornet e com o Saratoga em reparos, somente haveria o Enterprise contra o Japão por meses.
Exatamente, obrigado pelo comentário e pelo apoio :)
Faltou contar o Ranger, mas era usado apenas para treinamento avançado
Há um episódio de _Battle 360_ do Canal História que fala precisamente dessa fase. Lembram quando o Canal História era bom? 😐
Muito top meu amigo, você poderia falar sobre a batalha de Manila? Foi uma das mais sangrentas batalhas do pacífico, os japoneses mataram muitos civis, e foi a maior batalha urbana do pacifico
No próximo vídeo vc pode falar sobre o triste fim no maior encouraçado do mundo? O Yamato.
Os próximos vídeos desse mês já estão com os temas prontos, mas estou planejando fazer um vídeo sobre a Operação Ten-Go em breve ;)
Seu canal tem tudo para ser um dos melhores do ramo. Parabéns pela narrativa e pela pronúncia correta dos personagens e aviões
Obrigado pelo reconhecimento :)
Os combates entre AMERICANOS e JAPONESES me impressiona com suas táticas e poder de fogo, como um povo que no final do século 19 ainda lutava com cavalos , lanças, arco e flechas se superaram em conhecimentos bélicos a ponto de lutar com potências com RÚSSIA ESTADOS UNIDOS, CHINA e tantos mais na ASIA e PACÍFICO, com Vitórias sobre essas nações, pena que igual aos seus aliados usaram tanto poder para o MAL !
muito bom, banzai
O Saratoga não havia afundado no mar de coral ?
O USS Lexington que seria afundado na Batalha do Mar de Coral. O Saratoga estava nos EUA para reparos (tinha sido danificado por um submarino em Janeiro de 1942)
@@HistoriaPacificoeArmas , confundi os nomes 😅
@@xseputurax Acontece, os dois são iguais kkkk.
John Basilone fez uma baguncinha em Guadalcanal.
Muito bem pontuado, uma vitória estratégica, mas uma derrota tática... A disparidade de tempo no reparo dos porta aviões das duas nações mostra o quão monstruoso era a capacidade industrial americana.
Foi uma vitória de Pirro dos japoneses
Os porta aviões Japoneses lançavam poucos aviões quando comparados com os dos EUA. Além disso, a falta de blindagem os fizeram obsoletos cedo demais. O Val e o Kate eram extremamente vulneráveis ao fogo inimigo, vendo as imagens dá pra ver que as metralhadoras defensivas eram inadequadas.
Nada técnico, só uma percepção minha sobre as forças japonesas. A falta de industrialização complicou para a padronização e substituição pelos DY4 "Judy" e B6N, fizeram alguma diferença.
Exatamente, e quando chegaram os D4Y e B6N, contavam com pilotos pouco experientes.
@@HistoriaPacificoeArmas e tambem tinha o Kawanishi N1K, cujas variantes batiam de frente com o caça F6F Hellcat
@@williamberkowitz9388 Sim, os N1K eram superiores aos Hellcats, e os japoneses destacaram seus melhores pilotos para pilotá-los. Já os americanos tinham o rodízio de pilotos, portanto boa parte dos Hellcats continham pilotos recrutas e com pouca experiência. Era uma chacina, os N1K liquidavam os Hellcats, mas era um número de pilotos japoneses tão pequeno que dava pra contar nos dedos, insuficiente para fazer qualquer ação na guerra, mas em batalhas individuais derrotavam facilmente um Hellcat de um piloto inexperiente. No final da guerra, Kinsuke Muto em seu N1K chegou a abater sozinho quatro Hellcats de 12 que perseguiam ele, os restantes fugiram (história registrada na biografia de Saburo Sakai e no livro Zero de Masatake Okumiya).
@@HistoriaPacificoeArmas pois é, houve uma missão em que dez KawanishisN1K enfrentaram sete F6F Hellcats, derrubaram quatro deles e mataram dois pilotos, enquanto os japoneses não sofreram nenhuma perda.
Se os N1K fossem construidos nos tempos áureos da Marinha e Aeronáutica Japonesa daquela época, provavelmente a historia teria sido outra
se vcs acham que os japoneses eram idiotas, enganam-se. os aviões eram "pseudo frágeis" porque tinham o objetivo principal do alcance. o resto era secundário. a guerra marítima foi novidade e os dois países estavam quebrando paradigmas. não subestimem os japoneses.
Excelente vídeo! Cheguei agora ao canal e gostaria de parabenizar pelo ótimo trabalho! Sucesso!!
Muito obrigado!
Considero como a vitória de Pirro!
No fim as unidades de superfície japonesas como os encoraçados e cruzadores não serviram para nada, deveriam ter investido em contratorpedeiros rápidos e porta aviões. Escolhas erradas levam a grandes derrotas.O peso dos encoraçados ressoava na cabeça dos almirantes japoneses,acredito que devido ao sucesso de 1905 contra os russos,mas esta era outra guerra.
Excelente. Uma batalha pouco comentada pois, o que nos chega, é contado pelos aliados. Valeu.
Boa noite meu amigo,entao, você sabe me dizer se o equipamento dos japoneses era melhor que o dos americanos nos conbates nas florestas? Ou se o rifle garand era o que fazia os americanos sempre vencerem os japoneses nas batalhas, que usavam armas mais antigas?
O M1 Garand sempre teve a vantagem da cadência de tiro, isso era muito importante nas batalhas, mas o fator decisivo nas lutas nem sempre são as armas, mas sim a forma de como utilizam elas. Os japoneses tiveram muitas derrotas em batalhas em terra, mas não por conta do armamento, mas sim pelas estratégias empregadas. Se os americanos venciam batalhas terrestres contra os japoneses, não era por causa de um rifle mais moderno, mas sim pelas estratégias, o apoio aeronaval, a capacidade de substituir perdas e a quantidade de soldados empregados na luta.
A vingança nunca é plena mata a alma e envenena ouviu Japão sama🇯🇵🇯🇵🇯🇵
Bom dia!
Eu não considero uma "vingança" pela derrota em Midway, porque foi uma vitória pírrica. Os japoneses venceram a batalha, mas as perdas foram tão grandes que não valeu a pena. Pois os americanos conseguiam repor facilmente as suas perdas de homens e material de guerra, enquanto os japoneses não! Por isso EU não considero uma vingança de verdade, pois não afetou tanto a capacidade de combate americana como os americanos afetaram a dos japoneses em Midway.
Gostei do vídeo, porque os estados unidos perderam aquela banheira do Hornet, foi bem feito; pena que não afundaram a banheira do enterprises !
Japao teve sua vitoria de pirro
Na prática, a batalha das Ilhas Santa Cruz foi uma vitória tática de Pirro… Mesmo sem Porta Aviões, os americanos continuaram a abastecer suas forças em Gualdalcanal e os japoneses foram cedendo espaço por falta de recursos e ímpeto.
Na batalha, foram perdidos mais aviadores (pilotos e tripulações aéreas) que em Midway. E não era fácil repô-los dentro do sistema formativo japonês. As perdas ao longo de 9 meses da campanha de Gualdalcanal consumiram recursos humanos da primeira frota aérea que fizeram muita falta nos anos seguintes. Nas Filipinas, em 1944, mais que a qualidade dos aviões, pesou contra os japoneses a baixa competência dos aviadores disponíveis - sobraram poucos dos que haviam começado a guerra e as reposições eram bem inferiores…
Ótimo comentário, obrigado pela contribuição :)
narrativa formidavel
👍⚓
Encarar os japoneses em batalha, não deve ser uma tarefa fácil. São destemidos e cruéis.
Realmente, seu conteúdo é admirável, porém a pronúncia dos sobrenomes japoneses está estranha. Ex: Nágumo, Yamámoto, Muratá entre outros. Espero estar te ajudando, para seu canal melhorar ainda mais. Abraços e sucesso
Está ajudando sim, obrigado pelo comentário, mas eu não pronuncio os nomes japoneses em português, a língua japonesa não possui sílaba tônica e todos os sons respeitam o alfabeto fonético.
"Vitória de Piro". Os Japoneses afundaram um porta aviões dos EUA, mas tiveram dois porta aviões danificados que tiveram que voltar ao Japão para reparos - ficando fora de ação por algum tempo; e foi a um grande custo na sua arma aérea:
99 aviões e 139 tripulações, sendo que na força de aviões torpedeiros as perdas foram de 49%, ao final desta batalha mais de 50% das tripulações que participaram do ataque a Pearl Harbor já haviam morrido.
Os Japoneses falharam em explorar a vitória, o Zuikako, mesmo não tendo sido danificado na batalha foi ordenado a voltar para o Japão para receber novas tripulações, e só voltou para a área quando os Japoneses estavam evacuando Guadalcanal.
Os EUA perderam 81 aviões, mas apenas 26 tripulações aéreas.
O Almirante Nagumo declarou:
_"Esta batalha foi uma vitória tática, mas uma perda estratégica devastadora para o Japão... Considerando a grande superioridade da capacidade industrial de nosso inimigo, devemos vencer todas as batalhas de forma esmagadora para vencer esta guerra. Esta última, embora uma vitória, infelizmente, não foi uma vitória esmagadora."_
Amigo gosto muito do seu canal Eu também tô pensando em lançar um canal da segunda guerra mundial mas só que de histórias alternativas e uma dessas histórias alternativa é uma em que o Japão invadiu a União Soviética junto com a Alemanha mas só que é difícil já tem informação sobre a campanha da Pacífico Você tem interesse em fazer uma parceria?
Então, um canal sobre histórias alternativas seria interessante, mas ao meu ver não teria nada de histórico. Existem muitas suposições, e se os japoneses tivessem vencido em Midway? Não se sabe o que poderia acontecer, e se Hitler não dividisse o 6º Exército, e se a Operação Valquíria tivesse sucesso, ou se Rommel tivesse seus reforços na África, não daria para prever quase nada sobre o que aconteceria, já que entraria em uma análise muito detalhada e que teria uma porcentagem real muito pequena. Você pode criar um conteúdo sobre WW2 muito interessante, e espero que cresça e não desista, mas um canal de suposições não é muito bem sustentado. O Japão não tinha objetivo da URSS e se voltaram para o Pacífico (apesar de algumas disputas entre o Exército e a Marinha), portanto este universo alternativo já estaria muito mal estruturado, o Exército Japonês avançaria, mas não teria o imprescindível apoio da Marinha. É apenas a minha visão, mas se você quiser criar um canal, não desista e vá com tudo :)
Outras "vitórias" como esta é o Japão teria sido derrotado bem antes de 1945
Concordo.
Os japoneses tiveram nessa batalha uma vitória de Pirro !!!!!
RAPAZ , ESSA EU NÃO SABIA .
QUER DIZER QUE OS NORTE-AMERICANOS TOMARAM NA TARRAQUETA ?
ELES SÓ FALAM DE SUAS VITÓRIAS , ESSA DAI E A GUEERA DO VIETINAN , ELES NEM NO ASSUNTO TOCAM .
A História é escrita pelos vencedores. Nos livros sobre Guadalcanal que tenho de autoria americana, dedicam páginas e páginas para falarem das batalhas que venceram, enquanto as Ilhas Savo, a Primeira Batalha de Matanikau e a Batalha das Ilhas Santa Cruz (vitórias japonesas em Guadalcanal) não tem quase nada. Se bem que esta batalha foi mais uma derrota estratégica japonesa, mas não dá para negar a sua vitória em inutilizar os dois porta-aviões americanos sem perder nenhum navio.
E sempre assim, quando o rabo esta sujo eles o escondem o mais que podem.😂😊
Cara, gosto muito dos seus vídeos, mas preciso fazer uma crítica que acho justa. Você usa uma pronúncia de "japonês para americano"...
Sou neto de Japonês, moro numa cidade onde há uma colônia, frequentei o Nihon-go-gakko... essa pronúncia à lá americano-tentando-ler-japonês soa cacofônica. Não sei se ajuda, mas nesse vídeo de propaganda do exército imperial prá ter noção de pronúncia correta: ruclips.net/video/04W3BeYmQaE/видео.html
No mais, parabéns e OBRIGADO por postar esses conteúdos...
Obrigado pela crítica, é sempre bem construtiva. Não sou fluente em japonês, mas conheço Hiragana, Katakana e o idioma, já que assisto programas em japonês faz uns anos e estudei dois meses. Minha língua não é das melhores e os nomes podem sair travados, mas pretendo pronunciá-los a partir do alfabeto fonético e não fica diferente do original. Sempre tem o que melhorar, e obrigado por sempre comentar em meus vídeos ;)
Foi uma vitória de Pirro
😂😂😂😂Quem se rendeu no final foi o Japão.Seu vídeo é muito engraçado 😂😂😂😂
Vitória de Pirro.
Cara eu fico pensando em uma coisa sobre a batalha de midway: E se os porta aviões americanos encontrassem a frota de couraçados japoneses(frota do Yamato, Nagato, Mutsu, Yamashiro, Fuso, Ise, etc.) oque aconteceria?
Provavelmente aconteceria o mesmo na Batalha das Ilhas Santa Cruz, as aeronaves americanas (com combustível no limite) atacariam a frota de couraçados. Não dá para prever os danos que poderiam causar, talvez fossem mínimos e tenho certeza que o Yamato não afundaria com algumas bombas e torpedos, mas a frota de porta-aviões estaria intacta. O resultado final poderia ter sido bem positivo para os japoneses.
@@HistoriaPacificoeArmas verdade cara sempre fico pensando nisso
Vitoria de Pirro. Maus uma vitoria dessas e perderiam a guerra.
Concordo, Midway acabou com a maioria dos pilotos japoneses experiêntes, e Santa Cruz com o que tinha sobrado.
viva os estados unidos da america
Viva britânico e soviéticos Canadense que fizeram mais
Os japonrses perderam a guerra para,a indústria americana, muito superior à japonesa. Os EUA terminaram a Segunda Guerra com 22 porta-aviões, tendo perdido 4 na guerra. O Japão terminou a guerra com 2 porta-aviões, tendo perdido 11 durante a guerra. Em 1948, os EUA chegaram a ter 32 porta-aviões em serviço, com a entrega das últimas encomendas do período da guerra. O Japão nunca teve a menor chance de dominar o Pacífico.
Como os japoneses tiveram a sua vingança? Os americanos perderam um porta-aviões e um ficou avariado. Os japoneses tiveram dois porta-aviões danificados que ficaram longo período no estaleiro. Os japoneses não alcançaram o objetivo e perderam vários pilotos que não podiam ser substituídos. Vingança coisa nenhuma, foi só um dia difícil para a frota americana no Pacífico.
Pode não ser uma vingança para nós, que podemos estudar e analisar os fatos que aconteceu e de saber o resultado final da guerra, mas para eles foi. Eles aprenderam com os erros em Midway, utilizaram as táticas corretas e conseguiram vencer os EUA em uma batalha de porta-aviões, mesmo sendo uma vitória de pirro. Para eles não era uma questão de destruir a mesma quantidade de navios perdidas em Midway, mas sim derrotá-los em um duelo de porta-aviões, usando as estratégias que aprenderam com o fracasso em Midway. Mas obrigado pela sua contribuição. :)
"PERCA"? (0:18). Como pode vc ler todos esses livros-fonte e cometer um erro promário desses? Só por aí ja deduzo aquela famosa história da infância humilde e sem recursos para estudo, que acabou criando hábitos difíceis de superar.
Em Midway os Japoneaes perderam o Akagi, o Kaga, o Soryu e o Hiryu, além de um Crusador; na Batalha de Santa Cruz a USN só perdeu o Hornet.
"Perca" de quatro porta-aviões? "Perca"?
PERCA??? "...perca de quatro porta-aviões..." Essa doeu no ouvido...Que palavra é essa "Perca"? O episódio é muito bom...mas essa palavra...depõe contra...
parei na "perca"...
Um erro que não tira o mérito do vídeo. O conteúdo do canal é excelente.
@@rota1754 não duvido.
Esta errado este comentário.
O que está errado?
Vingaram coisa nenhuma. Depois de Midway a Marinha Imperial perdeu toda a capacidade ofensiva. As derrotadas americanas perto de Guadalcanal e nas Ilhas Salomão não tiveram qualquer relevância favorável ao Japão. A postagem é pífia. Não é esclarecedora.
Se você tem tanta certeza disso poderia criar um vídeo no RUclips e colocar suas fontes😂
Escrevi um livro sobre a Guerra do Pacífico. Será que não podemos trabalhar juntos? Como eu faço pra conversar com você? Quer meu e-mail ou Instagram?
Olá, eu não tenho Instagram, podemos entrar em contato via E-Mail. Eu poderia solicitar o seu E-Mail? De preferência um alternativo apenas para entrarmos em contato.
@@HistoriaPacificoeArmas O robô do RUclips apaga quando eu digito um o que você me pede. É um tipo de proteção.
@@HistoriaPacificoeArmas Internet & Arte Editora e Hobby.
Vai ter que procurar na net.
A perca? Fala direito, isso tira credibilidade do canal. A PERDA DE 4 PORTA.......
Um erro, mas o conteúdo do canal é tão bom que merece um crédito.
Os japoneses tiveram nessa batalha uma vitória de Pirro !!!!!