Excelente vídeo. Fala simples e uma dinâmica leve de trazer o autor. Tornou o entendimento introdutório do autor extremamente agradável de dar prosseguimento nos estudos. Parabéns e obrigada pela disposição por aqui!
Cara, parabéns mesmo. Sintetizar um material tão denso, se preocupar em transferir didática e acertos conceituais é uma tarefa árdua. Seu trabalho é fantástico, sigo acompanhando seus "envios antigos" e mais recentes!
Kierkegaard, para mim sempre foi esse mistério filosófico insondável. Ele aparentemente sereno, de grande paz interior, porém o espírito inquieto, num desespero perene de entender os mistérios da vida!!
Aula muitíssimo boa. O curso de Filosofia é bem superficial na universidade em que me formei como Antropólogo, e aulas desse tipo sem verbetes técnicos e ultra acadêmicos são um verdadeiro deleite aos amantes desse filósofo.
Cursei sociologia na juventude e após alguns anos fiz filosofia, curso EAD,e senti falta de aulas com profundidade. A universidade, onde fiz a graduação em filosofia, me atendeu muito bem, porém não tem tempo para aprofundamento em curso a distância.
Olá Matheus ! Dia 03 de fevereiro de 2023 estou aqui assistindo sua aula e como sempre, foi uma prazer aprender com vc. Por ter crescido numa igreja protestante, me identifiquei bastante com o conteúdo de sua aula. Lá na bíblia no libro de Habacuque 3.4 diz: "Porque o justo viverá pela fé", e se não me engano foi o tema de Lutero na Reforma. Outro detalhe que gostaria de comentar: A Primeira Igreja Batista do RJ tem como Pastor Emérito o Dr. Soren, que é justamente o nome do Kierke. Muito obrigado pela aula e por deixar aqui no youtube para q pessoas como eu aprendam um pouco. Abraços
excelente otimo conteudo ,escrevi no seu canal atraves de um video que vc fez com Daniel gontijo ,creio que acertei mas um bom canal que me trara retorno racional ,Abraço,
Muito boa a fala do Matheus. Estou estudando Kierkegaard para fundamentar minha monografia no Bacharelado de Filosofia no IFCS/UFRJ e achei a fala do Matheus muito clara e conscienciosa.
Essas questões do sofrimento humano e da existência do mal já foi destrinchada. Tem um teólogo chamado Rodrigo Silva que fala sobre isso com base na bíblia, mas precisa fazer uma pesquisa específica, como "porque o mal existe? Com Rodrigo Silva", pois ele tem muitos vídeos no canal dele e muitas participações em canais de podcasts.
Obrigada Matheus! Suas considerações foram de fundamental importância, Eu nunca havia feito uma ligação entre Kierkegaard e Jung, amei o modo abordado.
Obg Matheus, ajudou muito a elucidar os estudos, ha muito o que aprender da obra de Kierkegaard e foi uma abertura bem didática! Gostei muito também da ligação entre esperança e nostalgia, como uma projeção temporal, que nao necessariamente corresponde ao que de fato foi/será, nunca havia me ocorrido pensar assim.
Muito bom Matheus Benites, foi meu primeiro vídeo e me foi muito proveitoso. Gostaria de compartilhar uma citação do teólogo Francis Schaeffer, que fez uma crítica importante ao pensamento de Kiekegaard sobre o salto de fé em Abraão e o "sacrifício" de Isaque, "Kierkegaard dizia que este foi um ato de fé que não tinha algo de racional em que se basear ou com que possa ser relacionado. Daí que veio o conceito moderno de "salto de fé" e a total separação entre razão e fé. Com este raciocínio relativo a Abraão, Kierkegaard parece não ter lido a Bíblia de forma suficientemente cuidadosa. Antes de Abraão ter sido solicitado a tomar as providências para o sacrifício de Isaque (o qual, é claro, Deus não permitiu que fosse consumado), ele havia recebido muitas revelações proposicionais de Deus, ele tinha visto a Deus, Deus havia cumprido suas promessas para ele. Em suma, as palavras de Deus estavam, naquele momento, no contexto da forte razão de Abraão em saber que Deus não apenas existia, mas que também era totalmente confiável. Schaeffer explica que isso não minimiza a fé que Abraão demonstrou na longa marcha até o Monte Moriá e todo o resto, mas certamente também não representa um "salto de fé" alheio à racionalidade. (O Deus que intervém, Francis Schaeffer, cap. 2).
Estou fazendo um trabalho sobre Kierkegaard, e seu vídeo é absolutamente importante, conseguir compreender bastante sobre ele, muitíssimo obrigado por me ensinar sobre ele. Abraço.
Muito bom, Matheus! Você busca ser fiel à obra de Kierkegaard, ainda que particularmente você possa ter posicionamento intelectual (se posso chamar assim) diferente do autor. De fato é bem difícil compreendê-lo, até porque ele tenta falar do incompreensível (absurdo). Se me permite dizer, respeitosamente: que o Absurdo abençoe você, Matheus! Abraço!
"O pecado consiste, perante Deus, no desespero por não querermos ser nós próprios, ou no desespero por querermos ser." Oh caro Matheus Benites, explique lá isso em miúdos , isto é, de forma clara e que todos possam compreender. Aguardo resposta, agradecendo desde já. Abraço de Portugal.
O Kierkegaard é 1 filósofo q se expressa sem clareza nenhuma, pegar p ler não dá. Pega comentarios assim: procura livros em q o título for "kierkegaard" q vai ser comentario dele.
Acabei de ler essa excelente obra, e gostaria de ter assistido sua aula antes de tê-la lido. Cada vez mais me apaixono pela filosofia Existencialista. Nada como mergulhar, estudar Kierkegaard, Camus, Sartre. Parabéns pela aula, me acrescentou demais!!! Melhor vídeo sobre "O Desespero Humano". 👏🏽👏🏽
Olá Matheus, tudo bem? Já assisti outros vídeos do canal, ainda não assisti este do Kierkegaard, porque não tive tempo, mas irei ver, com certeza deve ter ficado ótimo. Mesmo assim deixo três perguntas, que não sei se você responde no vídeo, a primeira é: É certo dizer que a filosofia de Kierkegaard nos convida a viver, afirmar a vida? É possível fazer alguém sem fé gostar de Kierkegaard? E por último, existe algum filosofo que se parece com Kierkegaard?
"As Obras do amor", "O Conceito de angústia", "Temor e Tremor". A primeira dessas é mais recomendável para ler primeiro, junto com "O desespero humano", aqui exposto.
Nota 9.5 pra ti meu nobre professor....tirei 0.5 por conta do gole de água barulhento ( poderias evitar na próxima fala como médico digo beba bastante água para não precisar tomá-la em meio a uma fala capaz como a sua . Abraços
Bom dia Prof. Matheus Benites, tudo bem? Estou assistindo o seu vídeo sobre a sua reflexão Kierkeggardiana. Eu enviei uma mensagem para o seu facebook, se puder verifique. Um abraço.
Olá, Luna. Indicaria O desespero humano. Você pode conhecer o meu urso de filosofia existencial, que tem uma aula sobre Kierkegaard também: www.filosofiaexistencial.com.br/
Segundo Kierkegaard somos todos desesperados, uns mais outros menos, por não podermos conhecer nem Deus, e nem a nós mesmos... Solução? AMOR CRISTÃO... (Isso que eu entendi desse vídeo...)
"Desespero" é falta de fé, para Kiergaard e acredito que para qualquer pessoa que acredite em algo "superior". Cristo seria o ideal humano (a representação de Deus nos céus aqui na terra), então, para Kiergaard o ser humano é um ser "divino". Uma das lei do hermetismo do Egito antigo a, da correspondência " O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima", isso lembra um pouco o mundo das ideias de Platão. Jesus Cristo é o ideal de ser humano. Os textos do novo testamento estão em grego. Logo, não há como retirar a influência das ideias gregas dos evangelhos do Novo Testamento e muitos dos seus conceitos. Um nascimento de origem divina de uma virgem é algo muito natural e aceitável "para um dito e proclamado filho de um Deus" para gregos e romanos à época do Imperador Constantino. Hoje, os cristão ainda professam sua fé em seus dogmas. Dogmas são na sua origem (historicamente) impostos, por meio de muita dor e derramamento de muito sangue humanos (até os dias de hoje), mas a terceira geração estará convencida dos dogmas sem necessidade de dor. Por que se espantar com a história mítica do não sacrifício de Isaac, filho de Abraão, o que, na realidade, foi um recado do autor do texto (sacerdotes do período pós-exílio Babilônico) ao povo da época da necessidade de se fazer sacrifícios de animais? O real contexto e a mensagem original dos textos contidos na Bíblia foram perdidos ao longo da história. Difícil fazer este resgate histórico; contudo, o que verificamos hoje são inúmeras teologias dos JUDAÍSMOS e dos CRISTIANISMOS. Kiergaard foi um teólogo cristão com muita desenvoltura.
Curso online sobre Existencialismo: filosofiaexistencial.com.br
Gostei di ouvir com tanta clareza un conceito cosi complicado
Este link não funciona 😢
Excelente vídeo. Fala simples e uma dinâmica leve de trazer o autor. Tornou o entendimento introdutório do autor extremamente agradável de dar prosseguimento nos estudos. Parabéns e obrigada pela disposição por aqui!
Um dos melhores filósofos da minha vida.Inesquecível!!!
Cara, parabéns mesmo. Sintetizar um material tão denso, se preocupar em transferir didática e acertos conceituais é uma tarefa árdua. Seu trabalho é fantástico, sigo acompanhando seus "envios antigos" e mais recentes!
Valeu Gabriel!
Um dos poucos vídeos que encontrei no RUclips referente a filosofia de Kierkegaard. Inclusive, amei a aula, obrigadooo
Obrigado, Pedro. Fique à vontade para conferir as outras do canal.
Que legal, professor.
Obg por descortinar a obra do Kierkegaard. Tenho essa obra. Li mas não entendi muito.
to lendo tbm, to achando mt dificil de entender, linguagem muito complexa , termos muito ambíguos etc
A eternidade é agora!!! Maravilha!!!
Kierkegaard, para mim sempre foi esse mistério filosófico insondável. Ele aparentemente sereno, de grande paz interior, porém o espírito inquieto, num desespero perene de entender os mistérios da vida!!
O salto para a fé depende do desespero de alguma de aceitação do desconhecido de que se deseja conhecer.
Vocé e maravilhoso, está ficando bem.mais fácil de comprender a Soren K....!!
O cara meteu uma aula-resumo de kierkegaard numa sentada e um gole dágua👏 e eu aqui na peleja pra escrever um projeto…🥲
Aula muitíssimo boa. O curso de Filosofia é bem superficial na universidade em que me formei como Antropólogo, e aulas desse tipo sem verbetes técnicos e ultra acadêmicos são um verdadeiro deleite aos amantes desse filósofo.
Cursei sociologia na juventude e após alguns anos fiz filosofia, curso EAD,e senti falta de aulas com profundidade. A universidade, onde fiz a graduação em filosofia, me atendeu muito bem, porém não tem tempo para aprofundamento em curso a distância.
uma aula sobre filosofia que me ajudou a entender melhor minha condição desesperada da minha persona 😭
Amei a aula. Vou ouvir de novo e anotar.
ótima aula! Uma das melhores que assisti. Além disso tem o melhor asmr de gole de água uahsuahsuahsuas
Achei o que estava procurando a muito tempo
Olá Matheus ! Dia 03 de fevereiro de 2023 estou aqui assistindo sua aula e como sempre, foi uma prazer aprender com vc. Por ter crescido numa igreja protestante, me identifiquei bastante com o conteúdo de sua aula. Lá na bíblia no libro de Habacuque 3.4 diz: "Porque o justo viverá pela fé", e se não me engano foi o tema de Lutero na Reforma. Outro detalhe que gostaria de comentar: A Primeira Igreja Batista do RJ tem como Pastor Emérito o Dr. Soren, que é justamente o nome do Kierke.
Muito obrigado pela aula e por deixar aqui no youtube para q pessoas como eu aprendam um pouco. Abraços
05/10/ 2024 estou fazendo uma atividade e ouvindo sua aula preciosa , me lembrando das aulas de filosofia do saudoso professor Alvino Moser. Obrigada.
Tarefa difícil. Muito bom
excelente otimo conteudo ,escrevi no seu canal atraves de um video que vc fez com Daniel gontijo ,creio que acertei mas um bom canal que me trara retorno racional ,Abraço,
Professor Matheus suas aulas são ótimas, ja disse e digo denovo.
Muito obrigado, André!
Estou lendo o Desespero e achei muito util
EU também estou.lendo...mais não é fácil.. é muito complexo!
Muito boa a fala do Matheus. Estou estudando Kierkegaard para fundamentar minha monografia no Bacharelado de Filosofia no IFCS/UFRJ e achei a fala do Matheus muito clara e conscienciosa.
Obrigado, Fernanda!
Um dos canais mais honestos do youtube.
Thank you ,gostei muito .
Essas questões do sofrimento humano e da existência do mal já foi destrinchada. Tem um teólogo chamado Rodrigo Silva que fala sobre isso com base na bíblia, mas precisa fazer uma pesquisa específica, como "porque o mal existe? Com Rodrigo Silva", pois ele tem muitos vídeos no canal dele e muitas participações em canais de podcasts.
Muito bom. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigada Matheus! Suas considerações foram de fundamental importância, Eu nunca havia feito uma ligação entre Kierkegaard e Jung, amei o modo abordado.
Que ótimo :) Fique à vontade para explorar meus outros vídeos de filosofia.
Excelente conteúdo! Parabéns!
Muito obrigada pelo seu trabalho, Matheus, realmente vai me ajudar muito na leitura. Saudações filosóficas 😌🖖🏼
Não tentar explicar o inexplicável! Maguinético isso! Eu precisava dessas palavras!
Gostei muito 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Mais um vídeo maravilhoso!!! Super bem explicado!!! Parabéns e obrigado, por compartilhar seus conhecimentos!!!
Muito obrigado!
Parabéns perfeito muito didático
obrigada pelo vídeo! muito bom!!
Muito bom! Gratidão! 🙏🏼
Obrigado! Bem-vindo!
Obrigada
PERFEITO
Obg Matheus, ajudou muito a elucidar os estudos, ha muito o que aprender da obra de Kierkegaard e foi uma abertura bem didática! Gostei muito também da ligação entre esperança e nostalgia, como uma projeção temporal, que nao necessariamente corresponde ao que de fato foi/será, nunca havia me ocorrido pensar assim.
dá hora
Fantástico
Caaaaara... Brabíssimo. Excelente prefácio à leitura do Desespero Humano. Comecei a leitura há um tempo e teu vídeo caiu como uma luva. Bom demais.
Poxa, fico muito feliz em ajudar, Guilherme. Fique à vontade para conhecer os outros vídeos do canal e divulgá-lo.
Maravilhoso
Obrigada por esta aula sobre o pensamento de Kierkegaard. Muito bem apresentado.
Muito boa aula. Parabéns!
Tava procurando sobre o soren
Só gratidão irmão! 🙏
Muito bom Matheus Benites, foi meu primeiro vídeo e me foi muito proveitoso. Gostaria de compartilhar uma citação do teólogo Francis Schaeffer, que fez uma crítica importante ao pensamento de Kiekegaard sobre o salto de fé em Abraão e o "sacrifício" de Isaque, "Kierkegaard dizia que este foi um ato de fé que não tinha algo de racional em que se basear ou com que possa ser relacionado. Daí que veio o conceito moderno de "salto de fé" e a total separação entre razão e fé. Com este raciocínio relativo a Abraão, Kierkegaard parece não ter lido a Bíblia de forma suficientemente cuidadosa. Antes de Abraão ter sido solicitado a tomar as providências para o sacrifício de Isaque (o qual, é claro, Deus não permitiu que fosse consumado), ele havia recebido muitas revelações proposicionais de Deus, ele tinha visto a Deus, Deus havia cumprido suas promessas para ele. Em suma, as palavras de Deus estavam, naquele momento, no contexto da forte razão de Abraão em saber que Deus não apenas existia, mas que também era totalmente confiável. Schaeffer explica que isso não minimiza a fé que Abraão demonstrou na longa marcha até o Monte Moriá e todo o resto, mas certamente também não representa um "salto de fé" alheio à racionalidade. (O Deus que intervém, Francis Schaeffer, cap. 2).
Obrigado por compartilhar este ponto de vista. Muito interessante
Muito interessante a sua observação referente a este assunto, sitando o livro do Schaeffer.
Sou iniciante na filosofia e gosto muito das ideias do Kierkegaard. Foi uma ótima aula pra conhecer melhor, obrigado :)
Fico feliz! Pensador fascinante mesmo. Fique à vontade para explorar o canal
Matheus: Suas aulas são maravilhosas!
Muito obrigada! 🙏🏻
Estou fazendo um trabalho sobre Kierkegaard, e seu vídeo é absolutamente importante, conseguir compreender bastante sobre ele, muitíssimo obrigado por me ensinar sobre ele. Abraço.
Parabéns pelo seu trabalho. Falar de kierkegaard, de sua obra, é um desafio - e você o fez de forma brilhante.
Muito bom, Matheus! Você busca ser fiel à obra de Kierkegaard, ainda que particularmente você possa ter posicionamento intelectual (se posso chamar assim) diferente do autor. De fato é bem difícil compreendê-lo, até porque ele tenta falar do incompreensível (absurdo). Se me permite dizer, respeitosamente: que o Absurdo abençoe você, Matheus! Abraço!
Não achei o filme "a palavra"...Parabens pelo conteído professor!!!!
Muito bom!
Adorei o vídeo ❤❤❤
Aula muito boa mano, desde o ensino médio tive interesse em ler Kiekegaard, vou começar por este. Me instigou a ler
"O pecado consiste, perante Deus, no desespero por não querermos ser nós próprios, ou no desespero por querermos ser."
Oh caro Matheus Benites, explique lá isso em miúdos , isto é, de forma clara e que todos possam compreender.
Aguardo resposta, agradecendo desde já.
Abraço de Portugal.
Obrigado!
Parabéns pelo ótimo trabalho 👏
Excelente aula!
Aula incrível, muito bem explicado, parabéns pelo trabalho de qualidade!
Obrigado, Gustavo.
Vídeo ótimo, continua com esse projeto
Vídeo maravilhoso!!
Muito bom me ajudou muito
Top
Aula maravilhosa prof.Matheus, comecei ler o livro, mas... achei muito difícil e vc o discorreu numa síntese deliciosa.
Parabéns, amei sua aula.
O estilo dele é difícil mesmo, não é só você não rs
Ótima aula.
Ele se refere ao amor agápe, isto é, o amor baseado em princípios bíblicos.
valeu!
Muito bom
Bem didático, mesmo assim a leitura desse livro é complicado. Já tentei e não consegui
Não desista, uma ora você consegue !!
O Kierkegaard é 1 filósofo q se expressa sem clareza nenhuma, pegar p ler não dá. Pega comentarios assim: procura livros em q o título for "kierkegaard" q vai ser comentario dele.
Excelente síntese. Kierkegaard é, de fato, um pensador instigante!
Compre o livro de Kierkegaard em: amzn.to/2NgqlMP
Ganhou um escrito. Ótimo conteúdo
Acabei de ler essa excelente obra, e gostaria de ter assistido sua aula antes de tê-la lido. Cada vez mais me apaixono pela filosofia Existencialista. Nada como mergulhar, estudar Kierkegaard, Camus, Sartre. Parabéns pela aula, me acrescentou demais!!! Melhor vídeo sobre "O Desespero Humano". 👏🏽👏🏽
Obrigado! Feliz em ajudar!
MUITO FODA, SIMPLESMENTE. Parabéns pelo trabalho
A razão termina onde começa a fé.
Muito bom! Já me inscrevi no canal!
Estou começando a ler a doença para morte e seu vídeo foi muito bom para facilitar a leitura!
Perfeitooo
Olá Matheus, tudo bem? Já assisti outros vídeos do canal, ainda não assisti este do Kierkegaard, porque não tive tempo, mas irei ver, com certeza deve ter ficado ótimo. Mesmo assim deixo três perguntas, que não sei se você responde no vídeo, a primeira é: É certo dizer que a filosofia de Kierkegaard nos convida a viver, afirmar a vida? É possível fazer alguém sem fé gostar de Kierkegaard? E por último, existe algum filosofo que se parece com Kierkegaard?
Muito bom seu conteúdo, estava procurando mais material sobre Kierkegaard para meu TCC, você teria conhecimento de mais obras desse autor?
"As Obras do amor", "O Conceito de angústia", "Temor e Tremor". A primeira dessas é mais recomendável para ler primeiro, junto com "O desespero humano", aqui exposto.
@@MatheusBenites obrigado
Fiz meu tcc sobre o pensamento de Kierkegaard, desejo um excelente trabalho nobre colega.
@@italomoraes1 obrigado!
Para Kierkegaard angústia e desespero são conceitos idênticos?
Nota 9.5 pra ti meu nobre professor....tirei 0.5 por conta do gole de água barulhento ( poderias evitar na próxima fala como médico digo beba bastante água para não precisar tomá-la em meio a uma fala capaz como a sua . Abraços
Bom dia Prof. Matheus Benites, tudo bem? Estou assistindo o seu vídeo sobre a sua reflexão Kierkeggardiana. Eu enviei uma mensagem para o seu facebook, se puder verifique. Um abraço.
Eu acredito ser kirkegard também um pseudônimo,pois significa cemitério em dinamarquês.
Professor, que livro o Sr° indicaria para começar entender melhor o existencialismo de Kierkegaard? Foi uma ótima aula! 🙏 Muito obrigada ! 👏👏✨❤️
Olá, Luna. Indicaria O desespero humano. Você pode conhecer o meu urso de filosofia existencial, que tem uma aula sobre Kierkegaard também: www.filosofiaexistencial.com.br/
Introdução a Hegel, agora disponível: ruclips.net/video/8RRpxeAXQgU/видео.html
Aponte um aspecto crítico em Nietzsche e um em Kierkegaard e para cada um exemplifique com uma situação vivida pelos homens, nos dias atuais.
Ótimo
Feliz que gostou!
Si Deus pode tudo porque ele não faz?
Põe na velocidade rapida
REPAROU que quando todo mundo grita "ACEITE-ME COMO SOU"
estão em verdade, mostrando que ODEIAM A SI MESMOS, que se REJEITAM?
O que rejeito é essa "herança maldita" de negro pegador que foi passada pra mim pelo meu pai, luto pra não ser igual a ele todos os dias da minha vida
Segundo Kierkegaard somos todos desesperados, uns mais outros menos, por não podermos conhecer nem Deus, e nem a nós mesmos... Solução?
AMOR CRISTÃO...
(Isso que eu entendi desse vídeo...)
Então, quer dizer que para Kierkegaard, Deus, realmente seria só após a morte mesmo?
Que triste, se o Kieergard tivesse nascido no início do século XX ele teria se satisfeito com o movimento pentecostal.
Cadê o vídeo sobre o filme que você indicou?
ruclips.net/video/DRais-UrhQI/видео.htmlsi=wiVGSA_MNII4F3F-
Olá Matheus, vc poderia me dizer se esse livro é tradução direta ou indireta?
"Desespero" é falta de fé, para Kiergaard e acredito que para qualquer pessoa que acredite em algo "superior". Cristo seria o ideal humano (a representação de Deus nos céus aqui na terra), então, para Kiergaard o ser humano é um ser "divino". Uma das lei do hermetismo do Egito antigo a, da correspondência " O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima", isso lembra um pouco o mundo das ideias de Platão. Jesus Cristo é o ideal de ser humano. Os textos do novo testamento estão em grego. Logo, não há como retirar a influência das ideias gregas dos evangelhos do Novo Testamento e muitos dos seus conceitos. Um nascimento de origem divina de uma virgem é algo muito natural e aceitável "para um dito e proclamado filho de um Deus" para gregos e romanos à época do Imperador Constantino. Hoje, os cristão ainda professam sua fé em seus dogmas. Dogmas são na sua origem (historicamente) impostos, por meio de muita dor e derramamento de muito sangue humanos (até os dias de hoje), mas a terceira geração estará convencida dos dogmas sem necessidade de dor. Por que se espantar com a história mítica do não sacrifício de Isaac, filho de Abraão, o que, na realidade, foi um recado do autor do texto (sacerdotes do período pós-exílio Babilônico) ao povo da época da necessidade de se fazer sacrifícios de animais? O real contexto e a mensagem original dos textos contidos na Bíblia foram perdidos ao longo da história. Difícil fazer este resgate histórico; contudo, o que verificamos hoje são inúmeras teologias dos JUDAÍSMOS e dos CRISTIANISMOS. Kiergaard foi um teólogo cristão com muita desenvoltura.
Ou trem
O que e que quer dizer “o homem é uma síntese do finito e do infinito, do temporal e do eterno”?
Ele é tanto inteligência (razão / mundo eterno) quanto instintos (animal / mundo temporal dos sentidos).
@@MatheusBenites e por que é que na síntese do eu “um dos fatores não deixa de ser o seu próprio contrário”?
✨🙏🙏✨🤩🤩🤩🤩🤩✨🙏🙏✨