aderbal também faz parte de tudo isso. ..Com grandes revelações e entrevistas relatadas pelos remanescentes do cangaço. .que atualmente não se encontra mais entre nós.
kkkkkkkk Ai esta o maior ALMOFADINHA dos Macacos do Diabo Volante~ os COVARDES e TERRORISTAS criminosos contra o povo INOCENTE Nordestino :( Os que cortavam cabecas do povo inocente :(
Sou de Minas Gerais, e quando vi pela primeira vez um vídeo do Cangaço na Literatura fiquei apaixonada pela história do Cangaço. Parabéns sou seu fã e se Deus quiser irei um dia conhecer alguns lugares desta maravilhosa história do Brasil.
A história do cangaço,na literatura é muito envolvente , cheia de mistérios !! Viva o smartphone , por mim permitir acessar tantas informações que parece que foi ontem!!! 👏👏👏👏👏🏼👏👏
Uma coisa digna de nota é que o Robério olha fixamente e diretamente nos olhos do entrevistado, isso demostra carácter e sinceridade, coisa que não encontramos tão facilmente. Acredito piamente que se ele vivesse naquela época do cangaço ele se atreveria a fazer o que Benjamim Abrahão fez, o cabra tem coragem, agora quanto a Nininho, esse eu não boto minha mão no fogo.
Gosto muito dessa história, Conheci Coronel João Bezerra ele quando ia em Palmares PE ia na minha casa. Era amigo do meu Avô Antônio Batista de Lima, de Afogados da Ingazeira. FAMÍLIA Batista.. C Conheci também Salete. Filha do Coronel
Televisão já era cara. Onde que lá colocariam a entrevista completa? Todo este belíssimo material sobre o tempo do cangaço encontra-se no lugar certo, que são as plataformas de streaming.
Muito bom. Foda. A forma como ele fala sobre o cangaço, sobre o seu pai e também sobre as curiosidades e fatos daquela época.Sem palavras. Mais uma vez. Parabéns nobre.
Que canal maravilhoso 😀😄😀😍❤️😍❤️😍🥰😍😍❤️😀 Eu estou em êxtase com: Com os textos narrados As histórias contadas, lidas, escritas e entoadas; A eficiência do professor Robério, O pesquisador, o historiador, o Fotógrafo, jornalista, escritor, E muito mais... Que primor : que orgulho. Nos enche de alegria .🥰😄💞💋😘🌹
Rapaz o filho de João bezerra , reside tão perto de mim e eu não sabia , e João bezerra está sepultado no cemitério parque das flores região metropolitana do Recife estou surpreso Robério .
Meu pai tambem era bezerra da silva e tinha um irmao por nome de joao bezerra da silva que foi embora acho que pra recife nao tinhamos maid notices acho que esse tenente era meu tio queria ter conhecido tambem tem outro tio que se chamava Cicero bezerra da silva
Valorizo muito o que vc está fazendo Roberio, dando voz à todas as personalidades envolvidas na história do cansaço! Parabéns, isso é que é história, ouvir todos os envolvidos num evento! Analisar todas as perspectivas de um fato! 👏👏👏👏👏👏👏👏
Nossa que papo bom, o melhor sobre o cangaço, explicadinho entre detalhes as coisas que eu nunca tinha ouvido em outros canais, e estou em 2021, foi postado á 2 anos atrás, não sei como não tinha visto ainda.
Os rastejadores eram incríveis. Esses costumes se perderam no tempo até pela falta de uso disso,mas seria interessante um livro sobre o assunto,se é que tenha como adquirir muitas informações nos dias de hoje!
Está é sem dúvida alguma há melhor ENTREVISTA do fatos ocorridos no Angicos.... racional, equilibrada, concisa e acima de tudo transparente e trás fatos novos inenarráveis.... parabéns Robério e a família do então Tenente Bezerra.... excelente material...pra fechar se o Frederico Pernambucano... estivesse aí...abrilhantava esta entrevista/ depoimento...pois, o mesmo viveu tudo isso....digo o filho do Tenente Bezerra, espetacular...
Somos conterrâneos, Eu morei em Garanhuns. Sou carioca de nascimento e nordestina de criação ! Fico feliz ao saber que seu pai, Serviu também o batalhão de garanhanuns. Vocês são grandes exemplos. Seu pai foi maís que um exemplo, Seu pai é o estandarte o baluarte, É o fenômeno do nordeste. Um FENOMENAL militante.
Capitulina Bezerra Oliveira é a minha avó e ela disse que João Bezerra era tio dela, essa história rola na minha família até hoje. Ela conta que meu avô ficou doente quando viu a cabeça de lampião passar na cidade.
Olá Roberto, minha vó Vitalina Marcolina era irmão de João Bezerra, será que somos parentes? Alguém mais por aqui que seria meu parente? Minha mãe sobrinha do tenente sempre nos contou essa história com muito orgulho de seu tio. Estou feliz em encontrar neste vídeo parte da história da minha família.
@@deniselima8352 oi tudo bem? Vou perguntar para minha mãe se ela lembra desse nome, mas quem teria a resposta correta que era minha tia faleceu a pouco tempo, acho que podemos ser parentes sim. Minha avó ficou longe da família dela nunca tivemos contato o pouco que sei meu pai me contava.
@@robertooliveira1474 olá Roberto Obrigada por seu retorno. Pelo q sei minha vó que era irmã do tenente tbm viveu distante da família. Mas minha mãe conta dos tios q ela conheceu. Sou de SP e vc?
Roberto qual o nome da sua mãe e da sua tia? Vou perguntar para minha mãe. Meu tio Severino que faleceu em 2019 com 96 anos com certeza tbm seria uma pessoa com muitas informações. Ele conheceu conviveu com meu tio avô o tenente Bezerra.
@@deniselima8352 oi tudo bem ? Capitulina bezerra era minha vó por parte de pai, sou sobrinho neto do tenente bezerra, meu pai já é falecido o nome dele era Gilberto Paulo, e minha tia também falecida era Maria Bernadete, sou de Santo André.
Fiquei esperando perguntar sobre os pertences de Lampião, ex. O dinheiro, os objetos de ouro,prata e o dinheiro? Mas agradeço pela bellísima entrevista.
Abaixo com os Macacos do Diabo Volante~ COVARDES e TERRORISTAS criminosos contra o povo inocente Nordestino :( cortavam cabecas do povo inocente e ate de mulheres vivas. Que COVARDIA de Satanas.
Sem dúvida um dos melhores vídeos que vi até agora no canal, e o que achei mais bacana antes de Paulo mencionar o vídeo Coronel João Bezerra - O Comandante da Volante eu já estava com ele engatilhado para assistir, pois sempre faço uma pesquisa dos seus entrevistados, cada vez me fascina mais a história do cangaço.
Sem palavras... entrevista maravilhosa. Muito instrutiva , e super esclarecedora. Esse senhor, é muito lúcido, coerente, e verdadeiramente, comprometido com a história do Cangaço brasileiro. Parabéns Robério...
Eu respeito lampião por lutar varios e varios anos,gostei de ouvir o vilho falar que o tenete João Bezerra não se vangloriava pela morte do ampião e na verdade os dois são dois icones da história do nordeste
Essa entrevista é a mesma coisa que ler vários livros sobre o cangaço e com riquezas de vários detalhes nunca ditos antes...que belo acervo para quem aprecia histórias do cangaço...valeu Cangaço na Literatura.
O PAULO BRITO parece seu uma pessoa muito coerente pq não é fácil ser Filho de um tenente que tem um nome forte , que com seus soldados pôs fim no bandido mais temido do Nordeste e o pior que esse bandido pra muitos é herói , onde certos idolatras não aceita sua morte, é perigoso, mais depois de oitenta e pouços anos nessa altura , não tem mais perigo pro Paulo não, parabéns Robério preciosa entrevista 👏👏👏👏👏👍👍👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Eu nao acredito que joao Bezerra era esse homem bonzinho que o filho tenta passar. As volantes eram tão crul quanto os cangaceiros eram com as familias que apoiavam ambus.
Uma entrevista memorável. Um Programa excelente para se comemorar os já mais de 50.000 inscritos no Canal. Parabéns ao Sr Paulo Brito pelo relato ímpar sobre o Tenente João Bezerra, personagem importantíssimo para a história das Volantes, do Cangaço, do Nordeste e do Brasil. E ao Professor Robério parabéns pelo empenho e dedicação para desbravar a história do Cangaço. SERTÃO!
Você percebe a seriedade desse homem quando ele busca o significado verdadeiro do signo e encaixa perfeitamente o termo com o fato. Repare que ele pega a nuance de emboscada/combate e golpe/revolução. Quem não percebeu isso, de história não entende nada.
Muito boa a entrevista, Robério. Mas acho que ainda caberia mais um pouco de pergunta sobre assuntos relatados em outros livros tais como, Espinho do Quipá, Lampião-a raposa das caatingas, Lampião-seu tempo e seu reinado, etc., como por exemplo: - O saque feito pelos policiais escondendo dinheiro e ouro, não obedecendo ao comandante de juntar tudo em um mesmo local. - O fato de João Bezerra ter ficado com a maior parte da pilhagem, incluindo os pertences de Lampião. Ouvi que Paulo falou não ter ficado com quase nada dos objetos de lembrança do pai. E todo esse material do saque? E o dinheiro recolhido? Era considerado lícito essa atitude? - Não foi o soldado Santos que matou Lampião, como diz o escritor Frederico Pernambucano? - E quanto a hipótese de Zé Sereno estar usando um chapéu diferenciado (de baeta) para ser identificado pelos policiais, como relata José Bezerra em livro? Não seria um acordo com o tenente? - Numa foto de 5 dias após o massacre, que você mostrou em outro vídeo, Pedro de Cândido estava nela. Há relatos de que ele não tinha nenhum sinal de tortura (furo nas costelas, unhas arrancadas, etc.) - Não era verdade que José Lucena, que pouco conhecia Lampião, foi chamado para reconhecer a cabeça dele? E que o irmão de Lampião não reconhecia nenhuma cabeça como sendo a do irmão? Como poderia Cira reconhecer essa cabeça uma vez que ela só tinha visto Lampião uma vez, quando adolescente? - Frederico Pernambucano disse que não houve combate, e sim um tiro a menos de 8 metro de Lampião, desarmado, que desencadeou o massacre. Procede, essa informação? Acho que muita coisa ainda deverá ser dita, não é mesmo?
E tem um vídeo em quê alguns cangaceiros dizem quê não foi lampião que morreu. Tá o dito pelo não dito. Ainda acrescento: Como pode eu ir buscar um cara e não reconhece-lo quem estou indo buscar? Muito complicado!!
Sempre faço as mesmas perguntas, principalmente sobre os pertences, até agora não vi nenhum parente de volante falar sobre os pertences. Também disseram que o primeiro tiro foi no cangaceiro que foi buscar água, agora dizem que foi no Lampião. Quem sabe essas respostas esteja em outros vídeos mais recentes.
É POR ISSO QUE ALÉM DO LADO LIBANES, CARREGO COM ORGULHO O SOBRENOME BEZERRA, POR PARTE DA MÃE DE MEU PAI...E ASSIM COMO ESSE PRIMO, TAMBEM SOMOS DE UMA LOJA DE SÃO JOÃO JUSTA E PERFEITA . ´.
Simplesmente sensacional. No canal do Aderbal Nogueira tem o depoimento de Sílvio Bulhões filho de Corisco e Dadá. E agora no seu canal Robério entrevista o filho de João Bezerra. Parabéns aos dois. Duas feras de estoriadores. Sou fã de vocês dois. Show esta entrevista.
Entrevista maravilhosa! Paulo Brito revelou o caráter e idoneidade de seu pai de forma linda, principalmente na parte em que cita que quando João Bezerra ordenou que acabassem de matar Elétrico, e os soldados o fizeram na base da punhalada, ele ficou indignado e mesmo se tratando de um bandido merecia respeito por sua bravura. Um fato interessante (e falso) que li certa vez onde um teórico da conspiração cita que as iniciais JB que foram marcadas no rosto das mulheres não eram de Zé Baiano e sim de João Bezerra. Nunca acreditei nisso e depois dessa entrevista tenho certeza que João Bezerra tinha uma humanidade muito grande.
Um dos melhores e mais fantásticos video-entrevista do canal, homem de bem e bem falado em todos os círculos do sertão alagoano e pernambucano. Dois gênios juntos, Robério e Paulo, docente, pesquisador, escritor e literato, defronte ao filho de um herói, combatente, maçon, atleta, inteligente e humilde. Delmiro manda lembranças de um visitante maceioense! SALVE A HISTÓRIA SALVE ROBÉRIO digno de vc sabia e digno do euadvinho!! Sucesso topado pra tu e pra Nininho, Professor!!!
Hoje ouvimos como História mais sabemos que na época foi uma dura Realidade e sofrimento pra muita gente por parte desses Bandidos que eram crues sanguinários 🙏🙏
Robério, parabéns pelo primoroso trabalho! Sou natural de Limoeiro-PE, terra do coronel Chico Heráclio citado no vídeo, sem dúvida sua trajetória daria também um belo programa.
Excelente entrevista, vai ficar marcada na história. Parabéns as desenvolturas do entrevistador e do entrevistado. Confesso que a partir de então mudarei minha concepção do comandante João Bezerra. Parabéns, Robério acertou em cheio
Maravilhoso! Como não amar seu trabalho de pesquisa? Impossível. Parabéns, Robério.
5 лет назад+34
"Pegando as armas, chama os cabra pra brigar! pegando as armas, chama os cabra pra brigar! Cadê mano Corisco, compadre de Lampião? Cadê Maria Bonita e Dadá, rosa do sertão Pegando as armas, chama os cabra pra brigar! pegando as armas, chama os cabra pra brigar! Cadê essa justiça que condena a minha razão? Que venha cá pras catingas discutir com Lampião! Pegando as armas, chama os cabra pra brigar! pegando as armas, chama os cabra pra brigar! Meu tiro é certeiro, no escuro faz clarão Não há cabra que fuja da mira de Lampião! Viva o Nordeste, terra de injustiça e matuto valente! _/\_
Isso tudo indica que aconteceu por atraso, falta de conceitos e boas personalidades na população regional. Um povo de pequenices culturais retardadas ao desenvolvimento.
Espetacular!!! Entrevista espetacular! Robério, parabéns pela condução da entrevista. Enriquecedor as informações obtidas por meio de Paulo Britto sobre João Bezerra!!! Parabéns, O cangaço na literatura!!!!!!!!
Boa noite professor Robério mas uma história linda estória do cangaço como eu gosto da história professor. A história cangaceira nunca vou deixar de gostar. A história cangaceira toudos os dias tem fatos novos se falando em Odilon flor esse cara bateu muito meus parentes. Tio Joãozinho da fortuna e Xico da fortuna irmão Deli Rapas fazia até Pena Elis contarem da surra que Elis levaram. A relatos de várias volantes aqui em João Sá mas não a de João beserra meus parentes nunca a viram.eu acho que já falei em outros programa. Rapas a inveja vem de muito longe não é e Uma terrível doença tem pessoas que tem inveja de tudo a inveja e uma nogera.
Mais uma vez faço uma observação n sou a favor das maldades dos cangaceiros e nenhum deles foi um herói p mim tenham todos uma boa noite e um Natal abençoado
Excelente entrevista, Antônio Fagundes e Maguila falando. kkkk. Brincadeiras à parte Robério parabéns meu amigo, seu canal é sensacional, história pura, verdadeira.
Minha pergunta é quem eram os santos dessa história toda ? Lampião era errado por ter vingado a morte de seus pais pela polícia? E a polícia era certa por fazer atos corvades com pessoas inocentes? Sabemos que a história aconteceu e que no meu vê ambos os lados erravam demais .
Gosto da maneira como o Robério conduz as entrevistas. Ele fica atento como eu fico e querendo ouvir mais. As perguntas tb são muito pertinentes. Legal!!
O cangaço tem uma peculiaridade: Um dia você escuta o lado das volantes e torce para os soldados, no outro dia você escuta o lado cangaceiro e torce para os bandidos. Neste assunto, como cantava Raul, sou uma metamorfose ambulante.
Boa noite a todos por aí. Eu quero parabenizar você e sua equipe , pelo excelente trabalho de pesquisa com sua humildade e respeito , que eu admiro. Sou paulista de presidente prudente e moro em Jundiaí,sp . Parabéns e, forte abraço.
Paulo Brito, um homem que vale a pena conhecer. Parabéns pela brilhante conversa com esse baluarte das histórias do Cangaço Robério.
aderbal também faz parte de tudo isso. ..Com grandes revelações e entrevistas relatadas pelos remanescentes do cangaço. .que atualmente não se encontra mais entre nós.
Oi amigo ardebal nogueira você também e um baú de história do nosso nordeste brasileiro um grande abraço amigo
✌😘
Muito bom vê estás estória do tempo de lampião
kkkkkkkk Ai esta o maior ALMOFADINHA dos Macacos do Diabo Volante~ os COVARDES e TERRORISTAS criminosos contra o povo INOCENTE Nordestino :( Os que cortavam cabecas do povo inocente :(
Sou de Minas Gerais, e quando vi pela primeira vez um vídeo do Cangaço na Literatura fiquei apaixonada pela história do Cangaço. Parabéns sou seu fã e se Deus quiser irei um dia conhecer alguns lugares desta maravilhosa história do Brasil.
Eu tbm sou de Minas!
E me encantei tbm ♥️
to na mesma de voces!
@@flaviamendes6845
A história do cangaço,na literatura é muito envolvente , cheia de mistérios !!
Viva o smartphone , por mim permitir acessar tantas informações que parece que foi ontem!!!
👏👏👏👏👏🏼👏👏
Lampião foi morto na enboscada
Uma coisa digna de nota é que o Robério olha fixamente e diretamente nos olhos do entrevistado, isso demostra carácter e sinceridade, coisa que não encontramos tão facilmente. Acredito piamente que se ele vivesse naquela época do cangaço ele se atreveria a fazer o que Benjamim Abrahão fez, o cabra tem coragem, agora quanto a Nininho, esse eu não boto minha mão no fogo.
Kkkk
@@ocangaconaliteraturaNininho, não fique acabroado, pois no Monte Santo você não subiu uma ladeira, e imagine ir atrás do Diabo em pessoa.
@@paulobitencourt7254, esse nome é famoso.
Nininho é que ia ficar famoso sendo o camera-man a filmar lampião.
Gosto muito dessa história, Conheci Coronel João Bezerra ele quando ia em Palmares PE ia na minha casa. Era amigo do meu Avô Antônio Batista de Lima, de Afogados da Ingazeira. FAMÍLIA Batista.. C Conheci também Salete. Filha do Coronel
Parabéns, Ótima entrevista , ele é parecedíssimo com o Pai que lindo ...!❤️🌺🌸
Sr Paulo Brito parabéns que entrevista maravilhosa e o cangaço na literatura sempre nos prestigiando com essas entrevistas obrigado
Estou apaixonada, amo essa histórias do cangaço. Parabéns pelo canal maravilhoso 👏👏😍😍
Ajude a divulgar é a maior contribuição que você pode nós dar!!
Tbm amo!😍
Q família fantástica, a mãe uma mulher linda, plena, forte e o filho, q narrativa perfeita. Parabéns, estou fascinada!
Kkkkk esse pesquisador e o melhor entrevistador que já vi e muito inteligente era pra cer das grandes televisões. Parabéns
Lendo seu comentário imaginei o Faustão entrevistando o cara. Não íamos conseguir ouvir nem 5 minutos de história....kkkkkk
Seu canal tem mais visualizações que qualquer TV
Televisão já era cara. Onde que lá colocariam a entrevista completa? Todo este belíssimo material sobre o tempo do cangaço encontra-se no lugar certo, que são as plataformas de streaming.
Que papo mais gostoso! Passaria horas e mais horas ouvindo essas conversas.
A esse programa deveria chamar: "AULAS DO CANGAÇO NA LITERATURA" simplesmente show...👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Simplesmente Demais....grande esclarecimento dos fatos...tão boa quanto a de Frederico Pernambucano de Melo. Parabéns!!!!! a toda equipe.
Que honra!..🌵
Esta no meu estado pra mais uma história no cangaço na literatura..
Recife, paulista Abreu e Lima
É a história sendo contada por quem conviveu com seus personagens. Isso é o CANGAÇO NA LITERATURA, Parabéns!!!!!!!!
Ambos os lados não eram santinhos , todos fizeram coisas erradas naquela época .
Penso isso também!
@Jadir Lima da Silva Amigo Enziste A Lei De Policia Matá Ou. Prender
@Jadir Lima da Silva Alguém lucido
O capitalismo e coronelismo nós trouxeram a atual situação. Na minha opinião, a pior da história.
Claru mais lampião pila istoria foi forçado a vira bandoleiro a polícia aço a errava mais porq era a lei arrancando unhas de criança
Parabéns a Paulo Brito e o canal!💫🇧🇷🙋🏽♂️
Esa é uma das entrevistas q temos q asisti varias vezes em muito interessante em
Misericórdia kkkk
Todos os programas tem um valor histórico não se trata de quem foi bom ou ruim. A entrevista foi muito rica..
Muito bom. Foda.
A forma como ele fala sobre o cangaço, sobre o seu pai e também sobre as curiosidades e fatos daquela época.Sem palavras.
Mais uma vez. Parabéns nobre.
Que canal maravilhoso 😀😄😀😍❤️😍❤️😍🥰😍😍❤️😀
Eu estou em êxtase com:
Com os textos narrados
As histórias contadas, lidas, escritas e entoadas;
A eficiência do professor Robério,
O pesquisador, o historiador, o
Fotógrafo, jornalista, escritor,
E muito mais...
Que primor : que orgulho.
Nos enche de alegria .🥰😄💞💋😘🌹
Rapaz o filho de João bezerra , reside tão perto de mim e eu não sabia , e João bezerra está sepultado no cemitério parque das flores região metropolitana do Recife estou surpreso Robério .
Conheço um monte de gente com o sobrenome bezerra da silva e que mora em paulista ...
Meu pai tambem era bezerra da silva e tinha um irmao por nome de joao bezerra da silva que foi embora acho que pra recife nao tinhamos maid notices acho que esse tenente era meu tio queria ter conhecido tambem tem outro tio que se chamava Cicero bezerra da silva
Que Ano Tenente João Bezerra Faleceu ?
Valorizo muito o que vc está fazendo Roberio, dando voz à todas as personalidades envolvidas na história do cansaço! Parabéns, isso é que é história, ouvir todos os envolvidos num evento! Analisar todas as perspectivas de um fato! 👏👏👏👏👏👏👏👏
Nossa que papo bom, o melhor sobre o cangaço, explicadinho entre detalhes as coisas que eu nunca tinha ouvido em outros canais, e estou em 2021, foi postado á 2 anos atrás, não sei como não tinha visto ainda.
Os rastejadores eram incríveis. Esses costumes se perderam no tempo até pela falta de uso disso,mas seria interessante um livro sobre o assunto,se é que tenha como adquirir muitas informações nos dias de hoje!
Eu já dou o like logo, antes mesmo de ver o vídeo, já tenho certeza que vem o tudo de bom!!! Nunca me decepciono, parabéns 👏👏👏👏👏👏
Está é sem dúvida alguma há melhor ENTREVISTA do fatos ocorridos no Angicos.... racional, equilibrada, concisa e acima de tudo transparente e trás fatos novos inenarráveis.... parabéns Robério e a família do então Tenente Bezerra.... excelente material...pra fechar se o Frederico Pernambucano... estivesse aí...abrilhantava esta entrevista/ depoimento...pois, o mesmo viveu tudo isso....digo o filho do Tenente Bezerra, espetacular...
Valeu
EXCELENTE !!!!!
HOJE , PRECISAM DE UNS " JOÃOS BEZERRAS " , NAS POLÍCIAS ...
Bora curtir gente!!!todos os vídeos do canal são bons.
Maravilhoso entrevista e Paulo Britto um amor de pessoa.
Somos conterrâneos,
Eu morei em Garanhuns.
Sou carioca de nascimento e nordestina de criação !
Fico feliz ao saber que seu pai,
Serviu também o batalhão de garanhanuns.
Vocês são grandes exemplos.
Seu pai foi maís que um exemplo,
Seu pai é o estandarte o baluarte,
É o fenômeno do nordeste.
Um FENOMENAL militante.
Entrevista maravilhosa, uma das melhores do canal sem dúvida; muita informação a respeito de um integrante efetivo dos acontecimentos históricos.
Fascinante, 1 hora 42 minutos e 22 segundos de pura cultura nordestina. Parabéns
Mas não perguntou dos pertences
Capitulina Bezerra Oliveira é a minha avó e ela disse que João Bezerra era tio dela, essa história rola na minha família até hoje. Ela conta que meu avô ficou doente quando viu a cabeça de lampião passar na cidade.
Olá Roberto, minha vó Vitalina Marcolina era irmão de João Bezerra, será que somos parentes?
Alguém mais por aqui que seria meu parente?
Minha mãe sobrinha do tenente sempre nos contou essa história com muito orgulho de seu tio. Estou feliz em encontrar neste vídeo parte da história da minha família.
@@deniselima8352 oi tudo bem? Vou perguntar para minha mãe se ela lembra desse nome, mas quem teria a resposta correta que era minha tia faleceu a pouco tempo, acho que podemos ser parentes sim. Minha avó ficou longe da família dela nunca tivemos contato o pouco que sei meu pai me contava.
@@robertooliveira1474 olá Roberto Obrigada por seu retorno. Pelo q sei minha vó que era irmã do tenente tbm viveu distante da família. Mas minha mãe conta dos tios q ela conheceu.
Sou de SP e vc?
Roberto qual o nome da sua mãe e da sua tia? Vou perguntar para minha mãe.
Meu tio Severino que faleceu em 2019 com 96 anos com certeza tbm seria uma pessoa com muitas informações. Ele conheceu conviveu com meu tio avô o tenente Bezerra.
@@deniselima8352 oi tudo bem ? Capitulina bezerra era minha vó por parte de pai, sou sobrinho neto do tenente bezerra, meu pai já é falecido o nome dele era Gilberto Paulo, e minha tia também falecida era Maria Bernadete, sou de Santo André.
Fiquei esperando perguntar sobre os pertences de Lampião, ex. O dinheiro, os objetos de ouro,prata e o dinheiro?
Mas agradeço pela bellísima entrevista.
Também queria saber ! Onde foi parar o ouro .
A volante roubou. Polícia, pode passar o tempo que for que não muda.
Simplesmente fantástico...parabéns pelo seu maravilhoso trabalho Robério.
Só tenho que aplaudir. Grande reportagem, 👏👏👏👏
Grande mesmo João Xavier.
((( PARABÉNS POR MAIS UM GRANDE VÍDEO !!! PERFEITA ENTREVISTA COM GRANDE IRMÃO * PAULO BRITTO * )))
*** MINHA CONTINÊNCIA GRANDE ROBÉRIO SANTOS ***
Abaixo com os Macacos do Diabo Volante~ COVARDES e TERRORISTAS criminosos contra o povo inocente Nordestino :( cortavam cabecas do povo inocente e ate de mulheres vivas. Que COVARDIA de Satanas.
Sem dúvida um dos melhores vídeos que vi até agora no canal, e o que achei mais bacana antes de Paulo mencionar o vídeo Coronel João Bezerra - O Comandante da Volante eu já estava com ele engatilhado para assistir, pois sempre faço uma pesquisa dos seus entrevistados, cada vez me fascina mais a história do cangaço.
Espetacular 👏👏 canal top. Sou Potiguar tive o Privilegio de ir ate um (Marco Historico) aqui no Rio grande do norte Onde Lampião cravou uma batalha.
Parabéns a Robério pela entrevista e também a Paulo filho de Tenente Bezerra pela aula de conhecimento sobre o Cangaço.
preciso parabenizar o canal, acabei de ver a entrevista com silvio bulhões mais uma vez.
Sem palavras... entrevista maravilhosa. Muito instrutiva , e super esclarecedora. Esse senhor, é muito lúcido, coerente, e verdadeiramente, comprometido com a história do Cangaço brasileiro. Parabéns Robério...
Uma história maravilhosa. Pense num homem pra parecer com Antônio Fagundes.
Tbm notei isso!
Muito culto !!!
Eu também pensei o mesmo ele é muito parecido
Eu respeito lampião por lutar varios e varios anos,gostei de ouvir o vilho falar que o tenete João Bezerra não se vangloriava pela morte do ampião e na verdade os dois são dois icones da história do nordeste
Na situação do lampiao o josé saturnino foi um verdade deiro covarde pois ele usou o estado para combater uma briga dele
Essa entrevista é a mesma coisa que ler vários livros sobre o cangaço e com riquezas de vários detalhes nunca ditos antes...que belo acervo para quem aprecia histórias do cangaço...valeu Cangaço na Literatura.
O PAULO BRITO parece seu uma pessoa muito coerente pq não é fácil ser Filho de um tenente que tem um nome forte , que com seus soldados pôs fim no bandido mais temido do Nordeste e o pior que esse bandido pra muitos é herói , onde certos idolatras não aceita sua morte, é perigoso, mais depois de oitenta e pouços anos nessa altura , não tem mais perigo pro Paulo não, parabéns Robério preciosa entrevista 👏👏👏👏👏👍👍👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Parabéns Robério Santos e Paulo Britto, sem dúvidas, esse é um dos maiores depoimentos sobre o tenente João Bezerra. Parabéns!!! 🤝🤝🤝
Eu nao acredito que joao Bezerra era esse homem bonzinho que o filho tenta passar. As volantes eram tão crul quanto os cangaceiros eram com as familias que apoiavam ambus.
Parabéns por esse bate papo. Bom que esteja documentado. ⚖️👏👏👏
Uma entrevista memorável. Um Programa excelente para se comemorar os já mais de 50.000 inscritos no Canal. Parabéns ao Sr Paulo Brito pelo relato ímpar sobre o Tenente João Bezerra, personagem importantíssimo para a história das Volantes, do Cangaço, do Nordeste e do Brasil. E ao Professor Robério parabéns pelo empenho e dedicação para desbravar a história do Cangaço. SERTÃO!
Esse cara e inteligente pra min e o melhor canal
Você percebe a seriedade desse homem quando ele busca o significado verdadeiro do signo e encaixa perfeitamente o termo com o fato. Repare que ele pega a nuance de emboscada/combate e golpe/revolução. Quem não percebeu isso, de história não entende nada.
Excelente entrevista👏🏻👏🏻👏🏻 aprendemos um pouco mais da historia de um dos nossos Heróis nacionais
Muito boa a entrevista, Robério. Mas acho que ainda caberia mais um pouco de pergunta sobre assuntos relatados em outros livros tais como, Espinho do Quipá, Lampião-a raposa das caatingas, Lampião-seu tempo e seu reinado, etc., como por exemplo:
- O saque feito pelos policiais escondendo dinheiro e ouro, não obedecendo ao comandante de juntar tudo em um mesmo local.
- O fato de João Bezerra ter ficado com a maior parte da pilhagem, incluindo os pertences de Lampião. Ouvi que Paulo falou não ter ficado com quase nada dos objetos de lembrança do pai. E todo esse material do saque? E o dinheiro recolhido? Era considerado lícito essa atitude?
- Não foi o soldado Santos que matou Lampião, como diz o escritor Frederico Pernambucano?
- E quanto a hipótese de Zé Sereno estar usando um chapéu diferenciado (de baeta) para ser identificado pelos policiais, como relata José Bezerra em livro? Não seria um acordo com o tenente?
- Numa foto de 5 dias após o massacre, que você mostrou em outro vídeo, Pedro de Cândido estava nela. Há relatos de que ele não tinha nenhum sinal de tortura (furo nas costelas, unhas arrancadas, etc.)
- Não era verdade que José Lucena, que pouco conhecia Lampião, foi chamado para reconhecer a cabeça dele? E que o irmão de Lampião não reconhecia nenhuma cabeça como sendo a do irmão? Como poderia Cira reconhecer essa cabeça uma vez que ela só tinha visto Lampião uma vez, quando adolescente?
- Frederico Pernambucano disse que não houve combate, e sim um tiro a menos de 8 metro de Lampião, desarmado, que desencadeou o massacre. Procede, essa informação?
Acho que muita coisa ainda deverá ser dita, não é mesmo?
A entrevista foi feita há meses.
É muita história
VIVA voce meu mano RONALDO!
E tem um vídeo em quê alguns cangaceiros dizem quê não foi lampião que morreu.
Tá o dito pelo não dito.
Ainda acrescento: Como pode eu ir buscar um cara e não reconhece-lo quem estou indo buscar?
Muito complicado!!
Sempre faço as mesmas perguntas, principalmente sobre os pertences, até agora não vi nenhum parente de volante falar sobre os pertences. Também disseram que o primeiro tiro foi no cangaceiro que foi buscar água, agora dizem que foi no Lampião. Quem sabe essas respostas esteja em outros vídeos mais recentes.
Quanto mais vídeos que vejo nesse canal. Mas me surpreendo., Conteúdo maravilhoso.. professor Robério santos seu trabalho é excelente.
Ótima entrevista mto bom meu grande Robério 👏👏👏🤙
Bom dia eu sou daqui de São Paulo numa cidade que se chama Vinhedo fica perto de Campinas eu estou apaixonada por cangaço na literatura ♥️♥️♥️😍
50.000 inscritos parabéns Roberio ,partiu para os 60.000 ,q seu canal cresça mais e mais a cada dia!!!
Nota máxima essa entrevista.
Parabéns Robério...sou seu fã
É POR ISSO QUE ALÉM DO LADO LIBANES, CARREGO COM ORGULHO O SOBRENOME BEZERRA, POR PARTE DA MÃE DE MEU PAI...E ASSIM COMO ESSE PRIMO, TAMBEM SOMOS DE UMA LOJA DE SÃO JOÃO JUSTA E PERFEITA . ´.
Simplesmente sensacional. No canal do Aderbal Nogueira tem o depoimento de Sílvio Bulhões filho de Corisco e Dadá. E agora no seu canal Robério entrevista o filho de João Bezerra. Parabéns aos dois. Duas feras de estoriadores. Sou fã de vocês dois. Show esta entrevista.
Gostei muito da entrevista , mais gostaria de ver uma foto do tenente João Bezerra , uma foto dele já Velho .
Entrevista maravilhosa! Paulo Brito revelou o caráter e idoneidade de seu pai de forma linda, principalmente na parte em que cita que quando João Bezerra ordenou que acabassem de matar Elétrico, e os soldados o fizeram na base da punhalada, ele ficou indignado e mesmo se tratando de um bandido merecia respeito por sua bravura. Um fato interessante (e falso) que li certa vez onde um teórico da conspiração cita que as iniciais JB que foram marcadas no rosto das mulheres não eram de Zé Baiano e sim de João Bezerra. Nunca acreditei nisso e depois dessa entrevista tenho certeza que João Bezerra tinha uma humanidade muito grande.
O que dizer dessa história?
Nada, apenas escutar e tentar viver ela.
Um dos melhores e mais fantásticos video-entrevista do canal, homem de bem e bem falado em todos os círculos do sertão alagoano e pernambucano. Dois gênios juntos, Robério e Paulo, docente, pesquisador, escritor e literato, defronte ao filho de um herói, combatente, maçon, atleta, inteligente e humilde. Delmiro manda lembranças de um visitante maceioense! SALVE A HISTÓRIA SALVE ROBÉRIO digno de vc sabia e digno do euadvinho!! Sucesso topado pra tu e pra Nininho, Professor!!!
Hoje ouvimos como História mais sabemos que na época foi uma dura Realidade e sofrimento pra muita gente por parte desses Bandidos que eram crues sanguinários 🙏🙏
Robério, parabéns pelo primoroso trabalho! Sou natural de Limoeiro-PE, terra do coronel Chico Heráclio citado no vídeo, sem dúvida sua trajetória daria também um belo programa.
Uma entrevista dessa é a resposta para os crítico muito bom cabra o canal cada vez melhor um abraço
Os críticos vão reclamar até se eu achar um cangaceiro vivo. Eu achei um volante vivo e não deram atenção... pra mim tem a mesma importância histórica
Infelizmente são as forças opostas meu irmão, que sempre iram existe. Mas a verdade universal é; " Que o bem sempre vence o mal"
@@ocangaconaliteratura e o irmão de sofreu tbm kkkk
Quem aqui em 2024? Estou apaixonada pela canal 😍
sempre fui fã de Lampião sou pernambucana de Caruaru e ouvia meus pais contando as histórias do cangaço
Excelente entrevista, vai ficar marcada na história. Parabéns as desenvolturas do entrevistador e do entrevistado. Confesso que a partir de então mudarei minha concepção do comandante João Bezerra. Parabéns, Robério acertou em cheio
Olá!!! Passei pra dar um joinha.. 👏👏👏👍
Maravilhoso! Como não amar seu trabalho de pesquisa? Impossível. Parabéns, Robério.
"Pegando as armas, chama os cabra pra brigar!
pegando as armas, chama os cabra pra brigar!
Cadê mano Corisco, compadre de Lampião?
Cadê Maria Bonita e Dadá, rosa do sertão
Pegando as armas, chama os cabra pra brigar!
pegando as armas, chama os cabra pra brigar!
Cadê essa justiça que condena a minha razão?
Que venha cá pras catingas discutir com Lampião!
Pegando as armas, chama os cabra pra brigar!
pegando as armas, chama os cabra pra brigar!
Meu tiro é certeiro, no escuro faz clarão
Não há cabra que fuja da mira de Lampião!
Viva o Nordeste, terra de injustiça e matuto valente! _/\_
Verdade.......
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Robério, um depoimento extraordinário de um homem conhecedor profundo da história, registrado por um grande profissional!
Nossa a História do Lampião é muito grande não acaba nunca o povão ainda gosta de conta 😂😂😂😂😂😱😱😱😯
Isso tudo indica que aconteceu por atraso, falta de conceitos e boas personalidades na população regional. Um povo de pequenices culturais retardadas ao desenvolvimento.
Excelente entrevista Robério, incrível, Paulo Brito um homem muito inteligente, meus parabéns!!
Pessoal, se alguém souber o link desse vídeo mencionado do senhor que conta a história do melaço, posta aqui, deve ser interessante o vídeo!
Gostei muito desta reportagem. Seus levantamentos e pesquisas são muito íntegros; está nossa História é muito rica e fascinante . Parabéns Robério.
O melhor canal parabens Roberio
Dilma Abreu, verdade. Rogério vai na fonte da historia.
Digo Sempre!!!
Espetacular!!! Entrevista espetacular! Robério, parabéns pela condução da entrevista. Enriquecedor as informações obtidas por meio de Paulo Britto sobre João Bezerra!!! Parabéns, O cangaço na literatura!!!!!!!!
Boa noite professor Robério mas uma história linda estória do cangaço como eu gosto da história professor.
A história cangaceira nunca vou deixar de gostar.
A história cangaceira toudos os dias tem fatos novos se falando em Odilon flor esse cara bateu muito meus parentes.
Tio Joãozinho da fortuna e Xico da fortuna irmão Deli Rapas fazia até Pena Elis contarem da surra que Elis levaram.
A relatos de várias volantes aqui em João Sá mas não a de João beserra meus parentes nunca a viram.eu acho que já falei em outros programa.
Rapas a inveja vem de muito longe não é e Uma terrível doença tem pessoas que tem inveja de tudo a inveja e uma nogera.
Viva o comandante João Bezerra e sua equipe.Salve a ordem o respeito a lei a paz e a libertação ❤ Saudações S
Grande entrevista ele se parece com Bezerra
Parabéns por essa brilhante entrevista, Paulo Brito é uma pessoa de grande conhecimento.
Mais uma vez faço uma observação n sou a favor das maldades dos cangaceiros e nenhum deles foi um herói p mim tenham todos uma boa noite e um Natal abençoado
Nem dos cangaceiros e nem dos volantes, pois em ambos os lados existia maldade!
Oxalá um dia aprendamos reconhecer os verdadeiros montros desta história!
A terceira vez que assisto essa entrevista, pra mim foi a melhor que teve nesse canal. Parabéns meu amigo Robério.
VITÓRIA NA GUERRA IRMÃO
Robério, mais uma vez você se supera, parabéns e continue com o seu excelente trabalho.
Digo Joao Bezerra é muito interessante e tu Roberio Santos tem uma memória de respeito parabéns
Parabéns pela excelente matéria 👏, é bom saber de história viva.
Jantar com literatura é bem melhor
Excelente entrevista, Antônio Fagundes e Maguila falando. kkkk. Brincadeiras à parte Robério parabéns meu amigo, seu canal é sensacional, história pura, verdadeira.
Minha pergunta é quem eram os santos dessa história toda ? Lampião era errado por ter vingado a morte de seus pais pela polícia? E a polícia era certa por fazer atos corvades com pessoas inocentes? Sabemos que a história aconteceu e que no meu vê ambos os lados erravam demais .
Gosto da maneira como o Robério conduz as entrevistas. Ele fica atento como eu fico e querendo ouvir mais. As perguntas tb são muito pertinentes. Legal!!
O cangaço tem uma peculiaridade: Um dia você escuta o lado das volantes e torce para os soldados, no outro dia você escuta o lado cangaceiro e torce para os bandidos. Neste assunto, como cantava Raul, sou uma metamorfose ambulante.
Por tudo que li e vi até agora sou mais os cangaceiros...
Eu nunca vou apoiar bandido.
@@guinavsantos presta atenção
Fantástico, você Robério, cresce o nos faz crescer ainda mais na história do cangaço.
Parabéns meu amigo Robério!
O nós aqui do #grupodocangaçonaliteraturanowhatsapp
Aê
Show de bola parabéns nobre.
Alexandre tem como participar desse grupo? Quaso possa irei ficar honrado 81-985333062
@@betonancimento2733 Adicione o numero 79 99969-5819 e peça pra te explicarem. Rápido e rasteiro !!
@@alexandregiles9194 blz obrigado alexandre
Simplesmente fantástico! Curto demais esse canal
É uma cilada, Bino
Boa noite a todos por aí. Eu quero parabenizar você e sua equipe , pelo excelente trabalho de pesquisa com sua humildade e respeito , que eu admiro. Sou paulista de presidente prudente e moro em Jundiaí,sp . Parabéns e, forte abraço.
O coitero que falou da relação de João BEZERRA com campeão foi Durval rosa