Tenho algumas facas da linha century da tramontina. Recentemente comprei uma tojiro shippu Black e fiquei impressionado com a leveza, além do fio que vem de fábrica cortando papel apenas no toque. Vontade de ter a brichwood da miyabi por ela ser linda, além da curiosidade em comparar o vg10 com o sg2. Parabéns pelo vídeo, bastante elucidativo.
Muito obrigado pelo vídeo, eu trabalhava com sua prima e ela vivia me recomendando vocês pois sabia que eu queria aprender sobre facas, acredito que na época não existisse ainda o canal mas a loja existia já. Eu tenho duas facas japonesas em casa que nunca entendi como refazer o fio, dei uma olhada melhor na embalagem da faca e entre vários iconogramas, mostram que temos de afiar pra refazer o ápice como em qualquer faça porém o que veio foi uma faca com fio de apenas um lado e do outro lado reto, temos de refazer o gume pelos dois lados neste caso? Muito obrigado pelas dicas.
Opa Thiago, fico feliz! Em breve eu vou publicar um vídeo definitivo justamente sobre a afiação de facas de fio unilateral. Agora fiquei curioso, qual prima?
@@reidacutelaria a Camila, trabalhava comigo no Brooklin numa agência de design, gente finíssima ela 😀. Sobre a afiação unilateral eu realmente preciso deste vídeo 😂😂😂
Eles são phodda mesmo. Eu tenho alguns alicates de corte para bonsai há mais de 25 anos. Os da linha Masakuni ou Kaneshin, por exemplo, são verdadeiras joias da cutelaria japonesa... Ótimo vídeo e mais sucesso por canal !
Romeu, recomenda alguma pedra natural de marmoraria para polimento/acabamento de fio? seria uma ótima opção dado a falta e alto custo destas pedras no mercado nacional, vejo o pessoal usando muita pedra chinesa de agata verde que é vendida como uma pedra de grão 10000, já usei aqui e realmente achei muito boa, agora a pergunta que fica, qual pedra poderia cumprir este papel e é considerada "lixo ou rebarba" de marmoraria?
Boa tarde, pode dar a sua opinião sobre facas de cerâmica? Cada vez mais aqui na Europa se usa este tipo de lamina. Gostaria de ouvir a sua opinião. Obrigado.
Tenho uma faca dessas de aço carbono aprendi com uma Batian a fazer a cura assim como se deve fzr c as panelas de ferro enferruja nunca é so nao guardar molhada. Nunca q uma de aço inox segura o fio c a de aço carbono. Ótimo vídeo
Realmente aço inox não tem a mesma capacidade de retenção de fio igual aço carbono, mas pra 99% das pessoas, essa diferença mínima de retenção é insignificante. Se for aplicar o uso da faca somente ao destinado, aí essa vantagem do aço carbono não supera as desvantagens. E isso é indiscutível.
Excelente abordagem, meu nobre. Sou do Amazonas, e aqui a umidade é um nêmeses particularmente persistente para todos os entusiastas e colecionadores. Um complemento que poderia fazer ao seu vídeo, seria uma extensão da reflexão sobre as facas em damasco, por questões semelhantes. Um dos maiores entusiastas de cutelaria e metalurgia que já conheci em minha vida e o maior colecionador que tive o prazer de ver parte da sua coleção, me fez o seguinte comentário certa vez: "Não faço questão de comprar, não tem pretensão em usar e se tenho duas na minha coleção é muito." "Por que, mestre?" "Porque uma faca em damasco não vai custar menos de um barão, eu moro no Amazonas, nossa umidade relativa nunca baixa de 70%, e essas facas são guardadas sempre em bainhas de couro ou semelhantes. Então se eu comprar eu vou ficar com pena de riscar e avariar o padrão das camadas quando usar. Aí ficará guardada. E eu tenho que ficar toda semana "desgrudando" a que tem aqui da bainha de couro dela, limpar, passar Corrosion X e embrulhar depois. E se chover forte no dia seguinte eu já sei que vou ter trabalho a mais com ela na próxima." Meu ponto é. Alguns conceitos dentro da cutelaria, enquanto técnicas e conhecimento são incríveis, mas nem sempre o nosso contexto é pertinente para termos uma peça de determinada natureza na coleção. Da mesma forma que em outra oportunidade, encomendei uma faca de um cuteleiro muito sério e competente, com a observação de que caprichasse bem na oxidação dela. Fiz a observação de que morava no Amazonas e a oxidação bela, porem singela que ele fazia por padrão naquele modelo não seria suficiente pra proteger a faca que era em aço 1070. Ele teimou dizendo que aguentaria. Resultado, chegou a faca. Linda e impecavelmente acabada como deveria ser. Embrulhada e preservada. No momento de "unboxing" filmei e mandei pra ele pra confirmar que tinha chegado incólume. Dois dias depois já apareceram pontos de oxidação e mandei foto pra ele. Ele ficou incrédulo e eu apenas ri. Porque já sabia que aconteceria isso.
oieee, queria muito uma orientação sua. Estava querendo comprar um kit de facas e fiquei em dúvida de qual pegar. Você pode me falar sua opinião sobre a linha NYGMA da tramontina? gostaria de comprá-la mas to com medo de ter o mesmo problema da century. Se tiver o mesmo problema, vou acabar pegando a sublime mesmo. Eu preciso pois faço eventos de churrasco e gostaria de montar um kit. Obrigada pela atenção, adoro seus videos.
Prefiro o aço carbono pela facilidade de afiação, duas passadas no fuzil e já era! Claro que ela também perde o fio fácil, escurece, principalmente se cortar tomate e impressionantemente o coco verde, creio que pela alcalinidade, mesmo assim eu as prefiro! Obrigado pela dica
Cromo e alumínio oxidam mais rápido do que o ferro. A grande diferença é que nesses materiais a oxidação formada protege o material contra mais oxidação, o ferro por outro lado não forma isso e continua oxidando formando corrosão do material. Outro aspecto é a cor da oxidação que no alumínio e cromo tem a mesma cor do metal que se formou com a diferença que perde o brilho, já o ferro a cor todos sabem e não é bem vindo nas facas.
Me virei com uma linha bem básica em inox de uma marca chamada Thomas. Uma de chef e uma santoku. Bem robustas, meio ruinzinhas pra segurar o fio, mas fizeram bem o trabalho por uma década. Resolvi dar um upgrade e comprei uma Tramontina Century 10 polegadas. Me apaixonei, porque sou um cara grande e as facas de 8" sumiam na minha mão. Futuramente, vou adotar toda a linha dela. Faca boa é outra vida.
Eu cancei de ficar afiando a faca toda semana e adquiri uma tojiro de aço VG-10 de 40 doláres. Muito boa a retenção do fio. Também comprei no aliexpress uma xinzuo de aço 440c de 150 reais, também achei a faca muito boa.
Tenho algumas facas japonesas de marcas mais populares compradas lá mesmo, são levíssimas alto carbono e não enferrujam. Não sei o tratamento que fizeram mas são com alta porcentagem de carbono a maioria.
Muito bom o vídeo, só uma curiosidade, essa foto da vila que você colocou de seki (Gifu) na verdade fica seki (kameyama), sim são cidades com o mesmo nome e fácil de ser confundido. Sei disso pq eu moro e trabalho bem próximo a essa vila. Também sou um colecionador de facas japonesas, parabéns pelo conteúdo.
Eu sempre acho o angulo e passo a faca na pedra indo e voltando, mais minha faca nunca pega corte, pelo contrario ela parece que está grossa. O que pode estar errado?
As facas tradicionais japonesas são direcionadas a profissionais , após ser proibido o uso das katanas , algumas famílias preservaram a arte de se fazer lâminas e passaram a fabricar facas , tem famílias ricas que mantiveram a tradição pela história familiar , então não se importam em fabricar de forma industrial e somente membros da família participam da forja!!!
Bom video, eu tenho faca alemãs ikon wusthof muito boa mas, as da linha century da tramontina , näo ficam devendo nada p alemãs, näo emferrugam facil é, só ter um pouco d cuidado, digo isso pq uso d verdade a vários anos, as japonesas são superiors em alguns requisitos mas, o preço do custo beneficio está muito longe das nóssas tramontina quem, entende d verdade vai comcordar.
Sim, elas usam o mesmo aço só , o q muda é a dureza q, cada um dá as suas laminas, a victorinox tambem USA esse aço com dureza d 56 hrc más tem uma otima geometria e tratamento teirmico.
Sabe como é, se você for falar que lâminas do Japão são ruins, a galera endoida. Você tocou em um ponto com o qual já conversei com muitos amigos: os japoneses têm essa tradição de seguir métodos antigos no desenvolvimento de lâminas, como o sistema de forno Tatara. Embora esse método seja mais trabalhoso e inferior em comparação com fornos modernos, eles o mantêm por questão de tradição, e as pessoas acham isso incrível, só que e mais romantizado que realmente focado na eficiência. É como se um cuteleiro dissesse que não vai usar equipamentos modernos na fabricação de suas facas porque martelar e fazer tudo à mão é melhor. As pessoas muitas vezes têm uma visão idealizada das coisas do Japão.
Conversando com um diretor da Kawasaky Steel aqui no Brasil, ele confessou que a cutelaria brasileira era melhor que a japonesa. Eu acreditei porque os japoneses não são de fazer média. Por outro lado, não importa muito a composição química dos aços HSLA (high strength, low alloy) o que vale é o tratamento térmico aplicado. Elementos como cromo, níquel, molibdênio aumentam a temperabilidade e a profundidade de tempera, mas se o revenimento não for bem feito, não adianta. Se bem que atualmente se usa mais austêmpera ou martêmpera. O pessoal faz segredo, mas a maioria dos cuteleiros usavam aõ SAE 5160 ( mola de caminhão) ou DIN 20 MnCr5 (feixe de mola de Fusca.) Fiz muita faca com esses materiais, os caras que dizem que têm segredo, não contam o seu processo, não deixam visitar a oficina, etc. , é por que não conhecem física dos metais. Agora, aço inox para faca é comodidade e heresia, a afiação não dura, nâo adianta. insistir, é da natureza do material. Faca que o imâ não pega é aço austenítico e não tempera.
Eu só uso facas japonesas. Tenho duas dúzias delas. Nunca tive nenhuma faça melhor. Mas, se alguém acha que tem uma melhor, é só falar que eu mando meu endereço. Me envie umas e eu vou dizer se é melhor ou não. Até lá, as japonesas são as melhores. PS: tenho uma Zakharov que também é muito boa. Mas, perde para a similar japonesa.
@@reidacutelaria eu também tenho facas do Antal Bodolay e da Paz&Pazini. Todas muito boas. Mas também não ganham das japonesas em manter a afiação. O problema é que compram facas japonesas de 50 dólares e querem que sejam boas. Se comprarem as de 500 dólares, aí terão facas boas.
Tem toda razão. Hoje em dia os processos industriais criam produtos se não superiores aos artesanais, mas custando uma fração daquelas feitas pelos artesãos. Certamente não têm a beleza, mas elas têm a funcionalidade. Funcionalidade que pode ser achada até mesmo nas nacionais da Tramontina ou em certas marcas chinesas. Griffe, TEM que custar caro. Uma miss universo não leva nosso filho ao colégio, às vezes por nem conseguir subir um lance de escada - pernas de um metro. Já a esposa leva, traz, faz as compras, cozinha e nos agrada a noite. É funcionalidade.
E, no Brasil, se dizia que nós ¨DESCENDENTES¨ de Japoneses é que víamos o Mundo, ou seja, os Brasileiros, de modo ¨contrário¨. A Grande Maioria dos atuais You Tubers (aqui no Japão, quase ninguem utiliza o têrmo ¨influencer¨, mesmo porque, nem Todos os You Tubers, ¨influenciam¨ alguem) brasileiros falam muita MERDA para esticarem os seus vídeoszinhos e, esse Verdadeiro ¨Mestre¨ (se esse cara é quem eu estou pensando, o Verdadeiro Mestre, na Verdade, é o Pai dele, um Senhor que tinha uma pequena Fábrica Artesanal de Facas na avenida Jabaquara...), pelo visto assimilou muito Bem os conhecimentos de seu Pai e, ¨ACRESCENTOU¨ os conhecimentos Milenares dos Japoneses e, tem, portanto, muito para falar e, no entanto, postou um vídeo com apenas SETE Minutos de duração (será que ele ¨assimilou¨ isso dos Japoneses tambem?). Prabens pelo vídeo, mas; pode mostrar um pouco mais da sua Loja e, dos seus ¨conhecimentos¨...nós, Leigos, Agradecemos.....
Respondendo em dois tópicos: 1 - Não sou da família Zakharov 2 - Tenho um vídeo contando a história da loja aqui no canal: ruclips.net/video/hDELP2yMnMM/видео.html
Cada um tem seu interesse, se o cidadão acredita que uma faca de 10k vai mudar sua vida ou lhe dar status, da pena dele, mas como se diz muito hoje " é direito dele" nem vale a pena discutir pois tolos tem argumento pra tudo
Tenho algumas facas da linha century da tramontina. Recentemente comprei uma tojiro shippu Black e fiquei impressionado com a leveza, além do fio que vem de fábrica cortando papel apenas no toque. Vontade de ter a brichwood da miyabi por ela ser linda, além da curiosidade em comparar o vg10 com o sg2. Parabéns pelo vídeo, bastante elucidativo.
A Shippu é um belo exemplo do que chamo de "O melhor dos dois mundos"
Parabéns mestre demonstrou muito que conhece sobre cutelaria.
Agradeço muito!
Muito obrigado pelo vídeo, eu trabalhava com sua prima e ela vivia me recomendando vocês pois sabia que eu queria aprender sobre facas, acredito que na época não existisse ainda o canal mas a loja existia já.
Eu tenho duas facas japonesas em casa que nunca entendi como refazer o fio, dei uma olhada melhor na embalagem da faca e entre vários iconogramas, mostram que temos de afiar pra refazer o ápice como em qualquer faça porém o que veio foi uma faca com fio de apenas um lado e do outro lado reto, temos de refazer o gume pelos dois lados neste caso?
Muito obrigado pelas dicas.
Opa Thiago, fico feliz! Em breve eu vou publicar um vídeo definitivo justamente sobre a afiação de facas de fio unilateral. Agora fiquei curioso, qual prima?
@@reidacutelaria a Camila, trabalhava comigo no Brooklin numa agência de design, gente finíssima ela 😀. Sobre a afiação unilateral eu realmente preciso deste vídeo 😂😂😂
@@reidacutelariaopa, no aguardo desse vídeo também!
Que boa surpresa te ver no RUclips meu amigo! Sucesso sempre
Amém!
Eles são phodda mesmo. Eu tenho alguns alicates de corte para bonsai há mais de 25 anos. Os da linha Masakuni ou Kaneshin, por exemplo, são verdadeiras joias da cutelaria japonesa... Ótimo vídeo e mais sucesso por canal !
Agradeço muito, passe na loja!
@@reidacutelaria , eu moro no Rio, lamentavelmente...
Romeu, recomenda alguma pedra natural de marmoraria para polimento/acabamento de fio? seria uma ótima opção dado a falta e alto custo destas pedras no mercado nacional, vejo o pessoal usando muita pedra chinesa de agata verde que é vendida como uma pedra de grão 10000, já usei aqui e realmente achei muito boa, agora a pergunta que fica, qual pedra poderia cumprir este papel e é considerada "lixo ou rebarba" de marmoraria?
Não costumo utilizar pedras naturais
Boa tarde, pode dar a sua opinião sobre facas de cerâmica? Cada vez mais aqui na Europa se usa este tipo de lamina. Gostaria de ouvir a sua opinião. Obrigado.
Tenho um vídeo sobre facas de cerâmica: ruclips.net/video/Bw42bnQsHqU/видео.htmlsi=XBZv0FHgsv8U10yB
Tenho uma faca dessas de aço carbono aprendi com uma Batian a fazer a cura assim como se deve fzr c as panelas de ferro enferruja nunca é so nao guardar molhada. Nunca q uma de aço inox segura o fio c a de aço carbono. Ótimo vídeo
Realmente aço inox não tem a mesma capacidade de retenção de fio igual aço carbono, mas pra 99% das pessoas, essa diferença mínima de retenção é insignificante.
Se for aplicar o uso da faca somente ao destinado, aí essa vantagem do aço carbono não supera as desvantagens. E isso é indiscutível.
Um ótimo tema para vídeo!
Concordo!
Independentemente de ser inox e carbono, o que vai determinar a retenção de fio é o tratamento térmico.
@@MarlysonAf Mas existe uma limitação. Um aço d2 bem tratado terá retenção de fio duas vezes melhor que um aço 420 bem tratado, com tranquilidade.
Show . Parabéns pela aula .
Agradeço muito, Jefferson!
Tenho uma faca Solingen a muitos anos, qual sua opinião sobre essas facas?
Concordo 100%
Parabéns pela explicação!!
Agradeço muito Bruno! Compartilhe com quem você vê que curte!
Adorei :) Parabéns e muito obrigado! Tô inscrito :)
Eu que agradeço! Quando puder passe aqui na loja!
Excelente abordagem, meu nobre. Sou do Amazonas, e aqui a umidade é um nêmeses particularmente persistente para todos os entusiastas e colecionadores. Um complemento que poderia fazer ao seu vídeo, seria uma extensão da reflexão sobre as facas em damasco, por questões semelhantes. Um dos maiores entusiastas de cutelaria e metalurgia que já conheci em minha vida e o maior colecionador que tive o prazer de ver parte da sua coleção, me fez o seguinte comentário certa vez:
"Não faço questão de comprar, não tem pretensão em usar e se tenho duas na minha coleção é muito."
"Por que, mestre?"
"Porque uma faca em damasco não vai custar menos de um barão, eu moro no Amazonas, nossa umidade relativa nunca baixa de 70%, e essas facas são guardadas sempre em bainhas de couro ou semelhantes. Então se eu comprar eu vou ficar com pena de riscar e avariar o padrão das camadas quando usar. Aí ficará guardada. E eu tenho que ficar toda semana "desgrudando" a que tem aqui da bainha de couro dela, limpar, passar Corrosion X e embrulhar depois. E se chover forte no dia seguinte eu já sei que vou ter trabalho a mais com ela na próxima."
Meu ponto é. Alguns conceitos dentro da cutelaria, enquanto técnicas e conhecimento são incríveis, mas nem sempre o nosso contexto é pertinente para termos uma peça de determinada natureza na coleção. Da mesma forma que em outra oportunidade, encomendei uma faca de um cuteleiro muito sério e competente, com a observação de que caprichasse bem na oxidação dela. Fiz a observação de que morava no Amazonas e a oxidação bela, porem singela que ele fazia por padrão naquele modelo não seria suficiente pra proteger a faca que era em aço 1070. Ele teimou dizendo que aguentaria. Resultado, chegou a faca. Linda e impecavelmente acabada como deveria ser. Embrulhada e preservada.
No momento de "unboxing" filmei e mandei pra ele pra confirmar que tinha chegado incólume. Dois dias depois já apareceram pontos de oxidação e mandei foto pra ele. Ele ficou incrédulo e eu apenas ri. Porque já sabia que aconteceria isso.
Cara, esse é um problemaço.
oieee, queria muito uma orientação sua. Estava querendo comprar um kit de facas e fiquei em dúvida de qual pegar. Você pode me falar sua opinião sobre a linha NYGMA da tramontina? gostaria de comprá-la mas to com medo de ter o mesmo problema da century. Se tiver o mesmo problema, vou acabar pegando a sublime mesmo. Eu preciso pois faço eventos de churrasco e gostaria de montar um kit. Obrigada pela atenção, adoro seus videos.
Ainda não recebi!
Maravilhoso! Concordou plenamente.
Agradeço muitíssimo a confiança!
Quando vai estar disponível para venda o facão esporte outdoor 12 TRAMONTINA ou saiu de linha ?
Sem previsão de volta
Fui pessoalmente na Sakai Ichimonji e peguei uma santoku de carbono. Depois que entende como é a manutenção, ela é incomparável.
Concordo completamente, mas tem gente que não dá conta de fazer.
@@reidacutelaria Lógico que também peguei facas “pra bater”. Vou sempre de Kai e não me arrependo.
Aqui em casa, faca tradicional é a Tramontina de cabo de madeira, afia fácil e dura décadas.
Bacana
Muito obrigada. Tenho uma dúvida: a faca Chef Gyutoh MIYABI 400FC 8 polegadas ZWILLING se enquadra em que grupo ?
Com certeza, ela une a tradição industrial ao melhor do artesanato japonês!
Prefiro o aço carbono pela facilidade de afiação, duas passadas no fuzil e já era!
Claro que ela também perde o fio fácil, escurece, principalmente se cortar tomate e impressionantemente o coco verde, creio que pela alcalinidade, mesmo assim eu as prefiro! Obrigado pela dica
Eu que agradeço!
Passada no fuzil😅😅😅😅
@@albertorosadealmeida3902 😅
Qual a melhor linha entre Santoku Century x Pro Chef x Sublime ?
Estou em dúvida em qual ser a melhor
Tenho um vídeo comprando a linha Century e Sublime: ruclips.net/video/WS5lpQ9P3kc/видео.htmlsi=xr5TfgLIjCBwO5Ok
@@reidacutelaria e a prochef ? Essa que estou na dúvida
Cromo e alumínio oxidam mais rápido do que o ferro. A grande diferença é que nesses materiais a oxidação formada protege o material contra mais oxidação, o ferro por outro lado não forma isso e continua oxidando formando corrosão do material.
Outro aspecto é a cor da oxidação que no alumínio e cromo tem a mesma cor do metal que se formou com a diferença que perde o brilho, já o ferro a cor todos sabem e não é bem vindo nas facas.
Legal!
O inox é perfeito e aceita todos os formatos de facas e tipos de afiação.
Eu também gosto bastante!
Me virei com uma linha bem básica em inox de uma marca chamada Thomas. Uma de chef e uma santoku. Bem robustas, meio ruinzinhas pra segurar o fio, mas fizeram bem o trabalho por uma década. Resolvi dar um upgrade e comprei uma Tramontina Century 10 polegadas. Me apaixonei, porque sou um cara grande e as facas de 8" sumiam na minha mão. Futuramente, vou adotar toda a linha dela. Faca boa é outra vida.
Eu queria expor esse seu relato em um outdoor, faca boa é outra vida
Tengo 6 cuchillos forjados, tramontina, 3 claveles y un chino sin marca. Para trabajar son excelentes, buenos/bonitos/baratos. No los cambio.
Que bueno!
Show!!! Baita espoliação.
Agradeço muito!
Gostei do vídeo.
Que ótimo!
Eu cancei de ficar afiando a faca toda semana e adquiri uma tojiro de aço VG-10 de 40 doláres. Muito boa a retenção do fio.
Também comprei no aliexpress uma xinzuo de aço 440c de 150 reais, também achei a faca muito boa.
Tojiro é uma excelente faca!
Tenho algumas facas japonesas de marcas mais populares compradas lá mesmo, são levíssimas alto carbono e não enferrujam. Não sei o tratamento que fizeram mas são com alta porcentagem de carbono a maioria.
Sim, isso é uma verdade!
Tenho uma dúvida, se usar um metal de sacrifício em uma faca dessas, acontece o que? Alguém já tentou isso ou pelo menos faz sentido?
Excelente pergunta
eu tenho uma super slicer whustof e não sei como afiar essa faca. me dá uma ajuda!!!
Ajudo sim!
Muito bom o vídeo, só uma curiosidade, essa foto da vila que você colocou de seki (Gifu) na verdade fica seki (kameyama), sim são cidades com o mesmo nome e fácil de ser confundido. Sei disso pq eu moro e trabalho bem próximo a essa vila. Também sou um colecionador de facas japonesas, parabéns pelo conteúdo.
Opa! Muito obrigado pelo alerta. Tamo junto e é só o começo!
Outro motivo do aço mole e aço duro, é que antigamente não tinha a disponibilidade de aço de hoje. Então era pra economizar no aço duro também.
Sim!
Eu sempre acho o angulo e passo a faca na pedra indo e voltando, mais minha faca nunca pega corte, pelo contrario ela parece que está grossa. O que pode estar errado?
Pode ser a pressão ao fazer o movimento.
Mande um abraço para a Nina!
Mandarei!
Acho bela a cutelaria Japonesa, mais acho mais bonito o cabo ocidental com pino em latão.....
Gosto dos cabos orientais!
Quer dizer que as Ginsu 2000 são ultrapassadas? 😁
Não necessariamente
eu prefiro as alemãs whustof. sou chef de cozinha e elas são maravilhosas.
São excelentes!
Melhor aço depende do minério inicial!🐸🙃
Tens um ponto
Gostei!
Que bom
Romeo a tojiro é san mai mas ê ou nao aço vg10?
Temos Tojiro San Mai e temos em Aço VG10
Por que eu assisti isso? Eu nem quero comprar faca. Bom vídeo.
Gostou do vídeo?
As facas tradicionais japonesas são direcionadas a profissionais , após ser proibido o uso das katanas , algumas famílias preservaram a arte de se fazer lâminas e passaram a fabricar facas , tem famílias ricas que mantiveram a tradição pela história familiar , então não se importam em fabricar de forma industrial e somente membros da família participam da forja!!!
Kkkkk papo furda e lenda
@@FabioVoigtdaCosta Se voce tiver condiçoes pode visitars esses lugares lendarios , alias se voce nao fosse preguiçoso pesquisaria antes de duvidar !
Legal!
Bom video, eu tenho faca alemãs ikon wusthof muito boa mas, as da linha century da tramontina , näo ficam devendo nada p alemãs, näo emferrugam facil é, só ter um pouco d cuidado, digo isso pq uso d verdade a vários anos, as japonesas são superiors em alguns requisitos mas, o preço do custo beneficio está muito longe das nóssas tramontina quem, entende d verdade vai comcordar.
A century e as alemãs usam basicamente o mesmo aço, geralmente inox 1.4116. Por isso a similaridade
Concordo!
Exato!
Sim, elas usam o mesmo aço só , o q muda é a dureza q, cada um dá as suas laminas, a victorinox tambem USA esse aço com dureza d 56 hrc más tem uma otima geometria e tratamento teirmico.
eu lembro da faca ginsu 🤣só a propaganda era boa .
Hahaha
Esse vídeo foi o mais aleatório que ja apareceu na minha foryou: sim
Eu vou assistir até o final: sim também
Uma oportunidade para você se inscrever!
Pra mim faca boa e a velha e tradicional peixeira
É boa mesmo!
Faca boa e faca indiana os caras na fábrica trabalham de chinelo no meio do fogo e são bem baratinhas 😂😂
HAHAAHAHHAHAH
Ou seja, sou um mero marido que cozinha em casa, Tramontina está ótimo. Certo que uma Tramontina um pouco mais superior. Tá ótimo.
A linha Century da Tramontina é sensacional!
@@reidacutelaria comprei hoje de vocês a professional e a sublime. Kkkk. Tinha escolhido a century mas voltei atrás
Sabe como é, se você for falar que lâminas do Japão são ruins, a galera endoida. Você tocou em um ponto com o qual já conversei com muitos amigos: os japoneses têm essa tradição de seguir métodos antigos no desenvolvimento de lâminas, como o sistema de forno Tatara. Embora esse método seja mais trabalhoso e inferior em comparação com fornos modernos, eles o mantêm por questão de tradição, e as pessoas acham isso incrível, só que e mais romantizado que realmente focado na eficiência.
É como se um cuteleiro dissesse que não vai usar equipamentos modernos na fabricação de suas facas porque martelar e fazer tudo à mão é melhor. As pessoas muitas vezes têm uma visão idealizada das coisas do Japão.
Exatamente
Conversando com um diretor da Kawasaky Steel aqui no Brasil, ele confessou que a cutelaria brasileira era melhor que a japonesa. Eu acreditei porque os japoneses não são de fazer média.
Por outro lado, não importa muito a composição química dos aços HSLA (high strength, low alloy) o que vale é o tratamento térmico aplicado. Elementos como cromo, níquel, molibdênio aumentam a temperabilidade e a profundidade de tempera, mas se o revenimento não for bem feito, não adianta. Se bem que atualmente se usa mais austêmpera ou martêmpera.
O pessoal faz segredo, mas a maioria dos cuteleiros usavam aõ SAE 5160 ( mola de caminhão) ou DIN 20 MnCr5 (feixe de mola de Fusca.) Fiz muita faca com esses materiais, os caras que dizem que têm segredo, não contam o seu processo, não deixam visitar a oficina, etc. , é por que não conhecem física dos metais.
Agora, aço inox para faca é comodidade e heresia, a afiação não dura, nâo adianta. insistir, é da natureza do material. Faca que o imâ não pega é aço austenítico e não tempera.
Eu só uso facas japonesas. Tenho duas dúzias delas.
Nunca tive nenhuma faça melhor.
Mas, se alguém acha que tem uma melhor, é só falar que eu mando meu endereço.
Me envie umas e eu vou dizer se é melhor ou não.
Até lá, as japonesas são as melhores.
PS: tenho uma Zakharov que também é muito boa. Mas, perde para a similar japonesa.
Que bom que gosta!
@@reidacutelaria eu também tenho facas do Antal Bodolay e da Paz&Pazini. Todas muito boas. Mas também não ganham das japonesas em manter a afiação.
O problema é que compram facas japonesas de 50 dólares e querem que sejam boas.
Se comprarem as de 500 dólares, aí terão facas boas.
Ah... espera aí... comparar aço carbono com aço de metalurgia em pó, aí tudo bem... mas aço inox???
Pois é
Eu vou de Tramontina ali do bazar da esquina msm 😂
Hahaha
Conclusão: comprem apenas as facas do Rei da Cutelaria KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Nunca disse isso.
Tem faca Tramontina quê não pega fio é apenas bonita !🐸🙃
Eu tenho uma tradição japonesa tem que cuidar igual uma criança kkk
Pois é
Hoje em dia eu dispenso totalmente facas em aço inox...
Carbono pode ser um caminho sem volta!
Me manda uma faca "laser" ou "fina atrás do fio", sem gavião, e com mais de 58hrc que eu compro uma nao japonesa.
Pois é
Tem toda razão. Hoje em dia os processos industriais criam produtos se não superiores aos artesanais, mas custando uma fração daquelas feitas pelos artesãos. Certamente não têm a beleza, mas elas têm a funcionalidade. Funcionalidade que pode ser achada até mesmo nas nacionais da Tramontina ou em certas marcas chinesas. Griffe, TEM que custar caro. Uma miss universo não leva nosso filho ao colégio, às vezes por nem conseguir subir um lance de escada - pernas de um metro. Já a esposa leva, traz, faz as compras, cozinha e nos agrada a noite. É funcionalidade.
Funcionalidade importa!
Compre qualquer coisa japonesa, pois os japonese são excelentes em tudo que fabricam
São mesmo!
Compre uma brasileira mesmo , Tramontina , mundial ou outra qualquer. Mesma coisa !
Não é exatamente assim, mas Tramontina e Mundial são excelentes marcas
@@reidacutelaria Existe gosto e orçamento para tudo , como deve ser. Eu é que estou simplificando a minha vida para viver bem.
Show 🐾 🗡 🔥
Tamo junto e é só o começo!
E, no Brasil, se dizia que nós ¨DESCENDENTES¨ de Japoneses é que víamos o Mundo, ou seja, os Brasileiros, de modo ¨contrário¨. A Grande Maioria dos atuais You Tubers (aqui no Japão, quase ninguem utiliza o têrmo ¨influencer¨, mesmo porque, nem Todos os You Tubers, ¨influenciam¨ alguem) brasileiros falam muita MERDA para esticarem os seus vídeoszinhos e, esse Verdadeiro ¨Mestre¨ (se esse cara é quem eu estou pensando, o Verdadeiro Mestre, na Verdade, é o Pai dele, um Senhor que tinha uma pequena Fábrica Artesanal de Facas na avenida Jabaquara...), pelo visto assimilou muito Bem os conhecimentos de seu Pai e, ¨ACRESCENTOU¨ os conhecimentos Milenares dos Japoneses e, tem, portanto, muito para falar e, no entanto, postou um vídeo com apenas SETE Minutos de duração (será que ele ¨assimilou¨ isso dos Japoneses tambem?). Prabens pelo vídeo, mas; pode mostrar um pouco mais da sua Loja e, dos seus ¨conhecimentos¨...nós, Leigos, Agradecemos.....
Respondendo em dois tópicos:
1 - Não sou da família Zakharov
2 - Tenho um vídeo contando a história da loja aqui no canal: ruclips.net/video/hDELP2yMnMM/видео.html
Ué, mas não tem novidade nenhuma no que disse, falou o obvio, pelo titulo achei que algo novo, que ninguém sabia, beleza.
As vezes não é novidade para você que já manja, mas pra muita gente é.
@@reidacutelaria as vezes pode ser um click bait né , as vezes pode ser muita coisa. Abraço.
Será? Abração!
Cada um tem seu interesse, se o cidadão acredita que uma faca de 10k vai mudar sua vida ou lhe dar status, da pena dele, mas como se diz muito hoje " é direito dele" nem vale a pena discutir pois tolos tem argumento pra tudo
Cada um com sua faca
É katana, não 'kataná'!!!!
Ok
Essas facas de aço damasco, não gosto
É uma preferência sua!
Resumindo: faca superfaturada, por valor menor compra facas cerâmicas kyocera
Não necessariamente superfaturada
03:50 realmente tem mercado pra qualquer coisa...
Nem tanto
Noooosa quanta mentira!
Nossa, não!
Japao é um paiseco atrsado
Discordo
Tenho uma tramontina bobeou enferrujou
Jura?
Cagu3m nisso, comprem uma faca barata que pelo preço de uma faca japa compram 20 facas normais.
Tem razão
Boas são as chinesas não é Mané !!
Quem faz as espadas dos samurais ? Você
Só picareta no RUclips.
Você assistiu ao video todo?
Comentar sem ver o video não pode, Wapanaca!
o cara nem vê o vídeo todo e ainda chama o outro de "mané"??? tenha mais respeito!
@@fegoldman É né, primo
@@rafaelplantier Já to acostumado!