Apenas uma ressalva: nós somos parte do problema, de fato, como dito no final do vídeo. E mesmo o mundo não sendo uma caixinha cujas variáveis são facilmente manipuladas por nós para mantê-lo habitável e estável, é necessário que se diga que contribuímos para a aceleração de processos de mudanças climáticas, extinção massiva de espécies da fauna e flora e para o esgotamento de recursos naturais. O mundo até poderia passar por isso de forma espontânea, mas é difícil comparar os efeitos antrópicos dos efeito espontâneos. Nosso "não-protagonismo" não nos tira a responsabilidade de cuidarmos da nossa única casa. Como diria Carl Sagan, do nosso pálido ponto azul. (: Adorei a reflexão do vídeo. Parabéns!
A melhor e mais clara tradução sobre Darwinismo para os leigos. Sensacional, parabéns MESMO !!! Vou colocar no meu diversificado grupo se WhatsApp, sem passar por chata. 👏👏👏👏👏
Esta ultima parte foi excelente. O Homem tem esta tendência a se achar muito importante, dai surge ideias como: alienígenas virem para terra, como se fosse o melhor dos planetas; Os ambientalistas quererem salvar o planeta, como se um planeta precisasse ser salvo; Salvar animais prestes a serem extintos e esquece que a natureza vai extingui-los de uma forma ou de outra. Em fim, o que acontece não é a favor do homem, nem pela força do homem, e sim pela força da natureza.
Excelente. Realmente não somos seres especiais, seres à parte. Nascemos, vivemos e morremos como todos os outros seres vivos. Quando nossa Estrela tornar-se moribunda , a vida como conhecemos deixará de existir. 🌞 É fantástico e incrível este UNIVERSO maravilhoso! Parabéns pelo vídeo.
Eu também não acredito que o "homem" tenha ou possa vir a ter total controle da natureza e da vida do planeta... Mas acredito ser prudente tentar preservar e minimizar os efeitos e distorções que estamos causando no planeta como um todo. Exemplo básico do tamanho da influência do homem são espécies de cães e alimentos transgênicos. Confesso que tenho medo dos rumos que todas essas alterações impactar as gerações futuras
Gostei do vídeo, os comentários são muito pertinentes. Há uma preocupação geral com nosso planeta e pelo fato de não sermos protagonistas, não nos isenta das responsabilidades contributivas para exaustão do mesmo. O histórico desde o surgimento do sapiens tem demonstrado que a devastação que ocorreu no solo em que pisou não foi coincidência, foi mesmo a ação antrópica. Dizer que somos os únicos responsáveis pelos problemas que afligem o planeta, não, não assumiremos sozinhos,mas nossa contribuição é considerável. Alguém nos comentários sugeriu sutilmente que nossa capacidade cognitiva só pode ter surgido por vontade de ALGUEM, mas se desnudarmos dessas crenças enquanto se busca na origem das espécies um entendimento mais natural, compreenderemos que tudo é evolução. A própria revolução cognitiva tem dados históricos/cienticos de um possível começo no homo sapiens por volta dos 70 mil anos atrás e para isso, as fontes são inúmeras. Parabéns a todos pelo tema, conteúdo e comentários.
Concordo plenamente. É perigoso crer que, pelo fato de não sermos protagonistas e nem possuir o controle do destino do planeta, não possuímos responsabilidade pela manutenção do mesmo. O ser humano mudou e muito o ecossistema terrestre em busca de lucros e capital, devemos refletir sobre o quanto somos poderosos e influentes na mutação do planeta.
O homem pode não ter sido criado especial porque faz parte da natureza. Mas não dá para negar que se tornou especial, exótico, diferente, para o bem e para o mal, porque é o único que raciocina. Se existe um porquê ele é diferente, não sabemos. Que este espírito de humildade demais não nos leve à autodestruição.
É um equívoco pensar que o homem é o único animal que raciocina, Dorotéia. Existem evidências de atividade racional e senso se si em outros símios, como chimpanzés, em cetáceos como os golfinhos e até em aves, a exemplo do corvo. Ou seja, se a racionalidade é o critério que torna o homo sapiens especial, talvez não sejamos tão especiais assim afinal de contas. Dito isso, penso que nos considerarmos especiais sem o sermos de fato é o que pode, e tem, nos levado a autodestruição -- vide os inúmeros processos apocalípticos, de causa comprovadamente antropológica, que vivenciamos dia após dia. É quase cômico como o homem, tão arrogante quanto ingênuo, se acha no direito de perturbar o equilíbrio natural e ainda sente-se surpreso e injustiçado quando sofre com as consequências; é, somos mesmo muito especiais...
@@JoaoGuilherme_cf Quando os símios inventarem a penicilina, vacinas, quando pintarem algo como a capela Sistina e a Monalisa, quando forem capazes de compor algo como a Nona Sinfonia e Clair de Lune e conseguirem chegar à Lua, então eu vou retirar o homo sapiens da posição que eu o coloco, para o bem e para o mal. E sim, é essa lacração de ambientalismo patrocinado pelos donos do mundo que irá destruir a civilização ocidental, infelizmente.
@@JoaoGuilherme_cfAlém do homem possuir um intelecto superior em muito, incomparável a qualquer animal que citou, ele tem a consciência de sua existência e de sua mortalidade. Só isso já nos faz únicos no reino animal, pois somos animais e também possuímos uma alma, como Aristóteles demonstrou, de onde vem o intelecto. E o homem tem sim o poder de interferir na natureza até certo ponto, em seu habitat, desviar cursos de rios, consumir uma montanha de minério, envenenar o solo.
Sabemos. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus para amá-lo, devolvendo o amor que foi o porquê da nossa criação. O afastamento de Deus é o único motivo pelo qual existe o mal, porque o mal é a ausência do bem como a escuridão é a ausência da luz.
Tirando a parte que fala sobre a "não responsabilidade" do homem no planeta, muito boa a reflexão. Contudo é sim de nossa responsabilidade diversos fatos que hoje fazem o nosso lar estar deteriorando antes do "esperado". Fenômenos da natureza não podem ser previstos sempre, mas devemos cuidar da nossa casa. Isso quer dizer que posso jogar lixo no chão, devastar florestas e acabar com recursos naturais porque a vida na terra é possivelmente finita? Discordo.
Parece que o choque maior não foi na filosofia e na ciência em si, mas no que se esperava delas. Por mais que sempre houvesse um caráter questionador em ambas, usava-se a filosofia e depois a ciência como formas de encontrar certezas, verdades. Quando o evolucionismo diz que não há uma razão de ser no desenrolar da história, que não há uma certeza constante, que tudo foi fruto do acaso e continuará a ser, a nossa capacidade de encontrar verdades diminui muito. E essa falta de certezas acaba nos deixando bastante desconfortáveis.
Entrei na caixa de comentários só pra ler os ecomoralistas se retorcendo. Cheguei no vídeo porque fui ler uma tradução do prof. Pedro de Hume. Parabéns.
Quando entramos nesse tópico "DARWINISMO NA FILOSOFIA E NA CIÊNCIA", ao meu ver, temos que ter um cuidado imenso ao usar a humanidade como um dos elementos da discussão, os exemplos de darwinismo na sociedade foram avassaladores e nos marcaram como nunca antes imaginado. Mas, é claro, deve-se abrir esses tópicos de discussão para termos reflexões do que se passou, estamos passando e iremos passar, assim sendo, não deixar a história morrer.
"Nature doesn't need people - people need nature; nature would survive the extinction of the human being and go on just fine, but human culture, human beings, cannot survive without nature." Harrison Ford
Somos parte do problema e, por isso, a gente tem q repensar sobre a poluição e sobre a produção de lixo, caso a gente queira q a espécie humana dure por mais tempo...
Como eu sempre digo, o mundo está c...... para o ser humano e também para todas as demais espécies do planeta. Só temos que continuar nos adaptando ao mundo. E ainda assim o ser humano com toda a sua arrogância se acha o centro do universo.
Chega a ser patético, às vezes, o modo pelo qual - narcisicamente, em linguagem freudiana - nós, humanos, resistimos e negamos o peso das evidências e dos fatos: ainda insistimos na crença de que fazemos uma grande diferença no Universo que, no fundo, é totalmente indiferente a nós e a tudo! O resultado sintomático maior, ainda mais evidente em nossa época, é a forma pela qual nos apegamos a "tábuas de salvação" de todos os tipos de crenças absurdas, tentando manter com grande desespero a ilusão de centralidade, tanto como indivíduos quanto espécie. A descoberta de Darwin (e das "hard sciences", em geral) é um terrível abalo em nossas pretensões pueris. Por outro lado, porém, é até compreensível tal atitude, pois a mínima percepção da própria insignificância e da total falta de sentido é insuportável para a maioria de nós. Dá para entender o porquê do aumento exponencial do consumo de remédios de tarja preta e do grau de impotência e ressentimento a que chegamos (daí o desespero na defesa militante incondicional dos "ismos" como nossa salvação final, tal como comunismo, socialismo, feminismo, terraplanismo, veganismo, capitalismo, cientificismo, cristianismo, judaísmo, islamismo, etc etc etc). E isto, na verdade, desde Copérnico, pois começou com ele - o primeiro a nos tirar da fantasia de que somos centro de alguma coisa. No entanto, o que é sinceramente enternecedor, a Beleza da vida ainda parece resistir nas grandes obras humanas - como na música, nas ciências, nas artes, na honestidade intelectual e no trabalho de pessoas como o próprio Charles Darwin...
"Não há uma verdadeira grandeza nesta forma de considerar a vida, com os seus poderes diversos atribuídos primitivamente pelo Criador a um pequeno número de formas, ou mesmo a uma só?" Darwin em "A Origem das Espécies"
Uma coisa eu tenho certeza, não existe universo paralelo como os religiosos acreditam e o planeta não precisa da raça humana para viver, estamos aqui como bico de festa.
O professor diz que não somos responsáveis pelas mudanças climáticas nem pelo futuro do planeta mas no final diz somos parte do problema, afinal temos ou não responsabilidade?
Esse movimento que o darwinismo teve parte, na verdade foi uma crença para se opor a outra crença. Até hoje o darwinismo jamais foi evidenciado cientificamente, mas se fortaleceu graças a ideologia no meio acadêmico.
Até que enfim um professor de Filosofia fazendo uma reflexão sobre Charles Darwin.
Apenas uma ressalva: nós somos parte do problema, de fato, como dito no final do vídeo. E mesmo o mundo não sendo uma caixinha cujas variáveis são facilmente manipuladas por nós para mantê-lo habitável e estável, é necessário que se diga que contribuímos para a aceleração de processos de mudanças climáticas, extinção massiva de espécies da fauna e flora e para o esgotamento de recursos naturais. O mundo até poderia passar por isso de forma espontânea, mas é difícil comparar os efeitos antrópicos dos efeito espontâneos. Nosso "não-protagonismo" não nos tira a responsabilidade de cuidarmos da nossa única casa. Como diria Carl Sagan, do nosso pálido ponto azul. (:
Adorei a reflexão do vídeo. Parabéns!
A terra é um organismo vivo, e como sempre costumamos matar o que está ao nosso alcance.
~assistindo esse durante a aula de literatura~
Kkkkkkkk
Recomendo fortemente que conheçam o canal Ciência e filosofia do Dr. Rômulo.
Eu também!
Excelente, uma pena que hoje em dia uma grande parcela não dá importância à História humana, que dirá da História natural...
Perfeito, uma ótima explanação sobre a teoria da seleção natural das espécies e filosofia!
A melhor e mais clara tradução sobre Darwinismo para os leigos. Sensacional, parabéns MESMO !!! Vou colocar no meu diversificado grupo se WhatsApp, sem passar por chata. 👏👏👏👏👏
Muitu bom, gostei muitu, valeu professor, vamuquivamu!!!... muito obrigado.
De fato não podemos controlar tudo, principalmente no que se refere à natureza, mas o que está ao nosso alcance, isso podemos.
Esta ultima parte foi excelente. O Homem tem esta tendência a se achar muito importante, dai surge ideias como: alienígenas virem para terra, como se fosse o melhor dos planetas; Os ambientalistas quererem salvar o planeta, como se um planeta precisasse ser salvo; Salvar animais prestes a serem extintos e esquece que a natureza vai extingui-los de uma forma ou de outra. Em fim, o que acontece não é a favor do homem, nem pela força do homem, e sim pela força da natureza.
Excelente. Realmente não somos seres especiais, seres à parte.
Nascemos, vivemos e morremos como todos os outros seres vivos.
Quando nossa Estrela tornar-se moribunda , a vida como conhecemos deixará de existir. 🌞
É fantástico e incrível este UNIVERSO maravilhoso!
Parabéns pelo vídeo.
Cara, não faz sentido vc ficar encantado com issk
Estava pensando a respeito do tabu na articulação da Psicanálise com a Seleção Natural e Sexual e surge esse vídeo. Obrigada!
Misericórdia... Não consegui nem imaginar como você conseguiu concatenar suas ideias a este vídeo 😅
Desenha por favor🙏 😁
Eu também não acredito que o "homem" tenha ou possa vir a ter total controle da natureza e da vida do planeta... Mas acredito ser prudente tentar preservar e minimizar os efeitos e distorções que estamos causando no planeta como um todo.
Exemplo básico do tamanho da influência do homem são espécies de cães e alimentos transgênicos.
Confesso que tenho medo dos rumos que todas essas alterações impactar as gerações futuras
Gostei do vídeo, os comentários são muito pertinentes. Há uma preocupação geral com nosso planeta e pelo fato de não sermos protagonistas, não nos isenta das responsabilidades contributivas para exaustão do mesmo. O histórico desde o surgimento do sapiens tem demonstrado que a devastação que ocorreu no solo em que pisou não foi coincidência, foi mesmo a ação antrópica. Dizer que somos os únicos responsáveis pelos problemas que afligem o planeta, não, não assumiremos sozinhos,mas nossa contribuição é considerável.
Alguém nos comentários sugeriu sutilmente que nossa capacidade cognitiva só pode ter surgido por vontade de ALGUEM, mas se desnudarmos dessas crenças enquanto se busca na origem das espécies um entendimento mais natural, compreenderemos que tudo é evolução. A própria revolução cognitiva tem dados históricos/cienticos de um possível começo no homo sapiens por volta dos 70 mil anos atrás e para isso, as fontes são inúmeras. Parabéns a todos pelo tema, conteúdo e comentários.
Concordo plenamente. É perigoso crer que, pelo fato de não sermos protagonistas e nem possuir o controle do destino do planeta, não possuímos responsabilidade pela manutenção do mesmo. O ser humano mudou e muito o ecossistema terrestre em busca de lucros e capital, devemos refletir sobre o quanto somos poderosos e influentes na mutação do planeta.
O homem pode não ter sido criado especial porque faz parte da natureza. Mas não dá para negar que se tornou especial, exótico, diferente, para o bem e para o mal, porque é o único que raciocina. Se existe um porquê ele é diferente, não sabemos. Que este espírito de humildade demais não nos leve à autodestruição.
É um equívoco pensar que o homem é o único animal que raciocina, Dorotéia. Existem evidências de atividade racional e senso se si em outros símios, como chimpanzés, em cetáceos como os golfinhos e até em aves, a exemplo do corvo. Ou seja, se a racionalidade é o critério que torna o homo sapiens especial, talvez não sejamos tão especiais assim afinal de contas. Dito isso, penso que nos considerarmos especiais sem o sermos de fato é o que pode, e tem, nos levado a autodestruição -- vide os inúmeros processos apocalípticos, de causa comprovadamente antropológica, que vivenciamos dia após dia. É quase cômico como o homem, tão arrogante quanto ingênuo, se acha no direito de perturbar o equilíbrio natural e ainda sente-se surpreso e injustiçado quando sofre com as consequências; é, somos mesmo muito especiais...
@@JoaoGuilherme_cf Quando os símios inventarem a penicilina, vacinas, quando pintarem algo como a capela Sistina e a Monalisa, quando forem capazes de compor algo como a Nona Sinfonia e Clair de Lune e conseguirem chegar à Lua, então eu vou retirar o homo sapiens da posição que eu o coloco, para o bem e para o mal. E sim, é essa lacração de ambientalismo patrocinado pelos donos do mundo que irá destruir a civilização ocidental, infelizmente.
@@JoaoGuilherme_cfAlém do homem possuir um intelecto superior em muito, incomparável a qualquer animal que citou, ele tem a consciência de sua existência e de sua mortalidade. Só isso já nos faz únicos no reino animal, pois somos animais e também possuímos uma alma, como Aristóteles demonstrou, de onde vem o intelecto.
E o homem tem sim o poder de interferir na natureza até certo ponto, em seu habitat, desviar cursos de rios, consumir uma montanha de minério, envenenar o solo.
Sabemos. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus para amá-lo, devolvendo o amor que foi o porquê da nossa criação. O afastamento de Deus é o único motivo pelo qual existe o mal, porque o mal é a ausência do bem como a escuridão é a ausência da luz.
Excelente
Tirando a parte que fala sobre a "não responsabilidade" do homem no planeta, muito boa a reflexão.
Contudo é sim de nossa responsabilidade diversos fatos que hoje fazem o nosso lar estar deteriorando antes do "esperado". Fenômenos da natureza não podem ser previstos sempre, mas devemos cuidar da nossa casa. Isso quer dizer que posso jogar lixo no chão, devastar florestas e acabar com recursos naturais porque a vida na terra é possivelmente finita? Discordo.
Sempre ótimas reflexões.
Parece que o choque maior não foi na filosofia e na ciência em si, mas no que se esperava delas. Por mais que sempre houvesse um caráter questionador em ambas, usava-se a filosofia e depois a ciência como formas de encontrar certezas, verdades. Quando o evolucionismo diz que não há uma razão de ser no desenrolar da história, que não há uma certeza constante, que tudo foi fruto do acaso e continuará a ser, a nossa capacidade de encontrar verdades diminui muito. E essa falta de certezas acaba nos deixando bastante desconfortáveis.
Cara, isso é muito angustiante
Sim, mas o próprio Emil Cioran já falava sobre isso em suas considerações filosóficas.
Bom dia 😀🙏🏻
Sensacional💙 amoooo. Muito obrigada a casa do saber por trazer até o canal riquezas como esta😚
Excelente!
Perspectiva super interessante.
excelente!!!
Muito bom o Vídeo, parabéns!
Entrei na caixa de comentários só pra ler os ecomoralistas se retorcendo.
Cheguei no vídeo porque fui ler uma tradução do prof. Pedro de Hume. Parabéns.
Quando entramos nesse tópico "DARWINISMO NA FILOSOFIA E NA CIÊNCIA", ao meu ver, temos que ter um cuidado imenso ao usar a humanidade como um dos elementos da discussão, os exemplos de darwinismo na sociedade foram avassaladores e nos marcaram como nunca antes imaginado. Mas, é claro, deve-se abrir esses tópicos de discussão para termos reflexões do que se passou, estamos passando e iremos passar, assim sendo, não deixar a história morrer.
"Nature doesn't need people - people need nature; nature would survive the extinction of the human being and go on just fine, but human culture, human beings, cannot survive without nature."
Harrison Ford
Somos parte do problema e, por isso, a gente tem q repensar sobre a poluição e sobre a produção de lixo, caso a gente queira q a espécie humana dure por mais tempo...
Até hoje o darwinismo continua como uma opção de crença. _"O homem prefere acreditar naquilo que ele prefere para ser verdade"_ *Francis Bacon*
Como eu sempre digo, o mundo está c...... para o ser humano e também para todas as demais espécies do planeta. Só temos que continuar nos adaptando ao mundo. E ainda assim o ser humano com toda a sua arrogância se acha o centro do universo.
Nice information.
Chega a ser patético, às vezes, o modo pelo qual - narcisicamente, em linguagem freudiana - nós, humanos, resistimos e negamos o peso das evidências e dos fatos: ainda insistimos na crença de que fazemos uma grande diferença no Universo que, no fundo, é totalmente indiferente a nós e a tudo! O resultado sintomático maior, ainda mais evidente em nossa época, é a forma pela qual nos apegamos a "tábuas de salvação" de todos os tipos de crenças absurdas, tentando manter com grande desespero a ilusão de centralidade, tanto como indivíduos quanto espécie. A descoberta de Darwin (e das "hard sciences", em geral) é um terrível abalo em nossas pretensões pueris.
Por outro lado, porém, é até compreensível tal atitude, pois a mínima percepção da própria insignificância e da total falta de sentido é insuportável para a maioria de nós. Dá para entender o porquê do aumento exponencial do consumo de remédios de tarja preta e do grau de impotência e ressentimento a que chegamos (daí o desespero na defesa militante incondicional dos "ismos" como nossa salvação final, tal como comunismo, socialismo, feminismo, terraplanismo, veganismo, capitalismo, cientificismo, cristianismo, judaísmo, islamismo, etc etc etc). E isto, na verdade, desde Copérnico, pois começou com ele - o primeiro a nos tirar da fantasia de que somos centro de alguma coisa.
No entanto, o que é sinceramente enternecedor, a Beleza da vida ainda parece resistir nas grandes obras humanas - como na música, nas ciências, nas artes, na honestidade intelectual e no trabalho de pessoas como o próprio Charles Darwin...
Importantíssima colocação. Bravo!
Gostei do que li.
"Não há uma verdadeira grandeza nesta forma de considerar a vida, com os seus
poderes diversos atribuídos primitivamente pelo Criador a um pequeno número de
formas, ou mesmo a uma só?" Darwin em "A Origem das Espécies"
Uma coisa eu tenho certeza, não existe universo paralelo como os religiosos acreditam e o planeta não precisa da raça humana para viver, estamos aqui como bico de festa.
A vida também é contada em bilhões de anos. Mais de 4 bilhões segundo últimos estudos.
Muito legal, mas sim nós podemos controlar o clima do mundo com o avanço da tecnologia.
O professor diz que não somos responsáveis pelas mudanças climáticas nem pelo futuro do planeta mas no final diz somos parte do problema, afinal temos ou não responsabilidade?
Esse movimento que o darwinismo teve parte, na verdade foi uma crença para se opor a outra crença. Até hoje o darwinismo jamais foi evidenciado cientificamente, mas se fortaleceu graças a ideologia no meio acadêmico.
Blá, Blá, Blá e Blá !!!!!
acho que acreditar nisso só serve pra tirar a responsabilidade da humanidade sobre a deteriorização do planeta...
"O homem como um ser comum" .
Uau que absurdo!
Nem vc ' especialista' do nada ! É comum.
As pessoas ridicularizam o darwinismo
Esse professor não conhece a Religião e o que ela quer.
Seu comentário encaixa perfeitamente no que ele cita no vídeo.
Pessoas que não suportam que retirem o homem do cetro do universo.
@@NoSamba agradeço seu comentário! Aparentemente o meu comentário (se lido com atenção) pode servir para vc também. Sem problemas e sem crise. Abraço.
Charles Robert Darwin não existiu!
Ele é um personagem fictício
Darwinismo não é ciência.