Eu não cheguei a trocar de faculdade, mas troquei de turma 4 vezes. Pq sentia vergonha das gafes que ia cometendo. E tb pq ia sendo excluída. Nunca esqueci de ter que ficar indo de grupo em grupo pedindo pra entrar pq o professor não deixou eu fazer sozinha. No grupo que consegui entrar, uma das meninas não queria, fez cara feia. Mas, uma outra ficou com dó. Pirem só me aceitaram para aquele trabalho. Que humilhante. Minha vida sempre foi tão sofrida.
Me descobri autista agora aos 44 anos. Agora tudo faz sentido. Não sei o grau, mas nem faculdade eu não consegui fazer, não gosto de amizades novas, não gosto de trabalhos em grupo e isso me impediu de estudar.
Nossa eu sempre era colocada pra fora da sala de aula por não querer fazer as atividades em grupo, sou individualista e a professora na época pedia para eu mim retira pq se era em grupo não era pra eu fazer só.
Parabéns pela coragem de compartilhar. Eu também sou autista, depois do meu diagnóstico, eu fiquei mais tranquilo. Todos nós autistas podemos viver uma vida normal e temos muitas capacidades.
Oi, estou me identificando com os comentários...como vc, tbm sou servidora pública, volta e meia me sinto perseguida no trabalho, vejo os risos de deboche, me isolam, me excluem, será que tbm sou autista? Pq perseguem você? O que vc sente?
Super me identifico com seu jeito Vanessa!! Obrigada por esse canal! Consigo cada vez mais "me enxergar" no espectro quando vejo pessoas que têm um jeito mais semelhante ao meu.
Deus é bom, Ele é bom a todo momento.... agradeço a Deus por tocar em seu coração e de tantos outros Autistas yotubers por compartilhar suas vivências, suas experiências. É através de vcs que muitos Autistas perdidos por não saberem o que são, como fazer, qual profissional procurar, quais vantagens tem em tratar com os especialistas(como vc disse nesse vídeo sobre as terapias que me ajudou a entender um pouco)... sabe, estou no processo em busca do diagnóstico e em breve começar com os especialistas e a expectativa é a melhor de ser acolhido, orientado e acompanhado com eles para o melhor pra mim ter uma vida controlada mesmo tendo vivido uma vida inteira (52 anos) sem entender nada e o porque de muitas coisas e comportamentos meus....abraço e muito obrigado por vc existir e ter a bondade de passar suas experiências pra nós...
É isso que tenho medo, nunca lidei realmente com mudanças bruscas como a saída da escola pra faculdade que é o que vai acontecer ano que vem... Eu sou tão habituado na minha escola, com as mesmas pessoas na minha sala desde o 7° ano, que pensar na faculdade é HORRÍVEL, eu já to sofrendo desde agora, não faço ideia de como me ajudar pois minha família não acredita no diagnóstico em mim justamente porque quase nunca passei por coisas que desencadeassem crises, por exemplo, então nunca suspeitaram pois pra eles autista é aquela pessoa que não fala, barulhenta e infantil, e eu sou relativamente desenvolvido, mas tenho 100% de certeza que sou. Eu só preciso do diagnóstico 😓😓😓😓😓
Tenho um filho de 12 anos TEA, mas eu sempre mim sentir estranha ,ansiedades medos ,choros ,só queria dormir com meus pais, tenho medo de coisas grandes ex aviao ,navio ,hélice de energia heroica, o barulho do avião tenho pensamentos estranhos, barulho mim incomoda prefiro ficar sozinha , a TV o volume no mínimo, quando era adolescente mim levou em um médico para tomar remédio achando que era ansiedade ou algo assim hj depois q meu filho foi diagnóstico de TEA, mim perguntou será que eu tbm não tenho alguma coisa, pq até o meu filho mim chamar repetitivamante mim incomoda , em relação a sentimentos acho q sou fria e mim pergunto as vezes se amo meu filho pq sou tão estranho q eu mesmo mim faço essa pergunta. Mas peço a Deus sabedoria para cuidar do meu filho por mais que tem dias que no estou legal psicológicamente. Nunca mais consegui um emprego pq não mim sentir bem nos , na sala de aula queria sempre fazer as atividades sozinha individualista e como eu recusava fazer em grupo a profissão pedia para eu sair da sala pq as atividades era em grupo e eu não fazia só queria fazer sozinha hj com 40 anos comecei a faculdade on-line e tranquei
Gente que pessoa maravilhosa! Esse vídeo não é só sobre autismo, é também sobre viver, e viver bem, com consciência e sabedoria. Parabéns Vanessa pelo excelente trabalho e obrigada por ser disponibilizar para esse serviço, a informação tem poder de transformação.
Olá Vanessa! O seu canal me ajudou mmmuuuuiiiittttooooo na minha caminhada, desde a suspeita até me consultar com o Dr Estêvão Vadasz, que me diagnosticou como Asperger. As suas experiências me pouparam de passar pelos perrengues comuns aos autistas adultos em busca de um rumo. Foi realmente libertador. Hoje tenho até a CipTEA. Agora me informando sobre os meus direitos e como acessá-los. Gratidão eterna pela sua disposição. Sucesso sempre!
Obrigada mil por voltar aqui pra dividir comigo sua experiência, espero logo voltar a partilhar tb minha trajetória aqui, e Dr Estevão prometeu um vídeo pracá qdo eu retomar o canal! Que sua trajetória agora fique mais leve, é bom saber o pq da diferença que sempre sentimos do mundo, né? ❤
@@VitaminaMaluca As fichas vão caindo aos montes. Hoje eu olho o meu passado e vejo o quanto o autismo interferiu nas minhas decisões e comportamentos. Agora estou vivendo a segunda parte pós diagnóstico, que é a modulação da minha vida pra evitar cometer as muitas esquisitices que salpicaram o meu caminho. Gratidão
Tenho 51 anos acho que tenho autismo. Comecei a pensar nessa possibilidade após ver o meu filho com as dificuldades pessoais. Levei o meu filho em todos os médicos que pude, ninguém nunca conseguiu me da um diagnóstico do que de fato ele tem. Eu nunca procurei tratamento,sempre tratei os meus problemas como depressão. Hoje acho que tem algo além disso!
que lindo!você e boa problema tenho eu com dois filhos autistas severos que só grita bate morde baba e não fala e mais não tenho apoio nenhum só remedio
@@draLaura_Christina_UFPR quanta saudades de você, esses dias eu e mamãe falamos sobre o quanto queremos uma visita sua ❤️ parabéns pelo filho 🥰 adorei saber que você tá nessa viagem que é ser mãe 😻, e a ideia do canal sempre foi dar esperança pras mães que quando recebem a notícia não sabem o que pode vir a ser, você sabe como fui… difícil, muitas vezes sem noção, mas deu tudo certo pq no fim o que importa mesmo é ser feliz, e tenho certeza que ele é e será… anota meu numero e vamos conversar e quem sabe logo você vem pra Campinas - estou aqui a seis meses e conte comigo pro que você precisar… Fernandinha fez pós sobre autismo ( é psicóloga e assistente social) e certeza que também estará sempre presente pra você ❤️ sinta nosso abraço e tudo vai ficar bem 😘😘😘
Tenho 47 anos de idade sou funcionária pública concursado e formada em ciências contábeis. Minha mãe teve um parto dificil que faltou pouco oxigênio no cérebro. Mas aprendi andar , falar , ler e escrever na idade correta para cada fase. Quando eu tinha 04 anos de idade tive alergia nervosa e curou com medicamento como cardenal. Mas sempre tive dificuldades de expressão minhas as opiniões e sentimentos. Sofri muito com bullying na escola e pouco na faculdade. Há 11 anos faço tratamento psiquiátrico de devido aos traumas de infância e falta de oxigênio no cérebro. Um bom tempo passou o meu irmão tem uma filha com o diagnóstico de autismo leve. O3 anos atrás foi ao psiquiatra à consulta de rotina falei sobre a minha sobrinha de autismo leve que tinha abalado um poucos. Ele diz que tinha traços de autismo leve em mim. Fiquei abalada com isso se os meus pais tive descobre na epoca da infância e adolescência à vida iria diferenças boas. Ele falou que tinha fazer testes , consultas particulares de outros psiquiatras para fechar a um diagnóstico mas não tive dinheiro na epoca. Mas tive que trocar de psiquiatria e de clínica. Mas hoje assistindo seus videos e outros de autismo eu entendo o porquê o diagnóstico nao tinha feito nas épocas passadas vem perdendo as características e atitudes de autismo leve em mim. Na semana passada em consulta de rotina a um psiquiatra eu falei as minhas sobre as suspeitas sobre autismo leve em mim. Ele falou que meu problema no parto e os traumas de infância, oscilações de humor e depressão. E voltar pata fazer terapias comportamental com psicóloga. Eu concordo com ele mas deixou-o falar direito sobre as minhas suspeitas porque o meu auto conhecimento sobre minhas atitudes e comportamentos que ter levado em consideração. Mas pretendo trocar de psiquiatria e procurar uma psicóloga para ter uma orientação sobre as minhas suspeitas sobre o autismo leve. Porque não posso e nem devo fazer um diagnóstico. Hoje só tenho condições ser plano médico que é ipasgo. Moro no estado do Goiás.
@@PraticandoArte Ainda não sei tive que para na busca de diagnóstico porque estou sem dinheiro. Eu assistir uma entrevista com uma especialista na área diz que sim.
Eu tentei 2 faculdades, uma tranquei no 1° semestre e a outra cheguei a pagar a única DP q falta pra concluir o curso😢 e ñ consegui entregar um trabalho simples😢
Eu não procurei diagnóstico, mas devido ao diagnóstico do meu filho com 3 anos me.fez entrar em negação. Daí minha psicóloga me disse que eu tinha as características, mas como eu nunca havia me percebido eu não liguei durante toda a minha vida. Mas eu tenho fobia social, tenho uma hipersensibilidade sensorial, quando foco em algo, eu faço muito bem, mas eu achava que todo mundo era assim. Fui a dois psiquiatras, a segunda da disse que só não fecharia meu diagnóstico porque eu poderia ter esses comportamentos por conta dos abuso que sofri na infância. Talvez se eu for a um psiquiatra como o seu eu pare de me negar e aceitar, mas ainda é um pouco confuso para mim. Mas eu e meu filho temos muitas coisas em comum. Sempre me senti 'quebrada', como se não estivesse de acordo com a sociedade.
Jô... Entendo e me identifico ❤️💙❤️ tudo tem sua hora, qdo decidir eu indico o vídeo #041 lá tá tudo que penso sobre a importância de ir num profissional que entenda da parada 😍
Até eu! rsrs... me cuidando do lado de cá pra logo logo poder voltar a gravar! Toda essa situação de quarentena me atingiu de forma inesperada! Já busquei ajuda, estou cada dia melhor e assim que "digerir e processar" tudo isso volto pra repartir aqui... Um dia por vez! Se cuida do lado daí! e obrigada pelo carinho!
Eu idem nasci e cresci até 17 anos de idade no mesmo lugar com amigos depois da separação dos pais foi terrível à mudança o autista odeia. Eu idem mudei muito de faculdade escutei em bom colégio estreava fácil mas a dificuldade de fazer trabalho em grupo isso é terrível e depois consegui terminar biologia e fiz pós em biologia molecular. Eu entrei há 25 anos atrás concurso governo estadual foi terrível relações hunanos e superei. Eu não pareço mas sou somos diferentes dos outros sabemos entender e observamos muito
feliz por você falar aqui e mais que isso, por confiar em dividir isso aqui! Me identifico com muito do que você relatou, e depois do diagnostico entendi e me perdoei, por nunca ter entendido muito bem as pessoas e por até ter magoado algumas... mas importante é que agora, ciente de tudo isso sempre tento ser um pouco melhor do que fui ontem e seguir tentando ser mais feliz e ajudar o mundo a ser um lugar melhor! Sinta-se em casa por aqui!!! 😘
Trabalho por conta propria.nao consigo nem tenho vontade de trabalhar em empresa. Para mim a pior parte do trabalho e ter que lidar com pessoas. E em empresas ta recheado delas.
Descobri a pouco tempo que meus dois filhos e meu marido são autistas. Mas eu acho que eu também sou, quem é esse doutor que fez o seu diagnóstico? Como posso encontrá-lo? Eu tenho um canal no RUclips que comecei a falar sobre o assunto, e também fiz uma palestra e passo em escolas públicas contando minha história para distribuir informações sobre o autismo. Parabéns pelo seu conteúdo, amei encontrar seu canal 🥰😘
Oi... sejbem vinda! no video 41 eu falo mais sobre o Dr Estevao, segue o contato dele Dr Estevão Vadasz - (11) 3088 8747 (rua Cristiano Viana, 207 casa 3 - próximo a estação Oscar Freire da linha amarela) - deixe recado na secretaria eletrônica e ele retorna!
Eternas gratidão a ela e mães e pais que lutaram tanto por essa causa! E agora estamos aqui, dando a cara a tapa pra ajudar especialmente as crianças pra terem uma vida melhor que a minha!! 😘
Sera que sou autista pq tenho muita dificuldade em falar e pronunciar 😢 meu filho é autista foi diagnósticado com 1.8 meses,eu tenho um pouco do comportamento do meu filho hj ele está com 2 anos faz 2 meses que elevei ele ao médico neuropediatra,mas estou pensando em falar com ele sobre isso.
Você é uma autista muito sortuda. Eu não tenho inveja do você. Esse é um sentimento muito ruim. Mas eu gostaria de ter o que você tem. Por conta do meu autismo Asperger, eu nunca tive amigos, sofri muito bullying na adolescência, tenho Transtorno Global do Desenvolvimento, nunca consegui trabalhar, minha vida afetiva é constituída por uma sucessão de frustrações. Enfim, a minha vida sempre foi uma grande merda. Desde os 20 anos eu penso em suicídio. Autistas leves têm 9 vezes mais chance de se suicidarem e morrem muito antes do esperado, e a principal causa é o suicídio.Eu descobri que sou autista por conta própria. Depois de passar pela merda da vida sempre ouvindo os pessoas dizerem que eu sou estranho, e bobo, eu pesquisei na internet sobre Síndrome de Aspeger e aí não foi difícil descobrir o que eu tinha. Foi mais difícil convencer o psiquiatra com quem eu já me tratava de que eu sou autista. Ele finalmente me fez um laudo dizendo que eu estou no TEA. Como comorbidades do meu autismo eu sofro de depressão e TAG. Sou formado em ciências sociais e tenho mestrado nessa área, mas nunca exerci a profissão. Atualmente estou terminando uma pós-graduação Lato Senso em Roteiro para Cinema e Televisão. Essa é a minha última tentativa de viver. Sou ateu, materialista e niilista. Para mim a vida não tem nenhum sentido. Nós somos o produto de um acidente da matéria, em um universo totalmente indiferente a nós. Eu vejo o suicídio como uma saída de emergência da vida, quando ela se tornar insuportável. Morrendo eu deixo de existir e, consequentemente, de sofrer.
Te entendo... Mas acredito que existem momentos tão sublimes que valem a espera da vida. Enquanto, seu foco for no ponto negativo, nada irá se justificar, pois a felicidade é uma escolha, não é uma condição... Se você conseguir mudar de foco, talvez até a vida mude! Mas não é fácil...eu sei...
Guilherme, não tem como ler o que escreveu e deixar passar. Não desista de viver. Mesmo acreditando em tudo que disse, acredito que no fundo você ainda acha que pode tirar algo bom de sua vida. Continue estudando! Continue vivendo e exercitando sua criatividade através de sua nova profissão. A vida é muito mais do que questionamentos existenciais, por mais que isso lhe pareça tão importante. Amigos são importantes, mas posso te afirmar, por experiência própria, que não são tudo nessa vida. Busque coisas 1ue lhe dê prazer, mesmo que pareçam banais. Você é mais importante do que qualquer boçal que acredite que a opinião que possui de você é algo importante o suficiente para ser compartilhado. A opinião mais importante é a sua própria e não há ninguém mais importante na sua vida do que vc mesmo.
A vida não é facil pra ninguèm com sindrome ou sem. Não pense que o suicidio será a solução porque não é. No fundo vc quer matar apenas a dor. Busque a Deus, eu sei que vc disse que é ateu mas posso te afirmar que Deus ja me ajudou muito. Tenho dois filhos autistas e sou muito grata a Deus por te los em minha vida. Fique bem bjs
Oi, boa noite! Vc não chegou a fazer a Avaliação Neuropsicológica antes de passar pelo Dr Estevão Vadasz, né? Pois tenho dúvidas se seria melhor passar por essa Avaliação antes da consulta com ele.
Faço tratamento de transtorno bipolar. Mas que tenho traços de autismo. .mas o médico disse que eu tinha um determinado profissional para realizações De uns teste. Mas nao tive dinheiro para isso. Mas Vanessa vc disse um fator muito importante se perdoar certos atitudes
eu acho que o principal ganho que eu tive foi esse, o de me entender e me perdoar... e agora tento agir mais de acordo com as regras desse planeta! rsrsrs ❤️💙❤️
Eu queria saber se chorar quando esta contando um assunto que te interessa é característica de autismo? Porque isso sempre acontece cmg. Quando alguem comeca falar cmg sobre algo que eu gosto eu choro, mas não é de tristeza. Eu mts vzs tento esconder o choro, mas isso acontece sempre eu n consigo controlar. No trabalho me atrapalha mt? Eu ja me vi em muitas características autistas, queria saber se essa pode ser uma?
Não sei se é caracteristica, mas lembre que ninguem é igual nesse mundo e por tabela nao reage igual, e isso se repete entre os autistas, cada um é um, lembre que o importante na avaliação é o tripe do diagnóstico... que nem lembro agora qual é, kkkk, mas em algum video falei e outros canais falam tb... então pode ter de tudo eu acho que no 59 falo disso, mas não tenho certeza... o melhor é ir sempre direto num especialista, tá bom?
Tenho um filho autista 7anos eu sempre fui o esquisito da turma fui ate a crinica mental o pisquiatra falou que eu ja sendo adulto Nao sou autista fui diagnosticado esquizofrenia e retardo mental mas mim vejo sendo autista
Tem tanto médico desatualizado que só dá pra acreditar naqueles que entendem mesmo da parada, tem um vídeo onde falo da minha primeira perícia médica pra concurso e o médico disse que eu não era autista pq isso é diagnóstico infantil... como se com a maioridade viesse tb a "cura" rsrs sugiro seguir na busca...
Amigo procuro um psiquiatra especialista em autismo. Fui em uma médica que além de diagnosticar meu autismo ainda falou que os sintomas de meu pai e irmão que são diagnóstico desde sempre com esquizofrenia tb são autista viu!
Pelo menos te avisarm minha filha, te deram um toque graças à Deus, e quando todos ficam te trolando e rindo da sua cara ,sabe quando todo mundo sabe e tiram sarro da sua cara e quando você começa a cair a ficha e é tarde demais? Essa pessoa, ou estas caiu foi do céu
Vanessa, você poderia fazer um vídeo relacionado a higiene pessoal de autistas? Pq existem pessoas que falam que autistas não tomam banho não cheiram bem etc
Kkkk... Aiaiai... 😬 Cada uma... Eu tenho tanta sensibilidade com cheiros que sou maluca por perfumes e sempre carrego desodorante, fora banhos... Anotado farei vídeo sim 😉
@@VitaminaMaluca eu não sou autista e não gosto de perfume e as vezes esqueço de tomar banho ( tenho deficit de memória e TDAH) rsrsrs, cada caso é único, neurodiverso não é um rotulo.
@@minhavidadoceeamarga9359 verdade, em varios videos falo isso, que ninguém é igual... eu também tenho déficit de atenção e acho que ele é o que mais me da problemas... rsrsrs
@@venusaline que legal, eu me policio com os dentes, sinto muita aflição com a escovação, que me agonia muito daí pra cuidar dos dentes uso fio dental pra ficar escovando menos. 😔🙈
Não tenho uma informação segura, meu pai que lembraria tudo morreu e minha mãe nunca lembra datas, mas demorei, minha irmã 2 anos mais nova começou a balbucear na idade normal e só então meus pais se ligaram que eu estava atrasada... Começaram fono e daí, qdo comecei a falar não parei mais 😉
Você passou em várias faculdades federais e não se considera gênio?? Estou gostando muito dos seus relatos e da sua sinceridade. Parabéns pelo canal! Ei, você diz em determinado momento do video que algumas pessoas dizem "você não é autista nada", bom, eu não sou especialista, mas para mim, julgando por todos os videos do seu Canal que assisti até agora, você é claramente um caso de autismo leve. Inclusive, seus relatos me lembram o livro "Passarinha" da autora Kathryn Erskine, no qual a protagonista é uma menina de dez anos e portadora da Síndrome de Asperger. Você conhece esse livro? Recomendo muito!
Ainda nao li mas esta na minha lista 😉 sobre as aprovações eu tive muita sorte de ter estudado num Colégio muito bom! Era muito puxado mas valeu, ne? 🙏
Ola sou eu O EDUARDO como vc esta lembra quando perguntei para vc ? Pergutei se seu marido fosse um frentista de posto um controlador de avesso vc ficaria com ele ?
Eu não cheguei a trocar de faculdade, mas troquei de turma 4 vezes. Pq sentia vergonha das gafes que ia cometendo. E tb pq ia sendo excluída. Nunca esqueci de ter que ficar indo de grupo em grupo pedindo pra entrar pq o professor não deixou eu fazer sozinha. No grupo que consegui entrar, uma das meninas não queria, fez cara feia. Mas, uma outra ficou com dó. Pirem só me aceitaram para aquele trabalho. Que humilhante. Minha vida sempre foi tão sofrida.
Tbm sou autista nível 1 e estudo p concurso , no próximo ano devo ser nomeada no Tribunal. Adorei seu canal. 💕
Fui diagnóstica com autismo n1 tb. Tenho laudo de autismo e tdah. Tenho medo de colocar pra cota em concurso . Como foi sua experiência?
@@lilianferreirsilva6238 ninguém da comunidade responde essas perguntas. Infelizmente
Vc mudou muito, tá mais comunicativa e mais linda. Parabéns. Espero que minha filha que é autista de 3 anos de idade também consiga chegar tão longe.
Me descobri autista agora aos 44 anos. Agora tudo faz sentido. Não sei o grau, mas nem faculdade eu não consegui fazer, não gosto de amizades novas, não gosto de trabalhos em grupo e isso me impediu de estudar.
Nossa eu sempre era colocada pra fora da sala de aula por não querer fazer as atividades em grupo, sou individualista e a professora na época pedia para eu mim retira pq se era em grupo não era pra eu fazer só.
Parabéns pela coragem de compartilhar. Eu também sou autista, depois do meu diagnóstico, eu fiquei mais tranquilo. Todos nós autistas podemos viver uma vida normal e temos muitas capacidades.
descobri agora aos 37. sou professor do ensino público há 10 anos, sempre fui perseguido no trabalho... é complicado.
Oi, estou me identificando com os comentários...como vc, tbm sou servidora pública, volta e meia me sinto perseguida no trabalho, vejo os risos de deboche, me isolam, me excluem, será que tbm sou autista? Pq perseguem você? O que vc sente?
Super me identifico com seu jeito Vanessa!! Obrigada por esse canal! Consigo cada vez mais "me enxergar" no espectro quando vejo pessoas que têm um jeito mais semelhante ao meu.
Eu busquei a paz desde pequena tendo animais .
Deus é bom, Ele é bom a todo momento.... agradeço a Deus por tocar em seu coração e de tantos outros Autistas yotubers por compartilhar suas vivências, suas experiências. É através de vcs que muitos Autistas perdidos por não saberem o que são, como fazer, qual profissional procurar, quais vantagens tem em tratar com os especialistas(como vc disse nesse vídeo sobre as terapias que me ajudou a entender um pouco)... sabe, estou no processo em busca do diagnóstico e em breve começar com os especialistas e a expectativa é a melhor de ser acolhido, orientado e acompanhado com eles para o melhor pra mim ter uma vida controlada mesmo tendo vivido uma vida inteira (52 anos) sem entender nada e o porque de muitas coisas e comportamentos meus....abraço e muito obrigado por vc existir e ter a bondade de passar suas experiências pra nós...
Feliz feliz!!! Feliz pq esse é o propósito do canal ❤️💙❤️ estamos juntos e juntos somos mais fortes
Qual profissional da área pode dar esse diagnóstico?
Quais foram os apontamentos principais que seus colegas de trabalho usavam como critério de suspeita?
OBRIGADA POR COMPARTILHAR TUA HISTORIA .
Parabéns por compartilhar sua história!
Parabéns pela tua coragem, pelo enfrentamento e pelo compartilhamento da experiência.
É isso que tenho medo, nunca lidei realmente com mudanças bruscas como a saída da escola pra faculdade que é o que vai acontecer ano que vem... Eu sou tão habituado na minha escola, com as mesmas pessoas na minha sala desde o 7° ano, que pensar na faculdade é HORRÍVEL, eu já to sofrendo desde agora, não faço ideia de como me ajudar pois minha família não acredita no diagnóstico em mim justamente porque quase nunca passei por coisas que desencadeassem crises, por exemplo, então nunca suspeitaram pois pra eles autista é aquela pessoa que não fala, barulhenta e infantil, e eu sou relativamente desenvolvido, mas tenho 100% de certeza que sou. Eu só preciso do diagnóstico 😓😓😓😓😓
Que depoimento mais lindo 😌😘!!
Tenho um filho de 12 anos TEA, mas eu sempre mim sentir estranha ,ansiedades medos ,choros ,só queria dormir com meus pais, tenho medo de coisas grandes ex aviao ,navio ,hélice de energia heroica, o barulho do avião tenho pensamentos estranhos, barulho mim incomoda prefiro ficar sozinha , a TV o volume no mínimo, quando era adolescente mim levou em um médico para tomar remédio achando que era ansiedade ou algo assim hj depois q meu filho foi diagnóstico de TEA, mim perguntou será que eu tbm não tenho alguma coisa, pq até o meu filho mim chamar repetitivamante mim incomoda , em relação a sentimentos acho q sou fria e mim pergunto as vezes se amo meu filho pq sou tão estranho q eu mesmo mim faço essa pergunta. Mas peço a Deus sabedoria para cuidar do meu filho por mais que tem dias que no estou legal psicológicamente.
Nunca mais consegui um emprego pq não mim sentir bem nos , na sala de aula queria sempre fazer as atividades sozinha individualista e como eu recusava fazer em grupo a profissão pedia para eu sair da sala pq as atividades era em grupo e eu não fazia só queria fazer sozinha hj com 40 anos comecei a faculdade on-line e tranquei
Filho chamando toda hora estressa qlqer um 😅 até eu q não tenho diagnóstico
Vanessa, seu vídeo me ajudou a correr atrás do meu diagnóstico através do Doutor Estevão Vadaz, muito obrigado 🙏
Gente que pessoa maravilhosa! Esse vídeo não é só sobre autismo, é também sobre viver, e viver bem, com consciência e sabedoria. Parabéns Vanessa pelo excelente trabalho e obrigada por ser disponibilizar para esse serviço, a informação tem poder de transformação.
Que comentário lindo, amei ❤️💙❤️ e obrigada 😘
Obrigada por sei relato 🙏🏼😊
Olá Vanessa!
O seu canal me ajudou mmmuuuuiiiittttooooo na minha caminhada, desde a suspeita até me consultar com o Dr Estêvão Vadasz, que me diagnosticou como Asperger. As suas experiências me pouparam de passar pelos perrengues comuns aos autistas adultos em busca de um rumo. Foi realmente libertador.
Hoje tenho até a CipTEA. Agora me informando sobre os meus direitos e como acessá-los.
Gratidão eterna pela sua disposição.
Sucesso sempre!
Obrigada mil por voltar aqui pra dividir comigo sua experiência, espero logo voltar a partilhar tb minha trajetória aqui, e Dr Estevão prometeu um vídeo pracá qdo eu retomar o canal! Que sua trajetória agora fique mais leve, é bom saber o pq da diferença que sempre sentimos do mundo, né? ❤
@@VitaminaMaluca As fichas vão caindo aos montes. Hoje eu olho o meu passado e vejo o quanto o autismo interferiu nas minhas decisões e comportamentos. Agora estou vivendo a segunda parte pós diagnóstico, que é a modulação da minha vida pra evitar cometer as muitas esquisitices que salpicaram o meu caminho.
Gratidão
Tenho 51 anos acho que tenho autismo. Comecei a pensar nessa possibilidade após ver o meu filho com as dificuldades pessoais. Levei o meu filho em todos os médicos que pude, ninguém nunca conseguiu me da um diagnóstico do que de fato ele tem. Eu nunca procurei tratamento,sempre tratei os meus problemas como depressão. Hoje acho que tem algo além disso!
Tbm tive "depressão" aos 15 anos.
que lindo!você e boa problema tenho eu com dois filhos autistas severos que só grita bate morde baba e não fala e mais não tenho apoio nenhum só remedio
Amiga querida! Acabei de descobrir que meu filho é autista nível 1.
@@draLaura_Christina_UFPR quanta saudades de você, esses dias eu e mamãe falamos sobre o quanto queremos uma visita sua ❤️ parabéns pelo filho 🥰 adorei saber que você tá nessa viagem que é ser mãe 😻, e a ideia do canal sempre foi dar esperança pras mães que quando recebem a notícia não sabem o que pode vir a ser, você sabe como fui… difícil, muitas vezes sem noção, mas deu tudo certo pq no fim o que importa mesmo é ser feliz, e tenho certeza que ele é e será… anota meu numero e vamos conversar e quem sabe logo você vem pra Campinas - estou aqui a seis meses e conte comigo pro que você precisar… Fernandinha fez pós sobre autismo ( é psicóloga e assistente social) e certeza que também estará sempre presente pra você ❤️ sinta nosso abraço e tudo vai ficar bem 😘😘😘
@@draLaura_Christina_UFPR quando pegar meu numero me avisa pra eu apagar aqui 😉😘
@@VitaminaMaluca , não estou vendo seu número...
Me passa seu Instagram
@@draLaura_Christina_UFPR YT censurando meu numero na rede de lá eueuzinhaeumezma
Tenho 47 anos de idade sou funcionária pública concursado e formada em ciências contábeis. Minha mãe teve um parto dificil que faltou pouco oxigênio no cérebro. Mas aprendi andar , falar , ler e escrever na idade correta para cada fase. Quando eu tinha 04 anos de idade tive alergia nervosa e curou com medicamento como cardenal. Mas sempre tive dificuldades de expressão minhas as opiniões e sentimentos. Sofri muito com bullying na escola e pouco na faculdade. Há 11 anos faço tratamento psiquiátrico de devido aos traumas de infância e falta de oxigênio no cérebro. Um bom tempo passou o meu irmão tem uma filha com o diagnóstico de autismo leve. O3 anos atrás foi ao psiquiatra à consulta de rotina falei sobre a minha sobrinha de autismo leve que tinha abalado um poucos. Ele diz que tinha traços de autismo leve em mim. Fiquei abalada com isso se os meus pais tive descobre na epoca da infância e adolescência à vida iria diferenças boas. Ele falou que tinha fazer testes , consultas particulares de outros psiquiatras para fechar a um diagnóstico mas não tive dinheiro na epoca. Mas tive que trocar de psiquiatria e de clínica. Mas hoje assistindo seus videos e outros de autismo eu entendo o porquê o diagnóstico nao tinha feito nas épocas passadas vem perdendo as características e atitudes de autismo leve em mim. Na semana passada em consulta de rotina a um psiquiatra eu falei as minhas sobre as suspeitas sobre autismo leve em mim. Ele falou que meu problema no parto e os traumas de infância, oscilações de humor e depressão. E voltar pata fazer terapias comportamental com psicóloga. Eu concordo com ele mas deixou-o falar direito sobre as minhas suspeitas porque o meu auto conhecimento sobre minhas atitudes e comportamentos que ter levado em consideração. Mas pretendo trocar de psiquiatria e procurar uma psicóloga para ter uma orientação sobre as minhas suspeitas sobre o autismo leve. Porque não posso e nem devo fazer um diagnóstico. Hoje só tenho condições ser plano médico que é ipasgo. Moro no estado do Goiás.
Desconfio que sou autista e tive falta de oxigenação no cérebro no momento que nasci. Será que este fato tem haver com o autismo?
@@PraticandoArte Ainda não sei tive que para na busca de diagnóstico porque estou sem dinheiro. Eu assistir uma entrevista com uma especialista na área diz que sim.
@@memecris9870 gratidão por me responder. Vou atrás do diagnóstico ☺️
Obrigado por seu testemunho!..
Muito bom.
Cheguei lá do Grupo do Curso Canal de Sucesso sucesso pra me inscrever em seu canal.
Obrigada porvir aqui 🙃😇
Eu tentei 2 faculdades, uma tranquei no 1° semestre e a outra cheguei a pagar a única DP q falta pra concluir o curso😢 e ñ consegui entregar um trabalho simples😢
Obrigada pelo seu relato
Linda sua história
Eu não procurei diagnóstico, mas devido ao diagnóstico do meu filho com 3 anos me.fez entrar em negação. Daí minha psicóloga me disse que eu tinha as características, mas como eu nunca havia me percebido eu não liguei durante toda a minha vida. Mas eu tenho fobia social, tenho uma hipersensibilidade sensorial, quando foco em algo, eu faço muito bem, mas eu achava que todo mundo era assim. Fui a dois psiquiatras, a segunda da disse que só não fecharia meu diagnóstico porque eu poderia ter esses comportamentos por conta dos abuso que sofri na infância. Talvez se eu for a um psiquiatra como o seu eu pare de me negar e aceitar, mas ainda é um pouco confuso para mim. Mas eu e meu filho temos muitas coisas em comum. Sempre me senti 'quebrada', como se não estivesse de acordo com a sociedade.
Jô... Entendo e me identifico ❤️💙❤️ tudo tem sua hora, qdo decidir eu indico o vídeo #041 lá tá tudo que penso sobre a importância de ir num profissional que entenda da parada 😍
Obrigada, Vanessa. Vou ver se consigo uma consulta com ele. Muito, muito obrigada.
saudade dos seus videos
Até eu! rsrs... me cuidando do lado de cá pra logo logo poder voltar a gravar! Toda essa situação de quarentena me atingiu de forma inesperada! Já busquei ajuda, estou cada dia melhor e assim que "digerir e processar" tudo isso volto pra repartir aqui...
Um dia por vez!
Se cuida do lado daí! e obrigada pelo carinho!
Vitamina Maluca que bom fiquei preocupada 🥰
@@VitaminaMaluca Tb tô com saudades, volta logo e fique sempre bem. Deus abençoe vc e o Rafa.
Emocionei 💕
😘😘
Eu idem nasci e cresci até 17 anos de idade no mesmo lugar com amigos depois da separação dos pais foi terrível à mudança o autista odeia. Eu idem mudei muito de faculdade escutei em bom colégio estreava fácil mas a dificuldade de fazer trabalho em grupo isso é terrível e depois consegui terminar biologia e fiz pós em biologia molecular. Eu entrei há 25 anos atrás concurso governo estadual foi terrível relações hunanos e superei. Eu não pareço mas sou somos diferentes dos outros sabemos entender e observamos muito
Eu nunca comentei ser autista fiz tudo na raça agora que passei por apuros entendo que ocorreu.
feliz por você falar aqui e mais que isso, por confiar em dividir isso aqui! Me identifico com muito do que você relatou, e depois do diagnostico entendi e me perdoei, por nunca ter entendido muito bem as pessoas e por até ter magoado algumas... mas importante é que agora, ciente de tudo isso sempre tento ser um pouco melhor do que fui ontem e seguir tentando ser mais feliz e ajudar o mundo a ser um lugar melhor! Sinta-se em casa por aqui!!! 😘
Estudo. Na. Escola
Luiz mareão
QUALBE O MEDICO O MEDICO QUE DA DIAGUINOSTICO
Oi. Adorei sua camiseta, vende pela internet?
Adoro a minha tb 💙❤️💙 dá pra comprar nesse link
www.elo7.com.br/28presentes/colecao/estampas-naty-souza
Trabalho por conta propria.nao consigo nem tenho vontade de trabalhar em empresa. Para mim a pior parte do trabalho e ter que lidar com pessoas. E em empresas ta recheado delas.
Descobri a pouco tempo que meus dois filhos e meu marido são autistas. Mas eu acho que eu também sou, quem é esse doutor que fez o seu diagnóstico? Como posso encontrá-lo? Eu tenho um canal no RUclips que comecei a falar sobre o assunto, e também fiz uma palestra e passo em escolas públicas contando minha história para distribuir informações sobre o autismo. Parabéns pelo seu conteúdo, amei encontrar seu canal 🥰😘
Oi... sejbem vinda! no video 41 eu falo mais sobre o Dr Estevao, segue o contato dele Dr Estevão Vadasz - (11) 3088 8747 (rua Cristiano Viana, 207 casa 3 - próximo a estação Oscar Freire da linha amarela) - deixe recado na secretaria eletrônica e ele retorna!
Vanessa, parabéns pela iniciativa. Cresci com você e sua irmã! Que orgulho da sua iniciativa!!!
que legal... tantas lembranças boa daquela epoca!!! #SejaBemVida
Tem perfil no insta? O que está na descrição está desativado.
Desativei 😉
Também. Sou. Autista
Leve nível 1
De. Suporte
Oi.Primeira vez q estou ouvindo falar da Berenice Piana🙈,fui no google pra saber quem era.D.
Eternas gratidão a ela e mães e pais que lutaram tanto por essa causa! E agora estamos aqui, dando a cara a tapa pra ajudar especialmente as crianças pra terem uma vida melhor que a minha!! 😘
Sera que sou autista pq tenho muita dificuldade em falar e pronunciar 😢 meu filho é autista foi diagnósticado com 1.8 meses,eu tenho um pouco do comportamento do meu filho hj ele está com 2 anos faz 2 meses que elevei ele ao médico neuropediatra,mas estou pensando em falar com ele sobre isso.
É muito comum depois do diagnóstico do filho descobrir o autismo de um dos pais 😉 que todos vocês estejam bem
Eu também foi no psicologo ele descobriu eu éra Autista
😭😭😭quero meu diagnóstico
Normal a gente lidar com pessoas que deixa a gente cansada
Você é uma autista muito sortuda. Eu não tenho inveja do você. Esse é um sentimento muito ruim. Mas eu gostaria de ter o que você tem. Por conta do meu autismo Asperger, eu nunca tive amigos, sofri muito bullying na adolescência, tenho Transtorno Global do Desenvolvimento, nunca consegui trabalhar, minha vida afetiva é constituída por uma sucessão de frustrações. Enfim, a minha vida sempre foi uma grande merda. Desde os 20 anos eu penso em suicídio. Autistas leves têm 9 vezes mais chance de se suicidarem e morrem muito antes do esperado, e a principal causa é o suicídio.Eu descobri que sou autista por conta própria. Depois de passar pela merda da vida sempre ouvindo os pessoas dizerem que eu sou estranho, e bobo, eu pesquisei na internet sobre Síndrome de Aspeger e aí não foi difícil descobrir o que eu tinha. Foi mais difícil convencer o psiquiatra com quem eu já me tratava de que eu sou autista. Ele finalmente me fez um laudo dizendo que eu estou no TEA. Como comorbidades do meu autismo eu sofro de depressão e TAG. Sou formado em ciências sociais e tenho mestrado nessa área, mas nunca exerci a profissão. Atualmente estou terminando uma pós-graduação Lato Senso em Roteiro para Cinema e Televisão. Essa é a minha última tentativa de viver. Sou ateu, materialista e niilista. Para mim a vida não tem nenhum sentido. Nós somos o produto de um acidente da matéria, em um universo totalmente indiferente a nós. Eu vejo o suicídio como uma saída de emergência da vida, quando ela se tornar insuportável. Morrendo eu deixo de existir e, consequentemente, de sofrer.
Te entendo... Mas acredito que existem momentos tão sublimes que valem a espera da vida. Enquanto, seu foco for no ponto negativo, nada irá se justificar, pois a felicidade é uma escolha, não é uma condição... Se você conseguir mudar de foco, talvez até a vida mude! Mas não é fácil...eu sei...
Guilherme, não tem como ler o que escreveu e deixar passar. Não desista de viver. Mesmo acreditando em tudo que disse, acredito que no fundo você ainda acha que pode tirar algo bom de sua vida. Continue estudando! Continue vivendo e exercitando sua criatividade através de sua nova profissão. A vida é muito mais do que questionamentos existenciais, por mais que isso lhe pareça tão importante. Amigos são importantes, mas posso te afirmar, por experiência própria, que não são tudo nessa vida. Busque coisas 1ue lhe dê prazer, mesmo que pareçam banais. Você é mais importante do que qualquer boçal que acredite que a opinião que possui de você é algo importante o suficiente para ser compartilhado. A opinião mais importante é a sua própria e não há ninguém mais importante na sua vida do que vc mesmo.
@@cheftrinnity obrigado.
A vida não é facil pra ninguèm com sindrome ou sem. Não pense que o suicidio será a solução porque não é. No fundo vc quer matar apenas a dor. Busque a Deus, eu sei que vc disse que é ateu mas posso te afirmar que Deus ja me ajudou muito. Tenho dois filhos autistas e sou muito grata a Deus por te los em minha vida. Fique bem bjs
@@CrisSantos-jd1qm eu respeito a sua maneira de pensar, mas eu sou um ateu convicto.
Como acho este Dr Estevão? Preciso de ajuda!
Acha o @rafazeit no insta e manda seu telefone, toda quinta estou na clinica pra consulta com o Luciano (meu psicólogo) e daí deixo seu número com ele
Qual é a especialidade do dr. Estevão?
Psquiatria, falo mais dele no video #041, você já viu esse?
Oi, boa noite! Vc não chegou a fazer a Avaliação Neuropsicológica antes de passar pelo Dr Estevão Vadasz, né? Pois tenho dúvidas se seria melhor passar por essa Avaliação antes da consulta com ele.
Na real se ele achar necessário ele pede! ;)
Faço tratamento de transtorno bipolar. Mas que tenho traços de autismo. .mas o médico disse que eu tinha um determinado profissional para realizações
De uns teste. Mas nao tive dinheiro para isso.
Mas Vanessa vc disse um fator muito importante se perdoar certos atitudes
eu acho que o principal ganho que eu tive foi esse, o de me entender e me perdoar... e agora tento agir mais de acordo com as regras desse planeta! rsrsrs ❤️💙❤️
Eu descobri que sou autista a pouco tempo
💙
Eu queria saber se chorar quando esta contando um assunto que te interessa é característica de autismo? Porque isso sempre acontece cmg. Quando alguem comeca falar cmg sobre algo que eu gosto eu choro, mas não é de tristeza. Eu mts vzs tento esconder o choro, mas isso acontece sempre eu n consigo controlar. No trabalho me atrapalha mt? Eu ja me vi em muitas características autistas, queria saber se essa pode ser uma?
Não sei se é caracteristica, mas lembre que ninguem é igual nesse mundo e por tabela nao reage igual, e isso se repete entre os autistas, cada um é um, lembre que o importante na avaliação é o tripe do diagnóstico... que nem lembro agora qual é, kkkk, mas em algum video falei e outros canais falam tb... então pode ter de tudo eu acho que no 59 falo disso, mas não tenho certeza... o melhor é ir sempre direto num especialista, tá bom?
Senhora, a senhora toma algum remédio?
Tenho 15. Anos de idade 😂😂😂
Tenho um filho autista 7anos eu sempre fui o esquisito da turma fui ate a crinica mental o pisquiatra falou que eu ja sendo adulto Nao sou autista fui diagnosticado esquizofrenia e retardo mental mas mim vejo sendo autista
Tem tanto médico desatualizado que só dá pra acreditar naqueles que entendem mesmo da parada, tem um vídeo onde falo da minha primeira perícia médica pra concurso e o médico disse que eu não era autista pq isso é diagnóstico infantil... como se com a maioridade viesse tb a "cura" rsrs sugiro seguir na busca...
Amigo procuro um psiquiatra especialista em autismo. Fui em uma médica que além de diagnosticar meu autismo ainda falou que os sintomas de meu pai e irmão que são diagnóstico desde sempre com esquizofrenia tb são autista viu!
Vanessa aquela mesma pergunta se o seu marido fosse um frentista de postade gasolina um porteiro vc ficaria com ele ?
Faleique vou responder fim de semana com calma 🤪
😘
😘😘🙏
Pelo menos te avisarm minha filha, te deram um toque graças à Deus, e quando todos ficam te trolando e rindo da sua cara ,sabe quando todo mundo sabe e tiram sarro da sua cara e quando você começa a cair a ficha e é tarde demais? Essa pessoa, ou estas caiu foi do céu
Vanessa, você poderia fazer um vídeo relacionado a higiene pessoal de autistas? Pq existem pessoas que falam que autistas não tomam banho não cheiram bem etc
Kkkk... Aiaiai... 😬 Cada uma... Eu tenho tanta sensibilidade com cheiros que sou maluca por perfumes e sempre carrego desodorante, fora banhos...
Anotado farei vídeo sim 😉
@@VitaminaMaluca eu não sou autista e não gosto de perfume e as vezes esqueço de tomar banho ( tenho deficit de memória e TDAH) rsrsrs, cada caso é único, neurodiverso não é um rotulo.
@@minhavidadoceeamarga9359 verdade, em varios videos falo isso, que ninguém é igual... eu também tenho déficit de atenção e acho que ele é o que mais me da problemas... rsrsrs
Meu filho autista leve toma banho,escova os dentes...
@@venusaline que legal, eu me policio com os dentes, sinto muita aflição com a escovação, que me agonia muito daí pra cuidar dos dentes uso fio dental pra ficar escovando menos. 😔🙈
Vanessa desculpa a pergunta com quantos anos vc começou falar ? Só por curiosidade tenho um filho e acho que ele é autista
Não tenho uma informação segura, meu pai que lembraria tudo morreu e minha mãe nunca lembra datas, mas demorei, minha irmã 2 anos mais nova começou a balbucear na idade normal e só então meus pais se ligaram que eu estava atrasada... Começaram fono e daí, qdo comecei a falar não parei mais 😉
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤💋
❤️💙❤️
Você passou em várias faculdades federais e não se considera gênio??
Estou gostando muito dos seus relatos e da sua sinceridade. Parabéns pelo canal!
Ei, você diz em determinado momento do video que algumas pessoas dizem "você não é autista nada", bom, eu não sou especialista, mas para mim, julgando por todos os videos do seu Canal que assisti até agora, você é claramente um caso de autismo leve. Inclusive, seus relatos me lembram o livro "Passarinha" da autora Kathryn Erskine, no qual a protagonista é uma menina de dez anos e portadora da Síndrome de Asperger. Você conhece esse livro? Recomendo muito!
Ainda nao li mas esta na minha lista 😉 sobre as aprovações eu tive muita sorte de ter estudado num Colégio muito bom! Era muito puxado mas valeu, ne? 🙏
Vc eh linda, nem parece. 💗💖
Ola sou eu O EDUARDO como vc esta lembra quando perguntei para vc ? Pergutei se seu marido fosse um frentista de posto um controlador de avesso vc ficaria com ele ?
você tem problema em entender piadas, ironias, brincadeiras e palavras de duplo sentido?
Totalmente pra todas... tem até um episódio aqui que meu marido fala disso... acho que é no #032 🙈🙈
@@VitaminaMaluca vou procurar, obg
.
Perfeito ❤️💙❤️