Taty, é importante analisar também, os motivos desses livros serem os mais vendidos no país. O que falta em nós, para que se estimule tanto o mercado da auto ajuda? Amei o vídeo!!! Como sempre muito proveitoso. Um abraço ❤️
Eu acretido que a literatura é uma ferramenta de reflexão e auto reflexão sobre o mundo e sobre nós mesmos. Muitos pensamentos,comportamentos e conhecimentos adquiri pela literatura.
Eu tenho rancinho do Cortela desde quando ele fez marketing interno para o banco do Brasil onde trabalhei. Juro que ainda não superei. Um dia quem sabe!
@@Valerumlivro sim, marketing interno pra levantar a imagem do banco com os "colaboradores" e também um curso (obrigatório, e no meio de todos os afazeres que, óbvio, o banco não liberou tempo extra para fazê-lo) sobre o valor do trabalho.
É tanto aproveitador nessa onda coaching que eu to pegando ranço até das palavras tipo produtividade, pró-atividade etc (nem vou citar os estrangeirismos bizarros). Não digo que é o caso do Cortela, pois sequer conheço seu trabalho, mas o ranço elimina a vontade de fazê-lo. Ps: saber que ele tbm surfa na onda "motivacional" para trabalhadores não ajuda tbm rsrs. Mas foi bom saber.
Aprendi por experiência própria, por cima de muita desilusão e fracasso, que as pessoas são muito complicadas, e que nada funciona tal qual uma fórmula, como acontece sempre nos livros de auto-ajuda. Somente a ação, por meio da tentativa e erro pra só depois acertar, pode nos trazer realização. O tempo que passei lendo esses livros (li muitos e muitos), na verdade só me fez perceber que ali lendo-os eu estava a fazer nada e em total isolamento das pessoas e das lutas cotidianas. Os livros podem ajudar em algumas coisas, mas se fiar demais neles é o mesmo que querer manter-se à parte do contato com as pessoas e da ação, que são as únicas ferramentas que podem nos habilitar a qualquer realização que quisermos efetuar, seja ela de que tamanho for. Em suma, lendo livros você não está fazendo nada na vida real. Só está lendo teorias sobre a vida, e a vida não funciona nem um pouco por meio de teorias. As circunstâncias da luta pelo pão de cada dia e da luta em busca do sucesso e as pessoas com quem iremos nos haver pra conseguir tais coisas costumam ser bem diferentes ao vivo do que aquilo que está escrito em manuais.
A literatura foi grande formadora do meu carater. Foi meu porto seguro. O fascínio da "auto ajuda" sobre as pessoas, mostra muito o momento em q vivemos. Eles aparecem como uma formula mágica "faça isso e seja feliz", no lugar de "o q será q te faz feliz". As pessoas buscam, a qualquer preço, não precisar se olhar. Não se conhecer. Q é o q faz a literatura. Mesmo q de forma abstrata, ela nos mostra o espelho, um espelho sem filtro. Mas, isso é o maior pavor de muitas pessoas
Maravilhoso esse vídeo Taty interessante essa análise do Cortella sobre "os livros de auto ajuda" afinal um livro ou texto realmente ajuda quando nos faz refletir ao invés de seguir um roteiro de recomendações
O canal sempre com bom conteúdo. Acompanho faz tempo . Tudo pode ser tirado o lado bom ou quase tudo . As vezes livro tem a capacidade de mecher com agente sem que saibamos . Eu li um livro de auto ajuda e nem liguei muito . Era sobre gestão financeira . Cara , toda vez que eu ia comprar algo pensava em economizar kkkkkk e essa nem era a minha intenção , eu li o livro por indicação de alguém que gosto muito chama mente milionária.
Sem dúvida a Literaratura ajuda nesse processo de autoconhecimento, muito do que sou hoje e que entendo que sou, devo à Literatura. Respondendo: Já fiz eneagrama, é muito louco mesmo, rsrs. Beijos! 😘😚😙
Eu já li toda espécie de livros de auto-ajuda. E muito aprendi com isso. Porém, nada em minha vida mudou de forma tão intensa como está escrito nesses livros, quando passei a aplicar os princípios. Nada na prática é tão vívido como na teoria. Na vida real as circunstâncias costumam ser muito ásperas e as pessoas costumam ser mais difíceis de lidar. E a teoria termina por não ter respaldo algum na hora de a onça beber água.
Acho que quando lemos um livro consciente ou não refletimos sobre nós mesmo, a literatura pode ser um dos caminhos para salvar sim, mas também depende de fatores externos, ela por si só não vai salvar
Concordo demais que a literatura seja uma especie de colírio para olharmos mais internamente para nós mesmo. Também acho super dignas essas ferramentas, como por exemplo, o eneagrama, os signos, que nos ajudam a reconhecer coisas em nós mesmos. Acho que o mais difícil, e o mais importante de refletir, é saber como usar esse tipo de informação ao nosso favor. Como você mesma citou Marx, não adianta ter informação sem ação. Adorei o vídeo!
Acho que hoje o interesse comercial se sobressaiu tanto com os livros que a autoajuda virou uma ferramente bastante útil para torna-se um autor que vende mais ou menos. Depressão e ansiedade crescendo de forma exponencial, mídias ditando à torta e à direita como devemos ser, nos comportar, agir, amar, existir, estamos cada vez mais nos distanciamos dos nossos "eus" verdadeiros e essenciais, nos frustando, nos perdendo e buscando uma forma de reverter isso. Quando se está perdido, sem rumo e desesperado para melhorar a autoestima, relações sociais ou vida profissional/acadêmica/econômica, nada melhor do que um livro dizendo "Ajuda quântica nos maiores problemas da sua vida! Leia e melhore sua vida em até uma semana!"
Costumo pensar que a literatura me salvou de uma forma bem literal. Minha infância foi de poucas amizades e na adolescência tive poucos amigos, mais precisamente por conta de minha natureza introvertida. Descobri os livros por acaso, num sábado de muito tédio dentro de casa... E foi justamente um livro considerado autoajuda: O Poder do Subconsciente, de Joseph Murphy. Hoje penso sobre aquele adolescente que eu era e suponho que eu saí da condição de suicida em potencial, para um entusiasmado leitor incurável... Sou novato no canal.
Acho q a literatura poder ter qualquer função. E uma arte no geral. Pode n ter função nenhuma tbm. Pode ajudar pessoas a viver (biblia, alcorão), pode ajudar as pessoas a morrer ( o sofrimento do jovem werther) , pode assumir a forma de entretenimento vazio, ou conhecimento profundo de verdades criadas. Enfim, acredito que dependendo de como se lê, a literatura pode assumir qualquer função. Eu já tirei motivos pra viver de o mundo assombrado por demônios do Carl Sagan até a metamorphose do "kafta" . E isso é apaixonante.
Eu sempre achei uma armadilha buscar conhecer a si mesmo. Somos inconstantes, as atitudes diárias mais simples, e nossas limitações nos moldam, os instintos mais primitivos do ser humano são revelados e sempre os mesmos diante de uma escassez.
Acho que mais do que conhecimento é uma compreensão do corpo (que não precisa ser o físico). Gosto da frase de Píndaro que diz torna-se a si mesmo. Ela complementa a frase de Sócrates. Ou se compõe com ela.
Sobre o eneagrama tem uma banda chamada Sleeping at last (não sei se você já ouviu falar) que lançou um álbum chamado Atlas: Enneagram. As músicas são os números do eneagrama e é de acordo com o número da sua personalidade, aí vc acha que a música foi feita pra vc.
Este vídeo foi indicado pelo canal do Cortella, nesta data (16/09), como a melhor resenha sobre o livro 'Nem Anjos, Nem Demônios'. Parabéns @tatianyleite pela qualidade do conteúdo aqui produzido, e principalmente pelo reconhecimento do próprio autor do livro. Vida longa ao Vá ler um Livro!! Canal do Cortella [comunidade]: ruclips.net/channel/UCyTS929PXJSUiBEFSzdypgg
@@Valerumlivro Agradeço pela atenção... Acompanho o canal a cerca de um ano, depois de ver um vídeo no canal 'English in Brazil by Carina Fragozo' com a participação da @tatianyleite, vcs são ótimos!! Continuem daí que vou continuar acompanhado daqui, combinado!? Abs.
Já ví um pensamento parecido com o do Cortella em uma crônica da Martha Medeiro a alguns anos, em que ela fala sobre os livros de autoajuda e questiona essa ideia pejorativa e o conceito do que é um livro de autoajuda. Poque Jorge Amado ñ pode ser autoajuda? ou Sylvia Plath? se em todos bom livro temos reflexos de pessoas, vidas, do mundo... não cabe a min como leitor usar isso para meu autoconhecimento? Já nem sei quantas vezes um livro me deu uma resposta pra um dilema pessoal, ou quando fui inspirado por um personagem.
O problema de livro de autoajuda é que é viciante. Eu tenho um livro (autoajuda) que eu já li quatro vezes e ainda assim não mudei o que precisava ser mudado em mim. A pessoa pensa que o livro é uma espécie de guru… esse que o lado ruim, mas de resto é bom sim.
Amei este assunto 😍 sou evangélica, amo literatura. Porém a "bela" auto ajuda me dá asco😅 e algumas vezes tenho uma certa dificuldade até mesmo nos religiosos 😥 com exceção da bíblia ❤ penso desse modelim ai: por favor, parem de fazer merda!😆
Então Tati, acreditar que a literatura cura é transformador, nos aspectos filosóficos, sociais, emocionais. Eu a vejo como um constante apredizado. Mas também tenho refletido no inverso. Eu transformada pela vida, ao ler a literatura eu interpreto o meu ponto de vista formado sobre o mundo. E fico nesse paradoxo cíclico por muito tempo. 'Só sei que nada sei"
Como eu nunca gostei de livros de autoajuda, então tá sussa. Acredito que o conteúdo funcionou para o autor, mas talvez não vá funcionar pra mim. Então ao invés de perder tempo lendo como o vizinho resolveu os problemas dele, prefiro eu mesmo quebrar a cabeça e resolver os meus problemas.
A filosofia é uma descoberta acredito, junto à literatura. Sócrates é inteiramente sábio ao ser humilde com seus próprios conhecimentos. Vamos ler gente! E vamos ver esses videos fds..
No brasil a auto-ajuda venceu, a sociedade tende a um espirito materialista exibicionista e comportamento mais sensualista que existe., a formacao classica/catolica morreu no Brasil, atraves do establishment, cultura pos-moderno
Gosto muito da literatura auto ajuda, pois nos leva sim a nos conhecermos melhor, nos entendermos melhor e consequentemente externalizar a nossa posição no mundo exterior.
Taty, é importante analisar também, os motivos desses livros serem os mais vendidos no país. O que falta em nós, para que se estimule tanto o mercado da auto ajuda? Amei o vídeo!!! Como sempre muito proveitoso. Um abraço ❤️
É que o peso do preconceito contra livro de autoajuda é menor que o preconceito de pessoas com problemas psicológicos. Acho.
Eu acretido que a literatura é uma ferramenta de reflexão e auto reflexão sobre o mundo e sobre nós mesmos. Muitos pensamentos,comportamentos e conhecimentos adquiri pela literatura.
idem aqui!
🌏 www.maestriaesucesso.com.br 👈
A MENTALIDADE CERTA É O PRIMEIRO PASSO PARA CONQUISTAR OS OBJETIVOS
Eu tenho rancinho do Cortela desde quando ele fez marketing interno para o banco do Brasil onde trabalhei. Juro que ainda não superei. Um dia quem sabe!
jura?????? mas ele fez algo extra ou o fato do mkt em si?
@@Valerumlivro sim, marketing interno pra levantar a imagem do banco com os "colaboradores" e também um curso (obrigatório, e no meio de todos os afazeres que, óbvio, o banco não liberou tempo extra para fazê-lo) sobre o valor do trabalho.
É tanto aproveitador nessa onda coaching que eu to pegando ranço até das palavras tipo produtividade, pró-atividade etc (nem vou citar os estrangeirismos bizarros). Não digo que é o caso do Cortela, pois sequer conheço seu trabalho, mas o ranço elimina a vontade de fazê-lo. Ps: saber que ele tbm surfa na onda "motivacional" para trabalhadores não ajuda tbm rsrs. Mas foi bom saber.
Sério?! E a monja que fez mkt de cerveja? kkkk...não se prenda, eles são mais que isso.
Aprendi por experiência própria, por cima de muita desilusão e fracasso, que as pessoas são muito complicadas, e que nada funciona tal qual uma fórmula, como acontece sempre nos livros de auto-ajuda.
Somente a ação, por meio da tentativa e erro pra só depois acertar, pode nos trazer realização.
O tempo que passei lendo esses livros (li muitos e muitos), na verdade só me fez perceber que ali lendo-os eu estava a fazer nada e em total isolamento das pessoas e das lutas cotidianas.
Os livros podem ajudar em algumas coisas, mas se fiar demais neles é o mesmo que querer manter-se à parte do contato com as pessoas e da ação, que são as únicas ferramentas que podem nos habilitar a qualquer realização que quisermos efetuar, seja ela de que tamanho for.
Em suma, lendo livros você não está fazendo nada na vida real. Só está lendo teorias sobre a vida, e a vida não funciona nem um pouco por meio de teorias. As circunstâncias da luta pelo pão de cada dia e da luta em busca do sucesso e as pessoas com quem iremos nos haver pra conseguir tais coisas costumam ser bem diferentes ao vivo do que aquilo que está escrito em manuais.
Eu sinto isso nos livros d autoajuda, como se passasse receita e não sugestão. O "pense isso" invés de "pense nisso".
A literatura foi grande formadora do meu carater. Foi meu porto seguro.
O fascínio da "auto ajuda" sobre as pessoas, mostra muito o momento em q vivemos. Eles aparecem como uma formula mágica "faça isso e seja feliz", no lugar de "o q será q te faz feliz".
As pessoas buscam, a qualquer preço, não precisar se olhar. Não se conhecer. Q é o q faz a literatura. Mesmo q de forma abstrata, ela nos mostra o espelho, um espelho sem filtro. Mas, isso é o maior pavor de muitas pessoas
Amo os seus pensamentos que tu demonstra em um vídeo é tão maravilhoso que me faz bem
Maravilhoso esse vídeo Taty interessante essa análise do Cortella sobre "os livros de auto ajuda" afinal um livro ou texto realmente ajuda quando nos faz refletir ao invés de seguir um roteiro de recomendações
Faz muito sentido o que o cortella disse. Eu sempre sinto que me conheço um pouco mais com a literatura mas como se eu me visse de fora, sabe?
exato!!
O canal sempre com bom conteúdo. Acompanho faz tempo . Tudo pode ser tirado o lado bom ou quase tudo . As vezes livro tem a capacidade de mecher com agente sem que saibamos . Eu li um livro de auto ajuda e nem liguei muito . Era sobre gestão financeira . Cara , toda vez que eu ia comprar algo pensava em economizar kkkkkk e essa nem era a minha intenção , eu li o livro por indicação de alguém que gosto muito chama mente milionária.
Sem dúvida a Literaratura ajuda nesse processo de autoconhecimento, muito do que sou hoje e que entendo que sou, devo à Literatura. Respondendo: Já fiz eneagrama, é muito louco mesmo, rsrs. Beijos! 😘😚😙
Eu já li toda espécie de livros de auto-ajuda. E muito aprendi com isso. Porém, nada em minha vida mudou de forma tão intensa como está escrito nesses livros, quando passei a aplicar os princípios. Nada na prática é tão vívido como na teoria. Na vida real as circunstâncias costumam ser muito ásperas e as pessoas costumam ser mais difíceis de lidar. E a teoria termina por não ter respaldo algum na hora de a onça beber água.
Achei ótimo, a minha psicóloga fala sempre isso para eu me conhecer. Saber o que gosto, meus desejos etc
essencial!!
Adorando esses vídeos! A literatura é conhecimento do outro e de si mesmo!
Oi. Não estou perdida não! Só estou com muita coisa sobre TCC 😊. Amo vcs demais ❤❤
Eu super acho que sim, tanto que teve um livro da clarice que meio que mudou minha vida porque foi muito fundo nessas pira de autoconhecimento.
Acho que quando lemos um livro consciente ou não refletimos sobre nós mesmo, a literatura pode ser um dos caminhos para salvar sim, mas também depende de fatores externos, ela por si só não vai salvar
arrasou!!
Concordo demais que a literatura seja uma especie de colírio para olharmos mais internamente para nós mesmo. Também acho super dignas essas ferramentas, como por exemplo, o eneagrama, os signos, que nos ajudam a reconhecer coisas em nós mesmos. Acho que o mais difícil, e o mais importante de refletir, é saber como usar esse tipo de informação ao nosso favor. Como você mesma citou Marx, não adianta ter informação sem ação. Adorei o vídeo!
Acho que hoje o interesse comercial se sobressaiu tanto com os livros que a autoajuda virou uma ferramente bastante útil para torna-se um autor que vende mais ou menos. Depressão e ansiedade crescendo de forma exponencial, mídias ditando à torta e à direita como devemos ser, nos comportar, agir, amar, existir, estamos cada vez mais nos distanciamos dos nossos "eus" verdadeiros e essenciais, nos frustando, nos perdendo e buscando uma forma de reverter isso. Quando se está perdido, sem rumo e desesperado para melhorar a autoestima, relações sociais ou vida profissional/acadêmica/econômica, nada melhor do que um livro dizendo "Ajuda quântica nos maiores problemas da sua vida! Leia e melhore sua vida em até uma semana!"
Costumo pensar que a literatura me salvou de uma forma bem literal. Minha infância foi de poucas amizades e na adolescência tive poucos amigos, mais precisamente por conta de minha natureza introvertida. Descobri os livros por acaso, num sábado de muito tédio dentro de casa... E foi justamente um livro considerado autoajuda: O Poder do Subconsciente, de Joseph Murphy. Hoje penso sobre aquele adolescente que eu era e suponho que eu saí da condição de suicida em potencial, para um entusiasmado leitor incurável...
Sou novato no canal.
Acho q a literatura poder ter qualquer função. E uma arte no geral. Pode n ter função nenhuma tbm. Pode ajudar pessoas a viver (biblia, alcorão), pode ajudar as pessoas a morrer ( o sofrimento do jovem werther) , pode assumir a forma de entretenimento vazio, ou conhecimento profundo de verdades criadas.
Enfim, acredito que dependendo de como se lê, a literatura pode assumir qualquer função. Eu já tirei motivos pra viver de o mundo assombrado por demônios do Carl Sagan até a metamorphose do "kafta" .
E isso é apaixonante.
Eu sempre achei uma armadilha buscar conhecer a si mesmo. Somos inconstantes, as atitudes diárias mais simples, e nossas limitações nos moldam, os instintos mais primitivos do ser humano são revelados e sempre os mesmos diante de uma escassez.
nossa, entendo total!!! De vez em quando ignorância é uma benção??? =(
Acho que mais do que conhecimento é uma compreensão do corpo (que não precisa ser o físico). Gosto da frase de Píndaro que diz torna-se a si mesmo. Ela complementa a frase de Sócrates. Ou se compõe com ela.
exatamente, Edmar! Mandou bem na lembrança da frase!
Adorei seu vídeo!!!
Muuito legal
Sobre o eneagrama tem uma banda chamada Sleeping at last (não sei se você já ouviu falar) que lançou um álbum chamado Atlas: Enneagram. As músicas são os números do eneagrama e é de acordo com o número da sua personalidade, aí vc acha que a música foi feita pra vc.
MEU DEUS QUE MEDO!!!
Esse #papo livro tem me feito tão bem. mt interessante tudo que tu aborda.
Este vídeo foi indicado pelo canal do Cortella, nesta data (16/09), como a melhor resenha sobre o livro 'Nem Anjos, Nem Demônios'. Parabéns @tatianyleite pela qualidade do conteúdo aqui produzido, e principalmente pelo reconhecimento do próprio autor do livro.
Vida longa ao Vá ler um Livro!!
Canal do Cortella [comunidade]: ruclips.net/channel/UCyTS929PXJSUiBEFSzdypgg
Seja super bem vinda, Sheila! Este é um quadro sem edição, bem bate-papo! Espero que goste deste projeto e dos outros vídeos do canal!
@@Valerumlivro Agradeço pela atenção... Acompanho o canal a cerca de um ano, depois de ver um vídeo no canal 'English in Brazil by Carina Fragozo' com a participação da @tatianyleite, vcs são ótimos!! Continuem daí que vou continuar acompanhado daqui, combinado!? Abs.
Inscrevi hoje no canal!!!! Será incentivo à leitura. Obrigado 😊
Seja super bem vindo, Edmilson! Este é um quadro sem edição, bem bate-papo! Espero que goste deste projeto e dos outros vídeos do canal!
Já ví um pensamento parecido com o do Cortella em uma crônica da Martha Medeiro a alguns anos, em que ela fala sobre os livros de autoajuda e questiona essa ideia pejorativa e o conceito do que é um livro de autoajuda. Poque Jorge Amado ñ pode ser autoajuda? ou Sylvia Plath? se em todos bom livro temos reflexos de pessoas, vidas, do mundo... não cabe a min como leitor usar isso para meu autoconhecimento? Já nem sei quantas vezes um livro me deu uma resposta pra um dilema pessoal, ou quando fui inspirado por um personagem.
A literatura nos humanisa.
boa!!
Acredito muito nisso
Com z
Nem sempre.
todos os livros que vc ja sito nesse quadro eu coloquei na minha listinha, em primeiro lugar, de "livros para comprar E LER" hahaahah
Matilde Campilho diz que a arte "salva momentos". Que não é possível salvar o mundo, mas o momento sim.
_Não seja prescritivo abordando o 'Pense Isso' , mas prescreva o 'Pense Nisso' e sugira para ti msm um novo final, Conhecendo te a ti msm, afinal!_
Oi, sou eneatipo 4, também fiquei louco quando fiz
O problema de livro de autoajuda é que é viciante. Eu tenho um livro (autoajuda) que eu já li quatro vezes e ainda assim não mudei o que precisava ser mudado em mim. A pessoa pensa que o livro é uma espécie de guru… esse que o lado ruim, mas de resto é bom sim.
Vim pela sugestão do Cortella - sou inscrita lá e agora cá ;-)
Seja super bem vindo, Joka! Este é um quadro sem edição, bem bate-papo! Espero que goste deste projeto e dos outros vídeos do canal!
Amei este assunto 😍 sou evangélica, amo literatura. Porém a "bela" auto ajuda me dá asco😅 e algumas vezes tenho uma certa dificuldade até mesmo nos religiosos 😥 com exceção da bíblia ❤ penso desse modelim ai: por favor, parem de fazer merda!😆
Então Tati, acreditar que a literatura cura é transformador, nos aspectos filosóficos, sociais, emocionais. Eu a vejo como um constante apredizado. Mas também tenho refletido no inverso. Eu transformada pela vida, ao ler a literatura eu interpreto o meu ponto de vista formado sobre o mundo. E fico nesse paradoxo cíclico por muito tempo. 'Só sei que nada sei"
vc é incrivel, adoro seus dialogos.
O que é isso de aneagrama?
Senti falta! ♥️
AAAAAAAAAA que fofa, Ana!! Mas, cá estamos
Muito bom!!
Como eu nunca gostei de livros de autoajuda, então tá sussa.
Acredito que o conteúdo funcionou para o autor, mas talvez não vá funcionar pra mim. Então ao invés de perder tempo lendo como o vizinho resolveu os problemas dele, prefiro eu mesmo quebrar a cabeça e resolver os meus problemas.
wow a capa do teu livro é linda!
A filosofia é uma descoberta acredito, junto à literatura. Sócrates é inteiramente sábio ao ser humilde com seus próprios conhecimentos. Vamos ler gente! E vamos ver esses videos fds..
Gostei muito desse vídeo ❤
que bom que gostou, Kelly!!!
Tem vídeo q diz q faz bem ler autoajuda e aqui tão dando conselho pra n ler .
na verdade o contrário, né? rsrs você assistiu ao vídeo? Porque eu falo justamente pra ler o que bem entender! =)
Vim pelo cortella
Seja super bem vindo, André! Este é um quadro sem edição, bem bate-papo! Espero que goste deste projeto e dos outros vídeos do canal!
Deus é eterno???
Imagina o tédio...
No brasil a auto-ajuda venceu, a sociedade tende a um espirito materialista exibicionista e comportamento mais sensualista que existe., a formacao classica/catolica morreu no Brasil, atraves do establishment, cultura pos-moderno
Gosto muito da literatura auto ajuda, pois nos leva sim a nos conhecermos melhor, nos entendermos melhor e consequentemente externalizar a nossa posição no mundo exterior.