O que eu gosto sobre esse filme é que ele é completamente diferente de qualquer outro filme brasileiro, a narração em forma de notícias de rádio, a loucura visual do filme, é impressionante. Há algum tempo eu procurava algum conteúdo sobre esse filme, gostei de você ter feito uma análise, Max.
Com 22 anos Sganzerla se tornou um cineasta consagrado. Nasceu em Joaçaba,se tornou o cineasta catarinense mais famoso do Brasil e abriu portas para o cinema marginal. Fez outras obras de destaque. Inovou com esse filme de uma maneira confusa e doida. Ainda assim ficou bem reconhecido.
Conheci esse filme pela música "Rubro Zorro" da banda Ira!. Inclusive que no "Acústico MTV" o vocalista Nasi cita "Trata-se de um faroeste sobre o terceiro mundo", e que na versão original têm o áudio do filme.
Ta aí um vídeo bem conteudista que define o público do canal, o EntrePlanos demonstra sua identidade ao dar a mesma atenção para o pioneiro do cinema marginal que filmes estrangeiros mais conhecidos tbm receberam. Isso para um público leigo acrescenta muito, tá de parabéns.
Identifico-me muito com este programa sobre cinema e tenho aprendido muito com os episódios temáticos do apresentador. Um dos meus filmes preferidos é também "Blade Runner". Obrigado pela informação tão rica que tenho recebido. Também adoro o Scorcese e tantos outros realizadores que são citados como o Fritz Lang, etc...!
Vale a pena citar a música "Luz vermelha" da Elza Soares com uma letra repleta de referências ao filme e que eu só fui entender depois de ver esse vídeo hahaha
Nossa,tem outro filme brasileiro que achei interessante pelos elementos meio surreais também: "Um trem para as estrelas" ,acho que de 1986. Vi por acaso uma vez no canal brasil e nunca mais esqueci.
Glauber Rocha é um cineasta muito citado e venerado pelos intelectuais de Esquerda,enquanto que o Rogério Sganzerla com seu Cinema Marginal de São Paulo merecia mais atenção,afinal,esse clássico é atemporal e é um retrato do avacalhado universo brasileiro. Entre Planos,quando puder,faça um vídeo sobre o antigo pólo cinematográfico da Boca do Lixo que embora tenha produzido muitas pornochanchadas a toque de caixa,com baixo orçamento,mas surgiram outros títulos interessantes também. Valeu!
Esse filme é minha paixão até hoje, desde adolescente. Quem disse que todo o cinema nacional é ruim? Sem palavras pra dizer como esse filme é incrível.
Gosto da análise e das resenhas que este canal faz, mas com todo o respeito, isso não muda a minha opinião quanto ao filme. Continuo preferindo Glauber Rocha e Zé do Caixão!
Cara, fala de Reds (1981) do Warren Beaty. Eu conheço o filme mas quero que os seguidores do seu canal também conheçam hahaha. Ps: Seu canal é muito bom no que se propõe a fazer. Parabéns pelo conteúdo.
Miscelânea d estéticas midiáticas ... Mano por essas e outras seu canal Tem o meu respeito Max e quanto a película Mais uma obra prima q vc redescobre ao seu público , obrigado 🤔👏🙏
Adoro os seus vídeos e assisto sempre ao canal! Muito bom ver mais análises sobre o cinema brasileiro, que deve sim ser mais debatido e reverenciado. Afinal, essa dominação cultural norte-americana acaba nos tornando míopes em relação ao nosso prórpio cinema e cultura.
E uma dúvida que eu sempre tive quanto à crítica e interpretação de filmes. Quando sabemos que um filme é subversivo(exemplo: ele tem cortes bruscos, drásticos e confusos, com personagens rasos e unidimensionais) ou ele só é um desastre? E como saber se o filme é vanguardista(subvertendo e cometendo erros de direção básicas propositalmente) ou apenas aleatório e mal dirigido?
Como você mesmo disse, é uma questão de crítica e interpretação. Neste caso você estudará o tema que te interessa: cinema. Colocará em prática a metodologia que julgar coerente e expressará sua interpretação crítica com base no que você sabe sobre cinema. Se souberes pouco ou quase nada será uma interpretação medíocre e ignorante, se fores fiel e dedicado às tuas pesquisas compartilhará grandes contribuições à crítica cinematográfica. E se quiseres apenas fingir que sabe algo poderá fazer leituras superficiais de determinados críticos e reproduzir seus discursos porém não produzirá nenhuma contribuição significante. Confie na sua capacidade!
A subversão n é necessariamente um ponto positivo do filme ao meu ver, um cineasta pd cometer um desastre tentando ser subversivo, para saber se foi um erro ou n, tem q ver se cumpre um papel na narrativa.
@@EntrePlanosCinema é prq vc não foi tão técnico e preciso nas análises, como costuma ser. Te acho inteligente pra caramba, perspicaz. Deve ser prq o Azaghal fala muito hahahaha. Mas foi ótimo. Queria muito te ouvir falar mais desse último filme do Tarantino que eu amei tanto. Valeu!
Eu não devo ter capacidade cognitiva o suficiente para entender esse filme, porque pra mim foi uma confusão só e a sensação continua mesmo após ler tantos reviews que se diferem da minha opinião. Ou eu estou num dia ruim para absorver tudo ou ele tem mais importância histórica do que conteúdo mesmo... Vai saber. Pretendo um dia, daqui a alguns anos, rever com outros olhos e entender se foi o momento ou a bagagem cultural que não me permitiu compreender sua dimensão. Porque por ora, eu cheguei quase a detestar :(
Nunca assisti ao filme e gostaria que alguém pudesse me dizer uma coisa sobre ele para que eu tenho vontade (ou não) de vê-lo um dia. Ele é um filme que abarca as ações bandidas do protagonista como metáforas da liberdade (inclusive, estuprar mulheres), colocando o personagem como um anti-heroi a ser seguido, bem ao jeito da cultura marginal (incluindo até tons de lutas de classe)? Ou o filme sempre aponta as ações como vilanicas (ex: Laranja Mecânica), e o filme é válido pela sua estética? Essa foto do diretor abraçando o bandido original no começo do vídeo me faz pensar na primeira opção, o que me dá pouca ou nenhuma vontade de assisti-lo pela carga misogina que há nele. Estuprar mulheres não pode ser uma arma narrativa a ser usada levianamente. Talvez possa entender que o filme é do século XX, mas já estou na cabeça no século XXI.
O filme é baseado num caso real,como diz o vídeo,que por sua vez se inspirou num bandido americano. Se não me engano...Acho que a intenção do filme não era enaltecer as ações do bandido,o que o fez ser revolucionário foi sua forma de narrativa fora do convencional.
O cinema nacional sempre foi uma bagunça e desleixo e o famoso quero fazer filme, dane-se o resultado, se lixando pra opinião da plateia, cada filme e um tapa na cara do espectador.
"Um país sem miséria é um país sem folclore, e um pais sem folclore. O que que nói vamo mostrar pro turista?" Viva Helena Ignez, viva Sganzerla e viva Kleber, que na minha opinião retomou um pouco da vivacidade do cinema marginal com "Bacurau".
Eu filme e bem Mediocre e chato, na minha opinião. Ele quis trazer varios estilos pra esse filme, sinceramente eu acho que ele se perdeu na sua propria "ideia". Eu acho que ele deveria se preocupar mais com o publico eu nunca ouvi um audio de filme tão ruim quanto esse, esses cortes estilo Nouvelle Vague cheio de cortes nada haver um filme sem proposito, ele abriu varios conflitos e não resolveu. Uma grande interrogação esse filme, e mais uma prova de como o Brasil sempre quer imitar os americanos, nada original ele quis criar um filme bizarro um completo caos, e conseguiu esse filme e " BIZARRO DE TÃO RUIM".
Uma prova de que o brasil quer copiar os americanos? Queria saber a bizarrice e o chaos que se passa em sua cabeça e é claro que o audio é ruim, é de 1960, mano. Você pode ter sua opinião, mas vc esta falando besteira em varios momentod
@@geovanegustavo4320 não julgue os outros a partir de você! Em que momento eu disse em minha resposta que eu cheguei a uma conclusão a partir deste vídeo? Quem você pensa quem é para sair ofendendo os outros? Já havia assistido este filme e mesmo com os argumentos colocados de maneira objetiva pelo canal continuo não gostando! Pode ter certeza que não vou ofender ninguém por ter uma opnião contrária a minha.
É pra isso que eu pago internet
Por favor, fale mais sobre cinema brasileiro.
"QUEM ESTIVER DE SAPATO NÃO SOBRA! NÃO PODE SOBRAR!"
A lista de frases inesquecíveis desse filme é gigante haha
O que eu gosto sobre esse filme é que ele é completamente diferente de qualquer outro filme brasileiro, a narração em forma de notícias de rádio, a loucura visual do filme, é impressionante. Há algum tempo eu procurava algum conteúdo sobre esse filme, gostei de você ter feito uma análise, Max.
O S de LSD é de Sganzerla.
O verde e o amarelo na bandeira quem cuspiu foi ele também.
Com 22 anos Sganzerla se tornou um cineasta consagrado.
Nasceu em Joaçaba,se tornou o cineasta catarinense mais famoso do Brasil e abriu portas para o cinema marginal.
Fez outras obras de destaque.
Inovou com esse filme de uma maneira confusa e doida.
Ainda assim ficou bem reconhecido.
Sganzerla é um dos mais autorais/autênticos cineastas da história
Conheci esse filme pela música "Rubro Zorro" da banda Ira!. Inclusive que no "Acústico MTV" o vocalista Nasi cita "Trata-se de um faroeste sobre o terceiro mundo", e que na versão original têm o áudio do filme.
Esse filme é o A day in the life em forma de filme
Ta aí um vídeo bem conteudista que define o público do canal, o EntrePlanos demonstra sua identidade ao dar a mesma atenção para o pioneiro do cinema marginal que filmes estrangeiros mais conhecidos tbm receberam. Isso para um público leigo acrescenta muito, tá de parabéns.
Esse ator que faz o Bandido da Luz Vermelha me lembrou muito o Al Pacino
Idênticos!
Não entendo como as pessoas se privam de coisas como essas. O cinema do Sganzerla é incrível, o cinema nacional é incrível.
Por falar em cinema nacional o que você achou do filme Bacurau?
AMO SEU CONTEÚDO NÃO SEI COMO EXPLICAR !
"O caminho do crime o atrai, como a tentação de um doce..."
Meu filme brasileiro favorito. Posso assistir o Bandido quantas vezes for, sempre o faço com um sorriso no rosto e descobrindo coisas novas.
Que tanta informação nesse filme, realmente é um clássico da contra cultura.
Muito bom!!! Mais videos sobre cinema brasileiro pufavoooooo
Nossa, um dos melhores vídeos que vc já fez! Parabéns, Max!
Excelente Max!
Identifico-me muito com este programa sobre cinema e tenho aprendido muito com os episódios temáticos do apresentador. Um dos meus filmes preferidos é também "Blade Runner". Obrigado pela informação tão rica que tenho recebido. Também adoro o Scorcese e tantos outros realizadores que são citados como o Fritz Lang, etc...!
Vale a pena citar a música "Luz vermelha" da Elza Soares com uma letra repleta de referências ao filme e que eu só fui entender depois de ver esse vídeo hahaha
Fala sobre "O Beijo no Asfalto" e o "Bonitinha mas Ordinária"
De qual versão de "O Beijo No Asfalto" você está falando? Valeu pelas dicas!
Nossa,tem outro filme brasileiro que achei interessante pelos elementos meio surreais também: "Um trem para as estrelas" ,acho que de 1986. Vi por acaso uma vez no canal brasil e nunca mais esqueci.
Finalmente um vídeo de filme "diferentao" que eu ja tinha visto antes rs
Ainda não vi a continuação, vou procurar.
Caramba, não imaginava que esse filme fosse assim. Vou assistir o quanto antes. Muito obrigado!
Glauber Rocha é um cineasta muito citado e venerado pelos intelectuais de Esquerda,enquanto que o Rogério Sganzerla com seu Cinema Marginal de São Paulo merecia mais atenção,afinal,esse clássico é atemporal e é um retrato do avacalhado universo brasileiro. Entre Planos,quando puder,faça um vídeo sobre o antigo pólo cinematográfico da Boca do Lixo que embora tenha produzido muitas pornochanchadas a toque de caixa,com baixo orçamento,mas surgiram outros títulos interessantes também. Valeu!
Inclusive a Hbo ta fazendo uma série linda sobre a Boca do Lixo e afins. Magnifica 70 o nome.
Sganzerla é o significado de cinema brasileiro, Glauber é foda tbm, khori tbm tem sua importância, cada um no seu terreno
Eu amo esse filme. É o meu filme nacional preferido e está entre os meus 10 filmes mais amados.Será que Tarantino assistiu?
Que vídeo Maravilhoso. Parabéns pelo trabalho.
Esse filme é minha paixão até hoje, desde adolescente.
Quem disse que todo o cinema nacional é ruim? Sem palavras pra dizer como esse filme é incrível.
Haha o Laranja Mecânica (1971), brasileiro. Só que ao invés do bandido se dar mal, ele fica sussa e só acaba com o fim do mundo.
ele nao fica sussa, e sua comparação não tem nem pé nem cabeça pq laranja mecanica veio depois kk
Seria interessante um vídeo sobre o Assalto ao Trem Pagador e o Pagador de Promessas, clássicos nacionais maravilhosos.
Cara, que massa! Max, uma dica, que tal um quadro tratando só sobre o nosso cinema? Um abraço.
Ótimo vídeo! Por favor, continue falando sobre cinema brasileiro.
Max que vídeo incrível. Assisti ao filme há uns dias e essa crítica só enalteceu ainda mais minha experiência com ele!
Quer ver esse vídeo e não curtir , não sobra...
Gente! Que análise interessante!
Mas tenho certeza que se eu tivesse visto esse filme, teria detestado!! ^^"
Gosto da análise e das resenhas que este canal faz, mas com todo o respeito, isso não muda a minha opinião quanto ao filme. Continuo preferindo Glauber Rocha e Zé do Caixão!
eu vi e fiquei bem triste que não gostei... bressane tb não suporto, com exceção de "matou a família e foi ao cinema". prefiro walter hugo khouri 💖
Acabei de assistir o filme e vim assistir a sua análise! Muito bom!
já tô procurando algum caminhão tombado pela rua.
Video pesadíssimo! Muito foda!
Adoro esse filme, vídeo ótimo como sempre :D
Recomendo o trabalho do grande ator Clóvis Basílio dos Santos, protagonista de memoráveis cenas no e do cinema marginal autoral brasileiro !!!!
Que foda! Analise mais cinema brasileiro!
Por algum motivo, eu achei que você iria falar do verdadeiro Bandido da Luz Vermelha
Max, você poderia falar sobre as melhores trilhas sonoras de filmes?!
Qualquer uma do Troinha!!!
Fala sobre Rappe and Revenge, o que é? Como surgiu? Por que surgiu? E se o gênero está ou não em alta.
Excelente análise, Max
Cara, fala de Reds (1981) do Warren Beaty. Eu conheço o filme mas quero que os seguidores do seu canal também conheçam hahaha. Ps: Seu canal é muito bom no que se propõe a fazer. Parabéns pelo conteúdo.
Noooossa, esse ano até pensei em rever o filme mas desanimei. Agora vou com certeza!!!!
Vi foi um dos documentários sobre Orson Welles
Eu preciso rever esse filme, o som péssimo estragou a minha experiência totalmente
Excelente vídeo, boa aula sobre o cinema brasileiro.
Esse filme parece ser uma zona.
Miscelânea d estéticas midiáticas ...
Mano por essas e outras seu canal
Tem o meu respeito Max e quanto a película
Mais uma obra prima q vc redescobre ao seu público , obrigado 🤔👏🙏
Queria ver ele falando sobre o musical A noiva da cidade. Um filme de humberto mauro muito atual.
Adoro os seus vídeos e assisto sempre ao canal! Muito bom ver mais análises sobre o cinema brasileiro, que deve sim ser mais debatido e reverenciado. Afinal, essa dominação cultural norte-americana acaba nos tornando míopes em relação ao nosso prórpio cinema e cultura.
Clóvis Basílio dos Santos é um ator com um trabalho que vc vai gostar então, representa com uníssono de aprovação o caráter do cinema brasileiro.
Aqui no YT ainda falta análises sobre a Caravana Farkas e a Belair Filmes...
Tá ok
Eu não esperava vc fazer um vídeo desse filme
Pq?
E uma dúvida que eu sempre tive quanto à crítica e interpretação de filmes. Quando sabemos que um filme é subversivo(exemplo: ele tem cortes bruscos, drásticos e confusos, com personagens rasos e unidimensionais) ou ele só é um desastre? E como saber se o filme é vanguardista(subvertendo e cometendo erros de direção básicas propositalmente) ou apenas aleatório e mal dirigido?
Como você mesmo disse, é uma questão de crítica e interpretação. Neste caso você estudará o tema que te interessa: cinema. Colocará em prática a metodologia que julgar coerente e expressará sua interpretação crítica com base no que você sabe sobre cinema. Se souberes pouco ou quase nada será uma interpretação medíocre e ignorante, se fores fiel e dedicado às tuas pesquisas compartilhará grandes contribuições à crítica cinematográfica. E se quiseres apenas fingir que sabe algo poderá fazer leituras superficiais de determinados críticos e reproduzir seus discursos porém não produzirá nenhuma contribuição significante. Confie na sua capacidade!
Debois: Muito obrigado pela explicação.
A subversão n é necessariamente um ponto positivo do filme ao meu ver, um cineasta pd cometer um desastre tentando ser subversivo, para saber se foi um erro ou n, tem q ver se cumpre um papel na narrativa.
Só o Max pra fazer algo assim.
Alguém sabe o nome da música. Que é o tema do filme?
Q loucura
Uma das loucuras mais impressionantes do nosso cinema!
Andei pesquisando e ví que saíram outros filmes do Cinema Marginal e não sofreram sanções com a instauração do AI5. Curioso não?
cara, o diretor mais censurado do Brasil era do cinema marginal kk
Boa noite mas só pras pessoas fazendo trabalho sobre esse filme específico às 2:30 da manhã
fez video desse filme pra gente entrar no clima pra coringa?
Muito bom o video, fala sobre o Sao Paulo S.A
Excelente Vídeo
Muito bom
Esse é um dos canais que eu mais gosto, continue com o ótimo trabalho
Meu segundo filme favorito
Como li, o bandido sempre foi vítima de um sistema, e no fim ele virou um tipo de propaganda do sistema q sempre o oprimiu
Max, vc ficou nervoso no Nerdcast?
Nada, fiquei tranquilo, até porque eu já tinha participado do Nerdcast outra vez antes (:
@@EntrePlanosCinema é prq vc não foi tão técnico e preciso nas análises, como costuma ser. Te acho inteligente pra caramba, perspicaz. Deve ser prq o Azaghal fala muito hahahaha. Mas foi ótimo. Queria muito te ouvir falar mais desse último filme do Tarantino que eu amei tanto. Valeu!
Sganzerla melhor q Glauber. Falo mesmo
Essa é a sua opnião. Cada um tem a sua!
Sganzerla melhor do Brazilzilzil yelloow Green Green yelloow green green mr sganzerla!!
Costa-Gavras!!!!
Por favor
Esse filme não faz menor sentido pra mim, entendi a história, e talvez as críticas. Mais não foi lá essas coisas.
Eu não devo ter capacidade cognitiva o suficiente para entender esse filme, porque pra mim foi uma confusão só e a sensação continua mesmo após ler tantos reviews que se diferem da minha opinião. Ou eu estou num dia ruim para absorver tudo ou ele tem mais importância histórica do que conteúdo mesmo... Vai saber. Pretendo um dia, daqui a alguns anos, rever com outros olhos e entender se foi o momento ou a bagagem cultural que não me permitiu compreender sua dimensão. Porque por ora, eu cheguei quase a detestar :(
caralho que loucura ahahaha
Nunca assisti ao filme e gostaria que alguém pudesse me dizer uma coisa sobre ele para que eu tenho vontade (ou não) de vê-lo um dia.
Ele é um filme que abarca as ações bandidas do protagonista como metáforas da liberdade (inclusive, estuprar mulheres), colocando o personagem como um anti-heroi a ser seguido, bem ao jeito da cultura marginal (incluindo até tons de lutas de classe)?
Ou o filme sempre aponta as ações como vilanicas (ex: Laranja Mecânica), e o filme é válido pela sua estética?
Essa foto do diretor abraçando o bandido original no começo do vídeo me faz pensar na primeira opção, o que me dá pouca ou nenhuma vontade de assisti-lo pela carga misogina que há nele. Estuprar mulheres não pode ser uma arma narrativa a ser usada levianamente. Talvez possa entender que o filme é do século XX, mas já estou na cabeça no século XXI.
O filme é baseado num caso real,como diz o vídeo,que por sua vez se inspirou num bandido americano. Se não me engano...Acho que a intenção do filme não era enaltecer as ações do bandido,o que o fez ser revolucionário foi sua forma de narrativa fora do convencional.
Meu deus que merda de comentário pqp
Seria melhor se esse rapaz não aparecesse, ficasse apenas na narração.
Mas ele é tão bonitinho
Sganzerla maior do Brasilsilsil
Rogerio sganzerla foi melhor que glauber rocha pena que não tenha seja tão reconhecido quanto glauber
Haja LSD !!! 😎😎😎
Fala sobre Bacurau
Like
O cinema nacional sempre foi uma bagunça e desleixo e o famoso quero fazer filme, dane-se o resultado, se lixando pra opinião da plateia, cada filme e um tapa na cara do espectador.
Amém
"Um país sem miséria é um país sem folclore, e um pais sem folclore. O que que nói vamo mostrar pro turista?"
Viva Helena Ignez, viva Sganzerla e viva Kleber, que na minha opinião retomou um pouco da vivacidade do cinema marginal com "Bacurau".
Nâo consigo gostar desse filme
Que bosta de filme.
Eu filme e bem Mediocre e chato, na minha opinião. Ele quis trazer varios estilos pra esse filme, sinceramente eu acho que ele se perdeu na sua propria "ideia". Eu acho que ele deveria se preocupar mais com o publico eu nunca ouvi um audio de filme tão ruim quanto esse, esses cortes estilo Nouvelle Vague cheio de cortes nada haver um filme sem proposito, ele abriu varios conflitos e não resolveu. Uma grande interrogação esse filme, e mais uma prova de como o Brasil sempre quer imitar os americanos, nada original ele quis criar um filme bizarro um completo caos, e conseguiu esse filme e " BIZARRO DE TÃO RUIM".
Uma prova de que o brasil quer copiar os americanos? Queria saber a bizarrice e o chaos que se passa em sua cabeça e é claro que o audio é ruim, é de 1960, mano. Você pode ter sua opinião, mas vc esta falando besteira em varios momentod
Péssimo, como qualquer filme brasileiro.
Que horror!!!
Bom mesmo é filme de super-herói da Marvel
@@themetalagency2489 super herói é outra merd@.
De repente "O Bandido da Luz Vermelha" não ficou tão ruim assim, não é mesmo?
@@themetalagency2489 imagina um filme de super herói brasileiro! 🤡
Cinema nacional é um lixo , infelizmente.
Nem tudo!
Pesquise e você vai encontrar muitos bom filmes brasileiros, mas certamente o filme aqui comentado não é um deles.
Com esse video vc chegou a essa conclusão? Me assusta a burrice atual das pessoas.
@@geovanegustavo4320 não julgue os outros a partir de você!
Em que momento eu disse em minha resposta que eu cheguei a uma conclusão a partir deste vídeo?
Quem você pensa quem é para sair ofendendo os outros?
Já havia assistido este filme e mesmo com os argumentos colocados de maneira objetiva pelo canal continuo não gostando!
Pode ter certeza que não vou ofender ninguém por ter uma opnião contrária a minha.
@@emersoncruz746 cite os bons então, tô curioso pra saber já que não gostas do mestre sganzerla
Muito bom