Olá André! Obrigado pelo feedback. Esse é um defeito muito recorrente nas fonte que pego pra consertar, por isso achei importante repassar pra ajudar outros. Abs.
Opa! Muito bom e profissional o reparo... Parabéns 👏👏👏 Mostra pra nós, por favor, a configuração do osciloscópio para a medição dos transistores e diodos duplos e comuns
Muito obrigado,eu estava com uma fonte real aqui que tinha queimado um capacitor da entrada ,ponte de diodo e o fusivel,troquei as peças e ficou igual sua,e tambem era defeito era esse transitor tambem,eu ja estava desistindo,mas vi seu video e achei esse transistor com fuga,muito obrigado!
Olá ! AjudaTécnica ! Possuo uma fonte ax 1200 corsair que se eu ligar na tomada direto, ela não liga, fica batendo o rêle ou algo assim, mas se eu colocar no estabilizador que tem saída de 110v ela liga , poderia dizer se pegou algo parecido ? No 110 ela tem todas as tenções mas no 220v que é minha rede só tem os 5v do stand by !
Olá Driazinho! Ao que tudo parece a fonte tem problema no circuito de bivolt automático. Explicando de forma simples e objetiva, quando vc liga na rede de 110v o circuito dobrador é acionado, e quando vc liga na rede de 220v o circuito é direto para retificação e filtragem da tensão, ou seja, ele não passa pelo circuito dobrador... ao que parece existe neste setor algum componente em "fuga". Verifique todos semicondutores desse setor... meça todos e com especial atenção a fuga deles. Abs. Ah! Aproveitando, peço seu apoio no like!
Olá! Se possível, tire uma foto da etiqueta da fonte, e da parte interna da fonte (mostrando os componentes da placa), coloque o link aqui, pois assim posso verificar nas minhas fontes se tenho algo parecido. Desculpe a demora em responder!
Olá amigo ,minha fonte teve curto atravéz de um inseto conhecido como piolho de cobra ,quando liguei a fonte ela estourou e saio fumaça ,daí levei em um técnico pra dar uma olhada ,e ele trocou capacitor que estourou transistor mais duas peças que não lembro o nome ,isso ele fez na parte primária ! Ele falou que a parte primária ele concertou mas o defeito só estava agora na parte secundária e ele não sabia mexer ! Daí estou sem conseguir quem faça esse serviço aqui no interior da Bahia ela liga a luz vede dela mesmo mas o cooler não roda
Olá, tudo bem? Muito obrigado por assistir o vídeo e participar aqui nos comentários! Basicamente de forma bem resumida os passos são os seguintes: confirmar se tem as tensões nos 2 capacitores do primário (aqueles grandes na entrada)... em média 145Vcc quando ligado na rede de 220V ou 175Vcc quando ligado na rede 110V. Nesse vídeo aqui eu falo da importância e mostro na prática como medir essa tensão. Depois vc verifica se há tensões no Standby e PSON (também mostro em outros vídeos sobre isso e como testar). Uma vez vc tendo essas tensões, então quase 95% chance do primário realmente está ok. Ai sim depois é partir para o secundário... eu recomendo que comece testando os retificadores (diodo duplo), depois a malha de feedback (TL431), e depois verifique se está chegando tensão de alimentação no CI PWM e por fim esse teste desse vídeo no sinal de PWM e oscilador C945. Espero ter ajudado com essa dicas. Desejo boa sorte! Peço também deixe seu like e se inscreva no canal, pra não perder os próximos vídeos (tenho vários que serão postados nos próximos dias). Abs.
Boa tarde eu tenho uma fonte atx o intregado pwm com referência enhance 16880A e no pino 7 e 8 nao tenho sinais de pwm medidos com osciloscópio e as vezes ela ligava mas a ventoinha rodava pouco e para eu ja veriquei os transistores dos drives e está tudo bem tem alguma dica? obrigado daqui Portugal
Olá Fernando de Portugal! Obrigado por visitar o canal. Verifique se vc tem STANDBY e PSON, verifique também os diodos duplos (no secundário). Quanto aos transistores drivers, na dúvida retire eles do circuito e meça fora com o multímetro, talvez tenha alguma fuga nele. E por fim suspeite do CI 1688A, veja se tá chegando alimentação nele (no datasheet vc consegue ver o pino CC). Mas antes de tudo isso tenha certeza que vc tem as tensões de entrada perfeita (primário). Falo muito sobre isso nos meus vídeos. Boa sorte! Abs.
O osciloscópio é um aparelho que mede tensão contínua, alternada, frequências, etc. Mas é importante seguir algumas regras pra não acabar danificando ele. Aqui no RUclips tem vários vídeos que explicam como usar sem correr o risco de queimar. Abraço!
Olá Vinícius! Obrigado por visitar o canal. Então, em relação a sua pergunta, eu digo que nunca usei esse modelo, não sei te dizer com exatidão, pois acredito que o que poderia limitar o uso seria na questão da sua frequência. Mas se eu conseguir alguma informação melhor a respeito do assunto eu te respondo aqui, ok? Abs.
@@viniciusbrito8398 esse modelo do vídeo é a versão FNIRSI-5012H, e de acordo com o fabricante eu posso usar ele em 1x medindo de 0 - 80v ou em 10x de 0 - 800v. A ponta de prova que veio nele tem um limite de trabalho 100MHz 10x. Espero que essas informações possam te ajudar. Abs.
Cara o LD7576 é normal o pino (5) saindo a voltagem negativa? ele no caso meu aqui teria que ta saindo 14.5V para alimentar o power on só que não Chega a tensão para o Power On. tinha um problema transistor que alimentava esses 14.5V diretamente para esse LD7576 será possivel o transistor ter queimado ele? resolvi não fazer mais teste para não queimar o transistor novamente, devo trocar este LD7576? e depois testar novamente? Obrigado desde já
Olá Renan! Peço desculpas pela demora em responder, estou atualmente trabalhando em outra empresa e tenho tido pouco tempo para responder às perguntas por aqui. Fiz uma rápida verificação no datasheet e, aparentemente, o pino 5 do LD7576 envia um sinal para o gate do mosfet chaveador da fonte. No entanto, não consegui identificar com precisão a tensão exata que sai desse pino, mas posso afirmar que não é negativa. Talvez haja um erro na configuração da ponteira do seu multímetro. De qualquer forma, sugiro conferir o datasheet, pois ele contém informações detalhadas que certamente o ajudarão. Atenciosamente.
Olá Gerson! Agradeço a sugestão. Tenho esse modelo aqui, mas faz tempo que não o uso. Vou verificar se ele está funcionando corretamente e, se estiver, farei um vídeo e postarei no canal. Abraços,
Caro colega, você ajuda mesmo, valeu, pode me ajudar, retirei um transistor que queimou, fonte dell, só sobrou meio código nele, A928A, pesquisei e acho que é o 2SA-928, que é um amplificador de audio, seria possivel estar certo? Grato.
Olá Ricardo, primeiro obrigado pelas considerações. Quanto ao seu problema eu não estou lembrado desse transistor nessa fonte Dell... pra falar a verdade eu não tenho fonte Dell como sucata, pois eu poderia pedir pra vc tirar uma foto da região (local) onde fica esse transistor e ver nas minhas sucatas um igual (já ajudei outros dessa forma)... mas a Dell não vou conseguir te ajudar. Me perdoe por isso! Abs.
Olá mestre,Bom dia,eu estava com uma fonte com oscilação na tensão,fiz a troca dos capacitores do secundario e fiz os testes,tudo ok,tensões perfeitas e estaveis. aí eu fui inventar de medir aonde sai a tensão para a ventoinha,(cooler da fonte) para ver se tava chegando tensão normal (pq até então eu nn tinha testado e nem tava com o cooler na placa)quando fui fazer o teste,a ponta de prova do multimetro acabou encostando nos dois terminais,ocasionando um curto, a fonte desarmou, e quando liguei novamente,ela estava com um chiado meio estranho,ai eu fui medir as tensões,e estavam todas desreguladas. alguem pode me ajudar com isso? Oq pode ter acontecido dps que eu ocasionei o curto na saída da ventoinha? desde de já agradeço Obs:fonte coolermaster 500w
Olá Daniel! Obrigado pelas considerações: "mestre"... mas o bem da verdade é que estamos juntos crescendo nessa ciência chamado eletrônica, beleza! Bom, Eu não tenho o esquema e nem uma fonte desse modelo aqui na oficina pra mim te orientar melhor, e nesse modelo eu não lembro de onde vem essa alimentação da FAN... mas geralmente essas fontes reais de melhor qualidade tem um regulador de voltagem com a demanda da temperatura... eu faria o seguinte, eu seguiria essa linha do circuito da FAN, medindo principalmente os semicondutores que são a principais vítimas de curto. De acordo com seu relato eu acredito que vc irá encontrar algum componente defeituoso nesse circuito... bastante paciência na busca e nos testes e vc achará. Bom basicamente é isso pra ajudar a distância... abs.
Bom dia,voltando aq com os resultados. Era apenas um resistor q tava oxidado e nn dava mais contato com a placa,subistituí e deu crt,as voltagens perfeitas. porém eu fiz o teste de consumo e ela só suporta consumo nos 12v e 5v no 3.3 ela desarma quando boto algum consumo. Oq poderia ser? Os capacitores estão bons.
@@danielmoura4007 Olá Daniel! Que legal que vc conseguiu encontrar o componente defeituoso... parabéns! Nesse caso do 3,3v eu seguiria a linha desse circuito... na dúvida troque o diodo duplo dessa linha, pois pode ser que ele esteja com fuga. Abs.
Boa noite MESTRE das fontes... Assistindo seus videos. Eu alguns 4 anos tive a audácia de trocar um capacitor estourado e já achei que poderia consertar fontes, hobby... E funcionou na primeira tentativa pura sorte. Mas quando é complexo eu não consigo arrumar nenhuma. Não tenho curso de nada. Muita vontade e curiosidade. Enfim, hoje fui tentar trocar uns mosfet e não sei na hora de soldar juntei as soldas. Só de colocar o cabo de força com cabo no estabilizador tomei baita choque quase preguei. Não tenho estrutura de bancada. Somente um ferro de solda, sugador, multímetro e solda de estanho. Na sua opinião desisto antes de causar acidente? ou se teria um curso que possa aprender (sou basicão, sem noção e não muito inteligente). Tenho acho que umas 140 fontes sucatas que ganhei de uma loja de informática daqui da minha cidade que iria pra descarte. To pensando seriamente jogar tudo fora e desistir... ACEITO SUAS SUGESTÕES. por favor. Esqueci mencionar, ontem e hoje já queimei os dedos quatros vezes.... E também gostaria de ter sugestões de quais equipamentos adquirir.
Olá Lucio e Costa! A sua dúvida é interessante e acredito que muitos estão assim como você. Então vamos lá! “Mas quando é complexo eu não consigo arrumar nenhuma. Não tenho curso de nada. Muita vontade e curiosidade.” A primeira coisa é você fazer um curso básico de eletrônica (existem muitos aqui no youtube). Você tem que ter conhecimento do que é e pra que serve um resistor, capacitor, diodo, transistor, lei de ohm, etc. Vc não precisa pagar curso pra aprender eletrônica básica. Anote tudo, monte um caderno de anotação, organize nos papéis e na sua mente. Repetição de tarefas é o segredo da perfeição! Votante e curiosidade te levará ao sucesso. Não desista! “hoje fui tentar trocar uns mosfet e não sei na hora de soldar juntei as soldas. Só de colocar o cabo de força com cabo no estabilizador tomei baita choque quase preguei.” Quando puder coloque em sua bancada de trabalho um disjuntor de segurança, os famosos DDR são contra choque. Facilmente encontrado em casa de material elétrico. “Não tenho estrutura de bancada. Somente um ferro de solda, sugador, multímetro e solda de estanho.” No início a gente usa qualquer mesa, e depois você vai melhorando, isso é normal na vida de quem começa na área de eletrônica. Pode acreditar, com essas ferramentas que vc tem vc conserta a maioria das fontes chaveadas. “Na sua opinião desisto antes de causar acidente? ou se teria um curso que possa aprender (sou basicão, sem noção e não muito inteligente).” Honestamente eu nunca vi um Técnico em eletrônica rico, porém nunca vi um desempregado e sem dinheiro, esse já é um grande motivo pra você persistir! No momento que você for trabalhar na bancada, redobre sua atenção. Trabalhe de forma organizada e com cautela, pensando, calculando, raciocinando, que você não tomará choque. Procure ter um cômodo só seu onde você possa ficar tranquilo e longe de tumulto que tire sua concentração. Pra aprender eletrônica não precisa se o melhor da sala de aula e nem cursar uma faculdade... hoje em dia a coisa é tão fácil, disponível... basta insistir em aprender. Repetição de aulas é o segredo do sucesso! Repita, repita, repita... que logo vc fixa conteúdo. Os equipamentos que vc precisa de início é um FERRO DE SOLDA, ESTANHO, se possível um SUPORTE pra colocar o ferro de solda. MULTÍMETRO DIGITAL (não precisa ser TRUE RMS), de início pode ser o mais simples e mais barato. Eu gosto muito de trabalhar com o MULTIMETRO ANALÓGICO, que tem algumas sensibilidades que ajuda na hora do diagnóstico a FRIO (desligado da tomada). Mas isso depois mais na frente você pode comprar, não precisa ser agora. No Aliexpress vc encontra um testador de componentes eletrônico que uso muito na bancada (nos meus vídeos mostro muito eu usando ele). Uma ferramenta essencial é uma LUPA DE CABEÇA (recomento comprar uma), e mais na frente um MISCROSCÓPIO de bancada ajuda muito fazer leitura de componentes eletrônicos. E uma coisa muito útil que você pode fazer de inicio é uma LÂMPADA EM SÉRIE, que vai te ajudar bastante no serviço de bancada (contra curtos). Tem vários vídeos aqui no youtube ensinando a fazer uma. No futuro vc compra FONTE DE BANCADA 30v/5A, ESTAÇÃO DE AR QUENTE, OSCILOSCÓPIO (portátil igual esse que mostro no vídeo), PONTE LCR, GERADOR DE FUNÇÃO... e por aí vai. Bom, o mais importante de tudo: pra consertar fontes de computadores (fontes chaveadas), você precisa entender o seu circuito eletrônico, sua topologia... então procure na internet material a respeito do assunto, livros e cursos. Isso é essencial. “Esqueci mencionar, ontem e hoje já queimei os dedos quatros vezes....” É natural no início esses pequenos acidentes. Quando comecei em eletrônica (1991), onde não existia vídeos de internet pra mostrar como fazer, mas ilustrações de cursos a distância, perdi a conta de tanto tranco de elétrons (choque) tomei no meu corpo 😂😂😂. Siga e não desista! Sucesso!!!
Bom dia amigo,sei que não tem nada haver com o conteudo do video mas,me tira uma dúvida aq,eu estava sem multímetro ai fui testar uma fonte aq direto no pc,quando fui olhar na bios tava marcando 13.8v na linha dos 12 e 5.9 na linha dos 5v,reinicei o pc pra ver se nn era algum bug,ai quando olhei dnv tava a mesma coisa,ai desliguei o pc. Fui testar numa outra fonte que tava com as tensões normais e o pc nn deu video,oq pode ter acontecido?será q pode ter danificado algo com essa tensão que passou a mais?
Olá Daniel! Certamente essa fonte sua com tensões absurdamente acima do normal (13,8v e 5,9v) se não causou um problema de imediato, com certeza irá causar logo logo. As placas mães trabalham com tensões precisas... elas não suportam essa demanda de tensão. Abs.
@@AjudaTecnica na hr q vi as tensões altissimas na bios do pc,desliguei logo,ai depois fui testar com uma fonte q tava "boa"mas nn deu video,ainda suspeito q seja a fonte q eu testei por segundo,pq eu desliguei o pc ainda funcionando
@@_.danran o bom é se vc tivesse um multímetro pra testar as fontes antes de colocar na placa mãe. Existem um multímetro digital baratinho que vc encontra em ferragistas da esquina... dá pra medir as tensões de saída da fonte que devem estar acima um pouquinho do valor nominal.
Amigo vc tem alguma rede social? É q eu tô com um problema de loop infinito, Ele e tipo quando liga ele vai na tela Asus, (a de carregamento) e depois vai tela preta e depois vai na tela da Asus de novo e assim infinitamente, vc pode me ajudar?
Olá! Tenho um vídeo no canal onde falo de um defeito especifico que ocasionou o loop infinito no windows 7. Na época o defeito foi ocasionado por uma atualização automática do windows 7 disponibilizado pela microsoft. Me lembro que numa amanhã apareceram diversos clientes reclamando desse fato... e a solução mostro no vídeo. Eu não sei se resolverá o seu caso, mas seria uma tentativa. Por outro lado já peguei alguns casos de loop infinito ocasionado por defeito em hardware... eu faria um teste antes nas memórias e HDs... só depois de ter certeza que estão bons eu iria tentar reparar o windows. No mais eu sinto muito não poder ajudar mais do que isso e desejo boa sorte! Detalhe: peço por gentileza que compartilhe a sua experiência depois conosco se conseguir a solução do seu problema, isso ajudará a muitos outros aqui no youtube. Abs.
Olá Patrulha do Troll! Choque elétrico é horrível... só de pensar que os elétrons estão ali maluquinho pra pular pra sua mão já assusta! 😱😩😂😂 Existem umas luvas de borrachas que protegem, porém pra eletrônica acredito que seja desagradável pra manusear o ferro de solda, multímetro, etc... então é só ficar ligado, atento! rsrs. Abraço! 👍🙂
O tempo que vc perdeu com esse aparelho vc ja tinha medido com o multimetro analogico a fuga!! Como tecnico antigo vc deve confiar em multimetro analogico, esses aparelhos é pra iniciante, agente que trabalha a anos com eletronica devemos nos basear em testes antigos ou no osciloscopio c9mo vc usou no inicio.
Apesar de ter 1 ano está de parabens, gosto muito do "ao vivo" sem edit pq assim vemos no problemas que passamos, gostei muito do video
Olá André! Obrigado pelo feedback. Esse é um defeito muito recorrente nas fonte que pego pra consertar, por isso achei importante repassar pra ajudar outros. Abs.
Opa! Muito bom e profissional o reparo... Parabéns 👏👏👏
Mostra pra nós, por favor, a configuração do osciloscópio para a medição dos transistores e diodos duplos e comuns
Olá Leandro! Obrigado pelas considerações. Uma boa sugestão, e vou fazer isso logo logo em um dos próximos vídeos. Abs.
@@AjudaTecnica valeu 👍... Obrigado
Gratidão por compartilhar! Bom fim de semana!
Olá José Tadeu... obrigado pelo feedback!
Muito obrigado,eu estava com uma fonte real aqui que tinha queimado um capacitor da entrada ,ponte de diodo e o fusivel,troquei as peças e ficou igual sua,e tambem era defeito era esse transitor tambem,eu ja estava desistindo,mas vi seu video e achei esse transistor com fuga,muito obrigado!
Olá! Fico muito feliz que o vídeo lhe ajudou a resolver esse problema. Obrigado pelo feedback. Um forte abraço! 🙂👍
Excelente explicação professor parabéns gostei nota 10
Olá Ronan! Obrigado pelo feedback. Fico feliz que gostou. Abs.
Ótima aula Parabéns abraços 👍
Olá Degmar! Obrigado pelas considerações. Abs. 👍
@@AjudaTecnica vou comprar um osciloscopio desses o dso 150 não mede essas frequências da fonte se puser ele queima né
@@degmardossantos2012 Olá! Eu não tenho opinião formada pois nunca usei esse DSO150. Mas esse modelo do vídeo é muito bom... recomendo! Abs.
Eh isso ai amigo .seja sempre essa pessoa maravilhosa q vc ehh
Olá Tulio! Obrigado pelas considerações... fico satisfeito em poder ajudar. Abraço!
Muito bom amigo, eletronica tem que ter conhecimento e jeito, parabéns
Olá Arlindo! Obrigado pelo seu feedback... até logo!
Olá ! AjudaTécnica ! Possuo uma fonte ax 1200 corsair que se eu ligar na tomada direto, ela não liga, fica batendo o rêle ou algo assim, mas se eu colocar no estabilizador que tem saída de 110v ela liga , poderia dizer se pegou algo parecido ? No 110 ela tem todas as tenções mas no 220v que é minha rede só tem os 5v do stand by !
Olá Driazinho! Ao que tudo parece a fonte tem problema no circuito de bivolt automático. Explicando de forma simples e objetiva, quando vc liga na rede de 110v o circuito dobrador é acionado, e quando vc liga na rede de 220v o circuito é direto para retificação e filtragem da tensão, ou seja, ele não passa pelo circuito dobrador... ao que parece existe neste setor algum componente em "fuga". Verifique todos semicondutores desse setor... meça todos e com especial atenção a fuga deles. Abs.
Ah! Aproveitando, peço seu apoio no like!
@@AjudaTecnica Obrigado ! Like garantido !
@@Driazinho Obrigado! Abs
Show amigo 👌
Olá Atonio! Fico feliz que tenha gostado... obrigado pelo feedback. Abs.
Muito bom video bem explicado parabéns
Olá Shirley! Obrigado pelo feedback. Abs.
Muito útil o osciloscópio..
Olá! Obrigado pelo feedback. Realmente, cada vez mais necessário nas manutenções. Abs
Valeu a dica obrigado
Olá Vicente! Obrigado pelo feedback. Abs. 🙂👍
Valeu a dica obrigado 🙏
Olá Vicente! Obrigado pelo feedback. Abs
Boa noite, estou reparando uma fonte atx fsp 240-50 sbv, um ci posição 2 estava estourado alguém tem uma fonte desta para me informar sua referência?
Olá! Se possível, tire uma foto da etiqueta da fonte, e da parte interna da fonte (mostrando os componentes da placa), coloque o link aqui, pois assim posso verificar nas minhas fontes se tenho algo parecido. Desculpe a demora em responder!
Olá amigo ,minha fonte teve curto atravéz de um inseto conhecido como piolho de cobra ,quando liguei a fonte ela estourou e saio fumaça ,daí levei em um técnico pra dar uma olhada ,e ele trocou capacitor que estourou transistor mais duas peças que não lembro o nome ,isso ele fez na parte primária ! Ele falou que a parte primária ele concertou mas o defeito só estava agora na parte secundária e ele não sabia mexer ! Daí estou sem conseguir quem faça esse serviço aqui no interior da Bahia ela liga a luz vede dela mesmo mas o cooler não roda
Olá, tudo bem? Muito obrigado por assistir o vídeo e participar aqui nos comentários! Basicamente de forma bem resumida os passos são os seguintes: confirmar se tem as tensões nos 2 capacitores do primário (aqueles grandes na entrada)... em média 145Vcc quando ligado na rede de 220V ou 175Vcc quando ligado na rede 110V. Nesse vídeo aqui eu falo da importância e mostro na prática como medir essa tensão. Depois vc verifica se há tensões no Standby e PSON (também mostro em outros vídeos sobre isso e como testar). Uma vez vc tendo essas tensões, então quase 95% chance do primário realmente está ok. Ai sim depois é partir para o secundário... eu recomendo que comece testando os retificadores (diodo duplo), depois a malha de feedback (TL431), e depois verifique se está chegando tensão de alimentação no CI PWM e por fim esse teste desse vídeo no sinal de PWM e oscilador C945. Espero ter ajudado com essa dicas. Desejo boa sorte! Peço também deixe seu like e se inscreva no canal, pra não perder os próximos vídeos (tenho vários que serão postados nos próximos dias). Abs.
Boa tarde eu tenho uma fonte atx o intregado pwm com referência enhance 16880A e no pino 7 e 8 nao tenho sinais de pwm medidos com osciloscópio e as vezes ela ligava mas a ventoinha rodava pouco e para eu ja veriquei os transistores dos drives e está tudo bem tem alguma dica? obrigado daqui Portugal
Olá Fernando de Portugal! Obrigado por visitar o canal. Verifique se vc tem STANDBY e PSON, verifique também os diodos duplos (no secundário). Quanto aos transistores drivers, na dúvida retire eles do circuito e meça fora com o multímetro, talvez tenha alguma fuga nele. E por fim suspeite do CI 1688A, veja se tá chegando alimentação nele (no datasheet vc consegue ver o pino CC). Mas antes de tudo isso tenha certeza que vc tem as tensões de entrada perfeita (primário). Falo muito sobre isso nos meus vídeos. Boa sorte! Abs.
Meu amigo, pode usar esse osciloscópio, para fazer medições no primário. ?
O osciloscópio é um aparelho que mede tensão contínua, alternada, frequências, etc. Mas é importante seguir algumas regras pra não acabar danificando ele. Aqui no RUclips tem vários vídeos que explicam como usar sem correr o risco de queimar. Abraço!
você acha que o osciloscópio FNIRSI 138 pro serve para esse tipo de reparo?
Olá Vinícius! Obrigado por visitar o canal. Então, em relação a sua pergunta, eu digo que nunca usei esse modelo, não sei te dizer com exatidão, pois acredito que o que poderia limitar o uso seria na questão da sua frequência. Mas se eu conseguir alguma informação melhor a respeito do assunto eu te respondo aqui, ok? Abs.
ele mede até 800vpp e até 250khz
você acha que um que mede até 400vpp serve?
@@viniciusbrito8398 esse modelo do vídeo é a versão FNIRSI-5012H, e de acordo com o fabricante eu posso usar ele em 1x medindo de 0 - 80v ou em 10x de 0 - 800v. A ponta de prova que veio nele tem um limite de trabalho 100MHz 10x. Espero que essas informações possam te ajudar. Abs.
Cara o LD7576 é normal o pino (5) saindo a voltagem negativa? ele no caso meu aqui teria que ta saindo 14.5V para alimentar o power on só que não Chega a tensão para o Power On. tinha um problema transistor que alimentava esses 14.5V diretamente para esse LD7576 será possivel o transistor ter queimado ele? resolvi não fazer mais teste para não queimar o transistor novamente, devo trocar este LD7576? e depois testar novamente? Obrigado desde já
Olá Renan! Peço desculpas pela demora em responder, estou atualmente trabalhando em outra empresa e tenho tido pouco tempo para responder às perguntas por aqui. Fiz uma rápida verificação no datasheet e, aparentemente, o pino 5 do LD7576 envia um sinal para o gate do mosfet chaveador da fonte. No entanto, não consegui identificar com precisão a tensão exata que sai desse pino, mas posso afirmar que não é negativa. Talvez haja um erro na configuração da ponteira do seu multímetro. De qualquer forma, sugiro conferir o datasheet, pois ele contém informações detalhadas que certamente o ajudarão. Atenciosamente.
Muito Bom
Olá Lil! Obrigado pelo feedback. Abs
Ola amigo,tenho um mini osciloscopio DSO138,e gostaria de um video ensinando como usa-lo para medir sinal PWM em fonte ATX. Um grande abraco.
Olá Gerson! Agradeço a sugestão. Tenho esse modelo aqui, mas faz tempo que não o uso. Vou verificar se ele está funcionando corretamente e, se estiver, farei um vídeo e postarei no canal. Abraços,
Faz o vídeo tbm to precisando aprender
@@smartrepair4495 Obrigado pelo contato!
faz um video como desativar proteçao das fontes ATX. ja com pwm dip8 wt751002
Caro colega, você ajuda mesmo, valeu, pode me ajudar, retirei um transistor que queimou, fonte dell, só sobrou meio código nele, A928A, pesquisei e acho que é o 2SA-928, que é um amplificador de audio, seria possivel estar certo? Grato.
Olá Ricardo, primeiro obrigado pelas considerações. Quanto ao seu problema eu não estou lembrado desse transistor nessa fonte Dell... pra falar a verdade eu não tenho fonte Dell como sucata, pois eu poderia pedir pra vc tirar uma foto da região (local) onde fica esse transistor e ver nas minhas sucatas um igual (já ajudei outros dessa forma)... mas a Dell não vou conseguir te ajudar. Me perdoe por isso! Abs.
@@AjudaTecnica Eu que agradeço o retorno, me ajudaria sim, como posso te enviar a imagem?
muito bom ver o sinal pwm
Olá! Obrigado pelo feedback. TMJ...
Olá mestre,Bom dia,eu estava com uma fonte com oscilação na tensão,fiz a troca dos capacitores do secundario e fiz os testes,tudo ok,tensões perfeitas e estaveis.
aí eu fui inventar de medir aonde sai a tensão para a ventoinha,(cooler da fonte) para ver se tava chegando tensão normal (pq até então eu nn tinha testado e nem tava com o cooler na placa)quando fui fazer o teste,a ponta de prova do multimetro acabou encostando nos dois terminais,ocasionando um curto,
a fonte desarmou,
e quando liguei novamente,ela estava com um chiado meio estranho,ai eu fui medir as tensões,e estavam todas desreguladas.
alguem pode me ajudar com isso? Oq pode ter acontecido dps que eu ocasionei o curto na saída da ventoinha?
desde de já agradeço
Obs:fonte coolermaster 500w
Olá Daniel! Obrigado pelas considerações: "mestre"... mas o bem da verdade é que estamos juntos crescendo nessa ciência chamado eletrônica, beleza! Bom, Eu não tenho o esquema e nem uma fonte desse modelo aqui na oficina pra mim te orientar melhor, e nesse modelo eu não lembro de onde vem essa alimentação da FAN... mas geralmente essas fontes reais de melhor qualidade tem um regulador de voltagem com a demanda da temperatura... eu faria o seguinte, eu seguiria essa linha do circuito da FAN, medindo principalmente os semicondutores que são a principais vítimas de curto. De acordo com seu relato eu acredito que vc irá encontrar algum componente defeituoso nesse circuito... bastante paciência na busca e nos testes e vc achará. Bom basicamente é isso pra ajudar a distância... abs.
@@AjudaTecnica obrigado pelas dicas amigo,vou fazer os testes e dps digo o resultado.
Bom dia,voltando aq com os resultados.
Era apenas um resistor q tava oxidado e nn dava mais contato com a placa,subistituí e deu crt,as voltagens perfeitas.
porém eu fiz o teste de consumo e ela só suporta consumo nos 12v e 5v no 3.3 ela desarma quando boto algum consumo. Oq poderia ser? Os capacitores estão bons.
@@danielmoura4007 Olá Daniel! Que legal que vc conseguiu encontrar o componente defeituoso... parabéns! Nesse caso do 3,3v eu seguiria a linha desse circuito... na dúvida troque o diodo duplo dessa linha, pois pode ser que ele esteja com fuga. Abs.
Muito bom
Olá! Fico feliz que tenha gostado do vídeo.
Tem meus respeito. Valeu ganhou mais um escrito. aprendi mais um pouco
Olá Danilo! Obrigado pelas considerações e por se inscrever no canal. E fico feliz que o vídeo lhe ajudou. Abs.
Boa noite MESTRE das fontes... Assistindo seus videos. Eu alguns 4 anos tive a audácia de trocar um capacitor estourado e já achei que poderia consertar fontes, hobby... E funcionou na primeira tentativa pura sorte. Mas quando é complexo eu não consigo arrumar nenhuma. Não tenho curso de nada. Muita vontade e curiosidade. Enfim, hoje fui tentar trocar uns mosfet e não sei na hora de soldar juntei as soldas. Só de colocar o cabo de força com cabo no estabilizador tomei baita choque quase preguei. Não tenho estrutura de bancada. Somente um ferro de solda, sugador, multímetro e solda de estanho. Na sua opinião desisto antes de causar acidente? ou se teria um curso que possa aprender (sou basicão, sem noção e não muito inteligente). Tenho acho que umas 140 fontes sucatas que ganhei de uma loja de informática daqui da minha cidade que iria pra descarte. To pensando seriamente jogar tudo fora e desistir... ACEITO SUAS SUGESTÕES. por favor. Esqueci mencionar, ontem e hoje já queimei os dedos quatros vezes.... E também gostaria de ter sugestões de quais equipamentos adquirir.
Olá Lucio e Costa! A sua dúvida é interessante e acredito que muitos estão assim como você. Então vamos lá!
“Mas quando é complexo eu não consigo arrumar nenhuma. Não tenho curso de nada. Muita vontade e curiosidade.”
A primeira coisa é você fazer um curso básico de eletrônica (existem muitos aqui no youtube). Você tem que ter conhecimento do que é e pra que serve um resistor, capacitor, diodo, transistor, lei de ohm, etc. Vc não precisa pagar curso pra aprender eletrônica básica. Anote tudo, monte um caderno de anotação, organize nos papéis e na sua mente. Repetição de tarefas é o segredo da perfeição! Votante e curiosidade te levará ao sucesso. Não desista!
“hoje fui tentar trocar uns mosfet e não sei na hora de soldar juntei as soldas. Só de colocar o cabo de força com cabo no estabilizador tomei baita choque quase preguei.”
Quando puder coloque em sua bancada de trabalho um disjuntor de segurança, os famosos DDR são contra choque. Facilmente encontrado em casa de material elétrico.
“Não tenho estrutura de bancada. Somente um ferro de solda, sugador, multímetro e solda de estanho.”
No início a gente usa qualquer mesa, e depois você vai melhorando, isso é normal na vida de quem começa na área de eletrônica. Pode acreditar, com essas ferramentas que vc tem vc conserta a maioria das fontes chaveadas.
“Na sua opinião desisto antes de causar acidente? ou se teria um curso que possa aprender (sou basicão, sem noção e não muito inteligente).”
Honestamente eu nunca vi um Técnico em eletrônica rico, porém nunca vi um desempregado e sem dinheiro, esse já é um grande motivo pra você persistir! No momento que você for trabalhar na bancada, redobre sua atenção. Trabalhe de forma organizada e com cautela, pensando, calculando, raciocinando, que você não tomará choque. Procure ter um cômodo só seu onde você possa ficar tranquilo e longe de tumulto que tire sua concentração. Pra aprender eletrônica não precisa se o melhor da sala de aula e nem cursar uma faculdade... hoje em dia a coisa é tão fácil, disponível... basta insistir em aprender. Repetição de aulas é o segredo do sucesso! Repita, repita, repita... que logo vc fixa conteúdo.
Os equipamentos que vc precisa de início é um FERRO DE SOLDA, ESTANHO, se possível um SUPORTE pra colocar o ferro de solda. MULTÍMETRO DIGITAL (não precisa ser TRUE RMS), de início pode ser o mais simples e mais barato. Eu gosto muito de trabalhar com o MULTIMETRO ANALÓGICO, que tem algumas sensibilidades que ajuda na hora do diagnóstico a FRIO (desligado da tomada). Mas isso depois mais na frente você pode comprar, não precisa ser agora. No Aliexpress vc encontra um testador de componentes eletrônico que uso muito na bancada (nos meus vídeos mostro muito eu usando ele). Uma ferramenta essencial é uma LUPA DE CABEÇA (recomento comprar uma), e mais na frente um MISCROSCÓPIO de bancada ajuda muito fazer leitura de componentes eletrônicos. E uma coisa muito útil que você pode fazer de inicio é uma LÂMPADA EM SÉRIE, que vai te ajudar bastante no serviço de bancada (contra curtos). Tem vários vídeos aqui no youtube ensinando a fazer uma. No futuro vc compra FONTE DE BANCADA 30v/5A, ESTAÇÃO DE AR QUENTE, OSCILOSCÓPIO (portátil igual esse que mostro no vídeo), PONTE LCR, GERADOR DE FUNÇÃO... e por aí vai.
Bom, o mais importante de tudo: pra consertar fontes de computadores (fontes chaveadas), você precisa entender o seu circuito eletrônico, sua topologia... então procure na internet material a respeito do assunto, livros e cursos. Isso é essencial.
“Esqueci mencionar, ontem e hoje já queimei os dedos quatros vezes....”
É natural no início esses pequenos acidentes. Quando comecei em eletrônica (1991), onde não existia vídeos de internet pra mostrar como fazer, mas ilustrações de cursos a distância, perdi a conta de tanto tranco de elétrons (choque) tomei no meu corpo 😂😂😂.
Siga e não desista! Sucesso!!!
@@AjudaTecnica sensacional suas palavras. Apoio e dicas. Fiquei impressionado por vc ajudar. Vou tentar fazer o que vc adiantou. Muito obrigado
@@2004homem Por nada! TMJ nessa jornada de aprender sempre!!! Abs.
Top
Olá Jaco! Obrigado pelo feedback. Abs
Bom dia amigo,sei que não tem nada haver com o conteudo do video mas,me tira uma dúvida aq,eu estava sem multímetro ai fui testar uma fonte aq direto no pc,quando fui olhar na bios tava marcando 13.8v na linha dos 12 e 5.9 na linha dos 5v,reinicei o pc pra ver se nn era algum bug,ai quando olhei dnv tava a mesma coisa,ai desliguei o pc.
Fui testar numa outra fonte que tava com as tensões normais e o pc nn deu video,oq pode ter acontecido?será q pode ter danificado algo com essa tensão que passou a mais?
Olá Daniel! Certamente essa fonte sua com tensões absurdamente acima do normal (13,8v e 5,9v) se não causou um problema de imediato, com certeza irá causar logo logo. As placas mães trabalham com tensões precisas... elas não suportam essa demanda de tensão. Abs.
@@AjudaTecnica na hr q vi as tensões altissimas na bios do pc,desliguei logo,ai depois fui testar com uma fonte q tava "boa"mas nn deu video,ainda suspeito q seja a fonte q eu testei por segundo,pq eu desliguei o pc ainda funcionando
@@_.danran o bom é se vc tivesse um multímetro pra testar as fontes antes de colocar na placa mãe. Existem um multímetro digital baratinho que vc encontra em ferragistas da esquina... dá pra medir as tensões de saída da fonte que devem estar acima um pouquinho do valor nominal.
Amigo vc tem alguma rede social?
É q eu tô com um problema de loop infinito,
Ele e tipo quando liga ele vai na tela Asus, (a de carregamento) e depois vai tela preta e depois vai na tela da Asus de novo e assim infinitamente, vc pode me ajudar?
Olá! Tenho um vídeo no canal onde falo de um defeito especifico que ocasionou o loop infinito no windows 7. Na época o defeito foi ocasionado por uma atualização automática do windows 7 disponibilizado pela microsoft. Me lembro que numa amanhã apareceram diversos clientes reclamando desse fato... e a solução mostro no vídeo. Eu não sei se resolverá o seu caso, mas seria uma tentativa. Por outro lado já peguei alguns casos de loop infinito ocasionado por defeito em hardware... eu faria um teste antes nas memórias e HDs... só depois de ter certeza que estão bons eu iria tentar reparar o windows. No mais eu sinto muito não poder ajudar mais do que isso e desejo boa sorte! Detalhe: peço por gentileza que compartilhe a sua experiência depois conosco se conseguir a solução do seu problema, isso ajudará a muitos outros aqui no youtube. Abs.
Existe luva de borracha para proteger de choques? É dolorido demais homi.... hehehe
Olá Patrulha do Troll! Choque elétrico é horrível... só de pensar que os elétrons estão ali maluquinho pra pular pra sua mão já assusta! 😱😩😂😂 Existem umas luvas de borrachas que protegem, porém pra eletrônica acredito que seja desagradável pra manusear o ferro de solda, multímetro, etc... então é só ficar ligado, atento! rsrs. Abraço! 👍🙂
Tá meio perdido
⁉🤔
O tempo que vc perdeu com esse aparelho vc ja tinha medido com o multimetro analogico a fuga!! Como tecnico antigo vc deve confiar em multimetro analogico, esses aparelhos é pra iniciante, agente que trabalha a anos com eletronica devemos nos basear em testes antigos ou no osciloscopio c9mo vc usou no inicio.
Olá! Obrigado pelo feedback. Abs
Em tempos de muita modernidade e tecnologias o multimetro analógico nunca deixará de ser a melhor opção e confiabilidade