Um dos engenheiros do kc estudou comigo no colégio.... é o rafael levy... é um genio, foi o 1 colocado do vestibular de engenharia mecanica da UFRJ, foi 2 vezes para a França (politequinique), inclusive para completar o mestrado... ele passa o dia inteiro mexendo com esse avião e quando chega em casa, vai fazer aviao de controle remoto... posso garantir que ele ama MUITO o que faz, alem de ser a pessoa mais competente que eu já vi....
Meu professor de geografia falou em uma aula ,que a defasagem tecnológica brasileira têm como grande causador, o nosso atraso de quase 300 anos na entrada efetiva da revolução industrial e que se levarmos para a visão macro,estamos correndo atrás do prejuízo de maneira acelerada.Projetos como esse que podem ser colocados em comparação com equipamentos do todo poderoso EUA,são motivo de orgulho de nossos pesquisadores e engenheiros !
Os Brasileiros viviam em Marte durante 300 anos, passando ao lado da revolução industrial. Esse sentimento de merda brasileiro de que não fazemos, porque o nosso despertador estava atrasado uns anos, oara além de burrice é uma estupidez de todo tamanho. Hoje em dia desenvolvem-se parcerias com o objetivo de criar sinergias capazes de elevar os projetos à excelência. O KC é um projeto conjunto do Brasil, Portugal, Chile e alvo erro Argentina. Não se trata de de haver cerebros ou não hoje os cerebros independentemente da nacionalidade estão onde há dinheiro....
MrEduardo4685 coitado desse seu professor, nunca vai ser um empreendedor... não sabe nem argumentos pra sustentar sua ideia... o que dizer de nações devastadas como Japão, ou nações recentes como Israel ? Israel copiou na cara dura o Mirrage III nos anos 70, desenvolveu o Favor melhor Fuzil pra combate urbano do mundo... etc etc muitos outros exemplos...
o KC 390 tem outras vantagens em relacao ao C 130, com por exemplo as tubulacoes para o reabastecimento aereo que ja estao instalados no KC 390, que para sua transformacao sera necessarip duas horas com mecanicos na pista ao contrario do C 130 que precisara de pelo menos duas semanas em um parque de material aeronautico. A ingestao de detrito ou sistema amtifod, no KC 390 ja foi previsto a operacao em pistas semipreparadas, quanto ao C 130, os prejuizos eram menores qiando as pas antigas das helices eram de aluminio, mas agora elas sao de materiais compostos, que sao muito mais sucetiveis aos detritos do que um motor turbofan, mas finalmente a maior concorrencia vira da politica externa norte americana e nao das qualidades que o C130 ainda possui
O C-130 foi pensado em 1950 foram produzidos mais de 2500 unidades, é um sucesso fabuloso no mundo da aviação, espero que o KC tenha sucesso mais bater os recordes do Hercules será muito difícil.
o motores turbo hélice também podem sugar detritos porque como o motor turbo fan do kc-390 ele também são motores a reação por isso os dois modelos tem os motores mais a cima e são modelos asa alta sem contar que os agentes extintores de incêndio são muito eficiente em caso de fogo mas não é obrigatório que o motor ingira animais pode acontecer de acertar as laminas do fan e passar por fora do motor ...adoro seu canal tem conteúdo de excelente gosto e um nível muito bom de intelecto Parabéns pelo sucesso que seu canal vem tendo ....
Adoro os vídeos, desde garoto assisto e leio tudo sobre temas militares. Sou da época que uma tv por assinatura era o sonho de consumo para fanáticos por documentários e programas sobre fatos históricos e máquinas modernas e antigas. Parabéns pela qualidade dos vídeos e pesquisa.
Grassas a essa janela enorme que ele tem, o KC-390 parece relativamente pequeno, mas quando você vê essa imagem a 0:42 e repara no carinha próximo do trem de pouso, que se nota que ele é bem grande...
A analise individual de cada aeronave, neste caso, ressalta a grandiosidade de cada aeronave dentro de seu conceito e tempo. Todavia, quando feita a comparação, ficou visível o equivoco no tocante ao suposto "calcanhar de Aquiles", do KC-390. Como já levantou a questão, o Tarssis Alves Lima, ambos os aviões são equipados com motores a reação, a diferença, é que um deles utiliza hélices, tão somente. Mas, está valendo, a divulgação de duas "águias" fantásticas.
Tendo a amazônia como principal área de operações da FAB, acho que apesar dos avanços do K-390 o C-130 permanecerá por muitos anos a principal "mula de carga" dos nossos céus dada a sua rusticidade e confiabilidade, posta a prova em praticamente todos ambientes do globo.
Marcelo, faça um vídeo explicando em detalhes como funcionam as munições antitanque modernas, principalmente as alto-explosivo antitanque e as Armor Piercing Fin Stabilized Discarding Sabot. Tentei entender os mecanismos e a física envolvida em cada um deles e fiquei a ver navios. Não entendi por que nas munições HEAT ocorre a "inversão" do cone metálico e a formação do jato concentrado de gases e metal fluido, por que o cone não é só jogado para frente pela explosão? E sobre as APFSDS, entendi o básico (e óbvio) de que o menor diâmetro do projétil sub-calibre exerce maior pressão e, por isso, perfura mais blindagem. Porém, ainda não entendi como a dureza do material influencia na capacidade de penetração de blindagem, já que vi em uma fonte que nesse tipo de colisão de altíssima velocidade as forças coesivas dos materiais são desprezíveis, sendo a densidade muito mais importante, como se fosse uma colisão entre um dardo de massinha e uma parede de gelatina (certo?). Também tenho muitas dúvidas sobre como exatamente as blindagens compostas param esses projéteis, vi um vídeo que explicava que, basicamente, tenta-se quebrar o dardo logo na entrada, pois após o projétil penetrar a camada inicial da blindagem, ele seria praticamente imparável, mas vi outro documentário que dizia que o projétil ia perdendo energia em cada camada da blindagem até parar, como se pensa intuitivamente. Enfim, agradeceria se fizesse um vídeo explicando a fundo os mecanismos das blindagens e munições antitanque modernas, pois eu provavelmente não sou o único imerso em perguntas sobre o tema. Abraços e continue o bom trabalho!
Vale ressaltar que os países compradores futuros do KC-390 , tem um território pequeno justo para a nossa aeronave. Não é preciso ir a lua , já que os territórios são pequenos , como países da África , Oriente Médio , Asia e América Latina .
A questao do motor é controversa, o Lockheed C-5 Galaxy e o Antonov AN 124 tambem tem motores turbofans e pousam e decolam de pistas ruins e nem por isso se danificam.
Não, Pedro. O C-5 é MUITO maior do que o C-130 e por isso ele não consegue pousar nas mesmas pistas. Só para vc ter uma idéia, o C-5 tem um comprimento de 75 metros e o C-130 tem um comprimento de 34 metros. Menos da metade do tamanho!! São aviões para objetivos bem diferentes.
tb acho q os motores não fazem muita diferença não...o avião brasileiro e infinitamente superior...até os americanos já entraram na fila para comprar...
Quanto a segurança no pouso, isso é questionável. Por exemplo o trem de pouso do KC-390, ao que tudo indica, é muito mais seguro que o do C-130. Quanto a questão dos detritos, ele foi desenvolvido com asa alta justamente por este critério.
A cada dia seus episódios estão melhores!!!! Quanto ao alcance em breve a Embraer vai resolver esse "probleminha". E poderemos ter um KC 390 transoceanico com a adição de tanques abaixo das asas. Operacionalmente o C 130 é superior a décadas, tanto que no Vietinam operava em condições adversas. Todos sabemos das diferenças entre motores turboélices e a jato. Qualquer detrito sugado no motor a jato causa a destruição de turbina como um todo, podendo inclusive no procedimento de pouco ou decolagem causa uma tragédia. Eu se fosse o Governo Brasileiro não iria aposentar os C 130, e sim faria a aquisição de novos Super C 130, pois o americanos operam tanto C 130 quanto C 17 até hoje, claro que para missões diferentes, seria o caso aqui no Brasil. Ainda existem pistas na amazônia com pouca ou quase nenhuma estrutura, nesse senário sim, seria um ótimo teste para o KC 390!!! Função essa hoje executada brilhantemente pelo EADS - Casa 235 ou C 105 amazonas, anteriormente executada pelo já "aposentado" C 115 Bufalo!! Mas em casos extremos termos o bom e confiável C 130. Fica aqui minha humilde opinião.
Muito bom o vídeo! Existe uma tendência para aviões de transporte com motores a jato, a Embraer deve ter considerado todos estes fatores envolvendo detritos no motor. Ainda mais considerando o uso no Brasil em pistas pra lá de rústicas.
Basicamente o cargueiro militar KC-390 representa na FAB uma atualização do vetor de transporte tático,com recursos das aeronaves mais modernas em operação na atualidade. Dotada de sensores e contramedidas que possibilitam sua sobrevivência nos ambientes da guerra moderna.Com capacidade de reabastecer e ser reabastecido em voo,bem como executar missões que só seriam executadas em condições de boa visibilidade.Na composição da tripulação o KC-390 reduz o número de tripulantes de 5 para 3.A inclusão do radar Selex Gabbiano, de origem italiana,com capacidade SAR/ISAR,ele ampliou o horizonte operacional do KC-390,além de mostrar as formações meteorológicas,esse radar tem condições de mapear o solo,detectar e rastrear alvos terrestres e aéreos,também provê alerta de proximidade com o terreno.A logística do KC-390 se alinha com a tendência mundial,desenvolvida para as atuais aeronaves,com inspeções que não impedem que as aeronaves permaneçam na linha de voo. O C-130 atualmente, demanda em média 2 horas no solo para descarregar seus seis paletes, reabastecer,carregar e decolar novamente, no KC -390 o mesmo trabalho, considerando os seus sete paletes seja realizado com a metade deste tempo.O transporte de tropa aerotransportada comporta a dotação de 80 soldados equipados, com a configuração básica, ou 64 paraquedistas totalmente equipados.No compartimento de carga podem ser transportado todos os tipos de helicópteros do atual inventário da FAB, blindados, viaturas, radares, armamentos.Desenvolvido para reabastecer aeronaves de asas fixas ou rotativas,inclusive outro KC-390.Dipondo de 4 câmeras de infravermelho para observação que o habilitam reabastecer em voo em condições de baixa vísibilidade e à noite.O KC-390 foi concebido, para cumprir de forma mais rápida e com maior ganho operacional todas as missões que o C-130 já cumpria.
Vale lembrar que o aparelho brasileiro ainda esta na primeira versão, enquanto o aparelho norte americano já é fabricado há décadas. Muitas melhorias podem ser previstas ao KC-390.
no outro vídeo citei esse aspecto da robustez e a decolagem e aterrissagem em pistas muito ruins e fui muito criticado por isso ,pq nao sabiam que a questão dos motores a jato e pistas ruins nao se misturam ,obg por mais esse vídeo de alto nível de qualidade
Cara ! Kc-390 é o avião de carga mais lindo que já vi na sua categoria . Me da orgulho em ver ele e saber que saiu das pranchetas da embraer e primeiramente de brasileiros !. A boing sera que ajudara a Embraer na comercialização ?
Vc e inocente o bolsonaro wueria vende para eles sumi com a embraer para nao ter concorrencia, esta e a realidade,nossos politicos vai onde der mais, nao tem nada de patria.
@@airtonpereiralima2974 nossa cara. Posso ser inocente perante tamanha groselhagem que tu falou mas vai aprender a formular uma crítica. Pelo amor d Deus kakakakak
@@alanzinho306 pode me corrigir alguma escrita, mas no que faco vc nao pode me ensina, vc vai ter que saber( toneladas, libras, bar, desenho mecanico, trigonometria, tangente, coseno, medidas paquimetro ,micrometro, imicro,decimo de milimitro milesimos de polegadas, subto, conhecimentos em: torno mecanico, freza, mandrilhadora, retificas cilindricas, e plaina, soldas eletricas, e mig , com certeza vc nao tem moral alguma de me corrigir no que faco muito para o bem da humanidade, se vc souber estas coisas, vc Tera a moral de me ensinar a construir maquinas, inclusive pecas para a embraer e o que faco
Boa tarde. Gostei do vídeo. Como sugestão, gostaria que você comentasse também a respeito do Airbus A400M, que é um avião muito bacana também. E não esquecendo dos icônicos Lockheed C5 Galaxy e do C-141 Starlifter.
Isso pode ser até uma vantagem, se ele tivesse mecanismos stealth ele poderia fazer ótimas missões de reconhecimento sabendo que se fosse detectado teria uma habilidade enorme de escapar...
Ele também até onde pude ver pode ser reabastecido em pleno voo, dispensando a aterrissagem para reabastecimento. Suas cargas podem ser lançadas pelo ar o que compensa a vulnerabilidade a detritos no motor em pistas ruins.
O C 130 e o C 115 ( Búfalo ) são aeronaves especializadas em pouso e decolagens em pistas curtas e situações adversas de terreno, influenciando nos fatores de decisão do comando.
Parabéns pelo vídeo. Penso que foi um grande erro da Embraer, o desenvolvimento uma aeronave a jato para operações em pistas difíceis; como ficou muito bem explicado no vídeo, não precisamos repetir os motivos. Acredito que teríamos mais sucesso, desenvolvendo uma aeronave turboélice (com 4 motores) mais robusta (resistente), maior (tendo um compartimento de cargas = 40 toneladas) e com alcance de 10 mil km; com certeza teríamos uma aeronave mais segura e confiável; seriamos mais competitivos diante do Hércules e conseguiríamos um numero maior de clientes.
Gostei do canal; muito bom!!! Precisamos apoiar a EMBRAER ; este avião é lindo, eficiente, operacional e vai ser motivo de orgulho para nós brasileiros. Significa agregar valor; tecnologia, ciência, cérebros à nossa indústria, `a nossa economia!!Por isto é tão importante o desenvolvimento destes produtos de Defesa!!!!
Acho que a única "desvantagem" é ser motores a jato e dois, pois tal como é dito em pistas improvisadas é uma desvantagem, para fazer chegar provisões, em tempo de guerra ao qual por norma não há pistas normais. Tenho seguido o canal com atenção dou os parabéns ao autor do mesmo. Alguém falou o porque da bandeira Portuguesa no avião o mesmo foi já dito em outro vídeo, há uma parceria de países a desenvolver o mesmo KC-390, já agora acho que poderia valar do helicóptero Apache penso que muitos iriam gostar de ver o vídeo sobre ele e sua alta tecnologia e em como ajudou na guerra do Golfo.
Deveríamos ter os dois e talvez fabricar o Kawasaki C2 sob licença. Estava já na hora da EDS projetar uma versão "stretched" do 390. O problema da Embraer é que demora muito para projetar ou fazer novas versões de qualquer produto. Perdeu muito mercado do Super Tucano para o Texan 2 por não fazer novas versões. O motor do 390 é um dos mais modernos de paletas mais fechadas .Resiste muito mais do que os antigos aos detritos. Excelente vídeo com bom texto. O " morcego"( 390) é mesmo muito bom nas aterrissagens em pista curta.. Abraço do veio Walter WS analista militar dos templários
3:10 PS: o kc 390 pode reabastecer em pleno voo, assim, ele pode dobrar o seu alcance, e o avião que pode reabastecer ele é outro kc-390, o mesmo vale para o c-130. Então tudo depende se há aviões disponíveis para essa operação ao longo da rota, pois dessa forma o alcance é QUASE ilimitado em ambas a aeronaves.
@@mrfuture1223 com essa informação, concluo q o 390, tem uma força absurda, pq 3 Hércules é ridículo de forte, nesse caso, o 390 é o ZEUS dos ceus! E tenho dito Obrigado, boa semana e passar bem :DDD
Amigo, estou sempre a acompanhar teus vídeos e curto muito o canal, mas preciso fazer um adendo: O KC-390, por ser um avião de asa alta, onde os motores turbofan P&W ficam posicionados com uma grande altura livre em relação ao solo (repare que bem acima dos aviões "normais"), ele pode decolar e pousar em pistas acidentadas de terra (ou não), com o mínimo risco de algo ser sugado pelos motores. Grande abraço e parabéns novamente pelos vídeos!
Muito bom o vídeo. Pecou em um detalhe, quando disse que um motor de C-130, ao ingerir um pássaro, não sofre maiores problemas. Eu voei um pouco mais de 4 mil horas no Gordo, e tive de trocar motor umas 5 vezes, por ingestão de pássaros. No caso pequenas corujas (bacurais) que infestam a pista da base aérea de Manaus (antigo aeroporto) durante a noite. As alhetas do compressor do C-130 giram a mais de 13 mil rotações, e qualquer objeto que se choque contra elas provoca um tremendo estrago. Por outro lado, o C-130 tem outros ponto fracos, que eu não vou mencionar aqui por questões de segurança. Abs.
Não entendo muito de coisas militares mas o pouco que entendo dos motores e aerodinâmica tenho a impressão que o " verdinho" eh feito para entrar em zonas de combate, deixar uma carga e sair rápido, justificado pelo motor turbofan e a curva das asas. Enquanto o hercules parece ser do tipo" ajuda humanitária". Ótimo vídeo, continue assim.
Nesse projeto do KC-390 não se teve previsão em desenvolver uma versão com motores turboélices? Seria uma versão para situações de terrenos mais hostis ou não existe nenhuma possibilidade?
será que os motores do KC se sairão bem fazendo os voos do PROANTAR?... Meu pai voou no C130 18 vezes e é um comedor de neve e cascalho e poeira na pista da base Chilena.... Sem falar que voa até sem asa de tão bruto...Espero que o KC atenda, seria um orgulho!
só teve um errinho, os motores turboélice nada mais são que um motor a jato com um hélice na frente ligada ao eixo da turbina a gás, sendo também suscetíveis (embora menos que o jato comum) a sugar detritos e ser seriamente danificado. Excelente canal,
A Embraer tem que fazer um KC 390 com motores turbo hélices com esse design Aircraft. Aí com certeza vai ser perfeito no tocante ao lado operacional em pistas adversas.
Gostaria de ver uma comparação entre o KC 390 e o Antonov 178. A meu ver o trem de pouso do KC 390 é robusto, o que indica intensão de alongamento da fuselagem num futuro próximo. As duas saliências logo atrás do nariz indicam futuros canhões. Na minha opinião o AN 178 visa apenas o mercado militar e civil cargueiro, enquanto o KC 390 tem o propósito de multi missão (reabastecedor, transporte de paraquedistas e cargueiro, etc)
O KC da Embraer nesta comparação básica com certeza é superior ,no porém ainda tem outras vantagens do c 130 ,cabe ao tempo e o manuseio do de ambos os aparelhos por cada força aérea,o c130 não tinha um rival a sua altura até o momento agora ele tem ,e quem sabe com as vendas da Embraer ,em um futuro próximo ela possa lançar o KC com 4 motores ,e com a mesma confiabilidade de engenheiros nota 10 do Brasil ,parabéns pelo vídeo e pela comparação
Dois brutoes lindos demais Gigantões excelentes tecnologias orgulhoso da Embraer mas ainda está nos devendo im caça supersônico totalmente construído por ela sozinha ou no maximo com participação de 80% dela com outras empresas .O nosso espaço aéreo nao pode ficar na dependência de países estrangeiros nao.
Eu buscaria produzir um modelo do KC-390 artilhado, com canhões de 120, 40, 20 mm. Seria uma boa competição, sendo que teríamos que saber tb se era cabível fazer tal investimento !!
Um dos engenheiros do kc estudou comigo no colégio.... é o rafael levy... é um genio, foi o 1 colocado do vestibular de engenharia mecanica da UFRJ, foi 2 vezes para a França (politequinique), inclusive para completar o mestrado... ele passa o dia inteiro mexendo com esse avião e quando chega em casa, vai fazer aviao de controle remoto... posso garantir que ele ama MUITO o que faz, alem de ser a pessoa mais competente que eu já vi....
Uma pena coitado se fosse faxinero da Airbus ganhava mais
Dinheiro.kkkk
@@sergioferrero2465Nem tudo é dinheiro, comentário infeliz o seu, além de ver uma inveja
@@sergioferrero2465certamente vc é mais ignorante invejoso 🤨
@@sergioferrero2465Trabalhar com o que você mais ama não tem preço, amigo.
Verdade pelo amor não pelo dinheiro
Parabéns EMBRAER por levar a marca Brasil para o mundo. BZ
Me surpreendeu saber que o aparelho brasileiro tem mais de uma característica superior às do americano, obrigado por compartilhar!
Meu professor de geografia falou em uma aula ,que a defasagem tecnológica brasileira têm como grande causador, o nosso atraso de quase 300 anos na entrada efetiva da revolução industrial e que se levarmos para a visão macro,estamos correndo atrás do prejuízo de maneira acelerada.Projetos como esse que podem ser colocados em comparação com equipamentos do todo poderoso EUA,são motivo de orgulho de nossos pesquisadores e engenheiros !
...seu professor falou isso? meio imparcial, mas tudo bem..
Os Brasileiros viviam em Marte durante 300 anos, passando ao lado da revolução industrial. Esse sentimento de merda brasileiro de que não fazemos, porque o nosso despertador estava atrasado uns anos, oara além de burrice é uma estupidez de todo tamanho. Hoje em dia desenvolvem-se parcerias com o objetivo de criar sinergias capazes de elevar os projetos à excelência. O KC é um projeto conjunto do Brasil, Portugal, Chile e alvo erro Argentina. Não se trata de de haver cerebros ou não hoje os cerebros independentemente da nacionalidade estão onde há dinheiro....
MrEduardo4685 coitado desse seu professor, nunca vai ser um empreendedor... não sabe nem argumentos pra sustentar sua ideia... o que dizer de nações devastadas como Japão, ou nações recentes como Israel ? Israel copiou na cara dura o Mirrage III nos anos 70, desenvolveu o Favor melhor Fuzil pra combate urbano do mundo... etc etc muitos outros exemplos...
Cloves W. Oliveira boa
Jorge Pereira realmente
o KC 390 tem outras vantagens em relacao ao C 130, com por exemplo as tubulacoes para o reabastecimento aereo que ja estao instalados no KC 390, que para sua transformacao sera necessarip duas horas com mecanicos na pista ao contrario do C 130 que precisara de pelo menos duas semanas em um parque de material aeronautico. A ingestao de detrito ou sistema amtifod, no KC 390 ja foi previsto a operacao em pistas semipreparadas, quanto ao C 130, os prejuizos eram menores qiando as pas antigas das helices eram de aluminio, mas agora elas sao de materiais compostos, que sao muito mais sucetiveis aos detritos do que um motor turbofan, mas finalmente a maior concorrencia vira da politica externa norte americana e nao das qualidades que o C130 ainda possui
Os vídeos do Marcelo se tornaram meus companheiros de todas as noites...❤️
Meu também
Hahahahaaaa to viciado também! Kkkkkkkkkk
Além de ser apaixonado pelo mundo militar, sou apaixonado pela aviação, meus olhos brilham!
Hahahahaaaa
O C-130 foi pensado em 1950 foram produzidos mais de 2500 unidades, é um sucesso fabuloso no mundo da aviação, espero que o KC tenha sucesso mais bater os recordes do Hercules será muito difícil.
o motores turbo hélice também podem sugar detritos porque como o motor turbo fan do kc-390 ele também são motores a reação por isso os dois modelos tem os motores mais a cima e são modelos asa alta sem contar que os agentes extintores de incêndio são muito eficiente em caso de fogo mas não é obrigatório que o motor ingira animais pode acontecer de acertar as laminas do fan e passar por fora do motor ...adoro seu canal tem conteúdo de excelente gosto e um nível muito bom de intelecto Parabéns pelo sucesso que seu canal vem tendo ....
Obrigado!
Gostei desse canal...parabéns...
Obrigado! O seu canal também é muito interessante! Já estou lá inscrito.
Sem dúvidas são duas tremenda máquina, KC 130 ainda vai evoluir muito e é grande orgulho nacional.
não entrando no mérito do video que é otimo o C 130 tem um histórico invejável alem de ser bem confiável, já o KC390 tem um longo caminho a percorrer
c-130??
Pedro Scotta é o que eu quero, tecnologia nacional a serviço do Brasil
Todo não. Ainda são poucos países que dominam a motorização.
Sim, mas não dominam motorização. Nenhuma empresa produz aqui, o que complica em caso de guerras, catástrofes, etc e tal.
Em caso de Guerra, geralmente vai envolver EUA e Rússia, pra qualquer lado sendo nosso aliado, vão ter os motores que precisamos.
Adoro os vídeos, desde garoto assisto e leio tudo sobre temas militares. Sou da época que uma tv por assinatura era o sonho de consumo para fanáticos por documentários e programas sobre fatos históricos e máquinas modernas e antigas. Parabéns pela qualidade dos vídeos e pesquisa.
os vídeos desse canal são impagáveis pelas informações, e insuperáveis pelos trechos finais, mostrando os aviões decolando!
KC e lindo parace uma aeronave futurista , podia transformar ele também em um bombardeiro pesado rsrs !
@Sawyer ii pra destruir os morros...será que é isso que ele quis dizer???😄😄😄
Grassas a essa janela enorme que ele tem, o KC-390 parece relativamente pequeno, mas quando você vê essa imagem a 0:42 e repara no carinha próximo do trem de pouso, que se nota que ele é bem grande...
Caraca +Hoje no Mundo Militar, olhando hoje, após esse video, vemos que o canal só veio a melhorar!! Parabéns pelos ótimos trabalhos, continue assim!
A analise individual de cada aeronave, neste caso, ressalta a grandiosidade de cada aeronave dentro de seu conceito e tempo. Todavia, quando feita a comparação, ficou visível o equivoco no tocante ao suposto "calcanhar de Aquiles", do KC-390. Como já levantou a questão, o Tarssis Alves Lima, ambos os aviões são equipados com motores a reação, a diferença, é que um deles utiliza hélices, tão somente. Mas, está valendo, a divulgação de duas "águias" fantásticas.
Sucinto e esclarecedor. Torcemos pelo sucesso mundial do KC-390; aeronave, que acredito, atualmente, a mais moderna em sua categoria.
Obrigado!
Acredito que para o prometido nos tempos atuais, o kc terá um grande papel. Modernizações virao com certeza
Tendo a amazônia como principal área de operações da FAB, acho que apesar dos avanços do K-390 o C-130 permanecerá por muitos anos a principal "mula de carga" dos nossos céus dada a sua rusticidade e confiabilidade, posta a prova em praticamente todos ambientes do globo.
KC-390 é melhor sem sombra de dúvidas. É um fato na verdade.
Marcelo, faça um vídeo explicando em detalhes como funcionam as munições antitanque modernas, principalmente as alto-explosivo antitanque e as Armor Piercing Fin Stabilized Discarding Sabot. Tentei entender os mecanismos e a física envolvida em cada um deles e fiquei a ver navios. Não entendi por que nas munições HEAT ocorre a "inversão" do cone metálico e a formação do jato concentrado de gases e metal fluido, por que o cone não é só jogado para frente pela explosão? E sobre as APFSDS, entendi o básico (e óbvio) de que o menor diâmetro do projétil sub-calibre exerce maior pressão e, por isso, perfura mais blindagem. Porém, ainda não entendi como a dureza do material influencia na capacidade de penetração de blindagem, já que vi em uma fonte que nesse tipo de colisão de altíssima velocidade as forças coesivas dos materiais são desprezíveis, sendo a densidade muito mais importante, como se fosse uma colisão entre um dardo de massinha e uma parede de gelatina (certo?). Também tenho muitas dúvidas sobre como exatamente as blindagens compostas param esses projéteis, vi um vídeo que explicava que, basicamente, tenta-se quebrar o dardo logo na entrada, pois após o projétil penetrar a camada inicial da blindagem, ele seria praticamente imparável, mas vi outro documentário que dizia que o projétil ia perdendo energia em cada camada da blindagem até parar, como se pensa intuitivamente. Enfim, agradeceria se fizesse um vídeo explicando a fundo os mecanismos das blindagens e munições antitanque modernas, pois eu provavelmente não sou o único imerso em perguntas sobre o tema. Abraços e continue o bom trabalho!
Orgulho de ser brasileiro 👏👏👏👏👏👏
Brasil mostra tua cara,se destacando cada vez mais,Brasil acima de tudo!!!
KC390 muito mais imponente! B R A S I L
também achei mano, ele é muito mais bonito! BRASIL!
sidestick*
Vale ressaltar que os países compradores futuros do KC-390 , tem um território pequeno justo para a nossa aeronave. Não é preciso ir a lua , já que os territórios são pequenos , como países da África , Oriente Médio , Asia e América Latina .
O KC 390 é uma boa aeronave!! Ótima para as necessidades brasileiras atuais! Um pouco menos de carga, mas não precisa de mais!
Brasil acima de tudo.
seria legal um vídeo sobre drones de batalha...ou guerra hytech!!!
Realmente
up
alan 54856856 up
De acordo com a Embraer, o KC390 foi projetado sim para tambem fazer pousos em pistas não pavimentadas e em pistas de gelo.
A questao do motor é controversa, o Lockheed C-5 Galaxy e o Antonov AN 124 tambem tem motores turbofans e pousam e decolam de pistas ruins e nem por isso se danificam.
Não, Pedro. O C-5 é MUITO maior do que o C-130 e por isso ele não consegue pousar nas mesmas pistas. Só para vc ter uma idéia, o C-5 tem um comprimento de 75 metros e o C-130 tem um comprimento de 34 metros. Menos da metade do tamanho!! São aviões para objetivos bem diferentes.
Hum.
faz vídeos sobre o C-5
Pedro, todo mundo tem o direito ao contraditorio e a questionar, estou certo? O canal respondeu e pos fim a duvida, voce esta satisfeito?
tb acho q os motores não fazem muita diferença não...o avião brasileiro e infinitamente superior...até os americanos já entraram na fila para comprar...
Ainda prefiro o KC-390 mesmo perdendo em um critério importante.
Quanto a segurança no pouso, isso é questionável. Por exemplo o trem de pouso do KC-390, ao que tudo indica, é muito mais seguro que o do C-130. Quanto a questão dos detritos, ele foi desenvolvido com asa alta justamente por este critério.
A maneira que você fala é impressionante, sei lá, retém minha atenção. Muito, muito bom!
A cada dia seus episódios estão melhores!!!!
Quanto ao alcance em breve a Embraer vai resolver esse "probleminha". E poderemos ter um KC 390 transoceanico com a adição de tanques abaixo das asas.
Operacionalmente o C 130 é superior a décadas, tanto que no Vietinam operava em condições adversas.
Todos sabemos das diferenças entre motores turboélices e a jato. Qualquer detrito sugado no motor a jato causa a destruição de turbina como um todo, podendo inclusive no procedimento de pouco ou decolagem causa uma tragédia.
Eu se fosse o Governo Brasileiro não iria aposentar os C 130, e sim faria a aquisição de novos Super C 130, pois o americanos operam tanto C 130 quanto C 17 até hoje, claro que para missões diferentes, seria o caso aqui no Brasil. Ainda existem pistas na amazônia com pouca ou quase nenhuma estrutura, nesse senário sim, seria um ótimo teste para o KC 390!!! Função essa hoje executada brilhantemente pelo EADS - Casa 235 ou C 105 amazonas, anteriormente executada pelo já "aposentado" C 115 Bufalo!! Mas em casos extremos termos o bom e confiável C 130.
Fica aqui minha humilde opinião.
Muito bom o vídeo! Existe uma tendência para aviões de transporte com motores a jato, a Embraer deve ter considerado todos estes fatores envolvendo detritos no motor. Ainda mais considerando o uso no Brasil em pistas pra lá de rústicas.
Já vou preparar um lanche para ver este vídeo! nada melhor!
Vale lembrar q as turbinas do KC-390 estão bem mais longe do chão do que as pás do C-130, o que é uma vantagem em pistas irregulares
Basicamente o cargueiro militar KC-390 representa na FAB uma atualização do vetor de transporte tático,com recursos das aeronaves mais modernas em operação na atualidade. Dotada de sensores e contramedidas que possibilitam sua sobrevivência nos ambientes da guerra moderna.Com capacidade de reabastecer e ser reabastecido em voo,bem como executar missões que só seriam executadas em condições de boa visibilidade.Na composição da tripulação o KC-390 reduz o número de tripulantes de 5 para 3.A inclusão do radar Selex Gabbiano, de origem italiana,com capacidade SAR/ISAR,ele ampliou o horizonte operacional do KC-390,além de mostrar as formações meteorológicas,esse radar tem condições de mapear o solo,detectar e rastrear alvos terrestres e aéreos,também provê alerta de proximidade com o terreno.A logística do KC-390 se alinha com a tendência mundial,desenvolvida para as atuais aeronaves,com inspeções que não impedem que as aeronaves permaneçam na linha de voo.
O C-130 atualmente, demanda em média 2 horas no solo para descarregar seus seis paletes, reabastecer,carregar e decolar novamente, no KC -390 o mesmo trabalho, considerando os seus sete paletes seja realizado com a metade deste tempo.O transporte de tropa aerotransportada comporta a dotação de 80 soldados equipados, com a configuração básica, ou 64 paraquedistas totalmente equipados.No compartimento de carga podem ser transportado todos os tipos de helicópteros do atual inventário da FAB, blindados, viaturas, radares, armamentos.Desenvolvido para reabastecer aeronaves de asas fixas ou rotativas,inclusive outro KC-390.Dipondo de 4 câmeras de infravermelho para observação que o habilitam reabastecer em voo em condições de baixa vísibilidade e à noite.O KC-390 foi concebido, para cumprir de forma mais rápida e com maior ganho operacional todas as missões que o C-130 já cumpria.
Marcelo, faz uma matéria sobre a parte interna do KC390 explicando como é utilizado o espaço da rampa de acesso.
Vale lembrar que o aparelho brasileiro ainda esta na primeira versão, enquanto o aparelho norte americano já é fabricado há décadas. Muitas melhorias podem ser previstas ao KC-390.
Neste momento o presidente está em Anápolis recebendo o KC 390.🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@@woodiebay ???
@@Max62535 Somos a 9° Maior Potência Mundial, e 5° Maior Potência Econômica..
E Isso tem tudo a ver com o "Bozo" 😂
@@ksytp6061 somos a 9°
no outro vídeo citei esse aspecto da robustez e a decolagem e aterrissagem em pistas muito ruins e fui muito criticado por isso ,pq nao sabiam que a questão dos motores a jato e pistas ruins nao se misturam ,obg por mais esse vídeo de alto nível de qualidade
Adoro este canal, melhor do RUclips no assunto !!!
Cara ! Kc-390 é o avião de carga mais lindo que já vi na sua categoria . Me da orgulho em ver ele e saber que saiu das pranchetas da embraer e primeiramente de brasileiros !. A boing sera que ajudara a Embraer na comercialização ?
Vc e inocente o bolsonaro wueria vende para eles sumi com a embraer para nao ter concorrencia, esta e a realidade,nossos politicos vai onde der mais, nao tem nada de patria.
@@airtonpereiralima2974 nossa cara. Posso ser inocente perante tamanha groselhagem que tu falou mas vai aprender a formular uma crítica. Pelo amor d Deus kakakakak
@@alanzinho306 pode me corrigir alguma escrita, mas no que faco vc nao pode me ensina, vc vai ter que saber( toneladas, libras, bar, desenho mecanico, trigonometria, tangente, coseno, medidas paquimetro ,micrometro, imicro,decimo de milimitro milesimos de polegadas, subto, conhecimentos em: torno mecanico, freza, mandrilhadora, retificas cilindricas, e plaina, soldas eletricas, e mig , com certeza vc nao tem moral alguma de me corrigir no que faco muito para o bem da humanidade, se vc souber estas coisas, vc Tera a moral de me ensinar a construir maquinas, inclusive pecas para a embraer e o que faco
Boa tarde. Gostei do vídeo. Como sugestão, gostaria que você comentasse também a respeito do Airbus A400M, que é um avião muito bacana também. E não esquecendo dos icônicos Lockheed C5 Galaxy e do C-141 Starlifter.
Tema de vídeos, especial aviões de caça com as "marcas" como sukhoi, dassault, northrop grumman, lockheed Martin...
Show o canal.
Uma sugestão de vídeo: F-86 Sabre. Excelente vídeo
Outra sugestão boa: Falar sobre o X-29A como que funciona as asas invertidas para a frente.
Boa também :)
Sempre quis entender como funciona aquele tipo de caça...
O que eu sei sobre esse tipo de caça é que eles são muito manobráveis, mas são muito instáveis
Isso pode ser até uma vantagem, se ele tivesse mecanismos stealth ele poderia fazer ótimas missões de reconhecimento sabendo que se fosse detectado teria uma habilidade enorme de escapar...
Ele também até onde pude ver pode ser reabastecido em pleno voo, dispensando a aterrissagem para reabastecimento. Suas cargas podem ser lançadas pelo ar o que compensa a vulnerabilidade a detritos no motor em pistas ruins.
Corveta classe Tamandaré vs Outras corvetas de outros países.
cara acho q faltou comprar os aviônicos e a capacidade multitarefa das aeronaves, no mais o vídeo ficou bem objetivo, abraços!
comparar*
olá Marcelo peço que você faça um vídeo sobre Comandos obg
ja chego na voadora do like, melhor canal do RUclips também poderia fazer um video sobre o (MH-6 Little Bird / AH-6J Little Bird)
O C 130 e o C 115 ( Búfalo ) são aeronaves especializadas em pouso e decolagens em pistas curtas e situações adversas de terreno, influenciando nos fatores de decisão do comando.
Excelente vídeo mostrando o lado operacional
todos os dias fico aguardando ansiosamente as publicações do canal , fã n 1
Parabéns pelo vídeo.
Penso que foi um grande erro da Embraer, o desenvolvimento uma aeronave a jato para operações em pistas difíceis; como ficou muito bem explicado no vídeo, não precisamos repetir os motivos.
Acredito que teríamos mais sucesso, desenvolvendo uma aeronave turboélice (com 4 motores) mais robusta (resistente), maior (tendo um compartimento de cargas = 40 toneladas) e com alcance de 10 mil km; com certeza teríamos uma aeronave mais segura e confiável; seriamos mais competitivos diante do Hércules e conseguiríamos um numero maior de clientes.
o melhor canal do you tube se sombra de duvidas,sou fan do canal
Com certeza caro Marcelo você eo cara parabéns pela explicação
O KC390 é um motivo de orgulho para todos os Brasileiros
Canal muito interessante, gostei muito...
Obrigado!
Ainda é muito cedo pra falar dos custos operacionais do KC-390 contra o C-130?
Mais projetos como estes tem que ser incentivados
esse é um vídeo que estava esperando! show
Os dois sao imponentes demais. super like!!
Faz um video sobre o Helicóptero russo MI-35
Gostei do canal; muito bom!!! Precisamos apoiar a EMBRAER ; este avião é lindo, eficiente, operacional e vai ser motivo de orgulho
para nós brasileiros. Significa agregar valor; tecnologia, ciência, cérebros à nossa indústria, `a nossa economia!!Por isto é tão importante o desenvolvimento destes produtos de Defesa!!!!
+Hoje no Mundo Militar Muito Bom o vídeo, like garantido, uma boa sugestão seria você falar sobre o: X-29A, e como funciona suas asas peculiares.
Genial essa comparação.... Poderia ter como variação esse modelo KC em turbo hélices para pistas rústicas....mais pelas economias é meio difícil ....
Acho que a única "desvantagem" é ser motores a jato e dois, pois tal como é dito em pistas improvisadas é uma desvantagem, para fazer chegar provisões, em tempo de guerra ao qual por norma não há pistas normais.
Tenho seguido o canal com atenção dou os parabéns ao autor do mesmo.
Alguém falou o porque da bandeira Portuguesa no avião o mesmo foi já dito em outro vídeo, há uma parceria de países a desenvolver o mesmo KC-390, já agora acho que poderia valar do helicóptero Apache penso que muitos iriam gostar de ver o vídeo sobre ele e sua alta tecnologia e em como ajudou na guerra do Golfo.
Deveríamos ter os dois e talvez fabricar o Kawasaki C2 sob licença.
Estava já na hora da EDS projetar uma versão "stretched" do 390.
O problema da Embraer é que demora muito para projetar ou fazer novas versões de qualquer produto.
Perdeu muito mercado do Super Tucano para o Texan 2 por não fazer novas versões.
O motor do 390 é um dos mais modernos de paletas mais fechadas .Resiste muito mais do que os antigos aos detritos.
Excelente vídeo com bom texto.
O " morcego"( 390) é mesmo muito bom nas aterrissagens em pista curta..
Abraço do veio Walter
WS analista militar dos templários
3:10 PS: o kc 390 pode reabastecer em pleno voo, assim, ele pode dobrar o seu alcance, e o avião que pode reabastecer ele é outro kc-390, o mesmo vale para o c-130. Então tudo depende se há aviões disponíveis para essa operação ao longo da rota, pois dessa forma o alcance é QUASE ilimitado em ambas a aeronaves.
Seu Canal é ótimo cara! Seu conteudo é muito interessante.
Obrigado!
Sugestão para vídeo: Lockheed AC - 130 Gunship... Talvez uma versão que o KC - 390 nem chegue a ter. Sobre o vídeo comparativo, muito bom!
Já sei que o conteúdo é bom, por isso que o vou dando o meu Like monstrão!
Parabéns pelo seu canal. Muito legal mesmo. Fiquei fã....obrigado.
vídeo excepcional ! continue
Esse video chega a ser impressionante.
Finalmente Algo Superior!
quero te agradecer pelos vídeos são ótimos.
130*3=390 coincidência???, eu acho que sim.. =D
coincidência msm kk
Pode se dizer então que o KC 390 tem a força de 3 Hércules kkkk
@@mrfuture1223 com essa informação, concluo q o 390, tem uma força absurda, pq 3 Hércules é ridículo de forte, nesse caso, o 390 é o ZEUS dos ceus! E tenho dito
Obrigado, boa semana e passar bem
:DDD
Amigo, estou sempre a acompanhar teus vídeos e curto muito o canal, mas preciso fazer um adendo:
O KC-390, por ser um avião de asa alta, onde os motores turbofan P&W ficam posicionados com uma grande altura livre em relação ao solo (repare que bem acima dos aviões "normais"), ele pode decolar e pousar em pistas acidentadas de terra (ou não), com o mínimo risco de algo ser sugado pelos motores.
Grande abraço e parabéns novamente pelos vídeos!
Muito bom o vídeo. Pecou em um detalhe, quando disse que um motor de C-130, ao ingerir um pássaro, não sofre maiores problemas. Eu voei um pouco mais de 4 mil horas no Gordo, e tive de trocar motor umas 5 vezes, por ingestão de pássaros. No caso pequenas corujas (bacurais) que infestam a pista da base aérea de Manaus (antigo aeroporto) durante a noite. As alhetas do compressor do C-130 giram a mais de 13 mil rotações, e qualquer objeto que se choque contra elas provoca um tremendo estrago. Por outro lado, o C-130 tem outros ponto fracos, que eu não vou mencionar aqui por questões de segurança. Abs.
Conta aí
Não entendo muito de coisas militares mas o pouco que entendo dos motores e aerodinâmica tenho a impressão que o " verdinho" eh feito para entrar em zonas de combate, deixar uma carga e sair rápido, justificado pelo motor turbofan e a curva das asas. Enquanto o hercules parece ser do tipo" ajuda humanitária". Ótimo vídeo, continue assim.
Nesse projeto do KC-390 não se teve previsão em desenvolver uma versão com motores turboélices? Seria uma versão para situações de terrenos mais hostis ou não existe nenhuma possibilidade?
será que os motores do KC se sairão bem fazendo os voos do PROANTAR?...
Meu pai voou no C130 18 vezes e é um comedor de neve e cascalho e poeira na pista da base Chilena.... Sem falar que voa até sem asa de tão bruto...Espero que o KC atenda, seria um orgulho!
Tô esperando o vídeo do canal HOJE NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, estou ansioso^^
Meus parabéns pelo canal. Que tal uma comparação entre o A 400M da Airbus e o nosso KC-390. Um forte abraço.
Obrigado!
só teve um errinho, os motores turboélice nada mais são que um motor a jato com um hélice na frente ligada ao eixo da turbina a gás, sendo também suscetíveis (embora menos que o jato comum) a sugar detritos e ser seriamente danificado.
Excelente canal,
A Embraer tem que fazer um KC 390 com motores turbo hélices com esse design Aircraft. Aí com certeza vai ser perfeito no tocante ao lado operacional em pistas adversas.
Hercules não vá embora nos adoramos você !!
Gostaria de ver uma comparação entre o KC 390 e o Antonov 178. A meu ver o trem de pouso do KC 390 é robusto, o que indica intensão de alongamento da fuselagem num futuro próximo. As duas saliências logo atrás do nariz indicam futuros canhões. Na minha opinião o AN 178 visa apenas o mercado militar e civil cargueiro, enquanto o KC 390 tem o propósito de multi missão (reabastecedor, transporte de paraquedistas e cargueiro, etc)
Parabéns pelos 30.000 inscritos!!
Mais uma belo trabalho
gostei mano seus vídeos são os melhores que eu ja vi você tem talento seu canal é ó melhor que eu ja vi
muito bom parabéns pelo vídeo e parabéns pelo canal
O KC da Embraer nesta comparação básica com certeza é superior ,no porém ainda tem outras vantagens do c 130 ,cabe ao tempo e o manuseio do de ambos os aparelhos por cada força aérea,o c130 não tinha um rival a sua altura até o momento agora ele tem ,e quem sabe com as vendas da Embraer ,em um futuro próximo ela possa lançar o KC com 4 motores ,e com a mesma confiabilidade de engenheiros nota 10 do Brasil ,parabéns pelo vídeo e pela comparação
O C390 milenium será um sucesso em todo mundo. Parabéns para nossa Embraer.
Mesmo assim eu morro de orgulho do kc-390, e a-29.
Eita Kkk,ja vou deixar meu comentário antes de assistir que to ancioso 😀😅
faz mais videos assim comparando os veículos tipo o guarani e o urutu ou ate mesmo o lav-25 seria uma serie top
Dois brutoes lindos demais Gigantões excelentes tecnologias orgulhoso da Embraer mas ainda está nos devendo im caça supersônico totalmente construído por ela sozinha ou no maximo com participação de 80% dela com outras empresas .O nosso espaço aéreo nao pode ficar na dependência de países estrangeiros nao.
Eu buscaria produzir um modelo do KC-390 artilhado, com canhões de 120, 40, 20 mm. Seria uma boa competição, sendo que teríamos que saber tb se era cabível fazer tal investimento !!
sugestões: super tucano, helicopteros de ataque, programa fx brasileiro. Parabéns pelo canal!
Obrigado! Já falei aqui no canal do Super Tucano e do Gripen (resultado do Programa FX). Faltam apenas os helicopteros de ataque. Abraço.
Excelente vídeo. Sugestão: Helicóptero H-36 Caracal