Essa com certeza é uma das minhas obras favoritas de literatura - tanto é que produzi um vídeo sobre o livro. Por mais que a leitura seja longa, quando você termina de ler, fica com aquele gostinho de quero mais.
A professora que fala sobre o Dumas no Literatura Fundamental forneceu uma ótima aula sobre 'Os Miseráveis', também no Literatura Fundamental. Ela é muito inteligente, aprendi muito com ela. Maria Lúcia Dias Mendes. ;) Ótimo vídeo, Tati!
"acho que li em menos de 10 dias" e eu coitada que li em 2 meses e meio KKKKKKKKKKKKK mas realmente, não conseguia parar! o que me faltava pra terminar mais rápido era tempo apenas.
@@angelorodrigues3918 Terminei o livro. Assim, o livro é de fato muito bom, mas…Deixou a desejar em alguns conceitos . Primeiro, a vingança no aspecto que lhe atribui ao desenrolar das últimas 100 páginas, deixou de representar um homem, seu sofrimento, e até a sua justiça, por assim dizer, dando-lhe lugar a um aspecto mais religioso, fenomenológico o que destoa do restante da história e a deixa com um aspecto nada original. O que é uma pena, na minha humilde opinião, pois ficou um pouco exagerado o legado da “Divina providencia” como uma justificativa moral para o ato da vingança, sem contar é claro que do homem fez-se um vingador, assim fez-se um herói por consequência a vingança perdeu força, dando lugar a algo mais comum e fantasioso. Entretanto, é claro que usa-se-a ao longo da história real, tais artifícios para justificar os atos, e com eles aquilo que denominamos justiça. Diferente do filme que neste aspecto foi melhor aproveitado. Também há outros exageros, no livro que não encontramos no filme, como o suicídio dramático, heranças distribuídas aos pobres, outra tentativa de moral elevada pelo exílio da culpa, e da honra ao mérito, um capricho. Mas, não poderia deixar de lembrar que há belos pensamentos filosóficos ao longo da obra, frases sobre o sofrimento e outros desdobramentos tão belamente colocadas pelo escritor, e em uma obra tão grande que merecem ser observados. É uma obra que no geral vale a pena ser lida. Ps: não achei a obra maçante, muito pelo contrário ela prende muito bem o leitor, é de fácil entendimento e não há nada mais a ser dito. A menos é claro, que haja oposição equivalente.
@@jaisonknappelosekann177 Gostei do final,acho que a morte do garoto forma uma revolução no conde,que quando foge de Paris,o mesmo afirma que talvez tenha feito até demais.E isso mexe com suas emoções que são potencializadas pela a de Morrel e Haydée,logo ele vê que tudo que fez,fez por orgulho(analogia a Satã) de se por no mesmo pedestral que Deus,logo o final se torna religioso,pois o próprio livro tem analogias religiosas(como por exemplo ele sair da prisão aos 33 anos,idade de Cristo) e talvez até o nome de sua ilha.Então se o começo é religioso,o final também será. Obs: se tiver erro ortográfico perdão.
Ler esse livro é uma experiencia que todo leitor teria que ter. Apesar de ser grande, é uma leitura ótima. Sem falar no tanto que é interessante lermos algo escrito a 150 anos atrás... Parabens pela excelente resenha, como sempre são em seu canal
Um romance épico! Abade Faria, o "velho louco", responsável por auxiliar o Edmond em sua intelectualidade e maturidade, é um dos personagens mais bem construídos da literatura mundial. O interessante nesse livro, ao meu ponto de vista, é que os personagens com exceção de Dantés e do próprio Abade, não possuem uma profundidade ou evolução engenhosa, são medíocres (no sentido de medianos) mas incrivelmente marcantes! Como esquecer de Luigi Vampa? Enfim, aos curiosos, leiam! O livro é extenso, mas a leitura é gostosa e facilmente digerida.
Pow mano... A família Villefort é extremamente bem construída e densa. Inclusive, o livro se você parar para pensar, é mais focado na vingança Dantes/Villefort do que a vingança Dantes/Mondego
Os capitulos do Luigi Vampa me deram uma impressão que senti lendo 100 anos de solidão e os feitos incriveis do Coronel, é como se fosse um carisma que nasce da audácia, isso sei lá gera um personagem forte na memória.
A série de TV "Revenge" é muito associada ao Conde de Monte Cristo. A personagem principal, Amanda Clark, usa uma identidade falsa para se vingar dos responsáveis pela prisão do pai dela.
“E agora, adeus bondade, humanidade, gratidão... Adeus a todos os sentimentos que regozijam o coração...! Tomei o lugar da Providência para recompensar os bons... que o Deus vingador me ceda o seu para punir os maus!”
Ontem eu li a página 1000, mas não aguento terminar a leitura pra ver seu vídeo. Estou muito empolgada com esse livro e vejo na Tati a mesma empolgação... rsrsr Essa semana estava contando a estória até pras pessoas no elevador! A estória é melhor que qualquer novela e tem mais reviravoltas que "A Usurpadora" hehe e já vi vídeo de gente criticando o livro por causa disso, pela falta de verossimilhança, mas eu leio como quem lê uma fábula, sem levar tanto a sério e me pareceu que você também, Tati. Como entretenimento o livro super funciona e também como estimulador de reflexões, o contexto histórico é muito interessante e as descrições lindas. Já é um dos favoritos da vida, parabéns, Tati.
Alexandre Dumas não desenvolveu essa história aleatoriamente. Ele foi influenciado pela vida de Pierre Picaud e sua busca pela vingança. Tem um livro que ele escreveu chamado " Senhora Lafarge: Lembranças Íntimas" e é uma obra bem forte sobre um caso real.
O autor teve como uma de suas inspirações Vidocq que bandido, condenado, soldado e muita coisa até virar policial. A habilidade de disfarces e coletando informações e investigando eram coisas do Vidocq que inclusive era amigo do Dumas. O Vidocq foi influência também para Vautrin de Pai Goriot, do Balzac e para Jean Valjean e javert do Victor Hugo. Vidocq antes de ser policial vivia fugindo da policia e experimentando fugas e com javert as investigações minuciosas. Pq os miseráveis parece ter semelhança com monte cristo? mesma influência.
É o mais impressionante é que ele tem se eu me lembro no máximo 100 páginas ( ou menos) na versão de bolso, só quando ele cita quem ele leu ( uma cacetada de filosofos e escritores) você percebe que de todos os personagens ricos do livro, o Faria era o mais rico
Terminei o livro na semana passada, foi uma das minhas experiências mais incríveis de leitura, que bom que o youtube me sugeriu a análise desse canal. A parte do senhor Nothier de Villefort se comunicando com os olhos eu achei espetacular, pena que ficou de fora do filme e apareceu muito pouco na versão de 1975, mas no livro quando ele começou a aparecer eu achei que poderia ser cansativa a parte dele, mas acabaram sendo umas das minhas partes favoritas do livro. Algo que me incomodou um pouco foram os longos diálogos em forma de poesia do personagens que acabam cansando um pouco as vezes apesar de eu compreender o motivo de eles serem desta forma.
Eu vi o filme e ameeei, comecei a ler a pouquíssimo tempo e eu ESTOU AMANDOOOOO mil vzs mais que o filme!! Adorei td a referência q tem no livro, a linguagem é ótima tbm. Sem dúvidas melhor livro!
Eu amei o livro. Está entre meus favoritos. A escrita do autor é muito prazerosa de ler. Fez sentido saber que ele ganhava por linha rsrs. Minha parte preferida é quando Edmond está preso, as passagens mais emocionantes. Para o final do livro tive até insônia, não conseguia dormir, imaginando como seria o desfecho, aproveitava todo momento live e para devorar o livro. Achei no final, que o Conde havia pesado demais a mão no que ele dizia providência. Fica uma reflexão interessante, ele era livre mas ainda preso a vingança e depois culpado,mas encontrou redenção. Agora que cheguei ao fim, sinto um misto de sentimentos. Sem dúvida uma bela obra.
Tá falando do filme de 2002, né? Pq tem alguns que dizem que são mais fiéis ao livro. Vi recentemente o de 1975 aqui no próprio RUclips e gostei bastante.
O último filme que produziram já começa totalmente diferente do livro. Eu vi a primeira vez e adorei, porém depois de ler o livro, tentei rever, e não consegui seguir.
Nossa, li esse livro pela primeira vez e não o achei cansativo ou tedioso em nenhum momento. Pelo contrário, muitas vezes perdi a hora lendo. Maravilhoso! Acredito que já posso coloca-lo em meus top 3 junto de Ana Karenina e o morro dos ventos uivantes *-*
Alexandre Dumas é dito que o pai dele é o herói de todas as histórias pois ele era um conde de origens caribenhas que de certa forma foi mosqueteiro e para Alexandre Dumas ele é seu herói aquele que fez de tudo um pouco na vida mas sempre foi discriminado por sua cor, Tatiana se pudesse gostaria que fizesse um vídeo sobre livro sobre o pai de Dumas é uma história incrível.
Uma história incrivel e muito bem feita sobre vingança e reflexão sobre o desespero e as adversidades de se perder tudo e a possibilidade não de retomar aquilo que se perdeu, mas de se começar novamente.l
Comecei a ler por indicação sua nesse video e ... TO AMANDO! To no começo ainda, como Dantés na prisão, mas to passada com a Mercedes. Ela falou q se ele morresse ela se mataria e tal. Não que eu quisesse a morte dela, mas não queria que ela casasse com o Fernand!
Esse livro já teve várias adaptações para o cinema, não só cinema americano e francês, mas duas adaptações fiéis feitas pelo méxico, uma da URSS, teve váeias series como a de 1979 e 1998 feitas pela Fraça, uma serie italiana e outra da BBC nos anos 60, já virou mangá, dorama, anime (o nome é gankutsuou e foi nesse anime que me despertou o interesse pelo livro, foi uma das poucas versões que haydee tem um papel bem destacado). Fora a inspiração mais frouxa para novelas e series.
Era o melho livro que eu havia lido na vida, até que li Os Miseráveis, que é hors concours hehe Li nessa mesma edição e ela é maravilhosa. Acabamento, papel, fonte, ilustrações, notas, etc. Pena que hoje tá bem difícil de encontrar
Eu não digo que já cansei de assistir o filme pq surpreendentemente eu não me canso. De Fato não consigo e nem quero!. Mas digo que já perdi as contas de quantas vezes eu já assisti. Eu me identifico muito com a história do personagem Edmond Dantes. Pois não roubei, não matei, mas por lá tbm passei. E quando voltei pra casa ganhei de presente do meu irmão o livro que parece uma bíblia. São muitas pagina, porém pra quem já leu a Bíblia o Livro que me tornou um homem de fé, ler o Conde de Monte Cristo está sendo um enorme prazer. Estou venerando o Livro. God will give me Justice!
Começando agora, meados da página 260, porém já estou fascinado, por ser um clássico e por ter uma leitura tão fluída! Mas parei o vídeo nos primeiros minutos, spooooileeerrssss!!! kkkkkkkkkk Abç Tati
Adorei o vídeo! Eu também tinha acabado de ler esse livro na versão em inglês pela Signet Classic. Adorei suas considerações, além das próprias curiosidades que você expôs! Minha surpresa foi cair a ficha que o tal padre no capítulo XXI também era o próprio Dantès, não sei o que se passava na minha cabeça!
a escrita de Dumas, a história fascinante me surrupiaram horas entretidas sem parar lendo o livro numa ansiedade constante e tão grande que o passar das folhas era como um pisco que não se nota. que livro primoroso!
comprei a edição nova da Zahar, o volume único, iniciei a leitura a pouco e já estou amando muito!! muito obrigada por essa indicação maravilhosa Tati!!!!
O Conde de Monte Cristo foi o primeiro clássico que li, na escola ainda, mas foi uma edição da Martin Claret, super resumida. Esse ano resolvi ler a edição da Zahar e realmente, o livro é enorme e bem diferente do filme, que adoro por sinal. Esse livro prende de uma forma que quando reparamos já estamos terminando a leitura. Maravilhoso! Depois do seu vídeo deu vontade de ler novamente. Bjs!
O Conde de Monte Cristo é meu livro favorito! A jornada de Dantès,embora bastante folhetinesca,me deixa preso ao livro de tal forma que mesmo o tendo lido por diversas vezes,cada vez que o releio é como se fosse a primeira vez.Eu também recomendo o vídeo do Literatura Fundamental,com a professora Maria Lúcia Dias Mendes.Gostei de seus comentários sobre o livro Tati,parabéns pelo vídeo.
Quando terminei de ler o livro fiquei uns 30 minutos em êxtase. Sério, que experiência, que livro, que história, que reviravolta… Muito emocionante, muito mesmo, sem dúvidas a melhor experiência literária que já tive… Confesso que fiquei meio triste quando o livro terminou, leria muito mais sobre o Conde, rsrsrs
14:36 - "Ah, vamos agora descobrir o que está acontecendo com aquele personagem X que eu nem apresentei pra vocês ainda?"; "Tem muito dramalhão"; "e muitas situações que você fala assim: 'Meu...', principalmente situações envolvendo VENENO" "tem muitas coincidências que quando você ler, você vai falar assim 'Ah cara, sério isso?' " Tati, tem certeza que você não está descrevendo ONE PIECE? kkkkkkkkkkk Não me entenda mal, sou muito fã dessa obra, mas olha... tem vezes que é difícil passar por certas histórias.
Uai. Adorei a forma despreendida que você fala de todos aspectos possíveis do filme, desde a edição até a história dos personagens em si. Amo leitura, apesar de considerar que entrei nesse mundo um pouco tarde aos 14 anos. E achei seu canal ideal. Parabéns!
Ah quero te contar como me introduzi pela primeira vez nessa história. Na verdade foi através de um curso de inglês que o professor passou o áudio do livro e o texto do livro resumido inteiro na língua inglesa, e algumas coisas eu entendi sim. Mas não tinha dimensão da riqueza que realmente era esse livro. Depois assisti o filme e concordo com o que falou. Agora tenho a edição única de 1663 páginas. Comecei a ler essa semana, já estou viajando e fascinado.
Tati, achei interessante o comentário da indecisão da idade. Em "Os três mosqueteiros" acontece algo similar. D'Artangnan é promovido a guarda real e capítulos depois parece que o autor "esqueceu" que isso que ja aconteceu e o promove novamente. Isso inclusive é pontuado em edições comentadas.
Eu, ingenuamente, comecei a ler o livro em Outubro, na esperança de acabar junto com você em dezembro... E caí do cavalo (o que foi bom), terminei em uns 15 dias hahaha Eu AMEI o livro, as cenas com a família Morrel (principalmente o patriarca, o dono do navio do Dantès) são fantásticas, dá até aquela emoçãozinha kkkkkkk sensacional!!!
kkkkkkkkk eu mesma planejei ler O Conde em 10 semanas, até peguei minha caderneta de anotações e esquematizei meu cronograma de leitura “Semana #1: página 0-130/ Semana #2: página 130-220/ Semana #3/ etc”. E no final das contas li em exatos 15 dias igual você kkkkkkk Terminei faz umas horas, é um livro incrível e eu nunca irei esquecê-lo 🤍
Ao meu ver a única diferença entre justiça e vingança repousa no consentimento da maioria, isto é, quando o Estado cria uma norma jurídica a qual se impõe uma pena, seria essa a justiça. Em contrapartida, a vingança não requer permissão ou tutela do Estado, que diga-se de passagem tem falhado em seu dever.
já li muitos clássicos na minha vida, mas esse, sem dúvida foi o que deixou mais saudade! vou retornar sua leitura em breve! sua resenha ficou sensacional!
Amo! Uma das minhas historias favoritas.. o filme, o livro.. Tão diferentes, mas os dois são ótimos! E eu tbm tenho essa edição, uma das mais lindas da minha estante! Quando a ganhei fiquei toda radiante.. rs Abraços querida, gosto muito dos seus videos!
É uma história sobre justiça. A cada um o que é seu. Vingança para os algozes de outrora: Mondego, villefort, danglars e, de certa forma, Cadelrousse. Gratidão e favores retribuído para os Morrel, Jacopo, Vampa. Dantes julgou, condenou e não chegou a executar pelas próprias mãos, mas organizou tudo para que as suas sentenças fossem efetivadas.
Eu li esse livro esse ano e vim ver seu vídeo Tati, claro! Fiquei simplesmente apaixonada por esse livro. QUE HISTÓRIA. É um calhamaço que vale a pena cada segundo. Depois que terminei tive vontade de voltar pro começo rs Amei seus comentários e curiosidades. Minha lista de livros vem tudo daqui do seu canal!
Sou estudante de Letras, adoro essa história e adorei seu vídeo! Já virei fã e vou não só acompanhar os vídeos novos como "escavar" todos os antigos! :)
Tati sua linda, este com certeza será minha próxima aquisição, pois graças as suas incríveis indicações, adquiri recentemente "A Teta Racional" e "Cartas Extraordinárias". Pois só conheço a história do filme (e sou apaixonada por ela haha), e agora estou mega curiosa para saber o que eu ainda não sei... Enfim, obrigadaaa
há uns dois ou três anos, eu comecei a ler ele esse livro, amei mesmo, se tornou um dos meus favoritos, mas eu desisti na metade 😞😞😞😞😞 vou retomar hoje!!!!
Amei o vídeo!! Queria uma versão com spoilers hahahahahah. De Dumas só li "Os três mosqueteiros" e é maravilhoso, é um livro gordinho e lembro de ter lido em quase duas semanas, simplesmente não conseguia parar de ler, tbm isso de "novelão" e é muito divertido!!!! Lembra aquelas atuações bem forçadas "meio ruins mesmo" ou "teatria d+++" mas que no fim são boas! hahahahahah
Eu estava ansiosa para ver sua resenha sobre este livro Tati, porque vi seu desafio 2016 e você ainda não havia lido, então fiquei triste. Mas agora eu estou alegre por saber sua opinião e também mais segura e ciente dos pontos bons e ruins da obra. Valeu mesmo, amo seu canal!
Eu sou leitor iniciante, comecei a ler faz uns 2 meses. E o maior livro que eu li tinha 384 páginas (quase morri lendo, pois ele foi o primeiro que decidi ler), e geralmente não tenho muita vontade de ler livros grandes. Mas O Conde de Monte Cristo tá me chamando muito a atenção, é o livro que mais me dá vontade de ler.
Eu sou novo aki no canal e amando seus vídeos.. Tou lendo o conde monte cristo a minha ed é a da Martin Claret e digo a voce foi uma surpresa esse livro por ser clássico pensava que seria uma leitura bem difícil de ler... E me surpreendeu pq é uma leitura bem gostosinha de ler e tou amando
Verdade, eu tenho a edição pocket e não li ainda justamente pela finura da folha. Pior é que eu vi essa edição na Estante Virtual e o maluco está vendendo por mais de 200 reais...
Eu li a versão pocket, tb estava preocupada com as folhas serem muito finas, mas ao mesmo tempo o espaçamento das linhas na página é bem bom, acaba compensando, fora que quando vc entra na história vc acaba nem reparando nisso ;)
Um dos meus livros favoritos! Às vezes acho que li as primeiras 100 bem mais devagar que todo o resto, já que depois que ele escapa do castelo de If acontecem muitas coisas boas.
Tati, amei saber que o filme é muito diferente do livro, da mais vontade ainda de ler, já tinha adorado o filme, e sabendo que não chega nem perto da qualidade do livro então. 1300 páginas em dez dias?!?! Meu sonho.
Li a versão adaptada quando era adolescente e não consegui ver o filme, porque achei que não tinha nada a ver.madorei a versão na época, preciso ler o livro "de verdade"!
Assisti o filme por acaso, pois perdi a sessão no cinema de um outro filme que queria ver... um dos melhores filmes da vida... tenho o livro, versão de bolso, mas ainda não li... essa história é muito, muito boa!!
Hoje eu terminei de ler a obra. Eis minhas impressões: livro de altíssima riqueza literária, típica da genialidade de Dumas; obra muito bem contada e bem contextualizada à época da história; leitura pegajosa, sobretudo no início do livro. Mas confesso que a forma que se engendrou a história me deixou um pouco frustrado: achei a vingança de Dantés tímida: Fernand, o conde de Morcerf, se suicida, algo muito pouco pelo o que sofreu Dantés; sr. de Villefort apenas ficou louco, e Danglars, apenas por uma pequeno cativeiro que lhe afligiu, permaneceu em liberdade e ainda foi perdoado! Caderousse também teve uma vingança tímida. Outra coisa: reparem que Lecrere, o capitão do Pharaon, e o próprio Napoleão, se aproveitam da ingenuidade de Dantés, ou seja, também traem Dantés! Enfim, o inicio do livro é fantástico, mas o final me deixou um pouco triste. Se eu fosse Dantés, prenderia todos num calabouço e os deixaria lá também 14 anos, no estilo "olho por olho, dente por dente". Foi só eu que percebeu que Mercedes, no final, queria tentar de novo com o Conde de Monte Cristo? Kkkkk.... Mas estou feliz pela obra ter feito minha mente. Recomendo!
Discordo totalmente do seu ponto de vista. A construção da vingança de Dantes é indireta, os personagens sucumbem graças aos seus próprios crimes e ambições. Caderousse, por exemplo, foi vitima dele mesmo, embora tudo tenha sido arquitetado ao fundo. Isso é genial, Dantes mantém o papel de vingador, ao mesmo tempo que é benevolente a ponto de não sujar as mãos diretamente. É justamente por agir dessa forma que ele, muitas vezes, considera que Deus está com ele. O único momento em que ele considera ter passado dos limites do que Deus lhe dava por direito é quando vê o corpo do menino Edouard que morreu mesmo sendo inocente, tanto é que isso lhe gerou muitos remorsos e dúvidas. Uma vingança semelhante a que você sugere seria muito superficial e fatalmente rebaixaria Dantes ao mesmo nivel de seus carrascos.
Cara que inveja dela por conseguir ler esse livro em uns 10 dias! kkkkkkkk Levei uns dois meses... Li o Conde de Monte Cristo por indicação de outro vídeo que a Tariana fez, provavelmente mais recente que esse, e foi uma experiência bastante interessante. Já havia visto o filme assim como ela e com certeza o livro é muito mais surpreendente por ter as subtramas e a possibilidade de desenvolver melhor os personagens (alem do que a trama do filme distorce MUITO a trama do livro). Como li pelo kindle e nunca havia visto o livro físico não tinha ideia que era tão grande, chegou um momento que eu achava que o livro não acabaria mais nunca kkkkkkkkk
Adorei seus comentários, Tati. Pensei que eu estivesse me confundindo quando apareceram aqueles vários peronagens "do nada". Ainda estou lendo e estou gostando. 😉
Meu romance favorito, sem dúvida. Não pela vingança, mas pelo desenvolvimento e trajetória da trama. E parece-me que Kratos bebeu nessa fonte também...
A vingança nunca é plena. Mata a alma e a envenena - Madruga, Seu
melhor quote.
tatianagfeltrin eu sou seu fã número 1
hahahahahahahahahahahahahaha
Não sou eu o ladrão.É o lula e dilma e demais esquerdistas.Minha visão política NUNCA mudou
Kk
Meu livro preferido! Uma das coisas que mais gosto é como o conhecimento transformou o personagem, mesmo antes de ele sair da prisão.
Tati, você não está errada não, a tradução ganhou o prêmio mesmo. E os mesmos tradutores traduziram Os Três Mosqueteiros também :)
Lembrando que os 3 mosqueteiros é do filho de Dumas.
Esses tradutores da Zahar são incríveis. A maioria dos títulos de clássicos dela saem da mão deles. Essa editora faz um trabalho excepcional.
Essa com certeza é uma das minhas obras favoritas de literatura - tanto é que produzi um vídeo sobre o livro.
Por mais que a leitura seja longa, quando você termina de ler, fica com aquele gostinho de quero mais.
A professora que fala sobre o Dumas no Literatura Fundamental forneceu uma ótima aula sobre 'Os Miseráveis', também no Literatura Fundamental. Ela é muito inteligente, aprendi muito com ela. Maria Lúcia Dias Mendes. ;)
Ótimo vídeo, Tati!
Li e tenho essa edição, é o primeiro livro que agarraria no caso de um incêndio, simplesmente amo.
"acho que li em menos de 10 dias" e eu coitada que li em 2 meses e meio KKKKKKKKKKKKK mas realmente, não conseguia parar! o que me faltava pra terminar mais rápido era tempo apenas.
Demorei 4 meses kkk
@@angelorodrigues3918 Terminei o livro.
Assim, o livro é de fato muito bom, mas…Deixou a desejar em alguns conceitos .
Primeiro, a vingança no aspecto que lhe atribui ao desenrolar das últimas 100 páginas, deixou de representar um homem, seu sofrimento, e até a sua justiça, por assim dizer, dando-lhe lugar a um aspecto mais religioso, fenomenológico o que destoa do restante da história e a deixa com um aspecto nada original.
O que é uma pena, na minha humilde opinião, pois ficou um pouco exagerado o legado da “Divina providencia” como uma justificativa moral para o ato da vingança, sem contar é claro que do homem fez-se um vingador, assim fez-se um herói por consequência a vingança perdeu força, dando lugar a algo mais comum e fantasioso.
Entretanto, é claro que usa-se-a ao longo da história real, tais artifícios para justificar os atos, e com eles aquilo que denominamos justiça.
Diferente do filme que neste aspecto foi melhor aproveitado. Também há outros exageros, no livro que não encontramos no filme, como o suicídio dramático, heranças distribuídas aos pobres, outra tentativa de moral elevada pelo exílio da culpa, e da honra ao mérito, um capricho.
Mas, não poderia deixar de lembrar que há belos pensamentos filosóficos ao longo da obra, frases sobre o sofrimento e outros desdobramentos tão belamente colocadas pelo escritor, e em uma obra tão grande que merecem ser observados.
É uma obra que no geral vale a pena ser lida.
Ps: não achei a obra maçante, muito pelo contrário ela prende muito bem o leitor, é de fácil entendimento e não há nada mais a ser dito. A menos é claro, que haja oposição equivalente.
@@jaisonknappelosekann177 Gostei do final,acho que a morte do garoto forma uma revolução no conde,que quando foge de Paris,o mesmo afirma que talvez tenha feito até demais.E isso mexe com suas emoções que são potencializadas pela a de Morrel e Haydée,logo ele vê que tudo que fez,fez por orgulho(analogia a Satã) de se por no mesmo pedestral que Deus,logo o final se torna religioso,pois o próprio livro tem analogias religiosas(como por exemplo ele sair da prisão aos 33 anos,idade de Cristo) e talvez até o nome de sua ilha.Então se o começo é religioso,o final também será.
Obs: se tiver erro ortográfico perdão.
Ler esse livro é uma experiencia que todo leitor teria que ter. Apesar de ser grande, é uma leitura ótima. Sem falar no tanto que é interessante lermos algo escrito a 150 anos atrás... Parabens pela excelente resenha, como sempre são em seu canal
"Quando se embarca nunca vingança, cave duas covas" - Revenge
De onde é isso?
@@joaoivodasilvabarbosa2207 uma serie que se trata de vingança
Confúcio...
Não foi o senhor miyagi?
Um romance épico! Abade Faria, o "velho louco", responsável por auxiliar o Edmond em sua intelectualidade e maturidade, é um dos personagens mais bem construídos da literatura mundial. O interessante nesse livro, ao meu ponto de vista, é que os personagens com exceção de Dantés e do próprio Abade, não possuem uma profundidade ou evolução engenhosa, são medíocres (no sentido de medianos) mas incrivelmente marcantes! Como esquecer de Luigi Vampa? Enfim, aos curiosos, leiam! O livro é extenso, mas a leitura é gostosa e facilmente digerida.
Pow mano... A família Villefort é extremamente bem construída e densa.
Inclusive, o livro se você parar para pensar, é mais focado na vingança Dantes/Villefort do que a vingança Dantes/Mondego
@doidolouco5156 nenhuma
Os capitulos do Luigi Vampa me deram uma impressão que senti lendo 100 anos de solidão e os feitos incriveis do Coronel, é como se fosse um carisma que nasce da audácia, isso sei lá gera um personagem forte na memória.
A série de TV "Revenge" é muito associada ao Conde de Monte Cristo. A personagem principal, Amanda Clark, usa uma identidade falsa para se vingar dos responsáveis pela prisão do pai dela.
O autor de "Avenida Brasil" criou a sinopse da novela depois de ter lido "o conde do monte cristo"
Carla Poppe lembrei d+ da Ems!
Régia Souza Sim! Apesar de ser uma uma série meio novelão, eu adorava assistir.
Carla Poppe MDS QUE SÉRIE
só cópia ... =/ povo não tem mais o que inventar...
“E agora, adeus bondade, humanidade, gratidão... Adeus a todos os sentimentos que regozijam o coração...! Tomei o lugar da Providência para recompensar os bons... que o Deus vingador me ceda o seu para punir os maus!”
Essa entra no top 3 das frases mais impactantes do livro - e olha que tem muitas.
Quando a Tati começa o vídeo dizendo: "mais uma leitura de um livro incrível", eu fico tão feliz.
O conde é muito massa!
Já tinha começado a assistir esse seu vídeo, mas os relâmpagos por aqui atrapalharam. Ah, obrigada pela menção e o link! :)
Ontem eu li a página 1000, mas não aguento terminar a leitura pra ver seu vídeo. Estou muito empolgada com esse livro e vejo na Tati a mesma empolgação... rsrsr Essa semana estava contando a estória até pras pessoas no elevador! A estória é melhor que qualquer novela e tem mais reviravoltas que "A Usurpadora" hehe e já vi vídeo de gente criticando o livro por causa disso, pela falta de verossimilhança, mas eu leio como quem lê uma fábula, sem levar tanto a sério e me pareceu que você também, Tati. Como entretenimento o livro super funciona e também como estimulador de reflexões, o contexto histórico é muito interessante e as descrições lindas. Já é um dos favoritos da vida, parabéns, Tati.
Alexandre Dumas não desenvolveu essa história aleatoriamente.
Ele foi influenciado pela vida de Pierre Picaud e sua busca pela vingança.
Tem um livro que ele escreveu chamado " Senhora Lafarge: Lembranças Íntimas" e é uma obra bem forte sobre um caso real.
O autor teve como uma de suas inspirações Vidocq que bandido, condenado, soldado e muita coisa até virar policial.
A habilidade de disfarces e coletando informações e investigando eram coisas do Vidocq que inclusive era amigo do Dumas.
O Vidocq foi influência também para Vautrin de Pai Goriot, do Balzac e para Jean Valjean e javert do Victor Hugo. Vidocq antes de ser policial vivia fugindo da policia e experimentando fugas e com javert as investigações minuciosas.
Pq os miseráveis parece ter semelhança com monte cristo? mesma influência.
hahahah sim, é otimo, eu também to contando a história pras pessoas, o enredo realmente é muito bom
O abade Faria é um dos meus personagens favoritos da literatura. O amei de princípio.
É o mais impressionante é que ele tem se eu me lembro no máximo 100 páginas ( ou menos) na versão de bolso, só quando ele cita quem ele leu ( uma cacetada de filosofos e escritores) você percebe que de todos os personagens ricos do livro, o Faria era o mais rico
Terminei o livro na semana passada, foi uma das minhas experiências mais incríveis de leitura, que bom que o youtube me sugeriu a análise desse canal. A parte do senhor Nothier de Villefort se comunicando com os olhos eu achei espetacular, pena que ficou de fora do filme e apareceu muito pouco na versão de 1975, mas no livro quando ele começou a aparecer eu achei que poderia ser cansativa a parte dele, mas acabaram sendo umas das minhas partes favoritas do livro. Algo que me incomodou um pouco foram os longos diálogos em forma de poesia do personagens que acabam cansando um pouco as vezes apesar de eu compreender o motivo de eles serem desta forma.
O abade faria do livro me fez chorar em vários momentos, principalmente na hora que ele morre
"Você não sabe de nada... Jon Snow"
Eu ri tanto disso :D
Eu vi o filme e ameeei, comecei a ler a pouquíssimo tempo e eu ESTOU AMANDOOOOO mil vzs mais que o filme!! Adorei td a referência q tem no livro, a linguagem é ótima tbm. Sem dúvidas melhor livro!
Alexandre Dumas, meu escritor do coração. ♡
Os Três Mosqueteiros e O Conde de M. C são meus livros preferidos.
Meu pai tinha essas obras completas em tradução alemã o que mostra que Dumas era o grande escritor dele.
Eu amei o livro.
Está entre meus favoritos.
A escrita do autor é muito prazerosa de ler. Fez sentido saber que ele ganhava por linha rsrs.
Minha parte preferida é quando Edmond está preso, as passagens mais emocionantes.
Para o final do livro tive até insônia, não conseguia dormir, imaginando como seria o desfecho, aproveitava todo momento live e para devorar o livro.
Achei no final, que o Conde havia pesado demais a mão no que ele dizia providência. Fica uma reflexão interessante, ele era livre mas ainda preso a vingança e depois culpado,mas encontrou redenção. Agora que cheguei ao fim, sinto um misto de sentimentos.
Sem dúvida uma bela obra.
o filme praticamente termina na página 200 do livro.
Tá falando do filme de 2002, né? Pq tem alguns que dizem que são mais fiéis ao livro. Vi recentemente o de 1975 aqui no próprio RUclips e gostei bastante.
O último filme que produziram já começa totalmente diferente do livro. Eu vi a primeira vez e adorei, porém depois de ler o livro, tentei rever, e não consegui seguir.
Gosto dos dois. O livro funcionou como livro e o filme funcionou como filme
Não. Termina depois. Na pág 200, o cara não tinha nem saído da prisão.
O jeito que você descreve os livros é sensacional
Meu Deus, se o filme é tão bom imagina os livros. PRECISO ❤
Nossa, li esse livro pela primeira vez e não o achei cansativo ou tedioso em nenhum momento. Pelo contrário, muitas vezes perdi a hora lendo. Maravilhoso! Acredito que já posso coloca-lo em meus top 3 junto de Ana Karenina e o morro dos ventos uivantes *-*
Alexandre Dumas é dito que o pai dele é o herói de todas as histórias pois ele era um conde de origens caribenhas que de certa forma foi mosqueteiro e para Alexandre Dumas ele é seu herói aquele que fez de tudo um pouco na vida mas sempre foi discriminado por sua cor, Tatiana se pudesse gostaria que fizesse um vídeo sobre livro sobre o pai de Dumas é uma história incrível.
Uma história incrivel e muito bem feita sobre vingança e reflexão sobre o desespero e as adversidades de se perder tudo e a possibilidade não de retomar aquilo que se perdeu, mas de se começar novamente.l
Comecei a ler por indicação sua nesse video e ... TO AMANDO!
To no começo ainda, como Dantés na prisão, mas to passada com a Mercedes. Ela falou q se ele morresse ela se mataria e tal. Não que eu quisesse a morte dela, mas não queria que ela casasse com o Fernand!
Me espanta ninguém ter filmado uma série ainda... sucesso garantido com essa trama maquiavélica :) amei!!!!
Esse livro já teve várias adaptações para o cinema, não só cinema americano e francês, mas duas adaptações fiéis feitas pelo méxico, uma da URSS, teve váeias series como a de 1979 e 1998 feitas pela Fraça, uma serie italiana e outra da BBC nos anos 60, já virou mangá, dorama, anime (o nome é gankutsuou e foi nesse anime que me despertou o interesse pelo livro, foi uma das poucas versões que haydee tem um papel bem destacado). Fora a inspiração mais frouxa para novelas e series.
Era o melho livro que eu havia lido na vida, até que li Os Miseráveis, que é hors concours hehe
Li nessa mesma edição e ela é maravilhosa. Acabamento, papel, fonte, ilustrações, notas, etc. Pena que hoje tá bem difícil de encontrar
Eu não digo que já cansei de assistir o filme pq surpreendentemente eu não me canso. De Fato não consigo e nem quero!. Mas digo que já perdi as contas de quantas vezes eu já assisti. Eu me identifico muito com a história do personagem Edmond Dantes. Pois não roubei, não matei, mas por lá tbm passei. E quando voltei pra casa ganhei de presente do meu irmão o livro que parece uma bíblia. São muitas pagina, porém pra quem já leu a Bíblia o Livro que me tornou um homem de fé, ler o Conde de Monte Cristo está sendo um enorme prazer. Estou venerando o Livro. God will give me Justice!
Incrível! Acabei de assistir o filme e achei sensacional! Agora vou atrás desse livro, tenho certeza que é uma obra de arte, obrigado!
Começando agora, meados da página 260, porém já estou fascinado, por ser um clássico e por ter uma leitura tão fluída! Mas parei o vídeo nos primeiros minutos, spooooileeerrssss!!! kkkkkkkkkk Abç Tati
Assiti o filme e me lembro de ter gostando muuiiitooooo. Preciso ler esse livro. O difícil vai ser encontrar essa edição aí!
Adorei o vídeo! Eu também tinha acabado de ler esse livro na versão em inglês pela Signet Classic. Adorei suas considerações, além das próprias curiosidades que você expôs! Minha surpresa foi cair a ficha que o tal padre no capítulo XXI também era o próprio Dantès, não sei o que se passava na minha cabeça!
Esse livro está entre os meus Top 5 tranquilamente. Livraço.
a escrita de Dumas, a história fascinante me surrupiaram horas entretidas sem parar lendo o livro numa ansiedade constante e tão grande que o passar das folhas era como um pisco que não se nota. que livro primoroso!
comprei a edição nova da Zahar, o volume único, iniciei a leitura a pouco e já estou amando muito!!
muito obrigada por essa indicação maravilhosa Tati!!!!
O Conde de Monte Cristo foi o primeiro clássico que li, na escola ainda, mas foi uma edição da Martin Claret, super resumida. Esse ano resolvi ler a edição da Zahar e realmente, o livro é enorme e bem diferente do filme, que adoro por sinal. Esse livro prende de uma forma que quando reparamos já estamos terminando a leitura. Maravilhoso! Depois do seu vídeo deu vontade de ler novamente. Bjs!
Li esse livro ano passado, sou fã de literatura francesa e esse ganhou neu coração, e realmente é totalmente diferente do filme.
Abade Faria. Personagem incrível, um dos melhores que eu já vi
Esse com toda certeza é o meu livro favorito, é altamente viciante e divino.
O entusiasmo da Tati me estimulou a comprar o Conde. Começo a ler semana que vem e já estou ansioso.
Estou lendo esse livro atualmente e amando. Gostava do filme mas, o livro supera!
Esse é meu livro preferido e eu não via a hora de ver um vídeo seu falando sobre ele!
O Conde de Monte Cristo é meu livro favorito! A jornada de Dantès,embora bastante folhetinesca,me deixa preso ao livro de tal forma que mesmo o tendo lido por diversas vezes,cada vez que o releio é como se fosse a primeira vez.Eu também recomendo o vídeo do Literatura Fundamental,com a professora Maria Lúcia Dias Mendes.Gostei de seus comentários sobre o livro Tati,parabéns pelo vídeo.
Ótimo Tati, vc gesticulando dá um charme para seus resumos
Quando terminei de ler o livro fiquei uns 30 minutos em êxtase. Sério, que experiência, que livro, que história, que reviravolta… Muito emocionante, muito mesmo, sem dúvidas a melhor experiência literária que já tive… Confesso que fiquei meio triste quando o livro terminou, leria muito mais sobre o Conde, rsrsrs
Parabéns por ter vencido o desafio dos 12 livros, Tati! bjs
14:36 - "Ah, vamos agora descobrir o que está acontecendo com aquele personagem X que eu nem apresentei pra vocês ainda?"; "Tem muito dramalhão"; "e muitas situações que você fala assim: 'Meu...', principalmente situações envolvendo VENENO" "tem muitas coincidências que quando você ler, você vai falar assim 'Ah cara, sério isso?' "
Tati, tem certeza que você não está descrevendo ONE PIECE? kkkkkkkkkkk Não me entenda mal, sou muito fã dessa obra, mas olha... tem vezes que é difícil passar por certas histórias.
Uai. Adorei a forma despreendida que você fala de todos aspectos possíveis do filme, desde a edição até a história dos personagens em si. Amo leitura, apesar de considerar que entrei nesse mundo um pouco tarde aos 14 anos. E achei seu canal ideal. Parabéns!
Ah quero te contar como me introduzi pela primeira vez nessa história. Na verdade foi através de um curso de inglês que o professor passou o áudio do livro e o texto do livro resumido inteiro na língua inglesa, e algumas coisas eu entendi sim. Mas não tinha dimensão da riqueza que realmente era esse livro. Depois assisti o filme e concordo com o que falou. Agora tenho a edição única de 1663 páginas. Comecei a ler essa semana, já estou viajando e fascinado.
Vou pegar esse gigante pra ler, e dai voltei pra esse vídeo pra sentir um gostinho do que vai ser essa leitura tão longa.
Tati, achei interessante o comentário da indecisão da idade. Em "Os três mosqueteiros" acontece algo similar. D'Artangnan é promovido a guarda real e capítulos depois parece que o autor "esqueceu" que isso que ja aconteceu e o promove novamente. Isso inclusive é pontuado em edições comentadas.
Eu, ingenuamente, comecei a ler o livro em Outubro, na esperança de acabar junto com você em dezembro... E caí do cavalo (o que foi bom), terminei em uns 15 dias hahaha
Eu AMEI o livro, as cenas com a família Morrel (principalmente o patriarca, o dono do navio do Dantès) são fantásticas, dá até aquela emoçãozinha kkkkkkk sensacional!!!
Patrick Campos qual sua edição?
Eu amei a parte da família Morrel tbm, me apeguei na família
Vc leu em 15 dias? 😵
kkkkkkkkk eu mesma planejei ler O Conde em 10 semanas, até peguei minha caderneta de anotações e esquematizei meu cronograma de leitura “Semana #1: página 0-130/ Semana #2: página 130-220/ Semana #3/ etc”. E no final das contas li em exatos 15 dias igual você kkkkkkk Terminei faz umas horas, é um livro incrível e eu nunca irei esquecê-lo 🤍
@@jaisonknappelosekann177 a leitura é simples,mais cansa então lendo meia hora de manhã,meia hora de noite tarde ,você bate 50 ouu 100 paginas(bolso)
Ao meu ver a única diferença entre justiça e vingança repousa no consentimento da maioria, isto é, quando o Estado cria uma norma jurídica a qual se impõe uma pena, seria essa a justiça. Em contrapartida, a vingança não requer permissão ou tutela do Estado, que diga-se de passagem tem falhado em seu dever.
Seu canal é incrível! Voltei a ter gosto por ler os livros mais clássicos da literatura mundial.
9:57 V de Vingança por exemplo, inclusive o próprio V fala que a obra favorita dele de Conde de Monte Cristo.
No filme pelo mrnos, elr só viu a adaptação de 1934.
já li muitos clássicos na minha vida, mas esse, sem dúvida foi o que deixou mais saudade! vou retornar sua leitura em breve!
sua resenha ficou sensacional!
Amo! Uma das minhas historias favoritas.. o filme, o livro.. Tão diferentes, mas os dois são ótimos! E eu tbm tenho essa edição, uma das mais lindas da minha estante! Quando a ganhei fiquei toda radiante.. rs Abraços querida, gosto muito dos seus videos!
Não é o tipo de canal que acompanho, mas o seu é muito top! Parabéns!
Adorei!!!
Mas tenho q admitir, aquelas guitarras lindas lá no fundo roubaram minha vista kkkkkkk
É uma história sobre justiça. A cada um o que é seu. Vingança para os algozes de outrora: Mondego, villefort, danglars e, de certa forma, Cadelrousse. Gratidão e favores retribuído para os Morrel, Jacopo, Vampa. Dantes julgou, condenou e não chegou a executar pelas próprias mãos, mas organizou tudo para que as suas sentenças fossem efetivadas.
O problema é que quando termina o livro fica um vazio...Amei esse livro💝
Eu li esse livro esse ano e vim ver seu vídeo Tati, claro! Fiquei simplesmente apaixonada por esse livro. QUE HISTÓRIA. É um calhamaço que vale a pena cada segundo. Depois que terminei tive vontade de voltar pro começo rs Amei seus comentários e curiosidades. Minha lista de livros vem tudo daqui do seu canal!
Tati é assim mesmo vc vai lendo os capítulos e não vê a hora de voltar nos personagens principais é muito bom mesmo bjos.
Estou lendo este livro agora. Estou amando. Grata pelas dicas - como sempre. 💙💙💞💞👍👍
Sou estudante de Letras, adoro essa história e adorei seu vídeo! Já virei fã e vou não só acompanhar os vídeos novos como "escavar" todos os antigos! :)
Tati sua linda, este com certeza será minha próxima aquisição, pois graças as suas incríveis indicações, adquiri recentemente "A Teta Racional" e "Cartas Extraordinárias".
Pois só conheço a história do filme (e sou apaixonada por ela haha), e agora estou mega curiosa para saber o que eu ainda não sei...
Enfim, obrigadaaa
Dei de cara com essa edição em um sebo e nem pestanejei! Ele já está aqui separadinho pra começar em breve. Bj :)
Eu li esse livro e amei. Amo tudo o que se refere a essa história.
há uns dois ou três anos, eu comecei a ler ele esse livro, amei mesmo, se tornou um dos meus favoritos, mas eu desisti na metade 😞😞😞😞😞
vou retomar hoje!!!!
Amei o vídeo!! Queria uma versão com spoilers hahahahahah. De Dumas só li "Os três mosqueteiros" e é maravilhoso, é um livro gordinho e lembro de ter lido em quase duas semanas, simplesmente não conseguia parar de ler, tbm isso de "novelão" e é muito divertido!!!! Lembra aquelas atuações bem forçadas "meio ruins mesmo" ou "teatria d+++" mas que no fim são boas! hahahahahah
Eu estava ansiosa para ver sua resenha sobre este livro Tati, porque vi seu desafio 2016 e você ainda não havia lido, então fiquei triste. Mas agora eu estou alegre por saber sua opinião e também mais segura e ciente dos pontos bons e ruins da obra. Valeu mesmo, amo seu canal!
Eu sou leitor iniciante, comecei a ler faz uns 2 meses. E o maior livro que eu li tinha 384 páginas (quase morri lendo, pois ele foi o primeiro que decidi ler), e geralmente não tenho muita vontade de ler livros grandes. Mas O Conde de Monte Cristo tá me chamando muito a atenção, é o livro que mais me dá vontade de ler.
Meu primeiro livro está sendo esse e estou na página 1.200 ansioso pelo final, vale a pena.
Eu gosto muito de você, Tati!
Tu sabes o que está dizendo, falas com segurança, adoro isso. ❤
Tuas resenhas são de alta qualidade ;)
PARABENS TATI!!!!! Esse ano você foi que foi e olha no que deu: Você conseguiu ler todos os livros que vc tinha se proposto a ler no começo do ano
Eu sou novo aki no canal e amando seus vídeos..
Tou lendo o conde monte cristo a minha ed é a da Martin Claret e digo a voce foi uma surpresa esse livro por ser clássico pensava que seria uma leitura bem difícil de ler... E me surpreendeu pq é uma leitura bem gostosinha de ler e tou amando
Esse livro é um dos meus preferidos! É muito gostoso de ler. Adorei o vídeo
Tati, essa sua edição é muito linda!!! Queria tanto que voltassem a fazer ela...
Verdade, eu tenho a edição pocket e não li ainda justamente pela finura da folha. Pior é que eu vi essa edição na Estante Virtual e o maluco está vendendo por mais de 200 reais...
Eu li a versão pocket, tb estava preocupada com as folhas serem muito finas, mas ao mesmo tempo o espaçamento das linhas na página é bem bom, acaba compensando, fora que quando vc entra na história vc acaba nem reparando nisso ;)
Aeeeee li o livro por indicação sua, num vídeo de planejamento de leitura pra esse ano, e amei
Foi tanta volta que pensei que a conta não ia fechar no final. Eu estava errado. Baita livro.
Preciso ler O Conde de Monte Cristo
O jeito que Dumas escreve é uma coisa fantástica. Tudo que ele escreveu vale a pena ser lido.
Ehhh.... Robin Hood não vale tanto. Encheção de linguiça suprema.
Um dos meus livros favoritos! Às vezes acho que li as primeiras 100 bem mais devagar que todo o resto, já que depois que ele escapa do castelo de If acontecem muitas coisas boas.
Tati, amei saber que o filme é muito diferente do livro, da mais vontade ainda de ler, já tinha adorado o filme, e sabendo que não chega nem perto da qualidade do livro então. 1300 páginas em dez dias?!?! Meu sonho.
Li a versão adaptada quando era adolescente e não consegui ver o filme, porque achei que não tinha nada a ver.madorei a versão na época, preciso ler o livro "de verdade"!
Tatiana, você é simplesmente incrível!
“Esperar e ter esperança” ❤ Lido em 2023.
Assisti o filme por acaso, pois perdi a sessão no cinema de um outro filme que queria ver... um dos melhores filmes da vida... tenho o livro, versão de bolso, mas ainda não li... essa história é muito, muito boa!!
Acho que será o primeiro livro que lerei em 2017. Ansiosa para saber de toda a história.
Hoje eu terminei de ler a obra. Eis minhas impressões: livro de altíssima riqueza literária, típica da genialidade de Dumas; obra muito bem contada e bem contextualizada à época da história; leitura pegajosa, sobretudo no início do livro. Mas confesso que a forma que se engendrou a história me deixou um pouco frustrado: achei a vingança de Dantés tímida: Fernand, o conde de Morcerf, se suicida, algo muito pouco pelo o que sofreu Dantés; sr. de Villefort apenas ficou louco, e Danglars, apenas por uma pequeno cativeiro que lhe afligiu, permaneceu em liberdade e ainda foi perdoado! Caderousse também teve uma vingança tímida. Outra coisa: reparem que Lecrere, o capitão do Pharaon, e o próprio Napoleão, se aproveitam da ingenuidade de Dantés, ou seja, também traem Dantés! Enfim, o inicio do livro é fantástico, mas o final me deixou um pouco triste. Se eu fosse Dantés, prenderia todos num calabouço e os deixaria lá também 14 anos, no estilo "olho por olho, dente por dente". Foi só eu que percebeu que Mercedes, no final, queria tentar de novo com o Conde de Monte Cristo? Kkkkk.... Mas estou feliz pela obra ter feito minha mente. Recomendo!
Já tava pensando em desistir, agora q li seu comentário que n vou mesmo terminar o livro 😅 já sei o q acontece
Vlw
Discordo totalmente do seu ponto de vista. A construção da vingança de Dantes é indireta, os personagens sucumbem graças aos seus próprios crimes e ambições. Caderousse, por exemplo, foi vitima dele mesmo, embora tudo tenha sido arquitetado ao fundo. Isso é genial, Dantes mantém o papel de vingador, ao mesmo tempo que é benevolente a ponto de não sujar as mãos diretamente. É justamente por agir dessa forma que ele, muitas vezes, considera que Deus está com ele. O único momento em que ele considera ter passado dos limites do que Deus lhe dava por direito é quando vê o corpo do menino Edouard que morreu mesmo sendo inocente, tanto é que isso lhe gerou muitos remorsos e dúvidas. Uma vingança semelhante a que você sugere seria muito superficial e fatalmente rebaixaria Dantes ao mesmo nivel de seus carrascos.
Assista ao filme clássico mais antigo, com Richard Chamberlain e Tony Curtis
Cara que inveja dela por conseguir ler esse livro em uns 10 dias! kkkkkkkk Levei uns dois meses...
Li o Conde de Monte Cristo por indicação de outro vídeo que a Tariana fez, provavelmente mais recente que esse, e foi uma experiência bastante interessante. Já havia visto o filme assim como ela e com certeza o livro é muito mais surpreendente por ter as subtramas e a possibilidade de desenvolver melhor os personagens (alem do que a trama do filme distorce MUITO a trama do livro).
Como li pelo kindle e nunca havia visto o livro físico não tinha ideia que era tão grande, chegou um momento que eu achava que o livro não acabaria mais nunca kkkkkkkkk
tão bom quando eu tô com medo de ler algum livro e os vídeos da Tati fazem uma reviravolta e eu corro pra ler.
nunca me decepcionei desde então k
Baixei o Ana Karienina pra ler nas férias e depois vou baixar esse. 😍
Adorei seus comentários, Tati. Pensei que eu estivesse me confundindo quando apareceram aqueles vários peronagens "do nada". Ainda estou lendo e estou gostando. 😉
Meu romance favorito, sem dúvida. Não pela vingança, mas pelo desenvolvimento e trajetória da trama. E parece-me que Kratos bebeu nessa fonte também...