Do 0 à Marcação a Mercado Avançada com o Tesouro Direto, matricule-se agora: www.cursotesouro.com Conheça o Método C3: metodoc3.com.br/mc3 Se inscreva para nossos eventos gratuitos futuros: metodoc3.com.br/inscrever-agora Meu canal no Telegram: t.me/+_aQAbHxKV3E1Y2U5
Quem compra um título desse a poucos meses de um pagamento de cupom vai incidir na alíquota maior do IR (ou de iof, se o cupom tiver a poucos dias do pagamento).
Quando usamos a calculadora do site do TD, ao mudarmos a taxa contratada no ipca+com juros semestrais o valor do cupom muda. Pela vídeo não deveria mudar. Pelo visto, varia apenas com o ipca que corrige o VNA.
Parabens pelo video e clareza nas explicações. Vc poderia dizer qual o valor final que iriamos receber se mantivessemos o investimento ate a data final? Grato
Alceu, no caso desse título indexado ao IPCA, vai depender muito de como vier a inflação até o vencimento, então não temos como acertar nesses casos. Mas na prática, lá no vencimento você recebe a inflação que tiver vindo mais os juros reais, com certeza Abraço!
meu objetivo é ter uma segurança em caso de perdas na minha renda, então enquanto minha renda estiver ok, reinvisto, mas se der problema na minha renda não reinvisto até me reestabelecer
Independente se eu investi no IPCA+5,63% ou ipca+7,30%, meu rendimento semestral será 2,96% x VNA? E essa rentabilidade mais vantajosa, vou ver em q momento?
Olá! Você poderia me explicar, por gentileza, de onde saiu o 6%? Por que é esse valor? De onde ele veio? É um valor fixo? Onde posso encontrar essa informação? Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos! Ótimo vídeo!
Obrigado, Adriele! Esses 6% foram definidos pelo tesouro quando criou o título, é de nascença o pagamento desse juros semestral nesse valor Essa informação não aparece no site disponível pra gente ver no momento da aplicação, tem na documentação do STN sobre o programa do tesouro nacional. Abraço!
Tenho uma dúvida. No dia do vencimento do título, receberei o último cupom (nele haverá incidência do IR) e o valor investido corrigido pela inflação. A dúvida é: haverá incidência de IR também sobre o valor investido (já que ele se valorizou pela inflação do período)?
Quer dizer entao wue se eu comocar um valor pra viver de renda esse invesrimenro nao serviria visto que meu montante diminui ,isso ha um prazo vai liquidar meu patrimônio, seria isso
Mantenho 50% em RF e 50% em RV, alocando os aportes mensais com base nas variações da carteira. Como meu objetivo é renda passiva, minhas ações são focadas em dividendos e estou querendo migrar as RF para Tesouro IPCA+ também com foco em renda passiva. Você acha que faz sentido? A minha lógica é a seguinte, como realizo aportes mensais nas melhores oportunidades ter o cupom do IPCA+ e os dividendos aumenta a minha capacidade de trabalhar as oportunidades. Obrigado pelo vídeo!
Fala, Lucas! É uma estratégia interessante! Gostei Mas pense também na opção de pegar títulos do tesouro sem juros também, pq o pagamento do cupom aqui é na prática, um pedaço do título que é tirado dele Abração!
Fala, Cícero! Nesse título, como paga cupom de juros, pode acontecer isso, em relação ao valor principal, mas somando os juros o lucro é certo na data de vencimento
Vc fez uns comentários muito bons . Mas me tire uma dúvida . Tirar hoje uma parte do meu IPCA + ( ex IPCA 45 ) e realocar na mesma data esse valor no IPCA com juros semestrais ( o mais longo ) nao seria trocar 6 por meia dúzia mesmo com perda de marcaçao ao mercado ou a perda por marcação ao mercado seria maior ?
Seria praticamente trocar 6 por meia dúzia sim. A questão é que o 2055 com juros está hoje com uma taxa levemente acima do que o 2045 sem juros. Daí teria uma expectativa de rentabilidade maior ali nele. Mas por outro lado a volatilidade do 2055 é muito maior por ter um prazo mais longo. Abraço
Por favor, explique melhor o ultimo cupom de recebimento e o seu bvalor bruto do VNA e juros q é bem maior dos cupons anteriores. Esqueça um pouco o IR q já tá na equação. Obg. rs
Mas então onde aplica essa taxa de 5,28% ao ano que vem escrita no título, já que ele calcula com 6% ao ano, ou ≈2,9% semestral. Então, qual a diferença por exemplo se eu pegar um título IPCA +0,2% e esse título por exemplo, e outra, por que isso acontece, deles calcularem o juros baseado em 6% e não na cotação contratada no título? Sei q é pedir muito, mas teria como você fazer alguma simulação tipo do primeiro ano de retorno, só pra ficar mais concreto. Valeu!
Marcos, muito obrigado pelo comentário! Excelente ideia de vídeo!! Irei estruturar essa simulação e postarei aqui no canal em breve então! Os 5,28 que você citou são uma rentabilidade teórica para o fim do período. Ela seria a rentabilidade que você teria segurando esse título até o vencimento e olhando para trás, considerando todos os cupons recebidos e o valor recebido na data de vencimento. A questão de eles terem baseado o cupom de juros nos 6% foi definição lá de trás mesmo, nasceu com a ideia do título essa rentabilidade, assim como o Prefixado com juros semestrais que paga 10% ao ano. Abraço!
Prezado, a data de pagamento do cupom para o Tesouro IPCA 2035 era 15 de novembro. Como foi feriado, a transferência ao investidor é feita hoje (18/11) ou pode demorar mais?
Me ajuda a entender melhor, pfvr. Exemplo, se eu investi 1.000 no ipca+4,65 com juros semestrais em 2021, e se a inflação de 2021 foi de 10%, logo meu rendimento anual seria 14,65%a.a, porém se eu recebi uma antecipação de cupons de 6%a.a., o rendimento sobre o que eu investi depois de 1 ano será de 8,65% a.a??
Washington! Excelente pergunta!!! Seu cálculo está certo a grosso modo Teria algumas questões aí na matemática financeira pra gente fazer um ajuste fino Mas via de regra a conta segue essa lógica que vc tem mesmo Só temos uma questão importante que eu expliquei nesse vídeo: VOCÊ SABIA?? PREÇO REAL E TEÓRICO NOS TÍTULOS DO TESOURO DIRETO ruclips.net/video/DO7I7JsY5og/видео.html Pq essa lógica se aplica ao preço teórico do título Não ao preço real Pq no preço real a gente tem a incidência da marcação a mercado, que bagunça toda a lógica no meio do caminho Boa ideia a sua sobre as planilhas! Farei isso E Estou estudando uma forma de disponibilizar todas planilhas que utilizo nos vídeos Muito em breve vou abrir essa possibilidade Abraço!
Olá, De Matos. Parabéns pelo vídeo. Muito bem explicado. Duas questões, por favor. Como receberei juros semestrais nestes títulos, o efeito dos juros compostos não ocorrerá sobre o VNA, pois terei na data de vencimento "somente" o VNA, oriundo da inflação no período, mais a taxa acordada, correto? E, caso reinvista os juros semestrais recebidos, poderei, deste modo, obter o "efeito bola de neve"? Obrigado, desde já. Sucesso.
Marcelo, grato pelo comentário!! Nesses títulos do Tesouro Direto com Juros Semestrais, o efeito da bola de neve/juros compostos é bem prejudicado mesmo por conta do cupom de juros, está certo! Efeito que poderia ser minimizado fazendo o reinvestimento, mas de qualquer forma, entraria naquele problema de pagar o IR "antes da hora" Abraço!
Hoje, dia 07/07/22, a parte do juros do IPCA55,com cupom, está acima de 6,10%....Como fica o cálculo do cupom ???...Ainda assim fica em 6% ???...Essa parte fixa, subindo, não altera o cálculo do cupom ???...obrigado J.P.P.F.
Fala, José! Tudo certo? Exatamente, ainda assim vai ficar em 6% sobre o VNA. A questão é que o valor do título vai ficando mais barato conforme as taxas baixam. Então no fim das contas os 6% continuam os mesmos sobre o VNA, mas para o investidor, que pagou mais barato, acaba recebendo mais $$ Abraço!
O valor nominal é atualizado com IPCA + JUROS? Não achei que ficou claro no final, me deu a entender que foi atualizado só pela inflação(ou não vi a parte que mencionou). Pòis digamos um titulo de 100 reais, aí inflação de 5% e juros de 4%. Após 1 ano: Valor sem juros: 105 Valor com juros: 109 O %( de quase 3%) do cupom semestral vai incidir sobre os 105 ou sobre os 109?
Olá! Suponhamos q eu investa nesse titulo ipca+juros semestrais dez mil, e vou gastar todo o rendimento a cada semestre. Ao longo dos anos o valor investido seria corroído pela inflaçao? se sim, quanto q eu deveria reenvestir?
Fala Thiago! Boa pergunta cara!! Não seria corroído se você levar o valor para o vencimento. Por que lá no vencimento você recebe a correção do VNA pela inflação sem problemas. Abraço!
Uma dúvida: se tenho 1 título, vou receber 2,95% do VNA. Porém tenho que pagar IR. Supondo que eu reinvista este dinheiro, terei que pagar IR novamente no final? Ou seja pagar duas vezes de IR sobre o mesmo dinheiro?
É isso mesmo, Ed! Os títulos com cupons de juros semestrais são excelentes quando a gente não pretende reinvestir, se for pra reinvestir, já entra nessa problemática Abraço!
Uma pergunta Fiz algumas simulaçoes na calculadora do tesouro direto e os valores nao batem com seus cálculos. Isso é normal ou a calculadora nao passa o valor real . Muito obrigado as suas explicações ajudam muito . Porem fiquei com esta duvida
Mostra sim para os títulos que não são com juros semestrais. Mas a calculadora não considera a diferença entre o preço de compra e venda dos títulos, então nunca vai cravar o valor. abração!
Fala, Aurélio! Acaba que é sempre um valor do investimento, então a quantidade de títulos continua lá e não corre o risco de acabar antes do vencimento não, abração
@@DeMatos e que quero usar juros e o valor investido migrando e deixar valor no ipca ou melhor tirar tudo botar ações me.sinto.mais confortável desde 2017
Me tira uma dúvida. Se eu comprar um tesouro IPCA hoje,sendo que o prazo de vencimento é daqui 20 anos. Se daqui a 19 anos e 11 messes colocar dinheiro nele.quando fizer o ano 20 vai cair tudo na minha conta certinho?ou valores que coloquei no ano 19 por exemplo vou ter que esperar mais 20 anos para cair na minha conta?
Vai tudo de uma vez na sua conta Exatamente isso No vencimento ele vence 100% Mas você não consegue colocar no título até o ano 19 no seu exemplo Pois os títulos saem de negociação faltando dois anos para o vencimento Para você não ser forçado a resgatar em uma alíquota de imposto de renda diferente da mínima Daí precisaria colocar em outro vencimento O que não tem problema no fim das contas Abração
Parabéns pelo vídeo. No caso de uma LCI com juros semestrais, sendo o Inter o emissor, esses 6% também pode ser aplicado? Tenho uma e quando recebi o primeiro rendimento semestral o valor veio abaixo do que eu esperava. No caso, eu esperava que me fosse pago o valor que o título estava rendendo até aquele momento, e o valor do título voltaria a ser o valor aplicado.
Boa tarde, Carlos!! A lógica não vai ser a mesma, cada LCI terá sua própria regra. Essa informação do valor do cupom (taxa e sobre que montante se aplica) você deve conseguir somente lá com o inter. Abraço
Não entendi nada no final. A simulação diz que no final, vai receber maior bolada em juros. Mas se vai descontando do valor total da aplicação, qual é a vantagem?
Fala Bruno! Pois é, desconta mesmo, é uma "antecipação dos juros". Não faz sentido para todo perfil de investir... No final recebe o último cupom e o principal de uma vez, daí acaba o investimento. Abraço!!
LCIs são ótimos investimentos! Pra comparar com outro investimento seria interessante garantir que tem FGC e fazer a conta de tirar o IR de outra aplicação para poder comparar as rentabilidades líquidas. Abraço!
Fala, Renato! No vencimento a regra é receber o valor nominal do título mais o último cupom Esse valor nominal vai ser a correção do VNA, que hoje é 4000 pela inflação do período Abraço!
@@renatolima4580 eles são utilizados para calcular o preço do título hoje, mas quando estão perto de 6% a gente quase não percebe diferença entre os tesouro ipca+ com juros nos seus vários vencimentos, pq eles ficam com preço muito parecido ao VNA mesmo Na prática a taxa contratada impacta o valor do título hoje
Fala Sérgio, o cupom é abatido do Preço do Título e não do Valor Nominal Atualizado. E isso acontece porque o cupom de juros semestral na prática é uma venda antecipada de uma parte do título. Então ele reduz o valor do investimento e te coloca um valor na sua conta. Só vale a pena para quem de fato precisa utilizar esses recursos semestralmente. Porque gera antecipação do IR E não deixe de assistir nosso último vídeo sobre a oportunidade que estamos vivendo: ruclips.net/video/A3edyLwWaoU/видео.html Abração!
Cara, peguei o 2055 pq é o prazo pra me aposentar e to montando ainda meu patrimônio. Reinvisto todo mes e os juros semestrais eu compro mais do 2055. O IR é cobrado de acordo com a data do titulo cobrado, nao tem jeito. Acredito que todo primeiro pagamento do JS tem a maior alíquota e dps vai caindo…
Parabéns, Rodrigo!!! Ter uma meta de longo prazo e a disciplina para persegui-la é uma habilidade muito admirável!!! Continue firme no seu propósito!! Abraço!!!
Não entendi a lógica, sou nova no assunto, mas pelo q entendi vc irá paga I.R duas vez qual a lógica? Nesse caso num seria melhor vc investir em um sem o juros semestral pra ele por aí só gera o famosos juros composto?
Não não Corrige sempre pela inflação no caso desse título E não deixe de participar da Jornada do Tesouro Oculto onde vou te mostrar como investir com segurança para aumentar seu patrimônio e nunca mais depender de ninguém Se inscreva gratuitamente aqui: metodoc3.com.br/inscrever-agora Abração!
A afirmativa que tesouro ipca ganha da maioria das ações é verdadeira? Outra pergunta: ações de dividendos é melhor que tesouro ipca com juros semestrais?
Fala João, depende do horizonte de tempo pra dizer quem está ganhando, não é sempre que IPCA bate as ações não. E o risco é muito diferente, as estratégias podem se complementar, faz mais sentido. Vou falar sobre isso no evento "O Investidor de Sucesso" participe aqui: metodoc3.com.br/inscrever-agora
Isso aconteceu esses últimos meses sim, Bertolino esse tesouro IPCA+ com juros assim como os demais títulos que são IPCA, te garantem a inflação com 100% de certeza apenas se você segurar o título até o vencimento Abraço!
@@bertoosantoss Ahh sim, estão sim, é 6% a.a. mas em cima do VNA, que está sempre subindo com a inflação Veja esse vídeo aqui, expliquei bem esse efeito ruclips.net/video/EQhINas8BH8/видео.html Abraço!
Deixo aqui tambem meus parabens pelo video, mas se puder me esclarecer uma duvida que ficou agradeço. Como os cupons semestrais sao pagos em datas que ja sao pré determinadas, se eu comprar um titulo faltando por exemplo dois meses para a proxima data de pgto, ja recebo cumpom de juros nessa data? E se recebo, seria um valor proporcional ao que receberia caso ja estivesse com o dinheiro aplicado ha seis meses ou sera o valor cheio de um semestre mesmo estando apenas ha dois meses? Fiz uma simulacao na calculadora do tesouro e observei este ultimo resultado, mas nao consegui entender a logica: como posso receber o rendimento de um semestre inteiro se inicei a aplicacao ha apenas 2 meses?
Fala, Raimundo! É isso mesmo, você já recebe o cupom cheio, mas isso porque o valor recebido é abatido do saldo do investimento, essa é a lógica desses títulos do tesouro direto com juros semestrais. Como está em busca de renda, te convido para a Semana da Aposentadoria Extra, se inscreva gratuitamente aqui, ela começa amanhã mesmo: metodoc3.com.br/inscrever-agora
Se investir TODA SEMANA nos JUROS SEMESTRAIS, após seis meses eu passo a receber toda semana ? Eu procuro investir um pouco toda semana no TESOURO DIRETO. Porém quero saber sobre essa opção do JUROS SEMESTRAIS. TENHO ESSA DÚVIDA.
Não, Isaque O título tem uma data certa para pagar os juros semestrais Todos que compram ele recebem juros no mesmo dia O que acontece é que os juros são descontados do valor da aplicação, como expliquei no vídeo Abraço
Ficar reaplicando os cupons recebidos ajuda muito ou quase nada no crescimento do patrimônio. Por exemplo ... Caso aplique 100 mil reais no ipca 2040 com juros ( e reaplique até 2040 ) versus IPca 35 principal . O ipca 2040 teria muita dificuldade em criar o efeito bola de neve?
Ajuda muito, Cyro. Se não reaplicar o efeito bola de neve fica muito prejudicado, mas esses títulos com juros são ideais pra quem precisa desse fluxo e R$ Mas expliquei nesse vídeo aqui como ficaria essa diferença ruclips.net/video/741k9ZJVKyc/видео.html
Depende do objetivo do investidor, Elisabeth Se for para reinvestir sempre os juros, é muito possível que esse título nem seja o mais adequado, por conta da antecipação do imposto de renda. Ele é muito adequado para quem quer desfrutar dos juros mesmo, compondo a renda familiar. Abraço
Estou com uma dúvida, investi 10 mil no tesouro prefixado com juros semestrais e já recebi meu primeiro cupom ,porém notei que o valor total investido diminuiu muito pra 9.100. Isso quer dizer q no final do título não irei receber meus 10 mil que investi ??
Fala, Davi! Esse efeito que vc está vendo é da marcação a mercado e do pagamento do cupom Lá no vencimento vc vai receber 1.000 + 48 do cupom para cada um título que você tiver Isso é garantido Mas só lá no vencimento
Davi quanto vc recebeu no seu primeiro cupom estou muito interessada nesse título e queria fazer o mesmo aporte que vc fez. Mas não estou conseguindo acertar o cálculo para saber exatamente quanto eu recebo com os cupons
Entendi que não compensa comprar esse título de IPCA+ com juros semestrais se vc tiver a intenção de ficar reinvestindo o valor nesse mesmo tipo de título ... O melhor é comprar logo um IPCA+ normal
No caso então o primeiro semestre a pessoa receberia de juros 111 reais já nos próximos +6meses seria um valor menor é isso? Tende a ser cada vez menor
Na verdade tende a ser cada semestre um pouco maior, May Ao menos que a gente tivesse uma inflação estagnada ou negativa Outra opção também que poderia fazer os próximos cupons serem menores, seria uma taxa na compra do título muito baixa, por exemplo, IPCA+ 2%
@@DeMatos caraca eu tinha uma outra visão sobre esse investimento ipca+ cm juros semestral p 2055 já ia até coloca 40mil pra render Saberia me dizer ql valor eu ganharia no primeiro semestre? P eu corrigir pra eu ver se está TD ok aqui Achei q fosse uma ótima escolha d investimento pra esse valor que tenho mas acho q não eu não kkk pois eu queria investir em algo q me desse um rendimento d mil ao mês msm q eu receba a cada 6 meses mas q ao menos o valor divido dê mil reais ao mês Teria algum investimento q chegaria próximo desse valor ao mês? Ql me indica pra eu estudar aqui e analisar?
@@DiversidadeDiverti daria por volta de mil reais os juros semestrais Mas sempre lembrando que os juros descontam do capital investido Não posso te indicar investimentos, mas a sua meta é de 2,5% de rentabilidade mensal… isso a gente não vê com segurança hoje em dia Continue estudando sobre os títulos do tesouro direto e também se te interessar, estude sobre Fiis (são ótimos para gerar renda mensal)
Fala, Spider! Cara, se a pessoa tiver ganhado na mega, realmente é uma opção interessante, caso ela tenha planos de utilizar os juros. Mas daí nunca seria o ideal ela concentrar tudo nesse investimento apenas... até porque tem limite de aplicação de 1 milhão por mês. Abraço!
@@DeMatos entendi ,cc acha que comprar apartamento para alugar é um investimento legal ?pergunto porque sou novo nisso e tô pesquisando para aprender a investir na melhor opção
Bom dia. Vamos especular. Ipca 2035 VERSUS ipca 2035 com juros semestrais ( simulação hipotética ). Supondo que um investidor aplicasse 1 milhão de reais no ipca + 2035 e 1 milhão no ipca 2035 com juros semestrais . - Percebi após alterar os parâmetros na calculadora do tesouro direto que no vencimento ambos os títulos dariam um retorno muito semelhante. - A pergunta é : Valeria a pena , considerando a situação acima, aplicar no ipca com juros semestrais sempre reaplicando os cupons vencedores neste papel ou ter o dinheiro bloqueado no ipca 2035+ até o vencimento. A pergunta foi essa pois a gente nunca sabe se necessitara do $ no meio do caminho e nessa situação ter o ipca com juros semestrais seria menos arriscado. Essa idéia é ridícula ou faz sentido?
Grato pelo comentário, Cyro. A pergunta NÃO é ridícula de forma alguma, essa questão é muito importante e complexa também! O principal fator aqui seria saber que os juros semestrais nada mais são do que um pedaço do título que é devolvido pra o investidor, esse valor do cupom desconta do título, então, o investidor poderia simplesmente vender uma fatia do seu título caso necessitasse no meio do caminho, sem precisar entrar em um título com juros semestrais para eventuais momentos de necessidade do fluxo de recursos. Abraço!
@@DeMatos e qual seria menos lucrativo? Vender uma parte de um tesouro com data definida, ou ter os rendimentos do tesouro semestral? Qual perderia mais? Obrigado
seu investir no Tesouro IPCA 2055 com 10 mil ou com 20 mil ou 30 mil quanto iria receber a cada 6 meses tem como fazer vídeo explicando o quanto eu ganharia mais menos já não tem como saber o exato no caso seria com taxa 5,85 tenho conhecimento da taxa 22.5 20 17 e de 15 após 2 anos no meu caso seria para quitar casa seria possível após eu estar nesse tesouro 12 ano eu retirar metade do investimento deixar restante do lucro rendendo juros
Boa dúvida. Vou preparar esse estudo em breve e trago aqui no canal. E seria possível sim você retirar metade do investimento e deixar o restante rendendo Valeu!!
Eu pensei que se investisse por exemplo 100 mil esses 2,96 seriam pagos sobre o valor investido e mais a inflação! Pelo oq entendi n é tão simples assim calcular a rentabilidade que iria cair na conta da corretora
Olá uma dúvida que surgiu posso fazer aportes semanais ou seria melhor acumular e aplicar tudo no mês subsequente ? Há perda de rentabilidade do título ? Abs.
Uma pergunta::::.alguma vantagem em comprar o título com cupom mais próximo da data de pagamento do cupom ??? Outra ;:::: Se a parte fixa dos juros passar muito dos 6%, o valor do cupom, ainda assim, será de 6% a.a.??? Pode, o título chegar a pagar, por exemplo ipca +10% ???...Ainda assim o cupom será de 6%??? Abraços
Fala, José!! Tudo bem? Mais próximo do pagamento do cupom, no fim das contas não faz muita diferença. Esse título se ajusta ao prazo de vencimento e próximas datas de pagamento dos cupons O valor do cupom é sempre os 6% ao ano mesmo Ele pode estar IPCA+10 que ainda assim será um cupom de 6% sobre o VNA Abraço!
Se a inflação fosse constante ( fixa ) e a taxa do ipca com juros semestrais 2055 fosse constante ( fixa ) . Poderiamos saber o quanto teriamos em 2055 se todos os cupons fossem reaplicados ja que a calculadora do tesouro direto não faz isso por nós ? Sei que é uma realidade hipotética mas alguém se arrisca? Alguma fórmula ou alguma idéia para realizar este cálculo? Não pergunto isso em outro canal pois serei apedrejado.
Boa, Cyro!!! Vou colocar aqui na lista pra fazer esse cálculo Uma inflação constante vai fazer o VNA sempre subir exponencialmente, daí o cupom de 6% ao ano vai estar sempre maior a cada semestre Uma boa conta a do reinvestimento na mesma taxa hipotética Pra prever quanto o título vai estar quando for a hora de reinvestir a gente tem que fazer essa conta aqui de descontar a valor presente os 100% e aplicar sobre o VNA como fiz em um vídeo que vou soltar aqui dia 15 Abração!
Fala, Ernane! Não posso dar recomendação de investimento Acredito que para cada perfil de investidor e horizonte de investimento, tem um título que se adeque. Esses títulos com cupom de juros funcionam muito bem para algumas pessoas Para seu perfil, seria interessante utilizar o simulador do próprio tesouro direto Abraço!
@@Ernanecobra Não é uma recomandação, mas eu iria para um sem o juros semestrais, exemplo o ipca 2045, os juros semestrais so vale a pena se vc quer uma complementação, uma renda extra ai vale a pena nesse caso.
@@LuizHenrique-vm5fr acho que depende do perfil do investidor. Eu nao quero renda extra agora pq to construindo patrimônio e to comprando o 2055 reinvestindo os JS e tenho bem pouca grana. A diferença do 2045, mesmo que sem JS pro 2055 é bem grande. No final das contas, o IR realmente eu pago mais no 2055, mas sao 10 anos de diferença, e faz muita diferença esse tempo.
O resultado é parecido, mas vejo mais vantagem os que não pagam, agora se eu tivesse sei lá 100 ou 200 mil reais e eu quisesse mantém esse valor acima da inflação e eu ganhando o um juros por isso eu iria nos juros semestrais, foi como vc falou depende de cada um, dos objectivos de cada um.
Do 0 à Marcação a Mercado Avançada com o Tesouro Direto, matricule-se agora:
www.cursotesouro.com
Conheça o Método C3:
metodoc3.com.br/mc3
Se inscreva para nossos eventos gratuitos futuros:
metodoc3.com.br/inscrever-agora
Meu canal no Telegram:
t.me/+_aQAbHxKV3E1Y2U5
Quem compra um título desse a poucos meses de um pagamento de cupom vai incidir na alíquota maior do IR (ou de iof, se o cupom tiver a poucos dias do pagamento).
Quando usamos a calculadora do site do TD, ao mudarmos a taxa contratada no ipca+com juros semestrais o valor do cupom muda. Pela vídeo não deveria mudar. Pelo visto, varia apenas com o ipca que corrige o VNA.
Parabéns! Até q enfim encontrei uma aula q é show de explicação e esclarecimentos sem enrolação e objetiva! 👏👏👏
Valeu, Pathy!!!
Abração!
Sensacional explicação. Era o que eu procurava. Ja me inscrevi.
Melhor explicação que já vi. Tem muita gente explicação totalmente errado sobre os cupons de juros. Parabéns
Valeu, Paulo Sérgio!
Abração!
Você explica muito bem, parabéns
Muito obrigado, Marcus!!
Ótimo vídeo! Esclareceu todas as minhas dúvidas!
Que bom que ajudou
Parabens pelo video e clareza nas explicações. Vc poderia dizer qual o valor final que iriamos receber se mantivessemos o investimento ate a data final?
Grato
Alceu, no caso desse título indexado ao IPCA, vai depender muito de como vier a inflação até o vencimento, então não temos como acertar nesses casos.
Mas na prática, lá no vencimento você recebe a inflação que tiver vindo mais os juros reais, com certeza
Abraço!
@@DeMatos O valor do pagamento dos cupons é descontado do valor que irei receber no final do prazo?
Explicação perfeita me tirou várias dúvidas
meu objetivo é ter uma segurança em caso de perdas na minha renda, então enquanto minha renda estiver ok, reinvisto, mas se der problema na minha renda não reinvisto até me reestabelecer
Independente se eu investi no IPCA+5,63% ou ipca+7,30%, meu rendimento semestral será 2,96% x VNA? E essa rentabilidade mais vantajosa, vou ver em q momento?
ola professor boa noite, gostaria de saber se ha uma possibilidade de saber quando os titolos 2032 e 2055 vão sair do roll desde já obrigado.
Dá pra ter uma boa estimativa, Genivaldo, mas com precisão não
Vou trazer essa análise aqui no Canal em breve
Valeu pela ideia!
Olá! Você poderia me explicar, por gentileza, de onde saiu o 6%? Por que é esse valor? De onde ele veio? É um valor fixo? Onde posso encontrar essa informação?
Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos! Ótimo vídeo!
Obrigado, Adriele!
Esses 6% foram definidos pelo tesouro quando criou o título, é de nascença o pagamento desse juros semestral nesse valor
Essa informação não aparece no site disponível pra gente ver no momento da aplicação, tem na documentação do STN sobre o programa do tesouro nacional.
Abraço!
Grato. Excelente explicação!!
Oi De Mattos...fiz as perguntas abaixo e ainda não obtive a resposta!!???
Obrigado
Gde abraço J.P.P.F.
Muito bom.Parabéns!
Muito obrigado, João!!
Vale a pena investir 100 mil reais no tesouro ipca 7,5% 2055 com juros semestrais tem algum risco e qual seria
Show de explicação.....
Valeu!!! obrigado!!
Tenho uma dúvida. No dia do vencimento do título, receberei o último cupom (nele haverá incidência do IR) e o valor investido corrigido pela inflação. A dúvida é: haverá incidência de IR também sobre o valor investido (já que ele se valorizou pela inflação do período)?
sim, para mitigar essa "desvalorização" do patrimônio lá no fim, penso que devemos comprar um pouco do título anualmente..
Quer dizer entao wue se eu comocar um valor pra viver de renda esse invesrimenro nao serviria visto que meu montante diminui ,isso ha um prazo vai liquidar meu patrimônio, seria isso
BELA EXPLICAÇÃO!!
Valeu, Silvio!!!
Mantenho 50% em RF e 50% em RV, alocando os aportes mensais com base nas variações da carteira.
Como meu objetivo é renda passiva, minhas ações são focadas em dividendos e estou querendo migrar as RF para Tesouro IPCA+ também com foco em renda passiva.
Você acha que faz sentido? A minha lógica é a seguinte, como realizo aportes mensais nas melhores oportunidades ter o cupom do IPCA+ e os dividendos aumenta a minha capacidade de trabalhar as oportunidades.
Obrigado pelo vídeo!
Fala, Lucas!
É uma estratégia interessante!
Gostei
Mas pense também na opção de pegar títulos do tesouro sem juros também, pq o pagamento do cupom aqui é na prática, um pedaço do título que é tirado dele
Abração!
Então quer dizer se coloca 100.000 mil no final 2040 eu não tenho o meu dinheiro completo os 100.000 mil é isso
Fala, Cícero!
Nesse título, como paga cupom de juros, pode acontecer isso, em relação ao valor principal, mas somando os juros o lucro é certo na data de vencimento
Parabéns
Muito obrigado!!
Vale a pena se pegar o rendimento e investir lca ou lci que não cobra impostos ,o que vier é lucro desde que seja banco bom
É uma alternativa interessante
Mas se for para reinvestir, melhor pensar em títulos sem cupom de juros
Abraço!
Foi a melhor explicação sobre os juros semestrais
Muito obrigado, Paulo!!
Vamos em frente! Abraço!
Vc fez uns comentários muito bons . Mas me tire uma dúvida . Tirar hoje uma parte do meu IPCA + ( ex IPCA 45 ) e realocar na mesma data esse valor no IPCA com juros semestrais ( o mais longo ) nao seria trocar 6 por meia dúzia mesmo com perda de marcaçao ao mercado ou a perda por marcação ao mercado seria maior ?
Seria praticamente trocar 6 por meia dúzia sim. A questão é que o 2055 com juros está hoje com uma taxa levemente acima do que o 2045 sem juros.
Daí teria uma expectativa de rentabilidade maior ali nele. Mas por outro lado a volatilidade do 2055 é muito maior por ter um prazo mais longo.
Abraço
Por favor, explique melhor o ultimo cupom de recebimento e o seu bvalor bruto do VNA e juros q é bem maior dos cupons anteriores. Esqueça um pouco o IR q já tá na equação. Obg. rs
Valeu, Alessandro
Vou preparar esse vídeo
Mas então onde aplica essa taxa de 5,28% ao ano que vem escrita no título, já que ele calcula com 6% ao ano, ou ≈2,9% semestral. Então, qual a diferença por exemplo se eu pegar um título IPCA +0,2% e esse título por exemplo, e outra, por que isso acontece, deles calcularem o juros baseado em 6% e não na cotação contratada no título? Sei q é pedir muito, mas teria como você fazer alguma simulação tipo do primeiro ano de retorno, só pra ficar mais concreto. Valeu!
Marcos, muito obrigado pelo comentário!
Excelente ideia de vídeo!! Irei estruturar essa simulação e postarei aqui no canal em breve então!
Os 5,28 que você citou são uma rentabilidade teórica para o fim do período. Ela seria a rentabilidade que você teria segurando esse título até o vencimento e olhando para trás, considerando todos os cupons recebidos e o valor recebido na data de vencimento.
A questão de eles terem baseado o cupom de juros nos 6% foi definição lá de trás mesmo, nasceu com a ideia do título essa rentabilidade, assim como o Prefixado com juros semestrais que paga 10% ao ano.
Abraço!
Muito bom !
Prezado, a data de pagamento do cupom para o Tesouro IPCA 2035 era 15 de novembro. Como foi feriado, a transferência ao investidor é feita hoje (18/11) ou pode demorar mais?
Isso mesmo, no próximo dia útil
Mas pode cair até no processamento noturno
Então você veria no dia seguinte
Abraço!
@DeMatos obrigado!
Me ajuda a entender melhor, pfvr. Exemplo, se eu investi 1.000 no ipca+4,65 com juros semestrais em 2021, e se a inflação de 2021 foi de 10%, logo meu rendimento anual seria 14,65%a.a, porém se eu recebi uma antecipação de cupons de 6%a.a., o rendimento sobre o que eu investi depois de 1 ano será de 8,65% a.a??
Se vc puder fazer uma planilha para nós mesmos fazer esse cálculo com as atualizações, seria melhor ainda. muito obrigado.
Washington! Excelente pergunta!!!
Seu cálculo está certo a grosso modo
Teria algumas questões aí na matemática financeira pra gente fazer um ajuste fino
Mas via de regra a conta segue essa lógica que vc tem mesmo
Só temos uma questão importante que eu expliquei nesse vídeo:
VOCÊ SABIA?? PREÇO REAL E TEÓRICO NOS TÍTULOS DO TESOURO DIRETO
ruclips.net/video/DO7I7JsY5og/видео.html
Pq essa lógica se aplica ao preço teórico do título
Não ao preço real
Pq no preço real a gente tem a incidência da marcação a mercado, que bagunça toda a lógica no meio do caminho
Boa ideia a sua sobre as planilhas! Farei isso
E Estou estudando uma forma de disponibilizar todas planilhas que utilizo nos vídeos
Muito em breve vou abrir essa possibilidade
Abraço!
Eu sou obrigado a ter uma conta corrente para poder investir no tesouro ipca+ com juros semestrais , ou eu posso usar a conta poupança .
Olá, De Matos. Parabéns pelo vídeo. Muito bem explicado. Duas questões, por favor. Como receberei juros semestrais nestes títulos, o efeito dos juros compostos não ocorrerá sobre o VNA, pois terei na data de vencimento "somente" o VNA, oriundo da inflação no período, mais a taxa acordada, correto? E, caso reinvista os juros semestrais recebidos, poderei, deste modo, obter o "efeito bola de neve"? Obrigado, desde já. Sucesso.
Marcelo, grato pelo comentário!!
Nesses títulos do Tesouro Direto com Juros Semestrais, o efeito da bola de neve/juros compostos é bem prejudicado mesmo por conta do cupom de juros, está certo! Efeito que poderia ser minimizado fazendo o reinvestimento, mas de qualquer forma, entraria naquele problema de pagar o IR "antes da hora"
Abraço!
@@DeMatosPerfeito. Mais uma vez, muito obrigado pela rápida resposta. Sucesso.
Hoje, dia 07/07/22, a parte do juros do IPCA55,com cupom, está acima de 6,10%....Como fica o cálculo do cupom ???...Ainda assim fica em 6% ???...Essa parte fixa, subindo, não altera o cálculo do cupom ???...obrigado
J.P.P.F.
Fala, José! Tudo certo?
Exatamente, ainda assim vai ficar em 6% sobre o VNA.
A questão é que o valor do título vai ficando mais barato conforme as taxas baixam. Então no fim das contas os 6% continuam os mesmos sobre o VNA, mas para o investidor, que pagou mais barato, acaba recebendo mais $$
Abraço!
O valor nominal é atualizado com IPCA + JUROS? Não achei que ficou claro no final, me deu a entender que foi atualizado só pela inflação(ou não vi a parte que mencionou).
Pòis digamos um titulo de 100 reais, aí inflação de 5% e juros de 4%.
Após 1 ano:
Valor sem juros: 105
Valor com juros: 109
O %( de quase 3%) do cupom semestral vai incidir sobre os 105 ou sobre os 109?
Boa pergunta. Vc já conseguiu esclarecer essa pergunta? Pq tenho a msm dúvida
Olá! Suponhamos q eu investa nesse titulo ipca+juros semestrais dez mil, e vou gastar todo o rendimento a cada semestre. Ao longo dos anos o valor investido seria corroído pela inflaçao? se sim, quanto q eu deveria reenvestir?
Fala Thiago! Boa pergunta cara!!
Não seria corroído se você levar o valor para o vencimento. Por que lá no vencimento você recebe a correção do VNA pela inflação sem problemas.
Abraço!
Uma dúvida: se tenho 1 título, vou receber 2,95% do VNA. Porém tenho que pagar IR. Supondo que eu reinvista este dinheiro, terei que pagar IR novamente no final? Ou seja pagar duas vezes de IR sobre o mesmo dinheiro?
É isso mesmo, Ed!
Os títulos com cupons de juros semestrais são excelentes quando a gente não pretende reinvestir, se for pra reinvestir, já entra nessa problemática
Abraço!
Uma pergunta
Fiz algumas simulaçoes na calculadora do tesouro direto e os valores nao batem com seus cálculos.
Isso é normal ou a calculadora nao passa o valor real .
Muito obrigado as suas explicações ajudam muito .
Porem fiquei com esta duvida
Mostra sim para os títulos que não são com juros semestrais. Mas a calculadora não considera a diferença entre o preço de compra e venda dos títulos, então nunca vai cravar o valor. abração!
Se desconta uma parte do título ele pode se finalizar antes do vencimento
Fala, Aurélio!
Acaba que é sempre um valor do investimento, então a quantidade de títulos continua lá e não corre o risco de acabar antes do vencimento não, abração
Faz sentido botar um valor ex 700k e ir migrando do aos pouco em ações
Eu preferiria já separar o valor para as ações e entrar em um IPCA sem juros
@@DeMatos e que quero usar juros e o valor investido migrando e deixar valor no ipca ou melhor tirar tudo botar ações me.sinto.mais confortável desde 2017
Me tira uma dúvida.
Se eu comprar um tesouro IPCA hoje,sendo que o prazo de vencimento é daqui 20 anos.
Se daqui a 19 anos e 11 messes colocar dinheiro nele.quando fizer o ano 20 vai cair tudo na minha conta certinho?ou valores que coloquei no ano 19 por exemplo vou ter que esperar mais 20 anos para cair na minha conta?
Vai tudo de uma vez na sua conta
Exatamente isso
No vencimento ele vence 100%
Mas você não consegue colocar no título até o ano 19 no seu exemplo
Pois os títulos saem de negociação faltando dois anos para o vencimento
Para você não ser forçado a resgatar em uma alíquota de imposto de renda diferente da mínima
Daí precisaria colocar em outro vencimento
O que não tem problema no fim das contas
Abração
Parabéns pelo vídeo. No caso de uma LCI com juros semestrais, sendo o Inter o emissor, esses 6% também pode ser aplicado? Tenho uma e quando recebi o primeiro rendimento semestral o valor veio abaixo do que eu esperava. No caso, eu esperava que me fosse pago o valor que o título estava rendendo até aquele momento, e o valor do título voltaria a ser o valor aplicado.
Boa tarde, Carlos!! A lógica não vai ser a mesma, cada LCI terá sua própria regra. Essa informação do valor do cupom (taxa e sobre que montante se aplica) você deve conseguir somente lá com o inter. Abraço
@@DeMatos ok, obrigado! Parabéns pelo canal
Ou seja: compro um titulo de 4.200 e recebo juros em cima de 3.700 ?
Não não, hoje o VNA do título já está em 4.158.
então vai render em cima desse VNA de hoje
abraço
Não entendi nada no final. A simulação diz que no final, vai receber maior bolada em juros. Mas se vai descontando do valor total da aplicação, qual é a vantagem?
Fala Bruno!
Pois é, desconta mesmo, é uma "antecipação dos juros". Não faz sentido para todo perfil de investir...
No final recebe o último cupom e o principal de uma vez, daí acaba o investimento.
Abraço!!
amigo no caso de uma lci ipca semestral do banco Inter vale a pena ne porq no caso lci e isento de ir oq acha?
LCIs são ótimos investimentos!
Pra comparar com outro investimento seria interessante garantir que tem FGC e fazer a conta de tirar o IR de outra aplicação para poder comparar as rentabilidades líquidas.
Abraço!
Após os descontos semestrais como calculo o valor nominal que resgatarei no vencimento do título ?
Fala, Renato! No vencimento a regra é receber o valor nominal do título mais o último cupom
Esse valor nominal vai ser a correção do VNA, que hoje é 4000 pela inflação do período
Abraço!
@@DeMatos compreendi! e em relação ao juros contratados inicialmente?
@@renatolima4580 eles são utilizados para calcular o preço do título hoje, mas quando estão perto de 6% a gente quase não percebe diferença entre os tesouro ipca+ com juros nos seus vários vencimentos, pq eles ficam com preço muito parecido ao VNA mesmo
Na prática a taxa contratada impacta o valor do título hoje
@@DeMatos ok. Agora sim, compreendi a Dinâmica desse título. Obrigado!
Por que o pagamento semestral do cupom é abatido do valor nominal atualizado do título?
Fala Sérgio, o cupom é abatido do Preço do Título e não do Valor Nominal Atualizado.
E isso acontece porque o cupom de juros semestral na prática é uma venda antecipada de uma parte do título. Então ele reduz o valor do investimento e te coloca um valor na sua conta. Só vale a pena para quem de fato precisa utilizar esses recursos semestralmente. Porque gera antecipação do IR
E não deixe de assistir nosso último vídeo sobre a oportunidade que estamos vivendo:
ruclips.net/video/A3edyLwWaoU/видео.html
Abração!
Cara, peguei o 2055 pq é o prazo pra me aposentar e to montando ainda meu patrimônio. Reinvisto todo mes e os juros semestrais eu compro mais do 2055. O IR é cobrado de acordo com a data do titulo cobrado, nao tem jeito. Acredito que todo primeiro pagamento do JS tem a maior alíquota e dps vai caindo…
Parabéns, Rodrigo!!!
Ter uma meta de longo prazo e a disciplina para persegui-la é uma habilidade muito admirável!!!
Continue firme no seu propósito!!
Abraço!!!
Não entendi a lógica, sou nova no assunto, mas pelo q entendi vc irá paga I.R duas vez qual a lógica?
Nesse caso num seria melhor vc investir em um sem o juros semestral pra ele por aí só gera o famosos juros composto?
@@DiversidadeDiverti acho q o lógico seria mas tem 10 anos de diferença do objetivo dele pro título tem disponível, q é sem juros 2040.
Bom dia posso ter mais de um tesouro direto
Pode sim
Se aplicar 10000000 no final do prazo caso não reinventa o juros meu capital será o mesmo?
Não não
Corrige sempre pela inflação no caso desse título
E não deixe de participar da Jornada do Tesouro Oculto onde vou te mostrar como investir com segurança para aumentar seu patrimônio e nunca mais depender de ninguém
Se inscreva gratuitamente aqui: metodoc3.com.br/inscrever-agora
Abração!
@@DeMatos sim então posso gastar os rendimentos pois o capital no final do prazo será corrido, vou receber mais de um milhão?
A afirmativa que tesouro ipca ganha da maioria das ações é verdadeira? Outra pergunta: ações de dividendos é melhor que tesouro ipca com juros semestrais?
Fala João, depende do horizonte de tempo pra dizer quem está ganhando, não é sempre que IPCA bate as ações não. E o risco é muito diferente, as estratégias podem se complementar, faz mais sentido.
Vou falar sobre isso no evento "O Investidor de Sucesso" participe aqui: metodoc3.com.br/inscrever-agora
Quer dizer então, que, esse título paga semestralmente, porém não te protegeu da inflação no período? Ele não superou em nada a inflação? É isso?
Isso aconteceu esses últimos meses sim, Bertolino
esse tesouro IPCA+ com juros assim como os demais títulos que são IPCA, te garantem a inflação com 100% de certeza apenas se você segurar o título até o vencimento
Abraço!
@@DeMatos Obrigado! Minha dúvida é se os cupons estão protegidos da inflação, esse rendimento que recebo semestralmente está acima da inflação?
@@bertoosantoss Ahh sim, estão sim, é 6% a.a. mas em cima do VNA, que está sempre subindo com a inflação
Veja esse vídeo aqui, expliquei bem esse efeito
ruclips.net/video/EQhINas8BH8/видео.html
Abraço!
Deixo aqui tambem meus parabens pelo video, mas se puder me esclarecer uma duvida que ficou agradeço. Como os cupons semestrais sao pagos em datas que ja sao pré determinadas, se eu comprar um titulo faltando por exemplo dois meses para a proxima data de pgto, ja recebo cumpom de juros nessa data? E se recebo, seria um valor proporcional ao que receberia caso ja estivesse com o dinheiro aplicado ha seis meses ou sera o valor cheio de um semestre mesmo estando apenas ha dois meses? Fiz uma simulacao na calculadora do tesouro e observei este ultimo resultado, mas nao consegui entender a logica: como posso receber o rendimento de um semestre inteiro se inicei a aplicacao ha apenas 2 meses?
Fala, Raimundo!
É isso mesmo, você já recebe o cupom cheio, mas isso porque o valor recebido é abatido do saldo do investimento, essa é a lógica desses títulos do tesouro direto com juros semestrais.
Como está em busca de renda, te convido para a Semana da Aposentadoria Extra, se inscreva gratuitamente aqui, ela começa amanhã mesmo:
metodoc3.com.br/inscrever-agora
Se investir TODA SEMANA nos JUROS SEMESTRAIS, após seis meses eu passo a receber toda semana ?
Eu procuro investir um pouco toda semana no TESOURO DIRETO.
Porém quero saber sobre essa opção do JUROS SEMESTRAIS.
TENHO ESSA DÚVIDA.
Não, Isaque
O título tem uma data certa para pagar os juros semestrais
Todos que compram ele recebem juros no mesmo dia
O que acontece é que os juros são descontados do valor da aplicação, como expliquei no vídeo
Abraço
Ficar reaplicando os cupons recebidos ajuda muito ou quase nada no crescimento do patrimônio. Por exemplo ... Caso aplique 100 mil reais no ipca 2040 com juros ( e reaplique até 2040 ) versus IPca 35 principal . O ipca 2040 teria muita dificuldade em criar o efeito bola de neve?
Ajuda muito, Cyro. Se não reaplicar o efeito bola de neve fica muito prejudicado, mas esses títulos com juros são ideais pra quem precisa desse fluxo e R$
Mas expliquei nesse vídeo aqui como ficaria essa diferença
ruclips.net/video/741k9ZJVKyc/видео.html
No vencimento do título eu recebo alguma correção ou só o valor nominal que paguei porque já recebi a correção enquanto carreguei o título?
No vencimento você recebe um cupom de juros mais o valor nominal atualizado, Héber
Aula boa, porém o sistema é complexo
Então o percentual pode vir menor? Se a inflação vir abaixo?
Isso, o cupom é impactado pelo VNA, então se a inflação vier pequena, o que o investidor recebe de cupom é impactado diretamente
Abraço!
Vc é daqui de Brasília? Como fazer pra te conhecer? Tomar um café?
Vc é formado em que área?
Comecei no Direto, mas depois fiz MBA Finance e estudei muito de forma independente. Abração
Afinal, é bom reinvestir o valor de juros que ganhou ou não?
Depende do objetivo do investidor, Elisabeth
Se for para reinvestir sempre os juros, é muito possível que esse título nem seja o mais adequado, por conta da antecipação do imposto de renda.
Ele é muito adequado para quem quer desfrutar dos juros mesmo, compondo a renda familiar.
Abraço
Estou com uma dúvida, investi 10 mil no tesouro prefixado com juros semestrais e já recebi meu primeiro cupom ,porém notei que o valor total investido diminuiu muito pra 9.100.
Isso quer dizer q no final do título não irei receber meus 10 mil que investi ??
Fala, Davi!
Esse efeito que vc está vendo é da marcação a mercado e do pagamento do cupom
Lá no vencimento vc vai receber 1.000 + 48 do cupom para cada um título que você tiver
Isso é garantido
Mas só lá no vencimento
Davi quanto vc recebeu no seu primeiro cupom estou muito interessada nesse título e queria fazer o mesmo aporte que vc fez.
Mas não estou conseguindo acertar o cálculo para saber exatamente quanto eu recebo com os cupons
Entendi que não compensa comprar esse título de IPCA+ com juros semestrais se vc tiver a intenção de ficar reinvestindo o valor nesse mesmo tipo de título ... O melhor é comprar logo um IPCA+ normal
Olá, o cupom dos juros semestrais cai então direto na conta?
Isso! Cai na conta de onde saiu o R$ para a aplicação
No caso então o primeiro semestre a pessoa receberia de juros 111 reais já nos próximos +6meses seria um valor menor é isso? Tende a ser cada vez menor
Na verdade tende a ser cada semestre um pouco maior, May
Ao menos que a gente tivesse uma inflação estagnada ou negativa
Outra opção também que poderia fazer os próximos cupons serem menores, seria uma taxa na compra do título muito baixa, por exemplo, IPCA+ 2%
@@DeMatos caraca eu tinha uma outra visão sobre esse investimento ipca+ cm juros semestral p 2055 já ia até coloca 40mil pra render
Saberia me dizer ql valor eu ganharia no primeiro semestre? P eu corrigir pra eu ver se está TD ok aqui
Achei q fosse uma ótima escolha d investimento pra esse valor que tenho mas acho q não eu não kkk pois eu queria investir em algo q me desse um rendimento d mil ao mês msm q eu receba a cada 6 meses mas q ao menos o valor divido dê mil reais ao mês
Teria algum investimento q chegaria próximo desse valor ao mês? Ql me indica pra eu estudar aqui e analisar?
@@DiversidadeDiverti daria por volta de mil reais os juros semestrais
Mas sempre lembrando que os juros descontam do capital investido
Não posso te indicar investimentos, mas a sua meta é de 2,5% de rentabilidade mensal… isso a gente não vê com segurança hoje em dia
Continue estudando sobre os títulos do tesouro direto e também se te interessar, estude sobre Fiis (são ótimos para gerar renda mensal)
quem ganha na mega sena compensa colocar no IPCA 2055 com ganhos semestrais , e assim ter um salario alto todo mes??
Fala, Spider!
Cara, se a pessoa tiver ganhado na mega, realmente é uma opção interessante, caso ela tenha planos de utilizar os juros.
Mas daí nunca seria o ideal ela concentrar tudo nesse investimento apenas... até porque tem limite de aplicação de 1 milhão por mês.
Abraço!
@@DeMatos entendi ,cc acha que comprar apartamento para alugar é um investimento legal ?pergunto porque sou novo nisso e tô pesquisando para aprender a investir na melhor opção
Resumo: só tem sentido esse título pra quem já tá na fase de usufruir e esses pagamentos correspondem às “retiradas” para esse usufruto.
Bom dia. Vamos especular.
Ipca 2035 VERSUS ipca 2035 com juros semestrais ( simulação hipotética ).
Supondo que um investidor aplicasse 1 milhão de reais no ipca + 2035 e 1 milhão no ipca 2035 com juros semestrais .
- Percebi após alterar os parâmetros na calculadora do tesouro direto que no vencimento ambos os títulos dariam um retorno muito semelhante.
- A pergunta é :
Valeria a pena , considerando a situação acima, aplicar no ipca com juros semestrais sempre reaplicando os cupons vencedores neste papel ou ter o dinheiro bloqueado no ipca 2035+ até o vencimento.
A pergunta foi essa pois a gente nunca sabe se necessitara do $ no meio do caminho e nessa situação ter o ipca com juros semestrais seria menos arriscado.
Essa idéia é ridícula ou faz sentido?
Grato pelo comentário, Cyro.
A pergunta NÃO é ridícula de forma alguma, essa questão é muito importante e complexa também!
O principal fator aqui seria saber que os juros semestrais nada mais são do que um pedaço do título que é devolvido pra o investidor, esse valor do cupom desconta do título, então, o investidor poderia simplesmente vender uma fatia do seu título caso necessitasse no meio do caminho, sem precisar entrar em um título com juros semestrais para eventuais momentos de necessidade do fluxo de recursos.
Abraço!
@@DeMatos e qual seria menos lucrativo? Vender uma parte de um tesouro com data definida, ou ter os rendimentos do tesouro semestral? Qual perderia mais? Obrigado
seu investir no Tesouro IPCA 2055 com 10 mil
ou com 20 mil
ou 30 mil
quanto iria receber a cada 6 meses
tem como fazer vídeo explicando
o quanto eu ganharia mais menos
já não tem como saber o exato
no caso seria com taxa 5,85
tenho conhecimento
da taxa
22.5
20
17
e de 15 após 2 anos
no meu caso seria para quitar casa
seria possível após eu estar nesse tesouro
12 ano eu retirar metade do investimento
deixar restante do lucro rendendo juros
Boa dúvida. Vou preparar esse estudo em breve e trago aqui no canal.
E seria possível sim você retirar metade do investimento e deixar o restante rendendo
Valeu!!
Eu pensei que se investisse por exemplo 100 mil esses 2,96 seriam pagos sobre o valor investido e mais a inflação! Pelo oq entendi n é tão simples assim calcular a rentabilidade que iria cair na conta da corretora
É isso aí Marcelo!! Esse cupom de juros tem suas particularidades, ele olha o VNA e não o preço unitário que a gente compra
Abraço!
Os R$111,31 saem do saldo ou ocorre um "come-cotas" e sou reduzido da quantidade de títulos que possuo?
Sai do saldo mesmo, Thiago, continua tendo a mesma quantidade de títulos, mas agora com um valor unitário menos para cada título
Abraço
Desse valor de 111 reais ainda sai o I.R e a taxa da b3?
Isso mesmo, May!
Olá uma dúvida que surgiu posso fazer aportes semanais ou seria melhor acumular e aplicar tudo no mês subsequente ? Há perda de rentabilidade do título ?
Abs.
Pode aportar por semana sem problemas
Não perde em rentabilidade não
Boa ideia
Uma pergunta::::.alguma vantagem em comprar o título com cupom mais próximo da data de pagamento do cupom ???
Outra ;::::
Se a parte fixa dos juros passar muito dos 6%, o valor do cupom, ainda assim, será de 6% a.a.???
Pode, o título chegar a pagar, por exemplo ipca +10% ???...Ainda assim o cupom será de 6%???
Abraços
Fala, José!!
Tudo bem?
Mais próximo do pagamento do cupom, no fim das contas não faz muita diferença. Esse título se ajusta ao prazo de vencimento e próximas datas de pagamento dos cupons
O valor do cupom é sempre os 6% ao ano mesmo
Ele pode estar IPCA+10 que ainda assim será um cupom de 6% sobre o VNA
Abraço!
Se a inflação fosse constante ( fixa ) e a taxa do ipca com juros semestrais 2055 fosse constante ( fixa ) . Poderiamos saber o quanto teriamos em 2055 se todos os cupons fossem reaplicados ja que a calculadora do tesouro direto não faz isso por nós ? Sei que é uma realidade hipotética mas alguém se arrisca? Alguma fórmula ou alguma idéia para realizar este cálculo? Não pergunto isso em outro canal pois serei apedrejado.
Boa, Cyro!!!
Vou colocar aqui na lista pra fazer esse cálculo
Uma inflação constante vai fazer o VNA sempre subir exponencialmente, daí o cupom de 6% ao ano vai estar sempre maior a cada semestre
Uma boa conta a do reinvestimento na mesma taxa hipotética
Pra prever quanto o título vai estar quando for a hora de reinvestir a gente tem que fazer essa conta aqui de descontar a valor presente os 100% e aplicar sobre o VNA como fiz em um vídeo que vou soltar aqui dia 15
Abração!
@@DeMatos muito obrigado
Então, com juros semestral não vale a pena, então qual vale mais a pena?
Fala, Ernane!
Não posso dar recomendação de investimento
Acredito que para cada perfil de investidor e horizonte de investimento, tem um título que se adeque. Esses títulos com cupom de juros funcionam muito bem para algumas pessoas
Para seu perfil, seria interessante utilizar o simulador do próprio tesouro direto
Abraço!
@@DeMatos obrigado por responder. Não e recomendar eu queria dizer era como vc analisou e analisar e qual estaria melhor que o outro
@@Ernanecobra Não é uma recomandação, mas eu iria para um sem o juros semestrais, exemplo o ipca 2045, os juros semestrais so vale a pena se vc quer uma complementação, uma renda extra ai vale a pena nesse caso.
@@LuizHenrique-vm5fr acho que depende do perfil do investidor. Eu nao quero renda extra agora pq to construindo patrimônio e to comprando o 2055 reinvestindo os JS e tenho bem pouca grana. A diferença do 2045, mesmo que sem JS pro 2055 é bem grande. No final das contas, o IR realmente eu pago mais no 2055, mas sao 10 anos de diferença, e faz muita diferença esse tempo.
O resultado é parecido, mas vejo mais vantagem os que não pagam, agora se eu tivesse sei lá 100 ou 200 mil reais e eu quisesse mantém esse valor acima da inflação e eu ganhando o um juros por isso eu iria nos juros semestrais, foi como vc falou depende de cada um, dos objectivos de cada um.