“O lugar”, de Annie Ernaux: memória pessoal e distanciamento de classe

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Nesta aula, Flávia Falleiros faz uma apresentação geral da escritora francesa Annie Ernaux, prêmio Nobel de literatura em 2022 e, em seguida, comenta sua narrativa intitulada “O lugar”, que narra o distanciamento progressivo da autora/narradora de sua família, principalmente de seu pai, devido à ascensão social obtida com os estudos. Narrativa caracterizada por um esforço de antificcionalização, “O lugar” ilustra a concepção pessoal da escritora sobre narrativas autobiográficas, expressa numa denominação cunhada por ela mesma: a “auto-socio-biografia”, na qual se fundem constantemente as esferas do individual e do coletivo. “O lugar” é um livro que fala do legado que todo indivíduo recebe de seu meio de origem, de sua classe social; uma herança indelével, mesmo quando se ascende socialmente; fala, ainda, do doloroso distanciamento resultante da ascensão social. A edição utilizada para essa leitura foi aquela publicada pela Editora Fósforo, com tradução de Marília Garcia; foi utilizada, também, uma edição na língua original. O texto preparado para esse vídeo é uma versão modificada da conversa que Flávia Falleiros teve com Rita Couto, a seu convite - o episódio foi publicado como podcast no Conversa com Rita Couto, disponível no Spotify.
    Esse conteúdo é protegido por uma licença Creative Commons BY NC, que permite compartilhá-lo, desde que os créditos apropriados sejam dados à autora. Para citar esta aula, basta indicar seu título, seu link e o nome da autora. O conteúdo compartilhado não pode ser utilizado para fins comerciais. Para mais informações sobre esta licença, clique no link abaixo (ou copie-o e cole-o em seu navegador): creativecommon...

Комментарии • 6

  • @Literarygirl2107
    @Literarygirl2107 14 дней назад

    Oiê professora! terminei seu curso de literatura narrativa e sigo vendo suas outras aulas.aprendendo e enriquecendo minha mente com a senhora 💕🐱

  • @laerciodovalle1691
    @laerciodovalle1691 18 дней назад +1

    Parabéns pela análise. Li o lugar e sua análise é muito precisa e elucidativa. Livro interessante, mas literariamente considero chato. Prefiro ler uma obra de sociologia sobre o assunto. Não gosto dessa sociologização da literatura tão comum na literatura contemporânea.

    • @flaviafalleirosliteraturae
      @flaviafalleirosliteraturae  17 дней назад +1

      Obrigada por seu comentário. Entendo perfeitamente o que você disse porque, do ponto de vista estético, tenho outras preferências literárias. Porém, os livros de Ernaux têm seu interesse. Também o próprio propósito do canal justifica a presença dos livros dela aqui: acho interessante de falar de "literatura e suas cercanias" e essas narrativas de Ernaux são um exemplo de como o texto literário pode dialogar com a sociologia.

    • @laerciodovalle1691
      @laerciodovalle1691 17 дней назад

      @@flaviafalleirosliteraturae Perfeito. Não se pode ignorar um Nobel, nem mesmo uma tendência da literatura tão presente no Brasil. Foi somente um comentário de um gosto pessoal, mas que traz uma dimensão relevante para literatura. O conteúdo, a defesa de causas, a denúncia parace estar sendo mais relevante do que a própria literatura. Não minha opinião há um risco da arte literaria virar meramente instrumental para causas sociais, da mesma forma que as artes visuais servem à propaganda. Achei ótimo você ter feito essa análise. É muito cabível e importante. Sempre quis ver um comentário consistente sobre a obra, mas não havia encontrado antes de ler o seu.

    • @flaviafalleirosliteraturae
      @flaviafalleirosliteraturae  17 дней назад +1

      @@laerciodovalle1691 entendo seus comentários sobre esse tipo de narrativa e os acho muito interessantes.