[PT-BR] Respondendo perguntas #12 - Compatibilidade ETA x Sellita, antichoques e Tissot/ETA C01.211

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 июл 2024
  • Bem vindos ao canal CHRONO TALK!
    Conteúdos em português possuem o prefixo [PT-BR] no título. Para os conteúdos em inglês, procure pelos títulos iniciados com [EN].
    Neste vídeo respondo perguntas sobre compatibilidade de peças ETA com Sellita, sobre o amortecedor de choques (Incabloc/Novodiac, por exemplo) em ambos os lados do balanço e sobre o mecanismo ETA C01.211 usando pela Tissot e outras marcas do Swatch Group.
    Siga no Instagram em @arpwatches
    Imagens usadas nos vídeos são de minha autoria, ou pertencem a kits de imprensa das marcas, ou foram coletadas da internet, e são usadas para propósitos educacionais. Todos os direitos reservados aos seus proprietários.
    Images used on the videos are either mine, or from press-kits from the brands, or sourced from the web, and are used for educational purposes. All rights reserved to their owners.
  • ХоббиХобби

Комментарии • 37

  • @viniciussalezzegama1631
    @viniciussalezzegama1631 4 года назад +2

    Obrigado pela resposta Adriano!
    Por coincidência o relógio que me veio a mente foi um TAG.
    Abraços!

  • @gutofilho5244
    @gutofilho5244 3 года назад

    Tive e tenho bastante problema com o Calibre C01.211. O meu Tissot foi para a manutenção porque parava com corda cheia. Voltou funcionando bem. Antes dos 2 anos de uso após a revisão, quando se acionava o cronógrafo o movimento parava.
    Já os 3 que tive da Swatch com o mesmo calibre, 2 foram a partir de trocas em garantia. Mesmo sendo trocado duas vezes eles voltavam e, para funcionar fora do pulso, mesmo com corda cheia, tinham que ficar com o Cronógrafo acionado.
    Como sou teimoso comprei outro em um leilão e ele só funciona fora do pulso, pelo período da reserva de marcha, se o cronógrafo for acionado o tempo todo.
    Tenho a impressão que é um relógio que não se dá bem sem uso constante.

  • @harrisoncleberoliveira9049
    @harrisoncleberoliveira9049 4 года назад +1

    Parabéns pelo vídeo Adriano!!!

  • @mitsumi12345
    @mitsumi12345 4 года назад +1

    O canal está muito bom, Adriano. Parabéns.

  • @Thiago-os7xp
    @Thiago-os7xp 4 года назад +1

    Já li que fabricante de relógios, especialmente suíços, não vendem peças para relojoeiros independentes que não fazem parte da assistência autorizada garantindo assim altas margens no serviço pós venda. Isso procede, tanto lá fora quanto aqui no Brasil? Todos os bons fabricantes se utilizam desse expediente? Já escutei de independentes aqui no país que garantiam que as peças usadas eram originais para relógios Omega, Tissot e Citizen.
    Parabéns pelo canal, adoro os vídeos!

    • @CHRONOTALK
      @CHRONOTALK  4 года назад

      Sim, é verdade de os fabricantes só fornecem peças de reposição para dentro de sua rede autorizada, assim como a rede autorizada é terminantemente proibida por contrato de revender peças (exceto, claro, pelas condiradas acessórios). Isso é uma política mundial. As justificativas, só eles podem explicar. Agora, GARANTO com certeza absoluta que a margem das assistências técnicas não só não são altas, como são sempre BEM baixas e em muitos casos nulas, posta a obrigação de se dar desconto para AD's. Logo, se alguém lucra muito com peças, posso garantir que não são as assistências técnicas.

    • @CHRONOTALK
      @CHRONOTALK  4 года назад

      A tempo: isso que falei é para marcas suíças. Não conheço a política das japonesas.

    • @Thiago-os7xp
      @Thiago-os7xp 4 года назад

      @@CHRONOTALK
      Entendi, obrigado. Então, como um relojoeiro independente consegue as peças? São peças paralelas? Como posso garantir que um relojoeiro independente faça um serviço honesto? Mais uma vez, obrigado pela atenção.

    • @CHRONOTALK
      @CHRONOTALK  4 года назад

      Acho que só eles podem responder essas perguntas.

  • @timoteomeccanicatecnologia
    @timoteomeccanicatecnologia 4 года назад +2

    Olá, Adriano. Muito legal esses vídeos de perguntas. Gostaria de saber uma coisa me intriga há algum tempo: o que fornece energia para a roda do balanço iniciar seu movimento de alternância?

  • @Devenalme
    @Devenalme 4 года назад +2

    Boa noite, Adriano. Mais uma ótima aula! Tenho uma dúvida. Sabe-se que a China comprou nos anos 60 o maquinário da fábrica suíça Vênus para tocar sua própria indústria de relógios, de modo que o ST19 da Seagull é um clone do calibre 175 da Vênus. Então, gostaria de saber se os chineses, de lá pra cá, fizeram algum aprimoramento nesse movimento e se há diferença significativa em termos de qualidade entre os antigos 175 e o ST19. Obrigado!

    • @CHRONOTALK
      @CHRONOTALK  4 года назад +2

      Eu não conheço os ST19 a fundo, ou o suficiente para poder opinar de maneira mais concreta. Porém, baseado no fato de que boa parte dos mecanismos suíços modernos já não tem a mesma qualidade - especialmente de materiais - de seus equivalentes antigos, que dirá os vindos de uma indústria cuja filosofia de qualidade versus custo é bem diferente...

  • @ernanilf
    @ernanilf 4 года назад +1

    Olá, Adriano. Sou fan do canal e assisto todos os vídeos. Gostaria de tirar uma dúvida com você, se possível. Tenho três relógios Tissot com mecanismo Powermatic 80. Todos atrasam. Um deles, até 15 segundos por dia. Outro 5 segundos. E o último, que inclusive tem certificação de cronógrafo, perde 7s por dia. Todos são relativamente novos. Lhe pergunto se são normais esses parâmetros.Meus relógios que têm mecanismo ETA 2824-2 costumam ganhar alguns segundos, em média de 3-5 por dia. Por que o Powermatic atrasa se ele é baseado no ETA 2824 ? Ainda, li em algum local que o Powermatic, por não ter aquela pequena alavanca entre os sinais de mais e menos, não pode ser ajustado manualmente pelo relojoeiro. Isso procede? Obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho que você vem desenvolvendo.

    • @CHRONOTALK
      @CHRONOTALK  4 года назад +1

      Olá! É impossível, à distância, diagnosticar o motivo de seus relógios atrasarem. Pode ser por mil motivos diferentes, mas principalmente no caso do Chronometer, sim, isso está fora dos parâmetros normais. O esperado deveria ser entre 1 a 5 s/dia, para mais ou para menos. E apesar de ser baseado no 2824, como eu disse no vídeo, justamente as maiores diferenças estão no escapamento, que é justamente o que regula a precisão do relógio. E sim, também é verdade que a regulagem de marcha requer ferramenta especial, e conhecimentos na regulagem de marcha em balanços de inércia variável. Não significa que um relojoeiro independente não possa mexer, mas ele pode ter dificuldades sem a ferramenta certa, ou arruinar a precisão se ele não souber como regular esse tipo de balanço.

  • @PBMazer18
    @PBMazer18 4 года назад +1

    Mestre Andriano, poderia nos relatar com alguma profundidade a diferença do movimento Kinetic e Spring Drive, ambos da Seiko? O Kinetic foi uma espécie de inspiração para o Spring Drive? Forte abraço e parabéns, como sempre, pelo conteúdo!

    • @CHRONOTALK
      @CHRONOTALK  4 года назад

      Farei um vídeo dedicado a esses temas, mas posso adiantar que sim, essas tecnologias possuem uma conexão, não só técnicas, mas "filosófica" também.

  • @leninmonteiro4382
    @leninmonteiro4382 4 года назад +1

    Obrigado Adriano, pelo esclarecimento. Agora posso dar corda nos meus relógios mais tranquilo. Tenho relógios que só uso em ocasiões especiais. Abcs e parabéns pelo canal. Que aula.

  • @brunexbubu
    @brunexbubu 3 года назад

    Boa tarde, Adriano. Vale apena comprar um tissot Bridgeport com máquina 7750 dourada?

  • @samueld.b5947
    @samueld.b5947 4 года назад +1

    Adriano, boa noite! Gostaria que abordasse à respeito do Tag Heuer Carrera calibre 36 chronograph flyback modelo CAR2B11.FC6235 . Qual o maquinário utilizado nele ? Seria ETA ou Selita ? É um mecanismo confiável? A qualidade dos materiais é boa? Lembrando que o relógio em questão, foi fabricado em 2016.
    Ficarei grato, caso possa responder, e agradeço de antemão pela oportunidade !
    Parabéns pelo canal, abraço, mestre !

    • @CHRONOTALK
      @CHRONOTALK  4 года назад +1

      Olá! Esse modelo não usa nem ETA nem Sellita, mas sim um Zenith El Primero. É um mecanismo de uma categoria bem acima dos ETA e Sellita em todos os sentidos.

    • @samueld.b5947
      @samueld.b5947 4 года назад

      @@CHRONOTALK top, Adriano ! Muitíssimo obrigado ! Abraço e sucesso com o canal !

  • @raulbarretoneto8924
    @raulbarretoneto8924 4 года назад +1

    Adriano, seria correto afirmar que, EM GERAL, os melhores movimentos mecânicos são suíços, enquanto os melhores quartz são japoneses? Qual seria um excelente quartz suíço e um excelente mecânico japonês? Obrigado e parabéns pelo canal.

    • @CHRONOTALK
      @CHRONOTALK  4 года назад +1

      Em geral eu diria que sim, mas o assunto pode ser um pouco mais complexo que isso e vou procurar responder em um vídeo.

  • @MecenasSampaio
    @MecenasSampaio 4 года назад +1

    Olá, Adriano, tudo bem? Parabéns pelo canal.
    Me mate uma curiosidade, o escapamento coaxial é realmente muito melhor que o convencional? Existem outros tipos de escapamento além desses dois?

    • @CHRONOTALK
      @CHRONOTALK  4 года назад +2

      Eu diria que é melhor em muitos aspectos, mas não em todos, assim como não diria que é "muito melhor". Por exemplo, ele é mais eficiente e é capaz de oferecer melhor desempenho cronométrico, mas por outro lado requer manutenção especializada. Então como tudo, tem prós e contras. E sim existem vários outros tipos. Mas fabricado em massa, somente ele e o convencional.

    • @sidneyramos7928
      @sidneyramos7928 3 года назад

      Sou inscrito do seu canal queria saber se é verdade que que as máquinas eta quartzo se de pobrema não tem como reparar consertar tem que ser trocada é verdade isso? Parabéns pelo seu canal obrigado

  • @alainkalczuk9392
    @alainkalczuk9392 4 года назад +1

    Boa noite Adriano, nos conhecemos pessoalmente na watch time antes da pandemia. Gostaria de saber se os relógios que possuem coroa e/ou acionadores do lado esquerdo, como alguns modelos Sinn, se é uma adaptação dos calibres que possuem esses dispositivos do lado direito ou se são calibres específicos para essa finalidade? Abraços e parabéns pelo conteúdo divulgado no canal.

    • @CHRONOTALK
      @CHRONOTALK  4 года назад +1

      Olá! Os calibres são os mesmos, o que muda é o mostrador. Basta "pintar" ou "imprimir" o mostrador de cabeça para baixo. A máquina continua a mesma. E o que pode eventualmente exigir uma alteração é o disco do calendário. E igualmente, somente em sua pintura. Tecnicamente a peça é a mesma.

    • @alainkalczuk9392
      @alainkalczuk9392 4 года назад

      @@CHRONOTALK Muito obrigado pelo esclarecimento. Abraços

  • @igorschutz
    @igorschutz 4 года назад +1

    O foda do C01 é que a ETA tirou o principal charme do Lemania 5100, que são os ponteiros de segundos e minutos do cronógrafo concêntricos. Tenho certeza que seria um calibre mais desejado se mantivessem essa característica.

    • @CHRONOTALK
      @CHRONOTALK  4 года назад

      Um dos grandes baratos do 5100 é o acumulador centra de minutos. Coisa mais inteligente e prática que existe para um cronógrafo.

  •  4 года назад +1

    Caro Adriano, quem não tem dinheiro como eu pode apelar pra máquinas antigas se tiver um bom relojoeiro?

    • @CHRONOTALK
      @CHRONOTALK  4 года назад +1

      Depende, o mundo dos vintages é arriscado e pode gerar muitas frustrações. E por ser antigo não significa ser mais barato. Um bom vintage pode custar o mesmo ou mais que um relógio moderno, e ainda vem com aquela enxurrada de riscos como peças gastas, danificadas, adaptadas, e funcionamento ruim. E se o relojoeiro for bom mesmo, ele vai cobrar bem por isso. Então o que você vai economizar na compra, vai gastar na manutenção. Para orçamento curto, a melhor coisa é comprar relógio semi-novo, simples, mas moderno. É a melhor garantia de gastar menos e não se incomodar com manutenção e defeitos por pelo menos algum tempo.

    •  4 года назад

      @@CHRONOTALK Quer dizer q se eu achar 1 relógio com máquina ETA d 200 reais vou pagar o equivalente a manutenção d uma maquina de 10 mil reais ou mais então?
      Já vi isso acontecer com carro importado, o preço de 1 peça custava mais caro que o veículo. Obrigado pelo esclarecimento.

  • @sr.albuquerque2416
    @sr.albuquerque2416 4 года назад +1

    Opa!