Protestos no Chile - últimas notícias 24.10.2019
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- gostaria nesse vídeo sobre os protestos que estão acontecendo aqui no Chile trazendo aí para vocês um conteúdo informativo
notícia fonte 24 horas cl
O presidente da República, Sebastián Piñera, anunciou nesta manhã o envio ao Congresso do projeto de lei que visa estabilizar as tarifas de energia elétrica, uma das medidas da "agenda do cidadão" anunciada há alguns dias.
Segundo o presidente, as medidas nessa agenda "exigirão um esforço tremendo do Estado, mas estamos convencidos de que vale a pena levar adiante".
Piñera anuncia aumento imediato de aposentadorias básicas e salário mínimo: os detalhes da "Agenda Social"
Dessa forma, o projeto que congela o aumento de 9,2% na eletricidade foi enviado para aprovação no Congresso.
"Queremos cancelar esse aumento no preço da energia que afetaria quase sete milhões de residências e o fazemos revertendo o preço anterior ao aumento, que permaneceria até dezembro do próximo ano", disse Piñera.
Além disso, o Presidente anunciou que os projetos anunciados continuarão sendo enviados nos próximos dias.
"Amanhã vou assinar e enviar ao Congresso o projeto de lei que permite o aumento de pensões que favorecerá quase três milhões de aposentados. E nos dias seguintes continuarei enviando os projetos ao Congresso para implementar essa agenda social", afirmou.
Após os anúncios correspondentes, o Presidente garantiu que está trabalhando com a polícia para começar a normalizar a situação do país e, assim, encerrar o toque de recolher e o estado de emergência em que várias cidades do país estão localizadas desde sexta-feira 18 de outubro.
"Estamos trabalhando em um plano para a normalização da vida, isso já está em andamento e resultou na redução dos períodos de toque de recolher para avançar com maior força, mas com total prudência, para terminar com o toque de recolher e para elevar os estados de emergência, isso está intimamente ligado ao que podemos fazer em questões de ordem pública e segurança cidadã ", afirmou Piñera.
"Todos queremos elevar os Estados de Emergência, mas como presidente tenho o dever de usar todos os elementos que a lei me dá para proteger nossos compatriotas", acrescentou, mas solicitou a colaboração dos cidadãos.
"Eu chamo todos a colaborar nesta nobre campanha para recuperar a paz, a ordem pública para retomar os caminhos do futuro", concluiu