Cálculo I - Aula 10 (2/3) Limites e Derivadas: Exercícios
HTML-код
- Опубликовано: 27 янв 2025
- ▶ Este é o curso de Cálculo Diferencial e Integral I oferecido pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP neste primeiro semestre de 2018 a alunos ingressantes na Escola Politénica.
O coordenador da disciplina e professor da turma é Alexandre Lymberopoulos (www.ime.usp.br....
Material de apoio - goo.gl/1ZtC3a
Mais informações - www.ime.usp.br...
Playlist Cálculo I - goo.gl/Wkn6SR
Playlist Cálculo II - goo.gl/Q2P5Aj
Playlist Cálculo III - goo.gl/XXMCkS
Playlist Cálculo IV - goo.gl/9NhM93
###
▶ Canal USP: o melhor da USP, em um só endereço na internet.
▶ Inscreva-se!
###
Aos 20:18 do vídeo, pode ser verificado que alguns alunos comentaram sobre a resposta do professor sobre colocar o "x" para dentro da raiz cúbica como sendo errada, porém a resposta do professor estava correta sim, havendo assim uma confusão e erro na mudança da solução. Mas alguém percebeu isso? Estou correta?
Sim. Também percebi, pois o x está no denominador.
www.politecnicos.com.br/disciplinas/mat2453-calculo-i-poli-usp/pdf/011.pdf Dá uma olhada na resolução do professor Alexandre na questão 2, é a prova de 2014. Sua observação está correta.
Oi! Infelizmente eu não recebo os comentários feitos aqui no vídeo, pois o canal não está vinculado ao meu e-mail. A sua observação está correta e o gabarito oficial desta prova tem a solução correta: aquele primeiro fator tende a infinito e o segundo a um número real positivo. Logo a função não é derivável na origem.
O link para o material oficial do curso é www.ime.usp.br/~lymber/2453/material.html
A página com as datas e informações importante relativas a este ano é www.ime.usp.br/~lymber/2453
Obrigado!
percebi sim, até pare o video para fazer as contas, porque foi estranho para mim.
@@AlexandreLymberopoulos Proff, eu poderia dizer de imediato que a função não é derivável em 0 observando que o limite da diferença é a diferença dos limites no cálculo de lim x-->0 ( f(x) - f(0) ) / (x - 0) ? Dado que lim f(0) não existe.
Pra chegar a essa pergunta estou assumindo que:
1. O produto de um limite que não existe com um limite que existe seja um limite que não existe;
Lim x --> 0 f(x) => Lim x --> 0 x^(1/3) * Lim x --> 0 Sen(1/x-3)* ... => Limite inexistente em x-->0 * Limite existente em x-->0 => Não existe limite em x-->0
portanto, Lim x-->0 ( f(x) - f(0) ) / (x - 0) => Lim x-->0 (f(x) - limite inexistente em x-->0) / x
Logo, minha pergunta na verdade é: O limite da diferença entre um limite que existe num ponto com um limite que não existe no mesmo ponto é um limite que não existe ?
1:20 o wolfram também não dá soluçôes erradas, geralmente qdo essas divergencias de respostas acontece tem algo a ver com o domínio ou imagem que o wolfram está considerando
deveria ter playlist chamada " calculo - 1 exercios" com 100 videos ou mais