@@fernandogomes1611 nada que vc falou eh conflitante com o fato de ele ser de direita kkkkk eh so vc ver 5 min de fala dele sobre qlqr assunto que da para diagnosticar essa doenca
Que delicia de papo! Sem afetação intelectual (apesar da bagagem do entrevistado), sem lacração e sem fantasias. Papo que a gente poderia ter tranquilamente na mesa de um bar. Adorei! Pondé e um filósofo instalado na realidade.
A Yasmin é bem feministinha, e levou para esse lado, como sempre. Deve ser da idade, antes dos 30. Isso é horrivel pra ela (ser feminista, acreditar que as facilidades do mundo sao pra sempre, que ela NAO VAI se beneficiar de ter uma familia grande, etc). Essas mocas tao sendo muito enganadas por toda essa historia de feminismo, pena que descobrem tarde demais.
Em 25:40 eu ouvindo a Yass e pensando... quem dera que o Rio fosse todo Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca, em que muita gente pode acordar e ir cuidar de si mesma... Mas o Rio é principalmente Santa Cruz, Bangu, Campo Grande, Meier, Madureira e por que não incluir Nova Iguaçu, Japeri e São Gonçalo. Lá as pessoas têm que levantar às 4h e pegar várias conduções lotadas para ir trabalhar. Assim como o Pondé estava refletindo que em São Paulo, apesar da grande oferta cultural, as pessoas raramente conseguem usufruir, no Rio, os cariocas raramente têm oportunidade de aproveitar as belezas da cidade. (Essa não é uma reclamação da vida, mas uma tentativa de constatação da realidade sem romantismos.)
Adorei sua colocação, e me vejo dentro dessa realidade, moro numa cidade com tantos lugares bons mas não posso frequenta-Los, e eu sofro com isso, e sofro mais ainda por ver que minhas filhas estão no mesmo caminho.
Concordo plenamente com o Pondé. O ser humano não melhora e nunca há de melhorar !! É uma utopia. Vivem de momentos trágicos que por segundos os fazem refletir e depois fazem coisas tão terrível como antes .
Gosto dessa visão romantizada que os paulistas têm dos cariocas: “No Rj as pessoas estão se exercitando as 5 da manha, em Sp estão no busão.” No Rj, assim como em Sp, os trabalhadores estão saindo da baixada, da periferia pra trabalhar, no mesmo horario, 4.30, 5hs. Quem pode malhar essa hora são os privilegiados, tanto em Sp quanto no Rio. Saiam dessa bolha, desse estereótipo. De resto, episódio sensacional!
Que delícia ! Como aprendo e que conversa leve de um assunto tão profundo . Adorável . Pondé é insubstituível . Parabéns pelo trabalho de vcs ! Abraços
Caros. Sou fan de vocês. Aqui vai uma crítica construtiva. O SOM do programa é uma variante muito grande, as vezes insuportável. O volume no Mic das meninas é muito alto e o dos convidados muito baixo. As vezes é impossível de continuar a escutar visto os sustos e a impossibilidade de vos ouvir com fones de ouvido. Um grande Salve do Renato aqui de Genebra.
Tava aqui pensando sobre. Abaixando e aumentando o volume pra clnseguir ouvir 😂🫣 MENINAS, comentário com muito respeito pelo convidado e muito carinho/respeito por vcs !!!
1:15:50 o filme que o Pondé se refere se chama “O mundo depois de nós” nome original em inglês: “Leave the World Behind” e está disponível na Netflix, tendo sido baseado no livro de mesmo nome. Com Julia Roberts e Kevin Bacon.
Em vez das 5h da manhã estar a observar o calçadão do Leblon, que tal ir à estação Central do Brasil? A corrida pela sobrevivência está lá tanto quanto aqui em São Paulo, e sem espaço pra footvoley.
A população, no geral, no coletivo, sempre sofreu. Uns poucos, iluminados, sempre acharam seu caminho para escapar ou pelo menos minimizar o sofrimento. É quando a consciência coloca o indivíduo acima do sofrimento. Isso é liberdade.
Só um pequeno comentário pra Yasmin, aqui no Rio de Janeiro nós também estamos indo trabalhar às 5h da manhã, quem sai esse horário pra fazer esportes é quem tem dinheiro e está na zona sul do Rio que é provavelmente o que ela conheceu
Tenho 2 filhos, sempre quis ter filhos mesmo que não casasse. Hoje moram longe, mas nós falamos por vídeo chamada quase todo dia. Somos unidos pelo ❤. São a melhor coisa da minha vida. Agora serei avó, ansiosa pra saber como é! 😅 Respeito quem não tem esse desejo!
Excelente entrevista. Vai uma dica pra se aprofundar. Foi falado que muita gente fala sobre o que não sabe ... sim ... isso tem nome ---> efeito Dunning-Kruger: quanto menos uma pessoa sabe, mais ela acha que sabe ❗
Não meçam todas as pessoas do Rio de Janeiro, pelos seu conhecidos, das bolhas que vocês frequentam. Sou do Rio e as 5 da manhã já estou dentro do Buzão indo pro trabalho e chego em casa às 21h. Está condição não exclusiva do paulistano.
Falaram para mim que se o boms e sábios homens ficam quieto o mal predomina, com isso é bom saber que um bom e sábio homen como pondé, tem muito espaço e usa seu tempo para abrir nossa "mente".
1:19:15 Importante lembrança do Plano Real e Fernando Henrique Cardoso para entender a geração atual. Faz pouco tempo, apenas uma geração, no entanto as pessoas da geração atual não tem a menor ideia do que era o País anterior ao plano. Muito menos como o trabalho do FHC de apenas trinta anos atrás impactou o modo de convivência atual de todos.
Parabéns meninas! Conversar com Pondé é sensacional! Vocês foram incríveis e escutaram e pontuaram temas. Diferente de outros podcasts que os caras tentam polemizar com ele sem ter nem de longe a bagagem que ele tem sobre os temas propostos. Ai a conversa fica tosca e chata. Aprende ai Igor ! Gosto de você pai, mas com certos convidados como Pondé , ficar com maissss só para ser contraditório avacalha tudo. Aprende ai com as meninas.
Gente, primeiro os parabéns às meninas por dialogar em ótimo nível com nada msis , nada menos do que Pondé...papo muito bom! Sobre o som, por isto também tive dificuldade para entender o que as meninas diziam, em especial no final qd fala da venda do Celta? Tive wue ouvir 3 vezes para entender a pronúncia rápida.....kkkkk.... parabéns! Tudo isto são apenas ajustes....estou seguindo!
A questão do ano sabático foi interessante. Moro na Dinamarca e aqui é muito comum os jovens tirarem um ano sabático antes de ir para universidade para conhecer o mundo real, fora do cerco do “reino dinamarquês”. 😄 Isso não significa que voltem com vontade de trabalhar, mas acho legal a experiência deles com o mundo real.
Já estou preparada para ouvir em o postcast sentada na minha poltrona fazendo meu crochê❤ assim que terminar vou ouvir em áudio livro Pais e Filhos que o Luiz Felipe comentou😮
23:16 Discordo do ponto de vista da Cris, nao precisamos ficar somente focados em trabalho e sobreviver ( coisa que a maioria faz inclusive eu infelizmente ) podemos sim ter outras alternativas para viver de uma forma mais simples e melhor, ninguem quer so ficar na praia fumando maconha e bebendo, todo mundo quer ter um respiro de um dia longo de trabalho, ter um bom emprego que voce se sinta representado seja uma pessoa mais relaxada em varios assuntos da vida e nao ficar so focado em sobreviver e quem nao o faz é um qualquer que so quer ficar na parte boa da vida.
A desvalorização dos idosos se dá a civilização ocidental. A civilização oriental valorizam a capacidade e a vivencia dos idosos. Aqui idosos trabalham até não querer mais
Progressistas são os mais etaristas, pois na cabeça deles, é graças aos velhos que o conservadorismo existe. É o único tipo de pré-conceito que ainda persiste incólume
Não é verdade, dado que Japao e Coreia estão com a maior massa de idosos passando dificuldade, sozinhos e/ou tendo que trabalhar em subempregos. Essa visão do oriental é pura aparência.
Parabéns, Venus, que aula tivemos nesse podcast! Modernidade se organiza assim mesmo! É só observar o que é a arte moderna srsr um lixo assim como tudo que desvaloriza os antigos e ficam observando as experiência dos jovens como caminho. Agora o cara vai com a amante a igreja, e se lasca srsr. Sensacional, eu falo isso mesmo para minha filha, "estude filha, tenha profissão e seja independente, não seja superior, mas saiba que você não é obrigada a nada".
Sobre as leis trabalhistas nos EUA, tem sim. Não existe essa pataquada de o patrão ter que ter uma razão pra demitir alguém mas existem várias leis similares ao Brasil. Licença paternidade e maternidade, seguro desemprego, tudo normal como Brasil e EUR.
N sei se é pq a Criss é da mesma cidade q eu, mas ela tem umas tiradas q eu n guento!! "O Q É ISSO, É FALTA DE BARSA!!??" kkkkk... Parabéns pelo programa!!
Sempre que possível, eu dou uma parada pra escutar o Pondé. Ele é um dos poucos da área que vale apena realmente ouvir...
Sim!. atualmente estou lendo o livro dele: Você é Ansioso, muito bom!. vou comprar outros livros dele.
Sigo o pondé em tudo que encontro. Adoro. Somente estou de luto pela falta da Thais em linhas cruzadas
Pondé é sabedoria sem lacracão, sem ideologias bobas, sem vaidade. Absolutamente necessário!!!
perfeito babaca
sem ideologia onde? o cara eh explicitamente de direita kkkkkkkkkk
Onde?! Filósofo moderno de direita? Com programa semanal na Cultura? Mestre na USP? Melhor redefinir seus padrões.
@@fernandogomes1611 nada que vc falou eh conflitante com o fato de ele ser de direita kkkkk eh so vc ver 5 min de fala dele sobre qlqr assunto que da para diagnosticar essa doenca
Resumiu perfeitamente! Posicionamentos racionais e embasados, com uma forma muito didática de repassar seus conhecimentos.
Que delicia de papo!
Sem afetação intelectual (apesar da bagagem do entrevistado), sem lacração e sem fantasias.
Papo que a gente poderia ter tranquilamente na mesa de um bar.
Adorei!
Pondé e um filósofo instalado na realidade.
A Yasmin é bem feministinha, e levou para esse lado, como sempre. Deve ser da idade, antes dos 30. Isso é horrivel pra ela (ser feminista, acreditar que as facilidades do mundo sao pra sempre, que ela NAO VAI se beneficiar de ter uma familia grande, etc). Essas mocas tao sendo muito enganadas por toda essa historia de feminismo, pena que descobrem tarde demais.
Em 25:40 eu ouvindo a Yass e pensando... quem dera que o Rio fosse todo Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca, em que muita gente pode acordar e ir cuidar de si mesma... Mas o Rio é principalmente Santa Cruz, Bangu, Campo Grande, Meier, Madureira e por que não incluir Nova Iguaçu, Japeri e São Gonçalo. Lá as pessoas têm que levantar às 4h e pegar várias conduções lotadas para ir trabalhar. Assim como o Pondé estava refletindo que em São Paulo, apesar da grande oferta cultural, as pessoas raramente conseguem usufruir, no Rio, os cariocas raramente têm oportunidade de aproveitar as belezas da cidade.
(Essa não é uma reclamação da vida, mas uma tentativa de constatação da realidade sem romantismos.)
Exatamente.
Igual achar que Sao Paulo é só Alphaville
Exatamente, foi o mesmo que eu pensei quando ela disse isso
Adorei sua colocação, e me vejo dentro dessa realidade, moro numa cidade com tantos lugares bons mas não posso frequenta-Los, e eu sofro com isso, e sofro mais ainda por ver que minhas filhas estão no mesmo caminho.
Que ser humano inteligente. Genuinamente inteligente
Amei a frase: o boleto é um grande educador.
Eu também
Eu também, e não há dúvidas que ensina muito!!
Pondé é sempre muito necessário de ser ouvido, muito sábio.
Sou fã do trabalho que o prof. Luiz Felipe Pondé realiza. Obrigado ao Vênus Podcast ter nos presenteado com essa conversa.
Prof. Pondé como sempre cirúrgico nas palavras e plenamente coerente.
Onde o Pondé está, eu estarei lá.
Para a geração LAIR RIBEIRO o PONDÉ é máximo! Parabéns!
Concordo plenamente com o Pondé. O ser humano não melhora e nunca há de melhorar !! É uma utopia.
Vivem de momentos trágicos que por segundos os fazem refletir e depois fazem coisas tão terrível como antes .
Amo ouvir o Pondé, pois ele trás a realidade da humanidade e não um mundo de utopia.
Gosto dessa visão romantizada que os paulistas têm dos cariocas: “No Rj as pessoas estão se exercitando as 5 da manha, em Sp estão no busão.” No Rj, assim como em Sp, os trabalhadores estão saindo da baixada, da periferia pra trabalhar, no mesmo horario, 4.30, 5hs. Quem pode malhar essa hora são os privilegiados, tanto em Sp quanto no Rio. Saiam dessa bolha, desse estereótipo. De resto, episódio sensacional!
Exatamente!!!
Pondé é fantástico e essas duas mulheres são maravilhosas. Conversa extremamente agradável!
Que delícia ! Como aprendo e que conversa leve de um assunto tão profundo . Adorável . Pondé é insubstituível . Parabéns pelo trabalho de vcs ! Abraços
Meninas, vcs são super simpáticas e deixam o entrevistado TÃO a vontade. ❤
Caros. Sou fan de vocês. Aqui vai uma crítica construtiva. O SOM do programa é uma variante muito grande, as vezes insuportável. O volume no Mic das meninas é muito alto e o dos convidados muito baixo. As vezes é impossível de continuar a escutar visto os sustos e a impossibilidade de vos ouvir com fones de ouvido. Um grande Salve do Renato aqui de Genebra.
é pelo formato do programa, ngm ajeita os mics as vezes e fica assim. Espero q deem uma olhada nisso KASKD do nd explode meus fone
Mt complicado msm, irmão! Fica difícil até acompanhar o raciocínio do entrevistado... E além disso, tem esses picos de volume do nd...
Tava aqui pensando sobre. Abaixando e aumentando o volume pra clnseguir ouvir 😂🫣
MENINAS, comentário com muito respeito pelo convidado e muito carinho/respeito por vcs !!!
Verdade.
Até sem fone tá acontecendo este problema.
Que pena :/
Vi falar isso.
LUIZ FELIPE PONDÉ... admiração
1:15:50 o filme que o Pondé se refere se chama “O mundo depois de nós” nome original em inglês: “Leave the World Behind” e está disponível na Netflix, tendo sido baseado no livro de mesmo nome. Com Julia Roberts e Kevin Bacon.
Obrigada, @rodrigopereiranogueira já vou assistir agora mesmo😅
Vim procurando este comentario. Obrigado amigo, você é um amigo.
Só uma correção: é com Julia Roberts e Ethan Hwake, não Kevin Bacon.
Pondé, mais uma vez, genial. E que bom que vocês não fiquem querendo disputar conhecimento com eles como acontece em alguns podcast.
Em vez das 5h da manhã estar a observar o calçadão do Leblon, que tal ir à estação Central do Brasil?
A corrida pela sobrevivência está lá tanto quanto aqui em São Paulo, e sem espaço pra footvoley.
A população, no geral, no coletivo, sempre sofreu. Uns poucos, iluminados, sempre acharam seu caminho para escapar ou pelo menos minimizar o sofrimento. É quando a consciência coloca o indivíduo acima do sofrimento. Isso é liberdade.
Pais e filhos, um dos meus clássicos favorito.
Só um pequeno comentário pra Yasmin, aqui no Rio de Janeiro nós também estamos indo trabalhar às 5h da manhã, quem sai esse horário pra fazer esportes é quem tem dinheiro e está na zona sul do Rio que é provavelmente o que ela conheceu
Pondé é sempre o máximo! Obrigada meninas!
24:15 Dito de outra forma: "Amor é bom, mas não tempera o feijão!"
Pondé é absolutamente necessário no debate público.
Ele ta com uma camisa do "PINK FREUD"!? HAHAHAHA
Me quebrou demais também. Já gostava, virei fã hahaha
Tenho 2 filhos, sempre quis ter filhos mesmo que não casasse. Hoje moram longe, mas nós falamos por vídeo chamada quase todo dia. Somos unidos pelo ❤. São a melhor coisa da minha vida. Agora serei avó, ansiosa pra saber como é! 😅 Respeito quem não tem esse desejo!
é sempre ótimo ouvir o Pondé falar! e com essas meninas é melhor ainda.
Show de podcast! Vocês duas já são maravilhosas, com Pondé, então, ficaram super! Parabéns! Continuem assim, trazendo bons conteúdos para nós!👏👏👏👏👏👏👏
Yasmin é INCRÍVEL ❤
Não é defeito do som.... é o tipo de voz das meninas...
Excelente entrevista. Vai uma dica pra se aprofundar. Foi falado que muita gente fala sobre o que não sabe ... sim ... isso tem nome ---> efeito Dunning-Kruger: quanto menos uma pessoa sabe, mais ela acha que sabe ❗
Não meçam todas as pessoas do Rio de Janeiro, pelos seu conhecidos, das bolhas que vocês frequentam. Sou do Rio e as 5 da manhã já estou dentro do Buzão indo pro trabalho e chego em casa às 21h. Está condição não exclusiva do paulistano.
Que incrível!
Vocês trouxeram o Pondé 😃
Pondé sempre da uma excelente entrevista . Muito bom
Que deleite ouvir pessoas brilhantes!!!
Ótimo programa. Ótimas meninas. Falar que ponde é Ótimo é redundância
Pondé, aaaaah como eu amo Pondé!
Pondé simplemente genial ...
Pondé, melhor que temos ❤
Amo! Obrigada, meninas!
Um dos melhores podcasts do mundo. Deixam a pessoa falar e vão conversando
Parabéns pelo bate papo... enriquecedor 👏👏
Pondé é ótimo! Parabéns!
Excelente reflexões! Obg, Vênus!!
Desde quando eu conheci me apaixonei realmente e detalhado amei....
Ele me chamou a atenção pois ele sempre tá em podcast e foi meu médico 🤔
ótimo convidado, parabéns
Pondé um dos mais sábios do Brasil e do mundo, creio que em breve ele irá reconhecer Jesus como nosso salvador
Falaram para mim que se o boms e sábios homens ficam quieto o mal predomina, com isso é bom saber que um bom e sábio homen como pondé, tem muito espaço e usa seu tempo para abrir nossa "mente".
Adorável entrevista.❤
Esse cara é sensacional 🎉
A história da Rainha é um passeio no jardim da casa de campo, por isso não conheciam...
1:19:15 Importante lembrança do Plano Real e Fernando Henrique Cardoso para entender a geração atual. Faz pouco tempo, apenas uma geração, no entanto as pessoas da geração atual não tem a menor ideia do que era o País anterior ao plano. Muito menos como o trabalho do FHC de apenas trinta anos atrás impactou o modo de convivência atual de todos.
Muito boa a entrevista meninas
Que dlc de papo meninas, Parabéns, Pondé sempre claro e sensato... Gosto muito!!!
Grande Pondé 👏👏👏👏
Sempre alto nível!
Muito boa entrevista.
Gostei dessas garotas! Entrei pelo Pondé e vou ficar por vocês 😊
Gostei. Ha tempos nao via um podcast imteiro. Este vi, parei, voltei. Convidado 10. Entrevistadoras 10.
Quando a cris disse que tem filha psicologa eu fiquei verdadeiramente surpreso pela conservação dessa mulher.. caraaamba.
Parabéns meninas! Conversar com Pondé é sensacional! Vocês foram incríveis e escutaram e pontuaram temas. Diferente de outros podcasts que os caras tentam polemizar com ele sem ter nem de longe a bagagem que ele tem sobre os temas propostos. Ai a conversa fica tosca e chata.
Aprende ai Igor ! Gosto de você pai, mas com certos convidados como Pondé , ficar com maissss só para ser contraditório avacalha tudo. Aprende ai com as meninas.
Gente, primeiro os parabéns às meninas por dialogar em ótimo nível com nada msis , nada menos do que Pondé...papo muito bom! Sobre o som, por isto também tive dificuldade para entender o que as meninas diziam, em especial no final qd fala da venda do Celta? Tive wue ouvir 3 vezes para entender a pronúncia rápida.....kkkkk.... parabéns! Tudo isto são apenas ajustes....estou seguindo!
A questão do ano sabático foi interessante. Moro na Dinamarca e aqui é muito comum os jovens tirarem um ano sabático antes de ir para universidade para conhecer o mundo real, fora do cerco do “reino dinamarquês”. 😄 Isso não significa que voltem com vontade de trabalhar, mas acho legal a experiência deles com o mundo real.
Adoro Ponde
Já estou preparada para ouvir em o postcast sentada na minha poltrona fazendo meu crochê❤ assim que terminar vou ouvir em áudio livro Pais e Filhos que o Luiz Felipe comentou😮
Gratidão 🌻
23:16 Discordo do ponto de vista da Cris, nao precisamos ficar somente focados em trabalho e sobreviver ( coisa que a maioria faz inclusive eu infelizmente ) podemos sim ter outras alternativas para viver de uma forma mais simples e melhor, ninguem quer so ficar na praia fumando maconha e bebendo, todo mundo quer ter um respiro de um dia longo de trabalho, ter um bom emprego que voce se sinta representado seja uma pessoa mais relaxada em varios assuntos da vida e nao ficar so focado em sobreviver e quem nao o faz é um qualquer que so quer ficar na parte boa da vida.
Estou terminando de ler o livro” Qdo os pássaros voltarem”. Muito bom!
Poxa q maravilha ver 3 pessoas inteligentes interagindo misturando a sensibilidade humana e feminina das questões com os pensamentos do Pondé.
Que química entre Ponde, Chris e Yas!
Sou um amante da filosofia podéliana! grande professor
Top demais!!
melhores dias
Newton: "quanto mais nada, mais nada" - Lei da inercia
Kkkkk O boleto é um grande educador. Ensina o seu tamanho.
É uma pena este livro do Professor Luiz Felipe Pondé não estar a ser vendido para Portugal. Queria comprá-lo, mas não dá. 😢
Uma verdadeira aula do Pondé, gênio.
Te amor Pondé vc é brabo
A desvalorização dos idosos se dá a civilização ocidental. A civilização oriental valorizam a capacidade e a vivencia dos idosos. Aqui idosos trabalham até não querer mais
Progressistas são os mais etaristas, pois na cabeça deles, é graças aos velhos que o conservadorismo existe. É o único tipo de pré-conceito que ainda persiste incólume
Não é verdade, dado que Japao e Coreia estão com a maior massa de idosos passando dificuldade, sozinhos e/ou tendo que trabalhar em subempregos.
Essa visão do oriental é pura aparência.
Perfeitos
"Tem gente que posa de legal mas era contra o Plano Real". Alfinetada no atual Presidente da República. Exemplo de como ser crítico sem ser histérico.
Parabéns, Venus, que aula tivemos nesse podcast! Modernidade se organiza assim mesmo! É só observar o que é a arte moderna srsr um lixo assim como tudo que desvaloriza os antigos e ficam observando as experiência dos jovens como caminho. Agora o cara vai com a amante a igreja, e se lasca srsr. Sensacional, eu falo isso mesmo para minha filha, "estude filha, tenha profissão e seja independente, não seja superior, mas saiba que você não é obrigada a nada".
"o boleto é o grande educador "
Venus sendo Venus.. too em.. show demais.
A melhor parte: "a recepção hoje é um lixo"
Convidem o Leandro Karnal e O Cortella pra outro bate papo com o Pondé!!
24:23 sobre caçar pessoas, o filme "Apocalypto" 2007 retrata bem essa ideia .
Maravilhoso esse filme
Que mente genial ❤
Tirei 1 ano sabático com 24 anos... desempregado. Vi muito filme e li muito livro nesse ano.
Excelente
Entrevistadoras que estudam e pensam antes em boas perguntas ❤
poderia ter uma divisão de filosofia/pensamento no Flow, como tem pra esporte, jornalismo...
Chama Lutz podcast
Gente, eu adorei a entrevista!
A Yasmin tá muito elegante nesse vídeo.
Sobre as leis trabalhistas nos EUA, tem sim. Não existe essa pataquada de o patrão ter que ter uma razão pra demitir alguém mas existem várias leis similares ao Brasil. Licença paternidade e maternidade, seguro desemprego, tudo normal como Brasil e EUR.
N sei se é pq a Criss é da mesma cidade q eu, mas ela tem umas tiradas q eu n guento!! "O Q É ISSO, É FALTA DE BARSA!!??" kkkkk... Parabéns pelo programa!!
Que coragem e que maturidade. Eu jamais abandonaria um curso de medicina no 5 ano, aliás curso nenhum.
Meu sonho é conversar com o Pondé um dia!