Como Fazer uma Reunião de Brainstorming

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • A melhor forma para se ter uma grande ideia ou resolver grandes problemas é gerar muitas ideias e depois jogar mais da metade delas fora e usar apenas as melhores. Eu sei que isso parece bem estranho, mas é exatamente isso que acontece nessa ferramenta! Eu estou falando da ferramenta construtora de ideias: O Brainstorming
    Na integra, brainstorming é traduzido como "Chuva de Ideias", mas no conceito ela é uma ferramenta para definição da ideia ideal, na prática é uma reunião em que são lançadas inúmeras ideias, por vários tipos de profissionais dentro de uma instituição, uma equipe multifuncional. Os participantes são desde novatos tímidos a veteranos eloquentes. A proposta é dar oportunidade de fala para todos os envolvidos.
    Hoje em dia, o Brainstorm é empregado em toda parte, desde no jardim de infância até nas salas de reuniões corporativas. Esta técnica ajuda os profissionais, principalmente os projetistas, a definir problemas e gerar conceitos iniciais no começo de um projeto. Trata-se de uma forma rápida (talvez até mágica) para abrir sua mente e liberar o poder das ideias inusitadas, mas na prática, como funciona?
    Vou te mostrar como fazer um Brainstorm em 07 Passos:
    PASSO 01 - CONVOQUE UM MODERADOR
    Ele será responsável em anotar todas as ideias, seja em um quadro branco, grandes blocos de papel, ou até mesmo um laptop. O moderador não é necessariamente o líder da equipe, pode ser qualquer outra pessoa com energia, paciência e pulso firme. Ao longo do processo o moderador pode agrupar as ideias em categorias, isso irá facilitar a escola da ideia.
    PASSO 02 - DETERMINE O TÓPICO
    Sua sessão será mais produtiva se você for específico, por exemplo: o tópico "Novos produtos de cozinha" é vago, ao passo que "Problemas que as pessoas encontram na cozinha" incentiva os participantes a pensar no que eles fazem diariamente e no que pode causar problemas. Se restringir ainda mais o tópico (cozinha, limpeza e armazenamento) pode também estimular a discussão.
    PASSO 03 - DEIXE AS IDEIAS FLUIREM - com blocos de notas ou postites, deixe que os participantes anotem suas ideias, o clima deve ser bem leve e sem nenhum tipo de pressão, nada pode atrapalhar.
    PASSO 04 - ANOTE TUDO, ATÉ AS BOBAGENS
    Todos devem se sentir livres para dar suas ideias, sem censura. ideias inesperadas muitas vezes podem parecer bobas à primeira vista. Certifique-se de registrar também todas as ideias chatas e familiares, pois elas ajudam a limpar a mente para novas ideias
    PASSO 05 - ESTABELEÇA UM LIMITE DE TEMPO
    As pessoas tendem a ser mais produtivas (e menos desconfiadas do processo) se sabem que a sessão não vai se arrastar para sempre. Além de definir um limite de tempo, experimente limitar a quantidade (exemplo: cem novas formas de pensar sobre uma caneta). Objetos estimulam a pessoas a darem o seu melhor.
    PASSO 06 - AVALIAÇÃO DAS IDEIAS
    Chegou a hora de decidir qual ideia é coerente e qual não faz sentido para o momento, faça uma votação, em público mesmo. Escolha as três ideias mais votadas e peça para cada um tentar melhorar essas 3 ideias.
    PASSO 07 - DISTRIBUIR AS RESPONSABILIDADES
    Com as três melhores ideias em mãos é só distribuir as tarefas para a equipe, deixá-las registradas, como em um plano de ação, mas isso é conteúdo para outro vídeo
    Também há possibilidade de realizar o brainstorming com uma simples caixa de sugestão, onde os participantes podem participar de maneira anônima, geralmente isso é proposto quando o tema é delicado, assim a identidade de quem participa é preservada.

Комментарии •