Curso de Cultura Brasileira - Silviano Santiago: O Entre-lugar do Discurso Latino-Americano.
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- #cacd #itamaraty #irbr #diplomacia #culturabrasileira #literaturabrasileira #silvianosantiago #leiturasbrasileras #cacd2020
Na quinta aula do Curso de Cultura Brasileira, o professor Maurício Costa discute a obre de Silviano Santiago; e o conceito de entre-lugar do discurso atino-americano.
Incentive o compartilhamento de conteúdo gratuito para o CACD: curta e publique o vídeo nas suas redes sociais.
OBS: aula gravada como parte do Curso de Segunda Fase para o CACD 2017
Acesse o site: www.dialogodiplomatico.com
Faceboook: dialogodiplomatico
Instagram; @dialogodiplomatico
Excelente conteudo. 😙😘😚
Obtigado! Compartilhe o video, se possível, para ajudar a difundir conteúdo gratuito!
Professor,
Sou estudante de RI mas um engajado na literatura pos-colonial. Por isso, gostaria de fazer algumas correções na sua fala. Quando, na entrevista, o Silviano Santiago fala de Nacional por Subtração, isso é uma referência a um texto do Roberto Schwartz crítico a linha de pensamento antropofágica. Assim, o nacional por subtração não é o entre-lugar, muito pelo contrário. O nacional por subtração diz sobre uma dependência material da colonia em relação a metropole, enquanto o entre-lugar afirma a diferença nacional ao se apropriar do cânone desta mesma metropole. Me pareceu na sua fala que você associa o entre-lugar ao complexo de vira-lata e não é por aí. O entre-lugar é justamente o oposto, incorporar o estrangeiro de maneira crítica, assim como já preconizava a antropofagia. Por isso, não é correto dizer que a antropofagia é uma superação do entre-lugar. Na verdade, o entre-lugar foi um esforço teórico de consolidar o pensamento antropofágico e estando em um país periférico, é uma das formas de se posicionar perante o estrangeiro, nem dependente e nem independente. Ambos. Utiliza-se da dependencia como forma de afirmar a independencia. De qualquer modo, fico muito feliz por você trazer este debate para o youtube, pois o material a respeito disso ainda é escasso. Muito grato!
Dica: Se quiser reconhecer o texto de um pdf que não permite, basta usar o OCR online
Caro André, obrigado pelo comentário. O debate sobre essas questões é muito interessante e importante. Primeiro, tudo o que você colocou no seu comentário está na minha aula. Em momento algum fiz associação entre o entre-lugar e o complexo de vira-latas. O que fiz foi uma relação, com finalidade didática, pra tratar do sentimento de superação do complexo de inferioridade em relação às antigas metrópoles coloniais. Tenha em mente que esta aula foi ministrada para e se destina a grupos de estudantes sem histórico anterior de estudoa de teoria literária ou estudos culturais. Alguns exemplos são dados para facilitar o entendimento do conceito. O obejtivo é ter a compreensão básica para estar pronto para uma prova que não dá muito espaço de desenvolvimento, além de alguns insights. Essa relação ( e não associação) poderia render um longo artigo acadêmico para debate.