Por que o marxismo precisa ser feminista? | Virgínia Fontes e Bruna Della Torre

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024
  • Por que o marxismo precisa ser feminista?
    Com Virgínia Fontes e Bruna Della Torre
    Mediação de Giovanna Marcelino
    🚩 Quer ler a INTRODUÇÃO de JUSTIÇA INTERROMPIDA, de Nancy Fraser? Cadastre-se já e receba um MINILIVRO GRATUITO em seu e-mail!
    ☛ bit.ly/3J6W3DU
    Da reivindicação dos direitos da mulher há 230 anos aos desafios do marxismo feminista com a ascensão do fascismo no Brasil e no mundo. O já tradicional #8M da Boitempo buscará apresentar o documento fundacional do feminismo, sua atualidade e seus limites, passando pelas origens do 8 de março na Rússia, pelos conceitos de patriarcado e reprodução social, pelas contribuições do feminismo negro às questões de gênero, raça e classe, com destaque para a interseccionalidade, até chegarmos às lutas feministas no Brasil contemporâneo. Ao longo de seis debates entre os dias 7 e 14 de março, apresentaremos as obras de Mary Wollstonecraft, Aleksandra Kollontai, Silvia Federici, Angela Davis, Patricia Hill Collins, Nancy Fraser e Flávia Biroli.
    VIRGÍNIA FONTES é historiadora, atua na Pós-Graduação em História da UFF, onde integra o NIEP-MARX - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o marxismo. Autora de Reflexões Im-pertinentes (Bom Texto, 2005), de O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história (EPSJV e Ed. UFRJ,2010), e co-autora de Hegemonia burguesa na educação pública (EPSJV, 2018). Apresenta o vídeo Reflexões Impertinentes, na TV Boitempo. Publicou inúmeros artigos em periódicos nacionais e internacionais. Docente da Escola Nacional Florestan Fernandes-MST. Coordenadora do GT História e Marxismo-Anpuh. Integra diversos conselhos editoriais no país e no exterior.
    BRUNA DELLA TORRE é pesquisadora do Centro Käte Hamburger para estudos apocalípticos e pós-apocalípticos da Universidade de Heidelberg, pós-doutoranda no Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas, editora executiva da revista Crítica Marxista e membra da coletiva marxismo feminista.
    GIOVANNA MARCELINO é doutoranda e mestra em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e militante feminista. Foi pesquisadora visitante na Duke University (2016) e, no momento, realiza doutorado sanduíche na King's College de Londres. É membra do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação, Cultura e Conhecimento (GPSECC), com atuação e experiência nas áreas de teoria social, marxismo, feminismo e educação popular.
    ---
    ☛ Acompanhe a Boitempo:
    LOJA VIRTUAL: www.boitempoed...
    CLUBE DO LIVRO: armasdacritica...
    BLOG: blogdaboitempo...
    PODCAST: anchor.fm/boit...
    NEWSLETTER: bit.ly/newsBoi...
    TELEGRAM: t.me/Boitempo
    INSTAGRAM: / boitempo
    TWITTER: / editoraboitempo
    FACEBOOK: / boitempo
    #8m #diadamulher #feminismo #marxismo #boitempo

Комментарии • 29

  • @BiaSimi
    @BiaSimi 2 года назад +8

    Belo puxão de orelha, Bruna. Muita gente preguiçosa publicando semanalmente no mainstream que só contribuem com a dinâmica de desqualificação das nossaa lutas.
    Virgínia, semprw um imenso prazer ouví-la! Saio sempre muito grata de suas falas. Sempre escrevo isso e repito mil vezes: Quando crescer quero ser que nem você!
    Beijão mulheres maravilhosas!

  • @giovanapaaaa
    @giovanapaaaa 2 года назад +3

    Virgínia maravilhosa!

  • @klarakrok
    @klarakrok 2 года назад +3

    Mulheres Nossa Consciencia Transforma a Realidade Social no Brasil

  • @ibsfabis
    @ibsfabis 2 года назад +2

    Um show dessas mulheres maravilhosas. É um prazer imenso ouvi-las e aprender com vocês.
    Acho que a verdadeira esquerda reconhece as pautas feministas como fundamentais para a construção de um futuro menos desigual.

  • @tatianafreire3587
    @tatianafreire3587 21 день назад

    A queda do Capitalismo envolve diretamente a queda do patriarcado

  • @volcaniclana
    @volcaniclana 2 года назад

    Oie! eu sou apaixonada pelos conteúdos de vocês, como estou na faculdade de relações públicas, na matéria de eventos temos que fazer um evento online, e eu adoro a dinâmica e o design de vocês. Vocês usam o próprio youtube ou algum outro tipo de plataforma ?

  • @ernanigetiranalima5716
    @ernanigetiranalima5716 2 года назад +2

    Belas abordagens.

  • @ListadeLivros
    @ListadeLivros 2 года назад +1

    Excelente!

  • @mhouromahumahumahu5500
    @mhouromahumahumahu5500 2 года назад +1

    Valeu

  • @mariasaxavier6807
    @mariasaxavier6807 2 года назад +3

    Boa tarde! Só agradeço pq não aguento mais essa desqualificação de nossas lutas como identitarismos. Somos uma pluralidade..mas operam um processo de higienização...homogeneização .. desqualificação...como se fóssemos tudo um bando idiotizado...grosso modo...reclamando por Direitos...mas atrapalhando a luta.

    • @TheLeonardoPontes
      @TheLeonardoPontes 2 года назад

      Se tivesse um censo pra identificar o gênero, a etnia e a sexualidade de quem diz isso, eu apostaria uma grana nos resultados. É sempre a mesma mentalidade, "venha a nós tudo, ao vosso reino nada". O feminismo que tem que ser marxista como eles querem, mas duvido que assistiram o vídeo dispostos a aprender algo.

    • @Diego_Curcino
      @Diego_Curcino 10 месяцев назад

      ​@@TheLeonardoPontes O feminismo deve ser marxista, pq é o contrário disso temos uma concepção inteiramente estática, não-científica e não-dialética da raça humana.. apenas isso..
      Se infelizmente ainda temos mais homens com essa visão (que foi o que deu a entender na sua indução), é pq infelizmente ainda vivemos num sistema patriarcal , capitalista que estrutura as classes de forma que faz com que o homem ainda seja a maior parte interessada nessas questões científicas e sociopolíticas. Não é achismo... Ciência se faz por A+B.

  • @corintomartins467
    @corintomartins467 2 года назад

    Boa noite 😪🌃🌌

  • @washingtondasilvarocha7476
    @washingtondasilvarocha7476 2 года назад +1

    Juntos somos fortes e nao dividido .

  • @renietzsche.M
    @renietzsche.M 2 года назад

    🚩

  • @klarakrok
    @klarakrok 2 года назад

    Umberto Eco na berlinda
    Forte voz Mulheres
    Nervo Racional Dialetico
    Todas Juntas mulheres Luta

  • @marciaabrantes4704
    @marciaabrantes4704 2 года назад +2

    À pergunta inicial, fica a pergunta pra esquerda "feminista" brasileira: qual a definição de mulher, sem explicações estereotipadas, que segue um curso que oprime sexualmente, por ainda considerar que a categoria "mulher" pode ser qualquer um? A quem interessa esse apagamento?

  • @klarakrok
    @klarakrok 2 года назад

    Mulheres Maes Escolas Trabalho Centros de Encontro Debate Cotidiano
    Reforma Agraria Cooperativas Alimento
    Luta e Forza

  • @ronaldoferreira594
    @ronaldoferreira594 2 года назад +1

    Digo eu: É fundamental para o Avançar das Mulheres que o feminismo seja marxista.

  • @leonapriolli593
    @leonapriolli593 2 года назад +1

    Fico me perguntado se a Rússia e China ligam pra isso.

  • @a.e.neuman4702
    @a.e.neuman4702 2 года назад

    💎
    💐 💐 💐
    🎓virgínia💡
    😘🏴