Imigração italiana no Espírito Santo

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 фев 2025
  • Imigração italiana no Espírito Santo
    BANDEIRAS DO VÊNETO para aquisição: www.lenguamare...
    CURSO DE LÍNGUA VÊNETA: www.lenguamare...
    www.lenguamare...
    E-mail: contato@lenguamare.com
    Instagram: / projetolenguamare
    Facebook: / projetolenguamare
    #Imigraçãoitaliana #imigracaoitalianoespiritosanto #VenetiinBrasile #serragaucha #capitaldovinho #valedosvinhedos

Комментарии • 47

  • @lenguamare
    @lenguamare  2 года назад

    BANDEIRAS DO VÊNETO para aquisição: www.lenguamare.com/bandeiras
    CURSO DE LÍNGUA VÊNETA: www.lenguamare.com/o-curso-v%C3%AAneto
    www.lenguamare.com/
    E-mail: contato@lenguamare.com

  • @LuizDalvi
    @LuizDalvi Год назад +3

    Felizmente as 3 gerações dos meus ancestrais, que aportaram em Benevento, hoje Anchieta, após cumprirem a quarentena, subiram o Rio Benevento, foram para Carolina. De lá, foram para a Colônia Castelo, e na Fazenda do Centro, se estabeleceram em Monte Alverne, no córrego da anta.

  • @lucasandreateandreata7260
    @lucasandreateandreata7260 7 месяцев назад +3

    Sim o estado todo do Espirito santo tem descendentes de italianos , ja os pomeranos , alemoes , poloneses , holandeses , suiços , austricos etc e so em algumas cidades do ES !

  • @lucianop_r
    @lucianop_r 2 года назад +8

    Vídeo muito bom!
    Sou do ES e também sou veneto por parte de pai e mãe.
    Meu trisavô vêneto paterno Gaetano Rosa nasceu em Tormine, uma fração do comune de Mozzecane que pertence a província de Verona, fica literalmente na divisa com Roverbella(onde nasceu meu tataravô Celeste Rosa) que é um comune da província de Mantova(que tem forte influencia vêneta como dito no vídeo). Meu trisavo Gaetano casou aqui no ES com uma trentina(Teresa Stelzer) de Pergine Valsugana.
    Meu trisavô vêneto materno Paolo Piantavigna nasceu no comune de Villadose que pertence a província de Rovigo. Ele também casou aqui no ES com uma romanhola(Carmella Ghirardelli) de Ferrara.
    Ambos eram meeiros como citado no vídeo.
    Resumindo, sou uma mistura de todas as regiões do norte da itália que mais contribuíram(Veneto, Trentino, Emilia-Romagna e Friuli) no gentílico capixaba conforme citado no vídeo. Mas os dois sobrenomes que carrego com muito orgulho junto com meu nome são Venetos!!!
    E é verdade, cerca de 60% a 70% de todo o ES(não é só no sul) é de origem italiana. Somos o estado mais italiano do brasil. São palavras do sociólogo trentino Renzo Grosseli que estudou a imigração italiana no ES e depois escreveu um livro chamado "Colônias Imperiais da Terra do Café".

  • @luizantoniomirandola4097
    @luizantoniomirandola4097 2 года назад +5

    Meus familiares foram os primeiros imigrantes italianos a chegarem em Nova venecia família Mirandola, que canal surpreendente cara, quase inacreditável

  • @claudiojose5492
    @claudiojose5492 3 месяца назад

    Sr Menegatti, obrigado pelos excelentes vídeos que publica! Se me permite, minha bisnonna da família Poli veio de Genoa para Piuma (ES) em dez 1876, através do contrato do Gov Imperial com o Sr Joaquim Gaetano Pinto Jr. Devido às condições insalubres oferecidas, 151 dos 832 emigrantes pediram para serem conduzidos para a província de Sta Catarina. Pela lista dos passageiros, a maioria vinha da Lombardia.

  • @guilhermeperazzini
    @guilhermeperazzini Год назад +3

    Colatina ES presente 👍🤙💪💪🤌

  • @brunomorganb
    @brunomorganb Год назад +2

    Meu trisavô imigrou de Treviso para o espírito santo e minha família estaveleceu no norte do ES .eu estou morando em verona rsrs.

  • @erickmorgan7521
    @erickmorgan7521 2 года назад +5

    No início chegaram nos portos de Achieta , de Aracruz e de Vitória. Outros chegaram pelo Rio de Janeiro e foram depois encaminhados para o Espírito Santo.

  • @Bambuvix
    @Bambuvix Год назад +3

    Um detalhe é que as primeiras gerações de imigrantes foram para o sul do ES. Já a segunda geração, normalmente já nascida em terras capixabas, emigraram para o norte do estado. Mas o primogênito da família geralmente permanecia na terra do nono, no sul.

  • @antoniomarcosbettero5112
    @antoniomarcosbettero5112 Год назад +3

    Isso que o Douto esta falando, ao meu ver é verdade, pois meu bisavô que veio de Lonigo era um homem muito culto e com muitos oficios. Todos na sua maioria que trabalhavam com ele eram imigrados italianos no Espirito Santo e sendo assim contratados, as famílias oligarcas deixavam de pagá-los. Dada esta cena, meu bisavô reuniu-se com seus confrades e amici e processou todos os proprietários ganhando assim, por uso capião aproximadamente 13 kilômetros de terras em posses para os imigrados credores.

  • @fabianagiovanini8058
    @fabianagiovanini8058 7 дней назад

    Meu tataravô paterno e meu tataravô materno vieram com passaportes de San Marino, agora entendi o porquê. Um chegou no vapor Rosário em 1895 e o outro no vapor Las Palmas em 1896

  • @gelcimarloss4837
    @gelcimarloss4837 9 месяцев назад +1

    DE CANAL DE SAN BOVO PARA O ESPÍRITO SANTO,ESSA FOI A TRAJETÓRIA DOS MEUS NONOS.

  • @maestrosandrogomes
    @maestrosandrogomes Год назад +6

    🎼 Todo estado
    Fala veneto...
    Porem na década de 90 uma instituição veio aqui ensinar a língua italiano nos núcleos... Não foram bem sucedidos...
    O veneto sobrevive...
    Aqui há pessoas do : Friule, Lombardia, Trento e Tirol... Porem todos falavam Veneto...
    Sou defensor dessa Cultura com minha musicalidade🎵🎶🎵

  • @erickmorgan7521
    @erickmorgan7521 2 года назад +5

    Atualmente estado inteiro tem os descentes de Vênetos.

  • @scapini_afonso
    @scapini_afonso 2 года назад +3

    Menegatti, minha família chegou no Porto de Vitória no Espírito Santo no dia 08/03/1878, saindo do Porto de Gênova. Eles vieram no Vapor Italiano CLEMENTINA, sendo conduzido pelo Capitão E. Carbone.

  • @Etiopialainenitsenkannibalismi
    @Etiopialainenitsenkannibalismi 5 месяцев назад +2

    Em relação ao Vêneto as cidades que mais se destacam são as de Castelo, Venda Nova do Imigrante e Santa Teresa. Em Santa Teresa até a Era Vargas o Vêneto e outras linguas da península Itálica eram faladas como língua materna pela maioria esmagadora da população, documentos, placas, restaurantes em sua maioria tinham escrita bilíngue em português e Vêneto, já em Castelo existem instituições que trabalham para a preservação dessas línguas da península Itálica, sendo reconhecidas e condecoradas pelo governo do Vêneto pelo seu trabalho na preservação da língua no exterior, estima-se que cerca de 60~70% da população Castelense possua sangue Vêneto e 10~20% tenha sangue Lombardo, Em Venda Nova é a mesma coisa praticamente

    • @lenguamare
      @lenguamare  5 месяцев назад +1

      Gramersè, sior paron!

  • @mattedidetectorismoeaventu5559
    @mattedidetectorismoeaventu5559 2 года назад +7

    Falar de Imigração Italiana no ES e não falar de Santa Teresa é o mesmo que falar de Roma e citar o papa.
    Então vamos lá, enriquecer e quem sabe fazer um vídeo falando dessa linda Cidade que mantém as tradições Italiana até os dias atuais, assim como a cidade de Venda Nova, Domingos Martins e João Neiva.
    O município de Santa Teresa, na região Serrana do Espírito Santo, foi reconhecido pelo governo federal como a primeira cidade fundada por imigrantes italianos no país. A partir da Lei nº 13.617, de 11 de janeiro de 2018, foi instituído no calendário oficial o dia 26 de junho como a "Data do Reconhecimento do Município de Santa Teresa como Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil".
    Cidade onde ainda se pode viver um pouco das tradições e costumes trazidos da Itália pelo nossos imigrantes em busca da terra prometida e aqui encontraram muita labuta até prosperar.
    Obrigado por falar da imigração do nosso lindo estado do ES, mesmo sabendo que seu canal e voltado pra italianos de Vêneto. Sucesso.

    • @lenguamare
      @lenguamare  2 года назад +2

      Obrigado pela contribuição. Abraços!

    • @Horoscopephobia
      @Horoscopephobia 2 года назад

      Santa teresa é muito cringe
      A maior parte das pessoas nem fala italiano; nem vou discorrer sobre a comida italiana abrasileirada
      Observe a demografia das festas e conclua sobre a porcentagem de italo brasileiros

  • @erickmorgan7521
    @erickmorgan7521 2 года назад +4

    Os tirolezes passaram por Vitória e desembarcaram no porto fluvial de Santa Leopoldina.

  • @Etiopialainenitsenkannibalismi
    @Etiopialainenitsenkannibalismi 6 месяцев назад +1

    é praticamente o estado inteiro, a única região onde não se teve tantos imigrantes é a do extremo norte que faz fronteira com a Bahia, de resto praticamente todas as cidades tiveram pouco ou muito dos traços culturais deixados pelos imigrantes, o sul foi apenas o que recebeu mais, porém cidades do norte também tiveram muitos imigrantes as grandes como Colatina e Linhares receberam um percentual considerável de imigrantes. Eu particularmente diria que a cidade do norte capixaba com mais imigrantes italianos são Rio Bananal e João Neiva

    • @lenguamare
      @lenguamare  5 месяцев назад +1

      Gramersè, sior paron!

    • @Felipegrass123
      @Felipegrass123 3 месяца назад

      As cidades do norte do ES receberam mais a primeira ou geração de descendentes, pois os casais tinham muitos filhos naquela época e não havia terras para todos os filhos trabalharem na época. Dessa forma, muitos filhos imigravam para o norte do ES, pois na época a terra aqui era muito barata.

    • @Etiopialainenitsenkannibalismi
      @Etiopialainenitsenkannibalismi 3 месяца назад

      @Felipegrass123 Depende qual é a definição de norte do ES, de fato muitas cidades do norte do estado receberam muitos imigrantes porém não tanto quanto o centro-sul, quando eu digo norte digo de São Mateus para cima e lá entre os portos que receberam imigrantes, Benevente, Rio Doce, Santa Cruz, Itapemirim, Itabapoama e etc. O de São Mateus foi o que menos recebeu, por mais que os imigrantes que chegaram pelo porto de São Mateus tenham fundado a cidade de Nova Venécia em homenagem a cidade Vêneta de Veneza(Inclusive a cidade porta hoje em seu brasão o leão de São Marcos) mas no resto do norte (Conceição da Barra, Mucurici, Boa Esperança, Pinheiros), a imigração não é tão presente. E uma coisa que eu descobri foi que no extremo sul, fronteira com o RJ e no Caparaó houve uma imigração muito forte de províncias do centro da Itália principalmente Marcas, Abruzzo e Lácio

  • @luizantoniomirandola4097
    @luizantoniomirandola4097 2 года назад +2

    Chegaram no navio adria em 1891 no porto de São Mateus, vieram de villa Bartolomea do Veneto, uma dúvida minha seria a seguinte, eles vieram bem depois de acabar o boom da imigração, e uns anis depois a italia se fortaleceu na parte de fábrica e começou a se desenvolver como um pais industrial

  • @familiagasparinilage5113
    @familiagasparinilage5113 2 года назад +3

    Muitos imigraram para o sul do Brasil pois as promessas do governo não aconteceram.Minha família ,Gasparini,vieram do Veneto da cidade Villafranca de Verona.Obtiveram lotes de terra ,fizeram estradas e fundaram cidades como Santa Tereza.Vieram TB do Trento.Minha nonna trentina casou com um Gasparini. Uma tia ,Virgínia Gasparini Tamanini ,escritora do romance Karina,que conta a história da minha família romanceada.

    • @familiagasparinilage5113
      @familiagasparinilage5113 2 года назад +1

      Já na 1 geração a maioria já tinha terra,armazéns,exportadores de café e a 2 geração nas profissões liberais. E o grosso da imigração era no centro do estado.Obtiveram sucesso ,nenhum Matarazzo mas a letra de Merica,retrata bem o que aconteceu.Tenho muito orgulho desses meus antepassados.

  •  2 года назад +5

    Meu DNA deu mais de 20% de italiano, aqui no estado do Espírito Santo cerca de 70% das pessoas são descendentes de italianos, (atual governador do ES, Renato Casagrande) existem muitos descendentes italianos em todo o estado, região norte, sul e principalmente na região montanhosa que, percorre quase todo estado do ES, sendo que, na região montanhosa existem muitos descendentes de alemães, austríacos, pomeranos( o pomerano é uma lingua extinta na Europa de uma região que ficava entre Alemanhã e Polônia, mas ainda falada e ensinada somente no ES, mais precisamente no município de Santa Maria de Jetiba), ví em um site que no ES existe a maior proporção de descendentes de italianos do mundo e não somente do Brasil, existem mais descendentes de italianos aqui do que no estado de Nova Yorque por exemplo, em questão de proporção de descendencia italiana o estado do Espírito Santo só fica atrás da própria Italia.

  • @GabrielaRufinodeSouza
    @GabrielaRufinodeSouza Год назад +4

    Estou montando minha árvore genealógica e procurando história da família Delfino e da família Rufino ❤

  • @cesarbonaldo5991
    @cesarbonaldo5991 9 месяцев назад

    🦁🦁🦁

  • @Horoscopephobia
    @Horoscopephobia 2 года назад

    [Na minha opiniao] o veneto é o mais bairrista dos italianos atuais, mesmo no exterior

  • @Horoscopephobia
    @Horoscopephobia 2 года назад

    Pouquissimas pessoas no es falam ou tem interesse de aprender italiano, como a imigracao é muito antiga, ja estao super miscigenados culturalmente, essa é a verdade