A reforma desses trólebus parte deles originais do início da década de 80 provam a durabilidade e eficácia do sistema. Carros com mobilidade excelente e confortáveis. Esses vídeos fantásticos é a prova da importância do trólebus para São Paulo e para qualquer cidade que aspira por qualidade de transporte urbano!
Sim. Tanto os chassis e as carrocerias eram muito robustas e poderiam ser usados por mais anos. Entretanto, os exos, que eram reutilizados e, precisavam ser substituídos. Abs.
Obrigado Marcus. Essas plotagens foram inovadoras. Como pagamento para a empresa, foi concedida a permissão de envelopar vários outros trólebus com propagandas. Lembra das propagandas de Prestígio e telefonia Baby? Abs.
Vendo esse vídeo, principalmente a parte final na região de Pinheiros e Jardins, lembro que devemos agradecer à "querida" dna. Marta, a poluidora, pois hoje nessa região contemplamos modernos veículos fumacentos, barulhentos e principalmente poluidores, num retocesso não explicado !
Estimado amigo Jorge. Gostei muito deste vídeo sobre os trólebus torinos, explicando detalhadamente sobre o sistema. Esses veículos eram muito úteis na condução e versatilidade na operação, onde duraram cerca de mais de 20 anos quando no máximo era 15. Tenho recordação quando era pequeno dos torinos subindo e descendo a Rua Pedro de Toledo quando ia no Hospital São Paulo, e pude naquela época presenciar também a desativação dessa linha em 2002, lembro que os Trólebus ainda passavam nela mas com dificuldade devido retirada de algum cabos suspensos. Mas agradeço muito por disponibilizar seu acervo, além de editar os vídeos, algo que é difícil de fazer e leva-se muitas horas de trabalho árduo. Que Deus recompense sempre vc por essa boa ação. Tomara que um dia, tenhamos de volta essa tecnologia tão interessante do nosso querido Ônibus Elétrico. As vezes, gosto de ver o plano Sistran do Olavo Egídio, e pensar como seria se tivesse sido aplicado. Comparando-se com o antigo sistema de bondes, os trólebus não corresponderam em extensão percorrida com os mesmos. E infelizmente se não forem tomadas medidas veremos também serem sucateados os eletrobuses. Mas ficamos na torcida que se regenere os trólebus. Um forte abraço. 👍🙏
Uma das últimas que operou na região do Metrô Santa Cruz foi a 6345 (Terminal Pq Dom Pedro II), se não me engano durou pouco mais de um ano em operação e tinha uma boa demanda no horário de pico. Ela dividia o ponto com a linha 2002, os trólebus saíam cheios no pico da noite do terminal Dom Pedro II
Obrigado Hamilton. Esse cabos suspensos que você se refere, provavelmente, foram as interferências de cabos de telefone e tv que demoraram para ser retirados e tivemos que fazer uma adaptação para iniciar a operação. Os vários corredores que conhecemos hoje, tiveram origem no Plano Sistran e somente algumas linhas de bondes foram substituídas por linhas de trólebus, nos anos 50. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo , entendi! Eu era criança, lembro vagamente do trecho. Jorge, vc saberia me dizer pq a 9300 nunca voltou a operar com os trólebus? O trecho ficou com rede por anos e no edital constava a modernização que não ocorreu.
Esses modelos Marcopolo Torino GV como trolébus rodaram em São Paulo até Setembro de 2013 quando foram definitivamente desativados na capital. Porém esses modelos ainda são usados pela Next Mobilidades ( Ex-Metra ) no ABC, porém a Next utiliza os modelos Torino GV articulados. No Terminal de São Mateus dá para ver esses ônibus rodando, já que ele vai de São Mateus até o Terminal Santo André Oeste. Então quem curte esses Torinos GV e mora em São Mateus ou perto de São Mateus, pode ir dar um rolê nesses aí. Além disso, a Ambiental Transportes empresa responsável pelos sistemas/linhas de trolébus em na Cidade de São Paulo, em 2018 reformou um antigo Torino GV que eles usavam para treinamento e deixaram ele novinho em folha, colocaram até a pintura do ano que ele foi lançado, no caso a pintura desse vídeo, ela também reformou um Torino GV articulado com portas em ambos os lados do ônibus e a pintura é quase igual a do vídeo só que a listra é verde. Na minha opinião, a Ambiental podia recuperar os diversos Torinos GVS que estão em cemitérios de ônibus, e poderia reformá-los deixando-os mais modernos como por exemplo, por ar-condicionado, Wi-Fi, bancos mais confortáveis e adicionar plataforma para cadeirantes. Sim, sei que isso tiraria o brilho dos Anos 90 e 2000 do ônibus, sim é meio triste, mas é o único jeito de não haver reclamações por parte das pessoas. Até porque os modelos Torino, são modelos do início década de 80 e só foram reformados/reencarroçados no fim dos Anos 90 com o nome de Torino GV. Ótimo vídeo.
Amigo querido Jorge, q maravilha de vídeo, 😢😢especialmente no cruzamento da cidade Jardim e o túnel do jóquei 🏇 clube, e a linha Machado de Assis é gentil de moura, q lembranças boas e muitas saudades de ver 👀 todos os trolebus, q venha muito mais. Grande abração querido amigo.😊
Eu lembro desses trólebus Torino GV em 1998 na praça Clóvis na praça da Sé, no terminal pq Dom Pedro, eu já peguei várias vezes no terminal bandeira, eh muito silencioso
Fiquei emocionado com esse episódio, lembro dos trólebus pela 702 P, era comum vê-los rodando na região do Brás. Foi um absurdo a desativação parcial do sistema em meados dos 2000, não teve dados técnicos para extinção, mas sim político. Lindo demais os elétricos na região do Jardins ❤️💚. Parabéns mais uma vez, Jorge! Esse vídeo é uma relíquia.
Essa era do inicio do interligado (2003) acho que foi a melhor. Os trólebus ainda em operação e a frota de onibus super diversificada (alem dos torino gv trolebus, deu pra ver urbanuss 94, torino scania e mercedes articulado, alem dos alphas gas natural azuis) sempre me encantou.
Felipe. As linhas pela Rua Augusta remontam da época dos anos 50, quando os trólebus substituíram os bondes naqueles bairros. Ou seja, foram décadas de tração elétrica desimadas. Abs.
@@felipeoliveralves Ou então para a Campo Belo (no caso da linha 6500), poderia ser a Metra/NEXT dos corredores Santo Amaro, Guarapiranga, João Dias e Itapecerica
Jorge... Vc quer me matar do coração...rsrs??? Que vídeo espetacular!!!!! MARAVILHOSO!! O trecho de Pinheiros foi sensacional!!! Como a rede do cruzamento da FL x CJ era bem complexa... Agora fato curioso é um retorno de rede na Lineu de Paula Machado antes do túnel... Estou sabendo disso agora. Ele foi usado algum dia por linhas regulares? Ansioso pelo próximo vídeo que vai mostrar os trólebus da ZN. Grande abraço
Olá Thiago. Segundo o que o próprio Jorge me falou, aquele retorno foi instalado em 1979 para testes do trólebus Ciferal Amazonas, formando um círculo oval até o local do antigo ponto final, próximo ao portão 8.
Obrigado Thiago. Na verdade, esse retorno era o fim da linha original, antes de prolongar até a USP. Depois, com a extensão da rede, o retorno foi mantido para uso eventual, se houvesse algum problema no túnel. No proximo vídeo, consegui filmar um trecho da linha Mandaqui, mas somente até a Rua (Praça?) Francisca Julia (?). Não encontrei vídeos no ponto final (achei estranho). Talvez se eu der mais uma fuçada nas fitas VHS,. tomara que eu encontre mais trechos. Grande abraço.
@@Anderson22901 Oi Anderson. Na verdade, pelo o que entendi, a dúvida do Thiago era o retorno próximo da entrada do túnel. O retorno que você se refere seria no outro extremo, mais próximo da entrada principal do Jóquei, para formar o circuito, oval que serviu para os testes dos primeiros Ciferais....
Jorge, dessa vez você pegou pesado comigo! Que imagens maravilhosas, principalmente a partir de 17:12 quando mostra o cruzamento da Av. Brig. Faria Lima com a Cid. Jardim 😍 Infelizmente os trólebus daquela região já estavam com seus últimos meses contados. E pensar que até 2002, São Paulo estava a frente no tema mobilidade sustentável, com mais de 500 trólebus em operação. Infelizmente a prefeitura regrediu nesse ponto e agora está correndo atrás do prejuízo, obrigando as empresas a trazerem ônibus a bateria.
Meu caro Anderson. Vamos colocar até 2003 ou início de 2004, mas foi em 2002 que começou o declínio quando as linhas de trólebus da ZN foram desativadas. Creio que em 2002/2003 não se sonhava em ter a tecnologia Euro VI
Pois é amigos. Pelo menos, a rede poderia voltar no trecho acima do túnel, porque foi um trecho pequeno de rede retirada para a construção do túnel. Mesmo com a desativação das linhas da zona Norte, existiam as linhas da zona Leste para Pinheiros e Butantã, mas a Marta, chutou o pau da barraca, com vontade...Abs.
Ótimo vídeo. Aqui em Recife, a CTU adquiriu em 1981 12 trólebus Ciferal (números de ordem: 501, 502 a 612) . Em 1990 já estavam quase todos desativados, reza a lenda que um ou dois deles ainda ficaram em operação até 1994.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo Obrigado por seu esclarecimento, infelizmente aqui no recife temos poucas fontes de informação sobre os trólebus. Eu lembro de ter andado em um dos veículos remanescentes entre 1991/1992.
Faz tempo que foi desativada, inclusive a parte que mostra a Av. Brig. Faria Lima x Av. Cid. Jardim, foi gravado meses antes da desativação em dezembro de 2003.
Os atuais ônibus a bateria são bem avançados. As baterias de Lítio são um pouco mais leves que as convencionais e podem ser carregadas ou descarregadas rapidamente, o que é interessante para um veículo de transporte. Entretanto, o desafio maior é o carregamento de uma frota numerosa, na garagem, de uma só vez. Por exemplo, para uma frota de 100 ônibus, carregando em 3 horas, seria necessária uma subestação de grande porte de 12.500 kW de potência na garagem, ou se estender para carregar em 6 horas, a potencia seria 6.250 kW. Nestes casos, o carregador no ônibus seria de 125 kW. É uma infraestrutura muito complexa, cara, e não se sabe quem iria arcar com o investimento para implantação dessa subestação na garagem do operador: A prefeitura com o repasse no subsídio? O usuário na passagem? Nas contas de energia da ENEL que vai ser transferida para o custo da passagem?? Ou seja, há ainda dúvidas no ar. No caso dos trólebus, a potência necessária está distribuída ao longo do itinerário, através de várias subestações de menor porte, facilitando a operação do frota em movimento dinâmico e tem funcionado há mais de 100 anos no mundo! Abs.
Parabéns por mais essa publicação, Jorge! Muito bom poder rever essa época dos Torinos GV novinhos! Uma dúvida que sempre tive: essas "descargas" (ou faíscas) que vemos no trecho do minuto 19:34 e no minuto 19:48 causavam algum dano nos componentes dos carros? E era alguma instabilidade na rede aérea?
Obrigado Arthur. Boa pergunta. As faíscas aparecem quando o trólebus está consumindo a energia, mas os coletores passam por algumas rebarbas das peças da rede, ou nos cruzamento e desvios. Os dano podem ser maiores nas peças da rede que são "queimadas" pelas faíscas. Veja os isoladores da rede, que sempre mostram as queimaduras, justamente por ser um trecho isolado e os trólebus passam ligados. É parecido quando encostamos um fio nos contato das baterias, quando fazemos socorro para outro carro, a famosa "chupeta". Abs.
Se não falha a memória, no inicio, nos primeiros entregues, os recuperadores foram instalados acima da porta traseira, mas ficaram muito altos. Aí, fizeram a modificação, instalando-os nas portas. Abs.
Vendo os vídeo, reparei no detalhe da posição dos recuperadores e a maioria mantiveram os recuperadores instalados acima da tampa traseira. Mas vocês vão lembrar que, muitas vezes, o motorista e o cobrador, tinham que subir no parachoque para destravar os recuperadores.....
Dava para os trólebus terem continuado no ramal de Pinheiros, até porque o túnel da Rebouças não era um grande obstáculo como o túnel da Cidade Jardim. Bastava as linhas 702P e 307P desviarem pela Av. Brasil, depois pela Alameda Gabriel Monteiro da Silva e por último pela Faria Lima. No final, tiraram os veículos de lá e colocaram ônibus a diesel em uma das linhas (enquanto a outra foi extinta) graças a incompetência da Marta em não mantê-los neste ramal
Por que é difícil achar imagens desses ônibus na parte de dentro deles? Pelo menos eu, não acho em quase lugar nenhum. Tenho muita curiosidade de saber como eram eles por dentro!
Se não me engano, eu acho que filmei alguns trechos na região do Ibirapuera, mas não tenho certeza se cheguei a filmar no Corredor Santo Amaro. Vou ver....Abs.
Muito legal essa história, sucesso 👏👏👏👏👍👍👍👍!
Caramba mano que nostalgia eu morava no Bairro da Mooca quando guri adorava andar nos trólebus ate a Pc da Se.
Bom dia meu amigo e colega de trabalho, um grande abraço belo trabalho, só poderia ser feito por um amante do troleibus
A reforma desses trólebus parte deles originais do início da década de 80 provam a durabilidade e eficácia do sistema.
Carros com mobilidade excelente e confortáveis.
Esses vídeos fantásticos é a prova da importância do trólebus para São Paulo e para qualquer cidade que aspira por qualidade de transporte urbano!
Sim. Tanto os chassis e as carrocerias eram muito robustas e poderiam ser usados por mais anos. Entretanto, os exos, que eram reutilizados e, precisavam ser substituídos. Abs.
Bom demais, sempre via os GVs no centro. Essa plotagem dos 50 anos e aquela do circular eram bonitas demais.
Obrigado Marcus. Essas plotagens foram inovadoras. Como pagamento para a empresa, foi concedida a permissão de envelopar vários outros trólebus com propagandas. Lembra das propagandas de Prestígio e telefonia Baby? Abs.
Bons tempos fascinante
Obrigado. Abs.
Parabéns Françozo..............saudades dessa época
Vendo esse vídeo, principalmente a parte final na região de Pinheiros e Jardins, lembro que devemos agradecer à "querida" dna. Marta, a poluidora, pois hoje nessa região contemplamos modernos veículos fumacentos, barulhentos e principalmente poluidores, num retocesso não explicado !
Bons tempos deste trólebus, sinto saudades da Aclimação.
Estimado amigo Jorge. Gostei muito deste vídeo sobre os trólebus torinos, explicando detalhadamente sobre o sistema. Esses veículos eram muito úteis na condução e versatilidade na operação, onde duraram cerca de mais de 20 anos quando no máximo era 15. Tenho recordação quando era pequeno dos torinos subindo e descendo a Rua Pedro de Toledo quando ia no Hospital São Paulo, e pude naquela época presenciar também a desativação dessa linha em 2002, lembro que os Trólebus ainda passavam nela mas com dificuldade devido retirada de algum cabos suspensos. Mas agradeço muito por disponibilizar seu acervo, além de editar os vídeos, algo que é difícil de fazer e leva-se muitas horas de trabalho árduo. Que Deus recompense sempre vc por essa boa ação. Tomara que um dia, tenhamos de volta essa tecnologia tão interessante do nosso querido Ônibus Elétrico. As vezes, gosto de ver o plano Sistran do Olavo Egídio, e pensar como seria se tivesse sido aplicado. Comparando-se com o antigo sistema de bondes, os trólebus não corresponderam em extensão percorrida com os mesmos. E infelizmente se não forem tomadas medidas veremos também serem sucateados os eletrobuses. Mas ficamos na torcida que se regenere os trólebus. Um forte abraço. 👍🙏
Uma das últimas que operou na região do Metrô Santa Cruz foi a 6345 (Terminal Pq Dom Pedro II), se não me engano durou pouco mais de um ano em operação e tinha uma boa demanda no horário de pico. Ela dividia o ponto com a linha 2002, os trólebus saíam cheios no pico da noite do terminal Dom Pedro II
Obrigado Hamilton. Esse cabos suspensos que você se refere, provavelmente, foram as interferências de cabos de telefone e tv que demoraram para ser retirados e tivemos que fazer uma adaptação para iniciar a operação. Os vários corredores que conhecemos hoje, tiveram origem no Plano Sistran e somente algumas linhas de bondes foram substituídas por linhas de trólebus, nos anos 50. Abs.
@@ViniciusSilva-hp9ul Foi um boa época, mas depois, no trecho da santa Cruz, tinham muitas outras linhas sobrepostas.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo , entendi! Eu era criança, lembro vagamente do trecho. Jorge, vc saberia me dizer pq a 9300 nunca voltou a operar com os trólebus? O trecho ficou com rede por anos e no edital constava a modernização que não ocorreu.
Esses modelos Marcopolo Torino GV como trolébus rodaram em São Paulo até Setembro de 2013 quando foram definitivamente desativados na capital. Porém esses modelos ainda são usados pela Next Mobilidades ( Ex-Metra ) no ABC, porém a Next utiliza os modelos Torino GV articulados. No Terminal de São Mateus dá para ver esses ônibus rodando, já que ele vai de São Mateus até o Terminal Santo André Oeste. Então quem curte esses Torinos GV e mora em São Mateus ou perto de São Mateus, pode ir dar um rolê nesses aí.
Além disso, a Ambiental Transportes empresa responsável pelos sistemas/linhas de trolébus em na Cidade de São Paulo, em 2018 reformou um antigo Torino GV que eles usavam para treinamento e deixaram ele novinho em folha, colocaram até a pintura do ano que ele foi lançado, no caso a pintura desse vídeo, ela também reformou um Torino GV articulado com portas em ambos os lados do ônibus e a pintura é quase igual a do vídeo só que a listra é verde.
Na minha opinião, a Ambiental podia recuperar os diversos Torinos GVS que estão em cemitérios de ônibus, e poderia reformá-los deixando-os mais modernos como por exemplo, por ar-condicionado, Wi-Fi, bancos mais confortáveis e adicionar plataforma para cadeirantes. Sim, sei que isso tiraria o brilho dos Anos 90 e 2000 do ônibus, sim é meio triste, mas é o único jeito de não haver reclamações por parte das pessoas. Até porque os modelos Torino, são modelos do início década de 80 e só foram reformados/reencarroçados no fim dos Anos 90 com o nome de Torino GV.
Ótimo vídeo.
Amigo querido Jorge, q maravilha de vídeo, 😢😢especialmente no cruzamento da cidade Jardim e o túnel do jóquei 🏇 clube, e a linha Machado de Assis é gentil de moura, q lembranças boas e muitas saudades de ver 👀 todos os trolebus, q venha muito mais. Grande abração querido amigo.😊
Obrigado Rafael. A segunda parte vai mostrar cenas nas regiões de Santana e Tucuruvi, o meu bairro de infância e de adolescência. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo abraços Jorge querido amigo 👦, muitas lembranças boas
Eu lembro desses trólebus Torino GV em 1998 na praça Clóvis na praça da Sé, no terminal pq Dom Pedro, eu já peguei várias vezes no terminal bandeira, eh muito silencioso
Trólebus é confiável, seguro e eficiente há mais de meio século. Qualquer ameaça de substituição por ônibus a bateria ou híbridos é um retrocesso
Nossa muito saudade de ônibus 🚎🚎 😢 preciso voltar usar TRÓLEBUS ❤
Fiquei emocionado com esse episódio, lembro dos trólebus pela 702 P, era comum vê-los rodando na região do Brás. Foi um absurdo a desativação parcial do sistema em meados dos 2000, não teve dados técnicos para extinção, mas sim político. Lindo demais os elétricos na região do Jardins ❤️💚.
Parabéns mais uma vez, Jorge! Esse vídeo é uma relíquia.
Obrigado Vinicius. Não cansamos de perceber que foi mal feita essa desativação. Abs..
Parabéns Jorge mais uma vez mostrou o lado bom da época !!!
Obrigado. foi sorte eu ter registrado esses momentos. Abs.
Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Fala sobre o marcopolo torino gv volvo b10m faixa verde SPTrans da linha antiga 3391-10 3391-31. Eu tinha 5,6,7,9 anos de idade e amava andar neles.
Essa era do inicio do interligado (2003) acho que foi a melhor. Os trólebus ainda em operação e a frota de onibus super diversificada (alem dos torino gv trolebus, deu pra ver urbanuss 94, torino scania e mercedes articulado, alem dos alphas gas natural azuis) sempre me encantou.
Sim. a frota era bem diversificada. Abs.
5:06 - linha 805L sendo operada pelo lote 306 (o que seria o antigo lote da Penha - São Miguel com o 3 acrescentando)
Muito saudade de ônibus TRÓLEBUS 🚎❤
Cenas icônicas. Essas linhas de trólebus jamais deveriam ter sido desativadas. Hoje, se estivessem ativas, a Ambiental era quem estaria operando.
Se não tivessem desativado os trólebus das garagens provavelmente continuaria igual hoje, Ambiental, Metrópole e alguma outra na GSA.
@@MarcusVinicius-no4nwtalvez a Metrópole Paulista teria repassado tudo pra Ambiental, pois o Abreu não iria operar trólebus.
Felipe. As linhas pela Rua Augusta remontam da época dos anos 50, quando os trólebus substituíram os bondes naqueles bairros. Ou seja, foram décadas de tração elétrica desimadas. Abs.
@@felipeoliveralves Ou então para a Campo Belo (no caso da linha 6500), poderia ser a Metra/NEXT dos corredores Santo Amaro, Guarapiranga, João Dias e Itapecerica
Jorge... Vc quer me matar do coração...rsrs??? Que vídeo espetacular!!!!! MARAVILHOSO!! O trecho de Pinheiros foi sensacional!!! Como a rede do cruzamento da FL x CJ era bem complexa... Agora fato curioso é um retorno de rede na Lineu de Paula Machado antes do túnel... Estou sabendo disso agora. Ele foi usado algum dia por linhas regulares?
Ansioso pelo próximo vídeo que vai mostrar os trólebus da ZN. Grande abraço
Olá Thiago.
Segundo o que o próprio Jorge me falou, aquele retorno foi instalado em 1979 para testes do trólebus Ciferal Amazonas, formando um círculo oval até o local do antigo ponto final, próximo ao portão 8.
Obrigado Thiago. Na verdade, esse retorno era o fim da linha original, antes de prolongar até a USP. Depois, com a extensão da rede, o retorno foi mantido para uso eventual, se houvesse algum problema no túnel. No proximo vídeo, consegui filmar um trecho da linha Mandaqui, mas somente até a Rua (Praça?) Francisca Julia (?). Não encontrei vídeos no ponto final (achei estranho). Talvez se eu der mais uma fuçada nas fitas VHS,. tomara que eu encontre mais trechos. Grande abraço.
@@Anderson22901 Oi Anderson. Na verdade, pelo o que entendi, a dúvida do Thiago era o retorno próximo da entrada do túnel. O retorno que você se refere seria no outro extremo, mais próximo da entrada principal do Jóquei, para formar o circuito, oval que serviu para os testes dos primeiros Ciferais....
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo obrigado pela explicação, então na verdade eram dois retornos!
Parabéns pelo excelente vídeo. Nota 10
Obrigado Michel. Abs.
Aí sim parceiro excelente as lembranças dos Torinos hein e isso aí parabéns por essa hehehehe valeu o like 👏🏾👏🏾😃😃👍🏾👍🏾
Obrigado Manoel. São boas lembranças...Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo De nada parceiro verdade viu e q lembranças viu hehehehe
Jorge, dessa vez você pegou pesado comigo! Que imagens maravilhosas, principalmente a partir de 17:12 quando mostra o cruzamento da Av. Brig. Faria Lima com a Cid. Jardim 😍 Infelizmente os trólebus daquela região já estavam com seus últimos meses contados.
E pensar que até 2002, São Paulo estava a frente no tema mobilidade sustentável, com mais de 500 trólebus em operação. Infelizmente a prefeitura regrediu nesse ponto e agora está correndo atrás do prejuízo, obrigando as empresas a trazerem ônibus a bateria.
Meu caro Anderson. Vamos colocar até 2003 ou início de 2004, mas foi em 2002 que começou o declínio quando as linhas de trólebus da ZN foram desativadas. Creio que em 2002/2003 não se sonhava em ter a tecnologia Euro VI
Foi o pior erro da Marta em desativar a metade dos trolebus
Pois é amigos. Pelo menos, a rede poderia voltar no trecho acima do túnel, porque foi um trecho pequeno de rede retirada para a construção do túnel. Mesmo com a desativação das linhas da zona Norte, existiam as linhas da zona Leste para Pinheiros e Butantã, mas a Marta, chutou o pau da barraca, com vontade...Abs.
Ótimo vídeo. Aqui em Recife, a CTU adquiriu em 1981 12 trólebus Ciferal (números de ordem: 501, 502 a 612)
. Em 1990 já estavam quase todos desativados, reza a lenda que um ou dois deles ainda ficaram em operação até 1994.
Obrigado Leonardo. Sim, uns dois ainda tiveram um pouco mais tempo de uso, depois de uma reforma na estrutura. Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo Obrigado por seu esclarecimento, infelizmente aqui no recife temos poucas fontes de informação sobre os trólebus. Eu lembro de ter andado em um dos veículos remanescentes entre 1991/1992.
Hj na faria lima a fiação foi desativada??
Faz tempo que foi desativada, inclusive a parte que mostra a Av. Brig. Faria Lima x Av. Cid. Jardim, foi gravado meses antes da desativação em dezembro de 2003.
O que você pensa sobre os ônibus elétricos a bateria?acha que darão certo?
Os atuais ônibus a bateria são bem avançados. As baterias de Lítio são um pouco mais leves que as convencionais e podem ser carregadas ou descarregadas rapidamente, o que é interessante para um veículo de transporte. Entretanto, o desafio maior é o carregamento de uma frota numerosa, na garagem, de uma só vez. Por exemplo, para uma frota de 100 ônibus, carregando em 3 horas, seria necessária uma subestação de grande porte de 12.500 kW de potência na garagem, ou se estender para carregar em 6 horas, a potencia seria 6.250 kW. Nestes casos, o carregador no ônibus seria de 125 kW. É uma infraestrutura muito complexa, cara, e não se sabe quem iria arcar com o investimento para implantação dessa subestação na garagem do operador: A prefeitura com o repasse no subsídio? O usuário na passagem? Nas contas de energia da ENEL que vai ser transferida para o custo da passagem?? Ou seja, há ainda dúvidas no ar. No caso dos trólebus, a potência necessária está distribuída ao longo do itinerário, através de várias subestações de menor porte, facilitando a operação do frota em movimento dinâmico e tem funcionado há mais de 100 anos no mundo! Abs.
Parabéns por mais essa publicação, Jorge! Muito bom poder rever essa época dos Torinos GV novinhos! Uma dúvida que sempre tive: essas "descargas" (ou faíscas) que vemos no trecho do minuto 19:34 e no minuto 19:48 causavam algum dano nos componentes dos carros? E era alguma instabilidade na rede aérea?
Obrigado Arthur. Boa pergunta. As faíscas aparecem quando o trólebus está consumindo a energia, mas os coletores passam por algumas rebarbas das peças da rede, ou nos cruzamento e desvios. Os dano podem ser maiores nas peças da rede que são "queimadas" pelas faíscas. Veja os isoladores da rede, que sempre mostram as queimaduras, justamente por ser um trecho isolado e os trólebus passam ligados. É parecido quando encostamos um fio nos contato das baterias, quando fazemos socorro para outro carro, a famosa "chupeta". Abs.
@@mobilidade-eletrica-jfrancozo Entendi! Muito obrigado pela explicação, Jorge! Abraço!
4:50 Por que alguns torinos (inclusive o 8001) tinham os recuperadores na tampa traseira? Excelente vídeo!
Se não falha a memória, no inicio, nos primeiros entregues, os recuperadores foram instalados acima da porta traseira, mas ficaram muito altos. Aí, fizeram a modificação, instalando-os nas portas. Abs.
Vendo os vídeo, reparei no detalhe da posição dos recuperadores e a maioria mantiveram os recuperadores instalados acima da tampa traseira. Mas vocês vão lembrar que, muitas vezes, o motorista e o cobrador, tinham que subir no parachoque para destravar os recuperadores.....
Muito bom, vai ter outras partes com outras linhas do Torino? É senti falta do azulão...
Obrigado. Pelo menos, ainda podemos contar com os trólebus por lá....Abs..
Dava para os trólebus terem continuado no ramal de Pinheiros, até porque o túnel da Rebouças não era um grande obstáculo como o túnel da Cidade Jardim. Bastava as linhas 702P e 307P desviarem pela Av. Brasil, depois pela Alameda Gabriel Monteiro da Silva e por último pela Faria Lima. No final, tiraram os veículos de lá e colocaram ônibus a diesel em uma das linhas (enquanto a outra foi extinta) graças a incompetência da Marta em não mantê-los neste ramal
Bem lembrado. As linha para Pinheiros poderia continuar a operar durante as obras. Foi a vontade de desativar o sistema, mesmo! Abs.
Por que é difícil achar imagens desses ônibus na parte de dentro deles? Pelo menos eu, não acho em quase lugar nenhum. Tenho muita curiosidade de saber como eram eles por dentro!
Já fizeram vídeos em alguns desses carros, esses por exemplo.
ruclips.net/video/SrUQNBdDnso/видео.html
ruclips.net/video/2BkvhGKsMSU/видео.html
@@MarcusVinicius-no4nw Aii, que bom você ter respondido, eu tô muito curiosa pra ver. Valeu
Boa a dica do Marcus. Muito bom...Abs.
Ranso da marta e e do nunes q querem acabar com os trolebus .😢
Que ano é desse Torino Marcopolo alguém sabe????
1996 a 1998
Sim. Foram construidos entre 1996 e 1998, lembrado pelo Anderson.
Tem video dos torinos da zona sul?
Se não me engano, eu acho que filmei alguns trechos na região do Ibirapuera, mas não tenho certeza se cheguei a filmar no Corredor Santo Amaro. Vou ver....Abs.