Muito feliz em encontrar um canal assim! Iniciei meus estudos em neurolinguística e já questionei a secretaria da universidade quanto à referência bibliográfica, até agora só vi Piaget e Vygotski. QUERO O CONTRADITÓRIO, outras fontes de pensamento. Grande abraço.
Exato. As duas vezes que fiz didática em curso de graduação licenciatura não indicaram, no máximo um Tardif, que é só um pouco diferente, como ser mais filosófico.
Experimentei me inserir na área de letras e alfabetização de crianças, e só me deparei com Magda Soares para cima e para baixo, filha intelectual da tal argentina Emília Ferreiro, só ladeira abaixo. E ai de quem fala contra, os Maria-vai-com as-outras defendem-na com unhas e dentes, e só se acha isso para passar em concurso da área 🤢🤮
Uma das coisas que mais falo em meu trabalho é justamente isso: a educação brasileira está fundamentada em teorias comportamentais e de aprendizado pseudocientíficas. E o pior é que existe uma completa rejeição à Ciência e ao seu método, tachados como "fragmentadores", "deterministas", "não-criativos", "engessadores" etc. etc.. A educação brasileira simplesmente é feita, na grande maioria, por pessoas absolutamente ignorantes sobre como a Ciência trabalha e ainda mais ignorantes sobre os atuais estudos científicos do comportamento humano. Só leem Piaget, Vigotsky, Freud, Melaine Klein, Rogers... E não falo dos professores. Falo dos gestores e acadêmicos. Estão ainda no século XIX!!! Professor Vitor Haase, eu gostaria muito de lhe enviar um livro meu. Grata!
Olá Katia Simone! Na faculdade que faço Psicologia eu acabei de estudar Piaget no desenvolvimento da criança. E há uma tendência para a formação baseada na psicanálise. Deixando assim um pouco de lado a análise do comportamento e a neuropsicologia. Gostaria, se possível, que me indicassem livros de autores que tem uma outra visão do desenvolvimento da criança, pois meu intuito é compreender dentro do possível um diálogo entre essas bases epistemológicas que normalmente se veem em conflito. Abraços!
Marcos de araujo angelo , o livro "Neurônios da Leitura", do neurocientista Stanislas Dehaene, será um ótimo começo, principalmente se você for partir para a área da psicopedagogia. Agora, se quiser estar mais atualizado em Psicologia de uma maneira geral, acompanhe as publicações nas áreas de Psicologia Cognitiva, Psicologia Evolucionista, biologia do comportamento, neurociências (Antonio Damásio, por exemplo) e áreas afins. Ou seja: ciências do comportamento humano de verdade, e não pseudociências. Abraço!
Olá Katia Simone! Obrigado pelas referências, vou procurar e estudar sobre as mesmas. Uma questão que tenho para te fazer, quando diz: "ciências do comportamento humano de verdade, e não pseudociências", poderia dar-me exemplos? Mais uma vez obrigado pelas sugestões. Abraços!
Marcos, para mim, a psicanálise é uma pseudociência, junto com outras teorias motivacionais e da formação da personalidade (humanista, sócio histórica, por exemplo). Atualmente - embora o que se ensine nas universidades de psicologia ainda pertença à produção do século passado - acho mais prudente que os novos psicólogos fundamentem sua prática nas neurociências e na psicologia evolucionista.
KatiaSimone Benedetti De fato, a Psicanálise é uma pseudociência. Mas o Behaviorismo Radical (Skinner) estrutura muito bem sobre a questão e se encaixa nos moldes científicos, portanto não devemos negar a importância dos fatores ontogenético, filogenético e cultural no que diz respeito ao estudo do comportamento, assim como o mesmo sendo oriundo da interação ambiente-organismo, sem deixar de lado o contexto e os esquemas contingenciais. O construtivismo é inadequado em certos casos (como na educação), porém possui questionamentos interessantes. O próprio Piaget não desenvolveu método algum de aplicação do construtivismo na educação, não foi esse a principal finalidade de sua obra, e isso deveria estar mais claro, mas ninguém lê.
Imagine ensinar a tocar violino usando sócio-construtivismo? Coloque 100 violinos nas mãos de 100 pessoas que nunca tocaram violino e deixe-as aprenderem por si próprias. Depois de uma década, alguém vai usar o violino como tambor, outro usará o violino como raquete o os outros 98 se sentirão fracassados porque não conseguirão fazer nada de útil com o violino.
Esse método revolucionário é o velho caminho de rato (neuronal) do zé preguiça que só passava de ano 'arrastando a barriga'... Esse caminho de rato pode ser que um dia - por sorte - o leve à 'despensa da cozinha', mas, em geral, o levará de fato, à 'parede da fossa séptica', ou pior, à boca do gato, rs Parece piada ver gente endossando isso. Putz!
Vale dizer que "tocar o violino como tambor", em música, chama-se técnica estendida e é totalmente aceito, incentivado e utilizado no repertório dos séculos XX e XXI.
Perfeito analogia. Sou professora e ensino método silabico o antigo onde aprendi ler e ESCREVER na década regime militar. Percebi logo ERRO dessa filosofia ONDE Jean Piaget QUE era cientista onde ele era bom aluno e não compreendia motivo para algumas crianças não compreenderem logo.
O conteúdo é muito bom, mas poderia se beneficiar de um áudio melhor. Uma maneira simples de fazer é comprar um microfone de lapela (20 reais) , plugar num celular e gravar. depois é só sincronizar com o vídeo em qualquer software básico de edição... Parabéns pela iniciativa.
Só mais uma observação - e desculpem-me pelo comentário ácido... - será que a Faculdade de Educação da UNICAMP e seus acadêmicos (que ditam as diretrizes do ensino público brasileiro sem, contudo, pisar numa sala de aula) já sabem disso?!!
Fazem de propósito. Querem emburrecer as pessoas Assim as crianças crescem e são presas fáceis de governos totalitários ou que desejam se perpetuar eternamente no poder! Com o cognitivo afetado e retraído, qualquer plano de domínio passa facilmente sem resistência !
eu acho que o professo explicou bem o que é construtivismo mais não explicou claramente por que ele não funciona. a simples mostra desse teste da rapam não é o suficiente pra provar que todo os sistema que ele citou é ruim. eu to muito curioso pra entender por que o construtivismo não funciona, mais não foi dessa vez que vi uma boa explicação. vou procurar mais. se alguem quiser me da uma luz me ajuda ai.
Em determinado momento ele diz, sobre uma pesquisa, que faz pouca diferença entre aprender por instrução ou descoberta. Ué?! Então isso, essa parte, alimenta um equilíbrio, não um fracasso do construtivismo.
Eu até entendi isso de fato também amigo. Más acho que se você parar pra pensar, o tempo que se perde com esse método de ensino construtivista é enorme. Esse exemplo que o professor deu da prancha, você explicaria tudo em uma hora enquanto a criança ficaria o dia inteiro pensando. Enquanto vc estiver no segundo grau, nessa velocidade... ela ainda estaria na quinta série.
Sim. Ele disse isso porque os construtivistas dizem que o seu método é mais demorado, mas quando alguém aprende por ele domina melhor o assunto. Por exemplo, dizem que uma criança pode levar mais tempo para ser alfabetizada, aprendo a ler tardiamente, mas que dominaria a linguagem muito melhor e interagiria com o meio social com mais autonomia. Pura balela!
Todos os professores que conheço, inclusive eu, dão aulas expositivas. Mesmo assim as reclamações sobre o aprendizado dos alunos continuam forte. Nunca vi uma escola construtivista. Mas vejo críticas a ela. Mas há experiências suficientes para se descartar?
12'20": "A medida que os dados foram mostrando que essas implementações não funcionavam, o pessoal simplesmente foi mudando o rótulo, mas continuou vendendo o mesmo produto." Eis uma interpretação muito perigosa. Não considera o fato, evidente, de que os vários pesquisadores não possuírem relação entre si. Que estavam todos, a cada tempo histórico, buscando propor respostas aos problemas identificados e delimitados por suas próprias teorias de base. Por fim, que não há assumpção homogênea, entre esses autores, dos pressupostos construtivistas!
uma coisa que me impressionou nesse vídeo é que PROFESSORES DE MATEMÁTICA SÃO EXTREMAMENTES CONSTRUTIVISTAS PELO QUE VÍ NO VÍDEO. E NO PISA VAMOS MAL EM MATEMÁTICA PQ quem não teve aula de matemática no Brasil em que o Professor de matemática faz um exercício muito fácil de exemplo e deixa os difíceis aos alunos e nos livros didáticos da mesma forma. NAS OUTRAS DISCIPLINAS NÃO OCORRE TANTO ISSO, e os professores de matemática falam que é pra DESENVOLVER O RACIOCÍNIO e o professor falou aí que é SONEGAR INFORMAÇÃO. NÃO descarto construtivismo completamente até mesmo que quem ataca falta conhecimento e não estudou a fundo cada uma das escolas ambas exibem coisas boas, assim como qualquer linha pedagógica.
Deu pra entender bem. Apesar de o áudio não colaborar muito. Com isso a gente vê que se trocar essa abordagem por um método científicamente comprovado, vamos reduzir drasticamente os números de dislexia, discalculia e disortografia.
Tudo com relação a aprendizagem foi estabelecido até o século XIX, a partir daí o que se viu é gente querendo reinventar a roda, e só atrapalhando, é o caso construtivismo, o Paulo Freire, o Piaget.
Não entendo. A própria experiência das crianças com a rampa não seria algo relacionado ao construtivismo, que propõem a aprendizagem da criança através de experiências e objetos?
Tamaro Chagas Mendes uma pena que não está em português. Estou dissertando sobre o sociocontrutivismo e procurando dar uma "leve pitada" de crítica, uma vez que a "universidade democrática" não aceita divergências. Vou continuar procurando algum artigo traduzido que eu possa me referenciar.
Sheila, este artigo do Prof. Vitor e colegas é muito bom: "Por que o construtivismo não funciona? Evolução, processamento de informação e aprendizagem escolar" psicologiaempesquisa.ufjf.emnuvens.com.br/psicologiaempesquisa/article/view/23/23
Minha mãe lecionou por anos..e desenvolveu uma metodologia própria ela usava o construtivismo e tradicional e deu muito certo...foi incrível o desenvolvimento dos seus alunos..há tantos caminhos pra educação criativos e inteligentes... não devemos fechar a mente.... pra minha filha o construtivismo tem funcionado que é uma beleza.. mas se a escola for boa ela mescla ambos pois determinados detalhes precisam ser aprendidos com os mestres concordo...essa sensibilidade o educador deve ter.
Todo pensamento ideológico contém um certo teor poético. E por vezes uma pequena palavra muda todo o contexto. Dizem, “tiramos o papel central do professor na educação, o aluno passa a fazer o papel central da educação em busca de seu desenvolvimento pleno”. Por outro lado podemos dizer, “sim o professor desempenha o papel central na educação pois são os detentores do conhecimento em suas áreas específicas, e sendo assim sua principal função é conseguir o desenvolvimento pleno de seus alunos através de seus conhecimento”. Podemos observar que ambos os pensamentos tem um objetivo comum. O desenvolvimento pleno dos alunos. A diferença entre esses dois pensamentos consiste em que; o primeiro coloca o professor como pano de fundo, um mero coadjuvante e um profissional desvalorizado. Conseguem vocês identificar alguma sociedade com tais princípios? Por outro lado, o professor é , “O PROFESSOR’, um profissional valorizado, e com isto obtendo também mais responsabilidades, pois precisarão mostrar o porque são merecedores de tais títulos.
Falando especificamente sobre experimentação e controle de variáveis, acho que o exposto no video esta equivocado, pelo menos no ambiente das melhores práticas de gestão da qualidade. O experimento 1FAT (um fator por vez) é claramente menos efetivo se comparado aos métodos de experimentação modernos, que envolve o planejamento adequado do controle simultâneo de mais de um fator para obter uma resposta otimizada, com mais informações, mais úteis e em menos tempo. Para quem se interessar, pesquisem sobre Genichi Taguchi. Este é considerado o precursor da experimentação moderna. Existem diversos modelos de experimentação, e passos a serem seguidos para definir o projeto ideal. Não sei como e a vida de experimentação academica, mas o ponto mais frágil de experimentos de um fator por vez, é a falta de resultados de interações que permitam a montagem de um modelo otimizado para o controle da resposta. Desculpem os erros de acentuação, mas o dispositivo aqui e' um pouco ruim para escrever.
Excelente vídeo! Obrigado! Existe algum no canal que faça a comparação do método Montessori com o método socioconstrutivista nos países respectivos em que foram implementados?
Tudo faria mais sentido se tivesse acabado seu raciocinio dizendo que o construtivismo não ensina tão bem quanto a intrução direta. Agora dizer que não foram identificadas diferenças significativas e classificar o construtivismo como algo que não funciona é no minimo suspeitoso e inusitado. Ainda para mais mostrando um slide que mostra um score superior em aprendizagem por descoberta do que por instrução direta. Acho que é preciso um pouco mais do que 20 minutos de vídeo devidamente fundamentado para justificar o seu titulo. Boa tentativa. Saudações
O PROBLEMA É QUE CONSTRUTIVISMO É TEORIA SEM MÉTODO OU SEJA SEM UM PONTO DE PARTIDA .DIFERENTE DE MONTESSORI QUE É UMA TEORIA QUE POSSUI UM MÉTODO DENTRO OU SEJA POSSUI O PONTO DE PARTIDA DE ENSINO ONDE HÁ UMA ORGANIZAÇÃO E UMA EFICÁCIA MUITO MAIOR.
Alguém já tentou assistir essa palestra com a legenda ativada? Ela troca Vygotsky, por "jorge é erótico" e por aí vai. Absurdo. Se a pessoa é surda e precisa acompanhar pela legenda, fica completamente perdida.
Professor gostaria de saber por que se metodologia de ensino/aprendizagem construtivista não funciona, ela é tão valorizada por grande parte dos educadores brasileiros, principalmente aqueles que publicam livros sobre tema ,os quais fazem parte da bibliografia de concurso para professores da rede pública. Por que mesmo sabendo do fracasso da perspectiva construtivista no processo de aprendizagem, muitos "educadores" ainda insistem em exaltar teorícos construtivistas, a exemplo do famoso Vygotisky? Se for possível, gostaria que o Sr. esclarecesse essas questões.
Não sou o professor do vídeo mas a resposta para a sua pergunta esta na resposta da minha: Por que o golfinho encalha? ... em espécies gregárias (que vivem em bandos), como golfinhos, botos e entre outras, o encalhe de um animal doente ou desorientado pode levar o grupo todo a encalhar junto, já que esses indivíduos não são abandonados por seus pares. Acontece a mesma coisa com o construtivismo espalhado pelas redes da educação! Tal metodologia tem o conceito de "libertar" aqueles que o utilizam, exatamente como é baseado a teoria de Paulo Freire, que inclusive escreveu um livro chamado "Ideologia do Opressor", trazendo libertação ao aluno. O que é uma falácia, pois o aluno será liberto de quê? Pelo menos as últimas 3 gerações foram condenadas ao analfabetismo funcional, e não "libertos" como o construtivismo cita. Ou seja, vemos tais teorias em todos os cursos e vários professores aderindo a tal prática por seguirem a um líder (Piaget, Vygotsky e Rousseau), sem questionar seus métodos e eficácia. Graças a isso, o Brasil está péssimo no PISA há anos. Espero que esteja um pouquinho mais claro 😊
Tem alguma coisa errada... Aprendi astronomia sozinha. tive algumas pessoas que me ensinaram, me colocando questionamentos que eu vinha aqui no Google e buscava. Mas elas só questionavam. Existem aptidões que os alunos desenvolvem sozinhos. Eu estou tentando aprender sobre construtivismo justamente por ter notado essa diferença. A falácia do mérito cai quando você pega uma criança de 6 anos aprende toda matéria do fundamental e médio sozinha, como é o caso de muitas crianças por aí. Acho que todo mundo tem aptidões que podem ser desenvolvidas com caminho certo. o meu caminho foi a internet, onde pude aprofundar imensamente nas matérias de astronomia sem nunca ter pisado em uma sala de aula com tais temas. Tem amigos que aprenderam a tocar violão sozinhos, ou a ler antes de todo mundo no primário, que aprenderam a desenhar realisticamente. E então eu comecei a me perguntar porque isso acontece, porque parece que existem assuntos que as pessoas são naturalmente inclinadas e buscam se precisamos de professores para aprender tudo? Como que uma criança consegue aprender sozinha a ler sendo que ninguém a ensinou? curioso.
a gnt normalmente aprende o que a gnt gosta. Mas na escola como é uma para as massas não dá certo. Na internet vc teve alguma instrução, não chegou e inventou a roda. Acho que é isso.
1- Reencarnação 2- quando você se interessa por um assunto, automaticamente vai procurar saber cada vez mais, igual um adolescente que sabe a vida toda de seu ídolo. 3- o ensino tá uma merda sim 4- corram atrás do prejuízo crianças, se não teremos no futuro um exército de imbecis, já pensou😱😂😂😂
Pela minha experiência, falando de alfabetização, a maioria das crianças não tem repertório suficiente para se alfabetizar sozinha,afinal teve poucas experiências de vida.No caso de adultos, já alfabetizados e com repertório maior é mais viável. Com crianças não funciona. As crianças que conseguem,são aquelas que já tiveram estímulos certos.
Não confunda estudar sozinha com aprender sozinha. Com certeza você fez a primeira e pensou ter feito a segunda, você declara uma coisa apresentando argumentos da outra, é assim mesmo que o analfabetismo funcional se apresenta instalado. Você não aprendeu astronomia sozinha, você estudou astronomia sozinha, são coisas muitíssimos diferentes, (Galileu G. sim aprendeu algo sozinho!) É evidente que o construtivismo foi aplicado com sucesso no teu caso, você está tão confusa que não percebe isso.
Pelos estudos mais recentes não há essa questão que é apontada no vídeo - Efeito negativo da instrução. Pelo contrário o modelo faz parte do processo. Hoje ao ensinar um conteúdo novo, se coloca uma desafio ( uma situação problema) algo que faz as crianças ficarem curiosas, o professor se torna parte desse processo de construção do conhecimento, norteando e intervindo com boas perguntas e aguçando nos alunos a vontade de aprender. Nos contato com os demais debatem formas de chegar a um resultado. A ideia é que reflitam e descubram meios para tal. Depois os alunos discutem os resultados e elegem um meio mais rápido de se chegar ao resultado e ou o modo socialmente/ culturalmente conhecido ( no caso das exatas). Mas tudo isso precisa ser compreendido/ assimilado. Já quando trabalhamos com a linguagem o processo começa dos exemplos dos professores e pais, lendo para seus alunos/ filhos. Em seguida o aluno começa a ler sem saber ler e começa a identificar letras que já conhecem, que está em seu nome, ou palavras que já viu... ele começa a construir o conhecimento e a partir desse momento. Vivencio esse processo há anos como coordenadora da rede Estadual de SP, os alunos não lêem sílabas, leêm as palavras ou frases inteiras. Claro que há alunos que apresentam dificuldade e faz parte, pois sabemos de todos os problemas que envolvem o emocional, a alimentação, o social, enfim. Creio que o nosso papel de educador é buscar. Vim até aqui em busca de um conhecimento mas, percebo que falta pesquisa de campo e observação de sala de aula. Educação na visão construtivista é uma eterna construção de saberes, e navegar em vídeos como esses me confirmam que estou no caminho certo. Obrigada.
É tão bom que você não soube concordar gênero numa frase simples. "se coloca uma desafio". Você é a prova que não funciona. E nos mostre os "estudos mais recentes".
DANIELA SATIN ALENCAR PORQUE SERÁ QUE QUANDO O BRASIL É AVALIADO PELO PISA SEMPRE OCUPA AS ULTIMAS POSIÇÕES DO RANKING, HAJA VISTA QUE O CONSTRUTIVISMO É TÃO BOM COMO DISSERA, POIS, ELE É PREDOMINANTE APLICADO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. DESCULPE-ME, MAS VOCÊ É CO-RESPONSÁVEL PELO FIASCO EDUCACIONAL BRASILEIRO, POIS, AJUDA A PROPAGAR ESSAS IDEIAS BIZARRAS DE EDUCAÇÃO.
A educação no Brasil está começando agora... Acorda! Até pouco tempo menos de 20 anos a escola não era para todos... Não tem haver com os estudos de como o aluno constrói conhecimento e sim com a cultura da importância do estudo.. Lembre_se mídia não valoriza o estudo.. É isso não tem haver com proposta e visões de como o sujeito aprende... Vamos continuar discutindo!!!! Adoro!!!
Então, colocar Vigotski e Piaget no mesmo saco é um crime. Vigotski nunca foi construtivista e, inclusive, foi um dos maiores críticos de Piaget. Ele justamente pregava o papel da escola na transmissão do conhecimento, e não no lema "aprender a aprender", tão forte no construtivismo. A crítica é vazia se não é minimamente conhecido o que se está criticando.
Verdade, eu alfabetizei meus filhos em casa, já que na escola eles não conseguiam aprender, ensinei no método tradicional, eles assimilaram facilmente e começaram a ler tudo que viam pela frente.
O quê funciona? Desconheço sociedade equilibrada, madura e consciente, sem a base do ser. O legal é produzir robocop? Fico triste com a inversão de valores, para domínio de massa.
2:00 Na verdade é mais simples do que isso. Marx não fala sobre implementação do Comunismo, nem nas obras que só foram publicadas, ele é apenas um crítico de um suposto sistema capitalista, um teórico das revoluções, um crítico de Hegel. Acho que o mesmo acontece com o Paulo Freire, não é um método de ensino é uma visão filosófica sobre a educação.
Gosto do construtivismo, sou muito apreciador do Piaget.... Na prática em sala de aula a coisa complica, tudo parece desprovido de conceitos, não consigo ver alguém querendo construir algo por si só.... Na educação não podemos ficar com o argumento de fazer pra aprender, procurar a prática (exemplo, nosso professor de química disse que o refino de cocaína é o que interessa a boa parte dos estudantes, se for ensinar algo da realidade deles e de interesse, já tá aí um tema pra aula prática) Até hoje gostei do construtivismo pra meu autoestudo. Pra aprender um idioma gosto desse método (mais jamais usaria pra ensinar), tocar instrumentos musicais... Enfim, se tô em sala de aula, permito alguns jogos e brincadeiras com a temática construtivista, mas apenas pra quebrar o meu ritmo de aula que pode vir a ser cansativo. Nada mais.
uma coisa que me impressionou nesse vídeo é que PROFESSORES DE MATEMÁTICA SÃO EXTREMAMENTES CONSTRUTIVISTAS PELO QUE VÍ NO VÍDEO. E NO PISA VAMOS MAL EM MATEMÁTICA PQ quem não teve aula de matemática no Brasil em que o Professor de matemática faz um exercício muito fácil de exemplo e deixa os difíceis aos alunos e nos livros didáticos da mesma forma. NAS OUTRAS DISCIPLINAS NÃO OCORRE TANTO ISSO, e os professores de matemática falam que é pra DESENVOLVER O RACIOCÍNIO e o professor falou aí que é SONEGAR INFORMAÇÃO. NÃO descarto construtivismo completamente até mesmo que quem ataca falta conhecimento e não estudou a fundo cada uma das escolas ambas exibem coisas boas, assim como qualquer linha pedagógica.
FOI DITO QUE O CONSTRUTIVISMO NÃO FUNCIONA, ENTÃO PORQUE O SENHOR NÃO ENCAMPA UMA CAMPANHA NOS MOLDES DO ESCOLA SEM PARTIDO PARA TENTAR MUDAR ESSA REALIDADE VERGONHA QUE NOS DEIXA SEMPRE NOS ÚLTIMOS LUGARES QUANDO SOMOS AVALIADOS PELO PISA.
uma coisa que me impressionou nesse vídeo é que PROFESSORES DE MATEMÁTICA SÃO EXTREMAMENTES CONSTRUTIVISTAS PELO QUE VÍ NO VÍDEO. E NO PISA VAMOS MAL EM MATEMÁTICA PQ quem não teve aula de matemática no Brasil em que o Professor de matemática faz um exercício muito fácil de exemplo e deixa os difíceis aos alunos e nos livros didáticos da mesma forma. NAS OUTRAS DISCIPLINAS NÃO OCORRE TANTO ISSO, e os professores de matemática falam que é pra DESENVOLVER O RACIOCÍNIO e o professor falou aí que é SONEGAR INFORMAÇÃO. NÃO descarto construtivismo completamente até mesmo que quem ataca falta conhecimento e não estudou a fundo cada uma das escolas ambas exibem coisas boas, assim como qualquer linha pedagógica.
Respeitosamente, creio que o autor do vídeo não conhece com profundidade o que é construtivismo e sua prática, ou seja, o método que pode ser gerado através da teoria. Recomendo que leia com calma o processo biológico de equilibrações que embasa a psicogênese do conhecimento. Piaget fala sobre o isolamento de parâmetros físicos para realização de experiências somente no último estágio de desenvolvimento que é o operatório formal, normalmente na adolescência (a partir de 12 anos) e a experiência da rampa, aqui demonstrada, é apresentada na educação infantil, estágio pré-operatório, como conhecimento físico, que vai embasar, mais tarde, o conhecimento lógico-matemático. Nestas pequenas experiências o aluno, pelo tateamento experimental percebe que quanto mais inclinada a rampa mais longe faz com que a bola chegue. E sobre o Construtivismo não funcionar, recomendo que veja, nas inúmeras escolas brasileiras, o sucesso que se obtém no processo analítico de alfabetização estudado pelas pesquisadoras e discípulas de Piaget: Emilia Ferreiro e Ana Teberoski.
Mesmo ensinando sempre vão descobrir pelos erros. Tem um ditado quem não houve aprende com sofrimentos. E vão lembrar,como ouviu de seus pais. podendo optarem a corrigir seus atos. ou sofrer por optar pelo erro.
uma coisa que me impressionou nesse vídeo é que PROFESSORES DE MATEMÁTICA SÃO EXTREMAMENTES CONSTRUTIVISTAS PELO QUE VÍ NO VÍDEO. E NO PISA VAMOS MAL EM MATEMÁTICA PQ quem não teve aula de matemática no Brasil em que o Professor de matemática faz um exercício muito fácil de exemplo e deixa os difíceis aos alunos e nos livros didáticos da mesma forma. NAS OUTRAS DISCIPLINAS NÃO OCORRE TANTO ISSO, e os professores de matemática falam que é pra DESENVOLVER O RACIOCÍNIO e o professor falou aí que é SONEGAR INFORMAÇÃO. NÃO descarto construtivismo completamente até mesmo que quem ataca falta conhecimento e não estudou a fundo cada uma das escolas ambas exibem coisas boas, assim como qualquer linha pedagógica.
é só analisar o resultado da tal educação no país nas ultimas décadas, olha o nível dos tais intelectuais e o frutos destas tais universidades pinchadas.
Socorro! Me mudei pra Curitiba e aqui as FACULDADES são construtivistas. Resultado: alunos literalmente dando aula. Fazem torta na cara ( gameficacao) . Professores mandam os alunos observarem grama! Aluno resolvendo problema de gravidez na adolescência com base em achismo : manda a adolescente grávida equilibrar um ovo na colher e ela não vai engravidar a segunda vez! Socorro!!! Passam tantos trabalhos em grupo que os alunos vivem estressados e não aprendem nada! Sou aluna justamente de psicologia! Pelo amor de deus!!! Que porra eh essa? Curitiba eh um lixo com relação a aprendizado! Mandam a gente pesquisar coisas no Google! Todas as faculdades particulares de Curitiba deviam fechar as portas! Os alunos não sabem nada sobre os transtornos mentais e seus tratamentos!!!
Bom dia, eu gostaria de saber o que o senhor acha das chamadas: metodologias ativas no nível superior? Eu estudei em uma faculdade que os alunos davam aula.... E pasmem... Teve um dia que um aluno chegou na faculdade portando ovo e colher e mandou os alunos da turma equilibrarem ovo na colher....
E eu vou fazer o que se na grade de pedagógia só tem essa porcaria? Eu li e não tô entendendo é nada, eu acho uma maluquice, antes deixar como estava .
Entrei no vídeo buscando respostas, já que não é um vídeo construtivista kkk e já tem em seu título a resposta do pensamento do professor. Mas não vi muito além de opinião rasa e uma pesquisa que mostra que vários métodos comparados ao construtivismo levam ao msm nível de conhecimento. Falta equilíbrio e o fim da dualidade certo e errado na educação.
Senhor pra que serve esse teste? Não tenho dúvida que apenas alguns alunos levarão alguns conteúdos escolares para a vida com amor e dedicação, e esses são os únicos que precisam aprender tais conhecimento específicos. E certamente daqui 20 anos eles lembrarão destas 'respostas' pois a testaram para a vida, vida essa em que quase tudo é resolvido sem instrução de ninguém, e por isso a escola tradicional é falha. Estamos lidando com o psicológico humano e não com cobaias mandadas por quem quer ensinar o que acha que deve ser ensinado. Já quem não precisa desse conhecimento daqui à 20 anos não lembrará de nada, pois é feliz trabalhando com outros conhecimentos. Teria que ser instruído de novo, e a vida (muito mais complexa que um teste) não o fará senão por um longo aprendizado baseado no tempo de cada um, com os erros e as experiências de cada um. Só assim poderão pensar por si só (Kant) e avaliar a possibilidade de seguir alguma ordem. Ademais como acha que os grandes cientistas descobriram as coisas? Na base do experimento. Bom dia. Vamos debater ciência, certamente terei muitos insights à descobrir.
Desculpa mas como um estudo de dois dias descomprova estudos extensos como a escola da ponte, por exemplo? Que tem índices significativos de aprendizado.. E com a sua aplicação em projetos aqui no Brasil mudou em pouquíssimo tempo a qualidade de aprendizagem das crianças? O que estou vendo eh mt mais professores aplicando erroneamente o construtivismo, como dito no inicio do video, do que a teoria em si.. Vejo professores nao dando aula.. Dando aulas péssimas.. E desmotivando alunos.. Vejo uma gestão engessada que nao permite mudanças ou inovações ou excursões ou saídas da sala de aula.. Vejo alunos que nao sabem por que estão na escol.. Com famílias desestruturadas e com realidade violentas... Eh mt difícil analisar apenas um aspecto.. Preciso estudar mais, mas acho que temos exemplos de peso dentro do construtivismo que permitem pensar de forma mais complexa essa equação e que nao foram citados no vídeo.. As abordagens contemporâneas do construtivismo nao apareceram..
Reflexão pouco elaborada e sem apresentar argumentos desenvolvidos por décadas justificando a teoria da defetologia e da funcionalidade reconhecida no mundo inteiro CIF x CID é utilizada amplamente com aportes significativos para trabalhar na educação especial
Limitar o construtivismo à, simplesmente, uma condição "minimalista de instrução" é, não só problemático, mas sobretudo preconceituoso e uma falácia. A instrução na abordagem construtivista não apenas está presente como é direcionada às individualidades dos aprendizes, devendo ser mediada e ajustada conforme aspectos importantes como instrumentos pedagógicos e contextos culturais e históricos, visando, inclusive, a criticidade do indivíduo para que possa, não apenas absorver determinado conteúdo, mas refletir sobre sua influência no mundo que o cerca. A redução de instruções pode se dar em momentos do processo ensino-aprendizagem, principalmente no início, quando se prioriza o contato do indivíduo com o concreto para que, aos poucos, com mediação, este seja capaz de ir desenvolvendo sua própria capacidade de abstração. O respeito às individualidades, ao tempo de processamento, dificuldades e afins deve ser prioridade para que o ser humano em desenvolvimento possa sentir, inclusive, prazer durante o processo e não aversão. Mas posso concordar em duas coisas nesse vídeo: 1. o fracasso da metodologia no contexto global. Porque o construtivismo, por ser "caro" (no olhar dos gestores acadêmicos), não prioriza o lucro e a desigualdade que assolam o mundo. 2. O ensino tradicional é massante, assim como essa palestra (erroneamente chamada de aula neste video) que, ao invés de instigar questionamentos, trás um monte de opiniões pessoais de quem, ou não estudou os autores citados ou, se estudou, não aprendeu, talvez por falta de uma abordagem construtivista.
Em qual escola pública brasileira vc tem laboratórios que permitam às crianças o tipo de educação em ciências. E fato construtivismo não é para educação científica. Isto se faz melhor num laboratório, ou num ambiente que reproduza a indústria.
NUNCA MAIS QUERO OUVIR FALAR NESSE CONSTRUTIVISMO, PQ NADA INPEDIRIA, DE TRABALHAR C JOGOS E MTAS MANEIRAS EM CONJUNTO COM O TRADICIONAL, Q DAVA RESULTADO...
Há muitos erros teóricos nesse vídeo. Achei uma irresponsabilidade a forma como o tema é tratado. Há excertos de obras descontextualizados, que levam a problemas graves de interpretação. Sugiro fortemente que quem se interessa pelo tema, seja para apoiá-lo ou criticá-lo, busque o conhecimento na fonte, ou seja, leia as obras de Jean Piaget.
Sou mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Trabalho para diversas Secretarias da Educação e instituições privadas. Estudei muito educação e incentivo que todos o façam também. Não precisa de muito para perceber que o profissional do vídeo não domina o assunto que está abordando. Por isso, reitero, é um video irresponsável.
O experimento abrange somente o aprendizado em curto prazo. Acredito que o construtivismo seja efetivo ao longo prazo, em que por o aluno ter descoberto métodos para resolver o problema, posso reutilizar essa mesmo raciocínio em outros problemas futuros. Tornado-se independente de um aprendizado fixo e dogmático.
Se um ser humano vivesse uns 5000 anos, talvez o socio construtivismo tivesse o tempo necessário para funcionar. E isso talvez, heim. Quem sabe pelo ano 3000 o infeliz do aluno conseguisse inferir algum conhecimento médio dentre as coisas mais óbvias da existência humana, como por exemplo, a tabuada ou a física clássica. Antes disso, sem chances, o aluno será trucidado por todos os outros que estudaram em boas escolas (ou seja, as que NÃO usam esse suposto "método milagroso" que NUNCA funcionou em lugar nenhum). Procure entre as melhores escolas do país UMA que utilize esse lixo emburrecedor.
Maicon, talvez funcione quando a IDIOCRACIA estiver completa no Brasil!!! O SÓCIO-DESTRUTIVISMO é o meio mais rápido prá se chegar a isso. BASTA ELEGER O LULA PRESIDENTE DE NOVO!!!
QUASE FUI DEMITIDA PQ Ñ TRABALHAVA O CONSTRUTIVISMO, EM UMA SEGUNDA SÉRIE TIVE Q ALFABETIZAR QUASE TODA A TURMA, ALEM DO CONTEÚDO DA SEGUNDA!!! UMA COLEGA FOI NO ENSINO... E QDO VI ESTAVAM MTAS DELAS NA ESCOLA.... PQ DISSERAM QUE EU Ñ TRABALAVA C O CONSTRUTIVISMO, VIREI À BICHOOOO!!!
Uma grande falácia essa exposição. Qual o método que funciona para todos os alunos dos diferentes extratos social? Qual foi o método colocado em prática até hoje e que apresentou resultado 100% positivo? Teorizar em cima de teoria é a falácia mais comum no meio dos pseudos intelectuais de educação. Esse professor está mais para vendedor de artigos descartáveis para enganar professores e alunos de escolas particulares.
Nenhum método é 100% eficiente para todos os alunos dos diferentes extratos social, porém, o sócio construtivismo é 100% ineficiente para qualquer tipo de aluno. Forma imbecis. Não desenvolve o raciocínio nem a capacidade analítica. Lecionei em dois colégios com essa metodologia e sempre fui chamado de "conteudista" por passar os conteúdos para os alunos (no meu caso lecionava Física e Química para ensino médio). Esse método é uma falácia por si só.
Desculpe, não sabia que sua "experiência' é universal e que dá embasamento para qualquer pressuposto teórico. "A maior falácia é generalizar a sua vivência de lecionador". Pelo jeito o sr. gosta de ser enganado. Continue assim, seja feliz!
Luis Ponzeto O conceito de construtivismo parte de uma premissa equivocada. Sendo assim todo o arcabouço teórico decorrente de tal premissa é, por princípio, falha. Forma imbecis. Não conheço um grande estudioso da área de exatas que tenha tido sua base de formação fundamentada no sócio construtivismo.
Luis Ponzeto O fato de eu não conhecer é muito relevante sim pois sou da área e pesquiso o tempo todo sobre autores científicos e não há um no mundo inteiro que seja de destaque na área de Física, Cosmologia ou Física Nuclear que tenha estudado no modelo sócio construtivista. Se conhece algum mostre. Esse modelo é um fracasso total.
Tente dar uma aula numa escola por 15 minutos para crianças, jovens ou adultos e tente dar uma aula puramente instrucional...🙄😒 E veja se eles vão prestar atenção ou sequer reter o conhecimento....o mundo mudou.... estatísticas dependendo como são aplicadas são questionáveis.
Pra aprender inglês pelo menos é o único método que realmente funciona. É só pesquisar, todos vão falar em "imersão" etc e que sem isso não se aprende.
Vamos derrubar métodos que desenvolvam reflexão? alfabetização tradicional não desenvolvem senso crítico, queremos novamente um povo tranquilo....estão começando a pensar...Opsss!!! rs
Reflexão!? Como você reflete sobre um texto se você não o lê direito? Como você reflete se você não compreende causa e efeito de suas ações? Essa criticidade de hoje é para agradar esquerdista que pensa que está fazendo o aluno pensar sendo que o está emburrecendo. Gramsci está feliz por sua existência e por outros que pensam como você.
Muito feliz em encontrar um canal assim! Iniciei meus estudos em neurolinguística e já questionei a secretaria da universidade quanto à referência bibliográfica, até agora só vi Piaget e Vygotski. QUERO O CONTRADITÓRIO, outras fontes de pensamento. Grande abraço.
Exato. As duas vezes que fiz didática em curso de graduação licenciatura não indicaram, no máximo um Tardif, que é só um pouco diferente, como ser mais filosófico.
Experimentei me inserir na área de letras e alfabetização de crianças, e só me deparei com Magda Soares para cima e para baixo, filha intelectual da tal argentina Emília Ferreiro, só ladeira abaixo. E ai de quem fala contra, os Maria-vai-com as-outras defendem-na com unhas e dentes, e só se acha isso para passar em concurso da área 🤢🤮
Uma das coisas que mais falo em meu trabalho é justamente isso: a educação brasileira está fundamentada em teorias comportamentais e de aprendizado pseudocientíficas. E o pior é que existe uma completa rejeição à Ciência e ao seu método, tachados como "fragmentadores", "deterministas", "não-criativos", "engessadores" etc. etc.. A educação brasileira simplesmente é feita, na grande maioria, por pessoas absolutamente ignorantes sobre como a Ciência trabalha e ainda mais ignorantes sobre os atuais estudos científicos do comportamento humano. Só leem Piaget, Vigotsky, Freud, Melaine Klein, Rogers... E não falo dos professores. Falo dos gestores e acadêmicos. Estão ainda no século XIX!!! Professor Vitor Haase, eu gostaria muito de lhe enviar um livro meu. Grata!
Olá Katia Simone!
Na faculdade que faço Psicologia eu acabei de estudar Piaget no desenvolvimento da criança. E há uma tendência para a formação baseada na psicanálise. Deixando assim um pouco de lado a análise do comportamento e a neuropsicologia.
Gostaria, se possível, que me indicassem livros de autores que tem uma outra visão do desenvolvimento da criança, pois meu intuito é compreender dentro do possível um diálogo entre essas bases epistemológicas que normalmente se veem em conflito.
Abraços!
Marcos de araujo angelo , o livro "Neurônios da Leitura", do neurocientista Stanislas Dehaene, será um ótimo começo, principalmente se você for partir para a área da psicopedagogia. Agora, se quiser estar mais atualizado em Psicologia de uma maneira geral, acompanhe as publicações nas áreas de Psicologia Cognitiva, Psicologia Evolucionista, biologia do comportamento, neurociências (Antonio Damásio, por exemplo) e áreas afins. Ou seja: ciências do comportamento humano de verdade, e não pseudociências. Abraço!
Olá Katia Simone!
Obrigado pelas referências, vou procurar e estudar sobre as mesmas.
Uma questão que tenho para te fazer, quando diz: "ciências do comportamento humano de verdade, e não pseudociências", poderia dar-me exemplos?
Mais uma vez obrigado pelas sugestões.
Abraços!
Marcos, para mim, a psicanálise é uma pseudociência, junto com outras teorias motivacionais e da formação da personalidade (humanista, sócio histórica, por exemplo). Atualmente - embora o que se ensine nas universidades de psicologia ainda pertença à produção do século passado - acho mais prudente que os novos psicólogos fundamentem sua prática nas neurociências e na psicologia evolucionista.
KatiaSimone Benedetti
De fato, a Psicanálise é uma pseudociência. Mas o Behaviorismo Radical (Skinner) estrutura muito bem sobre a questão e se encaixa nos moldes científicos, portanto não devemos negar a importância dos fatores ontogenético, filogenético e cultural no que diz respeito ao estudo do comportamento, assim como o mesmo sendo oriundo da interação ambiente-organismo, sem deixar de lado o contexto e os esquemas contingenciais.
O construtivismo é inadequado em certos casos (como na educação), porém possui questionamentos interessantes. O próprio Piaget não desenvolveu método algum de aplicação do construtivismo na educação, não foi esse a principal finalidade de sua obra, e isso deveria estar mais claro, mas ninguém lê.
Imagine ensinar a tocar violino usando sócio-construtivismo? Coloque 100 violinos nas mãos de 100 pessoas que nunca tocaram violino e deixe-as aprenderem por si próprias. Depois de uma década, alguém vai usar o violino como tambor, outro usará o violino como raquete o os outros 98 se sentirão fracassados porque não conseguirão fazer nada de útil com o violino.
kkkkk
Esse método revolucionário é o velho caminho de rato (neuronal) do zé preguiça que só passava de ano 'arrastando a barriga'... Esse caminho de rato pode ser que um dia - por sorte - o leve à 'despensa da cozinha', mas, em geral, o levará de fato, à 'parede da fossa séptica', ou pior, à boca do gato, rs Parece piada ver gente endossando isso. Putz!
Vale dizer que "tocar o violino como tambor", em música, chama-se técnica estendida e é totalmente aceito, incentivado e utilizado no repertório dos séculos XX e XXI.
Perfeito analogia. Sou professora e ensino método silabico o antigo onde aprendi ler e ESCREVER na década regime militar. Percebi logo ERRO dessa filosofia ONDE Jean Piaget QUE era cientista onde ele era bom aluno e não compreendia motivo para algumas crianças não compreenderem logo.
@@rbacellar_ Verdade. Entretanto, o objetivo principal, que é tocar violino, não ocorre. Portanto, esse seu raciocínio não vale.
O conteúdo é muito bom, mas poderia se beneficiar de um áudio melhor. Uma maneira simples de fazer é comprar um microfone de lapela (20 reais) , plugar num celular e gravar. depois é só sincronizar com o vídeo em qualquer software básico de edição... Parabéns pela iniciativa.
Só mais uma observação - e desculpem-me pelo comentário ácido... - será que a Faculdade de Educação da UNICAMP e seus acadêmicos (que ditam as diretrizes do ensino público brasileiro sem, contudo, pisar numa sala de aula) já sabem disso?!!
Sabem e usam justamente por isso, provavelmente..
Sabem sim inclusive são todos de ESQUERDA. Foi proposital esse método para justamente imbecilizar POVO.
Fazem de propósito. Querem emburrecer as pessoas Assim as crianças crescem e são presas fáceis de governos totalitários ou que desejam se perpetuar eternamente no poder! Com o cognitivo afetado e retraído, qualquer plano de domínio passa facilmente sem resistência !
Itatibense?
@@rodrigocarlosguzzo9131, sim!
Ótimo! Aguardando com expectativa as próximas aulas. Obrigada pela iniciativa de socializar o conhecimento.
eu acho que o professo explicou bem o que é construtivismo mais não explicou claramente por que ele não funciona. a simples mostra desse teste da rapam não é o suficiente pra provar que todo os sistema que ele citou é ruim. eu to muito curioso pra entender por que o construtivismo não funciona, mais não foi dessa vez que vi uma boa explicação. vou procurar mais. se alguem quiser me da uma luz me ajuda ai.
Pega um caderno de um adolescente do nono ano.
Terás sua resposta.
Assista o documentário pátria educadora do Brasil Paralelo episódio 3 e você vai saber .
ola! tb não ficou claro pra mim!! visto que o estudo comparativo mostrou que os dados foram iguais!!!
Em determinado momento ele diz, sobre uma pesquisa, que faz pouca diferença entre aprender por instrução ou descoberta. Ué?! Então isso, essa parte, alimenta um equilíbrio, não um fracasso do construtivismo.
Eu até entendi isso de fato também amigo. Más acho que se você parar pra pensar, o tempo que se perde com esse método de ensino construtivista é enorme. Esse exemplo que o professor deu da prancha, você explicaria tudo em uma hora enquanto a criança ficaria o dia inteiro pensando. Enquanto vc estiver no segundo grau, nessa velocidade... ela ainda estaria na quinta série.
Sim. Ele disse isso porque os construtivistas dizem que o seu método é mais demorado, mas quando alguém aprende por ele domina melhor o assunto. Por exemplo, dizem que uma criança pode levar mais tempo para ser alfabetizada, aprendo a ler tardiamente, mas que dominaria a linguagem muito melhor e interagiria com o meio social com mais autonomia. Pura balela!
Todos os professores que conheço, inclusive eu, dão aulas expositivas. Mesmo assim as reclamações sobre o aprendizado dos alunos continuam forte.
Nunca vi uma escola construtivista. Mas vejo críticas a ela. Mas há experiências suficientes para se descartar?
"faz pouca diferença entre aprender por instrução ou descoberta"
O problema é que você leva muito mais tempo para aprender por descoberta.
12'20": "A medida que os dados foram mostrando que essas implementações não funcionavam, o pessoal simplesmente foi mudando o rótulo, mas continuou vendendo o mesmo produto." Eis uma interpretação muito perigosa. Não considera o fato, evidente, de que os vários pesquisadores não possuírem relação entre si. Que estavam todos, a cada tempo histórico, buscando propor respostas aos problemas identificados e delimitados por suas próprias teorias de base. Por fim, que não há assumpção homogênea, entre esses autores, dos pressupostos construtivistas!
Confiram a aula dessa semana, pessoal! :)
uma coisa que me impressionou nesse vídeo é que PROFESSORES DE MATEMÁTICA SÃO EXTREMAMENTES CONSTRUTIVISTAS PELO QUE VÍ NO VÍDEO.
E NO PISA VAMOS MAL EM MATEMÁTICA
PQ quem não teve aula de matemática no Brasil em que o Professor de matemática faz um exercício muito fácil de exemplo e deixa os difíceis aos alunos e nos livros didáticos da mesma forma. NAS OUTRAS DISCIPLINAS NÃO OCORRE TANTO ISSO, e os professores de matemática falam que é pra DESENVOLVER O RACIOCÍNIO e o professor falou aí que é SONEGAR INFORMAÇÃO.
NÃO descarto construtivismo completamente até mesmo que quem ataca falta conhecimento e não estudou a fundo cada uma das escolas ambas exibem coisas boas, assim como qualquer linha pedagógica.
Deu pra entender bem. Apesar de o áudio não colaborar muito.
Com isso a gente vê que se trocar essa abordagem por um método científicamente comprovado, vamos reduzir drasticamente os números de dislexia, discalculia e disortografia.
Tudo com relação a aprendizagem foi estabelecido até o século XIX, a partir daí o que se viu é gente querendo reinventar a roda, e só atrapalhando, é o caso construtivismo, o Paulo Freire, o Piaget.
exatamente.
Jean Piaget e vigotsck influenciados por Rousseau e logo influenciaram paulo freire...
Uns idiotas inúteis falando mal do Piaget, eu mereço!
Tábula rasa foi utilizado por Jonh Lock e não por Rousseau (2:40)
Não entendo. A própria experiência das crianças com a rampa não seria algo relacionado ao construtivismo, que propõem a aprendizagem da criança através de experiências e objetos?
Excelente aula!
Link para o artigo mencionado pelo Prof. Vitor:
www.psy.cmu.edu/~klahr/pdf/KlahrNigam.PsychSci.pdf
Tamaro Chagas Mendes uma pena que não está em português. Estou dissertando sobre o sociocontrutivismo e procurando dar uma "leve pitada" de crítica, uma vez que a "universidade democrática" não aceita divergências. Vou continuar procurando algum artigo traduzido que eu possa me referenciar.
Sheila, este artigo do Prof. Vitor e colegas é muito bom: "Por que o construtivismo não funciona? Evolução, processamento de informação e aprendizagem escolar" psicologiaempesquisa.ufjf.emnuvens.com.br/psicologiaempesquisa/article/view/23/23
Obrigada, querido! Sua indicação está sendo de suma importância no meu trabalho. Grande abraço!
Obrigado por disponibilizar aqui o link direto.
Recomendo David Ausubel da Aprendizagem Significativa como representante do cognitivismo.
Minha mãe lecionou por anos..e desenvolveu uma metodologia própria ela usava o construtivismo e tradicional e deu muito certo...foi incrível o desenvolvimento dos seus alunos..há tantos caminhos pra educação criativos e inteligentes... não devemos fechar a mente.... pra minha filha o construtivismo tem funcionado que é uma beleza.. mas se a escola for boa ela mescla ambos pois determinados detalhes precisam ser aprendidos com os mestres concordo...essa sensibilidade o educador deve ter.
Todo pensamento ideológico contém um certo teor poético. E
por vezes uma pequena palavra muda todo o contexto. Dizem, “tiramos o papel
central do professor na educação, o aluno passa a fazer o papel central da
educação em busca de seu desenvolvimento pleno”. Por outro lado podemos dizer, “sim
o professor desempenha o papel central na educação pois são os detentores do
conhecimento em suas áreas específicas, e sendo
assim sua principal função é conseguir o desenvolvimento pleno de seus
alunos através de seus conhecimento”. Podemos observar que ambos os pensamentos
tem um objetivo comum. O desenvolvimento pleno dos alunos. A diferença entre
esses dois pensamentos consiste em que; o primeiro coloca o professor como pano
de fundo, um mero coadjuvante e um profissional desvalorizado. Conseguem vocês
identificar alguma sociedade com tais princípios? Por outro lado, o
professor é , “O PROFESSOR’, um
profissional valorizado, e com isto
obtendo também mais responsabilidades, pois precisarão mostrar o porque são
merecedores de tais títulos.
Falando especificamente sobre experimentação e controle de variáveis, acho que o exposto no video esta equivocado, pelo menos no ambiente das melhores práticas de gestão da qualidade. O experimento 1FAT (um fator por vez) é claramente menos efetivo se comparado aos métodos de experimentação modernos, que envolve o planejamento adequado do controle simultâneo de mais de um fator para obter uma resposta otimizada, com mais informações, mais úteis e em menos tempo. Para quem se interessar, pesquisem sobre Genichi Taguchi. Este é considerado o precursor da experimentação moderna. Existem diversos modelos de experimentação, e passos a serem seguidos para definir o projeto ideal. Não sei como e a vida de experimentação academica, mas o ponto mais frágil de experimentos de um fator por vez, é a falta de resultados de interações que permitam a montagem de um modelo otimizado para o controle da resposta. Desculpem os erros de acentuação, mas o dispositivo aqui e' um pouco ruim para escrever.
Ótima aula com conteúdo bem relevante, o único problema e que parece que tem alguém cerrando um tronco em alguns momentos.
Excelente vídeo!
Obrigado!
Existe algum no canal que faça a comparação do método Montessori com o método socioconstrutivista nos países respectivos em que foram implementados?
Quem puder assistir o documentário PATRIA EDUCADORA do Brasil Paralelo episódio 3, vai entender porque esse modelo não funciona .
Tudo faria mais sentido se tivesse acabado seu raciocinio dizendo que o construtivismo não ensina tão bem quanto a intrução direta. Agora dizer que não foram identificadas diferenças significativas e classificar o construtivismo como algo que não funciona é no minimo suspeitoso e inusitado. Ainda para mais mostrando um slide que mostra um score superior em aprendizagem por descoberta do que por instrução direta. Acho que é preciso um pouco mais do que 20 minutos de vídeo devidamente fundamentado para justificar o seu titulo. Boa tentativa. Saudações
Vygotsky construtivista? O que está acontecendo com o mundo?
Se funciona ou não, o Brasil esta em último lugar, ÚLTIMO em tudo que se refere a EDUCAÇÃO. Isso GRITA alguma coisa pra gente.
Sublime ! Afinal a voz da razão e da ciência. Excelente trabalho.
O PROBLEMA É QUE CONSTRUTIVISMO É TEORIA SEM MÉTODO OU SEJA SEM UM PONTO DE PARTIDA .DIFERENTE DE MONTESSORI QUE É UMA TEORIA QUE POSSUI UM MÉTODO DENTRO OU SEJA POSSUI O PONTO DE PARTIDA DE ENSINO ONDE HÁ UMA ORGANIZAÇÃO E UMA EFICÁCIA MUITO MAIOR.
ESTOU ME FORMANDO EM FÍSICA, POR ISSO ME INTERESSO PELA EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA!!!
Há diferença entre dogma e pressuposto.
Brilhante, obrigada professor e associação.
Alguém já tentou assistir essa palestra com a legenda ativada? Ela troca Vygotsky, por "jorge é erótico" e por aí vai. Absurdo. Se a pessoa é surda e precisa acompanhar pela legenda, fica completamente perdida.
A legenda é construtivista kkkk
@@princesame4651 kkkk
Ótimas conclusões, senhor. Sonegação de informação foi ótimo. Agora vai estudar o que é ZDP.
Professor gostaria de saber por que se metodologia de ensino/aprendizagem construtivista não funciona, ela é tão valorizada por grande parte dos educadores brasileiros, principalmente aqueles que publicam livros sobre tema ,os quais fazem parte da bibliografia de concurso para professores da rede pública.
Por que mesmo sabendo do fracasso da perspectiva construtivista no processo de aprendizagem, muitos "educadores" ainda insistem em exaltar teorícos construtivistas, a exemplo do famoso Vygotisky? Se for possível, gostaria que o Sr. esclarecesse essas questões.
Não sou o professor do vídeo mas a resposta para a sua pergunta esta na resposta da minha: Por que o golfinho encalha? ... em espécies gregárias (que vivem em bandos), como golfinhos, botos e entre outras, o encalhe de um animal doente ou desorientado pode levar o grupo todo a encalhar junto, já que esses indivíduos não são abandonados por seus pares.
Acontece a mesma coisa com o construtivismo espalhado pelas redes da educação! Tal metodologia tem o conceito de "libertar" aqueles que o utilizam, exatamente como é baseado a teoria de Paulo Freire, que inclusive escreveu um livro chamado "Ideologia do Opressor", trazendo libertação ao aluno. O que é uma falácia, pois o aluno será liberto de quê? Pelo menos as últimas 3 gerações foram condenadas ao analfabetismo funcional, e não "libertos" como o construtivismo cita.
Ou seja, vemos tais teorias em todos os cursos e vários professores aderindo a tal prática por seguirem a um líder
(Piaget, Vygotsky e Rousseau), sem questionar seus métodos e eficácia. Graças a isso, o Brasil está péssimo no PISA há anos. Espero que esteja um pouquinho mais claro 😊
@@Goldoni_ana só falou bobagem
Tem alguma coisa errada... Aprendi astronomia sozinha. tive algumas pessoas que me ensinaram, me colocando questionamentos que eu vinha aqui no Google e buscava. Mas elas só questionavam. Existem aptidões que os alunos desenvolvem sozinhos. Eu estou tentando aprender sobre construtivismo justamente por ter notado essa diferença. A falácia do mérito cai quando você pega uma criança de 6 anos aprende toda matéria do fundamental e médio sozinha, como é o caso de muitas crianças por aí. Acho que todo mundo tem aptidões que podem ser desenvolvidas com caminho certo. o meu caminho foi a internet, onde pude aprofundar imensamente nas matérias de astronomia sem nunca ter pisado em uma sala de aula com tais temas. Tem amigos que aprenderam a tocar violão sozinhos, ou a ler antes de todo mundo no primário, que aprenderam a desenhar realisticamente. E então eu comecei a me perguntar porque isso acontece, porque parece que existem assuntos que as pessoas são naturalmente inclinadas e buscam se precisamos de professores para aprender tudo? Como que uma criança consegue aprender sozinha a ler sendo que ninguém a ensinou? curioso.
a gnt normalmente aprende o que a gnt gosta. Mas na escola como é uma para as massas não dá certo. Na internet vc teve alguma instrução, não chegou e inventou a roda. Acho que é isso.
1- Reencarnação
2- quando você se interessa por um assunto, automaticamente vai procurar saber cada vez mais, igual um adolescente que sabe a vida toda de seu ídolo.
3- o ensino tá uma merda sim
4- corram atrás do prejuízo crianças, se não teremos no futuro um exército de imbecis, já pensou😱😂😂😂
Pela minha experiência, falando de alfabetização, a maioria das crianças não tem repertório suficiente para se alfabetizar sozinha,afinal teve poucas experiências de vida.No caso de adultos, já alfabetizados e com repertório maior é mais viável. Com crianças não funciona. As crianças que conseguem,são aquelas que já tiveram estímulos certos.
Não confunda estudar sozinha com aprender sozinha. Com certeza você fez a primeira e pensou ter feito a segunda, você declara uma coisa apresentando argumentos da outra, é assim mesmo que o analfabetismo funcional se apresenta instalado. Você não aprendeu astronomia sozinha, você estudou astronomia sozinha, são coisas muitíssimos diferentes, (Galileu G. sim aprendeu algo sozinho!) É evidente que o construtivismo foi aplicado com sucesso no teu caso, você está tão confusa que não percebe isso.
Pelos estudos mais recentes não há essa questão que é apontada no vídeo - Efeito negativo da instrução. Pelo contrário o modelo faz parte do processo. Hoje ao ensinar um conteúdo novo, se coloca uma desafio ( uma situação problema) algo que faz as crianças ficarem curiosas, o professor se torna parte desse processo de construção do conhecimento, norteando e intervindo com boas perguntas e aguçando nos alunos a vontade de aprender. Nos contato com os demais debatem formas de chegar a um resultado. A ideia é que reflitam e descubram meios para tal. Depois os alunos discutem os resultados e elegem um meio mais rápido de se chegar ao resultado e ou o modo socialmente/ culturalmente conhecido ( no caso das exatas). Mas tudo isso precisa ser compreendido/ assimilado. Já quando trabalhamos com a linguagem o processo começa dos exemplos dos professores e pais, lendo para seus alunos/ filhos. Em seguida o aluno começa a ler sem saber ler e começa a identificar letras que já conhecem, que está em seu nome, ou palavras que já viu... ele começa a construir o conhecimento e a partir desse momento. Vivencio esse processo há anos como coordenadora da rede Estadual de SP, os alunos não lêem sílabas, leêm as palavras ou frases inteiras.
Claro que há alunos que apresentam dificuldade e faz parte, pois sabemos de todos os problemas que envolvem o emocional, a alimentação, o social, enfim. Creio que o nosso papel de educador é buscar. Vim até aqui em busca de um conhecimento mas, percebo que falta pesquisa de campo e observação de sala de aula.
Educação na visão construtivista é uma eterna construção de saberes, e navegar em vídeos como esses me confirmam que estou no caminho certo. Obrigada.
Também compartilho com sua opinião, que por sinal muito relevante para todos nós que assistimos este vídeo.
que balela, construtivismo serve apenas para criar uma nação de burros.
É tão bom que você não soube concordar gênero numa frase simples. "se coloca uma desafio". Você é a prova que não funciona. E nos mostre os "estudos mais recentes".
DANIELA SATIN ALENCAR PORQUE SERÁ QUE QUANDO O BRASIL É AVALIADO PELO PISA SEMPRE OCUPA AS ULTIMAS POSIÇÕES DO RANKING, HAJA VISTA QUE O CONSTRUTIVISMO É TÃO BOM COMO DISSERA, POIS, ELE É PREDOMINANTE APLICADO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. DESCULPE-ME, MAS VOCÊ É CO-RESPONSÁVEL PELO FIASCO EDUCACIONAL BRASILEIRO, POIS, AJUDA A PROPAGAR ESSAS IDEIAS BIZARRAS DE EDUCAÇÃO.
A educação no Brasil está começando agora... Acorda! Até pouco tempo menos de 20 anos a escola não era para todos... Não tem haver com os estudos de como o aluno constrói conhecimento e sim com a cultura da importância do estudo..
Lembre_se mídia não valoriza o estudo..
É isso não tem haver com proposta e visões de como o sujeito aprende... Vamos continuar discutindo!!!! Adoro!!!
Muito obrigada por compartilhar suas análises e estudos!
Então, colocar Vigotski e Piaget no mesmo saco é um crime. Vigotski nunca foi construtivista e, inclusive, foi um dos maiores críticos de Piaget. Ele justamente pregava o papel da escola na transmissão do conhecimento, e não no lema "aprender a aprender", tão forte no construtivismo. A crítica é vazia se não é minimamente conhecido o que se está criticando.
Excelente explanação professor.
Concordo plenamente que o construtivismo não funciona.
Verdade, eu alfabetizei meus filhos em casa, já que na escola eles não conseguiam aprender, ensinei no método tradicional, eles assimilaram facilmente e começaram a ler tudo que viam pela frente.
Excelente
Tem gente que insiste em cultivar arvore que dá frutos podres, esse é o construtivismo.
O quê funciona? Desconheço sociedade equilibrada, madura e consciente, sem a base do ser. O legal é produzir robocop? Fico triste com a inversão de valores, para domínio de massa.
2:00 Na verdade é mais simples do que isso. Marx não fala sobre implementação do Comunismo, nem nas obras que só foram publicadas, ele é apenas um crítico de um suposto sistema capitalista, um teórico das revoluções, um crítico de Hegel. Acho que o mesmo acontece com o Paulo Freire, não é um método de ensino é uma visão filosófica sobre a educação.
Gosto do construtivismo, sou muito apreciador do Piaget....
Na prática em sala de aula a coisa complica, tudo parece desprovido de conceitos, não consigo ver alguém querendo construir algo por si só.... Na educação não podemos ficar com o argumento de fazer pra aprender, procurar a prática (exemplo, nosso professor de química disse que o refino de cocaína é o que interessa a boa parte dos estudantes, se for ensinar algo da realidade deles e de interesse, já tá aí um tema pra aula prática)
Até hoje gostei do construtivismo pra meu autoestudo. Pra aprender um idioma gosto desse método (mais jamais usaria pra ensinar), tocar instrumentos musicais...
Enfim, se tô em sala de aula, permito alguns jogos e brincadeiras com a temática construtivista, mas apenas pra quebrar o meu ritmo de aula que pode vir a ser cansativo.
Nada mais.
O aprendiz não é um epistemólogo. Mas indivíduo espistemologico (sujeito de conhecimento).
uma coisa que me impressionou nesse vídeo é que PROFESSORES DE MATEMÁTICA SÃO EXTREMAMENTES CONSTRUTIVISTAS PELO QUE VÍ NO VÍDEO.
E NO PISA VAMOS MAL EM MATEMÁTICA
PQ quem não teve aula de matemática no Brasil em que o Professor de matemática faz um exercício muito fácil de exemplo e deixa os difíceis aos alunos e nos livros didáticos da mesma forma. NAS OUTRAS DISCIPLINAS NÃO OCORRE TANTO ISSO, e os professores de matemática falam que é pra DESENVOLVER O RACIOCÍNIO e o professor falou aí que é SONEGAR INFORMAÇÃO.
NÃO descarto construtivismo completamente até mesmo que quem ataca falta conhecimento e não estudou a fundo cada uma das escolas ambas exibem coisas boas, assim como qualquer linha pedagógica.
FOI DITO QUE O CONSTRUTIVISMO NÃO FUNCIONA, ENTÃO PORQUE O SENHOR NÃO ENCAMPA UMA CAMPANHA NOS MOLDES DO ESCOLA SEM PARTIDO PARA TENTAR MUDAR ESSA REALIDADE VERGONHA QUE NOS DEIXA SEMPRE NOS ÚLTIMOS LUGARES QUANDO SOMOS AVALIADOS PELO PISA.
uma coisa que me impressionou nesse vídeo é que PROFESSORES DE MATEMÁTICA SÃO EXTREMAMENTES CONSTRUTIVISTAS PELO QUE VÍ NO VÍDEO.
E NO PISA VAMOS MAL EM MATEMÁTICA
PQ quem não teve aula de matemática no Brasil em que o Professor de matemática faz um exercício muito fácil de exemplo e deixa os difíceis aos alunos e nos livros didáticos da mesma forma. NAS OUTRAS DISCIPLINAS NÃO OCORRE TANTO ISSO, e os professores de matemática falam que é pra DESENVOLVER O RACIOCÍNIO e o professor falou aí que é SONEGAR INFORMAÇÃO.
NÃO descarto construtivismo completamente até mesmo que quem ataca falta conhecimento e não estudou a fundo cada uma das escolas ambas exibem coisas boas, assim como qualquer linha pedagógica.
Respeitosamente, creio que o autor do vídeo não conhece com profundidade o que é construtivismo e sua prática, ou seja, o método que pode ser gerado através da teoria. Recomendo que leia com calma o processo biológico de equilibrações que embasa a psicogênese do conhecimento. Piaget fala sobre o isolamento de parâmetros físicos para realização de experiências somente no último estágio de desenvolvimento que é o operatório formal, normalmente na adolescência (a partir de 12 anos) e a experiência da rampa, aqui demonstrada, é apresentada na educação infantil, estágio pré-operatório, como conhecimento físico, que vai embasar, mais tarde, o conhecimento lógico-matemático. Nestas pequenas experiências o aluno, pelo tateamento experimental percebe que quanto mais inclinada a rampa mais longe faz com que a bola chegue. E sobre o Construtivismo não funcionar, recomendo que veja, nas inúmeras escolas brasileiras, o sucesso que se obtém no processo analítico de alfabetização estudado pelas pesquisadoras e discípulas de Piaget: Emilia Ferreiro e Ana Teberoski.
Mesmo ensinando sempre vão descobrir pelos erros. Tem um ditado quem não houve aprende com sofrimentos. E vão lembrar,como ouviu de seus pais. podendo optarem a corrigir seus atos. ou sofrer por optar pelo erro.
No final dos anos 90 o construtivismo entrou de vez nas escolas.
uma coisa que me impressionou nesse vídeo é que PROFESSORES DE MATEMÁTICA SÃO EXTREMAMENTES CONSTRUTIVISTAS PELO QUE VÍ NO VÍDEO.
E NO PISA VAMOS MAL EM MATEMÁTICA
PQ quem não teve aula de matemática no Brasil em que o Professor de matemática faz um exercício muito fácil de exemplo e deixa os difíceis aos alunos e nos livros didáticos da mesma forma. NAS OUTRAS DISCIPLINAS NÃO OCORRE TANTO ISSO, e os professores de matemática falam que é pra DESENVOLVER O RACIOCÍNIO e o professor falou aí que é SONEGAR INFORMAÇÃO.
NÃO descarto construtivismo completamente até mesmo que quem ataca falta conhecimento e não estudou a fundo cada uma das escolas ambas exibem coisas boas, assim como qualquer linha pedagógica.
Ferr@u de vez com nossas escolas, vc quer dizer ...
O que acha da nova PNA?
é só analisar o resultado da tal educação no país nas ultimas décadas, olha o nível dos tais intelectuais e o frutos destas tais universidades pinchadas.
Construtivo acabou com a educação brasileira.
Acabou o cassete!
Não sabe nem quem é o Piaget e vem aqui querer dar moralzinha!
Aula maravilhosa!
GOSTEI DO VÍDEO!!!
Socorro! Me mudei pra Curitiba e aqui as FACULDADES são construtivistas. Resultado: alunos literalmente dando aula. Fazem torta na cara ( gameficacao) . Professores mandam os alunos observarem grama! Aluno resolvendo problema de gravidez na adolescência com base em achismo : manda a adolescente grávida equilibrar um ovo na colher e ela não vai engravidar a segunda vez! Socorro!!! Passam tantos trabalhos em grupo que os alunos vivem estressados e não aprendem nada! Sou aluna justamente de psicologia! Pelo amor de deus!!! Que porra eh essa? Curitiba eh um lixo com relação a aprendizado! Mandam a gente pesquisar coisas no Google! Todas as faculdades particulares de Curitiba deviam fechar as portas! Os alunos não sabem nada sobre os transtornos mentais e seus tratamentos!!!
Poxa adorei, o professor derrubou com um estudo (que nem explicar explicou direito) o construtivismo…
🎉
Bom dia, eu gostaria de saber o que o senhor acha das chamadas: metodologias ativas no nível superior? Eu estudei em uma faculdade que os alunos davam aula.... E pasmem... Teve um dia que um aluno chegou na faculdade portando ovo e colher e mandou os alunos da turma equilibrarem ovo na colher....
Meu Deus! 😕
E eu vou fazer o que se na grade de pedagógia só tem essa porcaria? Eu li e não tô entendendo é nada, eu acho uma maluquice, antes deixar como estava .
Leu e não entendeu, pois é uma tapada. Tu não ouse fala mal do Piaget sua abusadaaaaa.
Entrei no vídeo buscando respostas, já que não é um vídeo construtivista kkk e já tem em seu título a resposta do pensamento do professor. Mas não vi muito além de opinião rasa e uma pesquisa que mostra que vários métodos comparados ao construtivismo levam ao msm nível de conhecimento. Falta equilíbrio e o fim da dualidade certo e errado na educação.
Senhor pra que serve esse teste? Não tenho dúvida que apenas alguns alunos levarão alguns conteúdos escolares para a vida com amor e dedicação, e esses são os únicos que precisam aprender tais conhecimento específicos.
E certamente daqui 20 anos eles lembrarão destas 'respostas' pois a testaram para a vida, vida essa em que quase tudo é resolvido sem instrução de ninguém, e por isso a escola tradicional é falha. Estamos lidando com o psicológico humano e não com cobaias mandadas por quem quer ensinar o que acha que deve ser ensinado.
Já quem não precisa desse conhecimento daqui à 20 anos não lembrará de nada, pois é feliz trabalhando com outros conhecimentos. Teria que ser instruído de novo, e a vida (muito mais complexa que um teste) não o fará senão por um longo aprendizado baseado no tempo de cada um, com os erros e as experiências de cada um. Só assim poderão pensar por si só (Kant) e avaliar a possibilidade de seguir alguma ordem.
Ademais como acha que os grandes cientistas descobriram as coisas? Na base do experimento.
Bom dia. Vamos debater ciência, certamente terei muitos insights à descobrir.
Desculpa mas como um estudo de dois dias descomprova estudos extensos como a escola da ponte, por exemplo? Que tem índices significativos de aprendizado.. E com a sua aplicação em projetos aqui no Brasil mudou em pouquíssimo tempo a qualidade de aprendizagem das crianças? O que estou vendo eh mt mais professores aplicando erroneamente o construtivismo, como dito no inicio do video, do que a teoria em si.. Vejo professores nao dando aula.. Dando aulas péssimas.. E desmotivando alunos.. Vejo uma gestão engessada que nao permite mudanças ou inovações ou excursões ou saídas da sala de aula.. Vejo alunos que nao sabem por que estão na escol.. Com famílias desestruturadas e com realidade violentas... Eh mt difícil analisar apenas um aspecto.. Preciso estudar mais, mas acho que temos exemplos de peso dentro do construtivismo que permitem pensar de forma mais complexa essa equação e que nao foram citados no vídeo.. As abordagens contemporâneas do construtivismo nao apareceram..
Sempre a desculpa do "deturparam Freire"....
Reflexão pouco elaborada e sem apresentar argumentos desenvolvidos por décadas justificando a teoria da defetologia e da funcionalidade reconhecida no mundo inteiro CIF x CID é utilizada amplamente com aportes significativos para trabalhar na educação especial
Limitar o construtivismo à, simplesmente, uma condição "minimalista de instrução" é, não só problemático, mas sobretudo preconceituoso e uma falácia.
A instrução na abordagem construtivista não apenas está presente como é direcionada às individualidades dos aprendizes, devendo ser mediada e ajustada conforme aspectos importantes como instrumentos pedagógicos e contextos culturais e históricos, visando, inclusive, a criticidade do indivíduo para que possa, não apenas absorver determinado conteúdo, mas refletir sobre sua influência no mundo que o cerca.
A redução de instruções pode se dar em momentos do processo ensino-aprendizagem, principalmente no início, quando se prioriza o contato do indivíduo com o concreto para que, aos poucos, com mediação, este seja capaz de ir desenvolvendo sua própria capacidade de abstração. O respeito às individualidades, ao tempo de processamento, dificuldades e afins deve ser prioridade para que o ser humano em desenvolvimento possa sentir, inclusive, prazer durante o processo e não aversão.
Mas posso concordar em duas coisas nesse vídeo:
1. o fracasso da metodologia no contexto global. Porque o construtivismo, por ser "caro" (no olhar dos gestores acadêmicos), não prioriza o lucro e a desigualdade que assolam o mundo.
2. O ensino tradicional é massante, assim como essa palestra (erroneamente chamada de aula neste video) que, ao invés de instigar questionamentos, trás um monte de opiniões pessoais de quem, ou não estudou os autores citados ou, se estudou, não aprendeu, talvez por falta de uma abordagem construtivista.
Em qual escola pública brasileira vc tem laboratórios que permitam às crianças o tipo de educação em ciências. E fato construtivismo não é para educação científica. Isto se faz melhor num laboratório, ou num ambiente que reproduza a indústria.
NUNCA MAIS QUERO OUVIR FALAR NESSE CONSTRUTIVISMO, PQ NADA INPEDIRIA, DE TRABALHAR C JOGOS E MTAS MANEIRAS EM CONJUNTO COM O TRADICIONAL, Q DAVA RESULTADO...
Há muitos erros teóricos nesse vídeo. Achei uma irresponsabilidade a forma como o tema é tratado. Há excertos de obras descontextualizados, que levam a problemas graves de interpretação. Sugiro fortemente que quem se interessa pelo tema, seja para apoiá-lo ou criticá-lo, busque o conhecimento na fonte, ou seja, leia as obras de Jean Piaget.
Kkkkkk
Sou mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Trabalho para diversas Secretarias da Educação e instituições privadas. Estudei muito educação e incentivo que todos o façam também. Não precisa de muito para perceber que o profissional do vídeo não domina o assunto que está abordando. Por isso, reitero, é um video irresponsável.
@@hannadanza9355 O problema é que ele influência outras pessoas, só ajuda a atrapalhar a educação assim.
2017
O experimento abrange somente o aprendizado em curto prazo. Acredito que o construtivismo seja efetivo ao longo prazo, em que por o aluno ter descoberto métodos para resolver o problema, posso reutilizar essa mesmo raciocínio em outros problemas futuros. Tornado-se independente de um aprendizado fixo e dogmático.
+Maicon Slavieiro MAS SERA QUE TEM COMO MENSURAR ESSE TEMPO? SERA QUE TEMOS TODO ESSE TEMPO, JÁ QUE TUDO MUDA O TEMPO TODO E MUITO RAPIDO
Se um ser humano vivesse uns 5000 anos, talvez o socio construtivismo tivesse o tempo necessário para funcionar. E isso talvez, heim. Quem sabe pelo ano 3000 o infeliz do aluno conseguisse inferir algum conhecimento médio dentre as coisas mais óbvias da existência humana, como por exemplo, a tabuada ou a física clássica. Antes disso, sem chances, o aluno será trucidado por todos os outros que estudaram em boas escolas (ou seja, as que NÃO usam esse suposto "método milagroso" que NUNCA funcionou em lugar nenhum). Procure entre as melhores escolas do país UMA que utilize esse lixo emburrecedor.
Maicon, talvez funcione quando a IDIOCRACIA estiver completa no Brasil!!! O SÓCIO-DESTRUTIVISMO é o meio mais rápido prá se chegar a isso. BASTA ELEGER O LULA PRESIDENTE DE NOVO!!!
Que tanto de gente falando asneira. Fique 1 dia regendo uma sala da aula!!
QUASE FUI DEMITIDA PQ Ñ TRABALHAVA O CONSTRUTIVISMO, EM UMA SEGUNDA SÉRIE TIVE Q ALFABETIZAR QUASE TODA A TURMA, ALEM DO CONTEÚDO DA SEGUNDA!!! UMA COLEGA FOI NO ENSINO... E QDO VI ESTAVAM MTAS DELAS NA ESCOLA.... PQ DISSERAM QUE EU Ñ TRABALAVA C O CONSTRUTIVISMO, VIREI À BICHOOOO!!!
Uma grande falácia essa exposição. Qual o método que funciona para todos os alunos dos diferentes extratos social? Qual foi o método colocado em prática até hoje e que apresentou resultado 100% positivo? Teorizar em cima de teoria é a falácia mais comum no meio dos pseudos intelectuais de educação. Esse professor está mais para vendedor de artigos descartáveis para enganar professores e alunos de escolas particulares.
Nenhum método é 100% eficiente para todos os alunos dos diferentes extratos social, porém, o sócio construtivismo é 100% ineficiente para qualquer tipo de aluno. Forma imbecis. Não desenvolve o raciocínio nem a capacidade analítica. Lecionei em dois colégios com essa metodologia e sempre fui chamado de "conteudista" por passar os conteúdos para os alunos (no meu caso lecionava Física e Química para ensino médio). Esse método é uma falácia por si só.
Desculpe, não sabia que sua "experiência' é universal e que dá embasamento para qualquer pressuposto teórico. "A maior falácia é generalizar a sua vivência de lecionador". Pelo jeito o sr. gosta de ser enganado. Continue assim, seja feliz!
Luis Ponzeto O conceito de construtivismo parte de uma premissa equivocada. Sendo assim todo o arcabouço teórico decorrente de tal premissa é, por princípio, falha. Forma imbecis. Não conheço um grande estudioso da área de exatas que tenha tido sua base de formação fundamentada no sócio construtivismo.
Qual premissa? O fato de você não conhecer somente atesta o seu desconhecimento e nada mais.
Luis Ponzeto O fato de eu não conhecer é muito relevante sim pois sou da área e pesquiso o tempo todo sobre autores científicos e não há um no mundo inteiro que seja de destaque na área de Física, Cosmologia ou Física Nuclear que tenha estudado no modelo sócio construtivista. Se conhece algum mostre. Esse modelo é um fracasso total.
Tente dar uma aula numa escola por 15 minutos para crianças, jovens ou adultos e tente dar uma aula puramente instrucional...🙄😒 E veja se eles vão prestar atenção ou sequer reter o conhecimento....o mundo mudou.... estatísticas dependendo como são aplicadas são questionáveis.
O problema então não estaria na indisciplina dos alunos?
A senhorita não faz ideia do que seja uma sala de aula na ATUALIDADE ! Aconselho a tentar dar aulas em uma antes de escrever VERBORRAGIA abstrata.
Pra aprender inglês pelo menos é o único método que realmente funciona. É só pesquisar, todos vão falar em "imersão" etc e que sem isso não se aprende.
André Caregnato mas imersão no inglês é quando você já tem um certo nível de fluência na língua.
Vamos derrubar métodos que desenvolvam reflexão? alfabetização tradicional não desenvolvem senso crítico, queremos novamente um povo tranquilo....estão começando a pensar...Opsss!!! rs
Reflexão!? Como você reflete sobre um texto se você não o lê direito? Como você reflete se você não compreende causa e efeito de suas ações? Essa criticidade de hoje é para agradar esquerdista que pensa que está fazendo o aluno pensar sendo que o está emburrecendo. Gramsci está feliz por sua existência e por outros que pensam como você.