FFLCH Conversa: Mudanças Climáticas e Planejamento Ambiental

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 окт 2024
  • O Rio Grande do Sul vive em 2024 a maior tragédia ambiental de sua história. Hoje, 29 de maio, completa um mês que a região vem sofrendo com fortes chuvas que provocaram transbordamento de rios, lagos e alagaram cidades por todo o Estado, incluindo a capital Porto Alegre.
    Neste cenário, a contribuição de universidades e pesquisadores com ciência e conhecimento se torna cada vez mais importante. Aqui na FFLCH, o Laboratório de Climatologia e Biogeografia (LCB), do Departamento de Geografia, reúne pesquisas sobre mudanças climáticas, alterações biogeográficas em vegetações e animais, além de estudos sobre planejamento ambiental.
    Convidamos Yuri Tavares Rocha e Maria Elisa Siqueira Silva, docentes do Departamento de Geografia e, respectivamente, coordenador e vice-coordenadora do LCB, para conversarmos um pouco sobre as causas climatológicas da tragédia e sobre como os danos poderiam ter sido minimizados com um melhor planejamento ambiental.

Комментарии • 4

  • @mariojorgecastaodasilva4623
    @mariojorgecastaodasilva4623 4 месяца назад

    Que maravilha! Preciso muito aprender, sou aluno de geografia, primeiro ano...

  • @IvanildeTerezinhaBrólSantos
    @IvanildeTerezinhaBrólSantos 4 месяца назад

    Deuteronômio 32: 39 Vede agora que Eu, Eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; Eu mato, e eu faço viver; Eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão. Na medida em que se conhece, confessa e deixa os próprios pecados, alcança-se misericórdia.

  • @IvanildeTerezinhaBrólSantos
    @IvanildeTerezinhaBrólSantos 4 месяца назад

    Amós 9:
    6Porque o Senhor DEUS dos Exércitos é o que toca a terra, e ela se derrete, e todos os que habitam nela chorarão; e ela subirá toda como um rio, e abaixará como o rio do Egito.
    6 Ele é o que edifica as suas câmaras superiores no céu, e fundou na terra a sua abóbada, e o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome.

  • @josezaparoli7210
    @josezaparoli7210 4 месяца назад

    Engraçado em se fala muito dos fenômenos naturais, porém não se fala dos fenômenos decorrentes da ação do ser humano com as contribuições das bagagens . Como as causas em que ocorrem no Rio Grande do Sul em