Sucesso do Mega Drive Foi uma Mentira?
HTML-код
- Опубликовано: 26 ноя 2024
- Fonte: mdshock.com/20...
Mande um agrado - livepix.gg/vel...
Seja Membro: / @velberan
Clique para se Inscrever → goo.gl/ZlIzSz
Meus outros canais:
Bom de Garfo - / bomdegarfo
Velberan Adventures - / velberan2
No Meu Tempo as Coisas Eram Diferentes, Garanta já o seu livro -
Livro físico - bit.ly/livrove...
Livro digital - bit.ly/livrodo...
Contato (apenas comercial) - contato@velberan.com
-- Meu Setup --
NVIDIA GEFORCE RTX 3070ti
Intel i7-10700K
Placa Mãe - Lightning Gen 4
64GB RAM
FLW!
Velberan, essas histórias parciais em relação a SOA do livro e o endeusamento de Tom Kaliske foram colocados em dúvida não apenas por você, mas por muitos leitores Americanos desde o lançamento do livro. Nas comunidades de games muitos membros já afirmavam que a SOA e Kalinske estavam gastando rios de dinheiro com marketing e pessimas decisões em relação a distribuição e vendas. O Gênesis vendeu muito sim nos EUA, mas isso não se traduzia em lucros e mesmo no tempo de vacas gordas o lucro era mínimo e quem tinha que bancar o prejuízo era a SOJ. Não é à toa que a SOJ era cética em relação as decisões da SOA.
Entre números e polêmicas, é inegável e incontestável o trabalho da SEGA no setor de entretenimento dos games e toda a sua história e biografia como empresa.
O fato é que o sucesso do mega Drive foi estrondoso no ocidente deixou uma legião de fãs que até hoje produzem games para o Mega Drive! Um legado jamais esquecido e lembrado com carinho pelos fãs da geração 8 à 128 bits. A SEGA ESTÁ NO CORAÇÃO DOS VERDADEIROS RETROGAMERS 💙💙💙 abraços @velberan
É aquilo, toda história tem no mínimo 3 lados: o de cada envolvido e a verdade.
Lembrei de algo que ouvia na faculdade de direito, vence quem contou a melhor história. :v
Kkkkkkkk
Eu não diria isso, eu diria que vence quem é mais influente sobre o outro, a ponto de fazer com que a vítima escute mais a sua versão da história do que a versão contrária.
simples de saber quem falou a verdade
QUANDO ERA O TOM K no comando a SEGA FOI 1 LUGAR , VENDIA CONSOLES A RODO E ERA SUCESSO.
QUANDO JAPONES ASSUMIU - SEGA ENTROU A FALENCIA E NAO VENDIA ERA NADA
Quem sera que ta certo ou errado
A ANTES DO TOM ASSUMIR E DEPOIS QUE ELE SAIU A SEGA ERA UM FRACASSO , quem sera que ta certo DIFICIL né
@@sf2zero isso ae ])
Vence o console que vendeu mais e teve mais jogos memoráveis kkkkk antigamente a guerra de consoles era bem balanceada aí veio a Sony com um pé na porta e tirou a graça disso.
O livro "Guerra dos Consoles", pelo que eu percebi, deixa claro que de última hora acrescentaram um processador 3D pro Saturno.
No entanto, muita gente contesta essa afirmação, sendo impossível mudar de última hora o projeto de hardware, ainda mais com os jogos em estágio avançado de desenvolvimento.
Chego a conclusão que houve uma mudança de direcionamento sim, mas foi uma mudança de projeto com mais de 1 ano de implemantação, não algo que parou todas as prensas de fabrica e acrescentou o processador 3D.
Eu vejo ambas histórias conversando muito. Talvez, para o Tom, liderar o mercado mesmo que sofrendo prejuízo era uma estratégia válida para, a longo prazo, firmar solidez de mercado, era a forma ideal para que a Sega se consolidasse pela marca, enquanto no Japão, a lucratividade baixa apesar da alta popularidade trazia uma sensação de injustiça além de não colaborar tanto com a situação financeira da empresa. Acho bem possível que esse "convite a renúncia" que o Tom Kalinske recebeu, foi mais uma pressão interna do que uma demissão de papel passado, e aí ele pediu pra sair pois não se via mais apoiado e aí o clima pra fazer a coisa dar certo se perdeu. Qual estratégia é melhor, investir na marca a longo prazo ou garantir o lucro anual? Depende. Não tem resposta absoluta pra isso, mas claramente existia essa divergência lá dentro. Agora, o que a gente nunca vai ficar sabendo de fato é quem tinha mais interesse pelo 32x. Comparando as duas versões, PARECE que é mais real o interesse da Sega da America no periférico do que na Sega do Japão. Mas ainda sim, é muito esquisita. É um erro muito amador.
Eu sempre questionei essas versões contadas pela Sega da América sobre esse período do Mega Drive/Saturno. Sempre me perguntei qual era a versão da Sega do Japão sobre os ocorridos, mas como o brasileiro médio só busca as narrativas estadunidenses e narrativas vinda de lá, todos ficam propensos a repetir as falas do Tom Kalinske, agora, com essas novas informações, não vou dizer que a verdade apareceu, mas a dúvida sim, pois será necessário mais pesquisas para saber quem esta falando a verdade.
esse negocio de obras americanas puxarem o negócio sempre pro lado deles é MUITO real, sempre saem como os heróis, gênios, mocinhos
Na minha casa o Mega Drive fez muito sucesso rsrs Joguei demais, sou apaixonado por esse console!
Na minha casa também! hahaha Pra nós, o que interessa é nossa infância! Mas essa história é bem legal!
Eu até consigo entender o receio de investir em gráficos 3D em consoles de mesa que a SEGA teve na época. Até então, gráficos poligonais eram algo que era dificílimo de replicar de forma barata no mercado doméstico e todos que tinham tentado anteriormente, tais como o 3DO e o Jaguar tentaram se embrenhar nessa tecnologia, apenas para apresentar resultados caros e medíocres. Se eu estivesse na mesma posição da SEGA, provavelmente também tomaria esse partido de deixar o 3D apenas paras as poderosíssimas máquinas de arcade e faria os consoles de mesa serem mais tradicionais e modestos.
Só que o que ninguém previu é que a segunda metade da década de 90 seria aquela que iniciaria o boom tecnológico avançando a passos de elefante que ainda estamos testemunhando, e a Sony foi uma das empresas que ajudou a alavancar a tecnologia em forma exponencial. Ela ter trazido um console 3D com seu famoso "299", e capaz de games que finalmente eram atrativos os olhos e ao gameplay foi uma cartada de mestre que poucos poderiam conseguir replicar e a SEGA foi pega de calça arriada nisso.
Aliás, tudo que se fala da indústria de games pré-quinta geração de consoles é extremamente romantizado e enviesado pro lado dos EUA, como se eles fossem a única potência em videogames do mundo. Até mesmo o famigerado Crash de 1985, que muitos falam que poderia ter sido o apocalipse para os jogos eletrônicos é afetado por isso, pois o único que sofreu um baque foi o mercado americano de consoles. PCs e os mercados europeu e, principalmente, japonês estavam nadando de braçada, tanto que foi a Nintendo, uma japonesa, quem tomou o lugar como líder em games com o NES.
O que você falou do boom tecnológico da segunda metade da década de 90,eu acho que foi pelo fato da guerra fria tem meio que acabado,e também com coisa como intenet e computadores mais potentes estarem nas lojas e trabalhos,tanto que foi lá nessa época que o cinema americano passou a usa muita CGI.
A estratégia da Sega do Japão pro Saturno foi boa ou minimamente eficiente, a Sega deveria ter usado essa linha de marketing do Japão como padrão pro mundo.
Agora a Sega dos EUA queria fazer algo diametralmente da Sega Japonesa.
TÃO BOA , QUE O JOGO MAIS VENDIDO FOI VF COM MIZEROS 700 MIL COPIAS
FOI TÃO SUCESSO QUE ABRIU FALENCIA 3 ANOS DEPOIS
SATURN FOI TÃO SUCESSO QUE A SEGA FEZ COMERCIAL CHORANDO FALANDO QUE OS JAPONESES ABANDONARAM A SEGA
TA LA COMERCIAL FALANDO ISSO QUE O SATURN ERA UM FRACASSO -
@@marcosvander2479 Saturno vendeu mais que o N64 no Japão. Ou seja, msm sendo atropelados pelo PS1, no Japão a Sega foi número 2.
@@Mafagafos06 Ai que tá a armadilha, podem ter vendido mais hardware, mas ainda assim infelizmente foram atropelados em software, visto que os jogos do n64 acabaram vendendo muito mais, vulgo Mario 64, Ocarina e etc.
Para completar a indicação do livro, algumas das pessoas que indicaram o livro: Dave Theurer, John Romero, Mark Turnell, Minoru Arakawa e Eugene Jarvis além de Nolan Bushnell, Al Alcorn e Steve Wozniak, o qual, por sinal, tem a história do Jobs ferrando com ele pré Apple.
Li esse livro 150 vezes, sempre a velha narrativa, os americanos são os bonzinhos e os outros são os malzinhos da história
Engraçado que hoje tu vê até meme dos primeiros jogos 3D. De como saíram de jogos 2D bonito para o 3D todo zoado.
Tá explicado o motivo de escolherem o projeto japonês no Dreamcast. Queriam que a SEGA USA fizesse somente os jogos de esporte.
Carambaaaa mudou muita coisa na historia da Sega, bem que desconfiei que essa historia de inveja era papo mole. Essa tb de Tom Kalinske me deixou de boca aberta, caramba o cara foi convidado para sair. O que fico triste é que uma empresa como Sega tenha deixado o Mercado principalmente por causa dos Varejistas, nesse mercado n existe realmente santinho, como muitos ficavam com pena quando a Nintendo colocava pocando nos varejistas.
Continua Velberan as "fococas" da Sega está ótima!!!
Verdade o 32X é aquele parente que todo mundo nega, um fala "olha aí seu primo" e o outro chega e fala "não é o SEU primo"...haiahsjajajauauajhaus
Trabalho numa empresa que sino-brasileira, e sei que questões culturais e linguisticas são ainda um enorme desafio. Então vendo tudo isso aí, ao meu entender, é um pouco de cada lado que contribuiu para o fracasso da Sega pós Genesis.
O podcast They Created Worlds tem vários episodios sobre os rolos da Sega. O lance do Genesis é que eles gastaram uma puta grana em anúncios pra conseguir combater a Nintendo, então no fim não dava tanto lucro. Mas o que ferrou mesmo foi a Sega fazendo uns investimentos bem ruins no Japão e ficando mal de grana.
mas aí gastar bastante em anúncios foi uma péssima ideia
Aí é que está, segundo o executivo japonês, o problema não foram "investimentos ruins no Japão", haja vista que o Saturn foi um sucesso por lá, o problema foi a divisão americana torrando dinheiro como se não houvesse amanhã para fazer o Mega Drive um sucesso, o que de fato, foi. Mas o Mega Drive era vendido com margens muito apertadas e parte dele era devolvida por varejistas. Imagina o rombo que deve ter sido a devolução dos SEGA CD encalhados (vendeu muito pouco na América), dos 32X e posteriormente do Saturn.
Interessantíssimo! Eu li o livro e admiro muito Kalinske. Ele não é só o cara do Genesis, ele tb é o cara da Barbie. O cara marcou a vida de muita gente. Porém, eu acho que tem 60% de chances do depoimento japonês ser verdade.
Tudo o que o japonês disse é muito coeso. Só não entendi bem o pq obedecer alguém que parecia tão errado como Kalinske, fabricando o 32X e gastando dinheiro. Essa parte só faria sentido se fossem os americanos que tivessem projetado e oferecesse aos japoneses.
Mas tirando isso, tudo se encaixa melhor na versão japonesa. Não que a americana seja toda mentira, mas no final do livro, parece estar carregada de rancor e por isso talvez, a história tenha sido deformada.
Sim, verdade!! Mas sinceramente como eu tinha dito no meu comentário tem duas outras versões que eu gostaria muito de ouvir, a do pessoal da TecToy (principalmente do Stefano Arnhold), e da Sega da Europa. A versão da Tectoy eu queria ouvir pq pelo que dizem a TecToy era praticamente o meio campo das duas empresas, e a Sega da Europa pq eles foram um mercado totalmente aparte.
Sabe por que ele obedeceu? Manda quem pode e obedece quem tem juízo 😂
Sobre a última parte do seu vídeo: nos estados unidos, existem 2 contagens de vendas, que por sinal se utilizam dela até hj, uma é o registro de indústria / lojista, que geralmente as empresas e imprensa se utilizam para dizer que uma empresa x está ou não à frente; a outra é lojista / consumidor, a qual é muito difícil de controlar, mas hj temos uma estimativa gerada pelo VGChartz. Então, fica difícil pra quem não está em loco, identificar essas gambiarras, que as empresas fazem para identificarem quem vende mais, logo aumentando seu valor de mercado.
A verdadeira verdade é que, se a Sega AINDA tá discutindo quem foi o culpado, NAO EXISTE solução pra Sega.
Li a guerra dos consoles, lembrou o mangá world war blue, mostrando a CEGA como a heroína e as outras empresas como vilãs.✨
Cada polígono é como uma equação de 2º grau, onde as dimensões dos triangulos são controladas pelos valores da equação que vão mudando
Um pequeno ajuste: equação de 3o grau, f(X,Y,Z)..
Essa história pra mim do japa faz bem mais sentido que essa narativa que é contada que " a sega japonesa tinha inveja da americana"
Sinceramente, conhecendo a arrogância americana, eu vou acreditar na versão japonesa da história
Eu sempre achei que esse sucesso todo do Mega nos EUA era meio hiperbólico. Não que não tenha feito sucesso, mas tentam vender como se o Mega tivesse destruído o Super Nintendo em vendas por anos até que o Donkey Kong Country chegou e salvou o dia, mas a situação é muito mais complexa do que isso. O Super Nintendo vendia um pouco menos do que o Mega Drive no país ao longo do ano e na época de festas geralmente superava seu número de vendas. Detalhe, foi assim por qpenas alguns anos e na época a Nintendo ainda estava vendendo o NES e o Game Boy.
Novamente, não é que a Sega não obteve sucesso, mas ela e o Tom não eram os reis da cocada preta como muitos falam hoje. A Sega do Japão podia até vender menos hardware, mas era a maior no ramo de Arcades e fazia lucro!
Mano, essa teoria de que o Donkey Kong Coyntry foi o que fez o Super Nintendo finalmente bater o Mega Drive nos Estados Unidos é uma teoria adotada ate pela Nintendo.
@@marlonsilva2781 onde? Porque ela é categoricamente errada. Todo ano os dois ficavam pau a pau. A Sega não tinha esse domínio todo e não foi um jogo que reverteu o cenário. 1994 inteiro a Nintendo vendeu mais. O DKC só sacramentou o negócio
@@lonecom685 sim sim. O DKC é so usado como simbolo. Ate porque foi lançado no final de 1994 nos Estados Unidos. E sim. 1994 foi o ano que o Super Nintendo começou a vender mais. Vc esta correto.
A questão da GPU seria um passo muito além para a cultura gamer daquele tempo. Foi o que a Nintendo fez com o Nintendo 64. Foi em função da GPU (e ausência de uma PPU) que não houve jogos em 2D no console. A questão de "focar o Saturn em 2D ao invés de 3D" não fazia sentido, não há necessidade de focar em um lado em detrimento de outro. O PSX, por exemplo, tem uma PPU similar a do Saturn e só não teve conversões 2D tão boas em função da ausência do cartucho de expansão de memória, não de uma capacidade de processamento inferior.
Pela estatística de honestidade que conheço entre os dois países eu apostaria que a versão japonesa da história deve ser a correta (ou mais próxima da verdade).
Não diria isso. Japonês preferem quebrar do que assumir que sua visão de mundo está errada. Prova disso que uma das soluções a recessão do Japão como um todo é facilitar a entrada de estrangeiros. Pergunta para qualquer japonês se ele quer algum estrangeiro morando naquela Ilha. Seja esse estrangeiro do país que for.
@@rafaeldeleo92 Mas aí é questão de cultura e identidade de um povo.
Na época do Ocarina os japoneses estavam no hype de Sakura Wars também.
Me parece que as duas histórias se complementam. Creio que os americanos de fato queriam prolongar a vida do Genesis e pra solucionar essa questão os Japoneses vieram com o 32X, o Kalinske viu que ia dar merda mas não teve coragem de voltar atrás, depois não teve coragem admitir que teria sido melhor lançar o Sega Saturn junto com o Japão e jogou a culpa na Sega do Japão por tudo. O cara foi um gênio da indústria dos games por tanto tempo que não teve coragem de admitir que teria cometido um erro tão grande, mais por questão de vaidade do que por achar que isso mancharia a carreira dele de alguma forma. É claro que esse é meu julgamento com base nas duas versões e pode ser que a verdade seja muito diferente até do que foi contado por ambos os lados, mas me parece bem provável que tenha ocorrido mais ou menos assim. Porém isso não isentaria a Sega do Japão de culpa, esse lance de desenvolver uma plataforma 2D pela empresa pioneira no 3D é muito pra cabeça, e só por isso o Saturn já estava fadado a ter vida curta, ainda que conseguisse suceder o Genesis por um tempo na América. De repente poderiam lançar um console de cartuchos retrocompativel nos EUA que sucedesse o Genesis (aceitando os cartuchos do antecessor), mas com 32 bits, ao invés de vir com o 32X, talvez pudessem chamar de New Genesis. Parece uma ideia meio tosca, mas acho que era mais ou menos isso que o Kalinske esperava que viesse do Japão, e creio que venderia melhor que o 32x, já que não seria um gadget mas um sistema novo que de fato expandiria o universo do Mega Drive sem abandonar o que tinham até então. Não defendo como uma ideia genial, mas me parece que até isso teria dado a Sega mais uns anos no mercado de consoles, já que a estratégia que de fato foi utilizada foi tão lamentavelmente ruim.
Uma coisa que ninguém aborda sobre o Saturn ser 2D.
Não acho que a Sega tinha capacidade de criar jogos 3ds naquela época e decidiu continuar focando no 2D. Que além dela dominar a tecnologia ela era capaz de produzir arcades(lucro seguro)
Só observar que jogos em 3ds da companhia eram totalmente voltado para o arcade: sega rally e Virtua fighter, Daytona. E que o 3ds além de ser uma tecnologia que exigia novas ideias e técnicas de programação. Era tao desafiador para empresa em relação de criar um hardware barato para o mercado doméstico que o Saturn foi um remendo no 3d e ela terceirizou a produção do primeiro Sonic 3d. De tanta confiança que ela tinha em entrar no mercado doméstico 3d.
Eu acho que a versão dos japoneses faz mais sentido do que "os japoneses quebraram a própria empresa por invejinha dos outros"
Cara, contando que tem Yuji Naka na jogada não é tão estranho assim não.
@@silmarpinheiro3455 eu ia falar justamente isso - as coisas que o Yuki Naka fez afundaram e muito a Sega.
Não vejo sentido a matriz culpar a filial pelo fracasso. Ainda mais quando a filial conseguiu ser a nº 1 no seu território, enquanto a matriz amargava um distante 3º lugar.
Se considerar as vendas do Famicom nesse período, provavelmente ficava até em 4º. E se considerar o Game Boy cai pra 5º. Enfim, lanterna absoluta com o mesmo produto que a filial conquistava a liderança no principal mercado do mundo. O que me surpreende é não ter trocado a sede-mãe para os EUA.
@@dagainz6997 o que Yuki Naka fez? consegue resumir? eu não sei... obrigado
@@AntigoVisorele boicotou o lançamento de um jogo do Sonic pro Sega Saturn porque não queria que o Sonic atrapalhasse o brilho de Nights into Dreams, seu novo jogo pro Saturn.
Velbs quando fala de SEGA eu paro tudo que to fazendo pra assistir!
Como dizem os idosos, "filho feio não tem pai".
Resumindo: Ninguém quis ou quer assumir ou ser o pai da ovelha negra da Sega... 32X e a arquitetura do Saturn
Pior que eu acho que quem conseguiria dar mais detalhes sobre essa treta seria principalmente a TecToy e a Sega da Europa, já que segundo o Stefano Arnhold a TecToy ajudava a Sega da America no meio campo entre as duas.
Mas independente de qualquer coisa, na minha opinião quem "matou" o setor de consoles da Sega foi a própria Sega e os seus desentendimentos.
Até se pensarmos, nem teria sentido a Sega JP insistir tanto em periféricos para o Mega Drive por tanto tempo, se o sucesso dele foi maior na America, e ela nem se dava bem com a Sega America kk.
Essa nova história faz mais sentido, mas claro, também pode ser uma grande fanfic, mesmo que... detalhista e especifica até demais para uma mentira.
Cara! Esses vídeos de Velberan CSI Curitiba Edition são muito bons! Sem seu vídeo jamais saberia dessas coisas! Muito legal
CSI Curitiba kkkkkk
Me lembra dos primórdios do yt
Acredito que tem que fazer a "média" da informações pra tirar a verdade.
Quando olhamos os fatos, em 93 o Star Fox de SNES foi um grande sucesso, mas o cartucho era muito caro por causa do chip Super FX. A Sega correu pra fazer o seu próprio chip, o SVP, para lançar Virtua Racing. Só que o cartucho foi lançado por 100 dolares, caríssimo até para os jogos de hoje. Então a ideia era lançar o chip especial num adaptador separado para esse custo extra ser pago de uma vez só.
No meio do caminho alguém decidiu ampliar essa ideia, e foi feito o 32X que era quase um console novo. Ai ficavam as hipoteses, foi melhorado por reação ao 3DO? Por causa do Virtua Fighter? E agora entram essas novas teorias do excesso de estoques, ou preço do Saturn. E é bem provável que um pouquinho de tudo tenha contribuido.
No Brasil foi sucesso total.
Até hoje me lembro do natal de 1.990 quando ganhei meu Mega Driver.
Sem falar que o SNES só chegou de fato no Brasil em 1.994 e custava um absurdo.
Muito interessante esses bastidores do mundo dos negócios. Gostaria de muito que vazasse alguma conversa da Nintendo às vésperas de lançar o Wii. Eles estavam a 1 passo de seguir o caminho da Sega se ele flopasse. Devia ser um clima de velório por lá.
Acho que eles estavam muito apreensivos. Tanto que até então o Wii era o único console de mesa da empresa que não levava "Nintendo" no nome do console, já que se o console fosse um flop violento isso talvez não afetasse tanto assim a reputação da empresa, que só fingiria que ele nunca existiu.
*Velberan, to meio atrasada pra comentar, mas queria dizer que você é incrível, te acompanho faz tempo mas nuncs comentei por ser tanta gente comentando kkkk mas enfim, queria só te lembrar q tu é mt foda!*
Obrigadão pelo comentário, deu um quentinho no coração aqui ❤️❤️❤️
Só achei estranho os japoneses não estarem empolgados com o 32x e ao mesmo tempo colocaram no mercado, como vc falou existe 3 histórias e apenas uma verdade. 😂
Acabei de falar sobre isso. Sua observação tb é a minha. Muito esquisito isso
Não tem como ficar empolgado simplesmente pois o saturn estava na porta, vender mais um console sendo que o outro da próximo da nova geração estava na porta.
Eu vejo uma situação parecida com o 64DD da Nintendo. As vezes no Japão acabavam lançando umas coisas meio experimentais só porque já estão prontas.
Ninguém quer assumir essa bucha até hoje, provável que será assim pra sempre. kkkkkkkkk
Hj a sega manda no japão nos Arcades, seus centers games são a maioria da Sega, a sega revolucionou os games fez os melhores Arcades nos anos 90, criou o primeiro jogo de luta virtual, e o primeiro jogo de carro virtual
Nesse caso vale sempre a maxima... "O mundo não é preto ou branco... ele é cinza"...
A verdade é que a verdadeira historia PROVAVELMENTE esta entre as 2 versões... TODOS vão tentar puxar a sardinha para o seu lado"!!!!
De fato, quando eu vi o V.F na revista eu tive certeza que aquilo era o futuro, pena a Sega ter tropeçado nas próprias pernas
Velberan, fiz exatamente um video que fala sobre essa trajetoria do Tom Kalinske e a SEGA e como isso afetou diretamente a Nintendo e o surgimento do N64!
Embora eu reconheça o sucesso do Tom Kalinske à frente da Sega, acredito na versão dos japoneses.
Esse livro parece que colocou as coisas de modo muito romântico para meu gosto. Ou seja tem coisa nesse livro ai que n foi bem o que aconteceu.
Esse negócio de viés de americano nas coisas produzidas por eles é o que mais tem. Nos filmes de guerra eles são os heróis e os outros caras são os vilões mais caricatos e terríveis possíveis. Quem vê um filme americano da 2ª guerra mundial acha que os americanos a venceram sozinhos.🤣 E o próprio personagem do Capitão América é super certinho e bom moço (de propósito), o que não condiz em nada pra representar aquele país.
A própria visão que eles querem passar do país para outras pessoas é essa, que lá é incrível, uma Disney. No entanto, se alguém viver no país verá que não é nada de anormal.
Tem seus prós e contras como qualquer país de primeiro mundo.
Lembra esses dias atrás quando eu disse que esse livro tinha contradições? (alias eu falo isso já faz uns bons anos) tu viu a resposta da galera né "mimimi fanboy", tá ai eu avisei
O livro tem contradições como qualquer outro, quem leu e ligou o filtro consegue perceber, mas não é por isso que tudo o que está nele é contraditório. Como eu disse, o livro é ótimo, mas não dá pra levar tudo a ferro e fogo.
@@Velberan sim o livro continua sendo ótimo, mas quando conversamos sobre os assuntos dele, muitos dizem "é fato eu li no console wars" se tem contradição fica dificil acredtiar no suposto "fato"
Qual contradição????
Japones disse FUI ATE OS ESTADOS UNIDOS , probirr o saturn de ser vendido em loja
Quer mais burrice que isso?
TOM K estava certo o livro dele estava certo.
JAPONES FALIU A SEGA E EM 3 ANOS FALIU A SEGA NO JAPÃO TB mostrando que TOM estava semper correto
Velberan, tem alguns homebrews que fazem coisas impressionantes com o hardware do Saturn, tem até porte do Unreal. O hardware do Saturn era muito complexo para extrair todo o potencial dele e teve a vida encurtada por causa do fracasso no Ocidente, o que prejudicou a exploração do potencial dele.
velberan te acompanho a uns 10 anos sei lá... vc sabe muito bem como funciona a cabeça de um japones... eu nessa historia vou ficar com os japoneses... prq nao faz sentido ainda mais japones querer apostar em 32x sendo que eles mesmo por natureza andam p frente e nao ficam esticando algo... nintendo mesmo e sony vivem cada geração e qnd acaba... realmente acaba. acho que se tivessem apostado td no sega saturn nao iria destronar o playstation mas acredito q teria ficado pau a pau... estilo mega drive e super nintendo. sega da america deu tiro no pé, saiu caro e o preço pagam ate hoje
É a cara do americano, nunca querer sair por baixo e se mostra como o herói da historia.
O problema é que as pessoas acreditam em tudo não podem acreditar que tudo o que dizem é verdade em livros, documentários, revistas de videogames muitas passavam informações erradas etc
Não sei no EUA 🇺🇸 como foi o desempenho, mas aqui na minha cidade megadrive foi sucesso 😅, tanto em residência como em casa de jogos a maioria dos consoles era megadrive ✌️, Obs: prefiro Snes 😅
Méritos da Tectoy. É uma história á parte!
Acho que a Sega não queria canibalizar os arcades com consoles com capacidades parecidas, como o 3D, por isso o foco em 2D no princípio. Aí pensaram que a concorrência não iria conseguir oferecer algo parecido a preço aceitável e se estraparam.
Mano os anos 90 foi o sucesso do megadrive que todo mundo ama alguém teve um mano
O que eu já sabia sobre o 32X é que ele tinha sido um projeto abandonado da Sega Japonesa e que a Sega Americana que quis ressussitar esse projeto, finalizaram o que faltava dele e ainda adaptaram para ser um acessório de Mega Drive.
Faz sentido, principalmente porque o 32x tem processadores Hitachi SH2 nele, igual ao Saturn
@@retrocraftchannelprodutor quase igual, tem clock menor e se não me engano o Saturn é uma revisão 2 do chip.
@@ricardobonoto9923 Vdd, ñ sabia que a versão do saturn era a versão 2. Só corrobora que a sega japonesa criou o projeto 32x e rejeitou ele, e os americanos pegaram
@@retrocraftchannelprodutor não sei qual o motivo mas o SH2 do 32X ser uma revisão A pode comprovar que o projeto é anterior. Eu já li também que a Sega cogitou criar um cartucho com o SVP nos moldes do Sonic & Knuckles para mais jogos usarem ele ao invés de só o Virtua Racing e que essa ideia evoluiu pra chegar no 32X.
@@ricardobonoto9923 Seria uma idéia muito boa essa do SVP, pq iria baixar muito o custo pra trazer esses jogos mais avançados
Faz muito mais sentido a SEGA da américa querer desenvolver o 32x e continuar com o Mega Drive...
Essa parte dos ganhos da SEGA da américa não serem o que pareciam, a explicação japonesa também parece muito mais realista, e mais uma vez, isso culmina em como o presidente da SEGA da américa saiu da empresa, para mim ele foi demitido, não saiu por contra própria não...
Quando eu vi um vídeo sobre o PC-FX lembrou bastante o caso do Saturno, todo mundo que apostou no 2D na epoca se lascou, uma pena pq o 3D era feioso demais e ainda rodava mal no caso de vários jogos a sub 20 fps, eu n sabia o que era FPS na epoca mas eu sabia que bloody roar 2 era muito mais gostoso de controlar do que um Ocarina.
Uma coisa é verdade,Tom Kalinsk e o Livro que rasga elogio para ele, não estão falando a verdade, os Estados Unidos sempre passou a rasteira no Japão...É se ir mais além vão começar a achar coisas sobre o Cancelamento suspeitoso do Dreamcast, feito por Peter Moore...
Velberan, as CPUs também foram feitas para fazer cálculos matemáticos kkkk, assim como as GPUs, ambas foram feitas para cálculos, agora as GPUs são melhores para matrizes, matrizes tridimensionais, paralelismo.
Que história mais cabulosa da SOA com SOJ!
Não gosto de fofoca, mas quem sabe não vaza mais documentos da Sega do período 😂
Eu ouvi dizer que foi coisa muito localizada, tipo, fez sucesso aqui e alguns paises na Europa. Não sei se fez o mesmo em outros lugares
Resumo. Sega do Japão x Sega da América que pareciam duas empresas que não se conversavam. Cada uma tomava suas decisões sem informar a outra parte, segredos entre elas e até sabotava um ao outro. Mistura de desorganização, ego entre outros fatores resultaram no fim da Sega nos consoles. Tem o filme 24 Hour Party People que conta a história do pós punk, no qual tem a frase do jornalista "Entre a verdade e a Lenda, publique a Lenda".
Dá-lhe Mega Drive, um dos melhores consoles da história!! Sega e tectoy brilhantes!! Valeu!!
Fui mais nintendista durante a adolescência.... Hj gosto dos dois...e tenho super nintendo e mega drive (e os minis de cada tbm)
Coisas curiosas a respeito de números nessa época, pois na Famitsu na época se referia a “vendas” qdo se referia aos EUA falava “hanbai daisuu”(número de unidades vendidas) e qdo se referia ao mercado japonês sempre usava “sou uriague” ou total de vendas ou seja, tinha mesmo um consenso de que o Gênesis sim, vendia muitas unidades, mas o lucro não era tão grande assim, vendia muito mais que vendia no Japão, lógico, mas…..no final a Sony levou o pão a faca e a manteiga mesmo, portanto…..hehehe
O Tom Kalinske tinha bom faro pra marketing, mas era péssimo pra analisar a qualidade dos jogos lançados pela SEGA da América. Foi isso que fez o Mega perder fôlego no final da vida e o Saturno ser um fracasso. Falta de jogos de apelo.
o mega drive so foi sucesso contra o nes quando lançaram o snes com SF2 acabou pra ela
Mas esse era o papel dele?
Coincidentemente a versão digital desse livro está com uma promoção muito boa na Amazon.
nessa parte do video sobre ele sair da sega eu sempre desconfiei ja que eu tinha lido mais ou menos essa parte e lembro que essa parte era muito vaga sobre ele ir tirando ferias e nao voltando eu tinha notado essas informacoes confritantes e tambem vendo de novo voce falando ainda mais por que minha memoria de imperativo e muito ruim e nao vi direito esse trecho eu notei que o livro e muito romantizado para talvez nao encostar em partes muito tristes ou tenebrosas acho que esse trecho mesmo deve ter sido feito para amenizar por que seria muito ruim para quem estar lendo pensar que kalinske tivesse sido um fracasso mas isso se ignorado nem e um problema direito mas tambem e um livro que eu recomendo bastante ele e muito incrivel e tambem acho obrigatorio
Quando rolou a negação por parte da Sega japonesa para realizar uma parceria com a Silicon Graphics (que em seguida a empresa foi responsável pelo desenvolvimento do Nintendo 64) e ainda a negativa da parceria com a Sony acho que foi um prego no caixão no futuro dos consoles da Sega.
Ótimo vídeo Velbs,parabéns 👍👍
Velberan, meio fora de tópico, mas sabe, às vezes me parece que você já está se tornando uma lenda da internet brasileira kkkk. Obrigado por acompanhar nossos dias
Me lembrou a biografia do joao gordo que vc falou no passado...
Eu gostava muito do saturn, principalmente do Bomberman que tinha nele. Uma pena que ele flopou.
Velberan, teu trabalho é muuto bom, sempre trazendo material com muito embasamento, muito sucesso pra ti
A sega não tinha capacidade de criar jogos 3ds a um preço competitivo usando seus parceiros comerciais. Prova disso que ela pegou seu jogo mais importante da história (Sonic) e tercerizou a produção do jogo 3d. De tanta confiança que ela tinha em criar jogos 3ds naquela época.
Sega Gênesis chegou nos EUA no dia 14 de agosto de 1989 uma semana antes do Turbo Grafx. Tanto o Turbo Turbo Grafx e o Sega Gênesis não fizeram sucesso inicialmente nos seus lançamentos.
A Nintendo dominava o mercado americano com 90%, e nenhum americano tinha olhos para outro console.
Isso eria começar mudar com a chegada de Tom Kalinske em 1990.
Já no final de 1990 kalinske sabendo que americanos são fanáticos por esportes, fecharia contrato de exclusividade com esses artistas do esportes entre eles Joe Montana grande ídolo do futebol americano fora outros.
Inicialmente o Tom Kalinske pegava jogos de esporte que já existiam no Gênesis mudava apenas as capas botando os ídolos em destaque ou os títulos dos jogos.
Aconteceria dois fatos que impusaria o Sega Gênesis para o topo: um deles foi a pareceria que Tom Kalinske conseguiu com a Eletrônica Arts uma empresa americana que entendia muito bem o gosto dos americanos.
E o segundo fato foi o porco espinho nada mais nada menos o Sonic.
De 1991 até 1994 no auge da guerra dos 16 bits a Sega dominou o mercado americano.
A virada do Snes só aconteceu por causa dois motivos:
1 - Donkey kong Country
2- a Sega japonesa que fazia maioria dos jogos para o Sega Gênesis jogou a toalha para só dedicar se ao Sarturn.
A Nintendo só passou o Sega Gênesis nos EUA no final de 1994.
Assim mesmo a diferença era pequena entre os consoles.
Quanto a Sega Japonesa abandonou o Mega Drive em 1994.
A Nintendo só abandonou o Snes em 1999 por isso que a Nintendo tem 15 milhões a mais em venda teve 5 anos a mais de vida.
Ouvir o Velberan falando desses arranca rabos das empresas de jogos dos anos 90 é bom demais,as tretas que tem hoje em dia não chegam nem aos pés,antes era um jogando a culpa no outro,guerra ferrenha em que cada console vendido contava,muita selvageria, agressão feita sem pudor pelas próprias empresas ao amiguinho que jogava na plataforma rival,era a coisa do mais baixo nível,e é por isso que é tão engraçado ouvir sobre kkkkkkkkkk
Excelente vídeo, @Velberan! Ganhou mais um inscrito!
Obrigado 😃
17:48 Esse trecho me faz pressupor que não apenas o marketing da Sega era agressivo, os acordos com os varejistas também eram agressivos e de alto risco para a Sega da América, com a finalidade de desovar os mega drives e reduzir prejuízos eles investiram nos add-ons.
Resumão: SOA Vendia muito e lucrava pouco por causa do valor reduzido para vender e os gastos gigantes com marketing, Eles fizeram acordos e distribuíram consoles mais baratos enchendo o mercado que por sua vez não consumia todos os hardwares. O tempo passou o MD não era mais interessante no JP decidiram fazer o SATURNO e iriam vender em simultâneos na SOA e SOJ para tentar competir ou pelo menos não ficar para trás do Playstation, mas a SOA tinha muitos problemas financeiros e uma enxurrada de consoles espalhados que seriam devolvidos caso eles lançassem o SATURNO. Foi em tão que durante a reunião a SOA mandou o famoso CAÔ de que o MD estava bem e vendendo e tinha uma fatia de lucro futuro ainda e retorno e o acordo foi que dariam 1 ano para eles reaverem o lucro investido e lançarem o SATURNO e para tentar vender logo todo estoque na rua de MD a SOA criou o 32X para tentar dar uma sobre vida e enganar as pessoas que seria a mesma coisa que um Playstation , só que não... foi gasto mais grana em marketing do 32X que não teve retorno e começaram a perder muita grana e a SOJ foi assumir a SOA para evitar de fechar as portas. A Sega perdeu por não ter visão do futuro e não querer mexer no já consolidado "tradicional" lembrando que o ocidente consome novidade , tecnologias revolucionarias e os japoneses sempre ficavam na quilo pelo saudosismo e não gostavam de muitas mudanças. A Sony viu no próprio desenvolvimento da sega que 3D era o futuro e investiu pesado nisso e a sega sabia disso e só tentou fazer algo em cima da hora... por um momento foi satisfatório no japão mais com o tempo a grana que a sony lucrou deixou o caminho aberto para reinar absoluta por um bom tempo.
No japan Famicom,Pc Engine e Mega Drive,no Eua Nes e Genesis,com muito esforço o Genesis chegou no Nes e o mesmo aconteceu aqui no Brasil e em alguns lugares da Europa,mas quando o Super Famicom/Super Nintendo chegou deixou a Sega para trás,e com todo briga entre Sega japan e Eua somado aos erros infinitos da Sega, acabou deixando a Sega fora dos consoles,esse livro eu tinha ele,infelizmente tem muitas mentiras nesse livro,acabei perdendo meu tempo lendo essa porcaria 😂,a Sega tinha ótimos consoles e franquias mas faltou gestão por parte da Sega,o Ps2 e Ps3 foram consoles difíceis de se programar mas a Sony contornou esse problema,com o Saturn a Sega poderia ter feito muito mais,Virtual Fighter 2 é um ótimo exemplo que poderiam ter feito mais,é triste mas foi a própria Sega que cavou sua cova.
o que eu aprendi vendo casos assim, é que o lado mais mirabolante, provavelmente é o lado que está tendendo mais a mentira. Desde a primeira vez que eu ouvi essa história, esse lance de inveja da Sega do Japão não me desceu, pois a Sega é uma empresa, e como 99% das empresas do mundo, tudo o que ela quer é aumentar o lucro, quer ter os seus cofres cheios, e que se danem os métodos para alcançar esse objetivo. Se a Sega da America realmente estivesse em uma ótima situação que desse muito lucro pra Sega, nunca que a sua filial do Japão iria querer boicotar isso, nenhuma empresa séria faria isso. Nessa entrevista, não vi nada mirabolante, nada passional, apenas passa informações de forma simples e objetiva, e por isso, provavelmente esse seja o lado mais próximo da verdade
Esse livro é ótimo! Comprei e valeu muito a pena.
Gostei dessas informações!
Já li esse livro e embora tenha gostado , achei algumas partes claramente fantasiosas e algumas partes meio irrealistas. Conta só um lado da historia.
Qual o nome do livro?
@@TonHet1 Guerra dos Consoles.
Os que ganham a guerra são os que contam a historia
A parte da conversa do kalinski e do japones (da renuncia do kalinski) que diz que o japa tava com um.olhar cheio de dúvidas, fechou os olhos e entao abriu e disse "compreendo" pareceu MUITO mais que o japa tava p*to, "nao acredito que esse cara quer sair da empresa depois de tudo que fez, e ainda depois de ter feito nada nesse 1 ano que teve de prazo pra reestruturar a sega america", fechou os olhos pra se acalmar (quem lembrar do vitor santos falando que isso pode ser um sinal de "nao quero ver essa situaçao que estou vendo"), e, sabendo que nao tinha nada a fazer/evitar conflito desnecessario, simplesmente disse "compreendo".
Nao conheço esse Kalinski mas sei que tem muito americano que se avha superior e nao aceita as cagadas que faz... Serio, alguem acredita nesse papinho que a sega japonesa tava podando a americana por INVEJA? "Oh, eles tao dando mais lucro pra nossa empresa, vamos atrapalhar eles" plmdds
Acho que da parte de ''Sonic ser mais ocidental e fazer mais sucesso nos EUA e a sega japonesa criar um ressentimento'' acredito ser um fato. Agora de restante como citou acima, concordo plenamente. Muito rombo financeiro e decisões erradas por mero orgulho da divisão americana, trouxeram esse mal estar para o Saturn como um todo.
“醜い息子には父親がいない”
- Sega do Japão, sobre o 32x.
O Kalinske fala numa entrevista que ele achou que poderia dar certo um periférico pro MD, ele se revoltou mais com a ordem de lançar o Saturn mais cedo nos EUA.
Faz tempo que acompanho a história da Sega em sites e vídeos americanos, destaco o canal do Sega Lord X e o site segaretro.
Sempre entendi que o projeto de um complemento de hardware para estender a vida útil do Genesis era AMERICANA, porém o projeto apresentado dos americanos era usar um Motorola 68EC020, que seria uma evolução natural da CPU do Mega Drive, o Motorola 68000. A ideia era inclusive uma evolução do projeto Sega Virtua Processor, chip que estaria no cartucho do Virtua Racing do Mega Drive, porém diferente de estar presente em cada cartucho, como também acontecia com os chips nos cartuchos de SNES, seria um complemento fixo para o console, diminuindo o preço dos jogos que usariam a tecnologia.
Porém a ideia de usar o Motorola foi vetada pelos japoneses, que já estavam trabalhando no projeto do Saturn. Preferiram favorecer o uso de CPU Hitachi, o duplo SH2, bem mais caro, porém semalhante ao Saturn. A ideia era para iniciar a habituação dos desenvolvedores com o hardware que seria lançado no Saturn.
Com olhar de 2023 acho fantástico o Saturn, os jogos em 2D envelheceram muito melhor e alguns jogos demonstram um poder muitas vezes superior aos concorrentes da época. Se levar em consideração a possibilidade de expandir a RAM, é impressionante o que o console fazia e com loading muito menor.
Porém para época o projeto era pavoroso, basta ver a opinião do mago da programação John Carmack, falando que era horrível desenvolver jogos nele. E não só ele, as desenvolvedoras lançavam ports horríveis porque não fazia sentido o tempo que se perdia a mais para executar algo que o concorrente fazia com facilidade.
Outro grande erro, repetidamente apontado pelo Kalinske em entrevistas, foi o fato do Japão ter apressado o lançamento do Saturn nos EUA. E essa versão é corroborada nessa entrevista do Soichiro, que queriam lançar o Saturn o quanto antes nos EUA.
O problema é que apressando não foi possível entregar para todos lojistas, selecionando alguns e alienando outros. Qual foi a reação das redes que foram esquecidas? Boicote público contra o Saturn e favorecimento ao PlayStation.
A Sega do Japão pelo jeito sofria mesmo dessa ansiedade por lançar apressadamente, repetiram o erro com Dreamcast, lançando em 1998, mas sem jogos. Bem diferente do lançamento americano em 1999, que foi provavelmente o melhor line-up de jogos no lançamento visto até então na história dos videogames. Infelizmente não foi suficiente para fazer frente a máquina de marketing e exclusivos da Sony, com o fenômeno PlayStation. A Sega não querendo ser uma empresa de nicho, com Bernie Stolar preferiu abandonar o mercado.
Em resumo, a história da Sega parece uma licitação de obra pública no Brasil, ou até uma lei tupiniquim.
Todo mundo da pitaco, uma hora vai de um jeito, outra hora vai de outro. No final sai bem mais caro, não faz sentido e desagrada todo mundo. Kkkkk
Bem feito. Sony tentou parcerias e fazia os processadores de som da Nintendo e Sega. Que recusaram e ainda Acharam que a Sony não entendia nada. A história tá aí sendo escrita até hoje.
Velberan, se tem uma coisa que a história nos mostra, é que os estadunidenses sempre vão mentir para parecerem os certos da história ou os mocinhos, então em 90% do tempo quando tiver 2 narrativas saberemos quem tá mentindo.
Estadunidenses de qual país? Estados Unidos Mexicanos? Estados Unidos da América? Ou algum que já usou? Estados Unidos do Brasil, Estados Unidos da Bélgica?
@@ricciborba considerando que a historia envolve o eua e o japão, fica claro que ele está se referindo aos estados unidos do Brasil, na divisa com o estados unidos do México.
@@ricciborbacertamente ele fala dos Estados Unidos de Atlântida Leste. Dificilmente alguma referência a "estadunidenses" não está se referindo a eles, e esse comentário não é uma exceção!
Os fanboy de americanos
@@brunogustavo8542 tá, senta lá, Cláudia
Apois: filho feio não tem pai.
Nem o Ratinho vai conseguir dizer quem é o pai do 32x.
E é aquilo quase 30 anos depois o povo da Sega América fala uma coisa e o da Sega Japão fala outra. Mais uma prova que essa falta de harmonia entre elas foi um dos principais problemas da empresa.
O problema da sega e que os japonês são orgulhosos e os americanos mais ainda...se a sega tivesse um shigero miato séria diferente ...
Na verdade a culpa é da sega em 2003 tinha 12 anos vendi meu ps1 e depois de um tempo comprei saturno...... fiquei menos de um mês e troquei por um ps1 pois não achava jogos fiquei uns 6 meses com ps1 e meu vizinho tava vendendo um dreamcast ,me mostrou o virtua tênis me apaixonei peguei meu ps1 e troquei e voltei 150 me apaixonei n9 começo depois não achava jogos e leitor começou a falhar e mesmo pela paixão que tenho pêlo dreamcast troquei num ps1 de novo
Era simples, terei que manter o Mega drive e investir nele até o final de 1996. Mas faltou apoio da Sega do Japão em um trabalho sinérgico. Fico com a versão do livro.
Fala ae Rejinaldo
Peixe Wins
O que me dá mais raiva é saber que a sega se acabou devido às disputas internas entre a sega JP e a US com ambas tomando atitudes erradas e se autosabotando.
Se 1993 foi o ano do Mega drive nos EUA não fazia sentido matar ele em 1994, nisso os americanos estava certos,
O lançamento antecipado do Saturn em 94 com o mega drive ainda com lenha pra queimar no exterior foi um erro.
Lembro que a Nintendo passou a lançar um monte de jogos com chips especiais sem precisar de um add-on.( 32X o erro fatal)
Quando vi o Snes com Donkey kong, Killer Instinct, Doom e Street fighter alpha 2 percebi que o meu meguinha já era.
O N64 só saiu em meados de 1996, ou seja o super Nintendo bateu de frente com o 3DO, o Saturn e o Playstation em 95 e ainda seguiu até 97, enquanto isso o mega drive já estava abandonado.
Está claro que, além dos erros estratégicos, lançar 32x e Sega CD foram erro ao consumir recursos humanos e financeiros que poderiam ter sido empregados no Saturn. Fora que o comobo Genesis +32x + Sega CD eram mais caros que o próprio Saturn! Porém, na minha opinião, caso o Sega CD também oferecesse um upgrade gráfico além de mais memória ou melhor som, com preço mais agressivo, poderia ter tido melhor resultado!