Quem quer começar a ler Dostoiévski eu recomendo noites brancas, é curtinho...é uma história de amor e tals , é o menos depre, mas msm assim super depre.. pra ler Dostoiévski esteja feliz hahaha pq ele vai te dragar toda sua vida tipo um dementador .
Comprei crime e castigo pra ler, mas sou uma pessoa com tendência a ficar ansiosa e deprimida. Ta dando até um medinho, to tentando me preparar psicologicamente pra ler. Pelo que ouvi suas literaturas sao incríveos mas deprimentes.
Primeira vez que li Dostoievski foi no curso de direito... Um professor recomendou que todos lessem crime e castigo dizendo que era um dos livros que toda pessoa deveria ler antes de morrer. Comecei a ler o livro e me identifiquei muito com o 'Rodka' pois eu também tinha 20 anos, cursando direito longe de casa, sem um dinheiro no bolso e bebia para suportar tudo isso... Só que eu não matei ninguém! HAHAHAHA
Me identifiquei pra caralho com ele também. Pobreza, desemprego, aversão a pessoas, pobreza, gente merda ao redor dele, pobreza. Tirando a parte de ser um assassino e cursa direito, aquilo por pouco não seria uma biografia minha.
Tempos atrás cheguei a conclusão que minha cultura literária era muito fraca e que eu precisava de leituras que edificassem meu espírito, minha critica, minha alma. Cheguei em Dostoiévski! Já são várias obras lidas (vou deixar irmãos Karamazov por último) e o objetivo é ler tudo. Das 5 grandes obras, já foram 4. Faltam vários contos/novelas (deve faltar uns 15). Quer um resumo de Dostoievski? O PROFETA DA ALMA HUMANA E SOCIEDADE. Com Dostoievski cheguei em Tolstoi mas explorei pouco (indico: de quanta terra precisa o homem?). É isso! Literatura russa é densa e gratificante.
Tive o mesmo estalo, mas comecei pelos irmão Karamazov e ainda estou nessa novela. Tem hora que sinto que perdi o fio da meada e tenho vontade de desistir, mas aí do nada começa um capítulo intenso e aí volto ao foco. Mas aquele monte de nome, e seus apelidos e diminutivos é de fuder
Dostoievski deveria ser ensinado em todas as escolas. O cara quase foi fuzilado, tava cara a cara com a morte, e depois liberaram ele. Ele me ensinou a se bom pelas histórias do Alexei Karamazov e no conto do sonho do homem ridículo. É simplesmente fenomenal.
Tem um trecho de Os Irmãos Karamázov onde o Aliocha se coloca em pé de igualdade com o irmão bebado, afirmando que é tão viciado e impuro quanto ele, essa parte me marcou bastante, preciso reler esse livro, li ele muito rápido, mas ele é absurdo de bom, o Grande Inquisidor e o delírio do Ivan conversando com o capeta é surreal
@@luizestrella317li "os demônios" de Dostoiévski há bastante tempo e é impossível não estabelecer paralelos com os orcs de Putin. Como não desprezar as ambições russas em detrimento do sofrimento dos ucranianos, ainda que momentaneamente? Acho que ler o ucraniano Taras Sevchenko irá me ajudar a insanidade da alma russa, cujas poucas coisas se salvam, dentre elas Dostoiévski.
Irmãos Karamazov melhor livro que já li. Li pela primeira vez aos 15 anos e escolhi esse livro pra reler em cada nova decada de minha vida. Sempre me emociona e deslumbra. Totalmente apaixonada pela obra de Dostoievsky. Adorei o podcast!
Melhor livro que já li também. E olha que já li Grande Sertão, Guerra e Paz, Quincas Borba, O som e a fúria... Mas ninguém supera, para mim, os Karamazov.
Não precisa ter medo da literatura russa. Paga, lê e, se não entendeu, lê novamente. Já li quase tudo do Dostoiévski e agora estou em Guerra e Paz de Tolstói.
Hahaha, e como está a leitura? Estou devendo este clássico mas 1000 e tantas páginas é um projeto de leitura sério (trabalho full time e faço faculdade). Os capítulos são curtos, é tranquilo de ler de pouquinho em pouquinho todo dia ou é aquilo livro maciço mesmo, de 80 páginas por capítulo etc?
Li essa obra magnificence da literatura Russa e mundial inteirinha, e te digo, cada página vale a pena. Só uma dica, foque em ler o livro inteiro antes de entrar em alguma outra obra. Tem partes que te enjoam, e se não tomar cuidado, você acaba por desistir. Se precisar, dê pausas. Boa leitura!!!
@@Chronic111 significa, do ponto de vista do Dostoiévski, que a verdadeira educação é estética e não ética no sentido grego e não no sentido moderno, ou seja, quando se quer passar um ensinamento para alguém a pessoa não deve explicar deve dar o exemplo na sua própria vida e em tudo que faz.
@@luisfelipeandreolla1273 A biblia cristã não foi o primeiro e nem o ultimo livro que tratou de perdão e misericordia, porém é um dos mais conhecido no Ocidente.
Dostoievski: de fato um gênio, um ser absurdamente avançado pra sua época e que continua atualíssimo. Recomendo Crime e Castigo como primeira leitura. Memórias do Subsolo é de uma profundidade absurda. O Sonho de Um Homem Ridículo vale muito a pena também. Há livros mais curtos igualmente incríveis como "Uma História Lamentável". De modo geral, seus livros e personagens escancaram a miserabilidade/redenção do Ser Humano de forma desconcertantemente verossímil, impressionante. Verdade, ele acabou sendo associado ao existencialismo (O Estrangeiro, do Camus, tem, a meu ver, uma certa conexão com Crime e Castigo). Na realidade, o Dostoievski devia ser um avatar, um alienígena (ou seja, zilhões de anos à frente) que encarnou na Rússia do Século XIX e que teve uma vida muito sofrida, quase foi executado e puxou muitos anos de prisão na Sibéria. Literalmente teve uma vida from hell e uma vasta e espetacular obra literária.
@@eduardoribeiroucv9630Recomendo uma coletânea de contos dele que é "O assassinato e outras histórias" da editora COSACNAIFY foi o primeiro que li e já me prendeu logo de cara, e digo que é simplesmente uma das melhores coisas que já li na vida, cada conto tem uma história única e é muito profundo e bem desenvolvido, recomendo a leitura de qualquer coisa desse autor.
Li Dostoiévski pela primeira vez aos 16 anos, e comecei logo com "Memórias do Subsolo", uma obra-prima da literatura, uma porrada na forma de anarquia existencial pura! Esse livro moldou minha forma de pensar e enxergar o mundo. Desde então, li quase a obra completa dele. Dos livros mais importantes, só não li ainda "Os Demônios" e "O Idiota". "Os Irmãos Karamazov" é uma obra magnífica, que todo mundo precisa ler antes de morrer! Dostô é meu escritor favorito!
Comecei a lei Dostoiévski a partir de Crime e Castigo, desde então já li O Idiota, Irmãos Karamazov e Os Demônios. Ao meu ver esse escritor soube muito bem explorar todas as consequências das nossas más escolhas e hábitos de vida que para nós não se parecem obscuras ou não tão claras como deveriam. Há muitas partes em que voce concorda com algum ato do personagem, ou até mesmo com algum crime cometido (Raskolnikov), porém com o passar do tempo voce percebe o quanto aquilo foi danoso para o subconsciente do personagem e o quanto aquilo fez ele sofrer, então voce volta atrás da sua decisão pois percebe que a consequência é muita mais maléfica do que aparentava. ESSE É O MAIOR TRUNFO DE DOSTOIÉVSKI, DESMONTAR AS SUAS CERTEZAS!
Esse livro "Memorias do subsolo" é um soco no estômago. Muitas características que o personagem principal tem eu também tenho e algumas eu só descobri quando eu li esse livro.
Crime e Castigo é um livro foda! Além se falar da teoria, sofrimento e redenção do próprio Raskholnikov, ele também trata da vida miserável e banalidades de tantos outros personagens! É realismo puro, porque ele não trata seus personagens como pessoas perfeitas, utópicas. Você pode até confundir certos personagens com pessoas que você mesmo conhece, como um tio bêbado, um amigo avarento, egoísta, narcisista, etc...
Outro dia numa discussão chamei um cara de Fiodor Karamazov, pena ele não ter entendido o que eu quis dizer, o que prova que ele realmente era um Fiodor Karamazov.
@@ruansantiago3531 esse e a parte em que Sônia precisa se prostituir para alimentar os irmãos e ajudar a madrasta! O livro inteiro é pesado do início ao fim.
Tive o privilégio de ler "Crime e Castigo" e "Os Irmãos Karámoazov" ... os dois muito, muito bons. Mas "Crime e Castigo" é até hoje sem dúvida o melhor livro que li!
Na parte superficial que entendi e vi, sobre Dostoievski entendi que, ele havia capitado nuances em personalidades que provavelmente ele pode observar , e ele realmente entendeu muitas reais conexões profundas sobre sobre o psicológico das pessoas trazendo muitas perguntas com um teor realmente reflexivo e muito filosófico mais alguns eram lados que simplesmente fazem parte de nos enquanto estamos evoluindo e que devemos perceber em nos mesmos pra nos desprender dessas amarras que tanto evolucional mente sobre o indevido quanto a o social os tempos e hoje trazem novas questões e problemas a serem pensados e revolvidos o tempo não e o mesmo, mais existem fundamentos dos pensamentos dele e se manifestam tanto inconcientemente em alguns como conscientemente em outros ate hoje são coisas que devemos olhar em nos mesmos.
Comecem a ler a primeira fase de Dostoiévski, anteriores a 1849: Gente pobre, Noites Brancas, Nietotchka Niezvanova e Um pequeno herói. Além dos contos: o senhor Prokhartchin, Um coração fraco etc. A primeira fase tem resquícios do período romântico e mais “aceitáveis” ao publico. A segunda fase, pós prisão, a leitura é um tanto perturbadora para muitas pessoas devido a profundidade psicológica dos personagens, que para mim é o que torna Dostoiévski um dos melhores escritores.
Comprei o livro Crime e castigo, estou me preparando psicologicamente para lê-lo. Sou uma pessoa bastante medrosa, com tendência e ficar depressiva e super ansiosa kkkk. Já ouvi que seus livros são meio deprê e perturbadores, porém incríveis. Será minha primeira leitura de Dostoiévski. Por isso, como disse, estou tentando me preparar mentalmente para ele. Mas quero muuuuuito mergulhar nessa leitura. Se necessário, vou pausando, vou aos poucos, mas quero ler. Não sei como será isso para mim, espero me encantar tanto quanto todos.
Ele e Tolstói são fantásticos. A forma como descrevem a realidade, os pensamentos (revelando as nossas misérias) e as nuances da linguagem não verbal - vide as descrições dos bailes e das malícias em Anna Kariênina - são ferramentas essenciais para alargarmos o nosso horizonte de consciência.
esse é um absurdo. em curtas páginas ele consegue desvendar muito da condição humana. é ótimo até pra ler em PDF, pois é tão curto e tão bom que não vai doer os olhos ou sla.
Notas do subsolo é um daqueles livros que você lê e fica ruminando sobre pelo resto da vida. Lembro que quando eu acabei de ler pela primeira vez, fiquei uma semana sem consumir conteúdo como série, filme, vídeo e nada muito profundo pq eu simplesmente não parava de pensar sobre. Pode até ser um livro pequeno, mas impacta muito mais que 90% das obras que você lerá na sua vida.
@@lucianocunha1665 leia Escritos da Casa Morta, editora 34, tradução de Paulo Bezerra. Muitos motivos para a indicação, mas a principal é como ele traz para as obras posteriores os aspectos principais e marcantes de personagens reais com os quais conviveu no cárcere. E não só personagens, mas eventos também. Se for aceitar a indicação leve junto essa dica: leia com muito vagar para que o livro entre de verdade em você e aí as leituras posteriores serão muito aproveitadas e agradáveis. Boa leitura.
Dostoiévski é pura ARTE. Não tenho palavras para descrever a escrita dele. Por isso os escritos dele é um maravilhoso clássico e todo ser humano deveria ter o privilégio de ler as obras dele. É essencial. Não tem como ser o mesmo depois da leitura de obras de Dostoiévski. É de uma profundeza na alma humana, psicologia pura.
Dostoivski e uma das poucas pessoas que eu encho a boca pra chamar de GÊNIO com todo respeito aos grandes escritores, mais na minha opinião ninguem conhece tanto o intimo de um ser humano quanto ele e descreve tão bem em palavras, ele estava muito a frente do seu tempo na minha opinião.
Cai de paraquedas logo em Os Irmãos Karamazov 😂 Tive que ler duas vezes, com um intervalo de um semestre entre as duas pra poder entender o livro. Genial.
Comecei com crime e castigo, foi um livro que demorei ler por completo, nao por não gostar e sim por ser um livro repleto de acontecimentos que nos convida a digerir, é maravilhoso. Recomendo demais! Estou indo para irmãos Karamazov.
Realmente, leiam o Sonho de um Homem Ridículo, é incrível, eu chorei, depois reli para pegar tudo que eu perdi na leitura "emocionada" é uma obra prima.
Quantas pessoas cultas, cultíssimas até. Sobretudo, deveremos nos ajoelhar perante aos gênios da crítica literária de vertente russa. Estou, de fato, vibrando pela sabedoria de vossas magnificências.
Li "Recordação da Casa dos Mortos " durante o ensino médio ! Foi um divisor de águas na minha vida e me fez ver a vivência da religião cristã de um modo totalmente diferente do que eu tinha!
A forma como Dostoiévski foge da ideia de vilão e mocinho é sensacional. Um personagem que causa repulsa e ódio, depois de duas ou três páginas pode estar gerando compaixão. É uma viagem para dentro da mente humana
Com 14 anos eu não lia muito, minha família nunca foi de ler nem de incentivar a leitura. Até que por acaso li Misto Quente - Bukowiski (li em pdf no celular em 2009 kkk) Devo ter conseguido finalizar pela escrita dele, que é muito fluida. No o personagem gostava muito de ler e isso me influenciou. Eu passei a ler todas as recomendações e citações desse livro. Dostoievski era um deles. Comecei com Crime e Castigo, essa leitura me marca até hoje! Não demorei muito cheguei e memórias do subsolo. Li 2x. Com 15 anos eu já havia lido quase tudo do Dostoievski. Desde então passei a ler vários clássicos, vários calhamaços de literatura Russa, Inglesa e francesa (Victor Higo e Dickens são meus preferidos). Também cheguei nos filosofos. Boa época... Por causa desse período tenho uma cultura literaria bem abrangente. Hoje em dia mal leio uma mensagem no whatsapp. Perdi interesse total na leitura. Embora as vezes queira muito ler, eu sempre começo mas nunca termino. Acredito que as próprias obras foram as responsáveis por isso, não por ter tido experiências traumatizantes de leitura ou por serem livros ruins, mas o contrário disso. Trago uma questão: Um adolescente, que mal tem o cérebro 100% formado, topar com essa literatura é algo impactante, pro bem e pro mal. Eu nunca mais fui o mesmo, fiquei cético, crítico, resmungão, impaciente com futilidades e de certa forma muito avesso a aprecisar coisas belas e simples da vida. Nesse momento eu tento fazer um "detox" dessa formação precoce sobre a vida. Mas a ampliação da consciência foi o maior saldo positivo disso tudo.
Eu conheci um rapaz precoce assim que também colocava a culpa de muitos problemas na vida dele por causa do interesse deles em certos livros filosóficos. O motivo é que você não pode se ater somente nessa experiencia/visão e se fechar em uma bolha. Você tem que aprender a socilializar efetivamente, ter experiencias das mais variadas na vida (nas artaes, nos esportes, e seja la onde for) e encontrar sua individualidade, de modo que você possa viver de forma critica e equilibrada. Misturar diferentes autores e visões e evitar ficar enviesado.
@@JoséZe-da-casa-do-Ze É um excelente conselho meu caro. Acredito que a questão não é culpar, mas é o fardo da consciência que se amplia. A sensibilidade que se desperta. É automático. (se isso é bom ou ruim eu não sei) Apesar do meu "amadurecimento" precoce, também despertei a consciência de que precisava exatamente do que você me aconselha. Contudo, mesmo assim, tais leituras deixam marcas profundas é uma experiência que é difícil "desver".
Topei com Memórias do Subsolo aos 15 anos, já estava acostumado à literatura então não foi difícil. Mas não estava pronto para a crise emocional engatilhada por tal leitura, mudou minha mentalidade radicalmente e para sempre. Hoje aos 38 estou saindo dessa zona de influência e percebo o quanto foi problemático ter topado com este livro naquele momento. Mas a ampliação de consciência é um processo irreversível então não posso me arrepender.
Dostoiévski é o autor do meu livro preferido: Crime e Castigo. E ele foi o responsável por me tirar de leituras como Crepúsculo 😂 e me fazer ler os clássicos (eu tinha uns 15 anos). E foi uma leitura tranquila. Pode ler sem medo. Agora Memórias do Subsolo, apesar de ser bem mais curto, é bem mais complexo.
Comecei por Duas Narrativas Fantásticas e me conquistou ali. O primeiro conto A Dócil me trouxe sentimento diferentes do inicio meio e fim. Depois fui para Crime e Castigo e foi a cereja do bolo. Livro arrebatador! Pulei para ler Os Demônios, O idiota, Memórias do subsolo, Noites Brancas, Gente Pobre, Os Irmãos Karamazov, O Eterno Marido e agora leio O adolescente, último dos grandes romances que faltava. Meu autor preferido!
Ainda não li Dostoiévski, mas já li Tchekhov já, que humaniza tão bem os personagens, insere de forma tão natural suas críticas, e profundidade ao falar das relações humanas. E ainda tem Tolstói, Turguêniev, Gógol, Maiakóvski, recomendo a música clássica russa, de Nikolay Rimsky Korsakov.
@@pedrobelmont8496 Faça isso! Atualmente estou relendo pela terceira vez😬 e acredite... está sendo a melhor releitura. A última vez que li foi há 8 anos atrás, e de lá pra cá minha visão de mundo mudou muito, isso tem influenciado minha percepção da obra.
Eu estou lendo agora memórias do subsolo, só que li já vários livros sobre filosofia, não estou vendo complicações em ler ele, esta muito bom e ele é muito contemporâneo
Comecei por crime e castigo e depois não parei mais as obras deste gênio literário, o entrevistado poderia simplificar o motivo de ler Dostoiévski foi um dos primeiros literatas a falar sobre a psique humana.
Passei 1 ano e meio estudando os livros de Dostoiévski e fazendo estudos (fichamentos) de cada um deles. Sai transformado e li todas as principais obras + várias obras menores. Eu nunca havia chorado lendo um livro mas Crime e Castigo me levou as lágrimas. Dostoiévski era genial e as obras dele tocam fundo na alma do ser humano contemporâneo. Não por menos Dostoiévski já é considerado literatura clássica, você encontra grandes outros autores fazendo referência a ele como Freud, Jung, Nietzsche por exemplo, o cara era um mestre das letras! Pra quem quer expandir seu horizonte literário, não tem pra onde correr, tem que passar por Dostoiévski. Não recomendo começar por "livros menores e mais fáceis, curtinhos" porque eu acho isso aí FULERAGEM e PREGUIÇA de estudar. Comece por Crime e Castigo ou Os Irmãos Karamazov.
Os personagens do Dostoievski são foda demais, memoráveis, admiro muito a forma de construção, como a maioria deles representam ideias da sociedade, padrões de certos grupos.
Li crime e castigo, é fantástico! Depois fui pra irmãos Karamázov, melhor ainda, espetacular. É incrível como podemos passar uma vida sem conhecer a genialidade e complexidade de um escritor como Dostoievski. Leitura obrigatória, pelo menos uma vez antes de partir.
Crime e Castigo foi o livro que me fez criar gosto por clássicos! Dostoievski tem esse poder, que ele comentou no vídeo, de levar sua mente à reflexão para além da narrativa.
Nossa, somos dois 😂😂✌🏻 eu tinha 15 anos, e sai de Crepúsculo pra ler Crime e Castigo. E nunca mais parei de ler clássicos. Meu gosto literário mudou num estralo. Fora que foi direto pro top 1 livro preferido.
@@renata87 hahahah sim!! Muito louco isso. Saí dos suspenses adolescentes do Stephen King direto para os clássicos "sem querer", foi Dostô que virou essa chavinha em mim
Comecei por Crime e Castigo e é fascinante, é um escritor muito humano então o que se aprende é muito aplicável na visão do cotidiano e ainda se aplica hoje em dia
"Crime e Castigo" terminei de ler este ano. É uma leitura que sempre tive e continuo tendo como obrigatória. Trata-se de uma obra de arte. Recomendo a leitura mesmo que de forma vagarosa.
Eu li duas vezes este romance. Um na adolescência, e outro perto dos 30 anos. Tive obviamente visões diferentes, recomendo lê-lo novamente depois de um tempo.
Memórias do subsolo é a realidade bruta de alguém que se fechou para a realidade, é a morte em vida, é o homem que na sua ignorância fez um deus a sua imagem e semelhança; enfim, sou leitor de Dostoiéviski já faz um tempo, desde de então minha vida mudou, eu não compreendia o quão Raskólnikov eu era, putz! Recomendo à todos os seres humanos a lerem as obras desse GRANDE GÊNIO chamado Fiódor Dostóievski. ❤💪🙏☝
faz um tempo que parei de lê-lo. achei a linguagem um tanto complexa e, em certo ponto, de difícil compreensão. talvez seja por eu não estar habituado com esse tipo de escrita. fui ler outros clássicos que também despertavam meu interesse; shakespeare, a título de exemplo. que por sinal é fantástico. irei retomar a leitura de dostoiévski com memórias do subsolo.
Uma vez estava falando com um amigo que eu tinha tentado ler Memórias do Subsolo mas não lembrava direito o nome do livro, aí eu disse Lembranças do Submundo. Ele me corrigiu e rimos muito kkkk
Verdade, em confições de Santo Agostinho no capítulo que fala do roubo das pêras, vemos que ele rouboa as frutas pelo simples prazer de roubar e mostrar para os amigos, ele deixa claro que não precisava delas; -logo esse exemplo que ele deu faz todo sentido.- Pessoas podem fazer o mal mesmo em circunstâncias favoráveis de igualdade.
Sobre a pergunta do Petri de como Dostoievisk conseguiu prever tais acontecimentos: Dostoievisk percebeu que estão surgindo ideias na Rússia que eram importadas da Europa, ele notou que nelas estavam contidas toda um Filosofia de negação do homem, de Deus, da Família. Então o que ele vazias em seus romances eram pegar algumas dessas ideias é criar personagens baseados em uma dessas ideias ; a partir daí ele vazia com que a trama se desenrolar a partir do desenvolvimento dessas ideais, levando-as até às últimas conseguencias.
É basicamente o enredo de Os demônios. Os estudantes russos iam para a Europa e traziam as principais correntes filosóficas e uma delas e a mais letal era o niilismo.
O primeiro que li foi Noites Brancas, aí fui pra Memórias do Subsolo e hoje já li a obra toda. Nunca achei difícil como falam. Talvez por eu já ler muito antes.
Eu comecei lendo memorias do subsolo, qd tava na merda, revoltada com as pessoas e querendo distancia de tudo e todos. Foi perfeito pra mim, por incrivel q pareca me deixou melhor do que antes. Agora estou lendo Crime e castigo e to numa montanha russa de emoções. A melhor coisa que o destino fez cmg foi me colocar de frente com esse autor russo maluco.
Leia "Crime e Castigo" , a personagem Raskolnikov é muito atual ! Li e estudei a narrativa na UFMG (Letras).Enfim, amigo, ainda tem gente indicando esse ótimo autor!
Um dos meus escritores preferidos, comecei com Crime e Castigo.😅 Atualmente estou lendo Os Demônios. Recomendo ler os primeiros romances dele como: Gente Pobre ou Noites Brancas.
Li um livro do Nietzsche esses dias e ele passa que o Dostoiévski é um dos poucos pensadores do passado que dá para aproveitar, preciso iniciar à leitura.
Friedrich Nietzsche referiu-se a Dostoiévski como "o único psicólogo, diga-se de passagem, do qual tive algo a aprender: ele está entre os mais belos golpes de sorte de minha vida, mais até do que Stendhal"
Petry, chama o Flávio Ricardo Vassoler, tem doc na Rússia sobre o próprio dosto, da p fazer uma contextualização bacana sobre e tb falar sobre literatura de forma geral, p além do dosto
Li Crime e Castigo 6 vezes. É um Romance, mas para mim considero que aquilo de alguma forma aconteceu. Ele materializa aquela situação do assassinato da Usuária.
Noosssaaa. Obrigado, cara. Finalmente consegui encontrar o livro que havia lido do Dostoievski, mas havia esquecido o nome: o sonho do homem ridículo. Cara, a sensação que a leitura desse livro me causou foi algo estarrecedor, eu mal conseguia respirar mediante cada palavra desse pequeno livro. Só um gênio poderia ter escrito algo assim.
Eu li Crime e Castigo e passei semanas com im mal está... Uma reflexão triste da vida. Mas foi uma excelente experiência, pq é diferente de tudo que já li.
Cara começou pelo livro mais difícil também kkk pegou um livro curtinho achando que seria fácil, porém esse livro as primeiras 100 páginas são cabulosas, as 100 restantes são mais de boa.
Quem quer começar a ler Dostoiévski eu recomendo noites brancas, é curtinho...é uma história de amor e tals , é o menos depre, mas msm assim super depre.. pra ler Dostoiévski esteja feliz hahaha pq ele vai te dragar toda sua vida tipo um dementador .
Noites brancas é ruim pra começar. Eu recomendaria o jogador. É curto e tem bastante do caracteriza o Dostoievski
esse livro ai é redpill kkkkkkkkkkk]
Eu comecei por Noites Brancas, eu achei incrível. Eu deixei os Irmãos Karamazov por último.
Comecei por ele tbm,depois foi Gente pobre.
Digo isso sobre sons of anarchy
Memórias do Subsolo me fez acordar pra vida. Estava me entregando já, e este livro me ajudou a sair do fundo do poço.
Como?
@@marcos7907marcos leia
@@sopadefita Já li.
André Luiz , no meu caso a obra responsável por isso foi Crime e Castigo! Aquela obra me salvou.
Comprei crime e castigo pra ler, mas sou uma pessoa com tendência a ficar ansiosa e deprimida. Ta dando até um medinho, to tentando me preparar psicologicamente pra ler.
Pelo que ouvi suas literaturas sao incríveos mas deprimentes.
Primeira vez que li Dostoievski foi no curso de direito... Um professor recomendou que todos lessem crime e castigo dizendo que era um dos livros que toda pessoa deveria ler antes de morrer. Comecei a ler o livro e me identifiquei muito com o 'Rodka' pois eu também tinha 20 anos, cursando direito longe de casa, sem um dinheiro no bolso e bebia para suportar tudo isso... Só que eu não matei ninguém! HAHAHAHA
Também estou cursando direito e tenho 20 anos kkkkkk. Caso matar alguém algum dia, me procure que eu irei te defender kkkkkk
Me identifiquei pra caralho com ele também. Pobreza, desemprego, aversão a pessoas, pobreza, gente merda ao redor dele, pobreza. Tirando a parte de ser um assassino e cursa direito, aquilo por pouco não seria uma biografia minha.
HAHAHAHAHAHA
Não matou né, seeeeei... E ainda é advogado, suspeito....
Mas cá entre nós, se ele mata só a velha tava dbs, problema foi q ele matou a pessoa mais pura do livro e que gostava dele.
Tempos atrás cheguei a conclusão que minha cultura literária era muito fraca e que eu precisava de leituras que edificassem meu espírito, minha critica, minha alma. Cheguei em Dostoiévski! Já são várias obras lidas (vou deixar irmãos Karamazov por último) e o objetivo é ler tudo. Das 5 grandes obras, já foram 4. Faltam vários contos/novelas (deve faltar uns 15). Quer um resumo de Dostoievski? O PROFETA DA ALMA HUMANA E SOCIEDADE. Com Dostoievski cheguei em Tolstoi mas explorei pouco (indico: de quanta terra precisa o homem?). É isso! Literatura russa é densa e gratificante.
Minha cultura literária não é muito ampla rsrs mas do pouco que li de Dostoievski e Tolstoi, gostei mas do estilo do último.
Lê matadouro-cinco
Se você gostou, então Leia: Oblómov - Ivan Gontcharov. Genial
Tive o mesmo estalo, mas comecei pelos irmão Karamazov e ainda estou nessa novela. Tem hora que sinto que perdi o fio da meada e tenho vontade de desistir, mas aí do nada começa um capítulo intenso e aí volto ao foco. Mas aquele monte de nome, e seus apelidos e diminutivos é de fuder
Meu deus uaahhahahaahhhaahh
Dostoievski deveria ser ensinado em todas as escolas. O cara quase foi fuzilado, tava cara a cara com a morte, e depois liberaram ele. Ele me ensinou a se bom pelas histórias do Alexei Karamazov e no conto do sonho do homem ridículo. É simplesmente fenomenal.
De fato, mas no mundo da Russofobia, nem Tarkovsky a gente conhece...
@@luizestrella317 eu vejo que não é russofobia e sim uma Russia pos revolução. Ninguém fala da música, literatura pré revolução.
@@pereira9107 interessante, vc tem um ponto.
Tem um trecho de Os Irmãos Karamázov onde o Aliocha se coloca em pé de igualdade com o irmão bebado, afirmando que é tão viciado e impuro quanto ele, essa parte me marcou bastante, preciso reler esse livro, li ele muito rápido, mas ele é absurdo de bom, o Grande Inquisidor e o delírio do Ivan conversando com o capeta é surreal
@@luizestrella317li "os demônios" de Dostoiévski há bastante tempo e é impossível não estabelecer paralelos com os orcs de Putin.
Como não desprezar as ambições russas em detrimento do sofrimento dos ucranianos, ainda que momentaneamente?
Acho que ler o ucraniano Taras Sevchenko irá me ajudar a insanidade da alma russa, cujas poucas coisas se salvam, dentre elas Dostoiévski.
Irmãos Karamazov é assustador de tão bom. Melhor livro q já li
O mangá é DDDDD do Inio Asano?
@@Fidalgo_Alexandrino isso
Concordo totalmente!
Irmãos Karamazov melhor livro que já li. Li pela primeira vez aos 15 anos e escolhi esse livro pra reler em cada nova decada de minha vida. Sempre me emociona e deslumbra. Totalmente apaixonada pela obra de Dostoievsky.
Adorei o podcast!
Melhor livro que já li também. E olha que já li Grande Sertão, Guerra e Paz, Quincas Borba, O som e a fúria... Mas ninguém supera, para mim, os Karamazov.
Não precisa ter medo da literatura russa. Paga, lê e, se não entendeu, lê novamente. Já li quase tudo do Dostoiévski e agora estou em Guerra e Paz de Tolstói.
Eu também estou lendo Guerra e Paz. Estou no começo do segundo livro
Hahaha, e como está a leitura? Estou devendo este clássico mas 1000 e tantas páginas é um projeto de leitura sério (trabalho full time e faço faculdade).
Os capítulos são curtos, é tranquilo de ler de pouquinho em pouquinho todo dia ou é aquilo livro maciço mesmo, de 80 páginas por capítulo etc?
Li essa obra magnificence da literatura Russa e mundial inteirinha, e te digo, cada página vale a pena. Só uma dica, foque em ler o livro inteiro antes de entrar em alguma outra obra. Tem partes que te enjoam, e se não tomar cuidado, você acaba por desistir. Se precisar, dê pausas. Boa leitura!!!
Só gente muito burra não entende
Dostoievski e Tolstoi descrevem uma sociedade russa muito parecida com a nossa sociedade.
"Só a beleza salvará o mundo" - Dostoiévski
O Idiota...
Oq isso quer dizer, pode explicar pfv?
@@Chronic111 significa, do ponto de vista do Dostoiévski, que a verdadeira educação é estética e não ética no sentido grego e não no sentido moderno, ou seja, quando se quer passar um ensinamento para alguém a pessoa não deve explicar deve dar o exemplo na sua própria vida e em tudo que faz.
@@vaiseferar1 ah sim, entendi. Obrigado
Só a Paola Oliveira pode nos salvar
Humilhados e ofendidos foi o melhor livro que já li, mesmo sendo incompleto. Nele aprendi que o perdão é a maior das virtudes. Dostoiévski é um gênio!
Cristo, né 😊
@@luisfelipeandreolla1273 A biblia cristã não foi o primeiro e nem o ultimo livro que tratou de perdão e misericordia, porém é um dos mais conhecido no Ocidente.
Dostoiévski é leitura obrigatória. Poucos autores o fazem refletir tanto sobre a vida quanto ele.
Dostoievski: de fato um gênio, um ser absurdamente avançado pra sua época e que continua atualíssimo. Recomendo Crime e Castigo como primeira leitura. Memórias do Subsolo é de uma profundidade absurda. O Sonho de Um Homem Ridículo vale muito a pena também. Há livros mais curtos igualmente incríveis como "Uma História Lamentável". De modo geral, seus livros e personagens escancaram a miserabilidade/redenção do Ser Humano de forma desconcertantemente verossímil, impressionante. Verdade, ele acabou sendo associado ao existencialismo (O Estrangeiro, do Camus, tem, a meu ver, uma certa conexão com Crime e Castigo). Na realidade, o Dostoievski devia ser um avatar, um alienígena (ou seja, zilhões de anos à frente) que encarnou na Rússia do Século XIX e que teve uma vida muito sofrida, quase foi executado e puxou muitos anos de prisão na Sibéria. Literalmente teve uma vida from hell e uma vasta e espetacular obra literária.
Dostoiévski, Allan Poe e Kafka me fizeram criar gosto pela leitura. Tchekhov e Tolstói também são russos sensacionais.
Recomenda o que pra começar Tchekhov?
@@eduardoribeiroucv9630Recomendo uma coletânea de contos dele que é "O assassinato e outras histórias" da editora COSACNAIFY foi o primeiro que li e já me prendeu logo de cara, e digo que é simplesmente uma das melhores coisas que já li na vida, cada conto tem uma história única e é muito profundo e bem desenvolvido, recomendo a leitura de qualquer coisa desse autor.
Li Dostoiévski pela primeira vez aos 16 anos, e comecei logo com "Memórias do Subsolo", uma obra-prima da literatura, uma porrada na forma de anarquia existencial pura! Esse livro moldou minha forma de pensar e enxergar o mundo. Desde então, li quase a obra completa dele. Dos livros mais importantes, só não li ainda "Os Demônios" e "O Idiota". "Os Irmãos Karamazov" é uma obra magnífica, que todo mundo precisa ler antes de morrer! Dostô é meu escritor favorito!
Comecei a lei Dostoiévski a partir de Crime e Castigo, desde então já li O Idiota, Irmãos Karamazov e Os Demônios. Ao meu ver esse escritor soube muito bem explorar todas as consequências das nossas más escolhas e hábitos de vida que para nós não se parecem obscuras ou não tão claras como deveriam. Há muitas partes em que voce concorda com algum ato do personagem, ou até mesmo com algum crime cometido (Raskolnikov), porém com o passar do tempo voce percebe o quanto aquilo foi danoso para o subconsciente do personagem e o quanto aquilo fez ele sofrer, então voce volta atrás da sua decisão pois percebe que a consequência é muita mais maléfica do que aparentava. ESSE É O MAIOR TRUNFO DE DOSTOIÉVSKI, DESMONTAR AS SUAS CERTEZAS!
Os irmãos Karamázov é uma obra prima. Um clássico eternizado.
Memórias do subsolo é um livro que, uma vez que você lê, sua visão do mundo e de si mesmo muda completamente. É simplesmente magnífico.
Esse livro "Memorias do subsolo" é um soco no estômago. Muitas características que o personagem principal tem eu também tenho e algumas eu só descobri quando eu li esse livro.
depois de ler a segunda parte desse livro entrei numa crise existencial bizarra, justamente pq me identifiquei com a situação do personagem…
eu fui sentindo vergonha de mim mesma ao longo do livro kkkkk
Crime e Castigo é um livro foda! Além se falar da teoria, sofrimento e redenção do próprio Raskholnikov, ele também trata da vida miserável e banalidades de tantos outros personagens! É realismo puro, porque ele não trata seus personagens como pessoas perfeitas, utópicas. Você pode até confundir certos personagens com pessoas que você mesmo conhece, como um tio bêbado, um amigo avarento, egoísta, narcisista, etc...
Cara o segundo capítulo onde o pessoal zoa o bêbado por causa da filha é tocante demais pqp.
@@ruansantiago3531li a alguns dias atrás e a frase “meu caro senhor” não sai da minha cabeça, realmente muito tocante
Outro dia numa discussão chamei um cara de Fiodor Karamazov, pena ele não ter entendido o que eu quis dizer, o que prova que ele realmente era um Fiodor Karamazov.
@@ruansantiago3531 esse e a parte em que Sônia precisa se prostituir para alimentar os irmãos e ajudar a madrasta! O livro inteiro é pesado do início ao fim.
Tive o privilégio de ler "Crime e Castigo" e "Os Irmãos Karámoazov" ... os dois muito, muito bons. Mas "Crime e Castigo" é até hoje sem dúvida o melhor livro que li!
Na parte superficial que entendi e vi, sobre Dostoievski entendi que, ele havia capitado nuances em personalidades que provavelmente ele pode observar , e ele realmente entendeu muitas reais conexões profundas sobre sobre o psicológico das pessoas trazendo muitas perguntas com um teor realmente reflexivo e muito filosófico mais alguns eram lados que simplesmente fazem parte de nos enquanto estamos evoluindo e que devemos perceber em nos mesmos pra nos desprender dessas amarras que tanto evolucional mente sobre o indevido quanto a o social os tempos e hoje trazem novas questões e problemas a serem pensados e revolvidos o tempo não e o mesmo, mais existem fundamentos dos pensamentos dele e se manifestam tanto inconcientemente em alguns como conscientemente em outros ate hoje são coisas que devemos olhar em nos mesmos.
Comecem a ler a primeira fase de Dostoiévski, anteriores a 1849: Gente pobre, Noites Brancas, Nietotchka Niezvanova e Um pequeno herói. Além dos contos: o senhor Prokhartchin, Um coração fraco etc. A primeira fase tem resquícios do período romântico e mais “aceitáveis” ao publico. A segunda fase, pós prisão, a leitura é um tanto perturbadora para muitas pessoas devido a profundidade psicológica dos personagens, que para mim é o que torna Dostoiévski um dos melhores escritores.
Comprei o livro Crime e castigo, estou me preparando psicologicamente para lê-lo.
Sou uma pessoa bastante medrosa, com tendência e ficar depressiva e super ansiosa kkkk.
Já ouvi que seus livros são meio deprê e perturbadores, porém incríveis. Será minha primeira leitura de Dostoiévski.
Por isso, como disse, estou tentando me preparar mentalmente para ele. Mas quero muuuuuito mergulhar nessa leitura.
Se necessário, vou pausando, vou aos poucos, mas quero ler.
Não sei como será isso para mim, espero me encantar tanto quanto todos.
Ele e Tolstói são fantásticos.
A forma como descrevem a realidade, os pensamentos (revelando as nossas misérias) e as nuances da linguagem não verbal - vide as descrições dos bailes e das malícias em Anna Kariênina - são ferramentas essenciais para alargarmos o nosso horizonte de consciência.
Recomendo começar pelo “O Sonho de um Homem Ridículo”.
É curtinho, tem umas 20 páginas, e é de uma profundidade assustadora.
esse é um absurdo. em curtas páginas ele consegue desvendar muito da condição humana. é ótimo até pra ler em PDF, pois é tão curto e tão bom que não vai doer os olhos ou sla.
@@pedromenndess verdade
Só? Meu Deus, é quase que um pecado um livro tão pequeno, não dá pra saborear direito
@@matheusandradebraga Experimenta essa leitura depois diga para a gente o que vc achou
Muito obrigado pela recomendação, vou ler agora
Esse rapaz é muito inteligente e muito bom sua oratória , parabéns ao entrevistado ..
Notas do subsolo é um daqueles livros que você lê e fica ruminando sobre pelo resto da vida. Lembro que quando eu acabei de ler pela primeira vez, fiquei uma semana sem consumir conteúdo como série, filme, vídeo e nada muito profundo pq eu simplesmente não parava de pensar sobre. Pode até ser um livro pequeno, mas impacta muito mais que 90% das obras que você lerá na sua vida.
É um baita livro mesmo. Pequeno mas denso em cada frase.
Nossa! Ainda vou ler, já li Crime e Castigo
Eu estou lendo esse livro, tô no início ainda, mas cada página lida, fico estática só balançando a cabeça e pensando sobre
@@lucianocunha1665 leia Escritos da Casa Morta, editora 34, tradução de Paulo Bezerra. Muitos motivos para a indicação, mas a principal é como ele traz para as obras posteriores os aspectos principais e marcantes de personagens reais com os quais conviveu no cárcere. E não só personagens, mas eventos também. Se for aceitar a indicação leve junto essa dica: leia com muito vagar para que o livro entre de verdade em você e aí as leituras posteriores serão muito aproveitadas e agradáveis.
Boa leitura.
Esse livro tirou-me da depressão.
Crime e castigo é uma experiência absurda ❤
Estou apaixonada pela imagem/essência que o entrevistado transmite
Dostoiévski é pura ARTE. Não tenho palavras para descrever a escrita dele. Por isso os escritos dele é um maravilhoso clássico e todo ser humano deveria ter o privilégio de ler as obras dele. É essencial. Não tem como ser o mesmo depois da leitura de obras de Dostoiévski. É de uma profundeza na alma humana, psicologia pura.
Dostoivski e uma das poucas pessoas que eu encho a boca pra chamar de GÊNIO com todo respeito aos grandes escritores, mais na minha opinião ninguem conhece tanto o intimo de um ser humano quanto ele e descreve tão bem em palavras, ele estava muito a frente do seu tempo na minha opinião.
Cai de paraquedas logo em Os Irmãos Karamazov 😂 Tive que ler duas vezes, com um intervalo de um semestre entre as duas pra poder entender o livro. Genial.
Comecei com crime e castigo, foi um livro que demorei ler por completo, nao por não gostar e sim por ser um livro repleto de acontecimentos que nos convida a digerir, é maravilhoso. Recomendo demais!
Estou indo para irmãos Karamazov.
Velho, o Notas do Subsolo é pika dms!! Li quando era adolescente e fiquei vidrado. Existencialismo é muito foda! Leiam também "A Náusea", de Sartre.
Realmente, leiam o Sonho de um Homem Ridículo, é incrível, eu chorei, depois reli para pegar tudo que eu perdi na leitura "emocionada" é uma obra prima.
Quantas pessoas cultas, cultíssimas até. Sobretudo, deveremos nos ajoelhar perante aos gênios da crítica literária de vertente russa. Estou, de fato, vibrando pela sabedoria de vossas magnificências.
Dostoiévski é o meu escritor favorito, e livro como Memória do Subsolo ajudou-me a sair da depressão de tão denso, deprimente e realista que é.
Li "Recordação da Casa dos Mortos " durante o ensino médio ! Foi um divisor de águas na minha vida e me fez ver a vivência da religião cristã de um modo totalmente diferente do que eu tinha!
Li Memórias do Subsolo. É incrível!
Ouvi em uma entrevista, uma professora da USP dizer que a leitura de literatura é melhor que tratamento de psicanálise. Isso p mim faz todo sentido.
A forma como Dostoiévski foge da ideia de vilão e mocinho é sensacional. Um personagem que causa repulsa e ódio, depois de duas ou três páginas pode estar gerando compaixão. É uma viagem para dentro da mente humana
Com 14 anos eu não lia muito, minha família nunca foi de ler nem de incentivar a leitura. Até que por acaso li Misto Quente - Bukowiski (li em pdf no celular em 2009 kkk) Devo ter conseguido finalizar pela escrita dele, que é muito fluida. No o personagem gostava muito de ler e isso me influenciou. Eu passei a ler todas as recomendações e citações desse livro.
Dostoievski era um deles. Comecei com Crime e Castigo, essa leitura me marca até hoje! Não demorei muito cheguei e memórias do subsolo. Li 2x.
Com 15 anos eu já havia lido quase tudo do Dostoievski. Desde então passei a ler vários clássicos, vários calhamaços de literatura Russa, Inglesa e francesa (Victor Higo e Dickens são meus preferidos). Também cheguei nos filosofos. Boa época... Por causa desse período tenho uma cultura literaria bem abrangente. Hoje em dia mal leio uma mensagem no whatsapp. Perdi interesse total na leitura. Embora as vezes queira muito ler, eu sempre começo mas nunca termino. Acredito que as próprias obras foram as responsáveis por isso, não por ter tido experiências traumatizantes de leitura ou por serem livros ruins, mas o contrário disso.
Trago uma questão:
Um adolescente, que mal tem o cérebro 100% formado, topar com essa literatura é algo impactante, pro bem e pro mal. Eu nunca mais fui o mesmo, fiquei cético, crítico, resmungão, impaciente com futilidades e de certa forma muito avesso a aprecisar coisas belas e simples da vida. Nesse momento eu tento fazer um "detox" dessa formação precoce sobre a vida. Mas a ampliação da consciência foi o maior saldo positivo disso tudo.
Eu conheci um rapaz precoce assim que também colocava a culpa de muitos problemas na vida dele por causa do interesse deles em certos livros filosóficos. O motivo é que você não pode se ater somente nessa experiencia/visão e se fechar em uma bolha. Você tem que aprender a socilializar efetivamente, ter experiencias das mais variadas na vida (nas artaes, nos esportes, e seja la onde for) e encontrar sua individualidade, de modo que você possa viver de forma critica e equilibrada. Misturar diferentes autores e visões e evitar ficar enviesado.
@@JoséZe-da-casa-do-Ze É um excelente conselho meu caro.
Acredito que a questão não é culpar, mas é o fardo da consciência que se amplia. A sensibilidade que se desperta. É automático. (se isso é bom ou ruim eu não sei)
Apesar do meu "amadurecimento" precoce, também despertei a consciência de que precisava exatamente do que você me aconselha.
Contudo, mesmo assim, tais leituras deixam marcas profundas é uma experiência que é difícil "desver".
Qual sua idade hoje?! 29 anos?! Voltou a leitura?! Passou a apreciar melhor os momentos da vida?!
Dostoiévski é incrível. Os russos são muito bons. Estou lendo Clássicos dos contos russos, e só tem conto muito bom, até agora que eu li. ❤
Topei com Memórias do Subsolo aos 15 anos, já estava acostumado à literatura então não foi difícil. Mas não estava pronto para a crise emocional engatilhada por tal leitura, mudou minha mentalidade radicalmente e para sempre. Hoje aos 38 estou saindo dessa zona de influência e percebo o quanto foi problemático ter topado com este livro naquele momento. Mas a ampliação de consciência é um processo irreversível então não posso me arrepender.
Dostoiévski é o autor do meu livro preferido: Crime e Castigo. E ele foi o responsável por me tirar de leituras como Crepúsculo 😂 e me fazer ler os clássicos (eu tinha uns 15 anos). E foi uma leitura tranquila. Pode ler sem medo. Agora Memórias do Subsolo, apesar de ser bem mais curto, é bem mais complexo.
Comecei por Duas Narrativas Fantásticas e me conquistou ali. O primeiro conto A Dócil me trouxe sentimento diferentes do inicio meio e fim.
Depois fui para Crime e Castigo e foi a cereja do bolo. Livro arrebatador!
Pulei para ler Os Demônios, O idiota, Memórias do subsolo, Noites Brancas, Gente Pobre, Os Irmãos Karamazov, O Eterno Marido e agora leio O adolescente, último dos grandes romances que faltava.
Meu autor preferido!
Ainda não li Dostoiévski, mas já li Tchekhov já, que humaniza tão bem os personagens, insere de forma tão natural suas críticas, e profundidade ao falar das relações humanas. E ainda tem Tolstói, Turguêniev, Gógol, Maiakóvski, recomendo a música clássica russa, de Nikolay Rimsky Korsakov.
Eu li Crime e castigo e mudou minha visão do mundo, foi difícil, demorei quase um ano para ler, mas valeu a pena.
Crime e Castigo é fantástico. Te faz sentir na pele as angústia e conflitos de Raskolnikov
Vc já leu o Eterno marido é o jogador? São boas obras do Fiodor D..
@@pedrobelmont8496 esses ainda não, mas pretendo ler sim. Já li além de Crime e Castigo, O idiota, Os demônios e noites brancas.
@@elizaconejo Eu lir crime e castigo no passado coisa de 10 anos atrás estou pretendendo reler dessa vez deve ser bem melhor.
@@pedrobelmont8496 Faça isso! Atualmente estou relendo pela terceira vez😬 e acredite... está sendo a melhor releitura. A última vez que li foi há 8 anos atrás, e de lá pra cá minha visão de mundo mudou muito, isso tem influenciado minha percepção da obra.
Que cara inteligente. Excelente entrevista.
Eu estou lendo agora memórias do subsolo, só que li já vários livros sobre filosofia, não estou vendo complicações em ler ele, esta muito bom e ele é muito contemporâneo
Comecei por crime e castigo e depois não parei mais as obras deste gênio literário, o entrevistado poderia simplificar o motivo de ler Dostoiévski foi um dos primeiros literatas a falar sobre a psique humana.
Passei 1 ano e meio estudando os livros de Dostoiévski e fazendo estudos (fichamentos) de cada um deles. Sai transformado e li todas as principais obras + várias obras menores. Eu nunca havia chorado lendo um livro mas Crime e Castigo me levou as lágrimas.
Dostoiévski era genial e as obras dele tocam fundo na alma do ser humano contemporâneo. Não por menos Dostoiévski já é considerado literatura clássica, você encontra grandes outros autores fazendo referência a ele como Freud, Jung, Nietzsche por exemplo, o cara era um mestre das letras!
Pra quem quer expandir seu horizonte literário, não tem pra onde correr, tem que passar por Dostoiévski.
Não recomendo começar por "livros menores e mais fáceis, curtinhos" porque eu acho isso aí FULERAGEM e PREGUIÇA de estudar. Comece por Crime e Castigo ou Os Irmãos Karamazov.
O entrevistador é perfeito, simples, honesto, paciente...o entrevistado ótimo leitor e professor.
Os personagens do Dostoievski são foda demais, memoráveis, admiro muito a forma de construção, como a maioria deles representam ideias da sociedade, padrões de certos grupos.
A história de vida dele por si só já é incrível. Comecei por Crime e Castigo e Os irmãos Karamazov.
Li crime e castigo, é fantástico! Depois fui pra irmãos Karamázov, melhor ainda, espetacular. É incrível como podemos passar uma vida sem conhecer a genialidade e complexidade de um escritor como Dostoievski. Leitura obrigatória, pelo menos uma vez antes de partir.
Crime e Castigo e Irmãos Karamázov são praticamente as melhores coisas que já li na vida.
Dostoeviski e simplesmente sublime um escritor fantástico.
Crime e Castigo foi o livro que me fez criar gosto por clássicos! Dostoievski tem esse poder, que ele comentou no vídeo, de levar sua mente à reflexão para além da narrativa.
Nossa, somos dois 😂😂✌🏻 eu tinha 15 anos, e sai de Crepúsculo pra ler Crime e Castigo. E nunca mais parei de ler clássicos. Meu gosto literário mudou num estralo. Fora que foi direto pro top 1 livro preferido.
@@renata87 hahahah sim!! Muito louco isso. Saí dos suspenses adolescentes do Stephen King direto para os clássicos "sem querer", foi Dostô que virou essa chavinha em mim
Cara inteligente pra caramba, gosto de andar com gente assim.
Comecei por Crime e Castigo e é fascinante, é um escritor muito humano então o que se aprende é muito aplicável na visão do cotidiano e ainda se aplica hoje em dia
comprei a coleção inteira (por um preço absurdamente barato) em kindle e pretendo ler tudo
Tem o link dessa coleção?
"Crime e Castigo" terminei de ler este ano. É uma leitura que sempre tive e continuo tendo como obrigatória. Trata-se de uma obra de arte. Recomendo a leitura mesmo que de forma vagarosa.
Há quem diga que a abordagem dele do inconsciente se aproxima e até supera a de Freud mesmo vindo antes da criação da Psicanálise.
Eu li duas vezes este romance. Um na adolescência, e outro perto dos 30 anos. Tive obviamente visões diferentes, recomendo lê-lo novamente depois de um tempo.
Li "Crime e Castigo" e comecei a ler "Os irmãos Karamazov".... amei o primeiro e espero o mesmo do segundo
Não tem como mudar o mundo, mas tem como mudar a si mesmo.
Memórias do subsolo é a realidade bruta de alguém que se fechou para a realidade, é a morte em vida, é o homem que na sua ignorância fez um deus a sua imagem e semelhança; enfim, sou leitor de Dostoiéviski já faz um tempo, desde de então minha vida mudou, eu não compreendia o quão Raskólnikov eu era, putz! Recomendo à todos os seres humanos a lerem as obras desse GRANDE GÊNIO chamado Fiódor Dostóievski.
❤💪🙏☝
Ótimo livro, um dos favoritos! Entrevista maravilhosa, fala exata!
Crime e Castigo é um clássico supremo ❤
Muito legal esse pensamento do Dostoiévski sobre o homem!
Li Os Irmãos Karamazov. Livro fantástico.
Gostei muito desse convidado.
Excelente podcast
Muito bom, estou lendo crime e castigo, já quase terminando.
Esse é top, demora um pouco pra fluir no começo, mas depois fica sensacional
Eu tbm estou lendo. Comecei por Noites Brancas. Por enquanto tá meio pegado, mas estou gostando.
Obra prima ❤
garanto que ao final de crime e castigo não ira ler nada melhor nos próximos 8 messes ou anos.
faz um tempo que parei de lê-lo. achei a linguagem um tanto complexa e, em certo ponto, de difícil compreensão. talvez seja por eu não estar habituado com esse tipo de escrita. fui ler outros clássicos que também despertavam meu interesse; shakespeare, a título de exemplo. que por sinal é fantástico. irei retomar a leitura de dostoiévski com memórias do subsolo.
Uma vez estava falando com um amigo que eu tinha tentado ler Memórias do Subsolo mas não lembrava direito o nome do livro, aí eu disse Lembranças do Submundo. Ele me corrigiu e rimos muito kkkk
Meus parabéns ao canal, ao apresentador e principalmente ao convidado.
Estou começando com Dostoiévski - Crime e Castigo, muito bom para começar a entender a literatura dele.
Verdade, em confições de Santo Agostinho no capítulo que fala do roubo das pêras, vemos que ele rouboa as frutas pelo simples prazer de roubar e mostrar para os amigos, ele deixa claro que não precisava delas; -logo esse exemplo que ele deu faz todo sentido.- Pessoas podem fazer o mal mesmo em circunstâncias favoráveis de igualdade.
Eu descobri esse livro hoje, entao eu quero ler e enteder tbm rsrs achei bem interessante
Comecei pelo "O Duplo", puta livro foda! Dostoiévski é gênio!
Sobre a pergunta do Petri de como Dostoievisk conseguiu prever tais acontecimentos: Dostoievisk percebeu que estão surgindo ideias na Rússia que eram importadas da Europa, ele notou que nelas estavam contidas toda um Filosofia de negação do homem, de Deus, da Família. Então o que ele vazias em seus romances eram pegar algumas dessas ideias é criar personagens baseados em uma dessas ideias ; a partir daí ele vazia com que a trama se desenrolar a partir do desenvolvimento dessas ideais, levando-as até às últimas conseguencias.
É basicamente o enredo de Os demônios. Os estudantes russos iam para a Europa e traziam as principais correntes filosóficas e uma delas e a mais letal era o niilismo.
Coisa de gênio
Exato!
Gênio!! Conheci na faculdade de história.. crime e castigo e uma boa leitura. Recomendo!
O primeiro que li foi Noites Brancas, aí fui pra Memórias do Subsolo e hoje já li a obra toda. Nunca achei difícil como falam. Talvez por eu já ler muito antes.
Excelente entrevista!!!!
Eu comecei lendo memorias do subsolo, qd tava na merda, revoltada com as pessoas e querendo distancia de tudo e todos. Foi perfeito pra mim, por incrivel q pareca me deixou melhor do que antes. Agora estou lendo Crime e castigo e to numa montanha russa de emoções. A melhor coisa que o destino fez cmg foi me colocar de frente com esse autor russo maluco.
Leia "Crime e Castigo" , a personagem Raskolnikov é muito atual ! Li e estudei a narrativa na UFMG (Letras).Enfim, amigo, ainda tem gente indicando esse ótimo autor!
Dostoiévski era mais que um escritor ele era um investigador da alma humana
Essa, não ironicamente, foi a única postagem a me desperta real interesse em um podcast como esse
Um dos meus escritores preferidos, comecei com Crime e Castigo.😅 Atualmente estou lendo Os Demônios. Recomendo ler os primeiros romances dele como: Gente Pobre ou Noites Brancas.
Sou apaixonada por demonios , aprendi muito sobre a falsidade das pessoas , mas meu amor é Willian falkner
Li um livro do Nietzsche esses dias e ele passa que o Dostoiévski é um dos poucos pensadores do passado que dá para aproveitar, preciso iniciar à leitura.
Friedrich Nietzsche referiu-se a Dostoiévski como "o único psicólogo, diga-se de passagem, do qual tive algo a aprender: ele está entre os mais belos golpes de sorte de minha vida, mais até do que Stendhal"
Petry, chama o Flávio Ricardo Vassoler, tem doc na Rússia sobre o próprio dosto, da p fazer uma contextualização bacana sobre e tb falar sobre literatura de forma geral, p além do dosto
Seria otimo, mas ele mora na europa
@@lazarolourenco5631 vdd, tinha esquecido disso
Se tem DOSTOIEVSKI já tem meu like
Um dos melhores escritores que ja li
Sugiro começar por "Noites Brancas", é pequeno e fácil de entender, além de ser belíssimo! Dosto é fantástico!
Não consegui terminar, me pareceu basicamente um romance. Recomendo o Zaratustra.
Relatou muito sobre a obra e sobre o ponto de vista
Só li o “O Idiota”, e gostei, não tanto como outros autores que já li, mas, achei interessante. Pretendo ler outra obra dele algum dia.
Li Crime e Castigo 6 vezes. É um Romance, mas para mim considero que aquilo de alguma forma aconteceu. Ele materializa aquela situação do assassinato da Usuária.
Noosssaaa. Obrigado, cara. Finalmente consegui encontrar o livro que havia lido do Dostoievski, mas havia esquecido o nome: o sonho do homem ridículo. Cara, a sensação que a leitura desse livro me causou foi algo estarrecedor, eu mal conseguia respirar mediante cada palavra desse pequeno livro. Só um gênio poderia ter escrito algo assim.
Galera vai achando que “é uma novelinha boba”, qdo vai ler 😳
É muito bom este mesmo, mexe profundamente com a gente
Eu li Crime e Castigo e passei semanas com im mal está... Uma reflexão triste da vida. Mas foi uma excelente experiência, pq é diferente de tudo que já li.
Foi o romance dele que mais me marcou. Recomendo ir para O Idiota ou Os Irmãos Karamásov.
Cara começou pelo livro mais difícil também kkk pegou um livro curtinho achando que seria fácil, porém esse livro as primeiras 100 páginas são cabulosas, as 100 restantes são mais de boa.
" Os irmãos Karamazov " a maior obra da literatura mundial ! Depois o " Crime e castigo " depois os " Demonios "
Ler Dostoiévski é fundamental,desafiador e imprescindível. .
Fundamental, até Einstein escreveu sobre o grande génio da literatura "Dostoiévski oferece-me mais do que qualquer cientista, mais do que Gauss".
Muito bom seu vídeo. Adorei! Vamos usá-lo como material de apoio na 5a. Temporada de nosso Círculo de Leitura.
Eu comecei com Crime e Castigo. E acho que foi uma ótima porta de entrada para mim.