Cara teu canal é top...caras como vc da orgulho ao Brasil...não é só bonito o cara que gosta da profissão mas a arte de ter didática...conteúdo de primeira...cara muito simpático esqueci de comentar noutro dia vim ver vídeo só pra comentar
Aula extraordinária, professor. Ganhou um like e um inscrito. Sou técnico em elétrica e no momento trabalho em um hospital aqui em Natal na função de eletricista de manutenção. Esse assunto estudei na curso, mas sem muita profundidade, e tava precisando rever o assunto e me aprofundar mais um pouco. Sua explicação foi muito boa, simples e muito eficiente. Abraço!
Sempre que procuro aprender algo novo ou tirar dúvidas recorro a este canal, porque é onde encontro as melhores explicações teóricas e práticas. Parabéns pelo conteúdo.
Não sei o que as outras pessoas pensam, em relação de obter uma informação verdadeiramente inportante e esclarecedora. Essa foi, de longe, a melhor explicação sobre algo que eu sempre busquei entender. Por ser um professor de Física e ter um profundo respeito aos meus alunos, comumgo, com a vossa pessoa, procuro esclarecer de forma mais suscinta e clara a explicação de uma dúvida. Quem tem a ganhar, tendo um diferencial a mais, é quem busca o conhecimento. A palavra, aqui, que expressa o meu encantamento é a GRATIDÃO.
Estou espantado com a explicação. Entendi muito bem. Ja havia visto outras explicações mas facilmente esquecia porque n entendia perfeitamente. Mas agora sei que n irei esquecer
É uma pena que eu só posso dar 1 "like", pois o seu vídeo merece vários "likes"! Muito didático e objetivo. Aprendi em 18 minutos de vídeo o que dois professores do CEFET-RJ não conseguiram ensinar em 3 anos. Agora eu sei o porque que quando eu retifico uma tensão alternada e coloco um capacitor ela fica mais alta. Pois o capacitor armazena o valor de pico e não o RMS. Obrigado pelo vídeo explicativo!
Boa tarde. Já me associei. Muito obrigado pelas aulas. Se eu pudesse sugerir...diria: as aulas com o áudio e texto em Português para atender aos inúmeros interessados com deficiência auditiva. E, no futuro com um auxiliar em Libras.
Olá Evanoir, muito obrigado por se inscrever como apoiador do canal! Os vídeos mais recentes já estão com legendas em português, para isso basta acionar nas configurações, os antigos ainda não têm, mas aos poucos serão incluídas.
Parabéns por mais uma aula espetacular. Explicações claras, rápidas e objetivas. Coisa de quem realmente domina o assunto. Gostaria que você aparecesse em algum vídeo para a gente lhe conhecer.
Parabéns, como sempre suas apresentações são bastante objetivas e ótimas para aqueles que estão iniciando na eletrônica. Só uma observação: Houve uma distração quando foi colocada a fórmula da Vrms. A raiz quadrada de 2 foi colocada como divisor ao invés de multiplicador (Vrms= 0,07 x Vpico). Mais uma vez ...Parabens..
A 25 anos trabalhando com eletrônica, e nunca ouvi falar desse tipo de multimetro... Sei das sensibilidades ôhmicas dos analógicos para uma melhor precisão. Como também dos osciloscópios que são próprios para medir todos os tipos de tensões e ondas. Valeu pela dica do multímetro true rms......
Obrigado Cassia! Sim, já existem há tempos, mas quase ninguém tinha um, pelos preços proibitivos! Hoje em dia são bem mais comuns e mais baratos também!
Eloy, irei passar a te cobrar R$10,00 por cada elogio que eu te fizer, continue fazendo ótimos vídeos. Já enviei meus dados bancários para o seu e-mail. Obrigado.
Obrigado Pedro! Vcc é tensão em corrente contínua, como a da pilha, bateria ou fontes de alimentação, já Vrms determina um valor médio quadrático de tensão em corrente alternada, como a da rede elétrica, transformadores ou geradores de sinais.
Uma pergunta burra aqui: no dia a dia de bancada reparando aparelhos eletrônicos, qual valor em tensão devo levar em consideração como referência no oscilocópio em análise, Vavg ou Vrms? Vocẽ disse video que em DC o valor sempre será RMS.
Depende da análise, por isso que temos essas diferentes medidas. Em geral na maioria das vezes o valor RMS é o mais importante a se considerar e é o que é medido nos multímetros, em alguns casos o valor de pico (máx) também pode ser necessário. Valor DC é igual sempre.
boa tarde, professor tira uma dúvida Vp - valor de Pico neste Caso não seria 12V e essa Equação ficaria 12 /raiz de 2 = 8,485 V na explicação da tensão RMS
boa tarde professor. Finalmente meu trafo toroidal isolador chegou. Ele é entrada 220V e saídas 0-220V e 0-127V com potência individual de cada saída de 500Va. Estava pesquisando o esquema de ligação da minha bancada com o intuito de manter o isolamento para caso eu venha precisar medir a rede com meu osciloscópio ( e não explodir ele rs rs rs ). Pesquisei alguns circuitos e me deparei com uma dúvida. Usarei somente as 2 fases de entrada ( 220v ) para alimentar o primário meu trafo isolador ( o pino central da tomada é o terra e não será usado especificamente aqui nesta tomada onde este primário do trafo está ligado ). Já em cada uma das 2 saídas deste trafo isolador eu terei 1 tomada ( 1 na saída 220V e 1 tomada na saída 127V ). Aí é que está a dúvida: estas tomadas que irão ser ligadas nestes secundários eu tb tenho um pino central de terra em cada uma delas, ok - eu devo ou não conectar estes pinos terras no terra da minha rede ( aquele mesmo terra da tomada lá na entrada do trafo que não está sendo usado ) ? Obrigado mais uma vez e vida longa ao canal !!!!
Olá Alexandre! Não recomendo aterrar a tomada que irá usar o osciloscópio. Use somente o transformador isolador para ele, pois o terra tem uma resistência muito baixa para o neutro e está ligado ao GND da ponta de prova do instrumento.
Perfeito professor, mas o interessante e seguro quanto à um possível choque elétrico e tb quanto ao fato de não causar nenhum dano ao osciloscópio o ideal não seria: Ligar tanto o osciloscópio quanto o circuito a ser analisado na saída do trafo isolador, dessa forma mesmo que eu venha a medir a tensão elétrica da rede que alimenta este circuito eu não correria o risco de danificar o osciloscópio. Lembrando que eu não devo de forma alguma aterrar o terceiro pino da tomada de saída deste Trafo, correto? Vida longa ao canal.
Valeu professor, mais uma vez te agradeço pela ajuda e esforço desprendido não só a mim, mas a todos que são inscritos no seu canal. Vida longa ao canal !!!!
Bom dia professor, mais um show de aula ! Me tire uma dúvida No final do seu vídeo vc diz que sempre devemos dimensionar os componentes do circuito baseado na tensão de pico e não na tensão RMS que é tem um valor menor - até aí compreendi tudo. Tb se diz que a tensão de saída de um transformador ( por exemplo tensão de entrada no primário de 127 volts e saída no secundário antes da retificação seria de 24 volts ) esses 24 volts tb seriam valor RMS e tb deveríamos transformar esta saída em valor de pico ( 33,94 volts ) para se levar em conta os cálculos dos componentes, correto ? Fico no aguardo e vida longa ao canal !
Obrigado Alexandre! É isso mesmo, seu raciocínio está correto! Após a retificação e filtro, teremos um valor de pico importante e por isso devemos dimensionar todos os componentes dessa parte para suportar essa tensão e não se basear na RMS, que é sempre menor.
Perfeito professor, precisava desta sua confirmação para te fazer a segunda pergunta que me intriga bastante. Já vi alguns vídeos onde se ensina a calcular o fusível tanto no primário quanto no secundário de um trafo, como por exemplo no projeto de uma fonte dc. Acontece que sempre eles utilizam o valor de 220 v ou 127 v como base de cálculo e não o valor de pico para o cálculo do fusível do primário. O mesmo acontece com o valor do secundário, sempre ignorando o valor de pico e sempre trabalhando com os valores rms. É claro que quando calculamos o fusível baseado no valor rms este tem o valor maior que se eu fizer o cálculo tomando como base o valor de pico. Será que é por conta disso que eles ignoram o valor de pico para os cálculos de fusível somente ? Obrigado e vida longa ao canal
Olá Alexandre, nesse caso usa-se o RMS, pois estão trabalhando antes da retificação e filtro, portanto é um valor médio mais adequado para o cálculo da corrente que irá definir o valor do fusível. Veja que ali temos um sinal senoidal, que apresentará um pico por uma fração mínima de segundo, o que não influenciaria na corrente média. Depois da retificação, teremos uma tensão da ordem do valor de pico em CC (constante), e por isso devemos considerar o pico depois da retificação e RMS antes.
Eloy você tem algum vídeo falando sobre pressostato acionado pelo o nível dágua, levando uma das fases da tensão RMS para um atuador, como por exemplo, uma bomba de circulação ou então uma bomba de drenagem?
@@Electrolab-Eletronica De qualquer maneira, nesse tipo de pressostato o correto mesmo é levar o neutro ou fase da tensão RMS para esse dispositivo acionado pelo o nível dágua?
Nos que eu já vi você liga os dois, em geral chamam de entrada de linha. E ele corta e liga ambos. Há modelos específicos, por exemplo os usados em máquinas de lavar, mas esses não conheço, são muitos e diferentes e precisa ver o datasheet do componente.
POR ISSO QUE OS MULTIMETROS TRUE-RMS DE MAIOR PRECISÃO POSSUI CIRCUITOS MAIS APURADOS PARA CALCULAR A INTEGRAL DA TENSÃO EM RELAÇAO AO TEMPO. CONTUDO SÃO MAIS CAROS. MAS COMO MUITOS SISTEMAS DE ACIONAMENTOS SÃO ELETRÔNICOS QUE POR CONSEQUÊNCIA TRABALHAM COM FORMAS DE ONDAS DIVERSAS, VALE A PENA INVESTIR EM UM INSTRUMENTO TRUE-RMS
boa noite professor. Poderia mais uma vez me ajudar ? Estou colocando um disjuntor e 1 DR na minha nova bancada e estou com uma dúvida. Para maior proteção devo colocar este disjuntor e este DR na saída do trafo isolador ou na entrada deste mesmo trafo ? ou independe ? acabei trocando o trafo isolador por um outro de entrada 220V e potência 1Kva. Fico no aguardo e Vida longa ao canal.
Perfeito, já tenho IDR instalado no meu QDC e estaria então colocando um segundo IDR só por redundância na entrada no trafo isolador ( isso para se um dia eu fosse mover a bancada para um outro local que não tivesse IDR instalado, ok ). No caso do disjuntor que eu tb teria de instalar um. Este eu poderia instalar na entrada do trafo junto com o IDR ou eu poderia optar por instalar na saída do trafo, correto ? Caso houvesse um curto na saída do trafo isolador, por exemplo, a corrente tenderia o infinito e o disjuntor desarmaria ( caso eu optasse por colocar ele na saída do trafo ), mas a corrente no primário do trafo tb tenderia ao infinito e o disjuntor tb desarmaria ( caso eu optasse por colocar ele na entrada ). Está correto meu raciocínio ? Obrigado mais uma vez e vida longa ao canal
Olá Alexandre, creio que não necessite de um DR só para a bancada, se já tiver um no quadro geral. O trafo isolador com um disjuntor geral na entrada dele é suficiente. Disjuntores no secundário não são comuns.
Não, um equipamento monofásico não funcionará corretamente se for alimentado diretamente por uma fonte DC, mesmo que a tensão DC seja igual ao valor RMS da tensão AC original. Isso ocorre porque equipamentos monofásicos geralmente são projetados para funcionar com corrente alternada (AC) e dependem das propriedades específicas dessa forma de onda para operar corretamente.
Olá Alex, a única forma de confirmar seria medindo. Para ter uma noção, verifique se ele indica o consumo em W indicado geralmente ao lado do cabo da alimentação, dependendo do amplificador esse consumo precisa ser muito superior a 60W ( algo entre 90 e 150W). Há alguns vídeos no canal sobre amplificadores onde a potência é medida.
Em AC ele carrega e descarrega periodicamente, portanto a tensão medida seria a RMS, embora ele atinja a tensão de pico em algum momento da onda senoidal.
Boa tarde, estou no terceiro ano do ensino médio técnico (curso de eletroeletrônica) e gostaria de saber se há algum vídeo em seu canal ou se o mesmo conhece algum canal onde há vídeo aulas de linguagem de programação C, estou fazendo meu TCC e preciso dar uma adiantada na programação do mesmo, pois, o professor responsável por ensinar isso acabou tendo algumas complicações e também tem a questão de feriados, enfim. Basicamente estou na mão em relação a programação, e o TCC precisa ser entregue no final de outubro. Grato desde já.
eu queria entender meu modulo tem 200 rms, nos graves sem cortes da em torno de 27v, e quando corto a frequencia para o woofer de 70hz pra cima o maximo eu eu consigo é de 12v, porque acontece isso ?
Porque a potência total é composta de todas as frequências, ao passar por um filtro você não somente separa uma faixa de frequências como também divide a potência.
boa noite, quando temos um amplificador de classe A ou AB . seja ele transistorizado ou a valvula. ( considerando o falantes em 8 ohms ... como de costume) o valor da potencia RMS . seria então o valor da medias ao quadrado, divido pele raiz ... porem considerando q a frequência da senoide varia de 20 a 20.000 Hz .. como vc mesmo diz . o calculo e diferente. quando a frequência da senoide varia... ( sendo ) assim ... minha pergunta . como realmente saber a potencia de um amplificador de áudio ?????????????
O método é diferente, pois na medida o valor usado já é o da tensão RMS em cima da carga! Há um vídeo no canal sobre um amplificador de 40W A/B integrado, onde faço a medida da potência. É usada sempre uma frequência padrão, em geral 1KHz, como referência.
hum bacana vou procura esse video. acho q esse eu não vi ( ou ja me esqueci dele ) e olha q vejo todos seu videos em kkk , abraços . obrigado por responder
Sim, sempre na razão de 0,707! Mas esse não é o valor da amplitude e sim a constante que multiplica a tensão de pico (máxima) para se chegar no valor RMS (eficaz), no caso de uma senoide.
Cara teu canal é top...caras como vc da orgulho ao Brasil...não é só bonito o cara que gosta da profissão mas a arte de ter didática...conteúdo de primeira...cara muito simpático esqueci de comentar noutro dia vim ver vídeo só pra comentar
Muito obrigado Augusto! Seja sempre bem vindo ao canal!
Aula extraordinária, professor. Ganhou um like e um inscrito. Sou técnico em elétrica e no momento trabalho em um hospital aqui em Natal na função de eletricista de manutenção. Esse assunto estudei na curso, mas sem muita profundidade, e tava precisando rever o assunto e me aprofundar mais um pouco. Sua explicação foi muito boa, simples e muito eficiente. Abraço!
Obrigado Francisco! Seja bem vindo ao canal! Abcs!
O cara além de ser dublador do Johnny Lawrence, da série do Netflix "Cobra Kai" e do Eddie Murphy, ainda é fera na eletrônica! Parabéns pelo trabalho!
Rsrrsrsrs, boa essa! Obrigado Fabiano!
Sempre que procuro aprender algo novo ou tirar dúvidas recorro a este canal, porque é onde encontro as melhores explicações teóricas e práticas. Parabéns pelo conteúdo.
Obrigado Everton! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Não sei o que as outras pessoas pensam, em relação de obter uma informação verdadeiramente inportante e esclarecedora. Essa foi, de longe, a melhor explicação sobre algo que eu sempre busquei entender. Por ser um professor de Física e ter um profundo respeito aos meus alunos, comumgo, com a vossa pessoa, procuro esclarecer de forma mais suscinta e clara a explicação de uma dúvida. Quem tem a ganhar, tendo um diferencial a mais, é quem busca o conhecimento. A palavra, aqui, que expressa o meu encantamento é a GRATIDÃO.
Obrigado Francisco! Seja sempre bem-vindo ao canal e boas aulas!!
Ótimo video Professor.Parabéns!!!E obrigado por expor seus conhecimentos !
Obrigado Jadeyr!
Estou espantado com a explicação. Entendi muito bem. Ja havia visto outras explicações mas facilmente esquecia porque n entendia perfeitamente. Mas agora sei que n irei esquecer
Maravilha Celio!
Explicou muito bem , sou estudante de eletrotécnica, aí já cheguei no meu segundo módulo, ajudou muito , ganhou mais um escrito
Obrigado! Seja bem-vindo ao canal!
Boa tarde. Aulas maravilhosas. Parabéns.
Boa tarde Evanoir! Obrigado!
Maravilha professor.
Obrigado por compartilhar.
Obrigado Remo!
É uma pena que eu só posso dar 1 "like", pois o seu vídeo merece vários "likes"! Muito didático e objetivo. Aprendi em 18 minutos de vídeo o que dois professores do CEFET-RJ não conseguiram ensinar em 3 anos. Agora eu sei o porque que quando eu retifico uma tensão alternada e coloco um capacitor ela fica mais alta. Pois o capacitor armazena o valor de pico e não o RMS. Obrigado pelo vídeo explicativo!
Obrigado Israel! Bons estudos!
Parabéns explicações claras e objetivas
Obrigado Rafael!
Que aula show de bola. Impecável. Compreendi 100%
Obrigado Evandro!
Parabéns!!! Foi a melhor explicação que já vi.
Obrigado Javan!
Boa noite , Mestre , aula belissima , nota 100 !!
Obrigado Sergio!
aula muito Top, obrigado por compartilhar conhecimento. Tem me ajudado bastante no curso de Eng. Elétrica
Valeu Luan! Bons estudos!
Boa tarde. Já me associei. Muito obrigado pelas aulas. Se eu pudesse sugerir...diria: as aulas com o áudio e texto em Português para atender aos inúmeros interessados com deficiência auditiva. E, no futuro com um auxiliar em Libras.
Olá Evanoir, muito obrigado por se inscrever como apoiador do canal! Os vídeos mais recentes já estão com legendas em português, para isso basta acionar nas configurações, os antigos ainda não têm, mas aos poucos serão incluídas.
impossível ñ aprender com essa didática. ótima aula!
Obrigado Jaime!
Show de bola irmão. Muito grato
Obrigado Jorge!
Muito bom parabéns pela explicação gostei muito
Obrigado Sindoval!
Parabéns por mais uma aula espetacular. Explicações claras, rápidas e objetivas. Coisa de quem realmente domina o assunto.
Gostaria que você aparecesse em algum vídeo para a gente lhe conhecer.
Obrigado Elton! Quem sabe no futuro! Procuro dar foco ao assunto e às práticas, por isso evito aperecer.
Electrolab é simplesmente fantástico. Sempre show de bola.
Forte Abraço.
Obrigado Marlon!
Parabéns, como sempre suas apresentações são bastante objetivas e ótimas para aqueles que estão iniciando na eletrônica. Só uma observação: Houve uma distração quando foi colocada a fórmula da Vrms. A raiz quadrada de 2 foi colocada como divisor ao invés de multiplicador (Vrms= 0,07 x Vpico). Mais uma vez ...Parabens..
Obrigado Adonai! Fica no divisor, pois é o inverso dela.
Bem explicado, Professor!
Abraços.
Obrigado Geraldo!
Grato pela explicação, prof ;)
Obrigado Fritz!
Vc cara é de mais ,um excelente aula........ gostei de mais valeu.....
Obrigado David!
Um espetáculo. Grato!
Obrigado Gladyston!
E mesmo assim que funciona parabéns pelas dicas para os que querer o conhecimento elétrico e eletrônica.
Obrigado Leonam!
Aula maravilhosa. Parabéns Professor.
Obrigado Francisco!
bravo sigo acompalhando
Obrigado Carlos!!
Excelente explicacao
Obrigado Manolo!
Parabéns vídeo top! E super detalhado. Perfeito!
Obrigado David!
Cara, excelente vídeo, abriu a minha mente. Meu muito obrigado desde já.
Obrigado Diego!
Valeu!
Grato!
Uma excelente vídeo-aula!...
Shalom!
Obrigado Mario Sergio!!
ótima explicação! finalmente tirei minha dúvida a respeito do valor rms.
Obrigado Júnior!
Excelente o seu video, parabéns e obrigado pelos conhecimentos.
Obrigado André!
Showwwww seu vídeo! Só aqui no seu canal que eu fui entender o que realmente é true rms e apenas rms.
Valeu Wander! Seja sempre bem vindo!
Muito obrigado, sobre a explicação true rms.
Obrigado Celso!
Bom dia.excelente aula.no dia que o Sr.fizer o seu próprio curso serei um aluno.
Obrigado Francisco!
Meu amigo que aula top, muito obg, me esclareceu dms 😄
Obrigado Daniel!
Ótima aula
Obrigado Tico!
Na equivalencia do valor CA com uma tensão continua, considera-se o valor RMS de um ou ambos semi-ciclos?
O valor RMS tem com base a tensão de pico (tensão máxima) , portanto avaliamos somente um semi-ciclo.
Então, segundo entendi, se aplicarmos uma tensão CA
numa carga, somente um semi-ciclo produzirá energia?
Somente um de cada vez, ora o positivo ora o negativo, já que eles não são simultâneos no tempo!
A 25 anos trabalhando com eletrônica, e nunca ouvi falar desse tipo de multimetro...
Sei das sensibilidades ôhmicas dos analógicos para uma melhor precisão.
Como também dos osciloscópios que são próprios para medir todos os tipos de tensões e ondas.
Valeu pela dica do multímetro true rms......
Obrigado Cassia! Sim, já existem há tempos, mas quase ninguém tinha um, pelos preços proibitivos! Hoje em dia são bem mais comuns e mais baratos também!
@@Electrolab-Eletronica meu nome é Saulo, filho dela...
Esqueci de mencionar isso...
Parabéns pelos vídeos...
👍👏👏👏👏👏
@@cassiamaria2016 Beleza Saulo! Bem vindo ao canal!
otima explicação. obrigado mestre.
Obrigado Ivan!
Você é General elétrico né, Que vídeo maravilhoso 👏👏 Parabéns
Obrigado!
Obrigada por postar excelente material.
Obrigado Sônia!
Agooora eu sei o que é RMS de fato. Obrigado!
Valeu Edilson!
Você e sua didática perfeita ! Parabéns pelo vídeo !
Obrigado Edson!!
Eloy, irei passar a te cobrar R$10,00 por cada elogio que eu te fizer, continue fazendo ótimos vídeos. Já enviei meus dados bancários para o seu e-mail. Obrigado.
Rsrsrsrsr, só você Edson!!!!!
Aula muito boa! Muito obrigado mais uma vez!
Obrigado Eduryu!
aulão!!!!!! muito obrigado!!!!!!!
Valeu Caique!
Gostei do vídeo. To com uma dúvida, qual a diferença de Vrms e Vcc?
Obrigado Pedro! Vcc é tensão em corrente contínua, como a da pilha, bateria ou fontes de alimentação, já Vrms determina um valor médio quadrático de tensão em corrente alternada, como a da rede elétrica, transformadores ou geradores de sinais.
Tô fazendo curso ,estudando muito isso ai valeu a ajuda 👍
Obrigado Natalino! Bons estudos!
cara! vc e muito bom! parabens excelente didatica
Obrigado Ivan!
Oh mano, parabéns! Super didático
Obrigado Júlio!
Show de aula como sempre Eloy, abraço!
Obrigado Júnior!
Excelente!
Obrigado Wilson!
Uma pergunta burra aqui: no dia a dia de bancada reparando aparelhos eletrônicos, qual valor em tensão devo levar em consideração como referência no oscilocópio em análise, Vavg ou Vrms? Vocẽ disse video que em DC o valor sempre será RMS.
Depende da análise, por isso que temos essas diferentes medidas. Em geral na maioria das vezes o valor RMS é o mais importante a se considerar e é o que é medido nos multímetros, em alguns casos o valor de pico (máx) também pode ser necessário. Valor DC é igual sempre.
@@Electrolab-Eletronica perfeito, novato em osciloscópio aqui.
Ótimo vídeo.
Obrigado Paulo!
boa tarde, professor tira uma dúvida Vp - valor de Pico neste Caso não seria 12V
e essa Equação ficaria 12 /raiz de 2 = 8,485 V na explicação da tensão RMS
Olá Gabriel, neste caso não pois os 12V dados em tensão alternada já são em Vrms e não tensão de pico.
boa tarde professor. Finalmente meu trafo toroidal isolador chegou. Ele é entrada 220V e saídas 0-220V e 0-127V com potência individual de cada saída de 500Va. Estava pesquisando o esquema de ligação da minha bancada com o intuito de manter o isolamento para caso eu venha precisar medir a rede com meu osciloscópio ( e não explodir ele rs rs rs ). Pesquisei alguns circuitos e me deparei com uma dúvida.
Usarei somente as 2 fases de entrada ( 220v ) para alimentar o primário meu trafo isolador ( o pino central da tomada é o terra e não será usado especificamente aqui nesta tomada onde este primário do trafo está ligado ).
Já em cada uma das 2 saídas deste trafo isolador eu terei 1 tomada ( 1 na saída 220V e 1 tomada na saída 127V ). Aí é que está a dúvida: estas tomadas que irão ser ligadas nestes secundários eu tb tenho um pino central de terra em cada uma delas, ok - eu devo ou não conectar estes pinos terras no terra da minha rede ( aquele mesmo terra da tomada lá na entrada do trafo que não está sendo usado ) ? Obrigado mais uma vez e vida longa ao canal !!!!
Olá Alexandre! Não recomendo aterrar a tomada que irá usar o osciloscópio. Use somente o transformador isolador para ele, pois o terra tem uma resistência muito baixa para o neutro e está ligado ao GND da ponta de prova do instrumento.
Perfeito professor, mas o interessante e seguro quanto à um possível choque elétrico e tb quanto ao fato de não causar nenhum dano ao osciloscópio o ideal não seria:
Ligar tanto o osciloscópio quanto o circuito a ser analisado na saída do trafo isolador, dessa forma mesmo que eu venha a medir a tensão elétrica da rede que alimenta este circuito eu não correria o risco de danificar o osciloscópio. Lembrando que eu não devo de forma alguma aterrar o terceiro pino da tomada de saída deste Trafo, correto? Vida longa ao canal.
Isso mesmo Alexandre! Sucesso na nova bancada!
Valeu professor, mais uma vez te agradeço pela ajuda e esforço desprendido não só a mim, mas a todos que são inscritos no seu canal. Vida longa ao canal !!!!
video bem detalhado parabens
Obrigado Wesio!
Bom dia professor, mais um show de aula !
Me tire uma dúvida
No final do seu vídeo vc diz que sempre devemos dimensionar os componentes do circuito baseado na tensão de pico e não na tensão RMS que é tem um valor menor - até aí compreendi tudo. Tb se diz que a tensão de saída de um transformador ( por exemplo tensão de entrada no primário de 127 volts e saída no secundário antes da retificação seria de 24 volts ) esses 24 volts tb seriam valor RMS e tb deveríamos transformar esta saída em valor de pico ( 33,94 volts ) para se levar em conta os cálculos dos componentes, correto ? Fico no aguardo e vida longa ao canal !
Obrigado Alexandre! É isso mesmo, seu raciocínio está correto! Após a retificação e filtro, teremos um valor de pico importante e por isso devemos dimensionar todos os componentes dessa parte para suportar essa tensão e não se basear na RMS, que é sempre menor.
Perfeito professor, precisava desta sua confirmação para te fazer a segunda pergunta que me intriga bastante. Já vi alguns vídeos onde se ensina a calcular o fusível tanto no primário quanto no secundário de um trafo, como por exemplo no projeto de uma fonte dc. Acontece que sempre eles utilizam o valor de 220 v ou 127 v como base de cálculo e não o valor de pico para o cálculo do fusível do primário. O mesmo acontece com o valor do secundário, sempre ignorando o valor de pico e sempre trabalhando com os valores rms. É claro que quando calculamos o fusível baseado no valor rms este tem o valor maior que se eu fizer o cálculo tomando como base o valor de pico. Será que é por conta disso que eles ignoram o valor de pico para os cálculos de fusível somente ? Obrigado e vida longa ao canal
Olá Alexandre, nesse caso usa-se o RMS, pois estão trabalhando antes da retificação e filtro, portanto é um valor médio mais adequado para o cálculo da corrente que irá definir o valor do fusível. Veja que ali temos um sinal senoidal, que apresentará um pico por uma fração mínima de segundo, o que não influenciaria na corrente média. Depois da retificação, teremos uma tensão da ordem do valor de pico em CC (constante), e por isso devemos considerar o pico depois da retificação e RMS antes.
Excelente aula! Abraço!
Obrigado Bruno!
Excelente
Obrigado Dejalmir!
Eloy você tem algum vídeo falando sobre pressostato acionado pelo o nível dágua, levando uma das fases da tensão RMS para um atuador, como por exemplo, uma bomba de circulação ou então uma bomba de drenagem?
Não tenho Fabrício, o canal tem foco em eletrônica, raramente temos algo mais ligado à eletrotécnica e máquinas elétricas.
@@Electrolab-Eletronica De qualquer maneira, nesse tipo de pressostato o correto mesmo é levar o neutro ou fase da tensão RMS para esse dispositivo acionado pelo o nível dágua?
Nos que eu já vi você liga os dois, em geral chamam de entrada de linha. E ele corta e liga ambos. Há modelos específicos, por exemplo os usados em máquinas de lavar, mas esses não conheço, são muitos e diferentes e precisa ver o datasheet do componente.
@@Electrolab-Eletronica Hummm nunca pensei nisso! Vou olhar amanhã o dataschetes desse pressostato!
POR ISSO QUE OS MULTIMETROS TRUE-RMS DE MAIOR PRECISÃO POSSUI CIRCUITOS MAIS APURADOS PARA CALCULAR A INTEGRAL DA TENSÃO EM RELAÇAO AO TEMPO. CONTUDO SÃO MAIS CAROS. MAS COMO MUITOS SISTEMAS DE ACIONAMENTOS SÃO ELETRÔNICOS QUE POR CONSEQUÊNCIA TRABALHAM COM FORMAS DE ONDAS DIVERSAS, VALE A PENA INVESTIR EM UM INSTRUMENTO TRUE-RMS
Sem dúvida Breno! Com certeza são circuitos mais elaborados e por isso um pouco mais caros, mas vale a pena ter um!
boa noite professor. Poderia mais uma vez me ajudar ? Estou colocando um disjuntor e 1 DR na minha nova bancada e estou com uma dúvida. Para maior proteção devo colocar este disjuntor e este DR na saída do trafo isolador ou na entrada deste mesmo trafo ? ou independe ? acabei trocando o trafo isolador por um outro de entrada 220V e potência 1Kva. Fico no aguardo e Vida longa ao canal.
Olá Alexandre, o DR funciona para evitar o choque elétrico, ele precisa do terra para funcionar bem, portanto o ideal é ligá-lo no quadro de força.
Perfeito, já tenho IDR instalado no meu QDC e estaria então colocando um segundo IDR só por redundância na entrada no trafo isolador ( isso para se um dia eu fosse mover a bancada para um outro local que não tivesse IDR instalado, ok ). No caso do disjuntor que eu tb teria de instalar um. Este eu poderia instalar na entrada do trafo junto com o IDR ou eu poderia optar por instalar na saída do trafo, correto ? Caso houvesse um curto na saída do trafo isolador, por exemplo, a corrente tenderia o infinito e o disjuntor desarmaria ( caso eu optasse por colocar ele na saída do trafo ), mas a corrente no primário do trafo tb tenderia ao infinito e o disjuntor tb desarmaria ( caso eu optasse por colocar ele na entrada ). Está correto meu raciocínio ? Obrigado mais uma vez e vida longa ao canal
Olá Alexandre, creio que não necessite de um DR só para a bancada, se já tiver um no quadro geral. O trafo isolador com um disjuntor geral na entrada dele é suficiente. Disjuntores no secundário não são comuns.
Perfeito professor, um grande abraço mais uma vez e um ótimo FDS. Vida longa ao canal !!!
Maravilha!
Parabéns!!!
Obrigado Raimundo!
Parabéns pelo vídeo!
Obrigado Evandro!
exelente video
Obrigado Marcelo!!
E para a medição de corrente, como medir a corrente com TC ondas não senoidais. que podemos controlar atraves de triac´s
Alicates amperímetros True RMS fazem a medida, mas havendo muita distorção harmônica podem não ter muita precisão.
Excelente, parabéns.
Obrigado Ricardo!
Parabéns, assisti em 11/2020, E os aparelhos medidores de paineis, eles medem em RMS ou não?
Obrigado! Esses medidores medem sempre RMS, salvo se especificado o contrário.
Professor então se eu ligar uma equipamento monofásico numa fonte DC com intensidade igual ao valor RMS ela irá funcionar normalmente?????
Não, um equipamento monofásico não funcionará corretamente se for alimentado diretamente por uma fonte DC, mesmo que a tensão DC seja igual ao valor RMS da tensão AC original. Isso ocorre porque equipamentos monofásicos geralmente são projetados para funcionar com corrente alternada (AC) e dependem das propriedades específicas dessa forma de onda para operar corretamente.
Parabéns, muito útil!!!
Obrigado Rubens!
Como sempre conteúdo de ótima qualidade.👍🏻
Obrigado Dias!
ola amigo ,tudo bem ? me mata uma duvida tenho um amplificador antigo que esta escrito 60w, só que nao diz se é rms ou pmpo. poderia me ajudar
Olá Alex, a única forma de confirmar seria medindo. Para ter uma noção, verifique se ele indica o consumo em W indicado geralmente ao lado do cabo da alimentação, dependendo do amplificador esse consumo precisa ser muito superior a 60W ( algo entre 90 e 150W). Há alguns vídeos no canal sobre amplificadores onde a potência é medida.
Uma dúvida, o capacitor em AC se carrega com tensão de pico ou tensão RMS?
Att
Em AC ele carrega e descarrega periodicamente, portanto a tensão medida seria a RMS, embora ele atinja a tensão de pico em algum momento da onda senoidal.
Boa tarde, estou no terceiro ano do ensino médio técnico (curso de eletroeletrônica) e gostaria de saber se há algum vídeo em seu canal ou se o mesmo conhece algum canal onde há vídeo aulas de linguagem de programação C, estou fazendo meu TCC e preciso dar uma adiantada na programação do mesmo, pois, o professor responsável por ensinar isso acabou tendo algumas complicações e também tem a questão de feriados, enfim. Basicamente estou na mão em relação a programação, e o TCC precisa ser entregue no final de outubro. Grato desde já.
Olá Gabriel! Não temos vídeos sobre programação, o foco aqui é eletrônica. Mas certamente há canais específicos ensinando C.
Olá boa aula
Obrigado José Carlos!
Muito bom mesmo!
Obrigado Fabio!
Parabéns pelo vídeo, gostei demais e dei o meu Like
Obrigado Gilberto!!!
Grato,colega!
Obrigado Renato!
Bem explicado !
Obrigado Paulo!
eu queria entender meu modulo tem 200 rms, nos graves sem cortes da em torno de 27v, e quando corto a frequencia para o woofer de 70hz pra cima o maximo eu eu consigo é de 12v, porque acontece isso ?
Porque a potência total é composta de todas as frequências, ao passar por um filtro você não somente separa uma faixa de frequências como também divide a potência.
boa noite, quando temos um amplificador de classe A ou AB . seja ele transistorizado ou a valvula. ( considerando o falantes em 8 ohms ... como de costume) o valor da potencia RMS . seria então o valor da medias ao quadrado, divido pele raiz ... porem considerando q a frequência da senoide varia de 20 a 20.000 Hz .. como vc mesmo diz . o calculo e diferente. quando a frequência da senoide varia... ( sendo ) assim ... minha pergunta . como realmente saber a potencia de um amplificador de áudio ?????????????
O método é diferente, pois na medida o valor usado já é o da tensão RMS em cima da carga! Há um vídeo no canal sobre um amplificador de 40W A/B integrado, onde faço a medida da potência. É usada sempre uma frequência padrão, em geral 1KHz, como referência.
hum bacana vou procura esse video. acho q esse eu não vi ( ou ja me esqueci dele ) e olha q vejo todos seu videos em kkk , abraços . obrigado por responder
Obrigaod Rafael, segue o link: ruclips.net/video/LTj65hPFVVs/видео.html
Ótimo
Obrigado!
Então esse valor eficaz 0,707 já é fixo pra esse tipo de onda?
Sim, sempre na razão de 0,707! Mas esse não é o valor da amplitude e sim a constante que multiplica a tensão de pico (máxima) para se chegar no valor RMS (eficaz), no caso de uma senoide.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado Professor!!! Ja dei like e me inscrevi
Bem-vindo ao canal!
👏👏👏👏👏 muito bom!
Obrigado!
Tenho falante de 1300 watts e nao marca rms nele potencia total dele ...como saber saber a potencia correta do falante em watts rms
Não é possível saber sem as informações do fabricante ou medir, ela pode ser estimada pelo tamanho do ímã e pela espessura do fio da bobina.
Muito bom o vídeo, mas se puder dar uma opnião, coloque a filmadora do lado esquerdo, pois tua mão cobre parte do que você esta escrevendo.
Obrigado Marcio! Sim, tenho problema de localização da câmera devido ao pequeno espaço aqui.
Show !
Obrigado!
Se gostei? Meu amigo eu adorei.
Valeu Wagner!
Show.
Obrigado Rogerio!
muito boa
Obrigado André!
Potencia de som RMS é a potencia real, tem haver?
Sim, isso mesmo.
te amo 😵
Valeu Débora!
vc é de SP? se formou aonde?
Rio de Janeiro, amigo!
❤
Obrigado!
5.38 UMA CHALEIRA ELETRICA ESQUENTARIA IGUAL EM CC E CA RMS
Tendo o mesmo valor RMS em CA, sim.