É impressionante como a idade nos leva a maiores prazeres... me descobrindo no mundo dos vinhos, minha nova paixão. Parabéns pelo canal. Aprendendo mto...🍷😍👏🏿
Olá! Poderia falar um pouco da intensidade de aromas em termos de definir a qualidade do vinho (pobre, aceitável, bom, muito bom e excelente)? Obrigada!
Já tinha respondido em outro vídeo, mas vou repetir aqui visto que pode ser a dúvida de outra pessoa. :) A INTENSIDADE dos aromas (de boca ou nariz) PARA AVALIAR QUALIDADE se faz mais presente NO NARIZ que em boca (sabores: aroma + gosto). Se você aproxima a taça de seu nariz e já sente os aromas do vinho de forma bem presente, ANTES DE GIRAR o líquido na taça, aquele aroma já pode ser classificado como intenso ou médio/intenso, logo a qualidade do vinho deve ser boa (claro que esse aroma não deve ser de um defeito rsrsrs). Obs: Alguns enólogos se referem ao aroma retronasal (o que sentimos com o vinho na boca e que se mistura ao gosto para formar os sabores), como AROMA DE BOCA. NA BOCA, o mais importante para avaliar a qualidade do vinho não é tanto a intensidade dos sabores, visto que são prejudicados pelo aumento de temperatura e evaporação e de percepção variável de uma pessoa para outra; mas se é clara sua diferenciação, a quantidade deles (complexidade), a harmonia entre suas características (como falei no vídeo) e sobretudo o FINAL de boca! RESUMO: em termos de aromas, o mais importante é o nariz! :)
Cada dia me apaixono mais por vinhos, e essa blogueira linda e inteligente! 🤩👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🥰❤️🍷
É impressionante como a idade nos leva a maiores prazeres... me descobrindo no mundo dos vinhos, minha nova paixão.
Parabéns pelo canal. Aprendendo mto...🍷😍👏🏿
Melhor de todos
Olá! Poderia falar um pouco da intensidade de aromas em termos de definir a qualidade do vinho (pobre, aceitável, bom, muito bom e excelente)? Obrigada!
Já tinha respondido em outro vídeo, mas vou repetir aqui visto que pode ser a dúvida de outra pessoa. :)
A INTENSIDADE dos aromas (de boca ou nariz) PARA AVALIAR QUALIDADE se faz mais presente NO NARIZ que em boca (sabores: aroma + gosto). Se você aproxima a taça de seu nariz e já sente os aromas do vinho de forma bem presente, ANTES DE GIRAR o líquido na taça, aquele aroma já pode ser classificado como intenso ou médio/intenso, logo a qualidade do vinho deve ser boa (claro que esse aroma não deve ser de um defeito rsrsrs).
Obs: Alguns enólogos se referem ao aroma retronasal (o que sentimos com o vinho na boca e que se mistura ao gosto para formar os sabores), como AROMA DE BOCA.
NA BOCA, o mais importante para avaliar a qualidade do vinho não é tanto a intensidade dos sabores, visto que são prejudicados pelo aumento de temperatura e evaporação e de percepção variável de uma pessoa para outra; mas se é clara sua diferenciação, a quantidade deles (complexidade), a harmonia entre suas características (como falei no vídeo) e sobretudo o FINAL de boca! RESUMO: em termos de aromas, o mais importante é o nariz! :)
Gt, mas vc é maravilhosa moça!!! Demais!!
Obrigada pelo carinho! Bem vinda!