Deadtime - Como o Tempo Morto protege circuitos de potência?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 2 окт 2024
  • Neste vídeo, vamos explorar um conceito fundamental em circuitos eletrônicos de potência: o tempo morto. Você vai aprender o que é o tempo morto, por que ele é essencial para evitar problemas como o shoot-through em braços de chaveamento e como ele impacta a eficiência e a segurança dos seus circuitos.
    Discutiremos os perigos do shoot-through, uma condição indesejada onde ambas as chaves de um braço de chaveamento estão conduzindo simultaneamente, causando curtos-circuitos e danos ao sistema. O tempo morto é a solução para evitar esses problemas, mas deve ser cuidadosamente calculado para garantir o desempenho ideal.
    Além disso, vamos mostrar como calcular o tempo morto correto para diferentes tipos de circuitos e como você pode projetar e construir um circuito analógico para gerar o tempo morto necessário. Este vídeo é essencial para quem deseja dominar o design de circuitos de potência e garantir a confiabilidade de seus projetos.
    Assista até o final para entender todos os detalhes e aprender a implementar o tempo morto de forma eficiente e segura nos seus circuitos eletrônicos de potência!
    Links descritos no vídeo:
    Application Note Infineon: www.infineon.c...
    Blog do Canal - eltgeral.com.br
    Site com Cursos do Canal - cursos.eltgera...
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    O Professor Thiago de Oliveira é prof. Adjunto do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG, uma das melhores instituições de ensino e pesquisa em Engenharia Elétrica do país e membro gestor do Grupo de Eletrônica de Potência da UFMG, um grupo de pesquisa dedicado à pesquisa e desenvolvimento de conversores estáticos. Com mais de 12 anos de experiência em ensino de eletrônica, o professor Thiago trás uma visão didática dos conceitos de eletrônica, de modo a passar o conteúdo necessário, sem contar a história pela metade, mas de forma descomplicada.
    Venha aprender eletrônica de verdade com a gente e se torne um profissional cada vez melhor e mais qualificado.
    Curso Gratuito de Amplificadores de Potência: eltgeral.com.b...
    Melhores Livros para Aprender Eletrônica - eltgeral.com.b...
    Siga-nos no instagram: @elt_geral
    Visite o nosso site: eltgeral.com.br
    #eletronicageral #deadtime #powerelectronics #tempomorto

Комментарии • 6

  • @afonsomanuel1585
    @afonsomanuel1585 Месяц назад +1

    Excelente.

  • @dreadwings3
    @dreadwings3 Месяц назад +1

    Esse vídeo explica muito bem o motivo de eu está apanhando de um gate driver aqui. Temos um Ci SG3524 enviando ondas quadradas perfeitas e em fase a partir dos pinos 11 e 14. Quando chega no Ci de 8 pinos, não há nada escrito nele, mas acho que seja um IRS4428, a coisa fica feia. Bem, a partir desse cara, as ondas ainda continua em fase, deadtime praticamente não existe e aparece uma distorção horripilante na parte superior das ondas quadrado lembrando uma sigmóide. Esse sinal chega ao transformador e aparece do outro lado. Será que a causa do problema está no IRS4428? Encomendei um e estou no aguardo para ver se forma melhora, se fase inverte e, principalmente, a questão do deadtime surge.

    • @EltGeral
      @EltGeral  Месяц назад +2

      @@dreadwings3 cara, não sei se eu entendi tudo, mas vamos lá. O SG3524 gera o sinal de comando toggando o sinal PWM, pensando acionar um push-pull. Isso faz com que as ondas de saída tenham que ser defasadas 180º uma da outra e tem um um duty máximo de 95% pra evitar entrelaçamento entre essas ondas. Se as duas saídas suas estiverem em fase, tem algo errado no SG.
      Em seguida, eu dei uma olhada no driver IRS4428 e ele tem uma coisa interessante. O Canal A é acionado em baixa e o Canal B, em alta, isso faz com que a saída do SG que alimenta o Canal A tenha que ser invertida, pra fazer o comando funcionar direito.
      Eu não sei se o IRS teria condição de comandar um trafo sozinho (não sei se é isso que vc mencionou). Eu o usaria pra acionar um mosfet e fazer um pushpull

    • @dreadwings3
      @dreadwings3 Месяц назад +2

      É isso mesmo. O sinais PWM do SG3524 estão saindo em fase, duty de 50%, 18kHz com onda quadrada perfeita. Acho que os componentes ligados ao SG o ajustaram assim. Esses sinais passam obrigatoriamente pelo suposto IRS que é alimentado pelos mesmo 12V DC que alimenta o SG. Depois saem do IRS e vão para uma das extremidades do enrolamento (no formato de toróide - enrolamento único em um lado e, do outro lado, dois enrolamentos: um para cada gate). Se eu colocar o IRS4428 e não notar as ondas invertidas, deadtime seguro para os IGBTS e de boa aparência... aí já não sei mais o que fazer. Todavia, obrigado pelas vossas palavras. Ajudou muito!

  • @Danielyates.xz21
    @Danielyates.xz21 Месяц назад

    Um diodo rápido em paralelo com o resistor de gate pode alterar o dead-time do mosfet?

    • @EltGeral
      @EltGeral  Месяц назад

      @@Danielyates.xz21 o resistor de gate vai afetar os tempos de comutação da chave, o diodo a que vc se refere tb, normalmente ele é usado pra acelerar o tempo de desligamento. Isso faz com que vc possa usar menos tempo morto no acionamento, mas esses elementos em si não afetam o tempo morto depois que ele foi estabelecido no comando