Além do que as casas não eram "coladas" umas nas outras e o teto era alto com telhas de barro e com frestas . No nordeste temos muitas casas ainda assim e mesmo estando mais de 30 graus lá fora , não sentimos calor dentro de casa.
@@ronny19488arquitetura natural ❤ Aqui no Sul nos anos 70 era um acontecimento as temperaturas chegarem a trinta graus; hoje em dia quarenta graus é comum, esperado até.
Gostaria que falasse sobre os calçados que usavam no Brasil. Meu avô fazia e presenteava os netos com uns tamancos de madeira com tira de couro, não tinha sola, nem diferença de pé esquerdo e direito... era um convite para tropeçar e cair 😂
E foi nestes dias de calor que o Sr Wesley percebeu algo que não estava em qualquer livro de etiquetas....ele precisa levar água gelada com o calor de quase 50° graus para conquistar sua dama Mesmo não conseguindo vendo ao vivo,já dando um comentário para engajamento
Lembro que minha bisa colocava pedaços de sabonetes dentro de baús de roupas e usava talcos perfumados,como ela nasceu no interior do nordeste e foi acostumada com longos períodos de seca,só somava um banho por dia,mas as roupas eram muito limpas.
A gente não precisa nem ir muito longe, hoje tenho 34, mas quando era criança o verão onde eu morava era bem mais ameno, dava pra sobreviver só com o ventilador, hoje em dia você não consegue dormir no alto verão é literalmente um inferno atualmente. Ps: a cidade em que eu morava era pequena e pouco habitada com praia e floresta e nos últimos 20 anos foi uma das que teve um maior crescimento demográfico no estado do RJ então deu pra acompanhar bem essa questão.
Pauline, não sou de comentar, mas eu gostaria muito de deixar registrado aqui o quanto eu sou apaixonada por seus vídeos, e o quanto eu aprendo a cada conteúdo. Eu sempre fui apaixonada por história, desde a infância, principalmente pelo Século XIX, e foi por causa dos seus vídeos e do Paulo Rezzutti que decidi me matricular no curso de Bacharelado em História, pois os vídeos me impulsionaram a ir atrás do meu sonho e me tornar uma profissional da área. Muito obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento ❤
Sou apaixonada por história e antropologia, especialmente no aspecto cultural. Gosto tanto do teu canal por ele abrir janelas para essas áreas a partir das roupas, algo tão cotidiano, próximo e necessário para todos nós, além de serem marcas de identidade.
Qdo eu era criança em 1979 mais ou menos,na minha casa ainda não tinha sabonete,sinto até o cheiro qdo ia na casa de pessoas mais abastadas que nós, era sabonete gessi 😅 Hoje embora bem alérgica a cheiros,amo sabonetes
Modista, a gente não vai desistir de vc! Vc pede muito pra gente não desistir de vc kkkk pode fazer as piadas que quiser e colocar a qualidade de vídeo que for necessária, seu conteúdo é tudo de bom!
Parabens pelo canal, aprendo muito com vc. Acredito tambem que pelo fato das casas não ser "coladas" umas nas outras e o teto serem altos com telhas de barro e com frestas ajudava bastante. No nordeste temos muitas casas ainda assim e mesmo estando mais de 30 graus lá fora , não sentimos calor dentro de casa.
Eu mesma, moro num bairro que não havia sido "invadido" terras perigosas acima (incluindo áreas de reserva ambiental) como nos últimos 20/30anos no governo Brizola aqui no RJ ..... EU usava aquecedor nos pés da cama, se não eu e marido não conseguíamos dormir no apartamento que ficava perto da reserva...... as temperaturas mudaram muito.. tive insolação 2x pela 1a x na minha vida nos últimos 2 meses.
Adorei esse vídeo diferente de mais conversa sobre suas pesquisas, adoro te ouvir falando do q acha interessante nos jornais de época, realmente somos os mesmo, só muda o ano , mas os perrengues de calor continuam 😅
Aqui na minha cidade (no estado do Maranhão) a sensação térmica se mantem nos 40 graus e no dia mais quente a sensação chegou aos 43, sim eu estou para derreter aqui kkkkk. Um sol para cada um🌞
Quem é motoboy ou trabalha exposto ao sol sabe que se passa bem menos calor qnd se está coberto (calça, sapato, blusa de manga longa e até balaclava e luvas se puder)
Como pessoa que sofre demais com o calor, este vídeo virou uma chave na minha cabeça… Pensando em fazer mudanças significativas nas minhas roupas daqui pra frente!
É sempre interessante ter um olhar crítico ao olhar pro passado e tentar entendê-lo nos seus mais diferentes aspectos, mas não dá pra fazer isso achando que eram todos idiotas q sem nenhum conhecimento. E isso é uma critica a mim mesma, é muito facil assumir esse tipo de postura, ainda mais quando se trata de assuntos que modificam tão rapidamente. Essa é uma das razões pela qual eu gosto tanto do seu canal, essa visão histórica sobre as vestimentas e seus papéis sociais, de uma forma séria e profissional (ainda que leve e divertida), é algo que eu nem sabia que podia ser tão facinante. É uma área que não temos muito contato no dia-a-dia.
Temos a questão que as pessoas viviam em ambientes abertos, janelas, ventilação natural e locais com boa circulação. Do contrário das construções atuais que tavam cimento no chão criando uma bolha de calor
Moro na Holanda e chega o inverno o transporte publico fede a casaco sujo. Acho que o povo aqui nao lava muita roupa durante o inverno. Quanto ao banho de gato é MUITO COMUM aqui. Vc acha em várias lojas a toalhinha que eles usam para o banho de gato.
Eu tb não uso roupas peladas ou curtas,moro numa cidade super quente. Mas opto por roupas largas e de fibra natural,não passo calor pois evito sintéticos, e só pra completar, não compro roupas a anos pois não tenho recursos financeiros mas graças a Deus tem os brexos 😂 Amo vestidos longos.😅
modista, você poderia me ajudar por favor? sou gótica e extremamente apaixonada pelas vestimentas da era vitoriana, você poderia me indicar um livro para que eu pudesse ter acesso as peças mais evidentes nessa época por favor?
oi querida, minha avó foi modista quando era jovem e fiquei com um livro europeu antigo dela,com varios modelos, tu terias interesse de ver algumas ilustrações?
O linho e o algodão q temos hoje amarrotam com facilidade. Como era no passado? A impressão q a gente tem, por causa dos filmes é q estavam todos com as roupas sempre passadas! Como era?
Adorei o formato, você mais centralizada, aparecendo mais e amei que esse vídeo tem 20 minutos! Só senti falta de algumas ilustrações como as que você mostrava antes no decorrer do video.
Sempre fico pensando, a água encanada e sistema de esgoto foram um dos maiores avanços da humanidade, sou muito grata por viver em uma época e lugar que tem saneamento basico 🙏
Pauline, você é uma pesquisadora maravilhosa. Adorei o vídeo, como sempre. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Tudo vai melhorar. São apenas ciclos que a gente só entende depois que passa por eles. Não se esqueça de si e nem de nós, seus seguidores, pls. Um grande abraço virtual. 😊
Seu canal é magnífico. Vou fazer só uma observação quando você falou dos surfistas usando roupa de neoprene. Creio que se enganou, ela é para proteger da água fria, que é como os mergulhadores submarinos fazem.
Realmente o calor aumentou muito ( culpa totalmente nossa ) por conta do aquecimento global e sim o clima mudou muitooo… podemos entender então cada época as roupas mudavam não somente em estilos, momento econômico como tb o clima de cada lugar ❤❤
A questao de nao pegar "friagem" depois do banho tem uma certa razao. Pois o choque termico, diminui a imunidade, contribuindo para se pegar uma gripe ou resfriado.
Não existe relação entre as duas coisas. O que acontece é que, para algumas pessoas (alérgicos em especial), o choque térmico dispara uma resposta exagerada do sistema imunológico, que leva a gente a ter coriza e espirrar. E muita gente confunde isso (rinite vasomotora) com resfriado.
Que vídeo interessante, principalmente, para atualidade. Cada vez mais a gente tem que se conscientizar em usar roupas de fibras naturais. Tem Estados brasileiros que estão batendo 60 graus de sensação térmica. Socorro.
Gostaria que fizessem um vidéo com o estudo sobre as vestimentas masculinas e femininas dos religiosos edas organizações religiosas europeias e brasileiras, por favorrrrr.
Não sei se você já ouviu falar do professor de Yale que escreveu um livro sobre como os nossos hábitos de higiene modernos nos tornaram mais fedidos e menos saudáveis, simplesmente genial! A BBC fez uma matéria muito legal, não sei se pode por link aqui, mas o nome da matéria é "'Parei de tomar banho e minha vida continuou': o professor de Yale que questiona o quanto nos limpamos" é de se refletir né gata, estamos sendo enganados pela a indústria de cosméticos kkkk
Mas isso de evitar tomar vento frio após sair do banho , pelo menos AQ pra Goiás que somo um povo de sangue mais quente , diferentemente do sul do país q já estão acosmada com o frio
Isso não tem fundamentação científica. A temperatura interna do corpo é a mesma independente do lugar onde a pessoa está, porque isso é uma característica da nossa espécie.
vc já leu A Vila dos Tecidos? é muito bom. mostra a tentativa de fabricar tecidos de papel durante a 1a guerra na Alemanha, pela falta de matéria-prima.
Como os índios se viravam no inverno? Na região serrana do RJ, faz muito frio. Ao nível do mar, pode fazer muito frio no inverno. As arvores e as ocas não seriam suficientes. No Sul, devem existir muitas peças de inverno dos povos originários. 🤔
No Sul, usavam ponchos e couro. Mas acho q em todas regiões eles tinham tecidos, pq sabiam tecer redes, mantos cerimoniais, como aquele q está voltando ao Brasil!
@@monicasouza4220 Estava olhando isso agora. É muito triste descobrir que os índios do RJ também teciam. 💔 Esta parte da história e outras tecnologias precisam ser resgatadas. No Sul deve existir mais coisas, por causa das fronteiras. Curiosamente, meu tecido favorito para cama, mesa e decoração é aquele das redes. Na região metropolitana do Rio, traz conforto no calor e no frio. Devia ser patrimônio nacional...
fico me perguntando porque é tão difícil escrever romances de época envolvendo o brasil, sempre acabo indo para fora porque realmente tenho medo de escrever algo que possa ser visto de forma errada!
Creio eu que nesse tempo, havia muito mais árvores e isso deveria ajudar muito para manter a temperatura amena .
Foi exatamente o que ela disse
Sim, não havia asfalto, e com muitas árvores arborizadas, as temperaturas nunca chegam às de hoje.
Além do que as casas não eram "coladas" umas nas outras e o teto era alto com telhas de barro e com frestas . No nordeste temos muitas casas ainda assim e mesmo estando mais de 30 graus lá fora , não sentimos calor dentro de casa.
@@ronny19488arquitetura natural ❤
Aqui no Sul nos anos 70 era um acontecimento as temperaturas chegarem a trinta graus; hoje em dia quarenta graus é comum, esperado até.
Gostaria que falasse sobre os calçados que usavam no Brasil.
Meu avô fazia e presenteava os netos com uns tamancos de madeira com tira de couro, não tinha sola, nem diferença de pé esquerdo e direito... era um convite para tropeçar e cair 😂
E foi nestes dias de calor que o Sr Wesley percebeu algo que não estava em qualquer livro de etiquetas....ele precisa levar água gelada com o calor de quase 50° graus para conquistar sua dama
Mesmo não conseguindo vendo ao vivo,já dando um comentário para engajamento
Lembro que minha bisa colocava pedaços de sabonetes dentro de baús de roupas e usava talcos perfumados,como ela nasceu no interior do nordeste e foi acostumada com longos períodos de seca,só somava um banho por dia,mas as roupas eram muito limpas.
Nenê dormindo desde as 18, louça lavada, eu bolando um e esperando começar que delícia 😊😊😊 melhor RUclipsr
Deve ser 3x mais saboroso poder f1 dps de ser mãe, só pelo momento de paz ser tão difícil kkkkkk
@@isabelmelo3327 SIM!!!!! NOSSA, os becks até parece que ficaram com mais poder relaxante
A gente não precisa nem ir muito longe, hoje tenho 34, mas quando era criança o verão onde eu morava era bem mais ameno, dava pra sobreviver só com o ventilador, hoje em dia você não consegue dormir no alto verão é literalmente um inferno atualmente. Ps: a cidade em que eu morava era pequena e pouco habitada com praia e floresta e nos últimos 20 anos foi uma das que teve um maior crescimento demográfico no estado do RJ então deu pra acompanhar bem essa questão.
Pauline, não sou de comentar, mas eu gostaria muito de deixar registrado aqui o quanto eu sou apaixonada por seus vídeos, e o quanto eu aprendo a cada conteúdo.
Eu sempre fui apaixonada por história, desde a infância, principalmente pelo Século XIX, e foi por causa dos seus vídeos e do Paulo Rezzutti que decidi me matricular no curso de Bacharelado em História, pois os vídeos me impulsionaram a ir atrás do meu sonho e me tornar uma profissional da área.
Muito obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento ❤
Maravilhosa pesquisa. Gosto muito quando História fala sobre o viver das pessoas e não só eventos políticos econômicos.
Então vou te indicar um livro chama-se história da gente Brasileira da Mary Del Priore são 4 livros maravilhosos!
@@laizreis9326vc sabe me dizer a Editora desse livro? Facilitaria muito a procura. Desde já agradeço.
obrigada pela indicação@@laizreis9326
Sou apaixonada por história e antropologia, especialmente no aspecto cultural. Gosto tanto do teu canal por ele abrir janelas para essas áreas a partir das roupas, algo tão cotidiano, próximo e necessário para todos nós, além de serem marcas de identidade.
Qdo eu era criança em 1979 mais ou menos,na minha casa ainda não tinha sabonete,sinto até o cheiro qdo ia na casa de pessoas mais abastadas que nós, era sabonete gessi 😅
Hoje embora bem alérgica a cheiros,amo sabonetes
Depois traz um vídeo sobre os cabarés e como revolucionou a moda as moças
Desconheço qualquer pesquisa que trate dessa relação.
@@AModistadoDesterro aí depois vou dar essa ideia pra fazerem um TCC sobre o assunto minha avó disse que fomos revolucionária
UUUUPPP
Sem falar que na Europa tbm faz um calor do cão no verão 😬 (não sei no século XIX né kkkkk)
Lembro de quando existia inverno aqui no sul de SC, moro no litoral e misericórdia, parece que o sol está encostando por aqui
Modista, a gente não vai desistir de vc! Vc pede muito pra gente não desistir de vc kkkk pode fazer as piadas que quiser e colocar a qualidade de vídeo que for necessária, seu conteúdo é tudo de bom!
Parabens pelo canal, aprendo muito com vc. Acredito tambem que pelo fato das casas não ser "coladas" umas nas outras e o teto serem altos com telhas de barro e com frestas ajudava bastante. No nordeste temos muitas casas ainda assim e mesmo estando mais de 30 graus lá fora , não sentimos calor dentro de casa.
Eu mesma, moro num bairro que não havia sido "invadido" terras perigosas acima (incluindo áreas de reserva ambiental) como nos últimos 20/30anos no governo Brizola aqui no RJ ..... EU usava aquecedor nos pés da cama, se não eu e marido não conseguíamos dormir no apartamento que ficava perto da reserva...... as temperaturas mudaram muito.. tive insolação 2x pela 1a x na minha vida nos últimos 2 meses.
Fala um pouco sobre a história dos manequins! Eles influenciaram muito na sociedade e na moda, eu tenho uma fonte inteira e fotos!
Adorei esse vídeo diferente de mais conversa sobre suas pesquisas, adoro te ouvir falando do q acha interessante nos jornais de época, realmente somos os mesmo, só muda o ano , mas os perrengues de calor continuam 😅
Aqui na minha cidade (no estado do Maranhão) a sensação térmica se mantem nos 40 graus e no dia mais quente a sensação chegou aos 43, sim eu estou para derreter aqui kkkkk.
Um sol para cada um🌞
Quem é motoboy ou trabalha exposto ao sol sabe que se passa bem menos calor qnd se está coberto (calça, sapato, blusa de manga longa e até balaclava e luvas se puder)
Menina, estou muito apaixonada pelo seu canal. Vc deve ter visto que estou maratonando sem parar❤. Que trabalho bem feito. 😊
Como pessoa que sofre demais com o calor, este vídeo virou uma chave na minha cabeça… Pensando em fazer mudanças significativas nas minhas roupas daqui pra frente!
É sempre interessante ter um olhar crítico ao olhar pro passado e tentar entendê-lo nos seus mais diferentes aspectos, mas não dá pra fazer isso achando que eram todos idiotas q sem nenhum conhecimento. E isso é uma critica a mim mesma, é muito facil assumir esse tipo de postura, ainda mais quando se trata de assuntos que modificam tão rapidamente. Essa é uma das razões pela qual eu gosto tanto do seu canal, essa visão histórica sobre as vestimentas e seus papéis sociais, de uma forma séria e profissional (ainda que leve e divertida), é algo que eu nem sabia que podia ser tão facinante. É uma área que não temos muito contato no dia-a-dia.
AQ em Goiás, nós temos nosso verão de agosto a outrbro. Muito sol , e é horrível kkk
Temos a questão que as pessoas viviam em ambientes abertos, janelas, ventilação natural e locais com boa circulação. Do contrário das construções atuais que tavam cimento no chão criando uma bolha de calor
Moro na Holanda e chega o inverno o transporte publico fede a casaco sujo. Acho que o povo aqui nao lava muita roupa durante o inverno. Quanto ao banho de gato é MUITO COMUM aqui. Vc acha em várias lojas a toalhinha que eles usam para o banho de gato.
Eu tb não uso roupas peladas ou curtas,moro numa cidade super quente.
Mas opto por roupas largas e de fibra natural,não passo calor pois evito sintéticos, e só pra completar, não compro roupas a anos pois não tenho recursos financeiros mas graças a Deus tem os brexos 😂
Amo vestidos longos.😅
modista, você poderia me ajudar por favor?
sou gótica e extremamente apaixonada pelas vestimentas da era vitoriana, você poderia me indicar um livro para que eu pudesse ter acesso as peças mais evidentes nessa época por favor?
oi querida, minha avó foi modista quando era jovem e fiquei com um livro europeu antigo dela,com varios modelos, tu terias interesse de ver algumas ilustrações?
Tia modista arrasando 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
O linho e o algodão q temos hoje amarrotam com facilidade. Como era no passado? A impressão q a gente tem, por causa dos filmes é q estavam todos com as roupas sempre passadas! Como era?
As pessoas passavam as roupas.
A tia modista está mudada... Virou uma mamãe... beijos de uma fã!
Nossa, que vídeo maravilhoso! Tirou todas as minhas dúvidas. 20 minutos de pura informação útil ❤
Adorei o formato, você mais centralizada, aparecendo mais e amei que esse vídeo tem 20 minutos! Só senti falta de algumas ilustrações como as que você mostrava antes no decorrer do video.
Sempre fico pensando, a água encanada e sistema de esgoto foram um dos maiores avanços da humanidade, sou muito grata por viver em uma época e lugar que tem saneamento basico 🙏
Pauline, você é uma pesquisadora maravilhosa. Adorei o vídeo, como sempre. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Tudo vai melhorar. São apenas ciclos que a gente só entende depois que passa por eles. Não se esqueça de si e nem de nós, seus seguidores, pls. Um grande abraço virtual. 😊
Seu canal é magnífico. Vou fazer só uma observação quando você falou dos surfistas usando roupa de neoprene. Creio que se enganou, ela é para proteger da água fria, que é como os mergulhadores submarinos fazem.
Realmente o calor aumentou muito ( culpa totalmente nossa ) por conta do aquecimento global e sim o clima mudou muitooo… podemos entender então cada época as roupas mudavam não somente em estilos, momento econômico como tb o clima de cada lugar ❤❤
A questao de nao pegar "friagem" depois do banho tem uma certa razao. Pois o choque termico, diminui a imunidade, contribuindo para se pegar uma gripe ou resfriado.
Não existe relação entre as duas coisas. O que acontece é que, para algumas pessoas (alérgicos em especial), o choque térmico dispara uma resposta exagerada do sistema imunológico, que leva a gente a ter coriza e espirrar. E muita gente confunde isso (rinite vasomotora) com resfriado.
Que vídeo interessante, principalmente, para atualidade. Cada vez mais a gente tem que se conscientizar em usar roupas de fibras naturais. Tem Estados brasileiros que estão batendo 60 graus de sensação térmica. Socorro.
Tia modista ,no império romano era mais quente ou frio que hoje em dia?
Quais eram as roupas naquela época?
Que delícia era viver no passado sou tão agradecida
MARAVILHOSO !!! GRATA
Eu tô aqui ouvindo você falar
Seus vídeos são muito satisfatórios ❤
Gostaria que fizessem um vidéo com o estudo sobre as vestimentas masculinas e femininas dos religiosos edas organizações religiosas europeias e brasileiras, por favorrrrr.
Adoooro ti houvir, vídeos maravilhosos parabéns!
A modista que todos precisam!!!
Amo seu conteúdo com curiosidades históricas comprovados
amo .... melhor canal
Bem explicado obrigado
Amei esse jornal
Não sei se você já ouviu falar do professor de Yale que escreveu um livro sobre como os nossos hábitos de higiene modernos nos tornaram mais fedidos e menos saudáveis, simplesmente genial! A BBC fez uma matéria muito legal, não sei se pode por link aqui, mas o nome da matéria é "'Parei de tomar banho e minha vida continuou': o professor de Yale que questiona o quanto nos limpamos" é de se refletir né gata, estamos sendo enganados pela a indústria de cosméticos kkkk
Uma curiosidade … os povos do deserto usavam roupas intima? Como era?
Amo esse canal! Nos transporta ao passado com maestria.
❤ gostei muito
Amei esse seu vídeo ja te sigo a alguns meses parabéns adorei❤
Muito bom,dúvida, como era os trajes das pessoas comuns(trabalhadores braçais,escravos...etc)❤@AModistadoDesterro❤
Kkkkkk o balão na capa do video kkkk.
Adorei Poline.
Mas isso de evitar tomar vento frio após sair do banho , pelo menos AQ pra Goiás que somo um povo de sangue mais quente , diferentemente do sul do país q já estão acosmada com o frio
Isso não tem fundamentação científica. A temperatura interna do corpo é a mesma independente do lugar onde a pessoa está, porque isso é uma característica da nossa espécie.
Adorei o conteúdo deste vídeo!
E sou super fã do canal!😊❤
Obrigada pelo vídeo, adoro o seu conteúdo! Parabéns 🎉
Que vídeo incrível! Me sanou várias dúvidas
As vezes, só as vezes, da vontade de ser muito rica no século 18 para ficar bebericando licores enquanto converso kkkkkkkkk
Maravilhoso seu vídeo!
Que vídeo perfeito!! 👏👏
Oi modista ❤️ Seu canal é tão gostosinho de ouvir 😍
Serra catarinense 15°graus 👍
Vídeo muito, muito interessante! ❤
Amei!!!
Esse video me deu vontade de tomar banho skssk
🥰Perfeita!!!!!
conteúdo FODA! obrigado!! 😍
Adorei obrigada ❤
Parabéns ❤ amei a aula 🥰👏🏻👏🏻👏🏻
Aí dom Pedro 2 teve que plantar muitas árvores
Desviando um pouco do assunto gostaria que você falasse um pouco da sua estante ao fundo. Ela é madeira pura ou mdp? Ele é resistente? Obrigado.
É madeira maciça
vc já leu A Vila dos Tecidos? é muito bom. mostra a tentativa de fabricar tecidos de papel durante a 1a guerra na Alemanha, pela falta de matéria-prima.
Só li o primeiro, mas tô com o segundo aqui na fila já
Como os índios se viravam no inverno? Na região serrana do RJ, faz muito frio. Ao nível do mar, pode fazer muito frio no inverno. As arvores e as ocas não seriam suficientes. No Sul, devem existir muitas peças de inverno dos povos originários. 🤔
Cada etnia e cada localidade tinham suas próprias soluções. Alguns construíam abrigos (inclusive subterrâneos), outros se abrigavam em cavernas, etc
No Sul, usavam ponchos e couro. Mas acho q em todas regiões eles tinham tecidos, pq sabiam tecer redes, mantos cerimoniais, como aquele q está voltando ao Brasil!
@@monicasouza4220 Estava olhando isso agora. É muito triste descobrir que os índios do RJ também teciam. 💔 Esta parte da história e outras tecnologias precisam ser resgatadas. No Sul deve existir mais coisas, por causa das fronteiras.
Curiosamente, meu tecido favorito para cama, mesa e decoração é aquele das redes. Na região metropolitana do Rio, traz conforto no calor e no frio. Devia ser patrimônio nacional...
@@adrianadealmeida1472 sim, tb gosto dos tecidos das redes, e acho q os originários sabiam mais do q a gente imagina! Bj
Amo seus vídeos!❤️
Essa será a origens do “cheiro de rico” que as pessoas falam, ser de perfumes atalcados ou cheiros semelhantes a “banho tomado” ?
fico me perguntando porque é tão difícil escrever romances de época envolvendo o brasil, sempre acabo indo para fora porque realmente tenho medo de escrever algo que possa ser visto de forma errada!
Tia Modista, onde eu acho edições do jornal das moças pra baixar na Internet?
Diretamente na Biblioteca Nacional
👏👏👏👏👏
❤
😮
00:03:43 😂 😂 😂
Como lavar aquelas saias e vestidos arrastando no chão?????? Socorro!!!!!
Eu queria ver esse povo usar tudo isso de roupa hoje em dia kkkkk .
🥰🥰
❤❤❤
O ventinho na 🐸 kkkkkkkkkkk😅😅😅😅😅😅😅😅
👗
🧜
💋
To só o pão torrado no sol do equinócio
Tenho a impressão de já ter visto esse vídeo 🤔
Bem no começo eu avisei que era vídeo antigo
@@AModistadoDesterro ahhhh sim ☺️ , n reparei ,já achei q tava ficando doido ksksksksksksksk
👍🏼👍🏼😘😘😘💐