É um osciloscópio bem básico, mas chama atenção para o seguinte ponto: Poucos anos atrás, esse equipamento era caríssimo, um portátil então praticamente inexistia, haviam um ou outro modelo. Hoje o osciloscópio esta muito acessível, permitindo que muitos técnicos ou amantes da eletrônica melhorem suas práticas. Juntando a facilidade de comprar bons equipamentos com conhecimento difundido livremente, como seu canal @Electrolab, só não aprende quem não quer.
ótimo, eu nunca tive um osciloscópio, apesar do conhecimento avançado que tenho em elétrica e básico em eletrônica, seria muito útil como meu primeiro pra fazer aferições em sistema de áudio, algumas manutenções tbm relacionadas a áudio e tbm manutenções em fontes chaveadas. Estou pensando em adquirir este modelo, obrigado pelo video
Eu andava de olho neste osciloscópio faz tempo... o acho bem básico, mas que atende perfeitamente na maioria das situações que necessitamos... você me ajudou a decidir compra-lo, obrigado professor!
Excelente recomendação, professor! Eu comprei, recentemente, meu primeiro osciloscópio (sou estudante de eletrônica ainda), este aqui: DSO154Pro. Não é FNIRSI, mas, salvo engano, acho que a estrutura é semelhante. Creio q o custo x benefício dele é imbatível!
Bom dia mestre Eloy excelente video Como eu sou um meio iniciante na área da eletronica acho que um desse vai ser o meu primeiro osciloscopio Praticamente tudo que aprendi foi no canal Electrolab muito obrigado mestre Eloy
Bom dia Paulo! Sim, para aprendizado e primeiras medidas é um bom instrumento, até mesmo pelo seu baixo custo. Mas, se pretender um upgrade no curto prazo, talvez fosse melhor partir para um portátil de 100MHz, que terá uma vida útil maior conforme a sua evolução e uso e tem um custo não tão mais alto. Tem vários reviews no canal desses pequenos modelos na playlist de osciloscópios, dê uma conferida antes de definir o caminho.
Muito bom professor,bem explicado.Vou ser sincero,eu não compraria.E só ficar de olho nas promoções dos sites chineses que consegui comprar um osciloscópio com 100 Reais a mais e já tem um de 100mhz.Sucesso para seu canal, abraço.
@@Electrolab-Eletronica Muito bom, muitos capacitores de poliéster, resistores de fio, caps Stiroflex, até umas portas lógicas e processadores com janelinha. Muito diodo 4004, capacitor eletrolítico, maioria com tensão de isolação baixa. se tivesse mais variedade seria perfeito. Mas está muito bom do mesmo jeito. Componentes "vintage".
Legal Evandro! Portas lógicas são sempre bem-vindas! Pela faixa de preço, nota-se que a maioria desses kits é descarte de estoques antigos, que provavelmente não teriam boa venda isoladamente no varejo comum online ou mesmo em lojas físicas.
Tem uns caps vermelhos à óleo, kkkk. (vieram bem molhados) capacitância baixa pelo tamanho. Lembrei da aula do canal)@@Electrolab-Eletronica . Tem até um CI antigão "made in Japan" com componentes SMD soldados à mão. Vi perfeitamente no microscópio. Impressionante. Compra outro kit diferente e faz mais um vídeo desses kits kkk Abraço.
Bom dia, antes de mais nada gostaria de dizer que gostei muito do vídeo, em seguida quero perguntar ao Sr. se ele serve para fazer medições em uma TV??? Tipo... placa principal, T-COM, PLACA FONTE.... ETC. Sou hobista, amante do mundo da eletrônica e estou (depois de ver o vídeo) querendo comprar. Vale a pena? Consigo com ele consertar minha TV? Desde já agradeço e tenha um dia abençoado.
Olá Jorge! Para manutenção de TV ele não é recomendado, pois sua banda é muito baixa, limitada à faixa de áudio, rede elétrica e medidas similares. Para manutenção de TV, mesmo sendo portátil, um modelo de 100MHz seria mais indicado. Há vídeos no canal com review desses outros modelos.
@@Electrolab-Eletronica muito agradecido pela informação. Estou vendo um TOOLTOP ET120M, acredito então que seja melhor em custo X benefício. Vou dar uma olhada nos seus vídeos. Forte abraço 🤜🏽🤛🏽
Olá Roberto! Trata-se de um modelo bem básico com certas limitações, a precisão é boa. Para uso não profissional é uma boa e barata opção. Se precisar de precisão ótima e outros recursos, recomendo modelos superiores.
Obrigado Marcel! Ele tem uma banda muito pequena para essa finalidade. É até possível realizar algumas medições com ele, mas ficaria bem restrito. Se procura por um portátil de baixo custo para uso automotivo, dê uma conferida nos modelos de 100MHz, aqui na playlist de osciloscópios do canal há alguns modelos mais apropriados para esse caso.
Olá. Não entendo muito bem mas estou tentando aprender. Quando vc usa o osciloscópio para medir a régua de energia não teria que mudar a função DC para AC, e na calibração ele esta em X1 e a ponta de prova em 10X, tem algum problema? Obrigado pela aula
Olá! O osciloscópio se usa sempre em DC, só se usa AC, quando é preciso remover algum nível DC do sinal. Veja este vídeo que explica com detalhes isso: ruclips.net/video/HFO8ewTokiw/видео.html . E, sim, a ponta e o instrumento deverão estar em 10X para que ele mostre o valor correto. Porém na calibração, não haverá problema, pois ali apenas a forma de onda interessa.
Olá! Pelos vídeos que ja ví sobre esse equipamento notei que ele tem 2 problemas: 1º é que se estiver medindo uma onda quadrada acima de 20Khz, o formato da onda começa a deformar, e isso se torna ruim no caso de precisar medir um sinal PWM em uma fonte chaveada por exemplo. 2º é que não se pode expandir a visualização da onda acima de 40Khz. Isso que relatei, foi o que ví em vídeos aqui no RUclips, Já fez algum teste nesse sentido? Obrigado!
Olá Sidney, você está certo, o FNIRSI DSO152 tem uma largura de banda especificada de 200 kHz, usando circuitos muito básicos e sem recursos na sua implementação. No entanto, mesmo com essa largura de banda, alguns fatores ainda podem levar aos problemas relatados, a precisão na medição de sinais de alta frequência depende também da taxa de amostragem. Se a taxa de amostragem não for alta o suficiente, que é o caso aqui, a reconstrução do sinal pode não ser precisa, resultando em distorção, especialmente para ondas quadradas que contêm muitos harmônicos. Portanto não é indicado para medir PWM em frequências acima da banda de áudio. A limitação na visualização pode ser um problema relacionado à resolução e capacidade de amostragem do dispositivo. A visualização de detalhes finos em sinais mais rápidos pode ser restrita pela taxa de amostragem e pela capacidade do osciloscópio de processar e exibir esses sinais corretamente. Este é um instrumento de baixíssimo custo e limitado para certas aplicações em áudio e rede elétrica ou em sinais não digitais de baixas frequência. Não tem como compará-lo com outros portáteis superiores que custam 5 a 10X mais.
Não é o ideal, mas para um primeiro instrumento usado em frequências de áudio, ele pode auxiliar bem em algumas situações. Mas análises mais complexas, com harmônicos por exemplo, já precisaria ser um instrumento com mais recursos.
Obrigado, Professor, por mais essa apresentação. Eu estou justamente procurando um osciloscópio na faixa de preço desse DSO152. Tenho uma dúvidas sobre ele, se você puder me esclarecer... Meu interesse principal é com áudio, a faixa mais útil é entre os padronizados 20Hz e 20kHz, então para isso seria suficiente. Mas tem a tensão produzida, por exemplo, por cápsula magnéticas de fono: tem as cerâmicas que produzem - segundo o padrão - algo como 200mV @ 1kHz. E tem as magnéticas MM, que ficam perto dos 5mV na mesma frequência. Não pretendo usar as MC e seus típicos 0,2mV @ 1kHz mas para as duas anteriores eu gostaria de saber sobre a precisão desse osciloscópio quanto às tensões CC, até para projetar pré de phono adequadamente, tanto em ganho quanto na equalização. Nos graves em que foi aplicada a equalização RIAA no disco, a tensão produzida é mínima. Como não uso Windows e sim Linux não tenho como rodar, por exemplo, o SoundCard Osciloscope, que parece bem adequado e preciso... Os emuladores de Windows no Linux não são lá muito estáveis. Bem... é isso: será que esse DSO152 poderia atender bem para áudio nessas tensões tão pequenas? Se não, será que você conhece algum outro desses mini-osciloscópios - em tamanho e preço - melhores para isso? Grato!
Olá Lazzari, com certeza com relação à faixa de frequência de áudio atende bem, o problema é medir sinais muito pequenos como 5mV, e 0,2mV nem pensar. O nível de ruído nesses modelos de baixo custo é alto e os circuitos de tratamento de sinal na entrada são muito básicos, não oferecendo os recursos necessários para uma boa visualização. O ideal seria um modelo de bancada, mas querendo um portátil, veja os reviews na playlist de osciloscópios, dos modelos com banda acima de 20MHz, pois geralmente incorporam um front end de melhor qualidade para tratar esses sinais pequenos. Não recomendo nenhum tipo de osciloscópio usando soundcard de PC, são mais primitivos ainda se quiser medir com precisão.
@@Electrolab-Eletronica , acabei de ter uma ideia, se não for abusar quem sabe você dá um parecer? E se eu amplificasse o sinal que vem da cápsula de forma linear com um ampop qualquer, 358 que é o único que conheço, ou seja, independente da frequência, amplificasse em 100x botando uma R de realimentação 100x maior que a R que vai da inversora ao terra? Poderia até usar um trimpot multivoltas no lugar dessas duas Rs... Será que com equipamento desses bem básicos, de hobista aposentado (como eu), dá para cravar esse ganho? Um fonte para o ampop bem estabilizadinha... que você acha?
Olá Lazari! Amplificar o sinal antes de medi-lo é uma boa abordagem. Usar um amplificador operacional para aumentar o sinal de 2mV para uma faixa mais facilmente mensurável, por exemplo 200mV, pode melhorar significativamente a precisão da medição. O LM358 é uma opção barata e facilmente disponível, mas não é o melhor em termos de baixo ruído e precisão. Para aplicações de áudio e sinais baixos, um amplificador operacional de baixo ruído como o TL072 ou o NE5532 pode ser melhor. Um ganho de 100x (40dB) deve ser suficiente. Use uma fonte de alimentação bem estabilizada para o ampop, qualquer variação na fonte de alimentação pode introduzir ruído e distorção no sinal amplificado. Mas considere futuramente um osciloscópio melhor, vai ser mais preciso ainda e mais prático.
Para a maioria dos trabalhos em mecânica diesel, especialmente em sistemas elétricos de 24V e diagnóstico de sensores e atuadores, o FNIRSI DSO152 pode ser uma ferramenta útil, especialmente pela portabilidade. No entanto, se você precisar de um osciloscópio com maior precisão para sinais de alta frequência, talvez ele não seja a melhor escolha. Com uma largura de banda de até 200 kHz, ele pode não ser adequado para sistemas que exigem medições de sinais rápidos ou de alta frequência, como sensores de rotação de motores ou outros sinais de alta velocidade. O DSO152 começa a mostrar sinais deformados ao medir ondas quadradas acima de 20 kHz, o que pode ser uma limitação se você precisar medir sinais de alta frequência de controle PWM ou de comunicação rápida.
Olá pessoal, eu comprei um DSO152, baseado nos reviews de alguns canais do youtube, e infelizmente não estava funcionando corretamente. Entrei no site oficial da FNISRI, baixei o firmware acreditando que a atualização pudesse resolver, mas de fato não funcionou. Tentei resolver com o suporte e com o vendedor (chines), mas o fato é que fiquei no prejuízo. Então, resolvi compartilhar, pois assim como parece ser bom, se você tiver azar na compra, só caberá o descarte.
Lamento pelo ocorrido Marcelo. Em geral, em aparelhos importados o responsável pela garantia é a loja ou vendedor. Ele é que precisa trocar o aparelho com problema ou devolver seu dinheiro, desde que esteja no prazo informado.
@@Electrolab-Eletronica Imagina, não precisa lamentar, não é responsabilidade sua, mas como ocorreu este problema, achei importante compartilhar com os entusiastas assim como eu. Eu aprecio muito seus videos, aprendo muito com eles.
@@Electrolab-Eletronica Problema resolvido. O suporte da fnisri havia informado (incluisive está no manual) que a atualização do firmware deve ser apenas pelo win10. Como última tentativa usei uma máquina com win11 e atualizou. Fica aí a dica para quem passar por este problema também.
Usar um osciloscópio para diagnosticar componentes em circuitos requer conhecimento do comportamento esperado do componente. Consulte o datasheet do componente para conhecer suas características elétricas, como tensões de operação, forma de onda esperada ou resposta à entrada. Analise o circuito para entender como o componente se comporta no contexto. Verifique a entrada e saída do componente com o osciloscópio. Compare os sinais medidos com os esperados, como tensões de pico, frequências ou formas de onda. Ruídos excessivos ou formas de onda distorcidas podem indicar defeito. Aplique um sinal de teste ao componente (se possível) e analise sua resposta. Verifique as tensões nos terminais do componente e compare com as especificações do datasheet. Sem tensão ou valores fora do esperado podem indicar um problema no componente ou circuito adjacente. Se houver dúvida, remova o componente do circuito e teste isoladamente. Utilize o osciloscópio para gerar e medir sinais diretamente aplicados ao componente. Certifique-se de que o osciloscópio está corretamente ajustado (escala de tensão, tempo e aterramento). Tenha um bom esquema do circuito para guiar o diagnóstico. O defeito pode estar em um componente ou na interação entre componentes, portanto, teste também circuitos adjacentes.
Ola, tenho uma duvida. Liguei o osciloscopio com a funcao de gerador de sinal e leitura ao mesmo tempo e queimei um amplificador com pouco sinal. Depois fui perceber fazendo testes que o aterramento da entrada e da saida do osciloscópio dao continuidade testando pelo multímetro, sendo assim estava retornando sinal amplificado para a entrada do amplificador. É assim mesmo ou é um defeito de fabrica? Pois se for assim nao faz sentido ele funcionar as duas funções ao mesmo tempo se retorna da saida para a entrada.
Olá Ewerton, a maioria dos osciloscópios de bancada ou portáteis usa um aterramento comum para todas as suas entradas e saídas. Isso significa que o terra (GND) de todas as conexões está conectado internamente ao mesmo ponto de aterramento. Alguns osciloscópios possuem proteção entre as entradas para evitar danos devido a sinais excessivos. Essa proteção pode criar uma aparente continuidade entre os terminais. Quando você está usando um gerador de sinal integrado, a saída do gerador é muitas vezes referenciada ao mesmo terra que a entrada do osciloscópio. Isso pode fazer parecer que há continuidade entre entrada e saída, mas é apenas o terra comum. Se o seu amplificador queimou, é provável que a causa seja um loop de terra ou uma sobrecarga devido ao retorno de sinal amplificado para a entrada. Isso pode acontecer se o terra comum do osciloscópio causou um loop de terra se o circuito que você está testando também estiver aterrado. Isso pode resultar em correntes indesejadas através do circuito ou se o sinal amplificado foi acidentalmente enviado de volta para a entrada, ele poderia ter sobrecarregado a entrada do amplificador. Para evitar que isso aconteça novamente, use um isolador ou transformador de isolamento entre o gerador de sinal e o circuito que você está testando para evitar loops de terra. Verifique todas as conexões antes de ligar o circuito, especialmente se você estiver usando tanto a entrada quanto a saída do osciloscópio. Garanta que o aterramento do seu circuito e do osciloscópio estão configurados corretamente para evitar loops de terra. Ao testar com um gerador de sinal, comece sempre com sinais de baixa amplitude para evitar sobrecarregar os componentes do circuito. Isso não é necessariamente um defeito de fabricação se o osciloscópio tiver continuidade entre entrada e saída, especialmente se for um modelo que usa um terra comum para todas as conexões.
Não é indicado para reparos em celulares ou computadores pela sua baixa banda de frequência. Melhor um modelo acima de 50MHz, mesmo que portátil. Há outros reviews no canal com modelos mais adequados.
Olá Diego, não recomendo para essa finalidade, este é muito elementar e limitado à faixa de áudio e rede elétrica. Precisara ser um modelo acima de 40MHz, mesmo que portátil. Tem vários reviews de outros modelos aqui no canal na playlist de osciloscópios, dê uma conferida.
Será se eu consigo ler sinal waveform! Comprei um Minipa MO-1225 | 25MHz analógico mesmo veio com problemas nos botões! Uso VOLTS / DIV 5mV SEC | DIV 2us _ Ac | Sempre no automático dessa forma já consigo ver o gráfico
Para o ajuste dos cabeçotes do vídeo cassete! Ajusto do Tracking só que nesse modelo eu uso as duas pontas para pegar o sinal RF não sei se é regra mas deu certo aqui mas quando mexo no mode dual nos canais ele fica bobo botões não está funcionando corretamente
Com este modelo não consegue, ele é muito básico. Embora a frequência do sinal de tracking dos cabeçotes de um videocassete VHS seja tipicamente 30 Hz, precisaria de um modelo de maior banda e recursos, para ter uma leitura estável.
Pode ajudar mas não é ideal, pois tem uma banda muito próxima às frequências do PWM dessas fontes. O sinal não seria bem apresentado. Modelos portáteis de 10MHz (ou mais), um pouco mais caros, seriam mais adequados nesse caso.
Não manjo nada de osciloscópio mas sei que preciso ter um Me tira uma dúvida, daria para medir cristais de placas de vídeo? Por exemplo: mega drive 55 mhz ou snes de 11mhz a 25 mhz
Serve pra conferir placas de videogames e placas-mãe? Sou iniciante e estou precisando de um osciloscópio, mas não sei qual comprar que não seja muito caro
Não é indicado, a banda de frequência é muito baixa. Ele é mais indicado para análise de rede elétrica e reparos em equipamentos de áudio. Há outros reviews de portáteis aqui no canal, com maior capacidade.
Não são equivalentes. Se formos comparar, o DSO152 tem uma taxa de amostragem muito superior e uma banda passante maior em comparação com um projeto de osciloscópio caseiro usando a Raspberry Pi Pico. O FNIRSI DSO152 é portátil e pronto para uso, enquanto o projeto com a Pico exige mais trabalho e geralmente precisará de um display externo para visualização. O DSO152 oferece uma solução de osciloscópio compacta e pronta para uso com um desempenho razoável para sinais de baixa frequência. Já a Raspberry Pi Pico pode ser uma boa opção se você quer construir seu próprio osciloscópio e se sente confortável em lidar com o processo de configuração e desenvolvimento. No entanto, em termos de especificações, o DSO152 oferece melhor desempenho geral.
Olá Adriano! Ele não tem estabilidade boa para medida de PWM. É um modelo muito limitado, serve bem para rede elétrica e sinais de áudio. Acima disso recomendo modelos com maior banda, mesmo que portáteis.
Os osciloscópios devem ficar sempre em DC. AC só se usa para remover a componente DC da medida. Tem um vídeo no canal na playlist de osciloscópios explicando com detalhes.
Não é recomendável para esse fim, embora possa até atender a algumas situações. É um modelo muito básico. Há modelos portáteis com maior banda que são mais recomendáveis.
Não recomendo. O FNIRSI DSO 152 é um mini osciloscópio portátil, que pode medir sinais até 200 kHz, o que o torna útil para analisar sinais em circuitos de baixa frequência. Entretanto, seu uso em notebooks e PCs pode ser bastante limitado devido à baixa largura de banda.
Eu não recomendo para essa aplicação, ele pode até servir para tarefas automotivas simples, como verificar sinais básicos de sensores e verificar tensões, mas provavelmente não atenderá às necessidades mais complexas do diagnóstico automotivo, como sinais de alta frequência ou análise detalhada de protocolos de comunicação. Para uso mais completo, um osciloscópio com maior taxa de amostragem, banda e funcionalidades automotivas seria mais indicado.
Não seria, ele tem banda muito pequena para trabalhar com notebooks. Sua utilização é mais adequada para testes em rede elétrica e sinais na faixa de áudio. Há reviews de outros modelos portáteis mais adequados aqui no canal, dê uma conferida na playlist de osciloscópios os modelos acima de 50MHz de banda.
@@Electrolab-Eletronica recomenda algum modelo com um custo de até uns 200$ que seja adequado pro que eu preciso? Estava olhando aquele modelo que vem com o testador de componentes
Esse dois são bons instrumentos e apesar de básicos, já servem para esse propósito. Fique de olho nas promoções, os fabricantes têm reduzido o valor em até 50% para compensar o imposto e assim ficar próximo do que era antes. Esse problema não tem volta, daqui para frente tudo terá imposto.
Olá Ricardo, ele não é indicado para uso automotivo por conta das suas grandes limitações. Há outros reviews no canal de modelos portáteis com banda acima de 50MHz, mais recomendados para essa finalidade.
Não é indicado, a banda de frequência é muito baixa. Ele é mais indicado para análise de rede elétrica e reparos em equipamentos de áudio. Há outros reviews de portáteis aqui no canal, com maior capacidade.
Não seve. A banda é muito baixa. Para uso automotivo, dentre os portáteis, o ideal são modelos acima de 50MHz. Tem review aqui no canal de alguns desses modelos.
É mediana. O que ocorre é que pelo baixo valor do conjunto, não seria possível ter acessórios de primeira linha. Só uma probe de boa qualidade já custa msis que este instrumento com todos os acessórios juntos.
Não é recomendável, pois sua banda é muito limitada para a maioria dos sinais. Esse modelo é indicado para teste com áudio, sinais de frequências baixas e rede elétrica.
You can use the FNIRSI DSO152 to get an estimate of the amplifier’s wattage, its limitations in accuracy, true RMS functionality, and bandwidth mean that it may not provide the most reliable measurement, particularly for non-sinusoidal signals. For precise true RMS wattage measurements, a more advanced oscilloscope or a dedicated true RMS meter would be better suited. Connect the oscilloscope probes to the output terminals of the amplifier, either across the speaker or a known load resistor (8 or 4 ohms). Set the oscilloscope to AC coupling to block any DC offset and capture the AC waveform. Measure the RMS voltage using the oscilloscope. Know the impedance (resistance) of the speaker or dummy load in ohms (Ω). Use the formula: 𝑃𝑅𝑀𝑆 = 𝑉𝑅𝑀𝑆^2/𝑅𝑙𝑜𝑎𝑑
Não é recomendado, por conta da banda pequena. Se for portátil, o ideal são os modelos acima de 50MHz. Há reviews no canal de outros modelos mais apropriados.
Há duas versões com preços diferentes um com a probe BNC e outra sem. Precisa marcar a versão desejada ao realizar a compra no site. Em que loja comprou?
Osciloscópios não são idealizados para medir componente, mas sim verificar sinais periódicos. Há vários vídeos no canal sobre testes de componentes e outros sobre uso do osciloscópio, dê uma conferida.
Não é indicado pela sua banda limitada. Pode até ser usado em alguma poucos medições. Mas dentre os portáteis, melhor optar por modelo com banda acima de 50MHz.
Esse, por ter 10MHz, já serviria para um número maior de medições. Mesmo assim pode não ser suficiente para alguns casos. O DSO510 é uma opção razoável para uso automotivo básico, como análise de sensores, pulsos de injetores e sinais de ignição em baixa frequência. Mas ele não é ideal para diagnósticos avançados ou análise detalhada de barramentos CAN/LIN, nem para transientes rápidos em alta frequência.
Sim, vai conseguir, gire a chave superior até a cor do X1( no menu embaixo ) ficar em destaque e mude nesse momento nas setas para o valor desejado, X10.
Não tem, na verdade nenhum desses modelos básico têm funções automotivas específicas, os dedicados têm uma custo muito maior. Independente disso, esses mais simples também podem ser usados em vários testes e medidas.
Utilizo ele em injeção eletronica, me atende bem para quase todos os sinais. So não pega bico e primario de bobina, mas o resto pega perfeitamente. Lembrando que estamos falando de um aparelho de R$130.....
Link direto para o DSO152: tiny.cc/9m1kxz
É um osciloscópio bem básico, mas chama atenção para o seguinte ponto: Poucos anos atrás, esse equipamento era caríssimo, um portátil então praticamente inexistia, haviam um ou outro modelo. Hoje o osciloscópio esta muito acessível, permitindo que muitos técnicos ou amantes da eletrônica melhorem suas práticas. Juntando a facilidade de comprar bons equipamentos com conhecimento difundido livremente, como seu canal @Electrolab, só não aprende quem não quer.
Com certeza! É simples, mas de custo acessível o que seria impensável não faz muito tempo!
Da pra fazer manutenção em tvs e notebook e caixa de som?
Sou estudante de engenharia elétrica, pelo vídeo, ele irá me atender perfeitamente, muito obrigado.
Maravilha! Bons estudos!
ótimo, eu nunca tive um osciloscópio, apesar do conhecimento avançado que tenho em elétrica e básico em eletrônica, seria muito útil como meu primeiro pra fazer aferições em sistema de áudio, algumas manutenções tbm relacionadas a áudio e tbm manutenções em fontes chaveadas. Estou pensando em adquirir este modelo, obrigado pelo video
Valeu! è um modelo bem básico, mas como comentei, para medidas básicas em áudio e rede elétrica atende bem.
Eu andava de olho neste osciloscópio faz tempo... o acho bem básico, mas que atende perfeitamente na maioria das situações que necessitamos... você me ajudou a decidir compra-lo, obrigado professor!
Boa compra Álvaro!
Excelente recomendação, professor!
Eu comprei, recentemente, meu primeiro osciloscópio (sou estudante de eletrônica ainda), este aqui: DSO154Pro. Não é FNIRSI, mas, salvo engano, acho que a estrutura é semelhante.
Creio q o custo x benefício dele é imbatível!
Obrigado! Bons estudos!
Bom dia mestre Eloy excelente video
Como eu sou um meio iniciante na área da eletronica acho que um desse vai ser o meu primeiro osciloscopio
Praticamente tudo que aprendi foi no canal Electrolab muito obrigado mestre Eloy
Bom dia Paulo! Sim, para aprendizado e primeiras medidas é um bom instrumento, até mesmo pelo seu baixo custo. Mas, se pretender um upgrade no curto prazo, talvez fosse melhor partir para um portátil de 100MHz, que terá uma vida útil maior conforme a sua evolução e uso e tem um custo não tão mais alto. Tem vários reviews no canal desses pequenos modelos na playlist de osciloscópios, dê uma conferida antes de definir o caminho.
@@Electrolab-Eletronica certo Mestre vou seguir seu Conselho obrigado
Bela apresentação Eloy , parabéns 👏👏👏
Obrigado Cosmo!
Muito bom professor,bem explicado.Vou ser sincero,eu não compraria.E só ficar de olho nas promoções dos sites chineses que consegui comprar um osciloscópio com 100 Reais a mais e já tem um de 100mhz.Sucesso para seu canal, abraço.
Olá Diego! Sem dúvida, cada modelo na sua categoria. Neste caso, por ser um modelo muito barato, R$100 a mais quase dobra o valor deste. Obrigado!
O problema é o governo do amor,q está deixando inviável comprar de fora .
Poderia contar qual este modelo que o senhor achou? E quanto saiu tudo com frete e impostos (inclusive em qual site adquiriu)
Muito bom, até 200KHz atende bem. Esperando chegar meu saco de 2 Kg de componentes. Acho que chega amanhã. Abraço. Bom fim de semana.
Obrigado Evandro! Rsrsrs, legal, depois comente se vieram bons componentes! Abcs!
@@Electrolab-Eletronica Muito bom, muitos capacitores de poliéster, resistores de fio, caps Stiroflex, até umas portas lógicas e processadores com janelinha. Muito diodo 4004, capacitor eletrolítico, maioria com tensão de isolação baixa. se tivesse mais variedade seria perfeito. Mas está muito bom do mesmo jeito. Componentes "vintage".
Legal Evandro! Portas lógicas são sempre bem-vindas! Pela faixa de preço, nota-se que a maioria desses kits é descarte de estoques antigos, que provavelmente não teriam boa venda isoladamente no varejo comum online ou mesmo em lojas físicas.
Tem uns caps vermelhos à óleo, kkkk. (vieram bem molhados) capacitância baixa pelo tamanho. Lembrei da aula do canal)@@Electrolab-Eletronica . Tem até um CI antigão "made in Japan" com componentes SMD soldados à mão. Vi perfeitamente no microscópio. Impressionante. Compra outro kit diferente e faz mais um vídeo desses kits kkk Abraço.
Legal! Sim, vou dar um tempo e tentar outro diferente depois!! Abcs!
Bacana Eloy!
Um abraço!
Obrigado Orlando! Abcs!
Bom dia, antes de mais nada gostaria de dizer que gostei muito do vídeo, em seguida quero perguntar ao Sr. se ele serve para fazer medições em uma TV??? Tipo... placa principal, T-COM, PLACA FONTE.... ETC.
Sou hobista, amante do mundo da eletrônica e estou (depois de ver o vídeo) querendo comprar.
Vale a pena?
Consigo com ele consertar minha TV?
Desde já agradeço e tenha um dia abençoado.
Olá Jorge! Para manutenção de TV ele não é recomendado, pois sua banda é muito baixa, limitada à faixa de áudio, rede elétrica e medidas similares. Para manutenção de TV, mesmo sendo portátil, um modelo de 100MHz seria mais indicado. Há vídeos no canal com review desses outros modelos.
@@Electrolab-Eletronica muito agradecido pela informação.
Estou vendo um TOOLTOP ET120M, acredito então que seja melhor em custo X benefício.
Vou dar uma olhada nos seus vídeos.
Forte abraço 🤜🏽🤛🏽
Tem review do ET120M no canal também. Abcs e boa escolha.
Top comprei um pra fazer teste en breve esta chegando
Ótima compra!
Show de Bola pretendo compra um Futuramente , mas nao entendo nada de osciloscopio
Tem alguns vídeos básicos no canal sobre como usar um osciloscópio.
Boa tarde, têm como você dá uma dica de como trocar a ponta de prova? Eu não sei como.
Boa tarde Francisco, como assim trocar a ponta de prova, o seu veio sem?
Gostei do vídeo, quero adquirir um para uso em som automotivo, para uso em até 20.000hz ele mede com precisão, ou tem variações significativas ?
Olá Roberto! Trata-se de um modelo bem básico com certas limitações, a precisão é boa. Para uso não profissional é uma boa e barata opção. Se precisar de precisão ótima e outros recursos, recomendo modelos superiores.
Vídeo topppp... Pra calibrar o ociloscopio tem que está em 1X e a ponta de prova em 10X??
Obrigado! A ponta sempre em 10X, o osciloscópio tanto faz, desde que consiga visualizar a onda quadrada.
Professor, ótimo vídeo, muito obrigado! Professor, me esclarece uma dúvida: ele serve como osciloscópio automotivo?
Obrigado Marcel! Ele tem uma banda muito pequena para essa finalidade. É até possível realizar algumas medições com ele, mas ficaria bem restrito. Se procura por um portátil de baixo custo para uso automotivo, dê uma conferida nos modelos de 100MHz, aqui na playlist de osciloscópios do canal há alguns modelos mais apropriados para esse caso.
@@Electrolab-Eletronica professor, obrigado pelas ricas dicas, Deus o abençoe sempre!
Não me lembro da faixa de amostragem mas acho que o osciloscópio do tc3 é melhor ainda
Sim o TC-3 é melhor, este é similar ao do TC-2.
Olá. Não entendo muito bem mas estou tentando aprender. Quando vc usa o osciloscópio para medir a régua de energia não teria que mudar a função DC para AC, e na calibração ele esta em X1 e a ponta de prova em 10X, tem algum problema? Obrigado pela aula
Olá! O osciloscópio se usa sempre em DC, só se usa AC, quando é preciso remover algum nível DC do sinal. Veja este vídeo que explica com detalhes isso: ruclips.net/video/HFO8ewTokiw/видео.html . E, sim, a ponta e o instrumento deverão estar em 10X para que ele mostre o valor correto. Porém na calibração, não haverá problema, pois ali apenas a forma de onda interessa.
Sabe dizer se em motocicleta ele serviria.?
Olá! Pelos vídeos que ja ví sobre esse equipamento notei que ele tem 2 problemas: 1º é que se estiver medindo uma onda quadrada acima de 20Khz, o formato da onda começa a deformar, e isso se torna ruim no caso de precisar medir um sinal PWM em uma fonte chaveada por exemplo. 2º é que não se pode expandir a visualização da onda acima de 40Khz. Isso que relatei, foi o que ví em vídeos aqui no RUclips, Já fez algum teste nesse sentido? Obrigado!
Olá Sidney, você está certo, o FNIRSI DSO152 tem uma largura de banda especificada de 200 kHz, usando circuitos muito básicos e sem recursos na sua implementação. No entanto, mesmo com essa largura de banda, alguns fatores ainda podem levar aos problemas relatados, a precisão na medição de sinais de alta frequência depende também da taxa de amostragem. Se a taxa de amostragem não for alta o suficiente, que é o caso aqui, a reconstrução do sinal pode não ser precisa, resultando em distorção, especialmente para ondas quadradas que contêm muitos harmônicos. Portanto não é indicado para medir PWM em frequências acima da banda de áudio. A limitação na visualização pode ser um problema relacionado à resolução e capacidade de amostragem do dispositivo. A visualização de detalhes finos em sinais mais rápidos pode ser restrita pela taxa de amostragem e pela capacidade do osciloscópio de processar e exibir esses sinais corretamente. Este é um instrumento de baixíssimo custo e limitado para certas aplicações em áudio e rede elétrica ou em sinais não digitais de baixas frequência. Não tem como compará-lo com outros portáteis superiores que custam 5 a 10X mais.
Melhor review!
Obrigado!
top.. Comprei um desse pra usar em reparo de módulos de som e fontes automotivas. Sera que da conta?
Não é o ideal, mas para um primeiro instrumento usado em frequências de áudio, ele pode auxiliar bem em algumas situações. Mas análises mais complexas, com harmônicos por exemplo, já precisaria ser um instrumento com mais recursos.
Obrigado, Professor, por mais essa apresentação. Eu estou justamente procurando um osciloscópio na faixa de preço desse DSO152. Tenho uma dúvidas sobre ele, se você puder me esclarecer...
Meu interesse principal é com áudio, a faixa mais útil é entre os padronizados 20Hz e 20kHz, então para isso seria suficiente. Mas tem a tensão produzida, por exemplo, por cápsula magnéticas de fono: tem as cerâmicas que produzem - segundo o padrão - algo como 200mV @ 1kHz. E tem as magnéticas MM, que ficam perto dos 5mV na mesma frequência. Não pretendo usar as MC e seus típicos 0,2mV @ 1kHz mas para as duas anteriores eu gostaria de saber sobre a precisão desse osciloscópio quanto às tensões CC, até para projetar pré de phono adequadamente, tanto em ganho quanto na equalização. Nos graves em que foi aplicada a equalização RIAA no disco, a tensão produzida é mínima.
Como não uso Windows e sim Linux não tenho como rodar, por exemplo, o SoundCard Osciloscope, que parece bem adequado e preciso... Os emuladores de Windows no Linux não são lá muito estáveis.
Bem... é isso: será que esse DSO152 poderia atender bem para áudio nessas tensões tão pequenas? Se não, será que você conhece algum outro desses mini-osciloscópios - em tamanho e preço - melhores para isso?
Grato!
Olá Lazzari, com certeza com relação à faixa de frequência de áudio atende bem, o problema é medir sinais muito pequenos como 5mV, e 0,2mV nem pensar. O nível de ruído nesses modelos de baixo custo é alto e os circuitos de tratamento de sinal na entrada são muito básicos, não oferecendo os recursos necessários para uma boa visualização. O ideal seria um modelo de bancada, mas querendo um portátil, veja os reviews na playlist de osciloscópios, dos modelos com banda acima de 20MHz, pois geralmente incorporam um front end de melhor qualidade para tratar esses sinais pequenos. Não recomendo nenhum tipo de osciloscópio usando soundcard de PC, são mais primitivos ainda se quiser medir com precisão.
@@Electrolab-Eletronica , acabei de ter uma ideia, se não for abusar quem sabe você dá um parecer? E se eu amplificasse o sinal que vem da cápsula de forma linear com um ampop qualquer, 358 que é o único que conheço, ou seja, independente da frequência, amplificasse em 100x botando uma R de realimentação 100x maior que a R que vai da inversora ao terra? Poderia até usar um trimpot multivoltas no lugar dessas duas Rs... Será que com equipamento desses bem básicos, de hobista aposentado (como eu), dá para cravar esse ganho? Um fonte para o ampop bem estabilizadinha... que você acha?
Olá Lazari! Amplificar o sinal antes de medi-lo é uma boa abordagem. Usar um amplificador operacional para aumentar o sinal de 2mV para uma faixa mais facilmente mensurável, por exemplo 200mV, pode melhorar significativamente a precisão da medição. O LM358 é uma opção barata e facilmente disponível, mas não é o melhor em termos de baixo ruído e precisão. Para aplicações de áudio e sinais baixos, um amplificador operacional de baixo ruído como o TL072 ou o NE5532 pode ser melhor. Um ganho de 100x (40dB) deve ser suficiente. Use uma fonte de alimentação bem estabilizada para o ampop, qualquer variação na fonte de alimentação pode introduzir ruído e distorção no sinal amplificado. Mas considere futuramente um osciloscópio melhor, vai ser mais preciso ainda e mais prático.
Fala mano, tudo joia, cara tava pesquisando esse equipamento, e achei interessante, sabe me dizer se é útil na mecânica diesel, trabalhando em 24v
Para a maioria dos trabalhos em mecânica diesel, especialmente em sistemas elétricos de 24V e diagnóstico de sensores e atuadores, o FNIRSI DSO152 pode ser uma ferramenta útil, especialmente pela portabilidade. No entanto, se você precisar de um osciloscópio com maior precisão para sinais de alta frequência, talvez ele não seja a melhor escolha. Com uma largura de banda de até 200 kHz, ele pode não ser adequado para sistemas que exigem medições de sinais rápidos ou de alta frequência, como sensores de rotação de motores ou outros sinais de alta velocidade. O DSO152 começa a mostrar sinais deformados ao medir ondas quadradas acima de 20 kHz, o que pode ser uma limitação se você precisar medir sinais de alta frequência de controle PWM ou de comunicação rápida.
Top, like de numero 2002, sensacional. Forte abraço!
Obrigado Selito! Abcs!
Obrigado por esse vídeo
Obrigado Camila!
Olá pessoal, eu comprei um DSO152, baseado nos reviews de alguns canais do youtube, e infelizmente não estava funcionando corretamente. Entrei no site oficial da FNISRI, baixei o firmware acreditando que a atualização pudesse resolver, mas de fato não funcionou. Tentei resolver com o suporte e com o vendedor (chines), mas o fato é que fiquei no prejuízo. Então, resolvi compartilhar, pois assim como parece ser bom, se você tiver azar na compra, só caberá o descarte.
Lamento pelo ocorrido Marcelo. Em geral, em aparelhos importados o responsável pela garantia é a loja ou vendedor. Ele é que precisa trocar o aparelho com problema ou devolver seu dinheiro, desde que esteja no prazo informado.
@@Electrolab-Eletronica Imagina, não precisa lamentar, não é responsabilidade sua, mas como ocorreu este problema, achei importante compartilhar com os entusiastas assim como eu. Eu aprecio muito seus videos, aprendo muito com eles.
Seja sempre bem-vindo ao canal!
@@Electrolab-Eletronica Agradeço de coração por compartilhar conhecimento.
@@Electrolab-Eletronica Problema resolvido. O suporte da fnisri havia informado (incluisive está no manual) que a atualização do firmware deve ser apenas pelo win10. Como última tentativa usei uma máquina com win11 e atualizou. Fica aí a dica para quem passar por este problema também.
Esse e bom pra limpeza de sinal do som altomotivo
Pode ser usado, mas não é o ideal por ser muito básico.
Como saber se um componente está com defeito ou quando não está com defeito usando osciloscópio?
Usar um osciloscópio para diagnosticar componentes em circuitos requer conhecimento do comportamento esperado do componente. Consulte o datasheet do componente para conhecer suas características elétricas, como tensões de operação, forma de onda esperada ou resposta à entrada. Analise o circuito para entender como o componente se comporta no contexto. Verifique a entrada e saída do componente com o osciloscópio. Compare os sinais medidos com os esperados, como tensões de pico, frequências ou formas de onda. Ruídos excessivos ou formas de onda distorcidas podem indicar defeito. Aplique um sinal de teste ao componente (se possível) e analise sua resposta.
Verifique as tensões nos terminais do componente e compare com as especificações do datasheet. Sem tensão ou valores fora do esperado podem indicar um problema no componente ou circuito adjacente. Se houver dúvida, remova o componente do circuito e teste isoladamente. Utilize o osciloscópio para gerar e medir sinais diretamente aplicados ao componente. Certifique-se de que o osciloscópio está corretamente ajustado (escala de tensão, tempo e aterramento). Tenha um bom esquema do circuito para guiar o diagnóstico. O defeito pode estar em um componente ou na interação entre componentes, portanto, teste também circuitos adjacentes.
@Electrolab-Eletronica muito obrigado pela dica.
Serve para testar pilhas, tomadas e peças de eletroeletrônicos?
Não é indicado para testes em componentes, mas pode medir pilhas e rede elétrica.
Ola, tenho uma duvida. Liguei o osciloscopio com a funcao de gerador de sinal e leitura ao mesmo tempo e queimei um amplificador com pouco sinal. Depois fui perceber fazendo testes que o aterramento da entrada e da saida do osciloscópio dao continuidade testando pelo multímetro, sendo assim estava retornando sinal amplificado para a entrada do amplificador. É assim mesmo ou é um defeito de fabrica? Pois se for assim nao faz sentido ele funcionar as duas funções ao mesmo tempo se retorna da saida para a entrada.
Olá Ewerton, a maioria dos osciloscópios de bancada ou portáteis usa um aterramento comum para todas as suas entradas e saídas. Isso significa que o terra (GND) de todas as conexões está conectado internamente ao mesmo ponto de aterramento. Alguns osciloscópios possuem proteção entre as entradas para evitar danos devido a sinais excessivos. Essa proteção pode criar uma aparente continuidade entre os terminais. Quando você está usando um gerador de sinal integrado, a saída do gerador é muitas vezes referenciada ao mesmo terra que a entrada do osciloscópio. Isso pode fazer parecer que há continuidade entre entrada e saída, mas é apenas o terra comum.
Se o seu amplificador queimou, é provável que a causa seja um loop de terra ou uma sobrecarga devido ao retorno de sinal amplificado para a entrada. Isso pode acontecer se o terra comum do osciloscópio causou um loop de terra se o circuito que você está testando também estiver aterrado. Isso pode resultar em correntes indesejadas através do circuito ou se o sinal amplificado foi acidentalmente enviado de volta para a entrada, ele poderia ter sobrecarregado a entrada do amplificador. Para evitar que isso aconteça novamente, use um isolador ou transformador de isolamento entre o gerador de sinal e o circuito que você está testando para evitar loops de terra. Verifique todas as conexões antes de ligar o circuito, especialmente se você estiver usando tanto a entrada quanto a saída do osciloscópio. Garanta que o aterramento do seu circuito e do osciloscópio estão configurados corretamente para evitar loops de terra.
Ao testar com um gerador de sinal, comece sempre com sinais de baixa amplitude para evitar sobrecarregar os componentes do circuito. Isso não é necessariamente um defeito de fabricação se o osciloscópio tiver continuidade entre entrada e saída, especialmente se for um modelo que usa um terra comum para todas as conexões.
Video muito bom! Com qual tenção e corrente maxima posso trabalhar com ele?
Retificando: usar em Reparo de plana de computador e célula?
Obrigado! Até 400Vp ou 800Vpp é a tensão máxima.
Não é indicado para reparos em celulares ou computadores pela sua baixa banda de frequência. Melhor um modelo acima de 50MHz, mesmo que portátil. Há outros reviews no canal com modelos mais adequados.
Estou pensando em investir em um primeiro osciloscópio. No meu caso irei usar pra reparo de placa mae e notebook.
Sera se ele me atende ?
Olá Diego, não recomendo para essa finalidade, este é muito elementar e limitado à faixa de áudio e rede elétrica. Precisara ser um modelo acima de 40MHz, mesmo que portátil. Tem vários reviews de outros modelos aqui no canal na playlist de osciloscópios, dê uma conferida.
Será se eu consigo ler sinal waveform! Comprei um Minipa MO-1225 | 25MHz analógico mesmo veio com problemas nos botões! Uso VOLTS / DIV 5mV SEC | DIV 2us _ Ac | Sempre no automático dessa forma já consigo ver o gráfico
Para o ajuste dos cabeçotes do vídeo cassete! Ajusto do Tracking só que nesse modelo eu uso as duas pontas para pegar o sinal RF não sei se é regra mas deu certo aqui mas quando mexo no mode dual nos canais ele fica bobo botões não está funcionando corretamente
Com este modelo não consegue, ele é muito básico. Embora a frequência do sinal de tracking dos cabeçotes de um videocassete VHS seja tipicamente 30 Hz, precisaria de um modelo de maior banda e recursos, para ter uma leitura estável.
@@Electrolab-Eletronica Poxa! Que legal você responder! Grato! Pode me indicar um modelo custo benefício Aparício somente para leitura dos vídeos
Amigo, esse osciloscópio serve para a área de tvs? Responda, por favor! Desde já agradeço
Olá Jeff, não é indicado decvido a sua baixa banda e poucos recursos. Há modelos portáteis que podem ser usados para essa aplicação.
@@Electrolab-Eletronica poderia me indicar quais modelos seriam indicados para trabalhar com manutenção de PCs?
pra consertar fontes chaveadas essas xingling ou fontes dos equipamentos como impressoras jato de tinta esse osciloscopio acho que quebra um galho né?
Pode ajudar mas não é ideal, pois tem uma banda muito próxima às frequências do PWM dessas fontes. O sinal não seria bem apresentado. Modelos portáteis de 10MHz (ou mais), um pouco mais caros, seriam mais adequados nesse caso.
Não manjo nada de osciloscópio mas sei que preciso ter um
Me tira uma dúvida, daria para medir cristais de placas de vídeo?
Por exemplo:
mega drive 55 mhz ou
snes de 11mhz a 25 mhz
Não é possível, a banda dele não atinge esse frequência, precisaria ser um de maior capacidade.
Indica algum de baixo custo? Quero apenas para isso e mais nada
Dê uma olhada neste portátil de 100MHz: ruclips.net/video/z47qzGmdCYg/видео.html
Só uma dúvida a ponteira fica a amostra e sem isolação ao medir voltagem alta não corre o risco de choque???????
Ela é isolada no cabo, assim como as probes de um multímetro. Então, com a devida cautela, o riso é mínimo.
Os atenuadores usados em osciloscopios profissionais servem e devem ser usados nele também??
Sim, é possível usar também, mas vai precisar do adaptador BNC para SMA, que é o conector dele.
Sabe no que ele seria muito útil ?! pra testar sensores de injeção eletrônica , abs etc
Boa dica Gustavo, obrigado!
Serve pra conferir placas de videogames e placas-mãe? Sou iniciante e estou precisando de um osciloscópio, mas não sei qual comprar que não seja muito caro
Não é indicado, a banda de frequência é muito baixa. Ele é mais indicado para análise de rede elétrica e reparos em equipamentos de áudio. Há outros reviews de portáteis aqui no canal, com maior capacidade.
Será que ele seria equivalente a um osciloscópio caseiro com uma raspberry pico?
Não são equivalentes. Se formos comparar, o DSO152 tem uma taxa de amostragem muito superior e uma banda passante maior em comparação com um projeto de osciloscópio caseiro usando a Raspberry Pi Pico. O FNIRSI DSO152 é portátil e pronto para uso, enquanto o projeto com a Pico exige mais trabalho e geralmente precisará de um display externo para visualização. O DSO152 oferece uma solução de osciloscópio compacta e pronta para uso com um desempenho razoável para sinais de baixa frequência. Já a Raspberry Pi Pico pode ser uma boa opção se você quer construir seu próprio osciloscópio e se sente confortável em lidar com o processo de configuração e desenvolvimento. No entanto, em termos de especificações, o DSO152 oferece melhor desempenho geral.
Ele consegue mostrar as harmônicas da rede ou de um inversor de tensão?
Não consegue, não tem resolução para isso e nem recursos como FFT para ver harmônicas. Para esse tarefa precisa de um modelo muito mais completo.
Ele serve pra reparo de fontr chaveada de tv sera pra medir o sinal pwm ?
Olá Adriano! Ele não tem estabilidade boa para medida de PWM. É um modelo muito limitado, serve bem para rede elétrica e sinais de áudio. Acima disso recomendo modelos com maior banda, mesmo que portáteis.
Olá ele na medição de AC não deveria estar na medição a chave comutadora em ac ? estava em dc.
Os osciloscópios devem ficar sempre em DC. AC só se usa para remover a componente DC da medida. Tem um vídeo no canal na playlist de osciloscópios explicando com detalhes.
@@Electrolab-Eletronica Grato
Ele atente para mecanica automotiva, teste de sensores e atuadores?
Não é recomendável para esse fim, embora possa até atender a algumas situações. É um modelo muito básico. Há modelos portáteis com maior banda que são mais recomendáveis.
Ele serve para trabalhar com Notebooks e PCs?
Não recomendo. O FNIRSI DSO 152 é um mini osciloscópio portátil, que pode medir sinais até 200 kHz, o que o torna útil para analisar sinais em circuitos de baixa frequência. Entretanto, seu uso em notebooks e PCs pode ser bastante limitado devido à baixa largura de banda.
Presta para uso basico automotivo? Boa noite
Eu não recomendo para essa aplicação, ele pode até servir para tarefas automotivas simples, como verificar sinais básicos de sensores e verificar tensões, mas provavelmente não atenderá às necessidades mais complexas do diagnóstico automotivo, como sinais de alta frequência ou análise detalhada de protocolos de comunicação. Para uso mais completo, um osciloscópio com maior taxa de amostragem, banda e funcionalidades automotivas seria mais indicado.
Ele serve para analise de placa de celular android e ios?
Não serve Ivan. É muito básico e com banda limitada para testes nesses equipamentos.
Pra aprender sobre reparos em notebooks e placas de vídeo, ele seria bom pra começar?
Não seria, ele tem banda muito pequena para trabalhar com notebooks. Sua utilização é mais adequada para testes em rede elétrica e sinais na faixa de áudio. Há reviews de outros modelos portáteis mais adequados aqui no canal, dê uma conferida na playlist de osciloscópios os modelos acima de 50MHz de banda.
@@Electrolab-Eletronica recomenda algum modelo com um custo de até uns 200$ que seja adequado pro que eu preciso? Estava olhando aquele modelo que vem com o testador de componentes
@@Electrolab-Eletronica olhando aqui, fiquei em dúvida entre o ADS5012H e o 1C15, complicado é o imposto que faz o valor dobrar
O do testador tem limitação similar e também não se aplicaria.
Esse dois são bons instrumentos e apesar de básicos, já servem para esse propósito. Fique de olho nas promoções, os fabricantes têm reduzido o valor em até 50% para compensar o imposto e assim ficar próximo do que era antes. Esse problema não tem volta, daqui para frente tudo terá imposto.
Serve pra utilizar em som automotivo ?
Sim, pode ser usado.
Amigo esse osciloscópio pode ser utilizado na linha automotiva?
Olá Ricardo, ele não é indicado para uso automotivo por conta das suas grandes limitações. Há outros reviews no canal de modelos portáteis com banda acima de 50MHz, mais recomendados para essa finalidade.
Se a onda fo senoida e passa distorção ela amotras a onda em quadrado?
Apenas se saturar a amplitude ele pode ceifar a onda. Em geral mostra a senoide como qualquer outro osciloscópio.
@@Electrolab-Eletronica tá certo vlw mesmo
E aferição de baixa frequência funciona também?
Depende da baixa frequência, abaixo de 20 ou 10Hz ele vai ter dificuldades por conta de ser um instrumento muito simples e sem recursos.
Serve para ps4 e ps5 ?
Não serve. Precisaria de um modelo com maior banda para isso. Há vídeos no canal com reviews de modelos mais adequados.
Sera que ele é bom para manutenção de notebook?
Não é indicado, a banda de frequência é muito baixa. Ele é mais indicado para análise de rede elétrica e reparos em equipamentos de áudio. Há outros reviews de portáteis aqui no canal, com maior capacidade.
Da Pra medir cristal oxilador e bobinas amigo?
Não dá. Precisaria de um modelo com maior banda para isso. Há vídeos no canal com reviews de modelos mais adequados.
@@Electrolab-Eletronica ok amigo
Ele serve pra iniciante no ramo de som automotivo?
É bem limitado, mas serviria para faixa de áudio para as primeras medidas.
Ele serve para o uso em alinhamento de processadores automotivos?
Não seve. A banda é muito baixa. Para uso automotivo, dentre os portáteis, o ideal são modelos acima de 50MHz. Tem review aqui no canal de alguns desses modelos.
@@Electrolab-Eletronica tá certo obrigado
Pra fonte chaveada de vídeo game ele dá conta?
Sim, pode ser usado em fontes em geral.
Qual é a qualidade dessas pontas de prova? Ao ver o vídeo pude perceber que é de material fraco.
É mediana. O que ocorre é que pelo baixo valor do conjunto, não seria possível ter acessórios de primeira linha. Só uma probe de boa qualidade já custa msis que este instrumento com todos os acessórios juntos.
da pra usar com projetos arduinos?
Não é recomendável, pois sua banda é muito limitada para a maioria dos sinais. Esse modelo é indicado para teste com áudio, sinais de frequências baixas e rede elétrica.
sir the reading of this.. are accurate?
It's a very basic device, for audio band it's fairly accurate.
@@Electrolab-Eletronica can i use this for measuring the wattage of the amplifier true rms sir?
You can use the FNIRSI DSO152 to get an estimate of the amplifier’s wattage, its limitations in accuracy, true RMS functionality, and bandwidth mean that it may not provide the most reliable measurement, particularly for non-sinusoidal signals. For precise true RMS wattage measurements, a more advanced oscilloscope or a dedicated true RMS meter would be better suited. Connect the oscilloscope probes to the output terminals of the amplifier, either across the speaker or a known load resistor (8 or 4 ohms). Set the oscilloscope to AC coupling to block any DC offset and capture the AC waveform. Measure the RMS voltage using the oscilloscope. Know the impedance (resistance) of the speaker or dummy load in ohms (Ω). Use the formula: 𝑃𝑅𝑀𝑆 = 𝑉𝑅𝑀𝑆^2/𝑅𝑙𝑜𝑎𝑑
Super oscilloscope 👍👋👋😉
Merci!!
Qual amperagem que ele suporta?
Osciloscópios não têm especificação de corrente. Pela sua alta impedância, a corrente que passa pelo instrumento é desprezível.
Para que serve as ponta vermelha e preta que veio junto?
Ele é usado nos modelos que não acompanham a probe 1x 10X. Serve como probe 1X.
e possivel usar ele para reparos de celular?
Não é recomendado, por conta da banda pequena. Se for portátil, o ideal são os modelos acima de 50MHz. Há reviews no canal de outros modelos mais apropriados.
Estou tentando comprar um desse só que estou aprendendo usar
Para noções básicas de um osciloscópio, confira este vídeo: ruclips.net/video/Bp1f51YkEHs/видео.html
Funciona bem para usar em som automotivo?
É muito básico, mas serve para faixa de áudio.
Serve pra usar no som altomotivo??
Sim, dentro das limitações dele, é possível analisar sinais de áudio.
A bateria e recarregável ou tem que trocar
Bateria de lítio recarregável embutida de 1000mAh.
@@Electrolab-Eletronica podemos ligar no carregador de celular
Sim, pode.
O meu veio sem a ponta de prova 😢 e ainda paguei 83.00$ de imposto
Há duas versões com preços diferentes um com a probe BNC e outra sem. Precisa marcar a versão desejada ao realizar a compra no site. Em que loja comprou?
@@Electrolab-Eletronica comprei no mercado livre compra internacional
@@Electrolab-Eletronica vc sabe onde encontro a ponta de prova pra comprar?
@@juniorgamagama7328 No próprio mercsdo livre tem opção de compra local que tem essas pontas.
@@Electrolab-Eletronica procurei e não encontrei. Até tem mais sem o adaptador
o sr. colocou a ponta em 10x e na tela está em 1x. não entendi se o sr fez certo ou esqueceu de mudar o 1x para 10x no osciloscopio
Olá Luiz, devo ter esquecido de mudar, mas essa alteração só muda o valor numérico mostrado no instrumento, o traçado fica igual.
@@Electrolab-Eletronica por favor, faça um outro video medindo componentes
Osciloscópios não são idealizados para medir componente, mas sim verificar sinais periódicos. Há vários vídeos no canal sobre testes de componentes e outros sobre uso do osciloscópio, dê uma conferida.
@@Electrolab-Eletronica errei na pergunta. .me desculpe.. era pra fazer um video para medir cristais
Olá Luiz, tem um vídeo no canal sobre esse assunto, confira aqui: ruclips.net/video/5_av_VQjDrk/видео.html
Serve para carros?
Não é indicado pela sua banda limitada. Pode até ser usado em alguma poucos medições. Mas dentre os portáteis, melhor optar por modelo com banda acima de 50MHz.
E o dso 510 ?
Esse, por ter 10MHz, já serviria para um número maior de medições. Mesmo assim pode não ser suficiente para alguns casos. O DSO510 é uma opção razoável para uso automotivo básico, como análise de sensores, pulsos de injetores e sinais de ignição em baixa frequência. Mas ele não é ideal para diagnósticos avançados ou análise detalhada de barramentos CAN/LIN, nem para transientes rápidos em alta frequência.
Comprei um, mas não acompanhou a ponta de prova, Apenas a ponta com garra jacaré....
Terei de comprar uma por fora.
Sim, tem opção com e sem ponta de prova no anúncio, com preços diferentes também.
@@Electrolab-Eletronica Então foi isso. Optei pelo mais em conta, agora vou ter que comprar à parte. Mas, realmente foi uma excelente aquisição.
O meu não veio a ponta de prova 😢
Sim, tem a venda o modelo mais barato sem a probe 1X /10X, só com cabo normal BNC e o modelo com a probe, um pouco mais caro.
@Electrolab-Eletronica obrigado pela a atenção
O meu não que muda a função 10×
Em 10:39 eu mostro como mudar para 10X. Mas precisa ter a ponta de prova 1X 10X.
E eu conseguir muda para x10 agora vô comprar a ponteira
Sim, vai conseguir, gire a chave superior até a cor do X1( no menu embaixo ) ficar em destaque e mude nesse momento nas setas para o valor desejado, X10.
Na verdade uma pergunta ele tem função automotiva .
Não tem, na verdade nenhum desses modelos básico têm funções automotivas específicas, os dedicados têm uma custo muito maior. Independente disso, esses mais simples também podem ser usados em vários testes e medidas.
Utilizo ele em injeção eletronica, me atende bem para quase todos os sinais. So não pega bico e primario de bobina, mas o resto pega perfeitamente. Lembrando que estamos falando de um aparelho de R$130.....
Boa tarde ele ler uma frequência de 6mil ?
Boa tarde, se está se referindo a 6 mil Hz ou 6KHz, sim, ele vai até 200KHz, mas se forem 6MHz ele não suporta.
Boa noite sim tipo fazer medicação na saída de um amplificador com um corte de 6kHZ
Mais não com senoide com música mesmo com o corte de 6kHz no processador ?
Sim, embora seja um modelo muito básico, ele permite visualizar tranquilamente os sinais na faixa de áudio.
Obrigado
A banggod também está no alvo da taxação do atual governo?
Por enquanto não. Ela não se inscreveu na remessa conforme do governo. Os envios seguem o processo normal de fiscalização e taxação.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela resposta!
Eu comprei um e chegou hoje. Queria saber se da pra eu usar esse osciloscópio em uma bola de plasma
Não recomendo, além do risco de queima por indução, o circuito em si trabalha com alta tensão e pode danificar o instrumento.
@@Electrolab-Eletronica ok, muito Obrigado
Ele le sinal pwm
Abaixo de 200KHz lê. Mas não é o instrumento ideal para isso, por ser muito básico e sem recursos.
Promoção Aliexpress. Tá 99,00 março 2024. Promoção comprei já.
Ótima compra!
👍👍👍👍
Obrigado!
Não é macaco gordo, mas quebra galho.....
Sem dúvida!
Essa marca só faz equipamentos tóp....
Sim, tem melhorado bastante a qualidade dos produtos.