Andrea Nasciutti: escola sem celular

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 фев 2025
  • Os efeitos do uso de celular nas crianças são um dos assuntos mais quentes do momento. E o que acontece quando não é mais possível utilizá-lo nas escolas de todo o país?
    Em janeiro, foi sancionada a Lei Nº 15.100, que diz que "fica proibido o uso, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante a aula, o recreio ou intervalos entre as aulas, para todas as etapas da educação básica". Há exceções, como nas situações de "estado de perigo, de necessidade ou caso de força maior"; para garantir direitos fundamentais; para fins estritamente pedagógicos; e para garantir acessibilidade, inclusão, e atender às condições de saúde dos estudantes.
    Para a assessora escolar e pedagoga Andrea Nasciutti, convidada do Podcast da Semana, com a nova lei, até os casos de bullying devem cair.
    “O fato dos estudantes terem o celular à mão na escola amplia muito a possibilidade de mandarem mensagens durante os intervalos, de filmarem situações indevidas, fotografarem, depois divulgarem”, afirma.
    “O cyberbullying é mais cruel e devastador do que o bullying presencial, justamente pelo alcance. Uma das características do bullying é que ele seja repetitivo. O cyberbullying precisa ser repetitivo, pois pela própria característica ele se propaga de forma muitas vezes incontrolável. E com alcance gigantesco. Então é uma medida de contenção de bullying e cyberbullying com toda certeza.”
    Com 20 anos de experiência em educação, Nasciutti é também psicopedagoga e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da UNICAMP/UNESP e do Laboratório de Educação em Valores e Socioemocional da USP. Ao Podcast da Semana, ela afirma acreditar que a transição vai ser intensa e rápida, com os maiores efeitos já no primeiro semestre deste ano.
    Na entrevista, ela fala sobre possíveis crises de abstinência das crianças e adolescentes e como lidar com elas, sobre a complexidade que envolve a situação de alunos com menos conectividade, e frisa que os efeitos positivos devem superar os negativos, com mais sociabilidade e menos problemas no aprendizado.
    Acesse a Gama Revista: gamarevista.uo...

Комментарии •