Então gente, uma lista pra americano ver rsrs. Sem surpresa aí. Como não li tão extensivamente - apenas 12 dos 100 - não posso julgar se a lista é boa ou ruim. Por isso acho que a ela é o que é e tenho certeza que cumpriu seu propósito: fazer a gente clicar na matéria e gerar conversa rsrs. Logo, vamos nos divertir. Dito isso: Livros que li da lista: A marca humana - Philip Roth A sombra das torres - Lawrence Wright Persepolis - Marjane Satrapi Os detetives selvagens - Roberto Bolano Os anos - Annie Ernaux Fun Home - Alison Bechdel Dentes brancos - Zadie Smith Cloud Atlas - David Mitchell Reparação - Ian McEwan As incríveis aventuras de Kavalier e Klay - Michael Chabon A estrada - Cormac McCarthy Gilead - Marilynne Robinson As correções - Jonathan Franzen Gostaria de ler: Frederick Douglas - prophet of freedom - David W Blight Trilogia de Copenhagen - Tove Ditlevsen O Pintasilgo - Donna Tartt H is for hawk - Helen Macdonald O último samurai - Helen de Witt The passage of power - Robert Caro Austerlitz - WG Sebald O imperador de todos os males- uma biografia do cancer - Siddhartha Mukherjee Wolf Hall - Hilary Mantel Considero superestimado (rsrs): Os anos - Annie Ernaux Cloud atlas - David Mitchell Elena Ferrante (??) Documentário citado: Virando todas as páginas (Prime)
Fiquei surpreso, com a surpresa do povo rsrs! Mesmo quando realizada por especialistas ou um grande número de pessoas, continua sendo algo mais individual, pois não leram todos, em todas as línguas.
6 месяцев назад+4
Exato rsrs. Eu não tenho condições de julgar porque li apenas uma meia dúzia dos livros citados. Tenho certeza que poderiam existir outras 10 listas possíveis mais bem ponderadas - que um leitor mais experiente do que eu poderia compilar. Mas elas iriam igualmente incluir e excluir heheh. Por isso vamos bater papo, falar, reclamar da lista como ela é rsrs
Correções de Jonathan Frazen e A breve fantástica vida de Oscar Wao do Junot Diaz são os que eu li e são fantásticos. Wolf Hall eu também iniciei mas larguei.
Concordo muito quando você diz que essa lista é a do jornal. E que legal que tem proporcionado todo esse debate. Sobre seus favoritos, invejei muito a edição de "Dentes brancos", da Zadie Smith, que está super esgotado, haha.
Da lista, li dois: Quando deixamos de entender o mundo (gostei muito, quero ler outros do autor); Fun home: uma tragicomédia em família (não gostei tanto, acho que criei muito expectativa). Pretendo ler Persépolis.
Gostei da sua abordagem sobre o assunto. Bem ponderada. Deveria ter a lista dos superestimados, aí sim, a Elena Ferrante estaria nos primeiros lugares..
Eu vi as duas listas e achei interessante. Obviamente a lista deixa de fora muito coisa boa mas usei as indicações para observar o que de interessante eu posso ter deixado de fora da minha própria lista de leituras. Li algumas coisas das duas listas tanto a primeira quanto a dos leitores e os livros foram muito bons.
Olá! Adoro literatura hispanoamericana, meus livros favoritos do Bolaño estão na lista. Também quero ler Quando deixamos de entender o mundo do Labatut e Temporada de furacões da Melchor.
Muitoo bom seus vídeos!! Alguma dica pra quem tá começando agora à falar sobre literatura no youtube? ❤
6 месяцев назад+1
Olha, eu fiquei tanto tempo fora daqui... realmente não sei... eu coloco a câmera na frente e saio falando, sem edição sem nada... hehehe EU acho que é isso: vá compartilhando suas referências e leitores que se identificam com elas vão se unir a você....plante os jardim que a borboletas vem :)
Poxa!! Muito Obrigado pelo retorno e pelas inspiradas palavras!! Vou seguir assim!! Parabéns mais uma vez pelo conteúdo!! Seu canal é uma preciosidade. E a forma como dialoga conosco é genuinamente cirúrgica! Obrigado pela partilha!!
Desta lista não tenho li nenhum por completo ,comecei a ler Pachinko ( 15 lugar) mas para um projeto específico de leitura ,porém não finalizei,mas é muito bom.
Não sou grande entusiasta dessas listas, mas se for o caso de que ao menos algum bom livro venha a ser lido por alguém que não o leria se não o tivesse visto ali, já terá servido a algo. A “Marca Humana” é o tipo de livro que no contexto da obra de qualquer bom escritor seria a magnum opus, já no caso do Roth, julgo que o “Teatro de Sabbath” é insuperável, um dos grandes do século XX!
Nossa interessante ver que tem pessoas que não se empolgaram com a autora. Comprei e li O lugar (muitos canais que sigo tem os livros dela como melhores leituras, fora que a maioria dos comentários falando bem dos livros) daí resolvi comprar e ler. Não gostei tanto comparado a outros autores que gostei bastante. Não pretendo continuar a ler a autora. Cada vídeo que vejo seu pego mais uma dica de livro, vou ficar de olho nesse O vulto das torres. Obrigado.
bom, eu acho que dá para criticar sim é diferente de uma lista pessoal. Ali é um jornal, vai ter uma ressonância e espera-se que seja selecionado por críticos, com critérios, que abarque uma certa totalidade, ate pq se propõe a ser uma lista de melhores do seculo ate entao, e nao os melhores em língua inglesa, rs. Justamente por essa lista servir de orientação para várias pessoas, deveria ser menos limitada e mais cosmopolita, ficou concentrada demais, nao dá para leva-la a serio. abraços:)
Outro não americano que apareceu na lista foi o alemão Sebault com o Austerlitz. Ta ai um livro que intelectuais leste europeus adoram e eu tenho mas sempre esqueço de ler. Curioso também estar lá, vou colocar ele na pilha de leitura já. Sempre me parece interessante. Alguém aqui já leu?
6 месяцев назад
@@moraes_psi sim! esse livro ficou no meu radar por anos. No mês passado esgotou. Nem na estante virtual consegui encontrar. Uma pena
Eu realmente não gostei desta lista, é uma lista ruim, com pouco senso crítico e bastante excludente - alguns poucos livros, talvez por volta de 20%, são bons ou muito bons na minha opinião.
6 месяцев назад+15
@@rick1rj2rj3rj poderia concordar com você mas infelizmente não li de maneira tão extensiva pra avaliar com segurança. Mas outra lista correria o risco de ser igualmente excludente, não? Sempre fico com a impressão de que cada lista é um recorte… de alguém, de um tempo… rsrs
Também nunca li A amiga Genial....e tenho Alice Munro em casa por ler. hahahaha Li a trilogia de copenhaga e detestei. uma mae drogada ausente que escreve sobre os seus abusos....
Infelizmente eu não leio em inglês, sequer em francês, admiro quem faça, mas, não é o meu caso, só gostaria de saber pq não falar minha lista de desejos e precisar usar o inglês. Acho que o Suassuna estava certo.
6 месяцев назад+7
@@mariateresasilva5127 Pode ser que a repetição da palavra tenha sido meio irritante mesmo. Mas sou professora de inglês como L2 há 15 anos e em estudos do bilinguismo chamamos isso de code-switching (isso que aconteceu no vídeo especificamente é denominado borrowing). É comum em bilíngues e tem uma estrutura e funcionamento bem próprios. Um tópico fascinante dentro da linguística. Aqui comento um livro sobre o tema: ruclips.net/video/4yZmHLGUyFE/видео.htmlsi=vReyi3rev4oyUQRe E vish, usei outros termos em inglês aí … 🤷🏻♀️
Discordo dessa lista por isso pularei o vídeo...discordo de você...essa lista não pode ser feita por qualquer um...só pode ser feita por eles...eles são o cânone por serem o cânone eles tiram e colocam quem eles bem entenderem...é a velha arrogância e o provincianismo americano...se faz alta literatura na Romênia em Marrocos e porque não no Brasil...a maioria dos livros dessa lista são americanos é um verdadeiro absurdo...🤔🇧🇷
Então gente, uma lista pra americano ver rsrs. Sem surpresa aí. Como não li tão extensivamente - apenas 12 dos 100 - não posso julgar se a lista é boa ou ruim. Por isso acho que a ela é o que é e tenho certeza que cumpriu seu propósito: fazer a gente clicar na matéria e gerar conversa rsrs. Logo, vamos nos divertir. Dito isso:
Livros que li da lista:
A marca humana - Philip Roth
A sombra das torres - Lawrence Wright
Persepolis - Marjane Satrapi
Os detetives selvagens - Roberto Bolano
Os anos - Annie Ernaux
Fun Home - Alison Bechdel
Dentes brancos - Zadie Smith
Cloud Atlas - David Mitchell
Reparação - Ian McEwan
As incríveis aventuras de Kavalier e Klay - Michael Chabon
A estrada - Cormac McCarthy
Gilead - Marilynne Robinson
As correções - Jonathan Franzen
Gostaria de ler:
Frederick Douglas - prophet of freedom - David W Blight
Trilogia de Copenhagen - Tove Ditlevsen
O Pintasilgo - Donna Tartt
H is for hawk - Helen Macdonald
O último samurai - Helen de Witt
The passage of power - Robert Caro
Austerlitz - WG Sebald
O imperador de todos os males- uma biografia do cancer - Siddhartha Mukherjee
Wolf Hall - Hilary Mantel
Considero superestimado (rsrs):
Os anos - Annie Ernaux
Cloud atlas - David Mitchell
Elena Ferrante (??)
Documentário citado: Virando todas as páginas (Prime)
Fiquei surpreso, com a surpresa do povo rsrs! Mesmo quando realizada por especialistas ou um grande número de pessoas, continua sendo algo mais individual, pois não leram todos, em todas as línguas.
Exato rsrs. Eu não tenho condições de julgar porque li apenas uma meia dúzia dos livros citados. Tenho certeza que poderiam existir outras 10 listas possíveis mais bem ponderadas - que um leitor mais experiente do que eu poderia compilar. Mas elas iriam igualmente incluir e excluir heheh. Por isso vamos bater papo, falar, reclamar da lista como ela é rsrs
Correções de Jonathan Frazen e A breve fantástica vida de Oscar Wao do Junot Diaz são os que eu li e são fantásticos. Wolf Hall eu também iniciei mas larguei.
Grata surpresa, este canal! Continue, tá?! 😊
Concordo muito quando você diz que essa lista é a do jornal. E que legal que tem proporcionado todo esse debate. Sobre seus favoritos, invejei muito a edição de "Dentes brancos", da Zadie Smith, que está super esgotado, haha.
Gostando do canal. Descobri agora mesmo 🤪
Da lista, li dois: Quando deixamos de entender o mundo (gostei muito, quero ler outros do autor); Fun home: uma tragicomédia em família (não gostei tanto, acho que criei muito expectativa). Pretendo ler Persépolis.
"Cada um com a sua lista!"
😍📚✌🏽
Ola Daiane , adorei seu video e sua naturalidade. Continua postando .
Gostei da sua abordagem sobre o assunto. Bem ponderada. Deveria ter a lista dos superestimados, aí sim, a Elena Ferrante estaria nos primeiros lugares..
Zadie Smith é maravilhosa! Merecia muito mais reconhecimento, inclusive aqui no Brasil. Acho que Sobre a Beleza é o melhor livro dela.
Acabei de terminar o "sobre a beleza". Extraordinário.
Eu vi as duas listas e achei interessante. Obviamente a lista deixa de fora muito coisa boa mas usei as indicações para observar o que de interessante eu posso ter deixado de fora da minha própria lista de leituras. Li algumas coisas das duas listas tanto a primeira quanto a dos leitores e os livros foram muito bons.
Eu tenho tantos livros na minha lista que eu não fiz questão de ver essa lista aí. Mas eu gosto do debate, rs.
@@PatyLavir Boa 😄
O décimo lugar da lista: “Gilead”, de Marilynne Robinson. Excelente história. Muito, muito bonita. Recomendo vivamente.
Terminei ha pouco tempo. Sim, um livro muito potente
Vai ter video? 🧐😅
Olá! Adoro literatura hispanoamericana, meus livros favoritos do Bolaño estão na lista. Também quero ler Quando deixamos de entender o mundo do Labatut e Temporada de furacões da Melchor.
Muitoo bom seus vídeos!! Alguma dica pra quem tá começando agora à falar sobre literatura no youtube? ❤
Olha, eu fiquei tanto tempo fora daqui... realmente não sei... eu coloco a câmera na frente e saio falando, sem edição sem nada... hehehe EU acho que é isso: vá compartilhando suas referências e leitores que se identificam com elas vão se unir a você....plante os jardim que a borboletas vem :)
Poxa!! Muito Obrigado pelo retorno e pelas inspiradas palavras!! Vou seguir assim!! Parabéns mais uma vez pelo conteúdo!! Seu canal é uma preciosidade. E a forma como dialoga conosco é genuinamente cirúrgica! Obrigado pela partilha!!
Gratidão pela simpatia
Essa lista me levou ao maravilhoso “As Correções” do Johnatan Franzen.
Desta lista não tenho li nenhum por completo ,comecei a ler Pachinko ( 15 lugar) mas para um projeto específico de leitura ,porém não finalizei,mas é muito bom.
Gostaria que o Cavalier & Clay fosse relançado. Li o "Associação Judaica de Polícia" do mesmo autor e gostei bastante.
Não sou grande entusiasta dessas listas, mas se for o caso de que ao menos algum bom livro venha a ser lido por alguém que não o leria se não o tivesse visto ali, já terá servido a algo.
A “Marca Humana” é o tipo de livro que no contexto da obra de qualquer bom escritor seria a magnum opus, já no caso do Roth, julgo que o “Teatro de Sabbath” é insuperável, um dos grandes do século XX!
Tenho vontade de ler A marca humana!
🖤🖤💜💜
Sou graduado em letras/francês e nunca li Annie Ernaux! Já li algumas resenhas e não fiquei com a menor vontade de ler os livros dela.🙃
Não me empolguei com a autora
Nossa interessante ver que tem pessoas que não se empolgaram com a autora. Comprei e li O lugar (muitos canais que sigo tem os livros dela como melhores leituras, fora que a maioria dos comentários falando bem dos livros) daí resolvi comprar e ler. Não gostei tanto comparado a outros autores que gostei bastante. Não pretendo continuar a ler a autora. Cada vídeo que vejo seu pego mais uma dica de livro, vou ficar de olho nesse O vulto das torres. Obrigado.
bom, eu acho que dá para criticar sim
é diferente de uma lista pessoal. Ali é um jornal, vai ter uma ressonância e espera-se que seja selecionado por críticos, com critérios, que abarque uma certa totalidade, ate pq se propõe a ser uma lista de melhores do seculo ate entao, e nao os melhores em língua inglesa, rs. Justamente por essa lista servir de orientação para várias pessoas, deveria ser menos limitada e mais cosmopolita, ficou concentrada demais, nao dá para leva-la a serio.
abraços:)
Outro não americano que apareceu na lista foi o alemão Sebault com o Austerlitz. Ta ai um livro que intelectuais leste europeus adoram e eu tenho mas sempre esqueço de ler. Curioso também estar lá, vou colocar ele na pilha de leitura já. Sempre me parece interessante.
Alguém aqui já leu?
@@moraes_psi sim! esse livro ficou no meu radar por anos. No mês passado esgotou. Nem na estante virtual consegui encontrar. Uma pena
Eu tbm não gostei do Cloud Atlas kkk. Achei que era o único 😅
@Ju-juli5Reparação, o livro, é ótimo! Um dos meus favoritos da vida. O filme do Cloud Atlas não tive nem coragem de ver 😂
Philip Roth? Eu queria ler em espanhol, e dei de presente pra minha irmã. Ela nao quis.
Eu realmente não gostei desta lista, é uma lista ruim, com pouco senso crítico e bastante excludente - alguns poucos livros, talvez por volta de 20%, são bons ou muito bons na minha opinião.
@@rick1rj2rj3rj poderia concordar com você mas infelizmente não li de maneira tão extensiva pra avaliar com segurança. Mas outra lista correria o risco de ser igualmente excludente, não? Sempre fico com a impressão de que cada lista é um recorte… de alguém, de um tempo… rsrs
Também nunca li A amiga Genial....e tenho Alice Munro em casa por ler. hahahaha
Li a trilogia de copenhaga e detestei. uma mae drogada ausente que escreve sobre os seus abusos....
Infelizmente eu não leio em inglês, sequer em francês, admiro quem faça, mas, não é o meu caso, só gostaria de saber pq não falar minha lista de desejos e precisar usar o inglês. Acho que o Suassuna estava certo.
@@mariateresasilva5127 Pode ser que a repetição da palavra tenha sido meio irritante mesmo. Mas sou professora de inglês como L2 há 15 anos e em estudos do bilinguismo chamamos isso de code-switching (isso que aconteceu no vídeo especificamente é denominado borrowing). É comum em bilíngues e tem uma estrutura e funcionamento bem próprios. Um tópico fascinante dentro da linguística. Aqui comento um livro sobre o tema: ruclips.net/video/4yZmHLGUyFE/видео.htmlsi=vReyi3rev4oyUQRe E vish, usei outros termos em inglês aí … 🤷🏻♀️
Desculpe mas essa lista é só estadunidense não é mundial.
@@JulianaOliveira-dz4on sim… correto
Discordo dessa lista por isso pularei o vídeo...discordo de você...essa lista não pode ser feita por qualquer um...só pode ser feita por eles...eles são o cânone por serem o cânone eles tiram e colocam quem eles bem entenderem...é a velha arrogância e o provincianismo americano...se faz alta literatura na Romênia em Marrocos e porque não no Brasil...a maioria dos livros dessa lista são americanos é um verdadeiro absurdo...🤔🇧🇷