Pra quem quiser saber mais sobre mitologia nórdica e assuntos sobre os povos escandinávos, recomendo os livros do professor Johnni Langer, professor da Universidade Federal da Paraíba, e os artigos do NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS), da mesma Universidade. É material de altíssima qualidade e produzido por brasileiros e em português.
Eu gostei da adaptação que God of War fez em relação a Svartalheim. No caso, os deuses Aesir acham que os elfos negros vem de lá, por isso nomearam o reino de Svartalheim, porém, todos os elfos vieram de Alfheim, Svartalheim é a terra dos anões, que chamam seu reino de Nidavelir e não dão a mínima pro que os deuses acham.
É por que na mitologia Nórdica tem essa confusão de os elfos negros serem os anões ou raças diferentes sendo svartalfheim reino dos elfos escuros e nidavellir dos anos god of war resolveu colocar os dois só que elfos escuros sendo de alfheim e os anões de nidavellir mesmo
Isso é necessário, ainda mais em tempos que Neo Nazistas estão se aproveitando de algumas séries ou filmes ( Tokyo Revengers, Vikings ) pra ficar usando os símbolos Nazistas e usando a desculpa de que é por causa de série.
otimo tema! instigante demais, cada detalhe e assimilação com o que conheço faz aumentar a curiosidade. no nerdbunker até rolou esse tema, focado no Ragnarok.
Muito bom o Filipe ter explicado que não há um consenso de quais seriam os Nove Reinos, já que eles são citados apenas três vezes, mas nas Eddas aparecem mais de dez nomes de reinos. Inclusive existe uma problemática de interpretação de alguns nomes como o Filipe citou bem ao falar de Niflheim e Niflhel, Nidavellir e Svartalfheim. Inclusive na maior parte da mitologia nórdica os reinos mais citados são Asgard, Midgard, Jotunheim e Helheim, os demais aparecem raramente ou apenas são feitas referências.
Seria incrível se o Nerdologia história pudesse fazer uma série sobre mitologia nórdica. Algo em torno de 10 vídeos já seria o suficiente, e cada vídeo poderia abordar um aspecto diferente da mitologia, como os seus principais deuses, poderes/magias, reinos e suas características, principais criaturas, armas, conflitos históricos, curiosidades e coisas do gênero.
Um informação relevante. Diferente do que o vídeo dá a entender, a Terra-média de Tolkien não é baseada na mitologia nórdica mas sim em escritos anglo-saxões.
bem agora no final de ano está tendo a temática em alta, por conta de god of war. para incluir a comunidade em geral, nada mais que um video do nerdologia ;)
@@douglasvictorelli5995 Complicado falar em mitologia verdadeira. Pois não existe uma versão oficial. Existem variações. É como em outras mitologias, como na grega.
Na verdade, 9 era importante por estar presente em vários momentos, 9 noites e 9 dias, 9 passos, 9 reinos... Muito bom o vídeo! Sigo o paganismo nórdico a um bom tempo e esse é um dos primeiros vídeos, feitos no Brasil, que vi que tem uma qualidade monstra!!! Mais vídeos sobre a minha galera por favor!
@@theodoramaria5573 O filme é elogiado pois retrata o mundo dos vikings de maneira mais fiel do que qualquer outra produção de filme ou série. Ao invés de roupas de couro como nas séries, eles usam roupas mais medievais que são baseadas em artefatos descobertos daquele tempo ou em ilustrações também feitas naquele tempo. E pessoas daquela época não distinguiam lendas de realidade, por isso realmente aparecem mortos-vivos, valquírias e bruxos. Apesar disso tudo, eu também não curti muito pois a história é bem fraca. Uma simples busca por vingança.
A origem do mundo nórdico com o corpo de ymir e parecido com o da mitologia chinesa com pan ku, sendo tudo criado com partes do corpo de um ser gigantesco com seus membros se tornando as montanhas os céus e os rios.
2:17 Nilfheim o reino de gelo e névoa, e Muspelheim o reino de fogo já existiam antes dos outros reinos, e Surtur já governava em Muspelheim antes de Ymir surgir no vazio de Ginnungagap.
*_Os Nove Reinos Nórdicos_* • *Muspelheim:* Reino Primordial de Fogo, onde está o gigante Surtur. • *Nilfheim:* Reino Primordial de Gelo e Névoa, onde está Hel- lar dos mortos por velhice ou doenças. • *Midgard/Terra:* Conectado à Asgard pela ponte Bifrost/Arco-Íris. • *Asgard:* Deuses Aesir da Guerra, onde está Valhalla- lar dos mortos em batalha. • *Vanaheim:* Deuses Vanir da Natureza. • *Alfheim:* Elfos de Luz. • *Svartalfheim:* Elfos Negros. • *Jotunheim:* Gigantes inimigos dos deuses e humanos. • *Nidavellir:* Anões Artesãos.
quanto mais explica, mais complica essa mitologia é daora causa disso, cada obra mostra de um jeito diferente da grega, q é sempre aquilo lá regrado e certinho (o q tambem é confuso, mas bem mais facil de entender)
É confuso justamente pela diferença de como esse conhecimento foi passado a diante. Querendo ou não, a cultura Grega/Romana foi muito mais preservada do que as tradições orais da Nórdica
O Felipe está muito exigente com a coerência de todos os detalhes dos 9 reinos. É dificil criar todo um universo compartilhado, até a Marvel sofre para manter a coerência em tudo.
😵 como isso fica confuso! 🤔 Mas nem estou falando do vídeo, 😠 e essa sensação de que temos que criar um sentido nosso, 😢 porque quem poderia contar direto morreu, a história morreu. Já que isso era contado de pai pra filho, de boca a boca. 🙌 Ainda bem que tem esses vídeos pra trazer um pouco de luz.
Meu amigo Razor (canal Razor Zone) fez uma reunião da mitologia nórdica no canal dele e aprendi muito com ele. Ele fez como preparação para o GOW (2018) Sei que é chato fazer isso, mas eu queria recomendar pra quem estiver interessado, porque é muito bom.
Excelente vídeo como sempre, equipe nerdologia. Só uma observação a respeito de uma possível errata: A Terra-Média de Tolkien não vem de Midgard, da mitologia nórdica, mas sim da palavra Middangeard, uma referência da literatura saxã do sec. IX, cujo significado estava muito mais ligado a visão cristã desse conceito, que seria a terra do meio no sentido de intermediária entre o céu acima e o inferno abaixo. O próprio Tolkien conta em uma carta de 1967, que ao se aprofundar em seus estudos literários em 1913, em Oxford, se deparou com o poema anglo-saxão chamado "Advento" ou "Cristo I", de autoria controversa, presente no Codex Exoniensis. Nele consta, no verso 105, a palavra middangeard. Foi inclusive esse mesmo poema que inspirou Tolkien a criar o que viria a ser o seu primeiro poema sobre o primeiro personagem, Eärendil, de seu vindouro legendarium.
E vale dar os créditos, pois eu só me lembrei disso, e soube de mais detalhes, graças ao recente vídeo do canal Tolkien Talk, publicado há dois dias, intitulado "O Apelo de Frodo | TT Languages 14". Pra quem gosta de Tolkien é um prato cheio, vale muito a pena conferir.
Acho interessante como essas histórias ainda influenciam e servem de inspiração até hoje. Na história de Ymir, me lembrou do desenho "casa da coruja" (owl house). Onde o lugar é praticamente o corpo de um "titã".
Vídeo muito bom, didatico e informativo. Mas é bom se atentar às pronúncias, várias delas estão erradas. Não tem problema falar diferente ou falar errado, mas como o intuito do vídeo é ensinar, acho adequado pronunciar correto.
Vcs comentaram uma diferença entre os mundos q terminam com heim e com gard, mas os mundos nórdicos possuem dois nomes, um mais antigo terminado em gard, e um mais recente terminado em heim. Midgard tbm é Manheim, Asgard tbm é asaheim e por aí vai
Correto, mas ele chamou atenção para essa diferença pois pelo visto apenas esses dois reinos tem nomes terminados em -gard, pois essa partícula significa "habitação" e indica que existe uma sociedade civilizada. Os outros reinos terminam com -heim pois essa partícula significa apenas "mundo", então Alfheim = Mundo dos Elfos, não indica que eles tenham habitações civilizadas como vilarejos e cidades e tal. Podem ter, mas talvez seja algo mais ligado à natureza, cavernas para os anões e bosques para os elfos...
Sim, a língua dos nórdicos está diretamente ligada ao Inglês, e o alemão também tem influência do Inglês. De acordo com o wikcionário; heim = *home* (inglês para "casa, lar, habitação") e hoffen vem do inglês antigo hopen/hopian que é hoje *hope* = esperança. Então Hoffenheim provavelmente significa algo como Vila da Esperança.
A gente é bem confundido pelos nomes que dão aos seres, "gigante" virou uma tradução de jotunn, por exemplo, mas jotunn não significa gigante. Os jotunn são apenas criaturas inimigas dos deuses de asgard. Provavelmente o caso do Surtr é igual, ele não é um gigante ou demoniozão, é só um ser humanoide que vive num mundo em chamas.
Existe alguma evidência de influência da mitologia grega na nórdica? Achei algumas semelhanças (Odin filho de gigantes, rio separando o mundo dos mortos...)
Não, qualquer evidência que exista pode ter se perdido com o tempo lembrando q o Edda foi escrito já num periodo q os nórdicos ja tinham se cristianizado e destruídos os registros pagãos sobre sua cultura anterior
Top... O ritmo do vídeo está um pouco melhor tbm, com a narração mais lenta. Ainda pode ser um pouco mais longo. 15min não é tanto assim e ainda retém a atenção.
Na minha opinião deu pra notar com esse vídeo o quanto o Thor da Marvel explorou mal sua mitologia vendo que é extremamente rica e vasta. Seria foda ver uma saga de aventura do Thor explorando os 9 reinos, livre de conexões com MCU.
Eu vi um gringo desses países teorizar que seria 3 lugares com esses nove reinos Asgard contendo os reinos de godheim (dos deuses aesirs ) e alfheim e vanaheim Midgard com os reinos de manheim ( reino dos humanos) e svartalfheim Utgard com os reinos de jotunheim muspelheim niflheim e helheim
se eu não me engano Nidavelir era k reino dos elfos e anões (que são elfos tbm) porém alguns high elves (hoch elv) se corromperam e começaram uma guerra com os habitantes de Nidavelir, o reino se dividiu em dois, Alfheim para os elfos não corrompido e Svartalfheim para os elfos corrompidos, mas não me lembro agora o porquê, mas os anões ficaram em Svartalfheim, meio que sendo escravos dos elfos corrompidos, tanto q eles são ferreiros desses elfos. Eu lembro de algo assim, não sei se é isso
"Gigante Ymir, primeira criatura que já existiu", "importância do número 9"… Algumas das referências de Attack on Titan foram tiradas da mitologia nórdica e eu nem tinha me ligado!
A configuração mais correta que eu considero dos 9 reinos é essa: Midgard, reino dos humanos, no centro da Yggdrasil; Asgard, reino dos deuses Aesir, acima da Yggdrasil; Alfheim, reino dos elfos brancos e escuros, e Jotunheim, reino dos gigantes, descendentes dos gigantes de gelo de Nilfheim, no topo da Yggdrasil abaixo de Asgard; Vanaheim, reino dos deuses Vanir, e Svartalfheim, reino dos anãos, no meio da Yggdrasil; Nilfheim, reino dos gigantes de gelo e anãos de gelo, e Muspelheim, reino dos gigantes de fogo, nas raízes da Yggdrasil acima de Helheim; Helheim, reino dos mortos desonrados, abaixo da Yggdrasil.
Não existe configuração correta. O termo níu heimar(nove casas/reinos) aparece 3 vezes nas fontes antigas(Edda poética e Edda em prosa juntas): Uma vez no poema Vǫluspá: uma vidente morta foi ressucitada por Óðinn e contou para ele várias coisas, entre elas coisas passadas que ela se lembra: "lembro-me de jǫtnar nascidos anteriormente, aqueles que me alimentavam, nove lares eu me lembro, nove ogras, uma renomada árvore abaixo do solo"(minha tradução a partir de uma tradução em inglês). É literalmente isso, sem nenhuma lista ou pista sobre oq são esses 9 lares(níu heimar), a vǫlva(vidente) não diz nada sobre eles, só diz que se lembra de nove lares(e nem é DOS nove lares, apenas de 9 lares. Não tem nada que aponte para 9 reinos específicos) Um segunda vez no poema Vafþrúðnismál: "A respeito dos segredos dos jǫtnar e todos os deuses eu falo a verdade, porque eu fui para todas as casas; eu fui para nove casas abaixo de Niflhel; lá homens morrem de Hel"(minha tradução direta a partir de uma tradução em inglês). Fala sobre 9 reinos "abaixo" de Niflhel, a palavra usada pra "abaixo" é "neðan" e provavelmente só está aí para propósito da aliteração(algo importanta na poesia nórdica) e não significa necessariamente que é fisicamente abaixo, provavelmente é o caso da árvore "abaixo" do solo em Vǫluspá, assim como já foi dito que os humanos vivem "abaixo" de miðgarðr. A terceira vez na Edda em Prosa: "Hel ele(Óðinn) lançou em Niflheimr, e deu a ela controle sobre nove casas(níu heimar), para que ela dividisse todo alojamento e alimentação daqueles que foram enviados para ela, e eles são os mortos por doenças e os mortos pela velhice"(minha tradução direta do inglês, que foi uma tradução do nórdico antigo). Uma quarta: dessa vez Snorri faz uma contradição(não a única) em sua Edda, ele diz que pessoas más vão para Hel, mesmo dizendo antes que eram os doentes e os mortos por velhice: "... pessoas más vão para Hel e de lá para Niflhel. Isso fica na nona casa(níunda heim). Portanto, se e somente SE considerarmos que todas essas vezes as fontes se referem a um único conjunto de 9 casas então provavelmente são 9 locais diferentes em Hel(mundo dos mortos). Obs: a única lista sobre locais que envolvem reinos como Álfheimr, etc está no poema Grímnismál: 1.Þórr(Thor) governa Þrúðheimr. 2. Ullr governa Ýdallir. 3. Freyr governa Álfheimr. 4. "Um deus"(talvez Óðinn) governa Valaskjálf(talvez outro nome para Valhǫll). 5. Óðinn e Sága bebem juntos em Sökkvabekkr. 6. Valhǫll fica em Glaðsheimr 7. Skaði vive na antiga corte de seu pai em Þrymheimr. 8. Baldr governa Breiðablik. 9. Heimdallr governa Himinbjǫrg. 10. Freyja fixa a alocação de acentos no salão em Fólkvangr. 11. Forseti vive em Glitnir. 12. Njǫrðr governa Nóatún. 13. Víðarr tem um pedaço de terra(reino) sem nome. Essa é a lista de locais que temos na mitologia nórdica, mais do que nove e desses só Álfheimr foi escolhido pra compor a lista moderna de nove reinos, pq eu deveria acreditar que Álfheimr é mais independente que os outros aí citados? E não tem mundos espalhados nos galhos da Yggdrasill, oq sabemos sobre essa árvore é que as raízes dela se espalham por várias partes do mundo. No poema Grímnismál é dito que 3 raízes da Yggdrasill se espalham em 3 direções: Hel está "abaixo" de primeira, a segunda está com os hrímþursar(jǫtnar), a terceira está com os humanos. Na Edda em prosa é diferente: a primeira raiz está com os æsir(deuses), a segunda com os hrímþursar(jǫtnar), onde ficava antigamente Ginnungagap. A terceira vai até Niflheimr(lembrando que Snorri diz que Hel vive em Niflheimr) "abaixo" dela está Hvergelmir(uma fonte primordial da qual partem rios venenosos que se congelaram em Ginnungagap), e o dragão Níðhǫggr rói o fundo da raiz. Segundo Snorri a terceira raiz também vai até o céu e "abaixo dela" está o Urðarbrunnr(fonte de Urðr), um local de julgamento para onde os deuses vão todo dia pela Bifrǫst(também chamada de Ásbrú, a ponte dos deuses).
Os deuses Vanes são interessantes, pena que a cultura pop foca totalmente nos Aesir. Nifhel é curioso também, a mitologia nórdica é instigante, os novos jogos do God Of War devem estar representando muito bem esse universo, assim como fizeram com a mitologia grega.
Asgaard nao é o reino dos deuses. A terra dos deuses que compõe seu reino se chama Godheim. Asgaard é só a fortaleza de Odin, uma parte desse reino. A esposa de Odin, Frigg, por exemplo tambem tinha uma fortaleza em Godheim chamado Fensalir, lugar onde fica o Valhalla - O grande salão de banquete onde os dignos são recebidos, apos morrer. A fortaleza de Thor se chamava Bilskirnir, tambem parte de Godheim
Queria muito saber o por que religiões do passado são hoje consideradas mitos e quando vamos nos referir a religiões como o cristianismo não usamos tal nomenclatura... :/
Os cristão se consideram seguidores da religião verdadeira e única e outras crenças são falsas, por isso que outras religiões são tratadas como lendas/mitos falsos eu falo isso pq eu sou da religião nórdica, Ásatrú
Mito não é algo falso, ao contrário, termo "mitologia" é usada no campo acadêmico de forma completamente diferente. Normalmente a mitologia é usada para expressar metáforas e parábolas, como fenômenos da natureza ou contos para se divertir. Toda a religião do mundo tem mitologia, que é usada para alguma coisa em específico. Eu sou Hindu, do Advaita Vedanta, e o Sanatana Dharma ou Hinduísmo, é agrupado em mitologia e filosofia, a mitologia para metáfora e diversão e filosofia pra algo mais verídico. Então não, mitologia não é algo falso, apenas contos para expressar os fenômenos da natureza e metáforas. Onde tudo da natureza é divina, e deve ser glorificada. No "Hinduísmo", os tais "deuses" são apenas aspectos de Brahman, onde adoramos Deus de várias formas através da natureza.
Pra quem quiser saber mais sobre mitologia nórdica e assuntos sobre os povos escandinávos, recomendo os livros do professor Johnni Langer, professor da Universidade Federal da Paraíba, e os artigos do NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS), da mesma Universidade. É material de altíssima qualidade e produzido por brasileiros e em português.
Incrível
Eu gostei da adaptação que God of War fez em relação a Svartalheim. No caso, os deuses Aesir acham que os elfos negros vem de lá, por isso nomearam o reino de Svartalheim, porém, todos os elfos vieram de Alfheim, Svartalheim é a terra dos anões, que chamam seu reino de Nidavelir e não dão a mínima pro que os deuses acham.
É por que na mitologia Nórdica tem essa confusão de os elfos negros serem os anões ou raças diferentes sendo svartalfheim reino dos elfos escuros e nidavellir dos anos god of war resolveu colocar os dois só que elfos escuros sendo de alfheim e os anões de nidavellir mesmo
Só para agradecer a existência desse patrimônio da humanidade. Obrigado Nerdologia!
Melhor canal
Que momento para o vídeo.. GOW mudando o cenário do RUclips
Obrigado, nerdologia, esse era um vídeo que a gente tava precisando muito. Fans de God of War agradecem com carinho! 😂😂😂
Sugestão de temas: Frederico, o Grande, e também, um episódio independente sobre a Guerra dos Sete anos.
sugestão: a comuna de paris
Sugestão: diferença entre o Sol Negro dos neonazz e as runas vikings.
Isso é necessário, ainda mais em tempos que Neo Nazistas estão se aproveitando de algumas séries ou filmes ( Tokyo Revengers, Vikings ) pra ficar usando os símbolos Nazistas e usando a desculpa de que é por causa de série.
Tem um vídeo bem interessante do arqueólogo e historiador Arith Härger sobre esse símbolo
@@luhenry1 opa, obrigada!
Um serviu de referência para o outro
@@AquilesTubo um foi apropriado e desvirtuado pelo outro*
Cara, eu amo a voz do Filipe Figueiredo, é muito boa!
Sugestão: As 7 maravilhas do mundo antigo
Por favor nerdologia sobre a revolta dos boxers chinesas.
Sugestão de Nerdologia: Estados combatentes da China
Adorei que o estilo das imagens é o mesmo da Catuaba Selvagem.
A Catuaba Selvagem de Conan
@@edalmirneto4246 ao lado da corote Cimeriana.
@@tayroleopoldobezerra um porre barbaro
@@edalmirneto4246 no Bar do Kron
@@tayroleopoldobezerra na taverna azul, ouvindo os contos da Rainha dos Piratas
Top irmão... Cê é brabo ... só vídeos instrutivos e sugestivos...
Caralho, estou na espera de mais vídeo sobre mitologias em geral hehehehehe
otimo tema! instigante demais, cada detalhe e assimilação com o que conheço faz aumentar a curiosidade. no nerdbunker até rolou esse tema, focado no Ragnarok.
Melhor quadro do canal, Nerdologia de História. Minha inspiração a ser professor vem desse canal.
Muito bom o Filipe ter explicado que não há um consenso de quais seriam os Nove Reinos, já que eles são citados apenas três vezes, mas nas Eddas aparecem mais de dez nomes de reinos. Inclusive existe uma problemática de interpretação de alguns nomes como o Filipe citou bem ao falar de Niflheim e Niflhel, Nidavellir e Svartalfheim. Inclusive na maior parte da mitologia nórdica os reinos mais citados são Asgard, Midgard, Jotunheim e Helheim, os demais aparecem raramente ou apenas são feitas referências.
Por favor, façam o vídeo sobre o mito de criação nórdico! Excelente conteúdo!
fico curiosa em como seria um nerdologia sobre cosmologoia tupi-guarani
nossa, SIM
Sei lá mitologia nórdica e mais batido do que asiática, seria bom eles falar dos outros que não seja um que já teve várias médias sobre ja
Seria incrível se o Nerdologia história pudesse fazer uma série sobre mitologia nórdica. Algo em torno de 10 vídeos já seria o suficiente, e cada vídeo poderia abordar um aspecto diferente da mitologia, como os seus principais deuses, poderes/magias, reinos e suas características, principais criaturas, armas, conflitos históricos, curiosidades e coisas do gênero.
Os vídeos do Filipe são os melhores
Um informação relevante.
Diferente do que o vídeo dá a entender, a Terra-média de Tolkien não é baseada na mitologia nórdica mas sim em escritos anglo-saxões.
o planejamento de marketing está de parabéns
Yes Boy
Sugestão: História do Anarquismo
referência ao lançamento de god of war Ragnarok ❤️
Gosto da mitologia nórdica, obrigado pelo vídeo
pra mais detalhes, verifique as letras do album "the secret of the runes" do therion... eh totalmente focado nisso
Eu até me pergunto porque o Nerdologia está fazendo um vídeo de Mitologia Nordica Hoje kkkk, algumas sugestões? 🤔
Né kk. Deve ser pq a partir de amanhã todo mundo vai ter phd em mitologia nórdica kkkk
bem agora no final de ano está tendo a temática em alta, por conta de god of war. para incluir a comunidade em geral, nada mais que um video do nerdologia ;)
@@ThomaSobral ele sabe hahdhdh foi ironia
Surfar no hype do lançamento de God of War Ragnarok, todo mundo vai jogar e vai querer saber como são os reinos na mitologia verdadeira.
@@douglasvictorelli5995 Complicado falar em mitologia verdadeira. Pois não existe uma versão oficial. Existem variações. É como em outras mitologias, como na grega.
Na verdade, 9 era importante por estar presente em vários momentos, 9 noites e 9 dias, 9 passos, 9 reinos... Muito bom o vídeo! Sigo o paganismo nórdico a um bom tempo e esse é um dos primeiros vídeos, feitos no Brasil, que vi que tem uma qualidade monstra!!! Mais vídeos sobre a minha galera por favor!
Recomendo o filme 'O homem do norte' é uma afim análoga viagem a toda mitologia nórdica
@Thorin Rei Sob a Montanha. sim, lançou esse ano.
Gostei não, mas botam muita banca como o melhor filme sobre vikings
@Thorin Rei Sob a Montanha. não sei o que é True Blood mas O Homem do Norte é protagonizado pelo ator Alexander Skarsgård.
@@theodoramaria5573 O filme é elogiado pois retrata o mundo dos vikings de maneira mais fiel do que qualquer outra produção de filme ou série. Ao invés de roupas de couro como nas séries, eles usam roupas mais medievais que são baseadas em artefatos descobertos daquele tempo ou em ilustrações também feitas naquele tempo.
E pessoas daquela época não distinguiam lendas de realidade, por isso realmente aparecem mortos-vivos, valquírias e bruxos.
Apesar disso tudo, eu também não curti muito pois a história é bem fraca. Uma simples busca por vingança.
A origem do mundo nórdico com o corpo de ymir e parecido com o da mitologia chinesa com pan ku, sendo tudo criado com partes do corpo de um ser gigantesco com seus membros se tornando as montanhas os céus e os rios.
Tá de parabéns pelo explicação e pelo vídeo
2:17 Nilfheim o reino de gelo e névoa, e Muspelheim o reino de fogo já existiam antes dos outros reinos, e Surtur já governava em Muspelheim antes de Ymir surgir no vazio de Ginnungagap.
Inclusive surtur é tido como primeiro ser
Melhor canal do RUclips
Hel mundo oculto adorei gosto da sombra hoje aprendendo a gostar da luz fazer o equilibrio
Belo aquecimento pro Ragnarok:)
O cara do marketing desse canal é genial
esse video foi um esquenta pro god of war ragnarok
Faz um vídeo sobre a criação do mundo nórdico por favor!!!!
*_Os Nove Reinos Nórdicos_*
• *Muspelheim:* Reino Primordial de Fogo, onde está o gigante Surtur.
• *Nilfheim:* Reino Primordial de Gelo e Névoa, onde está Hel- lar dos mortos por velhice ou doenças.
• *Midgard/Terra:* Conectado à Asgard pela ponte Bifrost/Arco-Íris.
• *Asgard:* Deuses Aesir da Guerra, onde está Valhalla- lar dos mortos em batalha.
• *Vanaheim:* Deuses Vanir da Natureza.
• *Alfheim:* Elfos de Luz.
• *Svartalfheim:* Elfos Negros.
• *Jotunheim:* Gigantes inimigos dos deuses e humanos.
• *Nidavellir:* Anões Artesãos.
Em outras helheim é um mundo no lugar de nidavellir que esse com svartalfheim é o mesmo reino
Já podiam ir programando o vídeo sobre as origens nórdicas ein??? seria muito bom pra complementar esse video...
Eu comecei a aprender sobre mitologia nórdica jogando Ragnarok Online (melhor jogo de todos os tempos).
Me aquecendo aqui pro God of War Ragnarok
quanto mais explica, mais complica
essa mitologia é daora causa disso, cada obra mostra de um jeito
diferente da grega, q é sempre aquilo lá regrado e certinho (o q tambem é confuso, mas bem mais facil de entender)
Assim tirando os costumes e tipo de linguagem eu não achei dificuldade não
É confuso justamente pela diferença de como esse conhecimento foi passado a diante. Querendo ou não, a cultura Grega/Romana foi muito mais preservada do que as tradições orais da Nórdica
Sugestão de Livro: Magnus Chase e os Deuses de Asgard de Rick Riordan
Assistam a História de God of War 2018 do s
SIDAO GAMES, lá conta em bem mais detalhes...até a hora que muda devido ao jogo é claro.
Ótimo vídeo
Finalmente entendendo os nomes em Age of Mythology
Faz um vídeo sobre as mitologias indoeuropeias
Excelente vídeo.
Muito bom
Timing 👍🏼👍🏼👍🏼
O Felipe está muito exigente com a coerência de todos os detalhes dos 9 reinos. É dificil criar todo um universo compartilhado, até a Marvel sofre para manter a coerência em tudo.
😵 como isso fica confuso!
🤔 Mas nem estou falando do vídeo, 😠 e essa sensação de que temos que criar um sentido nosso, 😢 porque quem poderia contar direto morreu, a história morreu. Já que isso era contado de pai pra filho, de boca a boca.
🙌 Ainda bem que tem esses vídeos pra trazer um pouco de luz.
Meu amigo Razor (canal Razor Zone) fez uma reunião da mitologia nórdica no canal dele e aprendi muito com ele.
Ele fez como preparação para o GOW (2018)
Sei que é chato fazer isso, mas eu queria recomendar pra quem estiver interessado, porque é muito bom.
Excelente vídeo como sempre, equipe nerdologia. Só uma observação a respeito de uma possível errata:
A Terra-Média de Tolkien não vem de Midgard, da mitologia nórdica, mas sim da palavra Middangeard, uma referência da literatura saxã do sec. IX, cujo significado estava muito mais ligado a visão cristã desse conceito, que seria a terra do meio no sentido de intermediária entre o céu acima e o inferno abaixo.
O próprio Tolkien conta em uma carta de 1967, que ao se aprofundar em seus estudos literários em 1913, em Oxford, se deparou com o poema anglo-saxão chamado "Advento" ou "Cristo I", de autoria controversa, presente no Codex Exoniensis. Nele consta, no verso 105, a palavra middangeard.
Foi inclusive esse mesmo poema que inspirou Tolkien a criar o que viria a ser o seu primeiro poema sobre o primeiro personagem, Eärendil, de seu vindouro legendarium.
E vale dar os créditos, pois eu só me lembrei disso, e soube de mais detalhes, graças ao recente vídeo do canal Tolkien Talk, publicado há dois dias, intitulado "O Apelo de Frodo | TT Languages 14". Pra quem gosta de Tolkien é um prato cheio, vale muito a pena conferir.
Like!
que timing
Sugestão: mitologia tupi
Bora viver com estes valores?
Todas as religiões tem a mesma “base” de história! Incrível 🤩
Acho interessante como essas histórias ainda influenciam e servem de inspiração até hoje.
Na história de Ymir, me lembrou do desenho "casa da coruja" (owl house). Onde o lugar é praticamente o corpo de um "titã".
Estamos vendo Nerdologias mais curtos....
Sugestão:0oderes de gelo
Quem jogou Age Of Mythology vai sentir uma nostalgia vendo esses nomes citados no vídeo…
Vídeo muito bom, didatico e informativo. Mas é bom se atentar às pronúncias, várias delas estão erradas.
Não tem problema falar diferente ou falar errado, mas como o intuito do vídeo é ensinar, acho adequado pronunciar correto.
Vcs comentaram uma diferença entre os mundos q terminam com heim e com gard, mas os mundos nórdicos possuem dois nomes, um mais antigo terminado em gard, e um mais recente terminado em heim. Midgard tbm é Manheim, Asgard tbm é asaheim e por aí vai
Correto, mas ele chamou atenção para essa diferença pois pelo visto apenas esses dois reinos tem nomes terminados em -gard, pois essa partícula significa "habitação" e indica que existe uma sociedade civilizada. Os outros reinos terminam com -heim pois essa partícula significa apenas "mundo", então Alfheim = Mundo dos Elfos, não indica que eles tenham habitações civilizadas como vilarejos e cidades e tal. Podem ter, mas talvez seja algo mais ligado à natureza, cavernas para os anões e bosques para os elfos...
Eu ia fica com uma pena danadaaa
Nois vivemos em midgar Asgard é além das borda de gelo na antártida
Será que a Hoffenheim na Alemanha tem influência nórdica?
Sim, a língua dos nórdicos está diretamente ligada ao Inglês, e o alemão também tem influência do Inglês. De acordo com o wikcionário; heim = *home* (inglês para "casa, lar, habitação") e hoffen vem do inglês antigo hopen/hopian que é hoje *hope* = esperança. Então Hoffenheim provavelmente significa algo como Vila da Esperança.
O Surtur no God ragnarok parece o Salsicha do scooby doo kkkkk po se esperando algo tipo o Balrog do tolkien
Ei ficar muito viajado vocês sempre imaginam as versões bombadas dos personagens das mitologias
A gente é bem confundido pelos nomes que dão aos seres, "gigante" virou uma tradução de jotunn, por exemplo, mas jotunn não significa gigante. Os jotunn são apenas criaturas inimigas dos deuses de asgard. Provavelmente o caso do Surtr é igual, ele não é um gigante ou demoniozão, é só um ser humanoide que vive num mundo em chamas.
Gostaria de saber se a pronúncia das palavras do vídeo estão corretas
sim este mundo existe posso acessar facilmente, porem nunca ouvi falar fui conhecendo através de minha Vicência
Existe alguma evidência de influência da mitologia grega na nórdica? Achei algumas semelhanças (Odin filho de gigantes, rio separando o mundo dos mortos...)
Não, qualquer evidência que exista pode ter se perdido com o tempo lembrando q o Edda foi escrito já num periodo q os nórdicos ja tinham se cristianizado e destruídos os registros pagãos sobre sua cultura anterior
Top...
O ritmo do vídeo está um pouco melhor tbm, com a narração mais lenta. Ainda pode ser um pouco mais longo. 15min não é tanto assim e ainda retém a atenção.
Na minha opinião deu pra notar com esse vídeo o quanto o Thor da Marvel explorou mal sua mitologia vendo que é extremamente rica e vasta. Seria foda ver uma saga de aventura do Thor explorando os 9 reinos, livre de conexões com MCU.
pergunta, o mundo de Jutonhein não teria vindo junto de Muspelheim? onde eu li eram esses dois mundos q vinham primeiro
Eu vi um gringo desses países teorizar que seria 3 lugares com esses nove reinos
Asgard contendo os reinos de godheim (dos deuses aesirs ) e alfheim e vanaheim
Midgard com os reinos de manheim ( reino dos humanos) e svartalfheim
Utgard com os reinos de jotunheim muspelheim niflheim e helheim
se eu não me engano Nidavelir era k reino dos elfos e anões (que são elfos tbm) porém alguns high elves (hoch elv) se corromperam e começaram uma guerra com os habitantes de Nidavelir, o reino se dividiu em dois, Alfheim para os elfos não corrompido e Svartalfheim para os elfos corrompidos, mas não me lembro agora o porquê, mas os anões ficaram em Svartalfheim, meio que sendo escravos dos elfos corrompidos, tanto q eles são ferreiros desses elfos. Eu lembro de algo assim, não sei se é isso
Agora a Criação segundo o Silmarillion.
o LIVRO na ilustração ta ao contrário, como se fosse um mangá. Isso tem influência na escritra nordica? Tem alguma ligação o qual não sabemos?
Uma pena que não tem mais informação sobre isso, talvez fosse só história para as crianças.
"Gigante Ymir, primeira criatura que já existiu", "importância do número 9"… Algumas das referências de Attack on Titan foram tiradas da mitologia nórdica e eu nem tinha me ligado!
O número 9 significa, final do ciclo.
Poderes*
9
A configuração mais correta que eu considero dos 9 reinos é essa:
Midgard, reino dos humanos, no centro da Yggdrasil;
Asgard, reino dos deuses Aesir, acima da Yggdrasil;
Alfheim, reino dos elfos brancos e escuros, e Jotunheim, reino dos gigantes, descendentes dos gigantes de gelo de Nilfheim, no topo da Yggdrasil abaixo de Asgard;
Vanaheim, reino dos deuses Vanir, e Svartalfheim, reino dos anãos, no meio da Yggdrasil;
Nilfheim, reino dos gigantes de gelo e anãos de gelo, e Muspelheim, reino dos gigantes de fogo, nas raízes da Yggdrasil acima de Helheim;
Helheim, reino dos mortos desonrados, abaixo da Yggdrasil.
Não existe configuração correta.
O termo níu heimar(nove casas/reinos) aparece 3 vezes nas fontes antigas(Edda poética e Edda em prosa juntas):
Uma vez no poema Vǫluspá: uma vidente morta foi ressucitada por Óðinn e contou para ele várias coisas, entre elas coisas passadas que ela se lembra: "lembro-me de jǫtnar nascidos anteriormente, aqueles que me alimentavam, nove lares eu me lembro, nove ogras, uma renomada árvore abaixo do solo"(minha tradução a partir de uma tradução em inglês). É literalmente isso, sem nenhuma lista ou pista sobre oq são esses 9 lares(níu heimar), a vǫlva(vidente) não diz nada sobre eles, só diz que se lembra de nove lares(e nem é DOS nove lares, apenas de 9 lares. Não tem nada que aponte para 9 reinos específicos)
Um segunda vez no poema Vafþrúðnismál:
"A respeito dos segredos dos jǫtnar e todos os deuses eu falo a verdade, porque eu fui para todas as casas; eu fui para nove casas abaixo de Niflhel; lá homens morrem de Hel"(minha tradução direta a partir de uma tradução em inglês). Fala sobre 9 reinos "abaixo" de Niflhel, a palavra usada pra "abaixo" é "neðan" e provavelmente só está aí para propósito da aliteração(algo importanta na poesia nórdica) e não significa necessariamente que é fisicamente abaixo, provavelmente é o caso da árvore "abaixo" do solo em Vǫluspá, assim como já foi dito que os humanos vivem "abaixo" de miðgarðr.
A terceira vez na Edda em Prosa:
"Hel ele(Óðinn) lançou em Niflheimr, e deu a ela controle sobre nove casas(níu heimar), para que ela dividisse todo alojamento e alimentação daqueles que foram enviados para ela, e eles são os mortos por doenças e os mortos pela velhice"(minha tradução direta do inglês, que foi uma tradução do nórdico antigo).
Uma quarta: dessa vez Snorri faz uma contradição(não a única) em sua Edda, ele diz que pessoas más vão para Hel, mesmo dizendo antes que eram os doentes e os mortos por velhice:
"... pessoas más vão para Hel e de lá para Niflhel. Isso fica na nona casa(níunda heim).
Portanto, se e somente SE considerarmos que todas essas vezes as fontes se referem a um único conjunto de 9 casas então provavelmente são 9 locais diferentes em Hel(mundo dos mortos).
Obs: a única lista sobre locais que envolvem reinos como Álfheimr, etc está no poema Grímnismál:
1.Þórr(Thor) governa Þrúðheimr.
2. Ullr governa Ýdallir.
3. Freyr governa Álfheimr.
4. "Um deus"(talvez Óðinn) governa Valaskjálf(talvez outro nome para Valhǫll).
5. Óðinn e Sága bebem juntos em Sökkvabekkr.
6. Valhǫll fica em Glaðsheimr
7. Skaði vive na antiga corte de seu pai em Þrymheimr.
8. Baldr governa Breiðablik.
9. Heimdallr governa Himinbjǫrg.
10. Freyja fixa a alocação de acentos no salão em Fólkvangr.
11. Forseti vive em Glitnir.
12. Njǫrðr governa Nóatún.
13. Víðarr tem um pedaço de terra(reino) sem nome.
Essa é a lista de locais que temos na mitologia nórdica, mais do que nove e desses só Álfheimr foi escolhido pra compor a lista moderna de nove reinos, pq eu deveria acreditar que Álfheimr é mais independente que os outros aí citados?
E não tem mundos espalhados nos galhos da Yggdrasill, oq sabemos sobre essa árvore é que as raízes dela se espalham por várias partes do mundo. No poema Grímnismál é dito que 3 raízes da Yggdrasill se espalham em 3 direções: Hel está "abaixo" de primeira, a segunda está com os hrímþursar(jǫtnar), a terceira está com os humanos.
Na Edda em prosa é diferente: a primeira raiz está com os æsir(deuses), a segunda com os hrímþursar(jǫtnar), onde ficava antigamente Ginnungagap. A terceira vai até Niflheimr(lembrando que Snorri diz que Hel vive em Niflheimr) "abaixo" dela está Hvergelmir(uma fonte primordial da qual partem rios venenosos que se congelaram em Ginnungagap), e o dragão Níðhǫggr rói o fundo da raiz. Segundo Snorri a terceira raiz também vai até o céu e "abaixo dela" está o Urðarbrunnr(fonte de Urðr), um local de julgamento para onde os deuses vão todo dia pela Bifrǫst(também chamada de Ásbrú, a ponte dos deuses).
Os deuses Vanes são interessantes, pena que a cultura pop foca totalmente nos Aesir. Nifhel é curioso também, a mitologia nórdica é instigante, os novos jogos do God Of War devem estar representando muito bem esse universo, assim como fizeram com a mitologia grega.
Os vikings tinham algum conhecimento de astronomia/?
Asgaard nao é o reino dos deuses. A terra dos deuses que compõe seu reino se chama Godheim. Asgaard é só a fortaleza de Odin, uma parte desse reino. A esposa de Odin, Frigg, por exemplo tambem tinha uma fortaleza em Godheim chamado Fensalir, lugar onde fica o Valhalla - O grande salão de banquete onde os dignos são recebidos, apos morrer. A fortaleza de Thor se chamava Bilskirnir, tambem parte de Godheim
Pelos nomes, as definições de "Heim" e "Gard" parecem trocadas...
O casal primordial de humanos passou por alguma influência cristã posteriormente com o conto de Adão e Eva?
Aquele que empunhar esse martelo....
Os Reinos são planetas ?
Então Asgard seria Æsirgard
Faz a da mitologia brasileira, a dos indigenas!
Não
👏👏👏👏👏👏👏
Assistindo de Barão de Grajaú kkkkk
Ymir não foi a primeira criatura, foi Audunlah, a vaca cósmica mística
Ymir é dito como sendo primeiro
Aoooooo
Queria muito saber o por que religiões do passado são hoje consideradas mitos e quando vamos nos referir a religiões como o cristianismo não usamos tal nomenclatura... :/
Os cristão se consideram seguidores da religião verdadeira e única e outras crenças são falsas, por isso que outras religiões são tratadas como lendas/mitos falsos
eu falo isso pq eu sou da religião nórdica, Ásatrú
Mito não é algo falso, ao contrário, termo "mitologia" é usada no campo acadêmico de forma completamente diferente. Normalmente a mitologia é usada para expressar metáforas e parábolas, como fenômenos da natureza ou contos para se divertir. Toda a religião do mundo tem mitologia, que é usada para alguma coisa em específico. Eu sou Hindu, do Advaita Vedanta, e o Sanatana Dharma ou Hinduísmo, é agrupado em mitologia e filosofia, a mitologia para metáfora e diversão e filosofia pra algo mais verídico. Então não, mitologia não é algo falso, apenas contos para expressar os fenômenos da natureza e metáforas. Onde tudo da natureza é divina, e deve ser glorificada. No "Hinduísmo", os tais "deuses" são apenas aspectos de Brahman, onde adoramos Deus de várias formas através da natureza.