Artur Ribeiro - Rosinha dos Limões (Original Audio) (1953)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 сен 2024
  • O MAIOR ÊXITO DE ARTUR RIBEIRO!
    Esta gravação data de 1953 e pertence à Face A do disco de 78 R.P.M. editado pela marca "Ibéria", etiqueta da editora homónima luso-espanhola, intitulado "Artur Ribeiro - Rosinha dos Limões", em que o cançonetista Artur Ribeiro, acompanhado pela Orquestra Ibéria, dirigida pelo maestro Belo Marques, interpreta duas composições da sua respectiva autoria, que são a "Canção da Beira", composição que lhe valeu o primeiro prémio de compositor na Emissora Nacional, e esta canção intitulada "A Rosinha dos Limões", um fado que fez um esmagador sucesso em plenos anos 50, e trata-se do seu "ex-libris".
    Qual é o Português que não se lembra dos versos desta composição:
    «Quando ela passa
    Vai vender limões à praça
    E até lha chamam por graça
    A ROSINHA DOS LIMÕES».
    Esta é a gravação original, realisada em 1951, remasterizada em 1993 pela Discoteca Amália, e reeditada em CD na Compilação "Artur Ribeiro - Rosinha dos Limões (Original)", um CD que eu desconhecia completamente, e que me foi dado a conhecer pelo sr. Sérgio Ribeiro da Silva, que me tem ajudado e muito na divulgação da música popular portuguesa, enviando-me muitos ficheiros MP3 de canções por mim solicitadas, que tenho publicado ultimamente, e que de outra maneira nunca conseguiria.
    A ele agradeço toda a ajuda e amabilidade dos últimos meses feita à minha pessoa.
    O sucesso que esta composição fez levou a que esta canção se tornasse no maior e no mais bem-sucedido êxito da carreira de Artur Ribeiro.
    Esta canção viria a originar uma opereta homónima de grande sucesso, opereta em três actos de Aníbal Nazaré, Carlos Lopes e António Cruz, música de João Nobre, Miguel de Oliveira e Artur Ribeiro, aprovada pela Censura com um corte único, sómente, representada no Teatro Apolo. A maior curiosidade é que esta foi a última opereta representada no teatro em questão, que seria depois demolido.
    Os actores principais foram Domingos Marques, Maria Adelina, Hermínia Silva, Santos Carvalho, Raul Solnado, Curado Ribeiro, Carlos Coelho, Milú, Maria Otília, e muitos outros.
    O sucesso foi totalmente esmagador! Artur Ribeiro viria a regravar esta canção para a "Alvorada", e o sucesso manteria-se igual.
    Depois, em 1954, o cantor Max gravaria este fado, mas desta feita acompanhado à guitarra e à viola, fazendo o mesmo com o Conjunto de Guitarras de Raúl Nery, em 1967.
    Resultado: hoje, esta canção é um Clássico Oficial da Música Ligeira Portuguesa e continua a ser o maior sucesso de Artur Ribeiro, sendo muitas vezes, de maneira errada, mencionada como criação do Max, mesmo que a sua interpretação também seja maravilhosa.
    Hoje, todo o português que aprecie verdadeiramente a música popular portuguesa, tem de saber de cor e salteado todos os versos desta canção.
    E já muitas pessoas interpretaram este clássico, desde os "assassínios" vergonhosos de Tony de Matos e de Nuno da Câmara Pereira, até Mafalda Arnauth, Francisco José, António Chainho, Eugénia Lima e outros tantos.
    Um ano depois da saída desta canção, Amália Rodrigues pediu a Artur Ribeiro a melodia da canção, para Linhares Barbosa escrever a letra do "Fado Marujo", que teria êxito semelhante, gravado na "Melodia".
    Assim, dou início a um ciclo de publicações das gravações mais genuínas deste clássico, que é o fado da vida do "Gordo" Fernando Mendes, e um dos maiores sucessos da nossa música popular portuguesa.
    Espero que gostem.

Комментарии • 12

  • @EduardaGaspar-on7fj
    @EduardaGaspar-on7fj 3 месяца назад

    Adoro esta canção! Como tudo vai passando.....sem ter dó de nós!!...

  • @rodriguesyvonne7122
    @rodriguesyvonne7122 6 лет назад +2

    Adorooooo

  • @helenamiklosek8817
    @helenamiklosek8817 7 лет назад +3

    BRASIL. SAO. PAULO. ...SP. VOZ. LINDA. ...GOSTEI. DESSE. CANTOR.....12/09/2017.

    • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
      @RDZ-RadioDifusaoZonofone  7 лет назад

      Acredito.

    • @helenamiklosek8817
      @helenamiklosek8817 7 лет назад +1

      Brasil São Paulo - SP........Rosinha dos limões.....música pura sem malícia .....esse tipo de música que podemos ouvir junto com a família sem sentir vergonha.....essas nunca deveriam ser extintas....ainda bem que tem vocês para divulga-las....um abraço......12/09/2017.

    • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
      @RDZ-RadioDifusaoZonofone  7 лет назад

      Sem dúvida nenhuma, amiga. Trata-se de um verdadeiro clássico da música portuguesa, que já foi cantada por muita gente, inclusive o Francisco José e o Martinho da Vila, passando pelo Caetano Veloso. Concordo plenamente. Um abraço.

  • @isolterlda8821
    @isolterlda8821 2 года назад +2

    Uma das musicas mais limdas que ate hoje ouvi obrigdo

  • @paulacosta4487
    @paulacosta4487 Год назад +1

    Original de Artur Ribeiro, 1953, não do Max (que eu admiro), mas a quem erradamente foi atribuído hoje na TV.