Apesar da denominação vale lembrar que quando Deus vier ele disse que levará os seus, a sua igreja, a igreja dele é cada um de nós que o seguimos e cumprimos o que está na Biblia independente da denominação todos amamos Nosso pai e devemos nos respeitar como irmãos.
Cara... sua voz é a melhor. Sua narração é incrível. Eu já ouvi muito vc em outros vídeos. Obrigada por fazer esse vídeo e emprestar sua super voz.. E ainda falado do Senhor de algum jeito fez toda diferença pra mim. Gosto muito da sua voz é desejo miita prosperidade a vc garoto da voz bonita.
É IMPORTANTÍSSIMO pontuar que no Brasil _evangélico_ e _protestante_ são sinônimos para a mesma coisa: ambos os termos engloba todas as vertentes descendentes da Reforma Protestante - prova disso é que o luteranismo, a denominação mais "protestante" de todas, está presente no Brasil com os nomes Igreja *Evangélica* Luterana do Brasil e Igreja *Evangélica* de Confissão Luterana no Brasil; anglicanos tecnicamente são vistos como evangélicos também, além de presbiterianos. E também os clássicos evangélicos (avivalistas, pentecostais e carismáticos) têm perdido o preconceito de usar o termo "protestante" para se descreverem. Lá fora protestantes são as denominações que valorizam mais a tradição e a liturgia, além do estudo e preservação da teologia da época da Reforma; a instituição igreja é vista como o principal fundamento na vida de fé. Enquanto que evangélicos são as denominações que enfatizam o evangelismo, as missões, e experiências pessoais e comunitárias com Deus, procurando formas de manter uma vida reta e piedosa aos olhos de Deus; uma vida de devoção, renúncia e entrega pessoal à Deus é o principal fundamento de sua vida de fé. Alguns luteranos e anglicanos importaram o termo inglês _evangelical_ pra tentar se desvincular das outras denominações já que eles mesmos se identificam como evangélicos também. Mas na prática ninguém usa o termo "evangelical" fora do twitter, então do pentecostal até o anglicano são todos considerados evangélicos e protestantes também.
Não eh bem assim. Luteranos são chamados de evangélicos desde a Reforma, esse não eh o mesmo movimento evangelical do século XX e que teve Billy Gaham como destaque.
Estamos lutando para desvincular nós protestantes de denominações como a IURD por exemplo, no Brasil colocam em um balaio só mas não temos nada de semelhante com eles.
@@leandromenezes3039 Eu sou assembleiano e me considero protestante, estou errado? A IURD também não considero protestante, até porque pra eles quem não dá dízimo vai pro inferno
Muito respeitoso o vídeo. É justamente por isto, muitos terão nela uma orientação. Então, entendo…Um grande alerta deveria ser dado!! A infinidade de divisões tem sido um campo fértil para oportunistas e estes têm criado inúmeras seitas focada em praticar mais o estelionato do que a pregação do evangelho!
Mesmo com esse ponto negativo que você apontou, ainda prefiro que o indivíduo tenha a liberdade de escolher do que existir apenas uma igreja ou denominação que concentre a “autoridade” e seja a única representante de Deus na terra..
@@leosilvaedf Qual igreja feita de tijolos, areia e cimento é representante de Deus na terra? (...) Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:18-20
Venho procurando este tema no RUclips ja faz tempo e não tenho achado, fiquei muito empolgado em ver esse vídeo. Continue com seu trabalho, tem me ajudado muito na compressão de nossas ramificações.
@@mirtesmuller9787Deus M com Lutero... Isso significa que Deus morreu com Lutero! É isso mesmo que você está a dizer? Deus não morre, Deus é eterno! Lutero foi e é um marco importante na história do Cristianismo! Converta-se, porque nunca aceitou Cristo realmente! Estude a Bíblia, a Tanah e as descobertas arqueológicas! Vai ver que vai descobrir todo um mundo que você desconhece até então!
@@JoseVinicioLeiteNa verdade, do evangelicalismo. No protestantismo histórico, não vemos idolatria ao dinheiro. Não, muito pelo contrário: missionários e pregadores que vendiam tudo para a obra missionária, como por exemplo, os irmãos moravianos, que se venderam como escravos para ganhar toda uma ilha a Cristo; ou os 5 mártires de Guanabara, que preferiram a morte a negar a sua fé. Toda esta idolatria nos dias de hoje é simplesmente cegueira espiritual, orgulho e falta da presença de Cristo e Sua Palavra. É triste ver "pregadores" da prosperidade pregar a prática de algo totalmente condenável, e muitos homens e mulheres afirmarem que estes miseráveis, e pobres, e cegos e nus são "Homens de Deus". O deus que eles servem não é O SENHOR, mas o seu próprio ventre. Mas O Senhor os dirá naquele dia: apartai-vos de mim, pois nunca os conheci. Porém, nós não somos isentos. O orgulho pode tomar conta de qualquer um que não busque a Cristo. Quantas vezes somos tentados a voltar às práticas pecaminosas, e a nos colocar como servos de nosso próprio ventre! Sempre devemos lembrar que não pertencemos mais a nós mesmos, mas ao Senhor Jesus Cristo. O padre Tomás de Kempis diz em seu livro "Imitação de Cristo", que "Quem se conhece bem despreza-se a si mesmo e não se compraz nos orgulhos dos homens". O Senhor Jesus Cristo nos diz que "Qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo". (Evangelho de S. Lucas, 14:27) Sendo assim, procuremos diligentemente a Cristo por meio da Oração, de Sua Palavra, e por meio da Confissão, para que não venhamos ser presa do Orgulho, tal que leva muitos a perdição, e que leva muitos a deixar o Senhor Jesus Cristo, e a seguir por ídolos de seu próprio ventre (Avareza, Fornicação, Adultério, Invejas, Iras, Porfias, Gula, Bebedices, e muitos outros). Que O Senhor o abençoe.
@@JoseVinicioLeite Se você ler as Institutas de Calvino, ou os comentários sociais de Lutero vai ter outra percepção. Na imigração Europeia do século 19, muitos protestantes foram responsáveis pela estruturação e desenvolvimento da educação pública no país, principalmente focada em cursos especializantes, e expansão dos cursos oferecidos em universidades. Na minha cidade, por exemplo, fundada por bandeirantes católicos, Presbiterianos fundarem o primeiro hospital pulblico e a primeira universidade.
@@JoseVinicioLeiteEssa ganância por dinheiro é algo bem recente do movimento neopentecostal, tendo início com charlatães como Edir Macedo, RR Soares, Valdomiro Santiago e afins.
eu prefiro ser chamado e me identifico com cristão protestante e não uso o rotulo evangélico desde 2018 pois senti vergonha do titulo, mas venho de uma familia religiosa e praticante desde os anos 50 , mas não tenho preconceito algum, mas tenho direito a minha preferencia, sou reformado e não me considero evangelico no contexto brasileiro da palavra e o que Igreja evangelica representa a nação desde 2018 com raras exceções é claro.
Não vou mentir, também tenho aversão a esse termo... Fazem tanto escárnio em certas denominações, fazendo o Espírito Santo parecer uma entidade de raiz africana, que dá vergonha ser comparado com eles
Por isso eu sou evangélico. Sim, Jesus fundou uma Igreja. A Igreja Mística e Espiritual, formada por pessoas, que transcende tradições e instituições humanas.
Ap 22:17: "O Espírito e a noiva dizem: “Vem!”. Que todo aquele que ouve diga: “Vem!”. Quem tiver sede, venha. Quem quiser, beba de graça da água da vida."
Parabéns a produção expõem bem a diferença dos ramos. Protestante e, Evangélicos e no decorrer. Mostra que ambos caminham para um único. Vivenciar a fé salvífica , testemunhar para toda humanidade na pessoa do Senhor Jesus Cristo . Que sofreu, foi humilhado e levantando na cruz. Por derramento do seu precioso sangue. Para nós purificar. E depois com a vitória, sobre a morte ressuscitando no terceiro dia. Nós deu novamente a condição de vivermos na presença do Eterno Pai para sempre. Isto é a todos que confiar e, crê no sacrifício salvífico do Senhor Jesus Cristo. E é isso que ambos caminham de fé em fé. Tanto Protestantes e, Evangélicos. No fim somos todos filhos do Eterno Deus.
O caminho e a verdade são Jesus Cristo. Toda igreja cristã tem costumes diferentes umas das outras, mas todas tem a mesma essência e crença: Jesus é o Cristo, Filho de Deus; que foi morto numa cruz, e ressuscitou ao 3° dia.
A centralidade sempre será JESUS CRISTO,mais tem uns humanoides que não aceitam se o cara é de Paulo ou Apolo,a igreja de Corínto ainda está ativa em muitas linhas teológicas.
Sou profissional de saúde 😢 a salvação vem pelos judeus Israel Jerusalém jesus Cristo nasceu o Messias nasceu lá Deus criador Adão e Eva tudo começou lá Deus escolheu essa nação abençoada por Deus e a última guerra do planeta Terra 😢em Megido no Armagedom será lá na cidade santa o ser humano e a imagem e semelhança de Deus de todas as nações tribos e linguas a tora a palavra fala a bíblia dis todos que crê o único Deus através de jesus Cristo será salva pq o Dom gratuito de Deus e a vida eterna pq Deus e amor e o amor abrange todos povos judeus protestantes evangélicas todos adora o único Deus de Israel criador de todas as coisas tá próximo o final de todas as coisas tá próximo o apocalipse no planeta Terra o ser humano eternamente será transformado ou pro inferno eterno ou pro céu eternenamente o caso e sério e ninguém sonba dá verdade Deus acima de tudo Deus acima de todos.
@GJogos742 Olá, amigo. Tudo bem? Falo um pouco dele aqui: ruclips.net/video/9Ol_0_9wLJ0/видео.htmlsi=OIY60brNTo-92ZHz&t=749 Mas realmente, Carlos Magno merece um vídeo só pra ele. Obrigado.
Canal muito bom. Esclarecedor no aspecto de bases que permeiam o protestantismo. Ser fiel a Deus e suas escrituras é abdicar dos desejos individuais. É ter reverência e entender que um culto não é um espetáculo. Por em prática o amor de Cristo que requer obediência, amor e justiça. "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine." 1 Coríntios 6:12.
Sao Francisco de Assis [q era católico, mas seus ensinamentos era mais proximo dos cristãos valdenses] traduz muito das crenças dos evangélicos tradicionais. São Francisco de Assis foi um pre reformador extremamente importante, mas nao é devidamente reconhecido por sua relenancia na Reforma.
Evangélicos tradicionais possuem geralmente 1 x por semana, a cada 15 dias ou por mes, o chamado "culto de avivamento", q tem raizes historicas nos pos reformados
Estou na metade do vídeo, e minha compreensão deste fenômeno é: todo Cristão, ou seja a Igreja de Cristo, pode ser chamada de protestante, pois ainda defendemos "os somentes", escritura, fé, graça, Cristo, a Deus Glória, ou seja, batalhamos "pela fé que uma vez foi entregue aos santos", Judas 3; bem como a essência de uma vida cristã fervorosa no Espírito, Rom. 12:11b, assim também somos evangélicos! Isto é definição de Igreja! Agora, o "evangelicalismo" atual, é outra coisa! Pode-se discutir! Como o uso da poesia pode levar a uma mente imaginativa, mas tb dissociar termos que podem ser usados de maneira intercambiados!
Deus levantou Lutero para trazer de volta a pregação da sua santa palavra! Fui católico por 35 anos, daqueles de nunca faltar uma missa! Entretanto só fui sentir o peso da minha conversão depois que vim a estudar os escritos da Reforma Luterana, que são os mais completos estudos bíblicos à disposição que existe em ampla literatura à disposição, desde os anos 80, em português: O Livro de Concórdia; A Confissão da Esperança, que são comentários da Confissão de Augsburgo de 1530. Que foi apresentado ao rei quando este pediu uma explicação sobre uma nova doutrina que se estava ensinando nas igrejas. Depois do que, o rei mandou que os católicos fizesse o mesmo. Olha só o que responderam: - Não podemos. A não ser que nos baseamos nos pais e nas tradições da igreja. Irritado então, o rei concluiu: - Isto, quer dizer então, que eles estão com a bíblia, e nós? Não! O Catecismo Menor e o Catecismo Maior. Um manual de instrução para as crianças e em geral com grande riqueza de detalhes e o outro para os pastores; Da Liberdade Cristã; Da Autoridade Secular, e outros tantos que enriquecem o conhecimento dos leitores. Lutero se sentia inflamado pelo conhecimento da verdade e gostava de passar isto para as gerações seguintes! Assim, Lutero passou pela experiência de procurar, a partir do zero, todo o consolo para a sua salvação nas páginas do livro sagrado! Sofreu muito com a dúvida: não poderia entender a Justiça de Deus, sabia que sempre seria um pecador, jamais poderia cumprir os santos Mandamentos com a perfeição que o Senhor nos exige: “Santos sereis, porque eu, o vosso Deus sou santo. Levítico 19.2 Quase se matou nesta busca por mais de vinte anos. Até encontrar em Romanos 1.17 “.... Que o justo viverá da fé” Aprendeu então, que a bíblia contém duas doutrinas principais: A Lei, Os Dez Mandamentos e o Evangelho - A Lei nos mostra a santa vontade de Deus. O que devemos ou não fazer. E quem não a cumprir está na condenação do inferno! Não só Lutero, mas todos deviam se preocupar. São Paulo diz que ela provoca a ira e mata. Nela não há salvação para ninguém! - Já o Evangelho, ao contrário do que exige a lei, promete salvação à quem crer nos méritos de Cristo: Com sua vida, sem pecados, cumpriu a lei em meu e em teu lugar e ainda se sacrificou pelos nossos pecados. Então esta é a Justiça de Deus! No A.T. os judeus só seriam salvos, caso cresse no sacrifício do Cordeiro imolado, que apontava para o que Deus faria no futuro. Por isto não se surpreenderam quando João apontou para Jesus dizendo: “Ali está o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” Os católicos culpam Lutero por existir tantas denominações ditas cristãs! Eles estão certos! Mas de quem é a culpa? Lutero passou por amarga experiência para vir a crer. Veja o que o Senhor fez com ele! Por isto, temeu pelo futuro da sua própria igreja: Os pastores não queriam trabalhar o suficiente na pregação, isto é, convencer do triste fim que aguarda a todos e da importância de se crer no evangelho! - Muitos são chamados, mas poucos escolhidos! Mateus 22.14. É falso a pregação: - “Qualquer um pode ser salvo é só aceitar Jesus” Isto soa como se a pessoa tivesse o poder de se decidir pela fé salvadora. Serve, no entanto, para se encher as igrejas, com falsas promessas. - “Não foi vós que buscastes a mim, eu é que busquei a vós” João 15.16 - Ou: "Nós amamos porque ele nos amou primeiro." 1 João 4.19. Pela pregação do evangelho, Jesus vem salvar o seu povo dos pecados deles. Mateus 1.21 - Jesus diz:"...todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada...." Mateus 12.31-32 Que pecado é este? Diante da pregação do evangelho o Espírito Santo tenta fazer o seu trabalho que é criar a fé, no entanto, o ouvinte pode se afastar e, com isto continuar na incredulidade. Assim, não temos o livre arbítrio para se aproximar de Deus. Temos, porém, para se afastar para longe de Dele! Em quem, porém, o Espírito Santo realizou o seu trabalho, é este uma nova e saciada criatura, capaz de amar o seu semelhante e a imitá-Lo no maior exemplo de amor, isto é, a morrer por ele: muito diferente daqueles que, passam a vida preocupados com coisas de somenos importância que não trás satisfação ou que venha preencher o coração de quem quer que seja! - "Antes, santificai a Cristo como Senhor em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, com mansidão e temor." 1 Pedro 3.15 Amém Ildo Borges Fernandes
Excelente vídeo !!! Parabéns 👏👏👏 Vídeo venho com respeito e com intuito de ajudar a compreender e unir as pessoas. Apesar da tentativa de alguns de dividir !!
15:00 estava tudo muito preciso até aqui, mas quando entra na parte da avaliação das escrituras, o vídeo entra mais no campo da Neo Ortodoxia (Teologia Liberal Moderna) do que dos protestantes clássicos
Uma visão muito romântica dos elementos que separam as duas maneiras de ser cristão. Faltou informações sobre teologia da propriedade, alinhamento político com o Facismo etc.
O chamado da voz do Céu: um testemunho de conversão à verdade Lucas sempre foi um cristão protestante fervoroso. Criado em uma igreja pentecostal, ele acreditava profundamente nos princípios da Sola Scriptura e da salvação pela fé. Por anos, dedicou sua vida à pregação do Evangelho e ao serviço comunitário, mas algo dentro dele começou a inquietá-lo. Ele observava como a cultura secular estava corroendo os valores morais, até mesmo entre figuras públicas que se diziam cristãs. Além disso, ao estudar mais profundamente as Escrituras, ele começou a se deparar com inconsistências entre o que acreditava e o que a Bíblia realmente ensinava. Foi nesse contexto que ele tomou uma decisão radical: ler a Bíblia inteira, do Gênesis ao Apocalipse, sem recorrer a comentários ou interpretações denominacionais. Ele queria descobrir a verdade diretamente da Palavra de Deus, mesmo que isso significasse questionar suas próprias crenças. O encontro com Apocalipse 18,4 Depois de meses de leitura consistente, Lucas chegou ao livro do Apocalipse. Ele sempre considerou o Apocalipse um livro desafiador, repleto de simbolismos complexos. No entanto, ao chegar ao capítulo 18, algo aconteceu. O versículo 4 ressoou em seu coração de forma poderosa: “Ouvi outra voz do céu, que dizia: 'Sai dela, meu povo, para que não sejais cúmplices de seus pecados, nem acometidos por seus flagelos.'” Lucas parou. Ele releu o versículo várias vezes, sentindo como se aquelas palavras fossem dirigidas diretamente a ELE. Pela primeira vez, ele começou a questionar o que realmente significava "Babilônia". Durante anos, ele ouvira sermões que associavam Babilônia ao mundo secular ou à Igreja Católica. Contudo, algo dentro dele dizia que o significado era muito mais profundo e pessoal. Reflexões sobre a imoralidade sexual Lucas começou a pensar nas figuras públicas norte-americanas que, apesar de suas origens protestantes, viviam estilos de vida marcados pela decadência moral. Ele via celebridades que se diziam cristãs promovendo comportamentos que iam contra os mandamentos de Deus: relações extraconjugais, promiscuidade e até mesmo práticas abertamente hedonistas. Ele se perguntava como pessoas criadas na fé protestante podiam justificar estilos de vida tão contrários à Palavra de Deus. Esses pensamentos o levaram a refletir sobre o impacto que o protestantismo moderno teve na cultura. Ele começou a questionar se o rompimento com a autoridade histórica da Igreja não havia contribuído para a desordem moral que ele observava. O escândalo da bigamia de Lutero Durante suas reflexões, Lucas decidiu estudar mais profundamente a história da Reforma Protestante e de seus líderes, especialmente Martinho Lutero. Ele sempre considerara Lutero um herói da fé, o homem que libertou os cristãos das "corrupções" do catolicismo. Contudo, ao pesquisar, deparou-se com um episódio que o deixou chocado: Lutero havia permitido e até defendido a bigamia de Filipe de Hesse, um príncipe alemão que desejava se casar com outra mulher enquanto sua esposa ainda era viva. Lucas leu com atenção as cartas em que Lutero justificava a decisão, argumentando que, em casos extremos, Deus podia permitir exceções à monogamia. Isso parecia contradizer frontalmente as palavras de Jesus em Mateus 19,6: “O que Deus uniu, o homem não separe.” A descoberta abalou Lucas profundamente. Ele se perguntava: “Como Lutero, que dizia seguir apenas a Bíblia, pôde distorcer tão claramente os ensinamentos de Cristo?” Ele começou a perceber que a ideia de que cada pessoa poderia interpretar as Escrituras por conta própria havia aberto caminho para abusos e divisões dentro do cristianismo. A crise da autoridade Lucas começou a questionar o próprio fundamento do protestantismo. Ele sempre acreditara na Sola Scriptura, mas percebeu que a Bíblia não era suficiente para resolver disputas doutrinárias. Se até Lutero, o fundador do movimento protestante, havia interpretado a Bíblia de forma a justificar um pecado grave, como poderia o cristianismo sobreviver sem uma autoridade central para interpretar as Escrituras corretamente? Ele meditou profundamente em 2 Pedro 1,20: “Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.” Lucas começou a perceber que a fragmentação protestante - com suas milhares de denominações e divisões - era um sintoma dessa falta de autoridade central. O chamado à unidade Outra passagem que tocou profundamente Lucas foi João 17,21, onde Jesus ora: “Que todos sejam um, como Tu, ó Pai, estás em Mim e Eu em Ti.” Ele percebeu que a unidade era uma característica essencial da verdadeira Igreja de Cristo. No entanto, o protestantismo, desde sua origem, parecia estar baseado na divisão. Lucas começou a questionar se a verdadeira Babilônia de Apocalipse 18 não era, de fato, o sistema de divisões e heresias que se originaram com a Reforma. Ele sentiu que Deus o chamava a abandonar não apenas os pecados da cultura secular, mas também os erros teológicos que permitiram que esses pecados florescessem. O ato de abjuração Depois de meses de oração e estudo, Lucas tomou uma decisão radical: ele abjurou publicamente da heresia protestante. Em um culto de sua antiga igreja, ele subiu ao púlpito e compartilhou tudo o que havia aprendido. Ele confessou que, por anos, havia seguido uma interpretação errada das Escrituras, baseando-SE em tradições humanas em vez da verdade plena de Deus. Ele declarou: “Eu saio da Babilônia. Renuncio à divisão, ao erro e às doutrinas que desviam os cristãos do verdadeiro Evangelho. Retorno à unidade que Cristo deseja para Sua Igreja.” Um novo começo Lucas encontrou, na Igreja Católica, a plenitude da verdade que tanto buscava. Ele foi recebido com amor pela comunidade e começou um processo de catequese para entender melhor a fé católica. Finalmente, ao receber a Eucaristia pela primeira vez, ele sentiu que estava, de fato, no coração da vontade de Deus. Hoje, Lucas é um defensor fervoroso da unidade cristã e da santidade. Ele usa seu testemunho para inspirar outros protestantes a questionarem suas crenças e buscarem a verdade histórica e teológica da Igreja que Jesus fundou. Lucas sabe que a decisão de sair da "Babilônia" foi difícil, mas necessária. Para ele, Apocalipse 18,4 é um chamado claro a abandonar não apenas os pecados da cultura moderna, mas também os erros que, ao longo dos séculos, distorceram a mensagem de Cristo. E essa decisão mudou sua vida para sempre.
@@ArturSilvaGonçalves-i8r Vc com seu achismo, nunca vai mudar as leis de Deus, que existem desde o princípio Elementar, e que são, e serão sempre imutáveis 😂. Todo esse sistema religioso organizado vem da mesma fonte podre 📖😝
Filipenses 3:12-16 ARA [12] Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. [13] Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, [14] prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. [15] Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. [16] Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos."
Obrigado pela dedicação nas pesquisas e na exposição deste conteúdo. Convirjo em pontos, na maioria é divirjo em outros. Acredito que, mesmo reconhecendo o valor do evangélico e seu papel, vejo muito humanismo exagerado nele, além de forte aproximação com o culto afro e mesmo com o espiritismo na forma.
Deu merda. Lutero fez M. . ex lutetana. Ateia . Povo está se libertando do sistema pobre. Não há deus pra nos ajudar. Só entender como cada igreja foi criada. Demolidor de Mitos tem vídeos sobre a história dos fundadores. Lutero pai do Nazismo. Não vejo mais amor nos religiosos na era virtual. Religião è desgraças . Tirania. Controle. Políticos da direita
O culto evangelico TRADICIONAL prega o evangelho com explanacao teologica e histórica de forma magnificamente equilibrada, sem esquecer q a Verdade esta nos evangelhos
A missa que os padres católicos celebram é exatamente igual ao que Jesus realizou em Lucas capitulo 22 versiculo 19 à 21 e Lucas capitulo 24 versiculo13 à 32 onde aparece a procissão de entrada , os discipulos caminhando a seguir vem Jesus caminhando com eles exatamente o que acontece na missa os acolitos caminham a seguir vem o padre caminhando com eles até ao altar sagrado em seguida Jesus começa a ler as escrituras sagradas desde o antigo testamento o mesmo acontece na missa depois jesus explicou aos discipulos tudo que nas escrituras falava dele isso se realiza na umilia que os padres fazem no fim da ceia Jesus tomou o pão partiu e deu aos seus discipulos dizendo tomai todos e comei isto é o meu corpo que sera entregue por vós a seguir tomou o calice com vinho e deu aos seus discipulos dizendo tomai todos e bebei isto é o calice do meu sangue o sangue da nova e eterna aliança fazei isto em memoria de mim os padres fazem exatamente a mesma coisa no fim da missa o padre toma o pão da graças à Deus parte o pão ao meio e pronucia as palavras de Jesus em seguida toma o calice com o vinho e pronucia as palavras de Jesus depois distribui aos fieis.
Hoje você só sabe o que está escrito nas sagradas escrituras por causa da reforma que teve na igreja, pois um dos desejos de Lutero era que TODOS tivessem acesso.
Jesus não falou em Latim, não haviam imagens de escultura. Não havia Maria como co-redentora, Jesus nessa "missa" nunca falou em purgatório, em penitência e na autoridade do bispo de Roma. Jesus não vestia púrpura, não pediu para adornar o lugar com ouro, não pediu indulgências nem falou que a tradição está ao lado da escritura. Enfim, definitivamente, não existia Igreja Católica Romana, apenas Igreja de Cristo...
@@ashgame7909você está reproduzindo o que aprendeu de maneira superficial. Não fale mau do que não conhece. Mentiram pra você, a respeito da Igreja de Cristo. Que é a Igreja Católica. E você sabe quem é o pai da mentira né? Quem dividiu a Igreja né? Conheça-a. Não a conheça pelos inimigos da Santa Igreja. Mas busque conhecê-la na fonte. E vai descobrir "O tesouro escondido no campo" Jesus Cristo te espera na Santa Igreja. Paz e bem 🙏
@@ElisaSHintz Não estou reproduzindo nada, eu vivi isso. Toda a família da minha mãe eram católicos fervorosos de participar das festas, novenas e missas. Portanto ninguém me enganou, nós que fomos enganados pelas mentiras e heresias da Igreja Católica Romana.
Para a salvação não interessa a cor da pela, não interessa profissão, não interessa preferencias sexuais e o que não interessa mesmo é a religião. O que interessa é a caridade que voce fez durante sua vida.
Pra mim, que nasci no meio católico, não tenho nenhuma religião hoje, todos são considerados crentes. Sei que é errado. Por isso gosto de aprender sobre as denominações.
Aos 13'56" o narrador fala que o método histórico-crítico é essencial aos protestantes! Essa afirmação contradiz a própria essência do protestantismo, pois esta é alicerçada na tradição teológica. Método histórico-crítico está mais para o evangelicalismo, pois este método trás a inovação no bojo do liberalismo teológico, também muito comum nas igrejas evangélicas.
Os evangélicos (não todos) hoje deixam a desejar no que diz respeito a estudo dos textos bíblicos. A maioria dos evangélicos hoje nao buscam mais o conhecimento bíblico e vivem uma crença que em alguns casos ate sao opostos ao ensino bíblico. Acho bem rvidente isso, infelizmente a maioria dos evangélicos se distanciaram do ensino das escrituras.
@@editorx2023com todo respeito discordo, a crença não é superior ao conhecimento, MAS AMBOS SAO IGUALMENTE IMPORTANTE. Veja que foi Cristo que ensinou que o erro está justamente na falta de conhecimento e poder de Deus. Inclusive é nos escritos desses tais discípulos iletrados que encontramos que devemos crescer na graça E NO CONHECIMENTO. Repare que o conhecimento não é descrito como inferior a graça, MAS É MENCIONADA LADO A LADO. A fé genuína só pode ser alcançada se for com base no que a bíblia ensina, logo, o conhecimento desse bíblia é fundamental para construção de uma crença genuína em Cristo. Crença sem conhecimento é crença cega.
@@rodrigodefendente Mas veja, se fosse assim, como os analfabetos, humildes, pessoas mais simples, poderiam alcançar a graça e salvação. Jesus deu muita atenção aos "pequeninos" e disse que veio para os doentes, não consigo concilicar isso com a exigência de ter muito conhecimento. Sim, conhecimento é importante, é desejável, mas não acho necessário para salvação, logo, vem em segundo lugar, a meu ver.
AINDA BEM QUE a salvação é por fé não atraves de resultado de teologo que sempre se contradisseram, até hoje dão mais valor a Calvino e Agostinho que nem conhece direito a história idolatria desses ídolos que os tornam.
@@leonelsoares3646errado, são justamente os teólogos que são os responsáveis por trazer ao nosso conhecimento que a salvação é alcançada por meio da fé. Sem os teólogos vc não saberia disso, Quem traduziu a Bíblia para que vc tivesse o conhecimento de que jesus salva foram os teólogos, tais como Agostinho e Calvino e outros. O próprio apóstolo Paulo que escreveu a maior parte do novo testamento era teólogo. Sem o conhecimento das escrituras não há como conhecer o verdadeiro Jesus que salva. Quem é contra o conhecimento das escrituras não serve ao verdadeiro Deus.
Gente... respeitosamente... Mas o capítulo sobre a relação com as escrituras carece de aprofundamento... Embora o liberalismo teológico (caracterizado sim pelo método histórico crítico) tenha em grande parte dizimado o fervor e o apreço pela Doutrina da inerrância Bíblica nas igrejas históricas... (Luteranos, Anglicanos, Metodistas e a imensa maioria dos Batistas) isto não era uma característica dos reformadores. O Sola Scriptura é um termo surgido dos reformadores, e ele está profundamente enraizado na Doutrina da Inerrância e da Inspiração Verbal e Plenária das escrituras. Neste tema, Lutero, Calvino, Zuwinglio, Beza, Melanchton, Knox e todos os puritanos eram uníssonos. O método de interpretação bíblica destes homens não era o histórico-crítico, mas sim o Histórico-Gramatical-Teológico-Linguistico-Canonico. O Método Histórico Crítico surge como fruto do iluminismo já no Sec XVIII. Outra frase complicada: "[protestantes] reconhecendo que passagens difíceis podem ter interpretações multiplas". Esta frase faria você ser tocado de uma discussão com protestantes clássicos. Isso é coisa de liberalismo teológico, que não tem a ver nem com protestantismo, nem com liberalismo. O que, tanto protestantes como evangelicos ortodoxos defendem é que: O texto só pode ter um significado, e o significado é o que o Autor, inspirado pelo Espírito Santo, quis dizer. É exatamente por esta defesa instransingente de que o texto tem um único significado que por vezes protestantes de separam e juntam outras denominações. Isto não quer dizer que não há espaço para divergência. Mas o que vai diferenciar uma igreja de uma seita neste caso, é que nos temas primários e necessários para a salvação (Cristologia, Trindade, Segunda Vinda de Cristo, Juizo Final, Escatologia individual, Doutrina da Criação e do Pecado) deve haver unidade, e nos temas secundários (Temas relacionados ao batismo e a Ceia do Senhor, Governo de Igreja, Escatologia geral) pode haver liberdade.
Evangélico e protestantes são a mesma coisa , vem da reforma luterana, evangelicalismo e outra coisa , o editor confundiu os nomes e juntou numa coisa só ruclips.net/video/DZEv-n7iCdo/видео.htmlsi=2GS9Xl1cb19-jaBB
Olá @robertospindola9012 Talvez você não tenha visto mas eu trato essa questão durante todo o vídeo, especialmente nos minutos 38:36 a 39:50. Obrigado pelo comentário.
Então é correto afirmar que existe os protestantes e os reformadores? Os reformadores serim aqueles que "reeditaram" o pensamento protestante, como os pentecostais e demais denominações reformadas; enquanto os protestantes são os tradicionais?!
É praticamente isso. A meu ver, a ala evangélica vs ala protestante se equipara como as diferentes ordens católicas existentes, como jesuítas vs franciscanos vs dominicanos. Cada qual com seu objetivo mais específico. Todos frutos de uma mesma árvore, mas com sabores diferentes.
Sobre a fala de evangélicos carismáticos não 🚫⛔ tem jargões nesse sentido dentro do próprio evangelicalismo.... esse jargão serve mais aos católicos romanos da renovação carismática o que faz diferencial no campo doutrinal.
Boa reflexão. Os protestantes fizeram o mesmo que a igreja católica. Criaram igrejas evangélicas e estabeleceram como os fariseus uma teologia com fermento. Prefiro continuar protestante e o pão deve Ázimo ou sem fermento (mentira).
Evangélicos geralmente estão quase sempre envolvidos com o que chamamos de "misticismo gospel", deixaram a bíblia de lado para enfatizaram a experiência pessoal
@@onodoyoutube2022 Tem como viver um evangelho sem: "Coloque seu pedido de oração neste papel e vamos queimar ele no monte" ou int, "Compre essa fronha de travesseiro que foi ungida com óleo de Israel para ter um sono bom"
@@kavall5919 Qual igreja evangélica histórica brasileira que tem uma 📺 tv, rádio 📻 de amplitude nacional e internacional??? fazer relação o número de membros hoje e quanto tempo está no Brasil e qual poder de barganha dentro da política brasileira e suas instituições???
Não generalize , da mesma forma que o protestantismo surgiu do catolicismo e assim por diante , dos evangélicos surgiram os Neopentocostais eles que praticam os cultos com pessoas "rodando" e etc , não são todos os evangélicos.
Só alguns detalhes: Lutero era um Padre que morreu ainda crendo em várias heresias romana. Sua intenção nunca foi a separação, mas a reforma de sua igreja. Os católicos romanos deveriam gostar dele. Se ele tivesse vivo hoje, não aceitaria os ritos evangélicos ou protestante... se é que ha diferença entre tais. E, ser reformado, é qualquer um que creia e ponha em prática as 5 solas; isto não é uma prerrogativa de nenhuma denominação ou teólogo que se julga, A REFORMA, como um pensamento intelectual que ha por aí, que já se tornou religião(disfarçada) com nome de um reformador... que dispensa dizer o nome.
Acredito q é bem provavel q os evangélicos tradicionais vão se separar do neopetencstalusmo da teologia da prosperidade ligada a riqueza e teologia ligada a teologia do dominio, ambas dentro da impossibilidade de servir a Deus e a mamon [deus das riquezas e poder]
Minuto 15:28 - "Protestantes buscam a resposta sobre os textos difíceis em pesquisas teológicas e debates, enquanto os evangélicos perguntam aos seus pastores". Achei interessante o fato de que nenhum dos dois grupos buscam a resposta no Espírito Santo e na revelação de Deus. "20 E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo. 27 E a unção que vós recebestes dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis". (1João 2:20 e 27).
@irlanguedes O texto diz que "é quem tem a unção que sabe tudo", ou seja, quem passou pelo novo nascimento e se tornou uma nova criatura em Cristo Jesus. Nem todos os que fazem parte destes grupos denominacionais, estão no Reino de Deus. Nem todos se tornaram uma nova criatura em Cristo Jesus.
@NicksonStudentAcount A interpretação pessoal da Bíblia diz respeito ao entendimento intelectual. O texto da epístola de João que citei não se refere a entendimento intelectual, se trata do Espírito Santo testificando ao coração por meio da unção. Um exemplo clássico é a Fé de Abraão. Quando Abraão creu, nem existia Bíblia ainda, nem a Torá existia, que é o Antigo Testamento. Esta é a unção que ensina. Nada contra o estudo intelectual, sistemático da Bíblia, mas sem a unção do Espírito Santo, a Palavra de Deus não produz frutos se ficar só no intelecto. O estudo intelectual é importante, mas não gera frutos sem a unção. A palavra tem que cair no coração pra gerar frutos, tem que cair em terra boa, em terra fértil. O intelecto não é terra fértil.
Muito obrigado. Importância do Diálogo Ecumênico, da o estudo da História e da Realidade que nos envolve. "Que vejam suas boas obras e glorifiquem o Pai...". Valeu .
Onde há divisão podem ser cristãos? Protestantismo ou evangélicos seguem mesma sola scriptura mas não se entendem em suas teologias pois não há pilar que os sustentem todos os dias surge uma nova igreja da sola scriptura logo não são cristãos😞😞😞
São igrejas completamente diferentes, a igreja congregacional tem uma visão puramente memorialista dos sacramentos enquanto os pesbiterianos acreditam na presença espiritual de cristo na ceia e na regeneração dos eleitos pelo batismo, os presbiterianos são radicalmente calvinistas, tendo isso como um dos pilares de sua doutrina e prática, sendo mais litúrgicos do que os congregacionais, além é claro, de que cada igreja presbiteriana está submissa ao supremo concílio nacional, enquanto nas congregacionais a autoridade máxima são os pastores ou anciãos locais
Eles se diferem no sistema de governo da Igreja. Congregacionais a Igreja é governada diretamente pela Congregação.no voto de todos os membros. Presbiterianos governam a Igreja por um Conselho de Presbíteros eleitos pela Igreja com mandatos definidos.
Quem já no inicio de uma fala fala "MAIS" quando o correto é "MAS", perde toda a credibilidade de ter aprendido algo através da leitura. Pois, se tivesse lido, automaticamente saberia a diferença entre as duas palavras e não cometeria tal "heresia" com o português.
É uma besteira levar o título "sou protestante, sou católico, sou evangélico, sou isso, sou aquilo" A primeira vez que os cristãos foram chamados de cristãos, foi em Antioquía! O unico nome que eles levavam é o de Cristo! Congregavam somente em nome do Senhor. (Mateus 18:20) Hoje a cristandade está uma desgraça, e não sou eu quem digo isso, ó Senhor é quem diz. Leia a carta a igreja de Laudicéia. Que representa o estado final da Cristandade. ( As cartas às igreja da Ásia, representam periodos da cristandade.)
Viva a Igreja Católica Apostólica Romana, a primeira e única por mais de mil anos. Como refutar Agostinho, Tomáz de Aquino e focaf em Lutero e Calvino?
A fé é um ponto clusial como nós diz em segundo coríntios 5:15 como jesus Cristo morreu todos nós morremos com ele no batismo da sua morte e temos o dever de obedecer a Cristo que. Morreu pelo mundo
Sim, é. O próprio Lutero pediu para identificar os luteranos como EVANGÉLICOS. Mas o rótulo é necessário pq nem todas igrejas evangélicas participaram ativamente da reforma protestante, mas todas se consideram protestantes porque são o resultado da reforma.
sim mas de certa forma "não" porque bagunçaram tudo com a cada dia inventando uma igreja ou construindo sem estudos obs : a base do protestantismo é reformada/calvinista
Protestante e Evangélico, tudo mesma coisa= crentes em Cristo. Gostei do vídeo, mass...teve uma mistura com pentecostalismo como se isso fosse ser evangelico e tradição como se fosse o protestantinismo, mas não é isso.
Olha,no "fringi dos ovos" é a mesma coisa.Protestante são as igrejas q surgiram da reforma protestante e vc está correto.Soles escrituras ou só as escrituras e hoje, falamos q a Bíblia é o nosso livro de fé regra e prática o q dá no mesmo.A justificação pela fé e n por obra continua sendo o nosso lema.Sou membro de uma igreja Batista tradicional e posso falar c propriedade..O termo mais usado antigamente era protestante, depois crentes e atualmente o termo "Evangélica está na moda. Amanhã poderá ser outro termo ou nome.Quando disse q no frigir dos ovos é a mesma coisa é pq no q diz as doutrinas principais estamos de comum acordo como por ex:Cremos q Jesus é o Único Salvador.Cremos q a Salvação vem pela graça por meio da fé e n das obras..Cremos num Único Deus verdadeiro e criador de todas as coisas q existe em Três Pessoas da Divindade q chamam de Trindade Santa..Cremos na transformação do indivíduo mediante uma experiência c Cristo.Cremos q haverá um juízo c Salvos e condenados no grande julgamento.Cremos no sacrifício Salvi ico de Cristo na cruz.Essas coisas ou doutrinas são comuns entre protestantes, evangélicos,crentes ou evangélicos.
O protestantismo é um movimento de separação do catolicismo, e não há diferença em protestante e evangélicos, pois qualquer doutrina não-catolica é protestante. O vídeo faz menção de algo que é inverdade... protestantes são todos aqueles que protestam contra os dogmas católicos. Isso iniciou com Lutero. Explicar isso parece ser muito óbvio, mas visto que esse vídeo foi criado falando disso, significa que existem pessoas que desconhecem os termos e as doutrinas . O protestantismo possui mais de 30 mil denominações, na qual muitas divergem entre si tendo a bíblia como autoridade máxima e única (sola scriptura), e ao mesmo tempo que divergem em questões fundamentais, todas as dizem estar corretas. Umas dizem que batizar crianças é certo e outras dizem que não, outras defendem o divórcio e novo casamento e outras dizem que não. Entre várias outras discordâncias, todas dizem se basear nas escrituras , umas anulando as outras e todas no final estão certas. Compreendem o problema da livre interpretação? Do por que existirem muitos ramos protestantes? Denominações com doutrinas divergentes? Conclusão, so existem duas linhas teológicas, a fé católica( doutrina universal) e a fé protestante ( várias doutrinas).
Gosto muito dos vídeos deste rapaz que parece ser um bom cristão e temente a Deus. Este vídeo só demonstra a confusão protestante que se originou com Lutero. As heresias protestantes e a sola scriptura são uma mácula na cristandade. Diferente dos Ortodoxos que se separaram de nós por questões mais políticas que teológicas, os hereges protestantes seguem se dividindo, sempre estudando a Bíblia que foi escrita para e pela Igreja Católica Romana. Estes são fatos históricos, mas quem quiser continuar dividindo o Reino de Cristo sobre a Terra, em pleno século XXI, vai ter muito o que responder ao Esposo. Paz e Bem!
A sola scriptura não pode ser mácula!! Como você pode dizer que acreditar apenas nos testemunho apostólico é doença para o cristão??? Se a tradição de homens é remédio para o cristã, então você vai ter que admitir que a tradição de homens estão contra o testemunho dos apóstolos...( novo testamento)
As Escrituras não foi escrito para o catolicismo, mas sim ,para " todo aquele que crê " e concerteza a Bíblia não foi escrito pelo catolicismo, mas pelos apóstolos, testemunhas de Jesus Cristo pessoalmente. O catolicismo ortodoxo se separou ,sim, por política, havia discórdia de quem seria o Papa em questão se do oriente ou do ocidente ,cada colégio escolheram o próprio lado ,gerando a separação....já os protestantes foi totalmente teológico: 5 solas !
@ quer dizer então que Jesus ficou sem Igreja por 1500 anos? Lutero, o herege maior, foi quem fundou a Igreja? A Igreja Apostólica original é a Católica Apostólica Romana e será até a volta do Senhor.
@ a Tradição é o ensinamento oral transmitido ao longo dos séculos. O próprio Evangelho diz que ele não esgota a verdade revelada quando diz em. A. João 20,25: Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se todas essas coisas fossem escritas, uma por uma, acho que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos. É muito do que sabemos hoje em termos de doutrina veio aos Apóstolos e a Virgem Santíssima no Pentecostes. Os protestantes leem a Bíblia como cegos.
@JairoDiasJunior primeiro que sempre existiu congregações a parte do Romanismo, ver: livros Rasto de sangue, batismo estranho e os batistas, fatos históricos que comprovam a existência de congregações cristãs fora do catolicismo ,e ainda tem os Ortodoxos que há tempos rejeitou o conceito cristão do ponto de vista Romano.. . Os valdenses, albiguenses, montanistas, morávios . . O catolicismo se diz fundamentada sobre a fé apostólica então porque não baseia sua fé só nos testemunho apostólicos??? Porque adição de magistérios que afirma ser inspirado ,mesmo sem base apostólica nenhuma para isso???!!
Eu me considero protestante evangélica. Acho horrível querer separar o protestantismo do evangelismo, sendo esse um ramo daquele. Acredito q tenha a ver com ideologiacpolitica. LAMENTÁVEL.
Gosto muito dos vídeos deste rapaz que parece ser um bom cristão e temente a Deus. Este vídeo só demonstra a confusão protestante que se originou com Lutero. As heresias protestantes e a sola scriptura são uma mácula na cristandade. Diferente dos Ortodoxos que se separaram de nós por questões mais políticas que teológicas, os hereges protestantes seguem se dividindo, sempre estudando a Bíblia que foi escrita para e pela Igreja Católica Romana. Estes são fatos históricos, mas quem quiser continuar dividindo o Reino de Cristo sobre a Terra, em pleno século XXI, vai ter muito o que responder ao Esposo. Paz e Bem! PS: o único culto a Deus à Santa Missa, porque só ali se renova o Perfeito Sacrifício do Calvário, pois assim Nosso Senhor deixou que queriam que se fizesse memória Dele na quinta-feira santa. Irmãos protestantes, venham para a Casa do Pai.
@ o Verbo é o próprio Cristo. A conversão genuína não é a Palavra, mas ao Senhor Jesus que é a palavra. Infelizmente a Sola Scripitura cegou nossos irmãos protestantes, paz e bem!
O vídeo ficou bom. Mas delimitar Evangélicos (especialmente pentecostais, pelo que deduzi) não são dados ao ensino é um ledo engano. A falta de busca pelo ensino ds palavra é, aliás, geral. Mas há interessados nos dois lados. Quanto à "participação social", entendo que a maior contribuição para a sociedade de um cristão é a sua conduta que é resultante da aplicação de Mt 6.33, entre outros. Não devemos ser legalistas ao ponto de tornarmos o "escopo protestante" similar a valorização ds tradição católica, nem devemos negligenciar o ensino e aplicação da palavra, para só dar lugar "à emoção" e desviar-se da mesma Palavra. Como bem citado Gl 3.28, sejamos discípulos de Jesus e ao invés de nos virem como divergentes, sejamos vistos como "crentes" como um dia já o foi.
Luteranos-reformados-anglicanos (protestantes) vs pentencostais-batistas-não denominacionais (evangelicais) Aparentemente essa distinção também é denominacional
Batistas não são evangélicos, e como cada igreja batista é independente, pode haver uma evangélica, e outra reformada, uma calvinista e outra arminiana, existem pentecostais, mas até onde eu sei não fazem parte da associação das igrejas batistas
É melhor deixar os anglicanos fora disso. Sempre teve anglicanos que não se identificavam com o denominacionalismo protestante continental. Foi assim no século XVI e ficou ainda mais claro, com o movimento de Oxford do século XIX. Existem grupos protestantes e evangélicos, mas eles não são a totalidade e nem mesmo o mais autêntico anglicanismo.
Existem 6 religioes principais, que refletem as culturas ou países onde foram fundadas. Por exemplo budismo, judaismo, induísmo, catolicismo, islamismo e candomblé. O restante foram quebras ou novas denominacoes de lideres que inventaram formas diferentes para dizer a mesma coisa, ou conseguir adeptos a varias empresa denominadas igrejas evangélicas. Deus é um só, as divisoes sao humanas, inexistentes em outros planos. Podem inventar uma serie de teorias, a explicacao vai ser sempre a mesma: existe Deus e suas diferentes manifestações através da fé.
Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, NINGUÉM vem ao Pai, a não ser por mim. Não existem caminhos pra se chegar a Deus. Existe o caminho, e uma verdade só.
Todas essas religiões citadas por você são um fracasso espiritualmente todas pessoas que participam delas são vazias, pessoas sem paz, esperança, alegria, porquê o Espírito de Cristo não está nelas, o Evangelho prega a bíblia palavra de Deus, enquanto estas religiões pregam achismos sem base, por isso nunca encontram a verdade porquê Jesus é a própria verdade.
cristiansmo dividido em varias igrejas diferentes e com doutinas e tradicões diferentes, cada qual diz ter a verdade biblica, isso e muito contráditorio e todas dizem ter o mesmo Deus estranho iaso nunca foi o que Jesus desejou
Sim, o exclusivismo é um erro. Santo Agostinho já dizia, se existem diversas interpretações das Escrituras, mas se elas estão a serviço da caridade, então todas são verdadeiras. As visões de mundo de cada um se complementam, não precisam se excluir. Isso é arrogância.
Difícil ver essa diferença que você fala no vídeo, para mim é apenas mais um termo, todas são apenas ramificações do mesmo protestantismo como é característica do mesmo.
Apesar da denominação vale lembrar que quando Deus vier ele disse que levará os seus, a sua igreja, a igreja dele é cada um de nós que o seguimos e cumprimos o que está na Biblia independente da denominação todos amamos Nosso pai e devemos nos respeitar como irmãos.
Cara... sua voz é a melhor. Sua narração é incrível. Eu já ouvi muito vc em outros vídeos. Obrigada por fazer esse vídeo e emprestar sua super voz.. E ainda falado do Senhor de algum jeito fez toda diferença pra mim.
Gosto muito da sua voz é desejo miita prosperidade a vc garoto da voz bonita.
É IMPORTANTÍSSIMO pontuar que no Brasil _evangélico_ e _protestante_ são sinônimos para a mesma coisa: ambos os termos engloba todas as vertentes descendentes da Reforma Protestante - prova disso é que o luteranismo, a denominação mais "protestante" de todas, está presente no Brasil com os nomes Igreja *Evangélica* Luterana do Brasil e Igreja *Evangélica* de Confissão Luterana no Brasil; anglicanos tecnicamente são vistos como evangélicos também, além de presbiterianos. E também os clássicos evangélicos (avivalistas, pentecostais e carismáticos) têm perdido o preconceito de usar o termo "protestante" para se descreverem.
Lá fora protestantes são as denominações que valorizam mais a tradição e a liturgia, além do estudo e preservação da teologia da época da Reforma; a instituição igreja é vista como o principal fundamento na vida de fé. Enquanto que evangélicos são as denominações que enfatizam o evangelismo, as missões, e experiências pessoais e comunitárias com Deus, procurando formas de manter uma vida reta e piedosa aos olhos de Deus; uma vida de devoção, renúncia e entrega pessoal à Deus é o principal fundamento de sua vida de fé.
Alguns luteranos e anglicanos importaram o termo inglês _evangelical_ pra tentar se desvincular das outras denominações já que eles mesmos se identificam como evangélicos também. Mas na prática ninguém usa o termo "evangelical" fora do twitter, então do pentecostal até o anglicano são todos considerados evangélicos e protestantes também.
Não eh bem assim. Luteranos são chamados de evangélicos desde a Reforma, esse não eh o mesmo movimento evangelical do século XX e que teve Billy Gaham como destaque.
Estamos lutando para desvincular nós protestantes de denominações como a IURD por exemplo, no Brasil colocam em um balaio só mas não temos nada de semelhante com eles.
Seu comentário me fez mais sentido 🥰♥️✨
@@leandromenezes3039 Eu sou assembleiano e me considero protestante, estou errado? A IURD também não considero protestante, até porque pra eles quem não dá dízimo vai pro inferno
Igrejas evangélicas são vertentes equivocadas do protestantismo
Muito respeitoso o vídeo. É justamente por isto, muitos terão nela uma orientação. Então, entendo…Um grande alerta deveria ser dado!! A infinidade de divisões tem sido um campo fértil para oportunistas e estes têm criado inúmeras seitas focada em praticar mais o estelionato do que a pregação do evangelho!
Mesmo com esse ponto negativo que você apontou, ainda prefiro que o indivíduo tenha a liberdade de escolher do que existir apenas uma igreja ou denominação que concentre a “autoridade” e seja a única representante de Deus na terra..
Inclusive a luterana . Lutero fundou religião de maçons Rosa Cruz.
@@leosilvaedf ninguém escolhe religião. Tradição familiar tem N pastores ateus agora . Povo está descobrindo o engano. Sou ateia . Ex luterana
Vc resumiu tudo, mas o Senhor YESHUA em sua palavra já alertava sobre os falsos profetas.
@@leosilvaedf Qual igreja feita de tijolos, areia e cimento é representante de Deus na terra?
(...) Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
Mateus 28:18-20
Parabéns, exatamente isso... Sola Escriptura, sola gracia, sola fide, solus chritus e soli Deo Glory... O resumo da verdade Bíblica!!
A Escritura não é suficiente, mas útil.
@@phill4242a Escritura é sim suficiente
@@phill4242 Verdade, como a propria biblia diz.
O que percebo são protestantes seguindo a interpretação de vários escritores fora da bíblia.
Idolatrando pastores e cantores.
Não todos@@AG-BSB
Venho procurando este tema no RUclips ja faz tempo e não tenho achado, fiquei muito empolgado em ver esse vídeo. Continue com seu trabalho, tem me ajudado muito na compressão de nossas ramificações.
Deu M com Lutero. Sou ex luterana
@@mirtesmuller9787Meus pêsames se virou idólatra 😂😂
@@mirtesmuller9787Deus M com Lutero...
Isso significa que Deus morreu com Lutero!
É isso mesmo que você está a dizer?
Deus não morre, Deus é eterno!
Lutero foi e é um marco importante na história do Cristianismo!
Converta-se, porque nunca aceitou Cristo realmente!
Estude a Bíblia, a Tanah e as descobertas arqueológicas!
Vai ver que vai descobrir todo um mundo que você desconhece até então!
Uma sugestão de vídeo : A relação do Protestantismo e o Capitalismo
A relação do protestantismo com a idolatria ao dinheiro. Melhor sugestão
@@JoseVinicioLeiteNa verdade, do evangelicalismo. No protestantismo histórico, não vemos idolatria ao dinheiro. Não, muito pelo contrário: missionários e pregadores que vendiam tudo para a obra missionária, como por exemplo, os irmãos moravianos, que se venderam como escravos para ganhar toda uma ilha a Cristo; ou os 5 mártires de Guanabara, que preferiram a morte a negar a sua fé.
Toda esta idolatria nos dias de hoje é simplesmente cegueira espiritual, orgulho e falta da presença de Cristo e Sua Palavra. É triste ver "pregadores" da prosperidade pregar a prática de algo totalmente condenável, e muitos homens e mulheres afirmarem que estes miseráveis, e pobres, e cegos e nus são "Homens de Deus". O deus que eles servem não é O SENHOR, mas o seu próprio ventre.
Mas O Senhor os dirá naquele dia: apartai-vos de mim, pois nunca os conheci.
Porém, nós não somos isentos. O orgulho pode tomar conta de qualquer um que não busque a Cristo. Quantas vezes somos tentados a voltar às práticas pecaminosas, e a nos colocar como servos de nosso próprio ventre!
Sempre devemos lembrar que não pertencemos mais a nós mesmos, mas ao Senhor Jesus Cristo.
O padre Tomás de Kempis diz em seu livro "Imitação de Cristo", que "Quem se conhece bem despreza-se a si mesmo e não se compraz nos orgulhos dos homens".
O Senhor Jesus Cristo nos diz que "Qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo". (Evangelho de S. Lucas, 14:27)
Sendo assim, procuremos diligentemente a Cristo por meio da Oração, de Sua Palavra, e por meio da Confissão, para que não venhamos ser presa do Orgulho, tal que leva muitos a perdição, e que leva muitos a deixar o Senhor Jesus Cristo, e a seguir por ídolos de seu próprio ventre (Avareza, Fornicação, Adultério, Invejas, Iras, Porfias, Gula, Bebedices, e muitos outros).
Que O Senhor o abençoe.
@asafferreira5663protestantismo é heresia. Herege não é mártir
@@JoseVinicioLeite Se você ler as Institutas de Calvino, ou os comentários sociais de Lutero vai ter outra percepção.
Na imigração Europeia do século 19, muitos protestantes foram responsáveis pela estruturação e desenvolvimento da educação pública no país, principalmente focada em cursos especializantes, e expansão dos cursos oferecidos em universidades.
Na minha cidade, por exemplo, fundada por bandeirantes católicos, Presbiterianos fundarem o primeiro hospital pulblico e a primeira universidade.
@@JoseVinicioLeiteEssa ganância por dinheiro é algo bem recente do movimento neopentecostal, tendo início com charlatães como Edir Macedo, RR Soares, Valdomiro Santiago e afins.
Uau. Que video espetacular. Muito bem produzido, imparcial... destacando todos os pontos, sem partidarismo.
Que a palavra de Deus seja proclamada.
Parabéns pelo canal de vocês! Admiro demais a profundidade e, ao mesmo tempo, a didática com a qual apresentam os temas! Sou um grande fã 👏🏻
Meu Deus!
Que riqueza.... que elucidativo 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigada!
O evangelicalismo é um movimento interno ao protestantismo. Nasce na Inglaterra e ganha força nos Estados Unidos.
Suege dentro do metodismo (que antes de ser uma denominação era um movimento)
@@rubensotaku O metodismo é uma das muitas expressões do Grande Avivamento do século XVIII, sendo o movimento evangélico nascido já multifacetado.
Amém! Esse podcast foi uma bênção
Perfeita explicação! 👏👏👏👏👏👏👏
Show de Bençãos 🙏🙏🙏
Já somos um dos países mais violentos. Religião gera desgraças. Ex luterana
eu prefiro ser chamado e me identifico com cristão protestante e não uso o rotulo evangélico desde 2018 pois senti vergonha do titulo, mas venho de uma familia religiosa e praticante desde os anos 50 , mas não tenho preconceito algum, mas tenho direito a minha preferencia, sou reformado e não me considero evangelico no contexto brasileiro da palavra e o que Igreja evangelica representa a nação desde 2018 com raras exceções é claro.
Não vou mentir, também tenho aversão a esse termo... Fazem tanto escárnio em certas denominações, fazendo o Espírito Santo parecer uma entidade de raiz africana, que dá vergonha ser comparado com eles
No final não passa de vaidade... kkkk
Nao gosto do termo evangelico, prefiro ser chamado de cristao pentecostal.
Paz do SENHOR! Mas aí n seria "vaidade", por acepção de nome irmão?
Pouco importa como você quer ser chamado, o que importa o o seu credo, isso sim vai definir a sua titularidade.
Ótimo vídeo nota 10, Parabéns pela iniciativa que Deus continue os abençoando sempre 🙏🏻🙌🙏🏻🙌👏👏
Sinceramente... viver o evangelho é simples, nós é que complicamos.
e orgulho mesmo começa quando se negar que Cristo fundou sua igreja na terra ai e quando tudo ficou relativisado
@@irlanguedesQuando Jesus fundou igreja?
Por isso eu sou evangélico. Sim, Jesus fundou uma Igreja. A Igreja Mística e Espiritual, formada por pessoas, que transcende tradições e instituições humanas.
Ap 22:17: "O Espírito e a noiva dizem: “Vem!”. Que todo aquele que ouve diga: “Vem!”. Quem tiver sede, venha. Quem quiser, beba de graça da água da vida."
Glória! Maranata Ora vem Senhor Jesus 🙌🏻
Parabéns excelente vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
Ótimo vídeo irmão 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu sempre achei que protestantes é evangélicos fossem sinônimos. Eu não sabia que existia diferenças entre os dois. Obrigado pela compreensão.
Parabéns 🎉 muito esclarecedor!
Parabéns a produção expõem bem a diferença dos ramos.
Protestante e, Evangélicos e no decorrer. Mostra que ambos caminham para um único.
Vivenciar a fé salvífica , testemunhar para toda humanidade na pessoa do Senhor Jesus Cristo . Que sofreu, foi humilhado e levantando na cruz. Por derramento do seu precioso sangue. Para nós purificar. E depois com a vitória, sobre a morte ressuscitando no terceiro dia.
Nós deu novamente a condição de vivermos na presença do Eterno Pai para sempre. Isto é a todos que confiar e, crê no sacrifício salvífico do Senhor Jesus Cristo.
E é isso que ambos caminham de fé em fé.
Tanto Protestantes e, Evangélicos.
No fim somos todos filhos do Eterno Deus.
Mas é um caminho a verdade ou são vários?
O caminho e a verdade são Jesus Cristo. Toda igreja cristã tem costumes diferentes umas das outras, mas todas tem a mesma essência e crença: Jesus é o Cristo, Filho de Deus; que foi morto numa cruz, e ressuscitou ao 3° dia.
A centralidade sempre será JESUS CRISTO,mais tem uns humanoides que não aceitam se o cara é de Paulo ou Apolo,a igreja de Corínto ainda está ativa em muitas linhas teológicas.
Sou profissional de saúde 😢 a salvação vem pelos judeus Israel Jerusalém jesus Cristo nasceu o Messias nasceu lá Deus criador Adão e Eva tudo começou lá Deus escolheu essa nação abençoada por Deus e a última guerra do planeta Terra 😢em Megido no Armagedom será lá na cidade santa o ser humano e a imagem e semelhança de Deus de todas as nações tribos e linguas a tora a palavra fala a bíblia dis todos que crê o único Deus através de jesus Cristo será salva pq o Dom gratuito de Deus e a vida eterna pq Deus e amor e o amor abrange todos povos judeus protestantes evangélicas todos adora o único Deus de Israel criador de todas as coisas tá próximo o final de todas as coisas tá próximo o apocalipse no planeta Terra o ser humano eternamente será transformado ou pro inferno eterno ou pro céu eternenamente o caso e sério e ninguém sonba dá verdade Deus acima de tudo Deus acima de todos.
Nunca se viu tanta gente ruim com bíblia na mão. Ex luterana. Ateia
Sugestão de vídeo:
Falar sobre Carlos Magno, um imperador cristão.
@GJogos742 Olá, amigo. Tudo bem? Falo um pouco dele aqui: ruclips.net/video/9Ol_0_9wLJ0/видео.htmlsi=OIY60brNTo-92ZHz&t=749 Mas realmente, Carlos Magno merece um vídeo só pra ele. Obrigado.
A Igreja Batista é protestante ou evangélica?!? Fiquei confuso agora.
Até onde sei os batistas são muito flexíveis, ou seja, pode ter batistas de todas as linhas
Originalmente protestante
Eu acredito que as primeiras eram protestantes mas com o tempo surgiram novos ramos😊
Eu frequento uma Batista que é protestante.
Te convido a visitar uma igreja católica.@@eualessandrabernardo
Canal muito bom. Esclarecedor no aspecto de bases que permeiam o protestantismo. Ser fiel a Deus e suas escrituras é abdicar dos desejos individuais. É ter reverência e entender que um culto não é um espetáculo. Por em prática o amor de Cristo que requer obediência, amor e justiça. "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine." 1 Coríntios 6:12.
Então lutero não era protestante
Que vídeo top ,,,,,,, parabéns
Ótimo vídeo.
Sao Francisco de Assis [q era católico, mas seus ensinamentos era mais proximo dos cristãos valdenses] traduz muito das crenças dos evangélicos tradicionais.
São Francisco de Assis foi um pre reformador extremamente importante, mas nao é devidamente reconhecido por sua relenancia na Reforma.
Parabéns pelo vídeo e pela exposição textual crônica do tema! A abordagem foi bastante interessante!
Evangélicos tradicionais possuem geralmente 1 x por semana, a cada 15 dias ou por mes, o chamado "culto de avivamento", q tem raizes historicas nos pos reformados
Estou na metade do vídeo, e minha compreensão deste fenômeno é: todo Cristão, ou seja a Igreja de Cristo, pode ser chamada de protestante, pois ainda defendemos "os somentes", escritura, fé, graça, Cristo, a Deus Glória, ou seja, batalhamos "pela fé que uma vez foi entregue aos santos", Judas 3; bem como a essência de uma vida cristã fervorosa no Espírito, Rom. 12:11b, assim também somos evangélicos!
Isto é definição de Igreja!
Agora, o "evangelicalismo" atual, é outra coisa! Pode-se discutir!
Como o uso da poesia pode levar a uma mente imaginativa, mas tb dissociar termos que podem ser usados de maneira intercambiados!
Excelente tema e vídeo! Parabéns!
Deus levantou Lutero para trazer de volta a pregação da sua santa palavra!
Fui católico por 35 anos, daqueles de nunca faltar uma missa! Entretanto só fui sentir o peso da minha conversão depois que vim a estudar os escritos da Reforma Luterana, que são os mais completos estudos bíblicos à disposição que existe em ampla literatura à disposição, desde os anos 80, em português: O Livro de Concórdia; A Confissão da Esperança, que são comentários da Confissão de Augsburgo de 1530. Que foi apresentado ao rei quando este pediu uma explicação sobre uma nova doutrina que se estava ensinando nas igrejas. Depois do que, o rei mandou que os católicos fizesse o mesmo. Olha só o que responderam: - Não podemos. A não ser que nos baseamos nos pais e nas tradições da igreja. Irritado então, o rei concluiu: - Isto, quer dizer então, que eles estão com a bíblia, e nós? Não!
O Catecismo Menor e o Catecismo Maior. Um manual de instrução para as crianças e em geral com grande riqueza de detalhes e o outro para os pastores; Da Liberdade Cristã; Da Autoridade Secular, e outros tantos que enriquecem o conhecimento dos leitores. Lutero se sentia inflamado pelo conhecimento da verdade e gostava de passar isto para as gerações seguintes!
Assim, Lutero passou pela experiência de procurar, a partir do zero, todo o consolo para a sua salvação nas páginas do livro sagrado! Sofreu muito com a dúvida: não poderia entender a Justiça de Deus, sabia que sempre seria um pecador, jamais poderia cumprir os santos Mandamentos com a perfeição que o Senhor nos exige: “Santos sereis, porque eu, o vosso Deus sou santo. Levítico 19.2 Quase se matou nesta busca por mais de vinte anos. Até encontrar em Romanos 1.17 “.... Que o justo viverá da fé”
Aprendeu então, que a bíblia contém duas doutrinas principais: A Lei, Os Dez Mandamentos e o Evangelho
- A Lei nos mostra a santa vontade de Deus. O que devemos ou não fazer. E quem não a cumprir está na condenação do inferno! Não só Lutero, mas todos deviam se preocupar. São Paulo diz que ela provoca a ira e mata. Nela não há salvação para ninguém!
- Já o Evangelho, ao contrário do que exige a lei, promete salvação à quem crer nos méritos de Cristo: Com sua vida, sem pecados, cumpriu a lei em meu e em teu lugar e ainda se sacrificou pelos nossos pecados. Então esta é a Justiça de Deus! No A.T. os judeus só seriam salvos, caso cresse no sacrifício do Cordeiro imolado, que apontava para o que Deus faria no futuro. Por isto não se surpreenderam quando João apontou para Jesus dizendo: “Ali está o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”
Os católicos culpam Lutero por existir tantas denominações ditas cristãs! Eles estão certos! Mas de quem é a culpa? Lutero passou por amarga experiência para vir a crer. Veja o que o Senhor fez com ele! Por isto, temeu pelo futuro da sua própria igreja: Os pastores não queriam trabalhar o suficiente na pregação, isto é, convencer do triste fim que aguarda a todos e da importância de se crer no evangelho! - Muitos são chamados, mas poucos escolhidos! Mateus 22.14. É falso a pregação: - “Qualquer um pode ser salvo é só aceitar Jesus” Isto soa como se a pessoa tivesse o poder de se decidir pela fé salvadora. Serve, no entanto, para se encher as igrejas, com falsas promessas. - “Não foi vós que buscastes a mim, eu é que busquei a vós” João 15.16 - Ou: "Nós amamos porque ele nos amou primeiro." 1 João 4.19. Pela pregação do evangelho, Jesus vem salvar o seu povo dos pecados deles. Mateus 1.21 - Jesus diz:"...todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada...." Mateus 12.31-32 Que pecado é este? Diante da pregação do evangelho o Espírito Santo tenta fazer o seu trabalho que é criar a fé, no entanto, o ouvinte pode se afastar e, com isto continuar na incredulidade. Assim, não temos o livre arbítrio para se aproximar de Deus. Temos, porém, para se afastar para longe de Dele!
Em quem, porém, o Espírito Santo realizou o seu trabalho, é este uma nova e saciada criatura, capaz de amar o seu semelhante e a imitá-Lo no maior exemplo de amor, isto é, a morrer por ele: muito diferente daqueles que, passam a vida preocupados com coisas de somenos importância que não trás satisfação ou que venha preencher o coração de quem quer que seja! - "Antes, santificai a Cristo como Senhor em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, com mansidão e temor." 1 Pedro 3.15
Amém
Ildo Borges Fernandes
Excelente vídeo !!! Parabéns 👏👏👏
Vídeo venho com respeito e com intuito de ajudar a compreender e unir as pessoas. Apesar da tentativa de alguns de dividir !!
esse canal é especial
15:00 estava tudo muito preciso até aqui, mas quando entra na parte da avaliação das escrituras, o vídeo entra mais no campo da Neo Ortodoxia (Teologia Liberal Moderna) do que dos protestantes clássicos
Protestantismo é heresia irmão. Sai dela povo meu
Uma visão muito romântica dos elementos que separam as duas maneiras de ser cristão. Faltou informações sobre teologia da propriedade, alinhamento político com o Facismo etc.
Traduzindo... 500 anos depois tem 40 mil denominações protestantes cada uma achando que está fazendo a verdadeira reforma.
Não concordo....cada uma fessas qie vc citou esta procurando a vida eterna.
Fodase os CNPJs o que importa são as almas que servem a Deus dr verdade
@@Kemelysanttos24 kkkkkkkkkk que comentário contraditório
Kkkk de onde vc tirou essa fonte de 40 mil ?
40 mil denominações ? Daqui pouco empata com números de santos !!! Cada um com sua igreja com seu nome e altar para ser adorado !
Esse canal é de qual Denominação?
Por favor me respondam 😊
Protestante: catolico que deixou de ser romano; evangélico: protestante modernizado; gospel: evangélico pos moderno.
O chamado da voz do Céu: um testemunho de conversão à verdade
Lucas sempre foi um cristão protestante fervoroso. Criado em uma igreja pentecostal, ele acreditava profundamente nos princípios da Sola Scriptura e da salvação pela fé. Por anos, dedicou sua vida à pregação do Evangelho e ao serviço comunitário, mas algo dentro dele começou a inquietá-lo. Ele observava como a cultura secular estava corroendo os valores morais, até mesmo entre figuras públicas que se diziam cristãs. Além disso, ao estudar mais profundamente as Escrituras, ele começou a se deparar com inconsistências entre o que acreditava e o que a Bíblia realmente ensinava.
Foi nesse contexto que ele tomou uma decisão radical: ler a Bíblia inteira, do Gênesis ao Apocalipse, sem recorrer a comentários ou interpretações denominacionais. Ele queria descobrir a verdade diretamente da Palavra de Deus, mesmo que isso significasse questionar suas próprias crenças.
O encontro com Apocalipse 18,4
Depois de meses de leitura consistente, Lucas chegou ao livro do Apocalipse. Ele sempre considerou o Apocalipse um livro desafiador, repleto de simbolismos complexos. No entanto, ao chegar ao capítulo 18, algo aconteceu. O versículo 4 ressoou em seu coração de forma poderosa:
“Ouvi outra voz do céu, que dizia: 'Sai dela, meu povo, para que não sejais cúmplices de seus pecados, nem acometidos por seus flagelos.'”
Lucas parou. Ele releu o versículo várias vezes, sentindo como se aquelas palavras fossem dirigidas diretamente a ELE. Pela primeira vez, ele começou a questionar o que realmente significava "Babilônia". Durante anos, ele ouvira sermões que associavam Babilônia ao mundo secular ou à Igreja Católica. Contudo, algo dentro dele dizia que o significado era muito mais profundo e pessoal.
Reflexões sobre a imoralidade sexual
Lucas começou a pensar nas figuras públicas norte-americanas que, apesar de suas origens protestantes, viviam estilos de vida marcados pela decadência moral. Ele via celebridades que se diziam cristãs promovendo comportamentos que iam contra os mandamentos de Deus: relações extraconjugais, promiscuidade e até mesmo práticas abertamente hedonistas. Ele se perguntava como pessoas criadas na fé protestante podiam justificar estilos de vida tão contrários à Palavra de Deus.
Esses pensamentos o levaram a refletir sobre o impacto que o protestantismo moderno teve na cultura. Ele começou a questionar se o rompimento com a autoridade histórica da Igreja não havia contribuído para a desordem moral que ele observava.
O escândalo da bigamia de Lutero
Durante suas reflexões, Lucas decidiu estudar mais profundamente a história da Reforma Protestante e de seus líderes, especialmente Martinho Lutero. Ele sempre considerara Lutero um herói da fé, o homem que libertou os cristãos das "corrupções" do catolicismo. Contudo, ao pesquisar, deparou-se com um episódio que o deixou chocado: Lutero havia permitido e até defendido a bigamia de Filipe de Hesse, um príncipe alemão que desejava se casar com outra mulher enquanto sua esposa ainda era viva.
Lucas leu com atenção as cartas em que Lutero justificava a decisão, argumentando que, em casos extremos, Deus podia permitir exceções à monogamia. Isso parecia contradizer frontalmente as palavras de Jesus em Mateus 19,6: “O que Deus uniu, o homem não separe.”
A descoberta abalou Lucas profundamente. Ele se perguntava: “Como Lutero, que dizia seguir apenas a Bíblia, pôde distorcer tão claramente os ensinamentos de Cristo?” Ele começou a perceber que a ideia de que cada pessoa poderia interpretar as Escrituras por conta própria havia aberto caminho para abusos e divisões dentro do cristianismo.
A crise da autoridade
Lucas começou a questionar o próprio fundamento do protestantismo. Ele sempre acreditara na Sola Scriptura, mas percebeu que a Bíblia não era suficiente para resolver disputas doutrinárias. Se até Lutero, o fundador do movimento protestante, havia interpretado a Bíblia de forma a justificar um pecado grave, como poderia o cristianismo sobreviver sem uma autoridade central para interpretar as Escrituras corretamente?
Ele meditou profundamente em 2 Pedro 1,20: “Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.” Lucas começou a perceber que a fragmentação protestante - com suas milhares de denominações e divisões - era um sintoma dessa falta de autoridade central.
O chamado à unidade
Outra passagem que tocou profundamente Lucas foi João 17,21, onde Jesus ora: “Que todos sejam um, como Tu, ó Pai, estás em Mim e Eu em Ti.” Ele percebeu que a unidade era uma característica essencial da verdadeira Igreja de Cristo. No entanto, o protestantismo, desde sua origem, parecia estar baseado na divisão.
Lucas começou a questionar se a verdadeira Babilônia de Apocalipse 18 não era, de fato, o sistema de divisões e heresias que se originaram com a Reforma. Ele sentiu que Deus o chamava a abandonar não apenas os pecados da cultura secular, mas também os erros teológicos que permitiram que esses pecados florescessem.
O ato de abjuração
Depois de meses de oração e estudo, Lucas tomou uma decisão radical: ele abjurou publicamente da heresia protestante. Em um culto de sua antiga igreja, ele subiu ao púlpito e compartilhou tudo o que havia aprendido. Ele confessou que, por anos, havia seguido uma interpretação errada das Escrituras, baseando-SE em tradições humanas em vez da verdade plena de Deus.
Ele declarou: “Eu saio da Babilônia. Renuncio à divisão, ao erro e às doutrinas que desviam os cristãos do verdadeiro Evangelho. Retorno à unidade que Cristo deseja para Sua Igreja.”
Um novo começo
Lucas encontrou, na Igreja Católica, a plenitude da verdade que tanto buscava. Ele foi recebido com amor pela comunidade e começou um processo de catequese para entender melhor a fé católica. Finalmente, ao receber a Eucaristia pela primeira vez, ele sentiu que estava, de fato, no coração da vontade de Deus.
Hoje, Lucas é um defensor fervoroso da unidade cristã e da santidade. Ele usa seu testemunho para inspirar outros protestantes a questionarem suas crenças e buscarem a verdade histórica e teológica da Igreja que Jesus fundou.
Lucas sabe que a decisão de sair da "Babilônia" foi difícil, mas necessária. Para ele, Apocalipse 18,4 é um chamado claro a abandonar não apenas os pecados da cultura moderna, mas também os erros que, ao longo dos séculos, distorceram a mensagem de Cristo. E essa decisão mudou sua vida para sempre.
@@ArturSilvaGonçalves-i8r
Tudo farinha do mesmo saco 💰💰💰💶💰💶
?;@@OripesCarlos não acho
@@ArturSilvaGonçalves-i8r
Vc com seu achismo, nunca vai mudar as leis de Deus, que existem desde o princípio Elementar, e que são, e serão sempre imutáveis 😂. Todo esse sistema religioso organizado vem da mesma fonte podre 📖😝
Filipenses 3:12-16 ARA
[12] Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. [13] Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, [14] prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. [15] Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. [16] Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos."
Obrigado pela dedicação nas pesquisas e na exposição deste conteúdo. Convirjo em pontos, na maioria é divirjo em outros. Acredito que, mesmo reconhecendo o valor do evangélico e seu papel, vejo muito humanismo exagerado nele, além de forte aproximação com o culto afro e mesmo com o espiritismo na forma.
O evangelicaismo surgiu da ramificação do protestantismo.
Deu merda. Lutero fez M. . ex lutetana. Ateia . Povo está se libertando do sistema pobre. Não há deus pra nos ajudar. Só entender como cada igreja foi criada. Demolidor de Mitos tem vídeos sobre a história dos fundadores. Lutero pai do Nazismo. Não vejo mais amor nos religiosos na era virtual. Religião è desgraças . Tirania. Controle. Políticos da direita
O culto evangelico TRADICIONAL prega o evangelho com explanacao teologica e histórica de forma magnificamente equilibrada, sem esquecer q a Verdade esta nos evangelhos
Amei❤
A missa que os padres católicos celebram é exatamente igual ao que Jesus realizou em Lucas capitulo 22 versiculo 19 à 21 e Lucas capitulo 24 versiculo13 à 32 onde aparece a procissão de entrada , os discipulos caminhando a seguir vem Jesus caminhando com eles exatamente o que acontece na missa os acolitos caminham a seguir vem o padre caminhando com eles até ao altar sagrado em seguida Jesus começa a ler as escrituras sagradas desde o antigo testamento o mesmo acontece na missa depois jesus explicou aos discipulos tudo que nas escrituras falava dele isso se realiza na umilia que os padres fazem no fim da ceia Jesus tomou o pão partiu e deu aos seus discipulos dizendo tomai todos e comei isto é o meu corpo que sera entregue por vós a seguir tomou o calice com vinho e deu aos seus discipulos dizendo tomai todos e bebei isto é o calice do meu sangue o sangue da nova e eterna aliança fazei isto em memoria de mim os padres fazem exatamente a mesma coisa no fim da missa o padre toma o pão da graças à Deus parte o pão ao meio e pronucia as palavras de Jesus em seguida toma o calice com o vinho e pronucia as palavras de Jesus depois distribui aos fieis.
Pois é.Depois de Lutero e calvino .veio a torre de Babel.
Hoje você só sabe o que está escrito nas sagradas escrituras por causa da reforma que teve na igreja, pois um dos desejos de Lutero era que TODOS tivessem acesso.
Jesus não falou em Latim, não haviam imagens de escultura. Não havia Maria como co-redentora, Jesus nessa "missa" nunca falou em purgatório, em penitência e na autoridade do bispo de Roma.
Jesus não vestia púrpura, não pediu para adornar o lugar com ouro, não pediu indulgências nem falou que a tradição está ao lado da escritura.
Enfim, definitivamente, não existia Igreja Católica Romana, apenas Igreja de Cristo...
@@ashgame7909você está reproduzindo o que aprendeu de maneira superficial. Não fale mau do que não conhece. Mentiram pra você, a respeito da Igreja de Cristo. Que é a Igreja Católica. E você sabe quem é o pai da mentira né? Quem dividiu a Igreja né? Conheça-a. Não a conheça pelos inimigos da Santa Igreja. Mas busque conhecê-la na fonte. E vai descobrir "O tesouro escondido no campo" Jesus Cristo te espera na Santa Igreja. Paz e bem 🙏
@@ElisaSHintz Não estou reproduzindo nada, eu vivi isso. Toda a família da minha mãe eram católicos fervorosos de participar das festas, novenas e missas. Portanto ninguém me enganou, nós que fomos enganados pelas mentiras e heresias da Igreja Católica Romana.
Para a salvação não interessa a cor da pela, não interessa profissão, não interessa preferencias sexuais e o que não interessa mesmo é a religião. O que interessa é a caridade que voce fez durante sua vida.
Pra mim, que nasci no meio católico, não tenho nenhuma religião hoje, todos são considerados crentes. Sei que é errado. Por isso gosto de aprender sobre as denominações.
Aos 13'56" o narrador fala que o método histórico-crítico é essencial aos protestantes! Essa afirmação contradiz a própria essência do protestantismo, pois esta é alicerçada na tradição teológica. Método histórico-crítico está mais para o evangelicalismo, pois este método trás a inovação no bojo do liberalismo teológico, também muito comum nas igrejas evangélicas.
Não há como caminhar mais perto de Deus sem certezas absolutas, ou ao menos convicção delas.
A bíblia cheia de contradições. Eu tive certeza que Deus existe e ajuda. Fui enganada . Ex lutetana
Os evangélicos (não todos) hoje deixam a desejar no que diz respeito a estudo dos textos bíblicos. A maioria dos evangélicos hoje nao buscam mais o conhecimento bíblico e vivem uma crença que em alguns casos ate sao opostos ao ensino bíblico. Acho bem rvidente isso, infelizmente a maioria dos evangélicos se distanciaram do ensino das escrituras.
É importante estudar, mas cuidado, os primeiros apóstolos eram iletrados, pescadores, pessoas comuns. A crença é muito superior ao conhecimento.
@@editorx2023com todo respeito discordo, a crença não é superior ao conhecimento, MAS AMBOS SAO IGUALMENTE IMPORTANTE. Veja que foi Cristo que ensinou que o erro está justamente na falta de conhecimento e poder de Deus.
Inclusive é nos escritos desses tais discípulos iletrados que encontramos que devemos crescer na graça E NO CONHECIMENTO.
Repare que o conhecimento não é descrito como inferior a graça, MAS É MENCIONADA LADO A LADO. A fé genuína só pode ser alcançada se for com base no que a bíblia ensina, logo, o conhecimento desse bíblia é fundamental para construção de uma crença genuína em Cristo. Crença sem conhecimento é crença cega.
@@rodrigodefendente Mas veja, se fosse assim, como os analfabetos, humildes, pessoas mais simples, poderiam alcançar a graça e salvação. Jesus deu muita atenção aos "pequeninos" e disse que veio para os doentes, não consigo concilicar isso com a exigência de ter muito conhecimento. Sim, conhecimento é importante, é desejável, mas não acho necessário para salvação, logo, vem em segundo lugar, a meu ver.
AINDA BEM QUE a salvação é por fé não atraves de resultado de teologo que sempre se contradisseram, até hoje dão mais valor a Calvino e Agostinho que nem conhece direito a história idolatria desses ídolos que os tornam.
@@leonelsoares3646errado, são justamente os teólogos que são os responsáveis por trazer ao nosso conhecimento que a salvação é alcançada por meio da fé. Sem os teólogos vc não saberia disso,
Quem traduziu a Bíblia para que vc tivesse o conhecimento de que jesus salva foram os teólogos, tais como Agostinho e Calvino e outros.
O próprio apóstolo Paulo que escreveu a maior parte do novo testamento era teólogo.
Sem o conhecimento das escrituras não há como conhecer o verdadeiro Jesus que salva. Quem é contra o conhecimento das escrituras não serve ao verdadeiro Deus.
Entre esses dois grupos, qual deles segue o exemplo de Cristo ????
Sai pessoas que seguem o exemplo e não os grupos
Gente... respeitosamente...
Mas o capítulo sobre a relação com as escrituras carece de aprofundamento...
Embora o liberalismo teológico (caracterizado sim pelo método histórico crítico) tenha em grande parte dizimado o fervor e o apreço pela Doutrina da inerrância Bíblica nas igrejas históricas... (Luteranos, Anglicanos, Metodistas e a imensa maioria dos Batistas) isto não era uma característica dos reformadores.
O Sola Scriptura é um termo surgido dos reformadores, e ele está profundamente enraizado na Doutrina da Inerrância e da Inspiração Verbal e Plenária das escrituras.
Neste tema, Lutero, Calvino, Zuwinglio, Beza, Melanchton, Knox e todos os puritanos eram uníssonos.
O método de interpretação bíblica destes homens não era o histórico-crítico, mas sim o Histórico-Gramatical-Teológico-Linguistico-Canonico.
O Método Histórico Crítico surge como fruto do iluminismo já no Sec XVIII.
Outra frase complicada: "[protestantes] reconhecendo que passagens difíceis podem ter interpretações multiplas". Esta frase faria você ser tocado de uma discussão com protestantes clássicos.
Isso é coisa de liberalismo teológico, que não tem a ver nem com protestantismo, nem com liberalismo.
O que, tanto protestantes como evangelicos ortodoxos defendem é que: O texto só pode ter um significado, e o significado é o que o Autor, inspirado pelo Espírito Santo, quis dizer. É exatamente por esta defesa instransingente de que o texto tem um único significado que por vezes protestantes de separam e juntam outras denominações.
Isto não quer dizer que não há espaço para divergência. Mas o que vai diferenciar uma igreja de uma seita neste caso, é que nos temas primários e necessários para a salvação (Cristologia, Trindade, Segunda Vinda de Cristo, Juizo Final, Escatologia individual, Doutrina da Criação e do Pecado) deve haver unidade, e nos temas secundários (Temas relacionados ao batismo e a Ceia do Senhor, Governo de Igreja, Escatologia geral) pode haver liberdade.
Bom vídeo, mas caiu no mesmo erro de muitos outros que tentaram distinguir as vertentes cristãs, as inegáveis digitais do autor.
É muito simples, se a comunidade adota:
Símbolos de fé (catecismos, confissões de fé) ;
e, as cinco Solas. É protestante.
Então quase não tem igreja protestante
Evangélico e protestantes são a mesma coisa , vem da reforma luterana, evangelicalismo e outra coisa , o editor confundiu os nomes e juntou numa coisa só
ruclips.net/video/DZEv-n7iCdo/видео.htmlsi=2GS9Xl1cb19-jaBB
É diferente o protestantismo é a fé apostólica . Os pentecostais evangélicos vieram mais tarde e tem confissão de fé diferente . Mais todos são irmãos
Olá @robertospindola9012 Talvez você não tenha visto mas eu trato essa questão durante todo o vídeo, especialmente nos minutos 38:36 a 39:50. Obrigado pelo comentário.
Igreja primitiva é uma coisa, católica é outra, protestantes são ainda outra, evangélicos outra ainda mais e neopentecostais outra.
@@lucasluz4972a Igreja primitiva é católica
As imagens que você usa no seus videos são geradas por inteligência artificial ou você usa imagens reais?
Na ciência histórica protestante com evangélicos e tudo a mesma coisa, todos adoram a Deus e Jesus baseado na fé em Deus e a Bíblia sagrada.
Então é correto afirmar que existe os protestantes e os reformadores? Os reformadores serim aqueles que "reeditaram" o pensamento protestante, como os pentecostais e demais denominações reformadas; enquanto os protestantes são os tradicionais?!
É praticamente isso. A meu ver, a ala evangélica vs ala protestante se equipara como as diferentes ordens católicas existentes, como jesuítas vs franciscanos vs dominicanos. Cada qual com seu objetivo mais específico. Todos frutos de uma mesma árvore, mas com sabores diferentes.
Sobre a fala de evangélicos carismáticos não 🚫⛔ tem jargões nesse sentido dentro do próprio evangelicalismo.... esse jargão serve mais aos católicos romanos da renovação carismática o que faz diferencial no campo doutrinal.
A principal coisa que a reforma religiosa não reformou e persiste até hoje no evangelicanismo é a hipocrisia metódica.
Boa reflexão. Os protestantes fizeram o mesmo que a igreja católica. Criaram igrejas evangélicas e estabeleceram como os fariseus uma teologia com fermento. Prefiro continuar protestante e o pão deve Ázimo ou sem fermento (mentira).
Sem o estido dos pre reformadores, impossivel compreender evangélicos
Evangélicos geralmente estão quase sempre envolvidos com o que chamamos de "misticismo gospel", deixaram a bíblia de lado para enfatizaram a experiência pessoal
Neopentecostalismo
Não tem nada mais místico do que a oração. Não tem como viver o evangelho e abrir mão do misticismo. "Necessário é nascer de novo".
@@onodoyoutube2022 Tem como viver um evangelho sem: "Coloque seu pedido de oração neste papel e vamos queimar ele no monte" ou int, "Compre essa fronha de travesseiro que foi ungida com óleo de Israel para ter um sono bom"
@@kavall5919 Qual igreja evangélica histórica brasileira que tem uma 📺 tv, rádio 📻 de amplitude nacional e internacional??? fazer relação o número de membros hoje e quanto tempo está no Brasil e qual poder de barganha dentro da política brasileira e suas instituições???
Não generalize , da mesma forma que o protestantismo surgiu do catolicismo e assim por diante , dos evangélicos surgiram os Neopentocostais eles que praticam os cultos com pessoas "rodando" e etc , não são todos os evangélicos.
Só alguns detalhes: Lutero era um Padre que morreu ainda crendo em várias heresias romana. Sua intenção nunca foi a separação, mas a reforma de sua igreja. Os católicos romanos deveriam gostar dele. Se ele tivesse vivo hoje, não aceitaria os ritos evangélicos ou protestante... se é que ha diferença entre tais. E, ser reformado, é qualquer um que creia e ponha em prática as 5 solas; isto não é uma prerrogativa de nenhuma denominação ou teólogo que se julga, A REFORMA, como um pensamento intelectual que ha por aí, que já se tornou religião(disfarçada) com nome de um reformador... que dispensa dizer o nome.
Acredito q é bem provavel q os evangélicos tradicionais vão se separar do neopetencstalusmo da teologia da prosperidade ligada a riqueza e teologia ligada a teologia do dominio, ambas dentro da impossibilidade de servir a Deus e a mamon [deus das riquezas e poder]
Minuto 15:28 - "Protestantes buscam a resposta sobre os textos difíceis em pesquisas teológicas e debates, enquanto os evangélicos perguntam aos seus pastores". Achei interessante o fato de que nenhum dos dois grupos buscam a resposta no Espírito Santo e na revelação de Deus.
"20 E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo. 27 E a unção que vós recebestes dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis".
(1João 2:20 e 27).
sabem tudo e 40 mil igrejas tofo dia abri varias estranho essa verdade multifacelada
@irlanguedes O texto diz que "é quem tem a unção que sabe tudo", ou seja, quem passou pelo novo nascimento e se tornou uma nova criatura em Cristo Jesus. Nem todos os que fazem parte destes grupos denominacionais, estão no Reino de Deus. Nem todos se tornaram uma nova criatura em Cristo Jesus.
E profecia, você pode interpretar ou precisa de alguém que ensine?? Em segunda Pedro é dito que somos proibidos de Interpretar@@Keebrantado
@NicksonStudentAcount A interpretação pessoal da Bíblia diz respeito ao entendimento intelectual. O texto da epístola de João que citei não se refere a entendimento intelectual, se trata do Espírito Santo testificando ao coração por meio da unção. Um exemplo clássico é a Fé de Abraão. Quando Abraão creu, nem existia Bíblia ainda, nem a Torá existia, que é o Antigo Testamento. Esta é a unção que ensina. Nada contra o estudo intelectual, sistemático da Bíblia, mas sem a unção do Espírito Santo, a Palavra de Deus não produz frutos se ficar só no intelecto. O estudo intelectual é importante, mas não gera frutos sem a unção. A palavra tem que cair no coração pra gerar frutos, tem que cair em terra boa, em terra fértil. O intelecto não é terra fértil.
Muito obrigado. Importância do Diálogo Ecumênico, da o estudo da História e da Realidade que nos envolve. "Que vejam suas boas obras e glorifiquem o Pai...". Valeu .
Ao inves de “ Evangelico” não seria melhor botar “ Pentecostal” ?
Quanto mais tendo entender , menos entendo.
Virei ateia. Ex luterana.
@@mirtesmuller9787😂😂
Onde há divisão podem ser cristãos? Protestantismo ou evangélicos seguem mesma sola scriptura mas não se entendem em suas teologias pois não há pilar que os sustentem todos os dias surge uma nova igreja da sola scriptura logo não são cristãos😞😞😞
O evangelismo esta mais ligado na sua forma de crer aos pre reformadores do q aos eua
Boa tarde! Poderia trazer diferenças entre a Igreja Congregacional e Presbiteriana ?
São igrejas completamente diferentes, a igreja congregacional tem uma visão puramente memorialista dos sacramentos enquanto os pesbiterianos acreditam na presença espiritual de cristo na ceia e na regeneração dos eleitos pelo batismo, os presbiterianos são radicalmente calvinistas, tendo isso como um dos pilares de sua doutrina e prática, sendo mais litúrgicos do que os congregacionais, além é claro, de que cada igreja presbiteriana está submissa ao supremo concílio nacional, enquanto nas congregacionais a autoridade máxima são os pastores ou anciãos locais
Eles se diferem no sistema de governo da Igreja. Congregacionais a Igreja é governada diretamente pela Congregação.no voto de todos os membros. Presbiterianos governam a Igreja por um Conselho de Presbíteros eleitos pela Igreja com mandatos definidos.
Os presbiterianos estão mais parecidos com o governo da Igreja primitiva relatada em atos dos Apóstolos.
Quem já no inicio de uma fala fala "MAIS" quando o correto é "MAS", perde toda a credibilidade de ter aprendido algo através da leitura. Pois, se tivesse lido, automaticamente saberia a diferença entre as duas palavras e não cometeria tal "heresia" com o português.
É uma besteira levar o título "sou protestante, sou católico, sou evangélico, sou isso, sou aquilo"
A primeira vez que os cristãos foram chamados de cristãos, foi em Antioquía! O unico nome que eles levavam é o de Cristo! Congregavam somente em nome do Senhor. (Mateus 18:20) Hoje a cristandade está uma desgraça, e não sou eu quem digo isso, ó Senhor é quem diz. Leia a carta a igreja de Laudicéia. Que representa o estado final da Cristandade. ( As cartas às igreja da Ásia, representam periodos da cristandade.)
Viva a Igreja Católica Apostólica Romana, a primeira e única por mais de mil anos.
Como refutar Agostinho, Tomáz de Aquino e focaf em Lutero e Calvino?
A fé é um ponto clusial como nós diz em segundo coríntios 5:15 como jesus Cristo morreu todos nós morremos com ele no batismo da sua morte e temos o dever de obedecer a Cristo que. Morreu pelo mundo
Gosto do evangelho simples
Sou Calvinista reformado, mas não protestante!
Igreja é aquela que nao esta na organizacao mais na obediencoa e participacao da grande comissao
Lavando dinheiro de drogas nas igrejas. Elegeram os piores nas igrejas na era da informação
Eu sou Cristão isso é o que importa.
Protestante não é evangélico?
Sim e não, o evangecalismo é um ramo do protestantismo.
Se vc segue o evangelicalismo vc é "protestante evangélico"
Sim, é. O próprio Lutero pediu para identificar os luteranos como EVANGÉLICOS. Mas o rótulo é necessário pq nem todas igrejas evangélicas participaram ativamente da reforma protestante, mas todas se consideram protestantes porque são o resultado da reforma.
sim mas de certa forma "não" porque bagunçaram tudo com a cada dia inventando uma igreja ou construindo sem estudos
obs : a base do protestantismo é reformada/calvinista
@DamascenoCRVG as igrejas sempre foram independentes, a Igreja Católica que inventou essa história de cristandade unida
Não é. São movimentos parecidos
Seja sábio,nao fale daquilo que nao conhece.
Protestante e Evangélico, tudo mesma coisa= crentes em Cristo. Gostei do vídeo, mass...teve uma mistura com pentecostalismo como se isso fosse ser evangelico e tradição como se fosse o protestantinismo, mas não é isso.
Onde que um protestante tem uma visão progressista???
Olha,no "fringi dos ovos" é a mesma coisa.Protestante são as igrejas q surgiram da reforma protestante e vc está correto.Soles escrituras ou só as escrituras e hoje, falamos q a Bíblia é o nosso livro de fé regra e prática o q dá no mesmo.A justificação pela fé e n por obra continua sendo o nosso lema.Sou membro de uma igreja Batista tradicional e posso falar c propriedade..O termo mais usado antigamente era protestante, depois crentes e atualmente o termo "Evangélica está na moda. Amanhã poderá ser outro termo ou nome.Quando disse q no frigir dos ovos é a mesma coisa é pq no q diz as doutrinas principais estamos de comum acordo como por ex:Cremos q Jesus é o Único Salvador.Cremos q a Salvação vem pela graça por meio da fé e n das obras..Cremos num Único Deus verdadeiro e criador de todas as coisas q existe em Três Pessoas da Divindade q chamam de Trindade Santa..Cremos na transformação do indivíduo mediante uma experiência c Cristo.Cremos q haverá um juízo c Salvos e condenados no grande julgamento.Cremos no sacrifício Salvi ico de Cristo na cruz.Essas coisas ou doutrinas são comuns entre protestantes, evangélicos,crentes ou evangélicos.
O protestantismo é um movimento de separação do catolicismo, e não há diferença em protestante e evangélicos, pois qualquer doutrina não-catolica é protestante. O vídeo faz menção de algo que é inverdade... protestantes são todos aqueles que protestam contra os dogmas católicos. Isso iniciou com Lutero.
Explicar isso parece ser muito óbvio, mas visto que esse vídeo foi criado falando disso, significa que existem pessoas que desconhecem os termos e as doutrinas .
O protestantismo possui mais de 30 mil denominações, na qual muitas divergem entre si tendo a bíblia como autoridade máxima e única (sola scriptura), e ao mesmo tempo que divergem em questões fundamentais, todas as dizem estar corretas.
Umas dizem que batizar crianças é certo e outras dizem que não, outras defendem o divórcio e novo casamento e outras dizem que não.
Entre várias outras discordâncias, todas dizem se basear nas escrituras , umas anulando as outras e todas no final estão certas. Compreendem o problema da livre interpretação? Do por que existirem muitos ramos protestantes? Denominações com doutrinas divergentes?
Conclusão, so existem duas linhas teológicas, a fé católica( doutrina universal) e a fé protestante ( várias doutrinas).
Não tenho problema algum com meus irmãos romanos.
Gosto muito dos vídeos deste rapaz que parece ser um bom cristão e temente a Deus.
Este vídeo só demonstra a confusão protestante que se originou com Lutero.
As heresias protestantes e a sola scriptura são uma mácula na cristandade.
Diferente dos Ortodoxos que se separaram de nós por questões mais políticas que teológicas, os hereges protestantes seguem se dividindo, sempre estudando a Bíblia que foi escrita para e pela Igreja Católica Romana.
Estes são fatos históricos, mas quem quiser continuar dividindo o Reino de Cristo sobre a Terra, em pleno século XXI, vai ter muito o que responder ao Esposo. Paz e Bem!
A sola scriptura não pode ser mácula!! Como você pode dizer que acreditar apenas nos testemunho apostólico é doença para o cristão??? Se a tradição de homens é remédio para o cristã, então você vai ter que admitir que a tradição de homens estão contra o testemunho dos apóstolos...( novo testamento)
As Escrituras não foi escrito para o catolicismo, mas sim ,para " todo aquele que crê " e concerteza a Bíblia não foi escrito pelo catolicismo, mas pelos apóstolos, testemunhas de Jesus Cristo pessoalmente.
O catolicismo ortodoxo se separou ,sim, por política, havia discórdia de quem seria o Papa em questão se do oriente ou do ocidente ,cada colégio escolheram o próprio lado ,gerando a separação....já os protestantes foi totalmente teológico: 5 solas !
@ quer dizer então que Jesus ficou sem Igreja por 1500 anos? Lutero, o herege maior, foi quem fundou a Igreja?
A Igreja Apostólica original é a Católica Apostólica Romana e será até a volta do Senhor.
@ a Tradição é o ensinamento oral transmitido ao longo dos séculos. O próprio Evangelho diz que ele não esgota a verdade revelada quando diz em. A. João 20,25: Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se todas essas coisas fossem escritas, uma por uma, acho que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.
É muito do que sabemos hoje em termos de doutrina veio aos Apóstolos e a Virgem Santíssima no Pentecostes. Os protestantes leem a Bíblia como cegos.
@JairoDiasJunior primeiro que sempre existiu congregações a parte do Romanismo, ver: livros Rasto de sangue, batismo estranho e os batistas, fatos históricos que comprovam a existência de congregações cristãs fora do catolicismo ,e ainda tem os Ortodoxos que há tempos rejeitou o conceito cristão do ponto de vista Romano.. . Os valdenses, albiguenses, montanistas, morávios . . O catolicismo se diz fundamentada sobre a fé apostólica então porque não baseia sua fé só nos testemunho apostólicos??? Porque adição de magistérios que afirma ser inspirado ,mesmo sem base apostólica nenhuma para isso???!!
Eu me considero protestante evangélica. Acho horrível querer separar o protestantismo do evangelismo, sendo esse um ramo daquele.
Acredito q tenha a ver com ideologiacpolitica. LAMENTÁVEL.
A METODISTA mescla um pouco de cada um, 😅 hora tem aquela liturgia e também tradição, HORA busca pela experiência e usa louvores bem emocionais
Gosto muito dos vídeos deste rapaz que parece ser um bom cristão e temente a Deus.
Este vídeo só demonstra a confusão protestante que se originou com Lutero.
As heresias protestantes e a sola scriptura são uma mácula na cristandade.
Diferente dos Ortodoxos que se separaram de nós por questões mais políticas que teológicas, os hereges protestantes seguem se dividindo, sempre estudando a Bíblia que foi escrita para e pela Igreja Católica Romana.
Estes são fatos históricos, mas quem quiser continuar dividindo o Reino de Cristo sobre a Terra, em pleno século XXI, vai ter muito o que responder ao Esposo. Paz e Bem!
PS: o único culto a Deus à Santa Missa, porque só ali se renova o Perfeito Sacrifício do Calvário, pois assim Nosso Senhor deixou que queriam que se fizesse memória Dele na quinta-feira santa.
Irmãos protestantes, venham para a Casa do Pai.
Por isso é necessária a conversão genuína e abrir- se à Palavra. Jesus é o único mediador e carece ser recebido!!
@ o Verbo é o próprio Cristo.
A conversão genuína não é a Palavra, mas ao Senhor Jesus que é a palavra.
Infelizmente a Sola Scripitura cegou nossos irmãos protestantes, paz e bem!
O vídeo ficou bom. Mas delimitar Evangélicos (especialmente pentecostais, pelo que deduzi) não são dados ao ensino é um ledo engano. A falta de busca pelo ensino ds palavra é, aliás, geral. Mas há interessados nos dois lados.
Quanto à "participação social", entendo que a maior contribuição para a sociedade de um cristão é a sua conduta que é resultante da aplicação de Mt 6.33, entre outros.
Não devemos ser legalistas ao ponto de tornarmos o "escopo protestante" similar a valorização ds tradição católica, nem devemos negligenciar o ensino e aplicação da palavra, para só dar lugar "à emoção" e desviar-se da mesma Palavra.
Como bem citado Gl 3.28, sejamos discípulos de Jesus e ao invés de nos virem como divergentes, sejamos vistos como "crentes" como um dia já o foi.
Luteranos-reformados-anglicanos (protestantes) vs pentencostais-batistas-não denominacionais (evangelicais)
Aparentemente essa distinção também é denominacional
Batistas não são evangélicos, e como cada igreja batista é independente, pode haver uma evangélica, e outra reformada, uma calvinista e outra arminiana, existem pentecostais, mas até onde eu sei não fazem parte da associação das igrejas batistas
@@yuriruzzenebarrozo6614 exatamente
É melhor deixar os anglicanos fora disso. Sempre teve anglicanos que não se identificavam com o denominacionalismo protestante continental. Foi assim no século XVI e ficou ainda mais claro, com o movimento de Oxford do século XIX. Existem grupos protestantes e evangélicos, mas eles não são a totalidade e nem mesmo o mais autêntico anglicanismo.
@@yuriruzzenebarrozo6614, devido aos movimentos do século xix, somos evangélicos, sim - sou batista - porém somos históricos e protestantes.
@@yuriruzzenebarrozo6614a maior característica de evangélicos é o proselitismo.
Existem 6 religioes principais, que refletem as culturas ou países onde foram fundadas. Por exemplo budismo, judaismo, induísmo, catolicismo, islamismo e candomblé. O restante foram quebras ou novas denominacoes de lideres que inventaram formas diferentes para dizer a mesma coisa, ou conseguir adeptos a varias empresa denominadas igrejas evangélicas. Deus é um só, as divisoes sao humanas, inexistentes em outros planos. Podem inventar uma serie de teorias, a explicacao vai ser sempre a mesma: existe Deus e suas diferentes manifestações através da fé.
Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, NINGUÉM vem ao Pai, a não ser por mim. Não existem caminhos pra se chegar a Deus. Existe o caminho, e uma verdade só.
Só há um caminho e uma verdade que nos leva à salvação: Jesus Cristo.
Todas essas religiões citadas por você são um fracasso espiritualmente todas pessoas que participam delas são vazias, pessoas sem paz, esperança, alegria, porquê o Espírito de Cristo não está nelas, o Evangelho prega a bíblia palavra de Deus, enquanto estas religiões pregam achismos sem base, por isso nunca encontram a verdade porquê Jesus é a própria verdade.
Duas semelhanças: São literalmente a mesma coisa e são hereges.
cristiansmo dividido em varias igrejas diferentes e com doutinas e tradicões diferentes, cada qual diz ter a verdade biblica, isso e muito contráditorio e todas dizem ter o mesmo Deus estranho iaso nunca foi o que Jesus desejou
Sim, o exclusivismo é um erro. Santo Agostinho já dizia, se existem diversas interpretações das Escrituras, mas se elas estão a serviço da caridade, então todas são verdadeiras. As visões de mundo de cada um se complementam, não precisam se excluir. Isso é arrogância.
Evangélicos e protestantes são a mesma coisa.
Difícil ver essa diferença que você fala no vídeo, para mim é apenas mais um termo, todas são apenas ramificações do mesmo protestantismo como é característica do mesmo.