Gustavo Franco - Substituição de Importações (AL) vs Crescimento Orientado para Exportações (Ásia)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 16 сен 2024
  • Gustavo Franco relata a surra que os asiáticos, com o seu modelo de crescimento econômico orientado para exportações (export oriented growth), deram nos países que adotaram o modelo de substituição de importações (Brasil, Argentina, entre outros).
    Os dois modelos representam formas antagônicas de industrialização. Enquanto o primeiro se baseia na formação de indústrias largamente focadas para a exportação, o segundo se baseia em indústrias focadas para o mercado interno de seus respectivos países. Dessa diferença de objetivo decorre uma série de consequências. O modelo de industrialização por exportações exige naturalmente que o país que o adote seja mais aberto ao comércio internacional. Por conseguinte, as indústrias que nascem e sobrevivem sob esse modelo são aquelas que alcançam níveis de competitividade altos o suficiente para concorrer no mercado internacional. O mesmo não pode ser dito das indústrias que nascem sob o modelo substitutivo de importações, dado que desde o momento zero foge-se da competição internacional, pois o objetivo é atender a um mercado interno extremamente protegido. Não foi por acaso que, quando exposta à competição internacional nos anos 90, boa parte da indústria brasileira e argentina desapareceu. Como eram indústrias que só nasceram e sobreviveram por conta do alto protecionismo praticado nos dois países, o nível de competitividade delas era baixo.
    Em resumo, os exemplos empíricos mostram que o processo de industrialização a partir da exportação (Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong, Cingapura e mais recentemente China) é muito mais sustentável que a industrialização via substituição de importações (Brasil, Argentina, México, Africa do Sul, etc).
    Para encerrar, deixo a recomendação de um excelente livro do próprio professor Gustavo Franco, onde esse e outros temas econômicos são abordados de forma mais aprofundada: amzn.to/2GfYRBU

Комментарии • 42